Redes Social

segunda-feira, 21 de março de 2005

O que Aconteceu?!

Como acabar com um campeonato descrito como competitivo e que duraria até à ultima jornada?
Esta é a pergunta que andaria na boca dos adeptos e que cada um desejaria encontrar a solução para o seu clube. Pelos vistos a solução era bem simples: manter a irregularidade de conjunto, denominado X, em que X tem o valor 17, e permitir ao conjunto denominado (X-16) a acumulação de uma série de resultados vitoriosos, conquistados com a acção de diversos factores. Pois foi assim que o X-16, também conhecido por Benfica, conseguiu ficar com o título nas mãos, sem saber muito bem como tal sucedeu.

Vamos por partes. Excluindo Sporting e Porto para uma análise posterior, todas as outras equipas dispõem de 8 jornadas até ao fim. E Boavista e Braga passaram a deter um atraso para a liderança de 6 pontos. Para equipas de nível médio como estas, esta distância é seguramente irremediável, não sendo credível que o titulo passe por Braga ou Bessa. E não digo Braga e Porto porque a cidade do Porto, pelo menos até ao fim do dia de hoje, tem ainda um candidato ao título.

Vamos então para o grande clássico desta noite. Ao contrário do que diz (será que assim pensa?) Couceiro, o derby é irremediável para as duas equipas. Porque, se em caso de derrota do Sporting, este fica automaticamente de fora da luta pelo titulo, o mesmo rotulo se poderá colocar ao ainda bi campeão, quanto mais não seja pelo facto de perder o estatuto de imbatível fora do seu recinto, e pelo facto dessa derrota culminar um ciclo de 3 jogos verdadeiramente arrasadores. Que moral sobrará ao Porto, mesmo que fique com os mesmo 6 pontos de atraso que o Sporting? Aliás, é minha convicção que o único real candidato a desafiar o Benfica é o Porto, e esse candidato manter-se-á apenas se vencer hoje em Alvalade. Portanto, o mister Couceiro em vez de sacudir a água do capote com grande habilidade, tem de ter plena consciência que qualquer resultado inferior a uma vitória em Alvalade equivale a uma clara derrota na luta pelo título! Essa é que é a grande verdade, por muita areia que se atire para uns habituados adeptos portistas a apanhar com a dita areia pelos olhos dentro!

Quanto ao Sporting, a realidade acaba por ser cruel. Tem 50% do seu meio campo ausente, sendo que Rochemback representa a força motriz da máquina leonina. Vejamos como se aguentará a equipa sem a sua presença, se a mesma se confirmar. E a recepção ao Porto bem como a deslocação próxima ao Bessa representa o último sopro de esperança nesta triste Superliga. Não apresento falta de esperança, mas também não alinho em falsas esperanças. A realidade é que a equipa aposta claramente na Taça Uefa e isso custou seguramente uma liderança isolada na Superliga. Peseiro não soube gerir o plantel e Dias da Cunha mostra total incapacidade para liderar um clube com aspirações. É inconcebível que tenha cedido Lourenço e Paulo Sérgio, dois jovens valores da Academia, por troca com Pinilla e Motta, seguramente bem mais caros e praticamente improdutivos, que tenha cedido Tinga e Danny quando o plantel tem claras falhas para poder competir em mais que uma competição e por último, é inadmissível que tenha permitido o Benfica contratar o Nuno Assis sem ter exercido o direito de preferência! Bastava ter aguardado mais uma semana até fim do período de transferências… não exerceria o direito de preferência mas Nuno Assis só seguiria para o Benfica em Julho! E nota-se que a presença de Assis no Benfica tem sido um factor determinante no crescimento da equipa. E, na minha opinião, Dias da Cunha tem ainda um outro erro danoso para o clube: a permanência do incompetente Peseiro à frente do clube. Com ele, o clube arrisca-se a perder a Superliga mais fácil dos últimos 70 anos bem como a hipótese de conquistar um troféu europeu. Eu acredito na equipa. Eu não acredito no treinador!

Quanto ao jogo de logo à noite, espero que seja bem disputado, sem casos, e sem empate! A vitória tem de cair para um dos lados, de preferência para o que de facto faça por a merecer. Sem hipocrisias! Que o melhor em campo mantenha a chama do titulo acesa. E que o derrotado saiba ser digno.

PS:

Por falar em dignidade, não posso deixar passar em claro as afirmações de Pinto da Costa. Este homem, que é presidente de um clube de futebol há mais de 20 anos, anda no dirigismo há mais de 30 anos, é seguramente o último a poder falar de árbitros, arbitragens e favorecimentos. Estamos todos de acordo quanto a isto de certeza. Este homem que viu o seu Porto ganhar muitas competições com mérito mas muitas outras com muita ladroagem, não tem moral nem dignidade para vir dizer que o Benfica tem sido levado ao colo! O Benfica este ano tem sido uma equipa que tem retirado mais proveitos dos erros de arbitragem, sem duvida, mas o senhor presidente não pode andar a falar em penaltis como o de karadas frente ao Beira-mar quando teve um escandalosamente não assinalado ao Lourenço, do Belenenses, há pouco mais de 3 semanas. Com certeza não vai afirmar que não foi penalti pois não? Já o disse e volto a afirmar: se uma equipa medíocre como o Benfica chegar ao título, a responsabilidade será única e exclusiva do Sporting e, principalmente do Porto, que é bicampeão, campeão europeu e que teve uma mina de ouro para renovar o seu plantel, já de si bastante rico! Culpar os árbitros é de uma baixeza e de uma falta de categoria fenomenal! A culpa tem nomes: Dias da Cunha, Peseiro, Couceiro, Fernandez, o Toppo Giggio do Del Neri, mas sobretudo Pinto da Costa! Que na sua ânsia de querer provar que conseguiria vencer tudo sem Mourinho desfez o que o arrogante treinador conseguiu. Mourinho não construiu apenas uma grande equipa, não conquistou apenas grandes títulos, Mourinho conseguiu ainda enriquecer o Porto para além do imaginário! E o ingrato presidente desfez tudo por loucura! Só um louco se comporta assim. Só um louco arranja desculpas esfarrapadas para a sua própria demência.


PS2:

Para finalizar queria só que me esclarecessem se Veríssimo ainda tem contrato com o Benfica. Porque os emprestados do Sporting, Silva, Paulo Sérgio, Nuno Santos e Edgar Marcelino, entre outros, esfarrapam-se em campo para impedir o Sporting de atingir a vitória. Mas Veríssimo conseguiu oferecer o triunfo ao Benfica num dos campos mais complicados desta superliga. E não creio que se possa falar de azar! Ter uma bola dominada, cedê-la ao adversário e agarra-lo é mais escandaloso que o penalti assinalado pelo arbitro do Benfica vs Beira-mar.

Fala-se muito de árbitros e arbitragens mas atenção às amizades entre clubes. V. Setúbal e Marítimo impediram o Sporting de conquistar esta época 11 pontos em 12 possiveis. Façam as contas relativamente aos pontos conquistados por essas equipas a Benfica e Porto. E depois vejam bem as cedências por empréstimos de jogadores a esses clubes durante a pré-temporada. Cheira-me que Setúbal e Marítimo vão ser porto de abrigo a alguns excedentários dos dragões e águias. Esta promiscuidade tem também de ser bem observada pelos inspectores judiciários.

Sem comentários: