Redes Social

segunda-feira, 7 de março de 2005

Jornada 24 Superliga - Lucky Star!

Não, não me estou a referir ao grande hit da Madonna na década de 80, Lucky Star, ainda Maddona era uma loira platinada :)
Esta foi sem dúvida a jornada da separação das equipas que serão contempladas com o factor sorte, sempre decisivo para a vitória final no campeonato. Foi a jornada da estrelinha!
Comecemos por Penafiel. Foi um encontro entre duas equipas do mesmo distrito, com grandes afinidades entre elas, como por exemplo o facto do futuro Papa se encontrar lá a estagiar. Não te preocupes caríssimo Karol Woitila, o teu lugar sagrado a comandar o rebanho não está em perigo, quem se encontra a estagiar é o impagável Tó Oliveirinha, que dentro de uns aninhos será por certo o presidente da confraria das tripas mais famosa do bairro das Antas, também conhecida por FCP. Há dúvidas?
Quanto ao jogo? Bem, para variar foi mal jogado, quer por Penafiel (vai ser dificil manter-se na Superliga... mas ter como presidente o mano da Olivedesportos até pode ser que chegue...) quer sobretudo pelo Porto. Impressionante a primeira parte da equipa em que, tirando uma cabeçada de Quaresma, foi capaz de fazer ainda pior a que já nos tem habituado. Valeu ao Porto o facto do Penafiel ter-se ajoelhado ás camisolas azuis e brancas e ter-se enfiado todo na sua retaguarda, deixando apenas na frente o Ronald McDonald lá do burgo, também conhecido por Clayton e que, em vez de distribuir hamburgers pela malta esfomeada lá do sitio, entreteve-se a estragar o pouco que a equipa conseguia fazer.
Por isso não foi de estranhar que o Porto na segunda parte, tendo pela frente uma equipa(?) enfiada em 20 metros de terreno, se propusesse a atacar em massa, tendo como prova evidente o facto de Jorge Costa começar a alinhar a médio aos 60 minutos, a extremo aos 75 minutos e a ponta de lança aos 85 minutos! O empate foi natural e, com a tal estrelinha da sorte, a vitória surgiu num remate enrolado do dançarino de Vigo (terá aprendido a dançar assim lá no bar de strip da mulher?...), que mesmo assim ainda tabelou num jogador (matreco?) do Penafiel para trair o guarda redes. Adiante na jornada que de Penafiel está traçado o desenho do jogo... e que jogo!
Avançemos para o Restelo. Tinha pressentido que a dita estrela se iria perder no caminho de Penafiel para Lisboa... e não poderia estar mais correcto! Não quero tirar mérito ao Belenenses, que fez uma excelente partida e que acabou por justificar uma vitória com grande mérito. O futebol praticado pelo Belenenses é aquilo que os verdadeiros adeptos de futebol desejam ver e, no meu caso, prefiro ver o Sporting perder contra uma equipa que jogou e fez pela vitória do que perder contra equipas sem nível. Quero destacar desse jogo a exibição de Hugo. Pode parecer um contrasenso para quem não viu o jogo e apenas o resumo, mas Hugo fez uma exibição categórica penalizada pelo erro (tripartido de responsabilidade) no golo. Se há jogador que não merecia não ter uma ponta de sorte Hugo seria sem duvida esse jogador. Mas é assim o futebol, cruel para quem luta, se entrega, mas que há-de ser sempre um mal amado, responsável pelos erros dos outros.
E no caso de ontem o culpado é o suspeito do costume. Peseiro? Ora nem mais! Sabia ele perfeitamente que aquele era um jogo vital, que ganhar no Restelo confirmaria o Sporting na frente, e o "Pesudo" conseguiu a proeza de montar uma equipa que, apesar de uma boa primeira parte, se arrastou completamente na segunda. É inadmissivel ele não ter noção das capacidades de Pedro Barbosa. Como todos sabem Barbosa é um jogador lento. E Barbosa já tem 34 anos, a caminho dos 35. Juntando tudo na mesma panela e deixando cozinhar por 5 minutos, é facil concluir que, por muito bem que estivesse a jogar, Barbosa não aguentaria mais do que 65/70 minutos. E já era sobrehumano para ele. Eu sinceramente gostaria que, a pessoa que descobrisse onde Peseiro aterrou com a sua nave, fizesse o favor de comunicar com as autoridades de modo a despacha-lo para o seu planeta de origem! Porque ele não pode ser deste planeta de certeza! Em certa medida eu até compreendo os portistas e os benfiquistas: este treinador não pode ganhar Superliga nem taça uefa nem nada! Seria sinal que a estupidez conseguiria triunfar! Estou num tremendo dilema meus amigos...
Quanto ao Benfica, entrou muitissimo bem no jogo, algo que tem de ser sublinhado, tanto mais que antes dos 10 minutos já poderia estar a ganhar por 2... mas também é verdade que nesse mesmo período ficou um penalti por marcar a favor do Nacional. Bruno Paixão fez vista grossa, como seria de esperar, mas o facto a retirar destas 2 ultimas jornadas é que o Benfica consegue 4 pontos quando eu sinceramente pensava que no máximo iria conseguir 1! Matou o borrego de 10 derrotas consecutivas nas Antas e conseguiu vencer num estádio onde não vencia desde 91. Para mim, e por muito que me custe a admitir, o Benfica vai lutar mesmo até ao fim pelo titulo, e caso Porto e Sporting não comecem a vencer os seus jogos de modo contínuo, lamento mesmo mas vamos ver os lampiões a festejar após 11 anos! E o mérito é de duas pessoas: Camacho pela obra feita e estrutura montada e de Trapattoni que não inventou e mantem-se fiel ao seu querido catennacio e à sua lei: "Um ponto é um ponto"! O mais estranho é que os benfiquistas nutrem grande antipatia pelo homem, homem esse que será o primeiro a disputar o titulo até ao fim nos últimos 11 anos. É caso para perguntar: mas esses vermelhos são todos idiotas? Será que não vêem a real capacidade de atingir o titulo? Pelos vistos não, já que o seu estádio mantem-se às moscas. Gente de pouca fé... mas que erguerá um busto ao italiano em caso de vitória...
Não queria deixar este tema sem mencionar outro caso: a direcção do Benfica terá para a semana um grande dilema. Encostou Sokota na equipa B, mas Karadas está castigado (se não me engano) e Nuno Gomes lesionado. Não há duvida que com amigos destes, os benfiquistas não precisam de inimigos.
Para finalizar quero dar o devido destaque ao Boavista que mais uma vez mostrou uma raça fabulosa (tivessem eles mais 5% de talento na equipa e liderariam o campeonato), Hugo Almeida continua a revelar-se um bom ponta de lança Made in Portugal. Seria de bom gosto o FCP voltar a empresta-lo na próxima epoca, porque tê-lo no plantel para fazer numero nos treinos é irresponsabilidade total na evolução daquele que será o ponta de lança da selecção de todos nós.
A Académica continua a sua saga de conquista de pontos para salvar-se da descida (força briosa) e o inimitavel Luis Campos levou tau tau no rabiosque. E como não disparatou como na Luz, pode-se concluir que até apreciou :) Força Campos, enviar duas equipas para a Segunda foi um feito, voltar a repetir esse feito será recorde de Guiness... mas eu acredito em ti :)

13 comentários:

Picareto disse...

Bairro das Antas? Esse bairro não existe. Antas é o nome do local onde se situa o estádio do clube da CIDADE DO PORTO e da REGIÃO NORTE-ATLANTICO! O dançarino de Vigo marcou mais golos na liga dos campeões do que o Sporting nestes ultimos 6 anos!! Não será isso um record do guiness??

El Pirata disse...

Peço desculpa, o bairro é o de Contumil :)

Quanto ao dançarino acho bem que o defendam... afinal ele andou sequinho durante 3 meses... coincidências das coincidências... deixou de marcar desde que os jogos importantes como o da Liga dos Campeões fizeram pausa de inverno...

Porque Será??? É essa a famosa entrega e amor à camisola que tanto apreciam? Não creio, o dançarino quer é saber da sua vidinha e está mortinho para ir para Inglaterra... entretanto esforça-se e marca apenas quando e contra quem lhe convém


Mas aprecio a defesa dos adeptos portistas a tamanha falta de respeito pela camisola ;)

El Pirata disse...

Eu se pudesse colocaria um post com o dobro do tamanho que normalmente faço, mas aproveito o espaço dos comentários para ir completando o que fica por dizer...


Surpreendeu-me a postura do Belenenses. Sobretudo a do seu treinador, Carlos Carvalhal, um confesso portista doutorado em desporto, cuja tese tem o prefácio escrito por Pinto da Costa. Isso não faz com que um treinador seja competente ou não mas, tal como referi há 15 dias atrás, é inacreditável a diferença de atitude do Belenenses, no seu estádio, nos jogos frente a Benfica (4-1) e Sporting (1-0), da postura revelada na derrota contra o FCP, derrota essa ainda assim com clara influência de Carlos Xistra. Mas mesmo descontando as asneiras do arbitro, a verdade é que o futebol praticado pelo Belenenses frente ao Porto nada teve a ver com o apresentado frente aos rivais de Lisboa.

É por estas e por outras que a tese de Pinto da Costa, segundo a qual a Sul é só inimigos, tem uma grave falha. Desde que me lembre de ser gente, o Belenenses sempre foi um fiel aliado portista e sempre cedeu a preço de banana madura os seus jogadores ao clube do porto. Só me recordo do Belenenses não prestar esta vassalagem quando era treinado pelo grande Marinho Peres. Aí não valia a pena andar a colocar flores na estátua do Pepe, que nada valia aos dragões. Já Carlos Carvalhal parece um puto todo satisfeito a ver o seu porto a somar mais três pontos.

Mas é por essas e por outras que certos treinadores não chegam ao cume da montanha onde, segundo Trapattoni, faz sempre muito frio. E isso de ter padrinhos influentes a escrever prefácios não chega... diz um amigo meu e com toda a razão:

Se a ferradura desse sorte o burro não puxava carroça! Medita nisso Carvalhal, ou pretendes puxar carroça o resto da vida?

El Pirata disse...

Aproveito para deixar aqui uma anedota que segundo me contaram foi criada pelo brilhante humor britânico. Aqui vai:


Ferguson, Wenger e Mourinho, por qualquer motivo, vão desta para melhor (e ao mesmo tempo...).

Assim que se avistam com DEUS, este pergunta:

- Ferguson, diz-me lá, que farias tu para melhorar a Terra?

- bem, acabava com a fome e o sofrimento das crianças diz Ferguson.

A seguir DEUS faz a mesma questão a Wenger que responde:

- se eu tivesse poder para tal acabava com as guerras e com as doenças.

Entretanto, e vendo que Mourinho observava-o com um olhar estranho, DEUS pergunta:

- Que tens tu Mourinho? Estás com um ar muito pensativo...

E responde Mourinho:

- Estava aqui a pensar... tu não estás sentado no meu lugar?!?


Conclusão:

Para os ingleses Mourinho pensa que é DEUS... ou tem mesmo a certeza :)

Realmente o Mourinho é que tem sorte, lá a aturar o humor britânico e nós aqui com a rasquice dos Malucos do Riso e Batanetes...

Mitico disse...

Jose Mourinho, um treinador de sucesso do futebol moderno. Chamem-lhe o que quiserem mas que é CAMPEAO EUROPEU É!!!! Como ele em Inglaterra só Sir Alex Ferguson. Mas este grande senhor do futebol nunca se pode esquecer que tudo o que ganhou, que tudo o que é e que tudo o que vai ter deve-o a uma só personalidade do mundo do futebol:
JORGE NUNO PINTO DA COSTA.

PS: Presidente, mais calma a festejar...ainda o queremos mais uns largos anos à frente do Campeao Europeu. Um presidente que ama o clube...palavras para quê...

André Kaustico disse...

Desta jornada já se falou de praticamente tudo,incluindo o apito muito avermelhado,do arbitro que fez a exibição mais escandalosa num jogo do porto,desde um tal de Inocencio Calabote, num certo Campomaiorense vs FC Porto.Mais uma vez este senhor,que se tivesse feito algo do genero ao benfica não estaria neste momento a apitar jogos da primeira divisão,fez de ceguinho até não poder mais.Confesso que fiquei boquiaberto com o penalti assinalado.Pensei:"O rapaz tá a melhorar,à 3ª escandalosa marca".Mas para mal dos meus pecados o Nacionalista mandou ao Ferro.

O nosso grande mitico fez notar um ponto importante.Pinto da Costa,um presidente que ama o clube.Penso que faz toda a diferença.Senão vejamos:O benfica é neste momento comandado por dois portistas,que para além de serem portistas são dos maiores vigaristas conhecidos há muito no meio economico-futebolistico e não só,do qual os anti-portistas tanto gostavam de falar quando se via,ora um ora outro,ao lado do presidente portista.A anteceder a estes tivemos presidentes que amor pelo clube foi pouco visto,e estavam mais interessados em tirar dinheiro aos 6 milhões(aos aos milhares que são socios) do que a ver o seu clube vencer.O Sporting por seu lado é um constante rodopio de personalidades,todos com nomes esquezitos,talvez mais interessados em promover esse mesmo nome,para ser bem na alta sociedade lisboeta,do que em ver o seu clube ganhar qualquer coisa.Lembro que campeonatos foram 2 nos ultimos 21 anos.

O unico presidente que me lembro de ver sentado no banco é Pinto da Costa.E eu vou há muito a jogos de futebol,quer da primeira quer dos distritais,e não é nada facil fazer o que fez o presidente portista.Estár junto à bancada adversaria e falar(pois a berrar estava o nervoso penafielense)com um individuo que não sabia bem o que estava a dizer.E para os por no lugar,sem temer um qualquer objecto arremessado da pequena bancada(Já estive lá,teria sido facil)festejou da maneira que todos vimos o golo da vitoria portista.Pinto da Costa ama há muitos anos o seu clube,e trabalha em prol deste com todo o coração.Digam o que disserem ninguem lhe pode tirar esse valor,e um espirito que nunca vi em nenhum outro presidente.

El Pirata disse...

Ora bem, estou indeciso entre falar do final da jornada e a vitória de um Braga em estado de graça, ou comentar as afirmações sobre Pinto da Costa. Ora bem, falar bem do Braga ou desancar no Pinto? Tá dificil a escolha...


Vou pelo lado bom e positivo do futebol. Falar do Braga naturalmente. E, se o Braga apresentar o mesmo futebol de ontem e do encontro frente ao porto nas próximas 10 jornadas, então estamos perante um sério candidato ao título. E ainda para mais conseguiram recuperar o grande capitão bracarense, Barroso. Ao fim de 30 anos de carreira pode ter chegado o momento de glória de Jesualdo Ferreira. Vamos a ver se ele tem unhas para tocar esta guitarra.


PS:

Claro que as afirmações sobre Pinto da Costa tinham de ser comentadas, eram fortes de mais para eu ignorar. Em primeiro lugar o Mitico equivocou-se quando diz que Mourinho deve muito a Pinto da Costa. Mourinho só deve a Félix Mourinho, seu pai, o facto deste se ter dedicado à bola e, mais tarde, levar o jovem garnizé com ele para ver os treinos. Incutiu nele o gosto pelo futebol, não o futebol visto através das bancadas mas o futebol real, dos treinos e dos jogos dentro de campo. Se Mourinho seguiu a carreira que seguiu deve-o certamente à influência do pai.

Quanto aos titulos conquistados ninguém duvida que Mourinho os conquistaria até no Benfica, se lhe têm dado a hipotese para tal. Afinal de contas o Porto era um clube limitado financeiramente, Mourinho comprou jogadores a preço de maça com bixo, e desses jogadores formou uma equipa. Isso era conseguido em qualquer clube, que lhe desse total liberdade para formar uma equipa ao seu gosto. O único mérito de Pinto da Costa reside no facto de ter apostado a sério no Mourinho, mas recordo 2 factos importantes:

- em primeiro lugar Pinto da Costa já era contestado pelos sócios, pelos 3 anos a ver passar a banda e pelos erros cometidos em contratações e na aposta de treinadores. Isso não se vai apagar meus amigos portistas, a contratação de Mourinho foi uma fuga para a frente, a aposta no escuro num cavalo que se iria revelar a aposta certa.

- em segundo lugar e muito importante igualmente. Mourinho encontrava-se novamente a ser assediado pelo Benfica e mesmo o Sporting certamente que o seguia também. Como tal era uma questão de tempo ele regressar a um grande. Pinto da Costa foi mais rápido, devido ao ruído que se fazia ouvir da contestação dos sócios. Se Octávio estivesse a fazer um bom campeonato Mourinho não teria aterrado nas Antas.

Moral da História? Aqui vai ele: se alguém tem uma enorme divida de gratidão é Pinto da Costa a Mourinho e não o contrário. Porque alguém duvida que ele triunfaria nos outros 2 grandes? Favor pensar antes de responder ;)

Quanto ao amor desalmado do Pinto pelo clube, só lhe fica bem. No entanto, quero realçar que esse amor tem sido bem retribuido pelo clube. Quero apenas recordar que há muitos anos, mas muitos mesmos, que Pinto da Costa é um presidente assalariado. E bem assalariado. Sei e de boa fonte que era 7000 contos/mês há 8 anos... agora não sei como está a actualização em euros, mas para a formosa donzela Carolina andar por lá a rondar a fasquia deve ter subido um poucoxito :)

PS2:

Se eu fosse uma cobra morria envenenado no meu próprio veneno...

El Pirata disse...

O sorteio da taça de portugal até foi agradável... mas só para o benfica! Quer dizer, o Estrela certamente que esfrega as mãos de contente pela receita que vai obter mas evitando quer Setubal quer sobretudo o Boavista o Benfica já tem um pé e meio na final.

E só de pensar que tudo começou com a roubalheira de Bruno Paixão frente á Oliveirense, até me sinto enojado. Mas é o futebol português no seu melhor. Lá fora os pequenos subjugam os grandes na taça, aqui parece ter saido um decreto lei que proibe tal coisa.

PS:

O Simão livrou-se de um possivel castigo e é notório que foi feita justiça. Tal como Seitaridis não mereceria castigo algum. Já McCarthy, por reincidência, deveria ter visto o castigo agravado, mas se com 2 jogos já foi a poluição sonora que se ouviu, imaginem se apanha os 5/6 que deveria ter apanhado...

Ramos disse...

Bravo Antonio Ramos. Espectacular...És o Mourinho dos blogs....

Antonio ramos consegue um feito heroico - comentar o seu proprio post 5 vezes....Estamos perante um recorde do guiness......


Gostaria dar aconhecer ao blog, algo que anda a circular na ilha da Madeira:

- O Sr. josé Veiga, no passado sabado, jantou com alguns empresarios e representantes de jogadores do nacional, na ilha da madeira....

Esta informação é de fonte segura, portante gostaria de ler os fossos comentarios acerca disso.......

Um super antonio Ramos.....Parece o Peseiro a escrever no no bloco de notas......

Mitico disse...

António Ramos:
Jorge Nuno Pinto da Costa quando apostou em Octávio Machado...já existiam pessoas no FC PORTO que eram contra isso e digo-te porque ouvi o próprio Dr. Poncio Monteiro a dize-lo no mitico e sempre emblemático programa "Jogo Falado"...que saudades :) portanto o teu raciocinio tá um pouco irregular e tens que o limar um pouquinho :)

Falando de taças de portugal...parabéns benfica pelo trofeu: O presidente do Estrela da Amadora tal como Bruno Paixao é socio do clube do monstro. Logo pela logica, jogando contra o slb da invicta...perdao Boavista...vamos ter um encontro entre dois clubes amigos em Oeiras e a festa será grande!!?!!!
Quanto a Jose Veiga jantar com os representantes dos jogadores madeirenses, com certeza ele nao tinha "guito €€" suficiente para pagar o seu jantar UMA VEZ QUE DEVE MILHOES AO FISCO e os empresários lá fizeram uma vaquinha para remediar o caso!!??!!! sim senhor :) solidariedade sempre presente!?!!?!! o Futebol é bonito!?!!

El Pirata disse...

meu caro rui ramos,

eu não estou a comentar o meu post. Como ficou combinado, e depois da desarrumação inicial, cada um tinha um dia especifico para escrever um post. Ora, eu se tenho algo a dizer, e como tu sabes eu tenho sempre algo a dizer, não vou criar um post especificamente para isso. Como tal aproveito a parte do comment para introduzir algo que acho merece a minha opinião, como foi o caso do sorteio da taça. Não ia criar um post especificamente para isso, ainda para mais sendo o dia do Mitico publicar o seu post.

Se virs bem eu nunca comentei algo que escrevi. Isso era mesmo digno de Mourinho. E eu não chego ao nível dele. Nem tento sequer :)

El Pirata disse...

Acho piada aos portistas, em especial a dois deles que aqui aparecem, que estão a fazer questão de transformar o blog apenas e só de opinião portista. Já correram com a Ana Dias, um tal de Marco e um outro José.

Pois por muito que vos possa aborrecer, eu faço questão de comentar os vossos comentários, ainda para mais quando me dão vontade de ir às lágrimas, e faço questão de comentar os meus, como diz um dos inquisidores, o Rui Ramos.

Este blog nunca será 100% portista. Pronto, cá está mais um comentário, curto mas directo. E agora espero que o meu afazer não tenha sido prejudicado ;)

PS:

eu aceito que os meus comentários possam ser demasiado grandes, afinal de contas eu também os releio e dou conta disso mesmo. Mas não os escrevo em papel nem em word. Escrevo-os directamente aqui, e por esse mesmo motivo talvez não tenha a capacidade de sintese se perdesse tempo a elaborar as minhas ideias e pensamentos. Acho preferível ir mantendo os comentários actualizados do que arrumar tudo num canto e depois comentar assuntos passados. Mas respeito a disposição de cada um. Certamente que se tivesse que escrever os meus comentários numa carta e envia-la por correio escreveria menos de metade das vezes, mas tendo o computador á disposição onde quer que esteja torna-se mais fácil manter-me em cima do acontecimento.

El Pirata disse...

Venho aqui anunciar que serão instaurados processos disciplinares ao Mitico, Gil e Rui Ramos por ausência de post na terça, quarta e quinta, respectivamente.

A sentença ditada é assitirem ao jogo de taça uefa do sporting e apresentarem apenas criticas/observações positivas sobre o sporting e seus jogadores.

Como não se trata de uma reiincidência será permitido aos prevaricadores a total liberdade de expressão para poderem criticar o Peseiro.

Sem outro assunto,

Porto, 10 de Março 2005


PS:

É oficial, acabo de me retirar espiritualmente para assistir ao desafio leonino. Favor incomodar apenas no caso da morte de algum parente rico, e com a confirmação do meu nome no testamento.