Redes Social

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Triunvirato para o Sucesso



Rei morto, rei posto. O reinado de Paulo Bento no Sporting teve momentos bons, culminou com saldo francamente positivo mas a vida é feita de ciclos e o de Bento, como o próprio referiu muito correctamente, deveria ter encerrado em Maio passado. Sendo assim é tempo de pensar no futuro do Sporting, futuro esse que, embora desejado e suspirado por alguns como fúnebre, será seguramente brilhante, não duvido por um único instante. É preciso é gente competente a liderar, e José Eduardo Bettencourt não me deu ainda motivos para duvidar da sua capacidade e competência para liderar o meu clube rumo ao sucesso que merece.

Mas não é só de elogios que tratarei neste post. A forma como Bettencourt classifica todos os sportinguistas que estão contra as decisões que o clube tomou nestes últimos meses, sobretudo por criticarem Paulo Bento e Pedro Barbosa, deixa-me tremendamente irritado. Eu não sou terrorista e, se fosse, seria mais depressa um taliban que um etarra! Existe um e um só portista cuja opinião escrita faço questão de ler semanalmente, Miguel Sousa Tavares. Não que concorde com o que ele diz, pelo menos não na maioria das vezes, mas admiro-o por ser o único que não é um estafermo lambe botas do presidente portista. Encontrar um portista com espinha dorsal e capaz de ter um pensamento original, crítico e contra-corrente delicia-me. Mas verdade seja dita, no Porto ainda encontro um analista, no Benfica nem vê-los! A estupidez é tão profunda que agora até vêem no JJ um treinador melhor que o Mourinho! Mas regressando a Sousa Tavares, o que ele faz é expressar a sua opinião pessoal, sem se preocupar minimamente com o que o sistema pensa ou deixa de pensar, ao ponto de ser insultado no site do próprio clube! É ele um terrorista? Ou apenas alguém que ousa pensar pela própria cabeça? Eu não ando no estádio com lenços brancos, eu não ando à porta do estádio a insultar jogadores, treinadores e dirigentes, eu não pinto as paredes do estádio nem arremesso pedras; no entanto também pedi a cabeça de Paulo Bento apenas e só porque o meu clube, do qual sou tremendamente devoto nos bons e nos maus momentos, não apresentava nada que se assemelhasse a futebol! E isto nos últimos 24 meses! Aguentei, e como eu aguentarem muitos, mas a forma como se prepara uma pré época sem ponta de inteligência, escolhendo jogadores sem critério, foi a gota de água. Querer, como quis Paulo Bento, dar a entender que a frustação dos adeptos foi a euforia do Benfica, é atirar areia aos olhos de adeptos atentos e sérios, como eu! Sou adepto há muitos, muitos anos, tempo suficiente para ver muitos títulos de Porto e alguns de Benfica e, sobretudo, poucos, muito poucos, do meu clube. Sendo assim, e que fique bem claro, nunca assobiaria a minha equipa por causa de pré épocas de outros clubes! Muito menos se esses clubes se chamam Benfica, cujas pré épocas são sempre epopeias fabulosas desde que o orelhas assumiu a presidência. Paulo Bento foi tremendamente infeliz ao sacudir a água do capote da forma como o fez, tal qual Bettencourt. Acredito que houvesse meia dúzia de otários no meu clube (há em todos, o Sporting não é excepção) que tivessem ficado deprimidos pelas contratações faraónicas dos lampiões, mas o que me deixou deprimido, ou melhor, enfurecido, foi ver que 50 dias de pré época resultaram num plano de jogo que consistia em futebol directo, biqueirada para a frente e fé em Liedson! E, pela primeira vez em 5 anos de blog, cheguei a um ponto de necessitar de um distanciamento do futebol, do blog! Porque era absolutamente insuportável ver aquilo, sendo aquilo a forma de classificar o futebol praticado pelo Sporting, cuja classificação numa escala entre bosta e mediocridade ficaria seguramente num nível próximo ao suícidio colectivo de seitas. Meu caro Bettencourt, por dizer isto sou terrorista? Por expor a evidência sou terrorista? Não, sou sportinguista! Dos bons, dos sérios, dos preocupados, dos que estão com o clube em todos os momentos mas dos que não toleram que façam do clube uma feira de vaidades e muito menos um antro de chulos! Que fique bem claro, sou um crítico de tudo o que me parecer errado, não terei nunca qualquer problema em expressar o meu descontentamento, e estou-me cagando (como diria o Ferro Rodrigues) para o que pensam os líderes papais.

(são tantos os abandonos em Alvalade que até o símbolo está tentado a sair...)



Posto isto, é hora de elogiar. Bettencourt também tem razão quando decide abalar consciências. Há no Sporting, infelizmente, muitos barões que julgam que o clube lhes pertence. Errado! O clube pertence a todos os sócios e adeptos, o clube pertence-me a mim! E aí sim, se for preciso, vou pra pedrada se esses fdp pensarem que arruinam o clube apenas e só porque não podem mandar nele! Bettencourt teve 90% dos votos, logo tem o direito e o dever de tomar decisões, mesmo que algumas delas não sejam totalmente aceites. Não estive de acordo com a manutenção de Paulo Bento mas respeito o presidente. Isto é saber viver em democracia. Nesta fase pós-Bento estou encantado com as escolhas que se anunciam para o clube. Ricardo Sá Pinto é, para os sportinguistas, um homem que o clube não pode dar ao luxo de dispensar. Nos últimos dois anos estudou, aprendeu e estará seguramente pronto para tomar as rédeas do departamento de futebol, ele que é um apaixonado e um sujeito agressivo, seja no bom ou no mau sentido, porque também não terá problemas de distribuir lambada nos túneis se for esse o caso. É destes que eu quero no meu clube, meninos de coro e comedores de croissants já estou farto! Um dos problemas que desgastou Paulo Bento foi ter de desempenhar a dupla missão de treinador e director para o futebol no contacto com a imprensa. Ricardo Sá Pinto está habilitado para essa função e, mesmo sendo castigado, não tenho a mínima das dúvidas que chamará sempre os bois pelos nomes, sejam Costas, Benquerenças ou Sousas, se me faço entender.

Mas Bettencourt ousa ir mais longe segundo se consta. Os nomes de Luís Freitas Lobo e André Villas-Boas têm sido destacados pela comunicação social como possíveis elementos a incorporar a estrutura do futebol profissional do Sporting. Freitas Lobo não necessita de apresentação, está na hora de mostrar o que vale realmente, mas pelo que leio dele há uns anos é o homem certo para, com um saco de tostões, descobrir talentos que possam adaptar-se ao futebol nacional e transformar-se em milhões. É pedir muito? Eu acredito que é um homem que, ao contrário do seboso do Rui Santos, fala do que sabe e sabe o que diz. E o mesmo se passa com Villas-Boas, um miúdo que tem, obviamente, o epíteto de jovem Mourinho carimbado na testa. É esse o maior factor que o faz destacar dos outros jovens treinadores, ter no curriculum 7 anos de convivência com Mourinho é o suficiente para lhe dar crédito, os 5 jogos ao comando da Académica e a forma como em tão curto espaço de tempo lhes deu uma identidade e uma ideia de jogo aumenta a minha confiança no seu valor. Novo Mourinho? Melhor que Mourinho? Com o campeonato perdido estou na disposição total de correr o risco de colocar um miúdo á frente do clube, dificilmente o Sporting sairá a perder e, sinceramente, terá muito mais a ganhar se as coisas correrem bem. Arrisque presidente, a solução de muitos dos problemas do clube pode ser fácil e barata de encontrar, não esquecendo que quem não arrisca não petisca.
.
.
PS:
.
Seja como for é preciso um treinador com pulso forte para não permitir bandalheira aos meninos mimados. Um tipo como o do video abaixo é o que recomendo, não sendo possível tentem o Jaime Pacheco para adjunto (friso a parte do adjunto, lá porque a casa está a arder não há necessidade de apagar o fogo com gasolina pois não?...)


9 comentários:

Mitico disse...

"Eu não ando no estádio com lenços brancos, eu não ando à porta do estádio a insultar jogadores, treinadores e dirigentes, eu não pinto as paredes do estádio nem arremesso pedras"

Pois...

Nem andaste no blog.

Malta, quem é este senhor El Pirata?

Mitico disse...

"Acredito que houvesse meia dúzia de otários no meu clube"

Nao sao otários... sao notáveis!?!

Mitico disse...

"Há no Sporting, infelizmente, muitos barões que julgam que o clube lhes pertence."

Nao sao baroes... sao notáveis!?!

Mitico disse...

Quem é este senhor El Pirata?

Mitico disse...

Ricardo Sá Pinto - Pode ter estudado e ter 4 doutoramentos. Nao diz "meia" e será a continuidade igual à de Pedro Barbosa. Um grande jogador nao é sinonimo de talento directivo. Nao o conheço e posso estar redondamente enganado. Mas esta é apenas a minha opiniao.

Luis Freitas Lobo - Um teórico, amante deste desporto. Conhecedor do jogo e um bom analista. Freitas Lobo faz-me lembrar os catedráticos senhores do conhecimento. Podem saber tudo mas ... Quando chega a hora de explicar a matéria aos seus alunos falham redondamente.
Nao o conheço e posso estar redondamente enganado. Mas esta é apenas a minha opiniao.

André Vilas Boas - Portista e portuense. Nunca o escondeu. O obreiro do sucesso de Jose Mourinho. Excelente estudioso! Para chegar ao topo do futebol, na sua carreira de treinador tem efectivamente que começar por clubes de menor dimensao e que o seu objectivo é tentar ficar nos 10 primeiros. Bettencourt fez uma boa escolha.

Abraço a todos

PS: Enquanto nao houver um defesa esquerdo, um defesa direito, o ismailov e outro atacante (uma vez que voces so têm um e chama-se Liedson) ... sportinguistas o vosso calvário irá continuar. Por muito que mudem as pessoas a vulgaridade estará la.

Mitico disse...

Quem é este senhor El Pirata?

El Pirata disse...

Um grande jogador nao é sinonimo de talento directivo.

Aí tens toda a razao mitico, quando ouço o baía após os sorteios da taça de portugal fico sempre com um sorriso, mais meia duzia de anos a sorrir assim e até lhe perdoo o frango que nos custou o euro'96...

El Pirata disse...

mitico, se este blog falasse de futebol com continuidade provavelmente até teria dado a cara em outubro, mas quando leio sempre que o porto foi roubado e os restantes beneficiados, quando fico com a certeza que 99% dos portistas aqui do blog acham que desde 1982 o porto deveria ter 28 campeonatos consecutivos, e só nao os tem porque é sempre roubado, entao que me valeria vir aqui falar de... futebol?!?!!

Só que eu também tenho um feitio parecido com o vosso, por isso sou resistente! Já o PPA foi pregar para outra freguesia e eu nao o condeno, é preciso ser um bocado demente para andar aqui mais que 3 ou 4 meses...

El Pirata disse...

mitico, enquanto voces julgarem que o vosso hulk é jogador de futebol e pensarem que vale 100 milhoes, o titulo está entregue ao benfica! Ao menos façam pela vida e tratem de ajudar o sporting de braga, nos tempos que correm têm por lá mais portistas que na sad portista, a nao ser que chulos possam ser considerados adeptos do clube...