Redes Social

domingo, 1 de novembro de 2009

Hugo "Maestro" Viana

Hugo Viana era o natural sucessor de Rui Costa na selecção portuguesa. Estava destinado aos melhores clubes mundiais, aos melhores campeonatos. Chegou a ser eleito por uma publicação italiana como o jovem com mais futuro em 2001. Ninguém poderia prever que aos 26 anos estaria a comandar com mestria o líder do campeonato... português, o Sporting... de Braga!


Voltemos atrás no tempo. Com apenas 18 anos estreia-se no Sporting de Lazlo Boloni e desde logo agarra a titularidade. Tudo que faz actualmente fazia já nesse tempo, sobretudo os passes teleguiados em profundidade, o acerto fabuloso nos passes curtos, a visão de todo o campo, lendo o jogo ainda antes de ter a bola nos pés. Faltava-lhe então a actual capacidade de decidir em bolas paradas, muito embora fosse desde logo o marcador de pontapés de canto. Em que equipa um puto de 18 anos ficaria encarregue de marcar os livres? Ainda para mais quando essa equipa tinha... André Cruz, que deve ter ensinado alguns truques ao jovem Viana.


Faltava a Hugo uma coisa, essencial para singrar nos campeonatos mais exigentes: capacidade de sacríficio e entrega ao jogo. Muita gente apelida-o de molenga, de jogador lento para ser extremo e pouco raçudo para jogar mais ao centro, tornando-se complicado encontrar a sua posição em campo. Mas em Porugal, quer fosse na época 2001/02 (o Sporting limpou todas as competições nacionais), quer fosse em 2004/05 (O Sporting não limpou campeonato por roubo de igreja à moda de lampião manhoso, falhando na final da Uefa por incompetência de Peseiro!), quer seja na época actual (Braga brilhantemente em primeiro lugar!), não é coincidência Hugo Viana ser o maestro dessas equipas, demonstrando ter valor mais que suficiente para ser o melhor médio a jogar em Portugal!


Onde falhou Viana, então, para não estar actualmente a liderar o meio campo de uma equipa de topo mundial? Porque está Viana encalhado numa terreola perdida no meio do mato do Gerês? É uma questão que gostava ver respondida pelo próprio, muito embora pense que errou completamente em ter ido para Newcastle, a forma de jogar adequa-se totalmente ao futebol italiano, Viana não precisa de espaço para jogar (Inglaterra) mas sim controlar ritmo a que se joga: não implica que em Itália se jogue a passo mas comparativamente ao futebol inglês não há a mínima dúvida da diferença de ritmo.
.
.
Com 26 anos ainda vai muito a tempo de brilhar, de deixar uma marca no futebol português, mas precisa de mudar a sua atitude, precisa de ser mais guerreiro, e estes meses em Braga estão a fazer-lhe muito bem. E, claro, precisa que acreditem nele. Domingos Paciência tem apostado nele como líder e, como se vê com Ricardo Quaresma, há jogadores que precisam que acreditem neles e lhes dêem a batuta para fazerem tudo o que sabem e podem.
.
.
Para bem de todos nós, está na altura do Carlos tirar a cabeça da areia e reparar em Hugo Viana. Se vamos ter alguma hipótese de chegar ao Mundial há coisas básicas a fazer, como convocar Hugo Viana e Ruben Micael, desconvocar Meireles e aquela aberração frangueira que se chama Eduardo (é que nem nome de GR tem, foia-se!!) e reabilitar Quaresma, ninguém fala dele mas Hugo Viana é a prova de que o talento pura e simplesmente não desaparece! Nem todos têm o estofo de um Luis Figo e de um Cristiano Ronaldo, que vão, vêem e vencem, porque são líderes, porque têm estofo de campeão, outros há que falhando não significa que não tenham muito valor.


Sabem quem também falhou nos grandes e não deixou de ser um brilhante jogador: Juan Roman Riquelme, o Hugo Viana argentino.

6 comentários:

OAutor disse...

Quem és tu capitão cueca??? é a primeira vez que vens ao blog???? qual é o teu clube???? porque nao falas nele??'

Mitico disse...

Capitao

Achei interessante o post mas apenas duas coisas. O Hugo Viana ja nao é do Sporting faz muito tempo e hoje era merecido um post ao jogo de ontem! O hugo fez o jogão e era interessante tambem dar valor aos outros atletas que correram e lutaram ao lado dele.

PS: Se ate às 17h ninguem fizer um post sobre a jornada eu mesmo farei.

Mitico disse...

O presidente do Sporting disse hoje na Figueira da Foz que todos os dias o clube é “alvo de actos terroristas"!!!!!!

El Pirata disse...

Enquanto capitão não darei explicações a cabos nem a mancebos obviamente!

O meu clube não jogou, apenas saio da minha estratégica posição defensiva porque Hugo Viana merecia ser destacado, e merece o lugar do meireles na minha selecçao. Se a besta do Carlos soubesse o que anda a fazer nem teria feito este post, pode ser que sirva para despertar mentalidades.

Quanto ao facto do Viana nao ser jogador do Sporting, o lusochines tambem nao é jogador do porto ha anos e ainda assim sempre que faz algo que se aproveite tambem vejo referencias portistas, entao viola ao saco se faz favor!

Quanto ao post da jornada até às 17h... entao mais vale faze-lo já! Ha algum jogo que acabe hoje até às 17h?!?!!?!?!?

Mitico disse...

Enganei-me oh pirata! Pensava que o sporting jogava à hora aqui da missa da minha terra. (missa a recordar as almas que ja partiram)!?!!!! É quase a mesma coisa!

O hugo merece sim senhor! Nisso estou TOTALMENTE de acordo contigo! Mas este post nao foi bem aplicado porque devia ter aparecido depois do post da jornada que estava on line e em actualização. Como ja nao te via aqui ah uns tempos... achei estranho o post!?!

Quanto ao Deco... Marcou 2golos esta semana... viste alguma referencia minha sobre isso?

Anónimo disse...

Quanto à referência da presença do Hugo Viana e do Ruben Micael na selecção que deveria ser de todos nós mas parece que é só de alguns quando lhes interessa, é muito bem vista, só que não era para substituir o Meireles.

Esses dois jogadores deveriam ser convocados para os lugares do Miguel Veloso e do Moutinho, pois pela selecção pouco ou nada fizeram!