Redes Social

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

O FUTEBOL É ASSIM...

O F.C. Porto entrou para a partida com um objectivo único: vencer para ficar isolado na liderança da SuperLiga. O Campeão do Mundo é assim. Assume a sua responsabilidade, sabe exactamente aquilo que esperam de si, não se esconde em subterfúgios ou desculpas que até podem ser razoáveis. José Couceiro concebeu uma estratégia com dois pontas de lança e um meio-campo muito criativo e versátil. O desígnio era claro: ganhar vantagem no miolo e criar caudal ofensivo com movimentações repetidas e circulação diversificada da bola.
A predominância azul e branca acentuou-se depois do descanso. McCarthy, após um volteio perfeito, um desenho que justificava destino adequado, rematou cruzado com imenso perigo. Pressentia-se o golo do sul africano, a festa no Estádio do Dragão, a conquista do destino mais desejado. Aos 59 minutos, McCarthy voltou a ter tudo para abrir o marcador. Em pleno coração da área do Benfica, dominou como quis, mirou a baliza, mas dirigiu o couro com altura exagerada.
Nessa fase, o Benfica era cada vez mais uma equipa de contra-ataque, um onze encolhido e pouco temerário. Sentia-se, por entre o frio, que o F.C. Porto estava perto. E o golo surgiu! Desejado por 50 mil almas, sonhado por todos, num elo de crença impressionante. Lance absolutamente fabuloso, abertura de Costinha, fuga e cruzamento de Nuno Valente, desvio imparável de McCarthy. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO :)
Já depois de ter consumido as suas melhores tentativas, o Benfica logrou empatar num instante estranho. Canto da direita, apito no fim do Mundo, compasso de espera. Geovanni marca de cabeça. Sozinho. O bizarro também queria comparecer no Estádio do Dragão, na casa do Campeão do Mundo.
Com o fim pertíssimo, Maniche podia ter chamado a si a pele de justiceiro. Surgiu como quis na carreira de tiro, tentou colocar o remate no poste mais distante, Quim voou para desviar a obra prima. Mais uma oportunidade, apenas mais uma para garantir que o F.C. Porto tivera muitas mais e merecera mais do que empatar.

Abraço a todos

PS: Será que vamos ter um sumaríssimo lá para os lados do "SIMULAO"?

11 comentários:

El Pirata disse...

Mitico, gostei do teu post, parecia que estava a ler um livro ou um conto. Não é isento, longe disso, mas sente-se a paixão e a visão de alguém que presenciou o encontro ao vivo e que relata todas as sensções vividas. Até aqui, e como leitor, só posso elogiar, até porque não "bateste" na equipa adversária, dedicando o teu tempo de escrita a elogiar o futebol praticado pelo teu Porto.

Mas convém afirmar que este Benfica foi um dos melhores que tem jogado no estádio das Antas. E olha que eu contabilizo 4 oportunidades claras de golo para o Benfica: o golo, a bola na barra, Geovanni isolado e com a baliza deserta e Nuno Gomes sozinho dentro da area com grande defesa de Baia.

Quem não viu o jogo e leu o teu relato dos acontecimentos pode ser levado em erro. O Beira Mar, Boavista e talvez até o Braga, não tiveram 4 ocasiões claríssimas de golo. E todos eles sairam vencedores. O que não quer dizer que o Porto não tenha jogado melhor, criado inclusivamente 5/6 ocasiões de golo, mas ter mais remates ou mais posse de bola, como já referi, não é razão necessária para justificar uma vitória como indiscutível.

Podia o Porto ter ganho e seria com total mérito. Mas se o Benfica saisse das Antas com os 3 pontos não seria escandaloso. Fez o dobro das outras equipas que ganharam nas Antas e até criou mais perigo que o ex-imbatível Inter.

Jogou em contra-ataque? Mas isso não é crime. Quero recordar que o contra-ataque é uma forma honesta de encarar um jogo e que, no jogo da Luz entre Porto e Benfica, o embate só criou celeuma no tal lance do entra-não-entra do Petit, devido à fraca postura do Porto em contra-ataque. Se o Porto tem marcado o segundo golo em vez de defender o 1-0 não haveria um benfiquista a tocar no assunto constantemente. Aliás, comparando os jogos, o Porto mereceu muito mais a vitória na Luz do que mereceria ontem em sua casa.


Mas por alguma razão o FCP vai com 19 pontos perdidos em casa e apenas 17 conquistados.

Picareto disse...

O FCP empatou por causa do arbitro que teve influência directa no resultado.
Andam todos com medo de afirmações como esta, impera um sentimento de fair-play que não partilho. Fair-play com aqueles gajos?nunca!e espero que eles façam o mm comigo! A verdade é para se dizer independentemente de falsas tréguas ou do que seja. O FCP mereceu claramente ganhar, teve mais oportunidades, mais posse de bola, mais remates, e se isso não significa nada...então estamos mal pois para mim o futebol é dentro das 4 linhas E A BOLA ESTÁ EM JOGO QUANDO O ARBITRO APITA. SIM O ARBITRO!

El Pirata disse...

É presunção minha ou o Gil fala em fair -play... mas fair-play entre quem? É do conhecimento geral que os presidentes não se falam, que as claques não se suportam e que os adeptos nutrem grande antipatia mútua... onde está o fair-play? :)


Ahhh, será o fair play dos media, dos jornalistas... dos adeptos alheios, como o meu caso? Mas esse fair play é sempre bem vindo. Claro que no meu caso até se pode dizer que estou todo satisfeito pelo empate. Não o vou negar, mas quando vejo um jogo de futebol desejo que o mesmo seja interessante e de preferência bem jogado, de parte a parte. E o de ontem cumpriu os minimos.

Oh Gil, só falta fazeres como o Pôncio Monteiro e vires dizer que a suposta beliscadela do Karadas no Ricardo Costa (que antes tinha segurado o norueguês pela cabeça debaixo do seu braço) é o motivo pelo golo sofrido :) O culpado numero um é o defesa que não marca o Geovanni... quem foi o esquecido? Pareceu-me o Nuno Valente mas corrijam-me se estiver enganado. E mesmo o Baia fiou-se que a bola ia por cima... mas é o menos culpado.

Perdão, o menos culpado é o arbitro.

El Pirata disse...

Meu caro Ivo, não é o Sporting que é fraco nem os seus jogadores, é mesmo culpa do Peseiro. Aliás, é minha total convicção que esta equipa leonina treinada pelo Mourinho ganhava de caras campeonato e Taça Uefa.

Quanto às desculpas da pre-poca, acho que começam a soar a esfarrapadas. Afinal de contas, se o Sporting não tem despedido o Fernando Santos, e fizesse o campeonato igual ao ano passado, também teria neste momento mais 8 pontos. Não é só o Porto que tem perdido muitos pontos; o que distingue o Porto deste ano do Porto do ano passado é mesmo a falta de qualidade de jogo. Mas só vem ao encontro da minha teoria que, por muito que custe, faz mais falta ao FCP o Mourinho no banco que o Pinto da Costa a bitaitar.

Ramos disse...

Caros bloguistas

Aquilo q assitiu ao vivo na passada segunda-feira foi um jogo de futebol sem grande interesse.


Uma equipa q jogou pra ganhar e outra q joga pra n perder.

Uma claque do benfica q, antes do jogo começar, lançou pelos menos 5 petardos para cima dos adeptos do Porto.

Gostaria de lembrar os mais destraídos que o Porto em confronto directo tem vantagem com o Benfica. Pois quer me parecer q os Benfiquistas estão muito contentes com o empate.....

Para terminar, gostaria de receitar uns comprimidos - Valdespert - para a Sra Ana Dias..........

Ramos disse...

O Antonio Ramos

Escreves um artigo e comentas o teu proprio artigo...ÉS mesmo fora de serie.....

El Pirata disse...

Pois é verdade Rui, eu compro os foguetes, atiro-os ao ar e ainda apanho as canas :)

Que queres que eu faça... escrevo um post de tamanho XL, sobre tudo e mais alguma coisa, e depois ninguém se dá ao trabalho de apontar criticas, sabes o que penso? Concordaram todos comigo :)

Mas ao menos podiam ter escrito qualquer coisa como

"Muito bem Antonio"

"Grande Post, es um brilhante pensador"

"És o Marcelo dos blogs"

Mas não, a unica coisa que vocês, seus lobos, se andam a entreter é em expulsar a unica voz feminina do blog. A Ana Dias pode ter tendências analisticas mas não deixa de ter direito à sua opinião, quanto mais não seja porque é uma opinião vermelha, a destoar de tanto azul :)

E se o Gil não tratar de escrever o post de hoje (tic tac tic tac, trato já de inventar um e de comenta-lo :)

PS:

Acho que eu é que preciso do Valdespert

Mitico disse...

Ola amigos :)

Resolvi tar caladinho ate hoje para ver no que isto dava...e deu :) Quanto ao arbitro acho que o grande Ivo já disse tudo...o FC PORTO É CONSTANTEMENTE PREJUDICADO!!!
Quanto aos jornais trata-se de um assunto do qual gosto muito. Todos os dias tomo em atenção os pequenos detalhes dos jornais de lisboa. São cómicos e rir faz muito bem :) "...Voces sabem do que eu estou a falar..."
Quanto à super festa do centenário...nem ouvi falar dela...como diria um grande amigo nosso: "...PORQUE SERÁ?..."

Abraço a todos

El Pirata disse...

Eu vou dar um desconto aos portistas, afinal estamos em pleno Fantasporto e devem andar a ver algo fantástico para se sentirem sempre prejudicados :)

El Pirata disse...

Hoje apetece-me imaginar...

Vou imaginar que sou um benfiquista!

(meia hora depois...)

Agora que já consegui, vou imaginar que tenho 30 anos e estou em pleno ano de 1976!

(um minuto depois...)

Agora que já estou no papel de um gajo hippie dos anos 70 e barmelho (só ainda não decidi se sou do Partido Comunista ou se sou um revolucionário dos FP25... eu até gosto de bombas...)

Adiante que já estou a perder-me...


Ano 1976. Vivo todo satisfeito com o meu Benfica. Afinal de contas sou campeão quase todos os anos e, apesar do Eusebio ter-se reformado, ainda temos craques que cheguem para o Sporting e para aquilos tipos lá do norte... como é que eles se chamam mesmo?

Entretanto passam uns meses... e o Porto vence o campeonato em igualdade pontual com o Benfica, Benfica esse que não perde um unico jogo (feito unico até hoje)...

Ponho-me cá a pensar: um gajo faz uma porcaria de uma epoca e aqueles morcões só nos ganham devido ao confronto directo. Se tivessemos feito uma epoca normal lá estariam eles a lutar pelo 4º lugar como é habito! Ah Ah Ah

E pronto, era assim a vida de um modesto benfiquista há uns tempos atrás.

Voltando para o presente e despindo a pele encarnada que já me tá a dar sarna :)

Como todos vocês se devem recordar dos contos infantis, todos eles tinham uma moral a apregoar no final. Isto não foi um conto pra criançada mas também tem uma lição de moral a retirar:

"O primeiro passo em direcção ao abismo é dado quando não temos consciência da realidade que passa à frente dos nossos olhos."

(acredito que a Ana Dias diria isto por melhores palavras mas deve andar amuada)


Todas estas tretas apenas para tentar abrir um pouco os olhos aos portistas. Meus amigos, se vocês assobiam para o lado quando apanham com uma epoca de total desgoverno (nem vou falar de dinheiro porque então é que iam ser elas) por parte da SAD e do presidente, e a única coisa que conseguem argumentar é... que se isto tal... e se aquilo tal... então não tardará muito a assistirmos a uma benfiquização do FCP

(aposto que até vos deu um arrepio na espinha... ehehehehe)

Actualmente não encontro diferenças de maior entre um benfiquista e um portista. O barmelho acredita que o que ganhou há uns anos faz do seu clube o melhor para sempre, e o azulado acredita que o que foi ganho para trás, pelos outrs, não tem valor e, o que se tem passado nos últimos 20 anos, para alem de ter enorme valor, representa o que se passará no Porto nos próximos 50 anos, minimo, até porque Pinto da Costa não baterá com as botas antes dos 110 anos!

Agora amigo Ivo, passa para cá um "Aspegic 1000" que acho que vou aceitar :)

El Pirata disse...

Naturalmente Gondo que o Porto ainda pode ser campeão esta epoca, e se o conseguir, será esse o facto que perdurará na história, e não o facto de ter auto-destruido uma equipa campeã europeia em 6 meses, bem como ter desbaratado o dinheiro a torto e a direito.


Quanto ao Sporting, já teve de facto o seu momento de glória, nos finais da decada de 40 e inicios da decada de 50, em que conquistou tudo que havia por cá, incluindo 7 campeonatos em 8 anos, faltando apenas a consagração europeia. Mas não é que as competições europeias se iniciaram apenas em 1955? O destino assim não o quis, mas a verdade é que passados 50 anos, os amantes da bola e dos verdadeiros craques ainda hoje prestam homenagem à fabulosa equipa dos 5 violinos... mesmo sem ter visto qualquer jogo!

Convenhamos que isso vale mais que qualquer troféu!