Redes Social

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O(Mind)Jogo

Estava eu a lêr o Jornal OJogo e eis que chego a última página, aquela depois da moça jeitosa, e deparo-me com o seguinte texto de opinião no topo da página:

Os "mind games" de Jorge Jesus

Tendem a ser desvalorizados, mas há interessantes "mind games" no futebol português. E o mais actual é protagonizado por Jorge Jesus. Sem perder de vista ter estado umbilicalmente ligado ao passado recente do Braga, de onde saiu em processo algo turbulento, Jorge Jesus, como a esmagadora maioria dos observadores, foi apanhado por uma surpresa: a sua anterior equipa é líder incontroversa do campeonato. Se por acaso lhe passou pela cabeça a hipótese de depois de si restar o caos no Minho, enganou-se.

No "puzzle" da euforia em volta do Benfica de Jorge Jesus, por mérito da assinatura colocada na orientação técnica, táctica e psicológica do treinador, há um elemento imprevisível: o Braga estraga-lhe a "perfeição", isto é, impede o Benfica de ser líder nesta altura.

Simples: Jorge Jesus "usa" o óbvio bom arranque do Braga para tentar intranquilizá-lo e dar uma alfinetada em Domingos Paciência quando, esquecendo-se de que concorreu para a saída rumo à Luz de César Peixoto, já com a época a decorrer, acentua ser ele o autor do projecto do actual plantel minhoto, à excepção de Hugo Viana.

Jorge Jesus tenta matar dois coelhos com uma só cajadada: introduz pressão no emblema que atrapalha nesta altura o seu projecto de liderança e, não vá entender-se o contrário, chama a atenção para os seus putativos méritos no Braga 2009/10. Alguém distraído até pode achar que Jorge Jesus, afinal, é dois-em-um: é primeiro e segundo classificado da Liga Sagres.

Goste-se ou não, é um bom "mind game", que já mereceu resposta antes do Olhanense-Braga desta noite: Domingos Paciência não se fez de parvo e detectou o acto de desestabilização.

O Braga-Benfica verbal segue dentro de momentos…

Fernando Santos

Fiquei parvo com tal texticulo opinativo, até porque dias atrás tinha realmente lido aquilo que ia na mind do messias da luz em duas situações distintas, ora vejamos:

Braga eliminado das competições da UEFA:

«Vocês sabem qual é a intenção. Não tive responsabilidade na preparação do Braga. Não fui eu que marquei o estágio, nem a data de início dos trabalhos. Não tenho nada a ver com a preparação do Braga. Só o presidente do Braga sabe qual foi a sua ideia»

Braga na frente do campeonato com 5jogos e outras tantas vitórias:

«Não me surpreende. Naquele onze só o Viana é que não estava lá no ano passado, todos os jogadores foram escolhidos por mim e já lhes tinha dito que íamos jogar para ser campeões neste ano, eles são testemunhas. O Sp. Braga está a fazer um excelente trabalho, nada disto me surpreende

Denoto aqui uma falta de coerência para quem é o filho de Deus, se assim fosse a 2000 anos atrás hoje nao existiria igreja, provavelmente nem senhora do caravaggio, o que era mau para a selecção Portuguêsa!

Voltando ao inicio, este tipo de textos encomendados em jornais que o povinho português sem mind pensa ser controlado pelo FCPorto faz com que a euforia em torno de uma equipa seja cada vez maior. Este verdadeiro mind game que a comunicação social está a fazer, vai levar as pessoas a nunca pôr em causa decisões arbitrais como a que vimos no fim de semana passado - ”O benfica é o melhor”, “o benfica é o maior”,  “o Pinto da Costa é gatuno” – É este o crocitar de um povo que acredita em tudo o que vê ou que ouve dizer, e existem muitos mesmo que nos anos 60 só ouviam dizer.

10 comentários:

El Pirata disse...

Este tema Braga (jesus) Braga (Domingos) é tão estupido mas tão estupido que realmente tinha de ter dedo do PC ou dos seus lacaios.

Obviamente que o Autor ocultou alguns factos na esperança que ninguem se lembrasse deles. Atençao que nao sou um fervoroso adepto do JJ, tirando as suas famosas calinadas, mas tambem nao ando a nanar e detesto que os portistas digam apenas as metades que lhes convém para criarem os seus "factos".


Ninguem sabe quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha mas todos os tipos que andam atentos sabem na perfeição quem iniciou esta lamechada do Braga (Jesus) e Braga (Domingos): o patético portista que dirige o braga, Salvador de seu nome, com o beneplácito do treinador Paciência!

Recuemos para a 2ª pre eliminatória para a Liga Europa, entre Braga e Elfsborg. Que disseram Salvador e Paciência? Que a culpa da eliminação perante os amadores suecos era do JJ que tinha preparado mal a epoca! Estás recordado Autor ou queres que te arranje um video de outro ângulo? :)

Posto isto, e perante um inicio de campeonato com 5V em 5J (por sinal com arbitragens manhosas em Alvalade e na Madeira, fora o facto de nao merecerem mais que o empate com o FCP, o facto de terem arrumado a Academica somente no ultimo minuto e o facto do arbitro do jogo do Belenenses ter ignorado um penalty pros do restelo que poderia dar o 2-2 a escassos minutos do fim do jogo... ups...15 pontos que facilmente poderiam ser 4 ou 5...) os tipos de Braga decidem calar-se com a teoria da má preparaçao de epoca e toca a vangloriar o trabalho do Paciência!


Ora o JJ, que nao é estupido, fez aquilo que eu teria feito exactamente no lugar dele: ai insultaram-me na pre epoca? Entao agora vou botar discurso sobre a equipa que preparei e quero ver se têm coragem para me contradizer!


E o que é certo é que de Braga nem pio! Pois, ficava-lhes mal, afinal já estavam a arranjar desculpas para um provavel mau inicio de campeonato e uma demissao de treinador e vai-se a ver ou o Paciencia é o novo Mourinho (mas com a obediencia do fiel amigo do Homem) ou entao a tal má preparaçao de epoca afinal nao foi assim tão má...


Oh Autor, tirá lá a camisola portista e dá lá a tua opinião a sério, estou curioso! A preparaçao foi boa, foi má ou o Paciencia é que é um mestre de obras genial que transformou lixo em obra de arte?

OAutor disse...

Pirata, eu tiro a minha camisola do porto quando tu tirares a tua do benfica pelos vistos és daqueles portugueses que apoias tudo o que o figo apoia!!! certo????

OAutor disse...

Mas eu compreendo o teu mau estar em relação ao braga...aliás toda a gente que AMAVA o braga, agora nem liga ao clube!!! Será por estar lá um portista a treinar??????????
Lá está...é a educação do ódio!!!!!

Mouro disse...

Oh Autor.....esse muda la o disco k esse ja esta arranhado.....até o peidoso já mudou de discurso...... a conversa dos coitadinhos pk sao saloios......os da capital sao maus......sao invejosos pk ganhamos....pk xove..pk nao xove.....ve se deixas la esse complexo de parte.....

Kuanto ao braga Autor......vou te fazer a pergunta ao contrario......TU AGORA AMAS TANTO O BRAGA PK???PK ESTÁ LÁ UM PORTISTA..OU SERÁ POR O TEU PRESIDENTE ANDAR POR LA MTS VEZES A POLUIR AKELA BELA CIDADE???

È K NAO VAI HÁ MT TEMPO ATRAS..TU ODIAVAS O BRAGA........DELIRAVAS C AS DERROTAS....LEMBRAS TE????OU TEMOS DE IR AO ARQUIVO PRA RECORDAR MOS ALGUMAS DAS TUAS "DISCUSSOES" COM O INKISIÇAO???

OAutor disse...

Mouro, quem te disse a ti que queria que o braga ganhasse?????????????????????? deves andar enganadinho...agora eu sei de pessoas e sei de um país que de repente ganhou um certo ódio ao braga, não sei porquê!!!!

jjmo disse...

Pirata, nao eras tu aquele que nao falava das arbitragens???

no fim de semana passado com a roubalheira ao olhanense estiveste caladinho como um ratao... quando te interessa... nanananana...

mouro, 5 jornadas, 4 penaltis fantasmas y 2 golos em fora de jogo, curiosamente os penaltis sempre chegaram quando o benfica estava a perder ou estava empatado... agora uma pergunta, a que preço esta a fruta em lisboa???

El Pirata disse...

qual roubalheira jjmo? A da tua imaginaçao? Eu nao comento imaginaçoes, caso contrario nao faria outra coisa na vida!


O que se viu no Sporting vs Olhanense foi um mergulho do Toy perante o pé do Veloso (toda a comunicaçao social assim o declarou!), um penalty do Miguel garcia por assinalar e um penalty mal assinalado contra a Olhanense!

Onde está o beneficio? Claro que, se formos a ser facciosos, entao podes dizer que os 3 lances benenficiaram o Sporting! Claro, até podes dizer que o Sol é que gira à volta da Terra, nesse aspecto sou extremamente tolerante, estou aberto a todo e qualquer tipo de disparate, entao se vem de um portista a minha tolerância é inatíngível! De outra forma como é que aturaria as obras de arte da familia Mitico/Cabeçudo? :)

El Pirata disse...

Autor, eu quero lá saber do Braga! Ou melhor, se no fim do campeonato o titulo for discutido entre Braga e Porto e Benfica entao sou bracarense desde pequenino! E quem diz Braga diz qualquer outra equipa do Portugal dos pequeninos! Mas sou somente eu a pensar assim ou todos os adeptos dos clubes grandes?

Deixemo-nos de tretas, o Braga tem sido beneficiado, tass bem, a errar sou a favor que se erre em beneficio dos bragas, no entanto espero que contra o benfica, dentro de um mês, nao se passe a prejudicar o braga! Isso é que me lixa, o braga fi gamadissimo contra porto e benfica na epoca passada e depois acertavam as contas com o Sporting! Onde está a justiça nesta merda?

El Pirata disse...

Autor, nao és tu que tambem ganhaste um certo odio ao guimaraes? E nao foi pelo facto do benfica andar unha com carne com os maiores da parolândia? Pois, o odio aos bracarenses de alguns talvez tenha a ver com a junçao de parolos de porto e braga, e tanto parolo junto raramente dá bom resultado...

Pedro Silvares disse...

Realmente, este Jesus é muito coerente e nada levado ao colo pela CS portuguesa. ENfim...

Gostaria de propor aos responsáveis deste blog uma parceria afim de troca de links e/ou Texto. Se puderem, respondam para o mail Negociosdofutebol@gmail.com

Cumprimentos