Redes Social

sábado, 5 de setembro de 2009

A patarata da pistola apontada à cabeça do árbitro


Ernesto Ferreira da Silva escreve uma crónica semanal num jornal desportivo, crónica essa que tende a ser reservada a temas relacionados com o Sporting, não fosse o autor em causa um grande e notável sportinguista, acrescentando ainda que o jornal possui uma dúzia de convidados que escrevem consoante a sua preferência clubística. A diferença de Ernesto Ferreira da Silva para os demais, incluindo outros dois igualmente leões de coração, é que consegue escrever com paixão e, simultaneamente, com grande coerência e sentido de rectidão, ou seja, consegue deixar de lado a clubite que tanto cega as crónicas de outros ilustres intervenientes. Não é à toa que nunca foi convidado para “paineleiro” televisivo, falta-lhe a “clubite aguda” que tanto agrada às audiências!

Posto isto quero deixar aqui um pedaço de uma das crónicas escritas por Ferreira da Silva, há pouco mais de quinze dias, que esclarece um dos maiores mitos postos a circular nos últimos meses, a mando das gentes sem escrupulos adeptas do clube corrupto azul e branco, querendo deste modo passar a ideia que todos são corruptos e ninguém tem moral para criticar nem condenar! Ou seja, em vez de se moralizarem, tentam colocar todos ao nível do bueiro que se situa o seu presidente. Eu, que acima de tudo tenho imenso orgulho por o meu clube estar muito acima dos restantes rivais no que a valores éticos, morais e sociais diz respeito, sentia-me impotente para reagir a tamanhas maldicências, mas após a leitura da crónica de um homem que tem uma posição social que não permite, de forma alguma, que se coloque em causa a veracidade das suas palavras, celebro a reposição da verdade e a condenação dos dementes como o Drº Pôncio, cuja doença afectou inevitavelmente o pouco juizo que possuía, é uma tristeza a figura que a família permite que esse homem faça! Falta agora, meu caro Ernesto Ferreira da Silva, que se esclareça essa história das lagostas que o porcalhão que governa Gondomar lançou para a praça pública e que os portistas, sempre ávidos para meter as mãos na porcaria, trataram logo de louvar como verdades escritas na pedra pelo profeta Maomé. Bem sei que é dar-lhes importância que, efectivamente, não possuem, mas faça-me esse favor, esclareça esses pobres de espírito, quanto mais não seja para ver o que a seguir inventarão para nos colocar ao nível do bueiro que habitam.


Segue a crónica.

Não conheci o presidente do Sporting Carlos Góis Mota, mas conheço os resultados do seu mandato (1953 a 1957). No total, Góis Mota serviu o Sporting durante 12 anos, período em que só o futgebol ganhou 7 campeonatos e 3 taças de Portugal. Em 1954, foi adoptada a legenda Esforço, Dedicação, Devoção e Glória: eis o Sporting, e em 1956, foi inaugurado o Estádio José de Alvalade.

Ouvi falar na inacreditável narrativa da pistola apontada à cabeça do árbitro Clemente Henriques, ao intervalo de um jogo na Tapadinha, jogo esse , vejam bem, que o Sporting perdeu por 3-1. Ouvi igualmente falar da sua filiação na Legião Portuguesa de má memória.

É verdade que Góis Mota foi reclamar, findos os primeiros 45 minutos, junto daquele árbitro do Porto, da injusta expulsão do avançado leonino Aparício, na altura em que o Sporting já perdia por 1-0, devido a um golo irregular reconhecido como tal pelos próprios alcanterenses. Pistola é que não houve, como o confirmaram Álvaro Cardoso (adjunto do treinador Szabo e antigo capitão dos Cinco Violinos) e Faustino José Rodrigues (delegado do Atlético ao jogo), que acompanharam Góis Mota à cabine do árbitro, para quem falou com a porta aberta.

Mais recentemente, um sócio e ex-atleta e dirigente do Atlético, Eduardo Martins de seu nome, que junto ao balneário presenciou os factos, viu Pôncio Monteiro afirmar na televisão que antigamente o sistema era apontar a pistola à cabeça do árbitro. Revoltado, dirigiu-se ao Sporting para confirmar a ausência de qualquer arma. “É mentira, mentira”, disse Martins, para logo acrescentar: “Não sou sportinguista e não navegava nas águas políticas do dr. Góis Mota, antes pelo contrário”.

Sabe-se que a patranha da pistola dava jeito aos defensores da tese “no futebol são todos a mesma coisa, não há ninguém com as mãos limpas”. Infelizmente para eles, os testemunhos e a lógica dos factos desmentem-nos. Para a patarata ser completa só falta dizer que Góis Mota entrou a cavalo (a Legião tinha muitos) na cabine do árbitro e disparou meia dúzia de tiros de que de nada valeram, pois a valentia de Clemente Henriques permitiu-lhe dirigir a segunda parte e deixar o 1-0 do intervalo evoluir até aos 3-1 do final da partida. Com este toque do cavalo e tiros, a invenção fica mais catita. "


Ser Sporting continua a ser diferente meus caros, muito diferente, e sem crustáceos à mistura.

23 comentários:

Mitico disse...

Malta

O Pirata acredita no Pai Natal! :)

Mitico disse...

Obrigado DECO pelas declarações que tiveste ontem!

Este tribunal agradece!

Até o Pirata te fez uma vénia :)

Mitico disse...

Pirata

Hoje vais torcer por Portugal?

Mitico disse...

"Ser do Sporting continua a ser diferente meus caros, muito diferente, e sem crustáceos à mistura."

Diferente?

Oh pirata

Até tu nao acreditas no que dizes!
Toda a gente sabe que a lei da bala foi aplicada.

Porque razao so apareceu essa cronica agora?

Mas tas a gozar?

El Pirata disse...

embrulha a leva pra casa mitico! Esta treta está desmontada, agarra-te às lagostas mas já sabes que será por pouco tempo! Será que ainda te vou ver a escrever que o Sporting ganhou jogos em 1907 porque o Rei D. Carlos era sportinguista?


Nao ficava nada admirado...

El Pirata disse...

O Deco deu entrevistas em 2003 dizendo que queria jogar na selecçao brasileira. vai procurar! Se joga na selecçao portuguesa é porque nao teve lugar na brasileira, e se em 6 anos ainda nem o hino sabe que moral tem para ser capa de pasquim e botar discurso à portugues?

Ah, ja sei, jogou no porto. Eu sabia que havia aqui algo para ele merecer endeusamento...

El Pirata disse...

Mitico, eu torci sempre por portugal, mesmo quando o ladrao a que chamas presidente escolhia os seleccionadores! Sim, sempre sofri pela selecçao, nao fiz como tu e restantes comparsas portistas que de 2003 a 2008 festejaram as derrotas portuguesas, poucas mas ainda assim suficientes para vos manter felizes.

Agora parece que Portugal é uma selecçao de 3º mundo e que, se nao se apurar, é porque os outros sao fabulosamente melhores e porque o antigo seleccionador sugou tudo, limpou tudo, e nao deixou talento para num grupo mais do que acessivel, nao conseguirmos os minimos, ou seja, o apuramento!

Agora, aos olhos dos portistas, nao se é portugues se se exigir o apuramento! É para rir Mitico? O que sempre disse (e o blog tem 5 anos, logo está tudo escrito para trás!) é que o minimo exigivel a Scolari era o apuramento! No caso do euro'04 eram os QF! Nunca pedi titulos! Por isso tenho todo o direito de insultar a besta do queiros que, por sinal, ganha o mesmo que o Scolari mas que assinou por 4 anos, ao contrario do brasuca que assinou sempre contratos de apenas 2 anos (vejam lá isto... e nunca precisou de dizer que necessitava de 10 anos para ter um plano... ora bem 10 anos a 30 mil contos por mes... afinal o burro era mesmo ele...)!


Mitico, abre os olhos e deixa de palermices: estamos todos por Portugal, mas se Portugal falhar o apuramento queremos a cabeça dos responsaveis, do Queiros aos idiotas que acharam que ele era capaz de algum sucesso a nivel senior! Só isso, estamos entendidos ou vou ter de me repetir novamente? Ninguem quer o falhanço da selecçao, queremos isso sim responsaveis se esse falhanço acontecer. E nao, o responsavel nao é o criminoso do teu presidente, podes estar descansado.

El Pirata disse...

Engraçado que nun blog de futebol ninguem falou de Liedson. Eu mantenho a mesma opiniao, nao ha motivos para a mudar: estrangeiros na selecçao só os que descendem de pais estrangeiros mas que nasceram cá ou para cá vieram viver desde muito novos, muito antes de sequer sonharem que seriam jogadores da bola. Exemplos: Bruno Alves, brasileiro de sangue, e toda a pretalhada, de Yanick, a Nani passando por Bosingwa e o borracholas do Miguel. Tudo portugues. E os chinocas das lojas dos 300 que por cá andam á uma decada mais cedo ou mais tarde terão filhos que saberão dar dois coices numa bola, também na boa, ucranianos e ciganos romenos idem aspas.


Agora dizer que deco e pepe sao uma coisa e liedson outra é de fazer o que o presidente do Catania tão eloquentemente disse sobre Mourinho: bastonada nos dentes! Sao todos brasileiros mas a partir do momento em que um pode todos os outros podem, pelo menos os que assim consideraram para uns terão de o fazer para todos! Isto para nao serem chamados de hipocritas, no minimo para me manter educado. Para mim nem Liedson nem nada, de certeza absoluta que miguel veloso a trinco, tiago a 10 e joao aurelio a ponta de lança seriam suficientes se tivessemos treinador. Mas pronto, sejam pepe, deco, liedson, paulo assunçao, helton, bla bla bla bla bla bla bla bla...


PS:

Gostava de conhecer o primeiro idiota que falou na hipotese Hulk para naturalizaçao. Eu nao falo de ballet porque nao percebo nada do assunto. falar sem perceber deveria dar cadeia, enfim, quem nao sabe que um jogador tem de permanecer e jogar em solo nacional por 6 anos até ser naturalizado nao deveria ter direito a ter uma opiniao. Nem dentes quanto mais uma opiniao. Cambada de mentecaptos, ainda dizem que somos 10 milhoes de treinadores, somos isso sim 1 milhao de treinadores e 9 milhoes de idiotas!

El Pirata disse...

Hoje temos de ganhar na Dinamarca! Estamos na maxima força, nao é por faltar hugo almeida que podemos dizer o contrario!

Sabem quantosd dinamarqueses pontencialmente titulares estao ausentes: 9!!!!


Livrem-se de me chamar anti selecçao nacional, o que eu nao alinho é em pantuminices, nao ha desculpas, o empate só serve se o arbitro estiver contra e mandarmos 4 bolas aos postes! Em caso de vitoria ficamos com as portas para um play-off totalmente escancaradas! Ja o empate pode comprometer seriamente esse play-off!

Alguem defende que joguemos pro empate? Perante uma Dinamarca desfalcadissima e arrogante Portugal tem tudo para ser feliz, se assim souber aproveitar. Nao alinhar em beijinhos e abraços nao faz de mim anti-portugues, pelo contrario, faz de mim um adepto consciente e preocupado, a ver vamos se os 2 milhoes de euros pagos ao professor donuts terão, finalmente, uma exibiçao e um resultado dignos de registo e celebraçao!

Eu quero acreditar!

El Pirata disse...

Fala-se muito do Portugal vs Dinamarca (2-3) como um jogao nacional e tremendo azar, mas isso é uma treta! Fizemos um bom jogo mas fomos morcoes, e o treinador um idiota! Ninguem esquece que a ganhar por 2-1 a um minuto de se iniciar os descontos de tempo, Queiros meteu o anao do Moutinho e deixou a besta do Bruno Alves no banco, quando o chuveirinho nordico para a area era perceptivel até para o mais ceguinho adepto portista que acredita na inocencia do seu presidente!

Falar em azar perante um erro de palmatória destes é de quem nada percebe de futebol. Até porque nao faltam exemplos de azar em anos anteriores!


E eu vou-vos recordar! No apuramento pro euro'08, que foi sempre alvo de enormissimas criticas de portistas porque a selecçao nao ganhou um unico jogo á finlandia, polonia e servia (e ainda assim deu pra apurar, com esta mesma selecçao e sem Liedson e Pepe, quem diria!) a verdade é que houve dois jogos em que jogamos muito, suficiente para golear e nao fomos alem de dois empates!

Portugal 2 Polonia 2
Magnifica segunda parte lusa, apos sofrer um golo polaco a frio, com os de leste a marcar o empate no fim do jogo, numa bola que fortuitamente embate no poste e ressalta nas costas do GR! Nem uma linha sobre este jogo, criticas totais pra Scolari e Ricardo!

Portugal 1 Servia 1
No famoso jogo do Socolari ao jogador servio Dragutinovic, Portugal esmagou a servia em bom futebol, oportunidades atras de oportunidades despediçadas, recuo da equipa nos ultimos minutos e golo em escandaloso fora de jogo validado pelo arbitro! Culpa: Scolari!!!!


meus caros, nao admito que depois se tente branquear jogos do reinado do queiros! Para mim a derrota de Alvalade frente à Dinamarca foi um tremendo erro tactico do treinador que, nao esqueçamos, até beneficiou do primeiro golo luso ter sido marcado EM FORA DE JOGO!!!! A verdade é pra ser dita, perdemos por causa de um frango do Quim e pela eterna incompetencia de Queiros!


Azar? Sorte? Nao me façam rir! Espero que a banha da cobra que esteja a ser preparada para desculpabilizar o que quer que aí venha nao englobe esses conceitos, por 30 mil contos mensais exijo desculpas mais elaboradas!

E num futuro post vamos aprofundar esse conceito de falta de aposta nos jovens nacionais por parte de Scolari. É que uma mentira repetida centenas de vezes passa a verdade mas nao aqui, nao enquanto eu tiver pachorra para corrijir todas essas alarvidades!

Mitico disse...

Ui ui ui ui

Mas o que venha a ser isto...

Nao Pirata!
A resposta é nao!
Nem penses que me vou calar porque se existe alguem que está afundado em CORRUPÇÃO SAO VOCES SPORTINGUISTAS!

Comecemos entao...

"Ernesto Ferreira da Silva escreve uma crónica semanal num jornal desportivo, crónica essa que tende a ser reservada a temas relacionados com o Sporting, não fosse o autor em causa um grande e notável sportinguista,"

Pronto! Achas mesmo que um notavel sportinguista ia admitir que o seu clube foi, é e será corrupto?

Falaste em "Lagosta"

Prova-me que nao existiram lagostas? é que o Dias Ferreira até tremeu quando ouviu a verdade e nem piou a desmentir quem o disse... Pode ser que o senhor Ernesto um dia escreva algo do genero a desmentir tudo para tu acreditares.

E para voces é muito simples, basta uma pergunta e voces lagartixas nem se mexem ...

Onde está o dinheiro da transferencia do JVP?

E os outros 25milhoes de €UROS que Carlos Freitas questionou sobre o seu paradeiro?

Curiosamente a seguir saiu do clube... huuummmm teremos gato escondido com rabo de fora??????

Lá na sua ilha do Alentejo alguem se está a rir de tudo isto!!!! Nao! Nao é nenhum filme da Alvaláxia (que tambem é dele), é sim uma dura realidade. O fim aproxima-se...

PIP _____ pip ______ pip _____ pip

E muito mais haveria para falar mas só isto chega para provar que o sporting é um clube manchado pelo passado!

Mitico disse...

Pirata disse...
"Agora dizer que deco e pepe sao uma coisa e liedson outra"

Sempre fui e sempre serei contra estrangeiros! Uma vez permitido temos que levar com eles. Mas a minha e so minha opiniao é que so deveriam jogar 2! Ou seja, so era permitido duas naturalizações nao portuguesas de raiz. Ou seja no caso de hoje... Pepe nao era convocado e jogava Liedson!

Simples.

Quanto às tuas anti portices pirata... Mais uma vez vou repeti-lo pela 342345435435 vez!

Nao consegues colocar os portistas contra a selecção nacional. 2004 voces bem tentaram uma vez que o FC PORTO foi CAMPEAO DA EUROPA!!!!!!! Foi a unica forma que voces encontraram de lutar contra o Porto. Basearam-se no caso Vitor Baía, tentaram colocar-nos contra o País...

NAO CONSEGUIRAM! PERDERAM A GUERRA QUE SO IA DENTRO DAS VOSSAS PROPRIAS CABECINHAS BACOCAS! Porque fora delas a realidade era simples de se ver: PORTUGAL TODO ESTAVA COM A SELECÇÃO NACIONAL.

Se o FC PORTO nao tivesse sido CAMPEAO DA EUROPA nada disto se tinha passado.

Simples.

Por tudo isto so me resta dizer o seguinte:

Sem o FC PORTO VOCES NAO TEM MOTIVAÇÃO PARA VIVER!

Mitico disse...

Pirata

So mais uma coisita...

Logo tenho uma mariscada marcada.

Queres a tabela de preços para comparar com a vossa?

Como tamos em crise, so estou a ser teu amigo uma vez que podes encontrar marisco mais barato e poupar alguns trocos. Quanto aos senhores do apito... esses nem notarão a diferença!!

Tenho dito!!! :)

Mitico disse...

OBRIGADO DECO!!!!!!

O MERDAIL QUE SE FO**!!!!!!

jjmo disse...

Grande LOL...

"A diferença de Ernesto Ferreira da Silva para os demais, incluindo outros dois igualmente leões de coração, é que consegue escrever com paixão e, simultaneamente, com grande coerência e sentido de rectidão, ou seja, consegue deixar de lado a clubite que tanto cega as crónicas de outros ilustres intervenientes"

adorei esta parte, por suposto... como é do sporting é portador da verdade e é o detentor da razao, todos os restantes (sobretudo se sao portistas) mentem e que se fodam.

LOL...

Pirata, perdoa-me porque nao consegui ler nem a metade dos teus devaneios... tu les o que escreves??? O teu odio para com os portistas dirige a tua vida, lamento muito por ti, pessoas assim dao-me muita pena.

Que tenhas um bom fim de semana e que os sonhos eroticos com o Pinto da Costa te façam feliz.

El Pirata disse...

jjmo, tu lês o que eu escrevo? Ou só lês linha sim linha nao, ou palavra sim palavra nao?

Eu sei que escrevo pra carago, mas vou resumir para ti, apenas a frase que tu destacas, mas COMPLETA! É feio os meninos tentarem enganar outros meninos :)

"
A diferença de Ernesto Ferreira da Silva para os demais, incluindo outros dois igualmente leões de coração, é que consegue escrever com paixão e, simultaneamente, com grande coerência e sentido de rectidão, ou seja, consegue deixar de lado a clubite que tanto cega as crónicas de outros ilustres intervenientes. Não é à toa que nunca foi convidado para “paineleiro” televisivo, falta-lhe a “clubite aguda” que tanto agrada às audiências! "


Meu caro valenciano, como podes ler eu dou mérito ao Ferreira da Silva porque, ao contrario de outros sportinguistas (ficas a saber que o jornal é ABOLA, que possui uma duzia de convidados dos 3 grandes, e os lagartos que escrevem e sao clubistas sem disfarce sao Eduardo Barroso e Rogerio Alves, conhecidos cirurgiao e advogado respectivamente) consegue escrever com seriedade e sem clubite, casos de Miguel Sousa Tavares, Silvio Cervan, Leonor Putao e Rui Moreira por exemplo!


Caro jjmo, só tinhas de ler a frase que destacaste até ao fim, mas pronto, eu compreendo-te, antes criticares meia frase do que falar noutro flop leonino, o Miguel Angel Angulo, nao? Tambem es capaz de jurar que este nao vale nada? Os teus colegas citadinos sao capaz de nao achar muita piada...

El Pirata disse...

Estou a ver na rtp n o carlos (como lhe chama o cr9...) a desculpar-se, sao os azares e os penalties por marcar! Seria de supôr que a 30 mil contos por mês, a 50 mil contos por cada jogo de apuramento o homem assumisse erros, escolhas, tacticas, enfim...


Objectivamente o quadro é o seguinte:

Ganhamos à Malta
Ganhamos à Albania

Ah, é verdade, à Albania foi nos descontos e por frango!


Sim, as culpas sao dos penalties

Carlos, Carlos, e se fosses pra pqtp?

OAutor disse...

parabens pirata e a todos aqueles que só foram pela selecção quando nos jornais tentaram dizer que os portistas nao gostavam da selecção!!!!!!

A selecção é do vosso país, eu nunca fui patriota...mas sinto-me triste por nao ver ninguem pintado para ajudar a selecção!!!!

É por isso que eu não sou patriota!!!!!!!!!!!!

Ide pintar o caralh#!!!!!!!

Quanto a nossa selecção...eu estarei no ultimo jogo!!! Portugal- malta em guimaraes!!!!!!!!

jjmo disse...

"Meu caro valenciano, como podes ler eu dou mérito ao Ferreira da Silva porque, ao contrario de outros sportinguistas (ficas a saber que o jornal é ABOLA, que possui uma duzia de convidados dos 3 grandes, e os lagartos que escrevem e sao clubistas sem disfarce sao Eduardo Barroso e Rogerio Alves, conhecidos cirurgiao e advogado respectivamente) consegue escrever com seriedade e sem clubite, casos de Miguel Sousa Tavares, Silvio Cervan, Leonor Putao e Rui Moreira por exemplo!"


Esta é a diferença entre os dois caro pirata, eu nao dou mérito a uma pessoa só porque seja portista ou diga algo que me seja conveniente, uma vez mais dizem muito mas nao provam nada... só palavras ao vento, será por essa frase que dizem que uma mentira repetida muitas vezes transforma-se em uma verdade???

dar provas caralho... PROVAS!!!

jjmo disse...

Eu nao entendo o Queiroz, os avançados no banco, Duda de lateral, Pepe no meio campo... Simao de ponta...

Tao mal estamos?


Falta o de sempre, o homem-golo que decide jogos, o Gomes e o Postiga nunca tiveram qualidade, o CR9 só marca de penalti e o resto está para fazer sombra... e o pior de tudo, querem que Liedson de 32 anos seja o futuro goleador da seleçao... patético, triste e desconfortante.

Anónimo disse...

Bom, como não fazia ideia de quem era este Ernesto, não poderia duvidar da sua credibilidade. Contudo, tantos elogios dados por el pirata, como "um grande e notável sportinguista", "consegue escrever com paixão e, simultaneamente, com grande coerência e sentido de rectidão, ou seja, consegue deixar de lado a clubite que tanto cega as crónicas de outros ilustres intervenientes" tinha de trazer água no bico.

Fiz uma pesquisa e o que vim a descobrir sobre este Ernesto quando era presidente do conselho fiscal do sportem:

O Banco de Portugal (BdP) e o Conselho Nacional de Supervisão de Auditoria (CNSA) vão questionar a BDO - empresa responsável pela auditoria externa às contas do Banco Português de Negócios (BPN) entre 2003 o o final de 2008 -, assim como o fiscal único da instituição, sobre o facto de não terem obrigado o BPN a contabilizar algumas das imparidades agora descobertas pela auditoria extraordinária da Deloitte.

Na mesma linha Paulo Ferreira interroga-se hoje em editorial no Público (sem link): "Mas também, e cada vez mais à medida que se conhece melhor o que se passava no BPN, uma estranha e gritante falha de auditores e do supervisor. Deixar escapar um "buraco" deste tamanho no BPN é como não reparar num elefante que se passeia dentro de um apartamento T2.
A BDO deve ser deixada a continuar por aí a auditar?"

Recordemos aos mais esquecidos que a BDO é a auditora do Sporting e que Ernesto Ferreira da Silva, o líder da BDO em Portugal, Presidente do Conselho Fiscal do Clube.

Estou esclarecido!!!!!!

Offshore disse...

o jogo em causa foi em 11 de Novembro de 1956 e o resultado final foi 1x3 e não 3x1 como aparece na crónica.
quem relatou essa ocorrência foi o Alfredo Farinha

Offshore disse...

.