Redes Social

quinta-feira, 5 de março de 2009

Mitos e Lendas Tugas: 1. O Baía

O Autor decidiu criar uma nova secção no blog e eu, como sou ciumento, não quis ficar atrás! Quer dizer, nem atrás nem à frente, não quis ficar e pronto! Segue então a secção Lendas e Mitos Tugas, começando com o menino de ouro dos portistas, outrora lampião mas que se converteu aos euros, perdão, ao portismo.


Há certos mitos que não passam de farsas bem montadas e melhor propagandeadas. Portugal tem fama na criação de mitos, desde o monstro que habitava no Cabo das Tormentas até ao surgimento d’El Rei D. Sebastião numa manhã de nevoeiro, mitos que contribuem para a afirmação e crescimento de um povo. Contudo, com os avanços tecnológicos que marcaram o século XX, com total informação à distância de um clique, seja via radio, tv ou internet, a criação de mitos tornou-se uma actividade condenada à extinção. Como manter e alimentar teorias de monstros marinhos e reis de boa saúde a caminho de casa quando a CNN está em todo o lado?

É por isso que é de louvar a coragem, determinação e entusiamo com que meia dúzia de artistas tentou impingir ao Planeta, especialmente ao Planeta Futebol, a façanha de Vitor Baía, o rei dos titulados, 32 ao que consta! Um mito português, concerteza, que surgiu seguramente numa residência na localidade piscatória da Madalena, que todos os árbitros portugueses conhecem e se espalhou, rapidamente, por toda a comunidade azul esbranquiçada.

Seria mal menor se fosse outra qualquer comunidade, mas a comunidade do bigode é famosa pela postura com que atormenta todo e qualquer ser vivo com as suas teorias da conspiração. Quem não conhece a lenda do Calabote, que passados 50 anos está mais viva que qualquer espectador de um filme do Manoel Oliveira! Sim, são tremendamente persuasivos e, enquanto não conseguem validar as suas teses e palpites, não deixam ninguém dormir sossegado. Confesso que já me tinha habituado a mais essa lengalenga, o Baía é o mais titulado do Planeta Futebol, logo seguido por um qualquer qatari ou kuwaitiano, eles que conseguem alcançar 300 internacionalizações pelos respectivos países, demonstrando que este tipo de rankings são tão divertidos quanto os que colocam o SLCouratos na liderança mundial de afiliados.

Mas se eu sou de fácil conquistar (se não os podes vencer, junta-te a eles, neste caso se não os podes calar, concorda com eles) já os ingleses são mais difíceis de convencer. Não é de estranhar, vindo do povo que teima em conduzir do lado errado da estrada, com o volante do lado errado, com medidas de peso obsoletas já para não mencionar as de comprimento. São casmurros, embora verdade seja dita: o primeiro meio de transporte industrializado foi o comboio, criado em Inglaterra, e que se deslocava precisamente do mesmo modo que os automóveis o fazem actualmente nas ilhas Britânicas. Ou seja, os ingleses foram coerentes, os europeus e restantes povos é que inovaram ao colocar o trânsito automóvel a circular de forma contrária à circulação instituída pelas locomotivas e caminhos de ferro. Assim sendo, não são tão tolos quanto aparentam.

Vem isto a propósito da última final da Taça da Liga inglesa. O Manchester United conquistou a prova e, pela 29ª vez, Ryan Giggs levantou mais um troféu na sua gloriosa carreira, integralmente cumprida ao serviço do glorioso clube de Manchester. Segundo os ventos que sopram de Inglaterra, os ingleses dão ao galês o título de jogador mais titulado do Planeta Futebol. Ora, se 32>29, mesmo em Inglaterra, como chegam a essa conclusão os impertinentes britânicos? Simples. Ao que parece, segundo a interpretação deles, Baía tem no seu currículo títulos que não deveriam ser contabilizados (e não, eles não se estavam a referir ao sistema…). Segundo a forma de ver futebol dos ingleses, um jogador diz-se vencedor de um troféu quando participa, de forma séria, na conquista do mesmo.

Na Premier League inglesa um jogador só é oficialmente campeão quando participa (como titular ou suplente utilizado) num mínimo de dez jogos. Maniche, por exemplo, em 2005/06 participou na campanha do título do Chelsea mas não recebeu a correspondente medalha de campeão porque alinhou apenas em 8 jogos! O que diriam então os britânicos se soubessem da estranha tara e mania que o clube do Porto possui de fazer campeões à pressão na última jornada de cada campeonato vencedor, sendo um deles precisamente Baía, no ano da sua despedida em 2007, campeão por 4 minutos de jogo!

Mas não é somente esse título que é questionado pelos exigentes e criteriosos ingleses. A Taça de Espanha de 97/98 que consta do currículo de Baía é igualmente constestada, uma vez que o guardião português não efectuou um único minuto na prova! E o mesmo se passa na Supertaça Europeia de 98, onde Baía não realiza qualquer um dos dois jogos em questão! E do título espanhol de 1997/98, onde Baía participa somente de 2 jogos num total de 38!

Assim sendo o currículo de Vitor Baía, mesmo contando com uma dúzia de Supertaças de Cortiça Amorim, passa a 28 troféus! É injusto o critério adoptado? Não, de forma alguma, é um critério exemplar, senão qualquer dia ainda surge a lenda do Carlos Secretário bi campeão europeu, provavelmente com menos de 45 minutos em campo no somatário dos títulos do Real Madrid de 1997 e do FCP em 2004! Em pleno Século XXI é tempo de acabar com mitos e lendas sem fundamentos. Já bem basta o do PC ser um tipo sério e honesto, daqui a nada ainda querem colocar o Jesualdo Ferreira na galeria dos treinadores competentes.

13 comentários:

Picareto disse...

Pirata,

Confesso que já tinha saudades de um post mirabolante "à la Pirata".

Conclusão: os titulos de Vitor Baía não são comparáveis aos de Ryan Giggs que "ainda este fim de semana levantou mais uma Taça da Liga Inglesa".

Tem lógica, para um Sportinguista é normal considerarem a Taça da Liga como uma competição primordial em detrimento de uma competição de menor relevo como a Champions League. Afinal apostar na Champions é parvo porque tem maior valor vencer uma Taça da Liga, competição muito mais homogénea, com clubes aguerridos da 2ª e 3ª divisão inglesa, a jogar em campos lamaçentos, muito mais dificeis do que jogar contra clubes como Barcelona ou Real Madrid em relva bem cuidada e com boas condições. Ganhar esses jogos é para "meninos", bem mais valor tem Ryan Giggs que vence Swindons e Bournemouths por essa competição fora!

Vitor Baía e os seus titulos de 2ª linha, qual kuwaitiano ou qatari.....és uma farsa.


Lista de titulos menores:

CHAMPIONS LEAGUE
UEFA CUP
CUP WINNERS CUP
INTERCONTINENTAL CUP
CAMPEAO DA LIGA ESPANHOLA
TAÇA DEL REY

entre outros...

reparem, bastava tirar estes titulos sem importancia, que Vitor Baia ficaria atrás do super Ryan Giggs que mesmo no banco continua a ganhar competicoes como a Taça da Liga Inglesa ou o Charity Shield! Competições a sério e para homens de barba rija!


Pirata, este post é ridiculo!

Picareto disse...

Pirata, só o Vitor Baía sozinho festejou mais titulos que todos os jogadores do Sporting juntos nos ultimos 8 anos!!!!!

Picareto disse...

Pirata eu sei que queres enervar a "Quadilha", sei também que querias que o Damas fosse considerado o melhor GR portugues de todos os tempos. Mas não, infelizmente para ti a realidade é outra. Pior, o pior mesmo é que há numeros claros para arrasar a concorrencia!

Contra factos não há argumentos!

VITOR BAÍA MELHOR GUARDA REDES PORTUGUES DE TODOS OS TEMPOS!

Mitico disse...

Boa noite a todos

Ora aqui está EL Pirata em desespero!!! É tipico dos lampiõe... perdao... das lagartixas!

Caro amigo Picareto

Nao te enerves com tao pouco! Afinal de contas é isto que os move...
É isto que os faz ir aos jornais desportivos...
É isto que os faz ver telejornais...
É a mesquinhês tipica de quem nao sabe reconhecer o valor do melhor jogador portugues de todos os tempos... VITOR BAIA!

O Vitor Baía, pelo FC PORTO, apenas e só ... foi Campeão Europeu e Campeão do Mundo.

Ignoremos quem gostaria de ser como nós e nao o reconhece.

Enfim....

Abraço a todos

PS: Ainda deve ser daquele penalty do Moutinho!?! Ou o do Jardel (que até entao nao tinha falhado penalty's)... ehehe

Abraço a todos

OAutor disse...

A qualidade de um jogador do FCPorto mede-se pelo odio que os nossos "rivais" têm por ele...portanto nesse aspecto podemos dizer que o Vitor Baia é sem qualquer duvida o melhor portugues de todos os tempos!!!!
Em jeito de referencia podemos até falar do ódio que têm ao nosso presidente...esse sentimento existe porque ele é o melhor!!!!

Mitico disse...

Bem vindo Carrasco a este blog.
(ver post anterior)

Como podes verificar o pirata é lagarto e anti portista.

Isto sao tudo revoltas de quem tem um capitao benfiquista (joao moutinho), do idolo dele ser benfiquista (figo) e do treinador do sporting ser tambem lampiao!

Enfim...

Picareto disse...

Mitico,

Esqueceste-te da coqueluche da Academia, o Simão Sabrosa que deve "tudo ao sporting" e tinha tanto amor pelo clube que agora é "do benfica".

Ser sportinguista é isto, é uma simbiose de pensamento, é ser hibrido, confundir sentimentos de odio e de paixao, é ter dúvidas se torcem pelos vermelhos ou pelos verdes, é ter certezas quando sentem inveja dos azuis e brancos.

ser sportinguista é isto!

Picareto disse...

Pirata, tas na fase lagarta ou lampiã? se tiveres na fase lampiã eu escrevo umas palavras mais simples...

OAutor disse...

Muito bem Picareto...isso demonstra um conhecimento profundo pela espécie sportinguista! Aprecio esse teu esforço para entende-los visto que são uma espécie em vias de extinção!!!

El Pirata disse...

Isto aqui funciona de forma muito simples, é como ir ao médico e o sujeito perguntar-nos: é aqui que dói? :)

Devo ter tocado numa zona sensível mas atentem no fundamental: nao sou eu que mantenho esta teoria, sao os ingleses que, salvo melhor explicação, nao sao antio portistas! Alias, pela ausencia de britanicos no grande porto em ferias, presumo que nem saibam onde fica o tal fcporto... o mais certo é nem associarem fcp a uma cidade que eles denominam de Oporto!

Nao meus caros, nao é teoria minha, é teoria bem fundamentada dos tipos que inventaram o futebol e as suas regras. Mas compreendo que verem a foto com o Baia a admitir ser lampiao deve ter provocado uma azia tremenda :)


PS:

Ainda esta semana Figo deu entrevistas aos maiores jornais espanhois reconhecendo-se sportinguista e com paixao pelo Real Madrid. Uns assumem-se mas, ainda assim, estao constantemente a ser apelidados de lampioes, outros sao lampioes ate aos 15 anos mas os seus fans tentam a todo o custo visualiza-lo como portista de berço! E esta hein?

cesarlopes21 disse...

Pirata, vou fazer esta questão:

Imagina um jogador que ao longo de 34 jornadas de um campeonato só jogou na derradeira jornada. Na última em que só a vitória do seu clube daria a vitória no campeonato. A 10' do fim esse jogador entra, o jogo está empatado e o jogador, acabadinho de entrar pela primeira vez na época, marca o golo da vitória, não só do jogo mas como a do campeonato.
Imagina um outro jogador que fez 15 jogos a titular e outros tantos como suplente utilizado, ponta de lança, e nem com um golo contribui para a vitória da sua equipa no campeonato nem sequer uma assistência, nada que se possa dizer "que o gajo contribuiu"

Para ti Pirata, o primeiro gajo não pode ser campeão, mas o 2º já pode?

Sabes, és ridiculo. És tão ridiculo que podias imaginar esta situação: Sportíngue-1 Vs CSKA MOSCOW-3 (2 frangos do ricardo).

FCPorto-3 Vs Mónaco-0 (1 lance defendido pelo Baía que podia ter decidido o jogo).

Agora pensa, és ou não és Anti Portista? És ou não um invejoso do caraças? O Cristiano Ronaldo, era de que clube? E o simão agora de que clube é? Porque não te dedicas por exemplo a discutir a forma mais simples de fazer macramé...

Sabes quem ficou com uma grande ferida e que procurou através das estatisticas inglesas curar-se? Tu... Porque és tão, mas tão, mas tão doente.... que até aquela capa estupida, que nada tem a ver com o que tu escreves, tu pões... és um lagarto inconformado e frustrado pela derrota do teu sportíngue por causa de um frango do ricardo.... mas as culpas como sempre são da arbitragem. E do PC. Agora também dos titulos ganhos pelo baía.

Carrasco disse...

Va, va já chega de bater no ceguinho..

Para qualquer amante incondicional de futebol é inegável o valor do melhor guarda-redes de sempre: Vítor Baía.

Para mim não tocaste em nenhuma ferida, se ele foi do benfica então fico muito contente por ter aberto os olhos a tempo!! Mostra que afinal os jogadores de futebol não são assim tão ocos como se pensa, pelo menos não todos.

Vamos lá deixar o anti.portismo de lado e reconhecer que só não tens um campeonato europeu na mão por causa da implicância de um pseudo sargentão que decidiu encostar uma estrela da baliza e pôr lá uma vedeta de aviário... Mas se assim fosse provavelmente já não terias grande moral para criticar um homem que te fez saltar de alegria mas pronto lá tiveste de andar às cabecadas à parede porque tava lá um menino que sai dos postes de olhos fechados...

Parafraseando esse ilutre sportinguista:
"e esta hein?"

Quanto aos títulos, o contributo em campo em alguns deles até pode nem ter sido definitivo mas no balneário, transmitindo uma coisa que ha muito se extingiu no futebol português, a mística, foi essencial e se alguns jogadores de banco são indiferentes o Baía certamente não o era.

Quanto a essa "tara" do porto fazer campeóes na ultima jornada eu pergunto: porque não? Se as regras o permitem... Concerteza o Sporting faria o mesmo mas para isso é preciso ser campeão. whoops

Obrigado ao mítico pelas boas vindas.

Um abraço a todos

Carrasco disse...

Só um reparo no meu comentário, o Baía é melhor guarda-redes PORTUGÊS de sempre (faltou o português). Também não ando de olhos fechados e vejo o futebol para além das minhas portas.

Abraço