Redes Social

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Consultório do Pirata - 6ª Sessão - Ensinar Futebol a Portistas

Cada um tem o seu propósito, o meu pelos vistos passa por ensinar futebol a portistas. Podia ser pior a minha sina, contento-me pois com o meu fado, poderia ter de ser juíz, ler transcrições de conversas telefónicas a provarem inequivocamente a culpabilidade de certos animais asquerosos e, ainda assim, ter de deitar fora essas transcrições porque não são... válidas! Realmente é melhor ensinar futebol a portistas que ser juíz em terra de corruptos...

Adiante, vamos então às lições. A lição nº1 foi o esclarecimento do caso conhecido como "Góis Mota", presidente do Sporting Clube Portugal há quase 60 anos e que tinha o seu nome arrastado pela lama por meia dúzia de dementes. Quem quis entendeu a lição, quem não quis paciência, ao contrário de alguns (poucos, raros) professores, não tenho qualquer intuito que os meus alunos aprendam o que quer que seja, só quero (e sei que o consigo) que leiam as verdades sobre o jogo e o que o rodeia. Prossigamos entao para as lições seguintes.


Lição nº2 - O Golo do Apanha Bolas Portista!

Muitos ainda escrevem que o golo foi «limpo», alguns acreditam nisso. Quase 35 anos depois, o verdadeiro autor do golo do nevoeiro, num célebre FC Porto-Sporting, José Maria Ferreira de Matos, explicou ao jornal Sporting como tudo aconteceu naquela tarde de nevoeiro. Actualmente a trabalhar em Lisboa, o ex-apanha-bolas da formação «azul e branca» e árbitro amador, mostrou-se arrependido pelo seu acto irreflectido.

JORNAL SPORTING – De que se lembra desse dia?
JOSÉ MARIA FERREIRA DE MATOS – Lembro-me do intenso nevoeiro que estava. Antes do jogo, o «chefe» dos apanha-bolas, o Valter Leitão, distribuiu-nos pelo campo e mandou-me para trás da baliza. Recordo-me que o Sporting começou a ganhar. Na segunda parte, a vantagem continuava do Sporting, mas nunca pensei em fazer o que acabaria por fazer. Eu era conhecido pelas asneiras que fazia, mas também nunca ninguém pensou que fizesse o que fiz.

– Como foi o lance?
– Não sei bem como a bola chegou a mim, mas sei que ela veio ter comigo e vi o Gomes a pôr as mãos na cabeça. Sem pensar, dei uns passos e fui até ao canto da baliza, meti a bola lá dentro e fugi para o mais longe possível. Então, vejo o Damas a ralhar comigo, mas eu pirei-me para trás do ‘bandeirinha’; ele já tinha a bandeirola no ar a assinalar o golo. Foi quando os jogadores do Sporting correram para o árbitro, a reclamar. Aí o juiz, que julgo não ter visto bem o lance, começou a mostrar cartões.

– Porque razão meteu a bola na baliza?
– Foi tudo muito rápido. O FC Porto estava a perder, a bola estava na minha mão e então pensei: vou metê-la lá para dentro e vou-me pirar. Foi um daqueles momentos em que se faz, ou não se faz; optei por fazer e já não dava para voltar atrás. Aconteceu numa fracção de segundo.

– Depois de meter o golo, o que pensou?
– Eu só queria que não me «topassem». Felizmente, ou infelizmente, o árbitro marcou e eu saí impune. Tenho pena do Damas, que não teve culpa nenhuma e sofreu um golo ilegal.

– E se visse o árbitro desse encontro?
– Não sei… Gostava de estar com ele para lhe confessar que fui mesmo eu a marcar o golo e não o Gomes. Eu tenho quase a certeza de que ele não conseguiu ver o lance como realmente aconteceu, pois estava um nevoeiro muito intenso. Também gostava de falar com o fiscal de linha; foi ele quem assinalou o golo e foi para trás dele que eu «fugi» depois de fazer o que fiz.

– Acha mesmo que o árbitro não viu nada?
– Julgo que não. Tenho ideia de ver o fiscal de linha levantar a bandeirola e validar o golo do FC Porto. Depois, lembro-me de ver o Damas e outros jogadores a correrem para o árbitro e sei que houve cartões mostrados. Nessa altura, já eu estava «escondido» atrás do fiscal. Só aí é que percebi o que tinha feito, mas pensei,"já está, já está!" Não havia nada que eu pudesse fazer.

– Alguma vez falou com o Fernando Gomes sobre a autoria do golo?
– Sim, uns anos depois encontrei-o num Centro Comercial do Porto. Perguntei-lhe, sem ele saber quem eu era, se tinha sido ele a marcar o golo; ele disse que sim e cada um seguiu o seu caminho. Mas acontece a mesma coisa quando o jogador mete a bola com a mão; se lhe perguntarem, ele dirá, quase sempre, que foi com a cabeça. Neste caso, eu sei que não foi o Gomes que a meteu. Digo-lhe isso nos olhos dele, ou nos olhos de quem quer que seja.

– Como se sente, agora que «confessou» o seu «feito» ao nosso jornal?
– Muito aliviado. Muito mesmo. Era uma coisa que eu tinha de contar mais cedo ou mais tarde. Queria ter falado com o Damas, mas não consegui. Agora, fica a faltar falar com o sr. Alder Dante e com o presidente do Sporting. Quero agradecer ainda a oportunidade que o jornal ‘Sporting’ me deu, ao poder de ter entrado no Estádio José Alvalade. Quando pisei o relvado, senti um calafrio; as minhas mãos e as minhas pernas tremeram como há muito não tremiam.

– Não tem receio de ter contado a história desse golo?
– Não. Eu sou um homem correcto. Quando as pessoas quiserem, que me procurem. A falar é que as pessoas se entendem.


– Nunca pensou falar com Victor Damas?
– Sempre tive o desejo de ir ter com ele. Tentei, várias vezes, mas nunca o consegui apanhar. Na altura, cheguei a vir do Porto a Alvalade, mas nunca tive a oportunidade de o encontrar. Não era fácil falar com ele, pois um humilde apanha-bolas não chega facilmente à fala com um jogador, para mais sem conhecer ninguém do Sporting. É das coisas que me dá mais pena. Era um sonho falar com ele. Nunca me esquecerei do Damas; pelo guarda-redes que foi e por nunca ter conseguido falar com ele. Sempre que via jogos do Sporting, em que o Damas participava, pensava sempre na malfeita bola do nevoeiro.

– O que lhe diria se o tivesse chegado a encontrar?
– Dizia o que lhe disse hoje e, com toda a certeza, pedir-lhe-ia muitas desculpas.


Fonte: Jornal Sporting



Lição nº3 - O Sportinguismo de Jorge Jesus


Parece que, se eu decidir colocar um cachecol do Porto ao pescoço numa qualquer confraternização, passo logo a ser portista desde pequenino! Tem lógica? Na mente dos portistas do blog tem! Jorge Jesus, por ter sido visto numa final da Taça no Jamor junto a adeptos leoninos, há mais de 7 anos, passou a ser sportinguista! Engraçado que nunca foi assunto comentado, apenas quando passou a ser treinador dos lampiões. Para quem, como eu, que anda atento, há muito conheceria a costela belenenses do treinador. No jornal Record do passado domingo veio a confirmação: Jorge Jesus é sócio , tal qual os seus filhos! Tenho o artigo em mão para os mais incrédulos, mas o mesmo reza o seguinte: "Vou regressar a uma casa onde passei duas temporadas muito boas e onde sempre fui bem tratado. É um clube de que gosto e do qual sou sócio há vários anos... E não sou um sócio qualquer pois tenho a quota azul!" Espero ter contribuído para a diminuição da ignorância portista.


Lição nº4 - A cegueira do Autor!




Esta lição nem deveria merecer tempo de antena mas as lamechices do Autor não poderiam passar sem resposta, o video prova que o Pereira tropeça nos próprios pés (será algum parente preto do Chaplin?) e cava um penalty escandaloso e inexistente! Contacto no jogador? Deve ser problema do meu computador, não vejo absolutamente nada! Não está em causa a vitória (facilitadíssima, como se viu pelo primeiro golo...) do Porto, está em causa a facilidade com que se marcam penalties a seu favor e a forma doente como os seus adeptos exigem que os outros vejam o que não há para ver!


Até ao próximo programa de esclarecimento!

20 comentários:

Anónimo disse...

Começando pelo fim, é melhor arranjares o teu computador, porque toda a gente que eu conheço (entre eles benfiquistas e sportinguistas) vêem o toque do laranjeiro. Os jornais e os comentadores televisivos também disseram que era penalti.

Autor, percebo a tua indignação, mas fazes muita falta ao blog e não deixes de cá andar devido á cegueira de certas pessoas.

Quanto ao sportinguismo de JJ está mais que provado pelas imagens (aqui o teu computador não te engana!), pois conheço muitos adeptos que são sócios do Vitória, do Braga e coincidência, também conheço um do Belenenses, que são adeptos ferrenhos de Porto ou benfica ou sportem!!!!

Quanto à patranha do apanha-bolas, como é possivel a fonte da noticia ser o jornal do sporting??? Qual a credibilidade??? Ainda para mais quando o dito apanha-bolas diz:
"Quero agradecer ainda a oportunidade que o jornal ‘Sporting’ me deu, ao poder de ter entrado no Estádio José Alvalade. Quando pisei o relvado, senti um calafrio; as minhas mãos e as minhas pernas tremeram como há muito não tremiam."
Nem uma criança acredita nisto!!!!

E por fim, em relação ao caso veridico da pistola no balneário, todas as pessoas mais velhas que se lembram desse jogo na altura a quem perguntei, contam que se falou muito nesse assunto e foi tido como verdadeiro.

Para acabar, fica sabendo que escolheste muito mal o titulo para o teu post, porque posso receber lições de muita gente, mas de sportemguistas ressabiados e invejosos é que não!!!!

Pi!!!_____ Pi!!!______ Pi!!!______ Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!________________________________________________________________________________________

Anónimo disse...

Ainda sobre o jogo da tapadinha parece que o resultado foi de 3-1 mas para o sportem. Pelo menos nas pesquisas que fiz assim o encontro e acho que o meu computador não está avariado!!!!

No meio desta pesquisa, num fórum do sportem encontrei o seguinte:

"Essa história passou-se no dia 11 de Novembro de 1956.
De facto foi no Campo da Tapadinha contra o Atlético.
Ao intervalo o Sporting estava empatado 1-1 com uma arbitragem deplorável de um tal Braga Barros de Leiria.
Góis Mota dirigiu-se à cabine do árbitro para lhe dizer que estava muito desagradado com a sua actuação e aconselhou-o a tomar mais atenção na 2ªparte pois poderia prejudicar-se.

Nunca puxou de pistola nenhuma e nunca ninguém viu a célebre pistola,como aliás relatou anos mais tarde o próprio fiscal de linha que também estava presente.

O que aconteceu é que Góis Mota pertencia efectivamente à Legião Portuguesa e geralmente andava armado.
Quando justificadamente chamou a atenção ao árbitro pelo deficiente trabalho que estava a realizar,levou a mão ao bolso num gesto de advertência.Nada mais."

Vou repetir a parte que mais gostei:
"Quando justificadamente chamou a atenção ao árbitro pelo deficiente trabalho que estava a realizar,levou a mão ao bolso num gesto de advertência.Nada mais."

Mas o que é isto?

Só levou a mão ao bolso?

O que estava no bolso era uma peça de fruta? Era um chocolate? Era um relógio?

ERA UMA PISTOLA! PISTOLA! P-I-S-T-O-L-A!

Corruptos! Corruptos! Corruptos!

jjmo disse...

Pirata... antes de escrever toma as medicinas e espera um par de horas para fazer efeito, como vai um sportinguista a ensinar futibó???

de um sportinguista posso aprender muitas coisas como:

- pentear-me à queque;
- que tipo de gel vai melhor como o meu tipo de cabelo;
- que as meias façam jogo com a camisola;
- dizer "tia" ao principio de cada frase;

mas futibó... heeeee, nao...



"Quanto à patranha do apanha-bolas, como é possivel a fonte da noticia ser o jornal do sporting??? Qual a credibilidade???"


Cabeçudos... porque sao sérios e honestos!!! mas tens razao com o resultado ao final do jogo, de acordo com o google GANHARAM os sportingustas!!!

E agora como o pirata nao responde ao meu pedido de escrever sobre o arbitro howard king, arbitro do pais de gales que afirmou ter sido subornado pelo sporting y benfica para "ajudar" nos jogos europeus... benditas hemerotecas.

http://hemeroteca.elmundodeportivo.es/preview/1995/11/13/pagina-44/1312445/pdf.html

pirata, vou por un link de un blog portista que fala do mesmo caso, espero que nao te moleste porque já sabemos que nao sao "serios e honestos" como os sportinguistas.

http://reflexaoportista.blogspot.com/2008/02/dicionrio-do-sistema-king-howard.html

Mitico disse...

Cabeçudos e jjmo

Ainda perdem tempo???

O sporting é um clube corrupto que tresanda a ladroagem em todos os cantos daquela roquetta.... perdao....alvalaxia!!!!!!
E já nao é d'agora.

Cabeçudos

Procura o nome do Arbitro Mário Mendes e tambem encontrarás documentação que vai fazer corar o Pirata de vergonha!


jjmo disse...

"de um sportinguista posso aprender muitas coisas como:

- pentear-me à queque;
- que tipo de gel vai melhor como o meu tipo de cabelo;
- que as meias façam jogo com a camisola;
- dizer "tia" ao principio de cada frase;"

loooooooooool

Mitico disse...

Cabeçudos

Ja me esquecia...

ESTOU ESCLARECIDO!!!!!!

Mitico disse...

PIrata

O jesus é socio do Sporting! A minha duvida é... qual é o numero dele?

Mitico disse...

Claramente penalty depois do empurrao!

Mitico disse...

Aos 3segundos do video.

Mitico disse...

E consequente toque com o pe fazendo alvaro cair! GRANDE PENALIDADE BEM ASSINALADA!

Mitico disse...

Pirata

Nos dois primeiros jogos do campeonato ... ao teu clube corrupto nao lhe foram assinaladas 4grandes penalidades contra!!!! 4!!!!!! Na madeira e em alvalade!!!!!

Queres que te recorde?????

PS: sporting clube de corruptos!!!!

Mitico disse...

"SAD agravou situação de falência técnica
CAPITAIS PRÓPRIOS NEGATIVOS AGRAVARAM-SE BASTANTE"

De quem estamos a falar??????

Mitico disse...

O Campo Grande, equipa da 2ª Divisão do Brasil, acusa o Sporting de ter contratado à sua revelia o actual médio dos juniores leoninos, Renato Neto.

Comente esta notícia
O jogador ainda é menor de idade (17 anos) e o clube carioca já contratou um advogado para liderar a acção judicial que tpode impedir a formação verde e branca de inscrever jogadores durante os próximos dois anos.



Além disso, tanto o clube como o jogador poderão sofrer pesadas multas.



Renato Neto já foi chamado diversas vezes por Paulo Bento à equipa principal e até já se estreou na Liga Sagres, frente ao Nacional, na última jornada do campeonato da última temporada.



O Campo Grande decidiu avançar com este processo devido à decisão da FIFA relativamente ao caso que envolveu o Lens e o Chelsea, onde o clube inglês ficou impedido de inscrever jogadores nos próximos dois anos, devido à contratação de Kakuta, antigo jogador da formação francesa


CORRUPTOS!!!!!!!!!!

Mitico disse...

"aliciamento"????????????????

O sporting????????????????????

Mitico disse...

uiiiiiiiiiiiiiii

Nao pode ser!?!!!!!!

Mitico disse...

Nao me acredito!?!!!!!

jjmo disse...

rapazes, estais a exagerar como sempre... nao era exactamente uma pistola o que o Góis Mota tocava...

http://www.youtube.com/watch?v=3Xj4W2TGQPI

El Pirata disse...

Poderia agora exigir que se retratassem caso contrário nao voltaria a escrever no blog mas nao vou dou esse prazer :)

Cumprem hoje 5 anos de blog Tribunal e tenho o orgulho de ser a voz discordante e dissidente deste antro de portistas alucinados e dementes. Cabeçudos e jjmo, acreditem, ha pior que voces, e eu já os aturei! Por isso continuai a fazer barulho que eu continuarei a postar alegremente, quanto mais vos irritar mais feliz andarei.


Autor, agora para ti porque já te conheço pessoalmente e nao fiquei com a ideia que sejas assim tão cabeça dura. O video é a unica imagem do penalty que vi até ao momento. Se ha outros angulos do lance agradeço que mos mostrem, pode ser que mude de ideia, mas do ângulo que vejo há um tropeçao de Pereira nas proprias pernas! Isso é inquestionável! Agora houve motivos para tal ter sucedido ou foi aldrabice do uruguaio? Esta é que á questao, tenho todo o direito a duvidar com a imagem que vejo. E que vejo eu? Ou melhor, o que nao vejo? Olha, para começar o jogador do leixoes nao usa a cabeça, nem braços, nem tronco para provocar o tropeção. Estamos todos de acordo? Mesmo os dementes? Sim, nao tenho duvidas. Entao só se o jogadr do leixoes usou as pernas ou os pés. Deixem-me reduzir o numero de membros mencionados (4) para apenas 2: a perna ou o pé!

Agora, como diria o Biff Turner no memorável Regresso ao Futuro: Think McFly, Think!

Ha no video em questao algum movimento de contacto do defesa leixonense nas pernas do Pereira, que provocariam uma rasteira que causaria que o uruguaio tropeçasse nas proprias pernas?

Voces dizem que sim, eu digo que nao. Para que eu diga que sim quero que me mostrem uma imagem, de outro angulo, onde fique provado esse contacto! Até lá ide chatear o presidente da vossa Junta de Freguesia, aliás pela opiniao pouco seria de alguns que tenho lido até é provavel que tenhamos por aqui candidatos a presidentes da Junta!

El Pirata disse...

Meus caros colegas de blog, a 4ª lição, a do penalty, é a unica que está aberta a discussao! As outras tres,

- Gois Mota
- Belenizaçao de JJ
- Golo Fantasma de 1975

Nao têm discussao, nao merecem discussao nem serão novamente comentadas por mim nem por alguem que se quer sério!

Ler como li que afinal o Sporting ganhou o tal jogo por 3-1 e nao o perdeu por 3-1 apenas porque na tasca de serviço um borrachão acima dos 70 anos se lembra de tal coisa (isto numa altura em que nao haviam tvs em Portugal e o radio nao era qualquer um que o tinha muito menos saberia utiliza-lo!) nao serve como contra-argumento às palavras de uma pessoa como o Drº Ernesto Ferreira da Silva, que coloca o seu nome e honaribilidade em causa se escreve mentiras num jornal publico! Em quem vamos acreditar, numa pessoa seria com posiçao relevante na sociedade ou num qualquer rilhador de couves que nem sabe em que mês do ano estamos?

Jorge Jesus, ele proprio, assume-se como belenenses. Respeito-o por assumir o que é, nao tenho nenhum motivo para duvidar da palavra dele. E nao teria nenhum problema que fosse sportinguista, bem pelo contrário, Paulo Bento é muito provavelmente benfiquista e nao é por causa disso, nunca será por causa disso, que o criticarei! Vocês sois dementes por completo por duvidar do homem! E eu provavelmente tambem devo estar a ficar demente por vos dar troco...


Por fim a entrevista do apanha bolas portista. Mais uma vez uma verdade que se quer enterrada. Nao foi preciso até hoje, passados 34 anos, que o homem falasse para que se soubesse do caso! Ouviram alguem do porto contrariar o caso? É mais conhecido que a Sé de Braga carago! Só alguns ingenuos aqui do blog nunca tinham ouvido falar, prova que sao muito tenrinhos e só sabem coisas dos ultimos 15 anos! Deviam aprender, eu nunca usei o caso como prova de corrupção ou roubalheira, apenas o mencionei porque foi um facto veridico! E, mesmo assim, com toda a verdade bem escarrapachada na vossa frente ainda se saiem com tiradas "ai, foi no jornal do SDporting", "ai, o homem está comprado", "ai o Sporting é que marcou todos os golos com a mao" e outras idiotices do genero!


Mas este é um blog do ensino secundário e somos todos miudos ou quê? factos sao factos, agradem-vos ou nao! Nestas 4 verdades 3 sao factos, nao ha discussao! O penalty posso condescender, se vir outra imagem que prove haver contacto. Fico à espera, com a certeza que nao aparecerá nenhuma imagem porque nao há nenhuma que vos dê aquilo que querem a todo o custo: a image que comprove a "verdade" que a cegueira clubistica vos alimenta. Meus caros essa nao é a verdade, é a demência a contaminar-vos o cerebro.

Anónimo disse...

Podes dizer o que quiseres pirata!
Vai aos registos da Liga portuguesa de futebol e vês que o resultado desse jogo foi a vitória de 3-1 para o sportem. Até sportemguistas obcecados como tu o dizem em blogs verdiblancs!!!

Quanto à honorobilidade e inteliência das pessoas, gostava que não insultasses quem já vê, ouve e percebe de futebol muito antes de tu nasceres.

Porque rilhadores de couves só mesmo esse senhor que se arrepiou a entrar na retrete da capital que um jornaleco arranjou para vender umas centenas de exemplares a totós que usam que polos com camisolas rosa pendurados aos ombros, sapatos de vela e gel no cabelo!

Cambada de corruptos!

Anónimo disse...

Mitico, perco tempo porque ainda acredito que se pode abrir os olhos a quem anda com eles fechados à muito tempo!!!!

É sempre tempo para deixar de ser ingénuo e ver a realidade tal como ela é!

Esclarecido?