Redes Social

sexta-feira, 11 de março de 2005

JORNADA (EUROPEIA)

Eis que chegamos a mais uma jornada na nossa superliga, nivelada por baixo, na ressca de uma jornada europeia.

Começo pela jornada europeia. Na liga dos campeões assistiu-se ao desaparecimento das equipas espanholas nesta fase da competição o que é uma novidade nos últimos anos. Podemos também verificar que sem grandes surpresas acabaram por se apurar as equipas mais fortes. Deixo aqui uma nota para que se possa apreciar a grandeza da nossa superliga comparada com as outras.

O arsenal, apontado o ano passado e este ano como um dos candidatos à vitória final na liga dos cmpeões apenas e só pelo nome que tem, pois se virmos o currículo europeu desta equipa, acho que ninguem tem dúvidas que quase não existe. Comparando agora com o campeão em título que já venceu a taça dos campeões e a liga, já venceu a taça Uefa, já esteve na final da taça das taças entre outras participações em que conseguiu presenças em meias finais, podemos concluir que como o FCP não era apontado à vitória final tal situação só se pode ficar a dever ao nosso campeonato.

Enfim, tal como no resto, apesar de termos mostrado poder competir futebolisticamente, somos uma país simpático com gente simpática.

A nível de taça Uefa o Sporting conseguiu uma vitória ontem frente a um clube com bons jogadores, embora muitos já em fim de carreira, mas sem grandes tradições na europa. Ou seja, um clube semelhante ao Sporting na Europa. O mais impressionante foi verificar que o SCP sem produzir muito futebol conseguiu vencer uma equipa - que pelo que vi é mesmo muito fraca - por um resultado (em que a mesma poderá aspirar a alguma coisa) que por culpa própria não foi mais robusto. Por culpa própria não, por culpa do grande ricardo. Como os ingleses pensam que esse aviário só defende sem luvas, com certeza não vão estranhar mais essa ave que lhe escapou das mãos, mas nós, que sabemos a verdade (com ou sem luvas =0) poderemos novamente questionar o que é que esse aviário fez para ser o maior aqui em Portugal. Enfim, outro mistérios para os jornais. Salva-se a vitória que dá alguns pontos para o ranking e que vai dando para alimentar alguns egos lá para um dos lados da segunda circular.

Em relaçã à jornada que aí vem, é melhor só tecer comentários no final da mesma pois o futebol em oprtugal anda muito incarecteristico.

Bom fim de semana

7 comentários:

El Pirata disse...

Não posso deixar de sorrir perante as palavras do Ivo Sá. É engraçado como a cor clubistica provoca no ser humano diferente tipo de análise, consoante estamos na presença do que admiramos ou do que simplesmente desprezamos.

Não é nada pessoal o que estou a dizer. Até posso pegar no que eu pensei durante a campanha europeia de 2002/03 do Porto, que culminou como bem se sabe na conquista da taça uefa. Vamos analisar os monstros sagrados que o Porto derrotou...

As duas primeiras eliminatórias foram como tirar um doce a uma criança... demasiado fáceis para serem aqui recordadas. Avancemos para a eliminatória com o Lens. Na altura o Lens estava a fazer uma grande temporada e vem jogar ás Antas de peito aberto. Primeiro erro. Segundo erro consistiu em 2 enormes frangos do GR Warmuz e um meio frango. Resultado? 3-0 e eliminatória feita, sem grande esforço!

Avancemos. Denilizsport. Nome tão complicado como Genclerbirligi. Nas Antas, com 0-0 ao intervalo, assiste-se a uma anormal segunda parte, em que cada remate é golo... ao estilo Sporting vs Boavista... resultado? 6-1. Eliminatória ganha.

Passo seguinte, uma besta negra dos dragões. Panathinaikos. Em casa o Porto joga mal e perde sobretudo devido a muito receio de si próprio do que do valor real dos gregos, que têm em Olisadebe o único com hipoteses de brilhar.

Como passa o Porto a eliminatória? Porque tinha no banco um homem que se chama Mourinho e não COuceiro ou Peseiro! A resposta dele aos gregos a dizer que a eliminatória estava no intervalo e que ia lá ganhar o jogo foi o que a equipa precisava ouvir. Mas é preciso recordar que na Grécia o Porto empata a eliminatória no primeiro remate que faz, o Panathinaikos tem um penalti que ficou por assinalar a seu favor e já em prolongamento Derlei faz o segundo devido a monumental falha de um defesa grego, Seitaridis de seu nome...

Meias finais? Exacto! Contra uma Lazio recheada de craques e endinheirados, já em final de carreira (boa escolha de palavras pelo Ivo, os meus parabens). O que se viu foi a final antecipada da prova. A Lazio marca no primeiro remate e, se há arrogância ou não dos italianos devido à facilidade conseguida, o que se assistiu foi a um grande jogo do Porto e de Postiga, sinal que os jogadores estavam mentalmente preparados para ganhar! E isso é merito total do treinador.

Quanto à final o Porto era o grande favorito. O seu maior adversário era o enorme calor. E isso era algo a que os escoceses não estavam habituados. Mas entre talento portista e grande entrega e luta escocesa o jogo vai para prolongamento. E, o engraçado foi ver os escoceses, com menos um, a cair em cima do Porto cansado, e verificar que o jogo se decide por uma perda de bola do guarda redes que Derlei aproveitou e bem.


Aqui fica o resumo da conquista do Porto pelos olhos de um sportinguista. Não foi a Odisseia de Homero não senhor. Não apanharam nenhum bicho papão e em certas eliminatórias a sorte protegeu o coiro do Mourinho (mas que novidade...)

Tudo isto para quê? Para mostrar ao Ivo e restante comitiva que o Middlesbrough pode não ser nenhuma equipa fora de série mas não é inferior ás equipas atrás mencionadas. E recordar ainda que em casa os ingleses só tinham perdido com Chelsea e ManUnited.

O Sporting fez uma partida de categoria e só lamento a equipa ser treinada por uma fotocopia mal tirada de Mourinho, caso contrário a taça uefa já cá cantava! Mas como diz o Gil... EU ACREDITO

El Pirata disse...

Uma nota em relação ao Arsenal. A equipa, lá porque foi eliminada, não deixa de ser uma das melhores do velho continente, como não deixa de ter alguns dos mais fantásticos jogadores (Thierry Henry é uma obra prima de qualidade técnica, fabuloso jogador) e um treinador de grande qualidade.

Tudo isto somado faz do Arsenal sempre um candidato em qualquer prova que entre, seja liga dos campeões seja campeonato de sueca.

O curriculo europeu não impressiona? Se o curriculo europeu jogasse, o Benfica estaria a caminho dos quartos de final e o chelsea não passava dos grupos. O curriculo conta como apresentação de uma equipa, dentro de campo mandam os jogadores e treinadores. Se Abramovich decidisse gastar o seu dinheiro sujo no Gil Vicente, em 3/4 epocas viamos o clube a disputar os quartos de final da Liga dos Campeões, e sem curriculo.

O caso do Arsenal é um caso que a mim, pessoalmente, me dá uma certa pena, porque uma equipa que pratica futebol de qualidade deveria conseguir algo mais que o respeito e admiração dos adeptos. Mas é assim o futebol, só existe um troféu e candidatos havia em Agosto pelo menos uma dezena. Fora as surpresas como Porto e Monaco, representados este ano pelo PSV

O curriculo do Porto é sem duvida interessante, mas por essa logica o curriculo das equipas hungaras e austriacas também é de grande qualidade... e já nem vou falar das equipas da ex RDA que jogam actualmente nas divisões secundárias da Alemanha. Alias, pelo que me consta o Ivo até se encontra na Alemanha de momento, ser-lhe-á facil verificar que equipas como o Carl Zeist Jena, o Magdeburgo, o Dinamo de Dresden já fizeram brilharetes europeus. Mas de momento é como se estivessem extintas. E o grande Steua de Bucareste? Os curriculos são e serão eternos, mas o que conta é a actualidade. E na actualidade foi uma enorme surpresa o Porto ser campeão europeu bem como o Arsenal não conseguir ir mais longe nas competições europeias.

El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ramos disse...

o Antonio Ramos, podias era comentar a actuação do internacioanl português, Ricardo