Redes Social

quarta-feira, 30 de março de 2005

VICTOR BAÍA - ESPIRITO DE CAMPEÃO

Um jovem guarda redes conheceu em 1992/93 a consagração como titular do campeão FCP e da selecção nacional. Muito sereno, seguro entre os postos e destemido nas saídas.
Estreou-se na primeira equipa do FCP a 29 de janeiro de 1989, pela mão de artur jorge.
A forma como se impôs supreendeu muitos observadores, que rapidamente se renderam à confiança que transmitia em campo.
Em 1992 quase consegui bater o recorde de imbatibilidade, mas assegurou o recorde nacional: 1169 minutos sem sofrer golos. Esta proeza valeu a Baís o quinto lugar no panoram mundial do sec. XX.
A nivel de conquista é o guarda-redes que mais titulos tem até hoje a nivel internacional e nacional.
Um guarda-redes, hoje, com 35 anos, uma dedicação ao clube, à selecção, uma correctissima postura perante a sociedade e comunicação social.
Será possivel fazer comparação com algum guarda-redes Portugues? Ou comparar a sua personalidade perante a sociedade com algum guarda-redes Portugues?
Pois bem, eu acho que não.
P.S. Não gostei nada do jogo da selecção! Penso que a selecção da eslováquia perdeu 2 pontos....

7 comentários:

El Pirata disse...

Guardo a minha opinião sobre o Baia para mais tarde... vamos falar sobre a selecção nacional...

Portugal conquistou um ponto no terreno de um adversário que comprovou ser o mais sério concorrente directo pelo primeiro lugar do grupo.

Não jogamos bem, é um facto, mas fizemos um jogo sob pressão, devido sobretudo a um pénalti infantil, e mantivemos sempre a Eslováquia sob constante pressão. A acontecer a vitória para um dos lados, essa só poderia sorrir a Portugal e, nem que seja moralmente, só por si é um facto de relevo.

Quanto a prestações individuais. Comecemos pelas certezas. Grande exibição do GR Ricardo, provando que o fantasma Baía é apenas para entreter o povão, e que Quim nem como fantasma lhe faz sombra. Essa de colocarem em dúvida qual o GR que iniciaria o encontro foi o meu momento All-Bran do dia :)

Mais exibições positivas? Que mereça destaque, sem dúvida Postiga. Desde que em Maio de 2003 conquistou a Taça Uefa, Postiga não consegue ter um rendimento aceitável a nível de clubes. No entanto, sob comando do mestre Scolari, Postiga viveu um Euro com muita garra e entrega, e nesta dupla jornada de selecção provou aos mais incrédulos que tem valor desde que sinta ser uma aposta séria e que tenha a confiança do seu treinador. E Postiga respondeu com 2 golos, os mesmos 2 golos que fez em quase duas épocas ao serviço de 2 clubes, Tottenham e FCPorto.

Quanto às exibições desgarridas e desleixadas. A maior sem dúvida por parte de um jogador que a nível de selecção não me convence: Paulo Ferreira. Infantil a forma como comete o pénalti, péssimo a cruzar bolas em situações perigosas para a defesa eslovaca e sem capacidade para segurar o perigo Mintal. Que se passa com este jogador que vacila sempre que veste a camisola das quinas? Um mistério...

Outra desilusão? Deco. Mais um caso de jogador que no FCPorto era o maestro, que no Barcelona tem o jogo a passar pelos seus pés, mas que na selecção não consegue pegar na batuta, que não se assume como líder de uma equipa, que não distribui jogo criando claras situações de golo e que não remata com convicção à baliza. Só tenho uma coisa a dizer: Que saudades tenho eu de Figo e Rui Costa, meu Deus! Ao menos esses não se escondiam das suas responsabilidades, por isso eram tão criticados quando falhavam, porque se via muita bola nos seus pés, porque não se escondiam em campo! Voltem, que quem joga no Milan AC e no Real Madrid tem de ter lugar nesta selecção!

Palavra ainda para Scolari, que errou quanto a mim em apostar em dois jogadores que precisam urgentemente de descanso: Costinha e Maniche. Não sei se a vitória não teria vindo na bagagem se o meio campo fosse composto por um Manuel Fernandes em grande forma e um Hugo Viana cerebral e cheio de moral e confiança. Mas o seleccionador é Scolari e eu tenho confiança nele. Confiança em certos brasileiros que se arrastam em campo é que não tenho lá muita... paciência! Será que ao menos já sabe o hino??!!

Mitico disse...

Boas noites

Sobre Vitor Baia deixo uma pequena poesia:

O Vitor mais um premio recebia
Com todo merito e muita sabedoria
Alcochete fica a tal academia
Onde Ricardo ouvia uma sinfonia

Nao quero falar já do grande Vitor e espero ansiosamente pelo comentário do meu amigo Antonio Ramos uma vez que sei de fonte segura qual é a opiniao dele :))))

Quanto ao jogo da selecção...tal como o prometido aqui fica a minha opiniao:





Abraço a todos :)

ps: ainda me estou a rir do comentário contra a minha pessoa de "eu nao amar o FC PORTO" :p :)))

Picareto disse...

E para todos aqueles que dizem que o BAÍA é gay....O VITOR BAIA ANDA A PAPAR A MERCHE ROMERO!!!e a mim ela parece-me uma mulher...e que mulher...:) !

Ramos disse...

O antonio ramos comenta o post. n fujas ao post....

El Pirata disse...

Antonio Ramos, Antonio Ramos...

Eu até tenho pena desse Antonio Ramos, sempre a ser perseguido, e apenas por dizer verdades.

Digo mais, o Antonio Ramos é o Humberto Delgado do blog, sempre contra as injustiças aqui praticadas...

Agora não marquem o jantar do blog para "Malos Pasos", em Villanueva del Fresno, Espanha...


PS:

eu comentarei o post do Baia em devida altura :)


PS2:

para os interessados... eu não conheço nenhuma brasileira de bragança :)

El Pirata disse...

Desde que comecei a ver futebol a sério, por volta de 1989, que considero, sem ponta de dúvida, que Vitor Baia é o melhor guarda redes português que tive o prazer de ver jogar.

Nestes últimos 16 anos Baia provou a toda a gente que merece figurar na galeria dos melhores Keepers da história do futebol português, embora não possa catalogá-lo como o melhor, porque não vi monstros sagrados das balizas como Vitor Damas (para muitos o melhor), Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho, Bento, Barrigana jogar. Pura e simplesmente por isso. Mas não tenho problema em colocar Baia no galarim onde se encontram esses fantásticos guarda-redes.

Mas não são só elogios. Tenho também alguns críticas a apontar. E algumas delas não a ele mas aos facciosos/terroristas que "o apoiam"...

Para mim Baía não foi em qualquer período o melhor guarda redes do Mundo. E passo a explicar porquê.

Em primeiro lugar um guarda redes não se mede pelos titulos. Até porque na maior parte dos casos o GR não tem grande mérito nas conquistas. Limita-se a lá estar. Exemplos? Cá vão: o Milan de Sachi nunca se preocupou em ter um GR de nível mundial, a preocupação numero 1 era ter uma defesa inultrapassável e um meio campo de betão. Uma equipa assim blindada não necessitaria de um malabarista na baliza. Até porque não há salvadores da pátria. Querem mais um exemplo? Cá vai: Michel Preud'Homme. Um dos melhores GR que vi actuar em Portugal "engolia" por epoca para cima de 40 golos, só no campeonato... a culpa era dele??? Não, ele ainda evitava pelo menos mais de duas duzias certos...

Não me fico por aqui. Quem não se recorda da equipa dream team do Barcelona? Pois é, Cruiff não era adepto de grandes guarda redes, o seu preferido até era Busquets, por sinal seu genro, e um enorme fifias! mas o Barça de 1991-1994 foi das melhores equipas que vi jogar! Meus amigos, acabem lá com a teoria que os titulos de Baia lhe dão grande estatuto, que se formos por aí teríamos de considerar que um qualquer Saudita cujo nome é impronunciável seria dos melhores do MUndo só porque leva 200 internacionalizações, ou que o Hossam Hassam do Egipto só porque marcou mais golos pela selecção que Pelé pelo Brasil merece grande destaque...


Calma que ainda não acabei :)


Vitor Baia, até 1996 vivia sob o mito que era o melhor do Mundo, só porque no corrupto campeonato português dos Martins ds Santos, Carlos Calheiros e companhia limitada sofria por epoca menos de 17 golos...

Para mim os melhores do mundo são coroados jogando ao lado e contra os melhores do mundo. E não num qualquer campeonato de uma Superliga inferior. Em 1996 Baia partia para Barcelona, onde Figo já reinava, e foi o que toda a gente viu: mais de 50 golos sofridos na primeira epoca, sem lesões! E um vexame na Taça do Rei, frente ao Atletico de Madrid, que chega a estar a ganhar em Camp Nou por 3-0 por fifias do Baia. valeram os galácticos Ronaldo e Figo para virarem o jogo para 5-3. E para ver a imagem de Baia em lagrimas, constatando que afinal, os "amigos" que tanto lhe diziam que era o melhor, o maior, estavam a engana-lo! Vitor Baia, que no campeonato português defendia tudo que lhe aparecia pela frente, quantas vezes isolados, não sustinha os remates dos delanteros espanhois que lhe apareciam pela frente. Que não tremiam perante a lenda ficxticia criada em Portugal! Baia desceu à terra!

Mais recordações? O fantástico boné que Karel Poborski lhe pregou em pleno Euro96, que nos custou a eliminação! Que fazia Baia fora da pequena area? Que fazia Baia a olhar para o ceu? Questões sem resposta, quase uma década depois...

Não pretendo com este post anunciar todos os erros do GR, até porque foram muitos, como o jogo de pés que custou à selecção e aos clubes onde jogou várias pontos, mas são a prova que era vulnerável, como qualquer outro. Não o torna menor, mas faz com que deixe o pedestal onde alguns o querem colocar.

para mi, nestes 16 anos de futebol que sigo com atenção e que coincidem com a estadia de Baia nos holofotes, considero os seguintes GR mais completos e melhors que Baia, apesar de não terem a quantidade de supertaças Candido de Oliveira como Baia... cá fica a lista, por ordem aleatória,

- Peter Schmeichel
- Michel Preud'Homme
- Oliver Kahn
- Angelo Peruzzi
- Gianluigi Buffon
- Iker Casillas


Vitor Baia, um dos melhores da sua geração, sem duvida. Mas não o melhor mundial da sua geração.

El Pirata disse...

A memória falhou-me mas tenho mais uns quantos GR de categoria mundial:

- Walter Zenga
- Thomas Ravelli
- Rinat Dassaev
- Gianluca Pagliuca
- Andoni Zubizarreta

E mais não faltariam, mas estes para mim foram os melhores. Que saudades de ver a loucura de Ravelli, a postura de Dassaev, a resmunguice de Schmeichel, a frieza de Kahn, a espectularidade de Pred'Homme.