Redes Social

terça-feira, 23 de março de 2010

Ligas Secundárias

Este é um tema pelo qual tenho interesse genuíno. Não acompanho futebol não-profissional e/ou amador ao vivo, mas sigo religiosamente os resultados semanais de determinados clubes que, por diferentes motivos, me despertam a atenção. São os casos do Salgueiros'08, o meu "clube portuense", que se encontra a disputar a I Divisão Distrital da AF Porto (existe ainda a Divisão de Honra da AF Porto antes de se chegar aos nacionais), encontrando-se em 2º lugar, atrás dos Custoias (hummm...) na sua série, ficando na dúvida se sobem os dois primeiros de cada série ou apenas os respectivos vencedores, se for o caso não haverá festa este ano. A nível nacional há duas equipas que sigo com atenção, Bragança e Farense, sobrando ainda tempo para deitar o olho às prestações das equipas de Évora, Juventude e Lusitano, ao Infesta de São Mamede e ao Real Sport, neste caso por receber emprestado vários juniores do Sporting. Estou certo que não sou o único que segue equipas secundárias aqui no blog, espero que partilhem aqui as vossas paixões secundárias.
.
A nível internacional, a paixão é igual. Em especial um clube, o Swansea City. E muito antes de lá chegar o Paulo Sousa para treinar a equipa. Afinal é a terra onde reside um dos meus irmãos, terra acolhedora de vários estudantes portugueses e que recomendo, os galeses adoram tudo o que seja tuga, até o Cristiano Ronaldo eh eh eh. Mas não é caso único, afinal todos nós que seguimos o futebol internacional retemos na memória clubes que passaram pelas divisões principais dos campeonatos líderes de audiência por essa Europa fora, quem não se recorda de um Nottingham Forest, de um Newcastle, de uma Reggiana, de um Bétis, de um Nantes ou de um Kaiserslautern! Vamos então avançar para a classificação das divisões secundárias das principais ligas europeias.

2. Bundesliga (Alemanha)

O campeonato tem 34 jornadas, faltam 7 para o fim. Não sei quantos sobem, mas parece certo que o Kaiserslautern vai regressar aos grandes palcos. O Augsburg, que está nas meias finais da Taça, é a grande surpresa da competição, nunca ouvi falar desta equipa mas parece que vamos todos ouvir falar dela na próxima temporada. Quanto a nomes conhecidos, a desilusão vai para o 12º lugar do Karlsruher, que ainda há uma década era presença assídua nas competições europeias. É a vida...


Liga Adelante (Espanha)


Uma prova maratona, com 42 jornadas! A Real Sociedad, dois anos depois, vai seguramente regressar ao topo do futebol espanhol, já o Bétis ainda vai ter de pedalar mas está no bom caminho. Tremenda desilusão com o Celta de Vigo, condenado a mais um ano no purgatório. Este campeonato tem a particularidade de ter bastantes equipas conhecidas dos portugueses, do Salamanca, ao Rayo Vallecano, do Levante ao Huelva. A surpresa da prova é o Cartagena, com um pouco de sorte ainda vamos ter a equipa na liga principal.

Championship (Inglaterra)


Brutal, são 46 jogos, e para os classificados entre o 3º e o 6º lugares ainda há um play-off de dois jogos para determinar quem sobe á milionária Premier League! Uma super maratona, num campeonato que possui a quarta maior média de assistência da Europa, apenas superado pelas primeiras ligas de Inglaterra, Alemanha e Espanha! Newcastle e WBA têm a subida nas mãos, o "nosso" Swansea vai-se agarrando à possibilidade de disputar o play-off de subida, muito embora me pareça dificil esse último lugar de subida escapar ao Nottingham Forest. A desilusão da prova é o Middlesbrough, que vai passar mais um ano no escalão secundário, a par da equipa dos milionários da Fórmula 1, o QPR que despediu o Paulo Sousa mas que não consegue descolar dos últimos lugares da prova. E ainda falta aqui o Leeds United, que participará na prova na próxima edição... ao que desceu um dos semi finalistas da Champions do início do milénio...


Serie B (Itália)

Campeonato de 42 jornadas, bastante disputado como se pode ver na tabela. Lidera o Lecce, habitual cliente da Serie A, seguindo-se um trio, Sassuolo, Cesena e Grosseto, completamente desconhecido para a esmagadora maioria dos adeptos portugueses. Dos conhecidos temos o gigante Torino, pelo menos de currículo, que luta pela subida mas vai-se atrasando, e a Reggina que já nem pensa na subida mas sim em evitar nova descida de escalão. Um dos mais interessantes campeonatos secundários europeus para acompanhar, pela grande competitividade.

Ligue 2 Orange (França)


Campeonato a 38 jornadas, liderado por um clube yo-yo, que ora está na primeira, ora desce para a segunda. E o Caen não vai desiludir, está certo e seguro na primeira liga para, provavelmente, voltar a descer. Quem desilude, tremendamente, é o antigo campeão e frequentador da Champions League, Nantes, desterrado no 15º lugar da classificação, correndo sérios riscos de cair nas profundezas do terceiro escalão do futebol francês. Quem disso já não se livra é o bem conhecido Bastia, que é um clube que despertará alguns pesadelos recalcados em benfiquistas com memória, seguramente.

18 comentários:

Mitico disse...

Pirata

Eu confesso que do Salgueiros nao tive pena nenhuma. Custou-me muito ver o Nandinho a festejar em direcçao ah superior sul. Mas vendo agora ... ate tenho pena. É um clube cheio de "ALMA"! O que a sua claque está a fazer é digno de um grande elogio.

Mitico disse...

Claque e massa associativa como é evidente.

Mitico disse...

Da alemanha conheço o Kaiserlautern, o fortuna e o 1860. Será engraçado ver o kaiser a voltar.

De espanha

Real Sociedade, Betis e Levante sao as minhas apostas para a subida...

Inglaterra
Sem duvida o newcastle o nottingham foreste e o swansea...

De Italia

Brescia, lecce e talvez o ancona

De frança nao vou dar palpites porque so falo de campeonatos superiores ao portugues!

Abraço a todos

Xavier Coelho disse...

O Augsburg já não está na taça!! Penso que perdeu ontem com o Bremen.

A subida do Kaiserslautern é de saudar!! É um histórico da Bundesliga!!

Era uma das grande equipas no saudoso FIFA95!! :)

Como os anos passam!!! :(

Xavier Coelho disse...

Quanto à liga Adelante assustei-me!!!

A equipa que ainda à poucos anos deu 7 ao Benfica está em 14º!!! :o

O Real Betis é a equipa do Nelson e do Ricardo não é?

Xavier Coelho disse...

O Championship como tu dizes deve ser um campeonato fantástico! Num campeonato que possui a quarta maior média de assistência da Europa, apenas superado pelas primeiras ligas de Inglaterra, Alemanha e Espanha é de realçar mesmo! Fantástico!!

Gostava muito de ver o Swansea do Paulo Sousa no mesmo campeonato de Manchester, do Chelsea, do Arsenal!! Muito boa esta carreira inicial do Paulo Sousa num clube que desconhecia até ao momento!

Newcastle e Nottingham Forest mais dois clubes históricos que andam perdidos em divisões secundárias!

Já agora o que é feito do Leeds United? Era a minha equipa preferida no CM!!! Sei que tiveram problemas financeiros... perdi-lhes o rasto!!! :(

Xavier Coelho disse...

Serie B não me diz nada!! Nem a Seria A! Não me cativa mesmo nada!! Parece o futebol português!!

Para sofrer basta ver os jogos de Portugal! :)

Xavier Coelho disse...

É pena observar que na Ligue 2 a minha equipa está apenas em 12º. Sou natural de Clermont-Ferrand!! Não me lembro de ver esta equipa na Ligue 1!!

Para contrabalançar esse facto ao menos têm uma grande equipa de raguebi!! :)

Estes clubes que fizeram a vida negra ao Benfica (Bastia, Celta de Vigo, etc) andam mesmo perdidos!! É uma pena porque se este ano tivessem "calhado em sorte" ao Benfica teriam-no eliminado! :)

Já vou ser criticado por esta última frase! :)

Mitico disse...

"Xavier Coelho disse...
Serie B não me diz nada!! Nem a Seria A! Não me cativa mesmo nada!! Parece o futebol português!!

Para sofrer basta ver os jogos de Portugal! :)"

A mim cativa-me! O melhor futebol do mundo! O calcio! A serie A! E ainda no outro dia em conversa particular com um amigo falamos que falta pouco para marcar bilhete e assistir ao vivo a um Milan Inter no San Siro em Milão. Uma questão de disponibilidade.

Anónimo disse...

Relativamente às ligas não profissionais portuguesas, vou sempre ver os resultados ao domingo à noite ou ver no jornal de segunda-feira. A primeira equipa que vou logo ver é o Famalicão, depois vejo as outras equipas do concelho, como o Ribeirão, Joane, Oliveirense. Também costumo ver o Tirsense.

O Salgueiros 08 é uma equipa que simpatizo pela história e também acompanho o seu percurso em tentar chegar aos campeonatos nacionais.

Por fim, costumo ver sempre como ficou o Passarinhos da Ribeira e ver quantos golos o Macaco marcou em cada jornada.

As ligas secundárias, sinceramente, acompanho pouco e só dou maior atenção ao Championship, onde vejo o desenvolvimento do Swansea de Paulo Sousa.
É sem dúvida uma liga interessante.

As outras ligas, vejo que está em posição de subida, mas pouca atenção dou.

Xavier Coelho disse...

- Fevereiro: Porto na luta pelo título, Hulk suspenso vários meses...

- Fevereiro: Braga na luta pelo título, Vandinho suspenso vários meses...

- Março: Porto fora da luta pelo título, Hulk já pode jogar...

O FCP pode partir neste momento para outras consequências!! Inacreditável o que este Ricardo Costa fez!!!

INACREDITÁVEL!!

UMA VERGONHA!!!

INVESTIGAR ESTE SUJEITO DE IMEDIATO!

BENFICA ESTÁ POR DETRÁS DISTO TUDO!!

ALGUÉM DUVIDA?!!

Cheira-me que não vai haver homologação do Campeonato!!!

Xavier Coelho disse...

4 MESES PARA 3 JOGOS!!!!!!!!!

E AGORA?!!

QUEM PAGA OS PREJUÍZOS?

ESTOU INDIGNADO!! PREFERIA QUE O CASTIGO SE MANTIVESSE!

ESTA É SEM DUVIDA A MAIOR VERGONHA QUE JÁ PRESENCIEI NO FUTEBOL PORTUGUÊS!!

SOMENTE CASTIGARAM UM DOS MELHORES JOGADORES A JOGAR EM PORTUGAL!!

PARA ALÉM DE LHE TEREM RETIRADO A OPORTUNIDADE DE IR À SELECÇÃO!!!

QUE VERGONHA!

RICARDO COSTA E SEUS PARES DEMITAM-SE POR FAVOR!!!

OAutor disse...

Bom post senhor pirata!

Por acaso gosto bastante e já avisei muita gente para a 1ª liga alemã!!! Estadios sempre cheios e grande organização na transmissão dos jogos!
A continuar assim...a liga italiana tem que ter cuidado!!!

As ligas secundárias são sempre interessantes e como o pirata tb gosto de as seguir embora naoo faça com muita regularidade! Acho que no nosso caso deveriamos estudar melhor a organização dos campeonatos e "utilizar" a liga vitalis como embrião para futuras iniciativas no escalão principal!!! Nesta liga é importantíssimo estabelecer um limite para o numero de estrangeiros!!!


Quanto ao assunto do dia...um anti-portista cego diz já que o vandinho continua castigado para que o porto vá a champions!!! o futebol é simples e a mente dessas pessoas quase unicelulares tambem!!!!

A falta de vergonha na cara dá nisto!!!!!

OAutor disse...

O futebol precisa urgentemente de pessoas que gosta de futebol!!! esse abutres têm que sair já do futebol e do desporto!!! RICARDO COSTA RUAAAAA!!!!!

PPA: se quiseres podes fazer uma petição para esse gajo se demitir...ou achas que existem coisas mais importantes para fazer petições??????

Anónimo disse...

O que é a justiça desportiva em Portugal?

Ramos disse...

Herminiu já pediste a demissão porcausa das consequencias politicas.....

Agora falta esse paneleiro chamado Ricardo Costa.....

Espero que o FCP leve este Sr. a tribunal e o leve à miseria.........


Porto até morrer.....


De Aveiro para baixo é só paisagem, portanto é chegar o fogo a essa merda de terra........

Peyroteo disse...

Conheci o Grande Ipsich de Bobby Robson, que venceu a UEFA ao AZ67.

As primeiras Taças dos campeões que acompanhei foram as duas do Nottinghma Forest.

o QPR lembro-me de vencer uma Taça de Inglaterra fantástica.

É pois com pena que as vejo na 2ª.

Peyroteo disse...

Real Sociedad e Torino nas segundas divisões é que também é de meter muita pena.