Redes Social

segunda-feira, 14 de março de 2005

Trapattoni, a velha raposa

Falta ainda jogar o outsider Boavista, mas tudo leva a crer que Sócrates deve ter começado e pensar para os seus botões:

“Maravilha, o Benfica caminha para o título e o País vai sair da crise onde se encontra mergulhado, sensivelmente desde 94, altura do último título vermelho… isto de ter 6 milhões em sub-rendimento pode prejudicar a economia”

Pois é, o País despertou hoje com sol, temperaturas amenas e um sorriso de orelha a orelha. E não é para menos. No pior campeonato alguma vez disputado, onde o facto dos telefones das sedes dos clubes estarem sub escuta da PJ terá o seu factor X em tal desiderato, o Benfica prepara-se para, com 7 anos em avanço relativamente aos desejos da minoria azul-esverdeada, conquistar o título.

Os jogos deste fim-de-semana, dos 3 grandes, seriam à partida meras formalidades a cumprir. Pegando no caso do Sporting. Depois do jogo europeu, e em vésperas de novo confronto europeu e de receber FCPorto e visitar o Bessa, nada como petiscar um Penafiel tenrinho, sobretudo extramuros. Tal situação passou igualmente pela cabeça dos portistas em relação a Nacional da Madeira, uma das piores equipas a jogar fora do seu recinto. O Benfica, recebendo o Gil Vicente em queda classificativa, teria igualmente um adversário pouco incomodativo.

Se as permissas acima descritas são verdadeiras, o que pode ter falhado tão drasticamente para ter provocado tamanho descalabro? Isso será o tópico semanal deste e de muitos outros blogs e fóruns. Para mim parece-me cada vez mais nítido que o problema reside na cabeça de quem preside e decide os destinos dos clubes. No caso do Porto Pinto da Costa, no caso do Sporting não estarei tão certo, talvez Dias da Cunha mais uns quantos. Os 2 presidentes resolveram, erradamente, procurar o segredo que todos os alquimistas sempre desejaram: o toque de Midas. O toque que permite transformar tudo em ouro. No caso do futebol esse toque tem um nome específico: o toque Mourinho.

Como o original Mourinho abalou para longe, tanto Pinto da Costa como Dias da Cunha resolveram apostar em algo que se assemelhasse. Alguém bem vestido, com discurso agressivo e que não prometesse títulos mas sim desse como garantido a conquista dos mesmos, alguém com diploma, alguém com ar jovial e que, de preferência, não tivesse carreira. Algo como Peseiro e Couceiro, 2 jovens treinadores que, há apenas 5 anos atrás, teriam tantas possibilidades de treinar Sporting e Porto como eu tenho de acertar no euro milhões. Os tempos mudaram e actualmente existe em Portugal uma febre Mourinho, e o caso mais flagrante ainda consegue ser Luís Campos. Foi pena José Veiga e LFV não terem apostado nele… quem esfregaria as mão de contente seria certamente Jaime Pacheco :)

Já tinha afirmado no fim do ano passado que este ano venceria o menos fraco e, mais importante ainda, os que perdessem, antes de se queixarem das arbitragens, teriam de se queixar de si próprios. E agora tenho plena convicção que estava correcto. Como sportinguista deixo de acreditar oficialmente que o Sporting, liderado pelo Peseiro, seja capaz de conquistar seja o que for e, neste momento, ganhe Porto (a escola de samba é um erro histórico quer queiram ou não…), Benfica ou Boavista (o Braga anda ali só a enganar…), não me resta alternativa que não seja admitir que os campeonatos são ganhos com pontos e não com fogachos exibicionais. O Sporting tratou este campeonato como se uma prova de ginástica se tratasse, com preocupação única pelo sentido estético dos movimentos mais difíceis. E esqueceu-se que por muita cambalhota que se dê, um trambolhão no meio do chão arrasa qualquer habilidade. Nota insuficiente para o espírito competitivo e nota zero para o treinador. O pior que pode acontecer a um adepto é ter a noção que tudo se perde, não por falta de talento, mas por falta de trabalho.

E este desabafo leva-me para o Porto. Os planteis de Porto e Sporting são do melhor que existe em Portugal. É evidente. E ainda para mais são os que dispõem das melhores condições de trabalho, com os seus centros de estágio. E os que têm mais adeptos a acreditarem e a apoiarem. A pergunta que aqui deixo é a seguinte: Porque razão o Benfica foi enxovalhado por um Anderlecht sem expressão na liga dos campeões, por um Estugarda a meio gás e por um CSKA em pré temporada, mas que consegue liderar a Superliga, e por sua vez, o Porto mantem todas as esperanças de passar aos quartos de final da LC e o Sporting à mesma fase da taça Uefa, mas no campeonato fazem exibições miseráveis? E não me respondam com arbitragens, porque nem Porto e Sporting têm sido assim tão prejudicados, nem o Benfica tão beneficiado. Onde reside o problema para tal discrepância?

Para mim o problema está nos treinadores. Sempre admirei as pessoas mais velhas e com valor. Mesmo que o mérito delas tenha mais de 2 décadas. Trapattoni pode estar desactualizado, mas parvo é coisa que ele não é. Apesar de não conhecer a realidade portuguesa, apesar de ter visto negada a entrada de qualquer contratação por ele idealizada na pré temporada, apesar de ver lenços brancos desde finais de Agosto, o italiano sabe muito bem a quantas anda e o que pretende. Podem-me dizer que se Porto ou Sporting estivessem a jogar com consistência o Trapattoni já estava a 10 pontos. Verdade, mas ele tem um plantel bastante limitado e não tem culpa dos erros alheios. O que eu sei é que o Benfica treinado por Peseiro ou Couceiro estaria no meio da tabela. Este Benfica, ainda para mais com constantes lesões de Miguel e Luisão e Nuno Gomes, com um meio campo limitado a Manuel Fernandes e Petit, com a criatividade atacante apenas entregue a Simão, é uma invenção de Trapattoni. E o mais interessante no meio disto tudo é verificar que o italiano está desde início a apostar apenas e só num cavalo, a Superliga. Competições europeias? Só por milagre terá pensado e bem a raposa velha. Taça? A taça é boa mas é para calar a boca a adeptos esfomeados. Se se mantém na taça é mais por vontade de Bruno Paixão e companhia que vontade férrea de Trappa, que preferiria ver a sua equipa, de não mais de 14 elementos válidos, jogar apenas semanalmente. Se formos correctos, Trapattoni foi realista e está a cumprir o mais importante, a conquista do título. Só os mais doentes e fanáticos benfiquistas não entendem isso. Mas serão esses mesmos que andaram com ele ao colo.

Uma palavra final para Hugo.

Foi contratado há uns 5 anos ao Sampdoria.
Comecou não amado.
Passou para mal amado.
Partiu uma perna.
Passou para bem amado devido à perna.
Voltou a mal amado.
Novamente a bem amado após a constatação que Polga de campeão mundial só tem é a medalha
Nos últimos 15 dias volta novamente a mal amado

Hugo, meu amigo de pouco capilaridade, só resta uma solução: parte novamente uma perna! Mas de preferência em 2 ou 3 sitios.

8 comentários:

El Pirata disse...

Dá ideia que o blog se vai unir contra o benfica, mas tenho que concordar com o Ivo. Tinha comentado este fim de semana esse mesmo facto, dos 6 jogadores do Nacional que iniciaram a partida frente ao benfica e em risco de perderem o encontro das Antas, nenhum foi amarelado. E mesmo ontem o jornal Record vinha com uma "recomendação" ao Manuel Fernandes, para jogar apenas à bola e deixar-se de entradas maldosas...

Se a ele juntarmos o Petit que, em minha opinião, já merece sumarissimos ha meia duzia de anos, temos de facto o caldo composto. Mas a minha revolta perante a exibição do Sporting e treinador ainda está muito fresca na memória para me permitir apontar outros culpados. Até digo mais: se o Sporting fosse bi campeão nacional e campeão europeu, como é o caso do FCP, eu como adepto estaria neste momento virado unica e exclusivamente contra os meus jogadores e contra aquele Pesudo que comanda o paquete de luxo como se fosse comandante de uma qualquer traineira.

Mas isso não invalida o facto de os erros, por mais ou menos humanos que sejam, ter até à data, beneficiado mais o Benfica que qualquer outra equipa. E espero não os ouvir dizer que ganharam contra tudo e contra todos... se há coisa que condeno é a falta de gratidão e o benfica bem merece pagar umas jantaradas a uns quantos sócios de apito na boca, como diz o Mitico :)

Só mais uma indignação quanto a Peseiro: o homem está fartinho de saber que Rogério não rende a trinco, e mesmo com 0-0 ao intervalo resolve tirar o Moutinho para lá colocar o Rogerio... só de pensar que o filho de Saddam, o Usai, chicoteava os jogadores e treinadores... é o que está a precisar o Zeca Peseiro...


PS:

Espero que não apareça aqui ninguém de Marco de Canaveses. Mas eu acabei de ler que afinal não é só o Avelino que se porta mal lá na terra dos pontapeadores de banco de 4ºs arbitros... então não é que ontem quase comiam o arbitro e fiscal de linha? E o presidente do Marco até queria tirar os jogadores de campo, devido ao que parece um golo mal assinalado ao Amadora. E no fim acusa deliberadamente o fiscal de estar comprado, com todas as letras! Meus amigos marcoenses, eu até desejo que subam de divisão, e por um só motivo: estes espectáculos que vocês dão têm de ser televisionados e de preferência em directo. A malta precisa de rir!

El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...

Bem, lá vou eu começar a bater no ceguinho :)

Acabo de ouvir, em pleno noticiário, as palavras de Couceiro. Já a respirar os ares de Milão, nada saudaveis, o treinador do Porto do primeiro semestre de 2005 (alguem acredita que será mais do que isso?...) volta a comportar-se como Mourinho. Diz ele que amanhã vai ganhar e passar a eliminatória.

É grave? Não. Mas é colocar a fasquia bem lá em cima. É colocar a fasquia num patamar que, em cerca de uma dezena de jogos sob o seu comando, o Porto ainda não demostrou capacidade de alcançar. Ninguém tem duvidas que a derrocada frente ao Nacional foi apenas e só um enorme azar e que aqueles números tão cedo não se irão repetir, seja em que competição for. O que está em causa é a qualidade exibicional do Porto. E isso vem de muito atrás do jogo de sexta passada. Não vi grande esquema táctico na 1ª mão da eliminatória frente ao Inter. E se o Porto derrota o Penafiel não foi por artes mágicas vindas do banco mas sim devido a alguma felicidade e entrega dos jogadores.

Fica bem ao Couceiro garantir a vitória já amanhã. Mas Couceiro tem de ter cuidado: não está à frente de um partido politico! Na politica pode-se prometer á vontade que depois da vitória já ninguém se lembra. No futebol as promessas são cobradas. Pelos seus adeptos e pelos observadores rivais, como é o meu caso. E eu estarei aqui amanhã para cobrar essa vitória, de alguém que dá ideia ficar tolhido mentalmente sempre que lhe põem um microfone e uma câmara de TV à frente...

André Kaustico disse...

Muito se tem falado em apito avermelhado nesta epoca,e é por algumas razões.O FC Porto tem jogado muito mal e tem jogadores com categoria para fazer muito melhor,é uma verdade,mas assistindo aos jogos no estádio do Dragão pude constatar que,na maior parte dos jogos se verifica aquilo que o nosso carissimo Ivo referiu.É constante o corte de corrente do jogo que o FC Porto normalmente tenta impor,pois também anda normalmente sempre atrás do resultado.Não é só deste ano,mas estamos numa altura de grande carregamento ao colo da equipa lampiã.Algo que vejo repetido praticamente todos os anos,mas graças aos maus resultados dos mais directos adversarios a coisa está a dar frutos a nivel classificativo.

Couceiro.O FC Porto precisa de um discurso ganhador,e o discurso de couceiro é igual ao de mourinho e o ao de peseiro simplesmente devido ao facto de,caso não se lembrem,estes 3 treinadores tiveram uma formação conjunta,e penso que qualquer um sabe que do curso tem que fazer parte a postura para com os jogadores e o publico/imprensa.Penso que o Mourinho é o que sabe melhor gerir essa postura,mas também o homem é um artistana arte de sabwer treinar.Para quem viu o Portugal vs Espanha sabe do que estou a falar.Eu só dizia para darem o numero do Scolari ao Mourinho,para este lhe fazer um telefonema dizendo-lhe exactamente o que estava a dizer na em directo prá TV.Quando Mourinho entrou no FC Porto,o campeonato era praticamente impossivel de conquistar,ao contrario do que aconteceu aquando da entrada de couceiro,que não poderia fazer outra coisa que não dizer que o objectivo seria "Ser campeão já este ano".E até ver tem feito um bom trabalho,tendo em conta que nenhuma equipa se constroi no tempo que ele está no Campeão da Taça Amstel,Galp e Toyota 2004,alem da Taça Galp,TVI(aquela que a final é em oeiras)e Carlsberg em 2003.

Quanto ao tema propriamente dito,Trapp sabe muito de futebol.Os benfiquistas é que penso serem os com QI mais baixo,no que trata a falar de futebol.Em 6 milhões,só em portugal continental,não há 70000 que vão regularmente ao estadio?nem 50000?nem 30000?Regra de 3 simples como o futebol:
6 000 000----------100%
30 000-------------X

X=0,5

Porque é que nem 0,5% dos benfiquistas vai ver o seu clube,que até está em primeiro?Qual a razão de em todos os jogos que a fragil equipa não consegue fazer melhor,se vêm lenços brancos a interromper a coreografia da Coca-Cola?Terá alguma coisa a ver também com o desaparecimento dos benfiquistas do blog?Isto há gente mal agradecida!

Quanto ao jogo do Inter,o FC Porto já mostrou,com uma ou outra falha,que tem estofo para a Liga dos Campeões este ano.No palco milionario os jogadores esforçam-se.Não é a mentalidade que eu quero ver no Porto,mas antes nestes que em nenhuns.O FC Porto apenas mostrou o seu verdadeiro potencial em jogos importantes,fora uma ou outra excepção.Sporting,CSKA em casa(O FC Porto foi muito infeliz em ter saido apenas com o empate),CSKA fora(Em Moscovo com -12ºC e não numa qualquer terra do sul da russia a 1000(mil)KM da capital),Chelsea(Não me venham com tretas,eu vi Lampard e cª a correr atrás da bola,muito mais que no jogo com o PSG),e ainda na primeira mão do Inter,em que o FC Porto merecia mais que o empate..Passar é possivél,até porque o FC Porto tem uma equipa de qualidade

Ramos disse...

O Antonio Ramos então afirmas q o benfica n tem sido beneficiado. Esse clube é beneficiado em campo e fora dele - na liga.

Caro Antonio Ramos não podes ter o discurso do teu presidente, que quando deve falar fica caladinho, tem medo que o seu amigo de longa data, LFV, fique chatiado.

El Pirata disse...

Caro Rui, eu não fico calado em relação ao Benfica. Ninguém tem duvidas que é a equipa mais beneficiada, mas é igualmente verdade que:

- efectuando uma analise às primeiras 25 jornadas de todos os campeonatos disputados até hoje, o sporting nunca tinha tido tantas derrotas, 7, como esta epoca

- o FCP tem a pior percentagem de pontos conquistados em casa desde os primordios dos campeonatos portugueses

E, mesmo assim caro Rui, Porto e Sporting distam apenas 3 e 6 pontos, respectivamente, do Benfica.

Como podes ver, se com estes factos indesmentíveis, Porto e Sporting ainda lutam pelo titulo só pode querer significar que:

- ou o benfica é muito miseravel e não consegue possuir uma vantagem consideravelmente superior,

- ou, se tem a vantagem que tem, é devido unica e exclusivamente aos arbitros.

na minha opinião, é um misto das duas hipoteses. Mas quem como eu acumula 7 derrotas e assiste a numeros de circo como aqueles que Hugo proporcionou no domingo, não tem muito moral para andar a desculpar-se.


Mudando de assunto, e aguardando o post respectivo, queria apenas afirmar que a tactica de 3 centrais, alem de absurda, foi de uma inutilidade total. Estou a referir-me ao jogo do Inter vs Porto. Ficou provado que Couceiro anda a falar muito e a trabalhar pouco, e se não saiu vergado a uma derrota humilhante deve agradecer ao desacerto atacante milanês e ao grande Pedro Emanuel, que se sujeitou a uma ruptura ainda mais grave, mas que evitou um golo cantado com uma enorme atitude.

Mas atenção que não louvo o Inter. Mostrou ser apenas um aglomerado de jogadores e será certamente eliminado na proxima ronda. Mourinho e Camacho chamariam a este Inter um figo.

Ramos disse...

Ontem à noite continuou o pesadelo chamado FCPorto. Erros na defesa, atraz de erros.
O inter é uma equipa vulgar q n consegue passar dos quartos de final...

Sr. Presidente Pinto da Costa está na hora de ir pra reforma, dar o lugar a sangue novo, ideias novas....Sr. Presidente espero q tenha lido a coluna de Miguel Sousa Tavares e que diga lá, o homem tem razão!!!!