Redes Social

sexta-feira, 4 de março de 2005

Rinus Michels - O Melhor do Século

A malta da bola criou aqui um blog e parece que só é usado para as coisas ruins do jogo. Não sou lá grande coisa a prestar homenagens mas gostaria de mencionar aqui o nome de um grande treinador recentemente falecido, o holandês criador do futebol total da laranja mecância, Rinus Michels.

Aqui ficam alguns dados deste homem que deixou um legado de respeito ao futebol e para o futebol. Um exemplo para dirigentes, treinadores, jogadores e mesmo adeptos.

Marinus Hendrikus Jacobus Michels
Nascido a: 09/02/28, em AmesterdãoFalecido a: 03/03/05, em Aalst (Bélgica)
Pela UEFA: Membro do Comité de Desenvolvimento Técnico, 1990-1992
Vice-presidente do Comité de Desenvolvimento Técnico, 1992-2004
Consultor especial para 2004
Membro do Comité Fun Football, 1996-2000
Consultor para a Comissão Jira, 1998-2000
Ordem de Mérito da UEFA (Rubi) 2002
Membro do Grupo de Estudos Técnicos para os Vários Campeonatos Europeus
Eleito Treinador do Século da FIFA, em 1999
Futebol Total
Em 1974, Rinus Michels foi o obreiro da extraordinária campanha da Holanda no Campeonato do Mundo, ao levar a sua equipa à final, onde perdeu por 2-1 frente à nação anfitriã, a República Federal da Alemanha. Michels introduziu o conceito de Futebol Total no AFC Ajax, uma filosofia que atingiu o seu patamar mais elevado no Mundial. A formação "laranja" pode até ter perdido na final, mas granjeou a admiração de muitos adeptos com o seu estilo de futebol livre e fluído.
O futebol é guerra
O seu exigente sistema de 4-3-3 necessitava de jogadores de excepcional qualidade, que mudavam de posição e efectuavam uma pressão bastante alta no terreno de jogo, ao mesmo tempo que pedia aos jogadores mais defensivos para participarem nas acções atacantes. Defesas laterais bastante ofensivos subiam regularmente pelos flancos e até os guarda-redes eram encorajados a participar nas acções de passe. Nesta altura, Michels proferiu, igualmente, a sua mais famosa frase: "O futebol é guerra".
No Ajax aos 12 anos
Michels nasceu em 1928, a poucas centenas de metros do Estádio Olímpico de Amesterdão, recinto que acolheu os Jogos Olímpicos nesse mesmo ano. Era um apaixonado pelo futebol desde tenra idade e jogava nas ruas da cidade, até ser convidado para integrar as equipas jovens do Ajax no Verão de 1940. Michels tornou-se num avançado excelente no jogo aéreo e estreou-se pelo Ajax frente ao ADO Den Haag, a 9 de Junho de 1946, numa partida em que apontou cinco golos, num triunfo memorável por 8-3.
Cinco vezes internacional
O Ajax foi o único clube pelo qual jogou. Efectuou o seu último encontro a 16 de Março de 1958 e somou 120 golos em 257 partidas na Liga holandesa. Michels foi, igualmente, cinco vezes internacional pela Holanda, até que um problema nas costas o obrigou a retirar-se. Após terminar a carreira, tornou-se professor de ginástica na escola JC Amman para crianças surdas e treinou também os amadores do JOS, em Amesterdão.
Campeão Europeu pelo Ajax
Em Janeiro de 1965, regressou ao Ajax como treinador principal, e após salvar o clube da descida de divisão logo na primeira temporada no cargo, o técnico trouxe de novo a glória ao clube de Amesterdão. Michels levou o Ajax à conquista do campeonato da Holanda em 1966, 1967, 1968 e 1970, e da Taça da Holanda em 1967, 1970 e 1971. O ponto alto deste percurso culminou com a vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1971, naquele que foi o primeiro de três êxitos europeus consecutivos.
Conquista do EURO
Em 1971, deixou a Holanda para treinar o FC Barcelona. Michels levou o clube catalão ao título espanhol em 1974, antes de assumir o comando técnico da selecção holandesa e alcançar grandes feitos nesse mesmo Verão. Apesar dos grandes elogios pela carreira da Holanda, jogadores lendários como Johan Cruyff, Johan Neeskens, Willem van Hanegem, Rob Rensenbrink e Johnny Rep foram incapazes de conquistar o Campeonato do Mundo. No entanto, Michels haveria de alcançar a glória em 1988, no Campeonato da Europa, igualmente disputado na Alemanha. Nas meias-finais, Michels conseguiu apagar as frustrações holandesas ao bater os alemães. Na final, a sua equipa venceu a URSS por 2-0.
Linha dura
"O General", tal como Michels era conhecido - temido pela sua dureza e elogiado pelo seu humor seco - terminou a sua carreira de treinador de clubes em 1989, ao serviço dos alemães do Bayer 04 Leverkusen. Entretanto, havia também orientado o Los Angeles Aztecs e o 1. FC Köln, entre 1978 e 1983. Após o Campeonato da Europa de 1992, na Suécia, onde a sua equipa foi batida nos penalties pela Dinamarca - que haveria de conquistar o troféu - Michels abandonou a carreira de treinador, embora tenha mantido a ligação à Real Federação Holandesa de Futebol. Assistiu ao maior número de jogos que pôde do Ajax no seu estádio com a sua mulher, Will Hulsbosch, ao seu lado, até ao desaparecimento desta a 2 de Novembro de 2003.
"Se tivesse uma cauda, abanava-a"
No 50º aniversário do futebol profissional na Holanda, que teve lugar no ano passado, o actual seleccionador da Holanda, Marco van Basten, entregou a Michels o prémio de melhor treinador durante aquele período de tempo. Na altura, Michels disse: "Estou especialmente feliz por ter ajudado a tornar famoso em todo o Mundo a forma de jogar holandesa. Se tivesse uma cauda, abanava-a", acrescentou Michels, numa demonstração de que não havia perdido o seu admirado sentido de humor.
Partiu na passada quarta feira, vítima de doença de coração, aos 77 anos. Aqui fica um tributo ao Homem e à obra que deixa a todos os verdadeiros amantes do futebol

10 comentários:

El Pirata disse...

Joan Gaspart, ex presidente do FC Barcelona, deu uma entrevista deveras interessante a um jornal espanhol. Diz ele às tantas...

"O Barcelona sempre atendeu aos pedidos dos atletas. Houve apenas um caso em que não se fez a vontade ao jogador e se o tívessemos feito, a história hoje seria outra. Não quero com isto desculpar o que Figo fez, mas antes nós cometemos um erro. Devíamos ter-lhe aumentado o ordenado quando tivemos a oportunidade. Não o fizemos e ele acabou por ir reforçar um rival directo. Deixar Luis Figo sair foi um erro histórico"


Finalmente um pouco de verdade na boca de um catalão! Custou mas sempre se curou a bebedeira colectiva! Há muito que Figo carregava a equipa do Barcelona às costas e há muito que Rivaldo ganhava o dobro dele apenas para fazer uns golos de pontapé de bicicleta. E não me venham dizer que Rivaldo era mais importante que o que se viu 2 anos depois foi evidente: a direcção do Barça prescinde dos serviços de Rivaldo, sem contrapartidas financeiras, apenas para se libertar do grande encargo que representava a folha salarial de um atleta que não jogava para a equipa e que não conduzia a equipa aos triunfos! Coisa que nunca se apontou a Figo, que sempre pôs os interesses colectivos à frente da sua projecção, caso contrário a Bola de Ouro teria vindo quando ele ainda jogava em Barcelona. Está feita justiça com as palavras de um Gaspart que se arrependeu a tempo de um perdão de quem aprecia a verdade acima de tudo! E a verdade é que Figo merecia uma estátua em frente ao estádio do Barcelona, já que foi sem quaisquer dúvidas um dos símbolos da equipa nos últimos 10 anos e é um dos melhores jogadors que alguma vez honrou aquela camisola azul grená.

No entanto Gaspart, temendo talvez o radicalismo idiota de alguns catalães mais desprovidos de massa cinzenta dentro daquela coisa que eles usam para separar as orelhas, acusa Figo de assinar pelo Real Madrid. Vamos lá desmitificar as coisas de uma vez por todas. O Real Madrid pagou (sim, pagou meus amigos) a maior clausula de rescisão alguma vez paga. Foram mais de 60 milhões de euros, qualquer coisa como 12 milhões de contos. O Real Madrid não roubou, pagou e a peso de ouro um grande jogador que, por ser portuguesinho, julgavam os catalães poder usufruir a preço de banana. E, se Figo optou por jogar em Madrid e não noutro País, será apenas por motivos que só a ele e à sua belissima esposa, dirão respeito. Tanto mais que não me lembro de outro clube ter chegado á frente para pagar a clausula de rescisão.

A história de Figo não é nada de especial. É a história de alguém que luta pelas melhores condições para si e para os seus. É a história de alguém que se julga inferiorizado perante colegas que, fazendo metade, recebem o dobro! Nomes? Rivaldo, Kluivert, Guardiola, entre outros. Alguém no lugar dele teria permanecido em Barcelona? Pensem antes de responder.


PS:

Dos catalães já espero fanatismo, agora fanatismo de portugueses é que é mais estupido. Figo nasceu e cresceu em Alvalade, mas de lá saiu há uma decada. Infelizmente há quem não consiga olhar para o jogador e vê-lo como um simbolo português e não um ex jogador do sporting. E depois querem unanimidade quando se trata de Deco. Não atirem pedras aos telhados dos outros porque os vossos não são de vidro... os vossos telhados nem sequer existem!

El Pirata disse...

Existe uma expressão futebolesa muito gira, que diz mais ou menos isto:

Não há campeão sem sorte... a equipa X teve estrelinha de campeão!


Há 15 dias atrás, em pleno estádio do Leiria, já em período de compensação, Rochemback atira contra a barreira um livre frontal junto à grande área... se eu acreditasse em bruxas era caso para dizer que faltou a estrelinha da sorte e que o Sporting não iria ser campeão. Pelo que vi hoje do jogo em Penafiel, não teria mais dúvidas: o Porto já estaria a festejar o titulo, tamanha dose de estrelinha (estrelinha ou cometa...) de felicidade!


Os espanhois é que têm razão quando dizem que não acreditam em bruxas :)

Voltando ao jogo, há alguns aspectos interessantes de referir:

- o Porto continua sem fio de jogo e com um futebol aos repelões. Diego não pega no jogo e Fabiano mostra-se completamente impotente para a posição de ponta de lança. Por muito mal que estivesse Maniche, a saida deste fez o Porto jogar com 10 toda a segunda parte.

- Couceiro continua a pregar para os peixinhos sempre que fala para as TV's. Aquelas palavras no fim do jogo são de alguém que dormiu durante 80 minutos e só viu os ultimos 10 minutos. Se ele acredita que o Porto fez um bom jogo e que está a melhorar... então é motivo serio para os portistas ficarem preocupados.

- Clayton admirou-se pelo facto do Sporting o ter despachado... oh Clayton ganha juizo, és um jogador banal e incapaz de finalizar jogadas. Teve nos pés o 2-0 e falhou-o por incapacidade mental, algo que nele é perfeitamente normal e habitual.

- Pinto da Costa continua a fazer figuras tristes. Afinal parece que não é só no Sul que existe anti-porto. Numa cidade bem nortenha como Penafiel, e tradicional antro portista, o presidente emocionou-se e portou-se como uma peixeira em dia de feira e aflita por não conseguir vender o peixe podre. Senhor presidente, cuidado com as emoções, olhe o seu coração!


Como dizia o Ivo Sá na quinta, é perfeitamente normal o Porto vencer fora, nem que seja ao trambolhão e ao ressalto. Vejamos que fazem Sporting e Benfica.


PS:

Se por acaso estiverem por Penafiel e virem a estrelinha da sorte, digam-lhe para se meter na A4, ir até ao Porto e depois A1 até Lisboa, saindo em frente ao Restelo. Este fim de semana será necessária também em Lisboa :)

Mitico disse...

Antonio Ramos...nao é estrelinha...é um simbolo com umas quinas no braço esquerdo de cada camisola do FC PORTO!!?!! fiz-me entender? Espero que sim... Quanto à atitude de JORGE NUNO PINTO DA COSTA :) LIIIIIIIINDO OBRIGADO PRESIDENTE :) pelos vistos mexeu com o coração de muita gente :)

PS: Raça, determinação e combate :)

Mitico disse...

Quanto a Luis Figo...só tenho uma coisa a dizer...O BI-CAMPEAO EUROPEU Carlos Secretário chegou primeiro que ele a Madrid e vestiu o numero 7 bem antes que esse "jogador leonino €€€€..." :)

PS: Porque gosta Luis Fruto...perdao...Figo do numero 7?

Obrigado Secretário

Ramos disse...

O Antonio Ramos pareces o José Manuel delgado.....

Muito bem...Um post de primeira categoria...

Ramos disse...

Ontem caros bloguista, o porto consegui uma vitoria a ferros, diante uma equipa ou melhor um treinador (Luis Castro) q so conhece uma tactica: todos à defesa e fé no Wesley.

Perante um estadios onde imperava, mais uma vez, os adeptos do maior clube de portugal - anti-porto - o porto mesmo n jogando bem consegue uma vitoria merecida. Foi a unica equipa q jogou pra ganhar, jogou pra frente e n ao pontapé pra bancada.

Não gostei nada do diego. Ele quando pega na bola, tem sempre q primeiro dar uma volta completa sobre si proprio e depois é q alevanta a cabeça. Ó diego esta merda n é o Brasil, isto joga-se ao primeiro toque e de cabeça bem alevantada.

Esta semana ouvi as declarações do Sr. Alzeimer (acho q se escreve mais ao memos assim) q o Sr José Lello é dop sistema. Adorei a resposta do jo´se lello, passo a ciatar:
- Tenho muito respeito por esse Sr e pela idade desse Sr..

O Sr. Alzeimer devia era de estar preocupado era com o sistema do outro lado da segunda circular, aí sim reina um controlo total por todas as organizações profissionais do futebol português..

Já agora gostaria de deixar uma pergunta pra todo o blog:

- Já ouviram falar do Kadafi de Lisboa?


P.S. Gostaria de mandar um abraço ao Gil e quando ele estiver a 100% vamos marcar o primeiro grande mega jantar do muito nobre internacinal blog.

Para terminar gostaria de lembrar ao Sr. comentador profissinal Antonio verdusco Leão Ramos q neste blog temos q comentar os blog mesmo quando certas Sra n gostei de ouvir certas verdades.....

Ramos disse...

Começou a escrever neste blog um Sr. chamado Marco q parece ser espertalhão. Gostaria de lhe dizer q pode escrever o q lhe apetecer, mas este blog tem regras e se voltar a insinuar q alguem neste blog usa palas, serão apagados todos os seus comentarios.....

El Pirata disse...

io (ihihih)

:)

Picareto disse...

"O Melhor do Século", aí estaria um bom titulo para o grande ARTUR JORGE! daria este titulo ao fantástico treinador que deu a vitoria na taça dos campeoes europeus ao FCP e destruiu por completo a equipa do bairro de lá de baixo. como ele afirmaria, akilo é um circo. Eu concordo!

Obrigado pelas melhoras Rui Ramos, espero estar a 100% em breve .

El Pirata disse...

oh Rui Ramos, esclarece-me lá uma coisa: o Dias da Cunha tem quantos anos a mais que Pinto da Costa? Se um tem Alzeheimer o outro tem esquizofrenia paranoica não?

PS:

Tamos aqui a gozar mas quem me dera chegar à idade do Cunha e ter aquele ar todo amalucado... em primeiro lugar era sinal que ainda por cá andava mais uns 50 anitos e ainda mais importante, era sinal que seria sportinguista dos sete costados e sempre contra o sistema! Lello pra panela, o homem faz parte do sistema dos cozinhados!