Redes Social

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2005

Comentário à 20ª jornada da Superliga - Quo Vadis Peseiro?

Pinto da Costa tem toda a razão!

Nunca pensei vir a dizer tal coisa muito menos escrevê-la. Mas é um facto. Mas antes de Pinto da Costa ter razão já Sousa Cintra tinha, e muita, razão. Confusos? Passo a explicar.

Em qualquer actividade profissional, a competência e profissionalismo de cada um é um factor ou O factor mais relevante para quem emprega, ou seja, para o patrão. E todos temos direito a um período de experiência e adaptação às novas funções e competências. Obviamente que, esse mesmo período varia de local para local, de profissão para profissão, de patrão para patrão. Mas que a paciência tem limites disso ninguém tem duvidas. E quando se é incompetente na execução do trabalho para que formos propostos o mais certo é o despedimento com justa causa. E isto funciona desde que Judas perdeu as botas.

O Sporting tem uma fama que o precede: é uma máquina devoradora de treinadores. Têm razão os que criticam tamanha gula, apesar de muitas vezes ser um mal necessário, mas é evidente que, desde o “crime” do despedimento de Inácio, o tal do título ao fim de 18 anos, os dirigentes sportinguistas ganharam uma enorme aversão a rescisões contratuais. Não que Inácio não estivesse mesmo a pedi-las nessa segunda época, mas por tudo que tinha feito na época anterior mereceria sem duvida ter cumprido o contrato até final da época. Tal como mereceu Boloni cumprir o segundo ano do contrato até final. E digo isto porque qualquer um destes fez uma primeira época de grande nível, culminando na obtenção do título nacional. E qualquer um deles criou um estilo/padrão de jogo perfeitamente identificável.

Agora pergunto eu que anda a fazer o Peseiro? A brincar aos treinadores provavelmente seria a resposta mais popular. Numa época em que é evidente que o campeão nacional não será o mais forte mas sim o menos fraco, Peseiro mostra-se incapaz de perceber o seguinte:

- Rui Jorge já não consegue reunir os mínimos necessários para ser o titular da lateral esquerda da defesa. Seria difícil ter conseguido o Jorge Ribeiro? Provavelmente Peseiro nem se lembrou de tal coisa,

- Miguel Garcia, tinha então 17 anos, foi observado pelo seleccionador brasileiro num torneio de selecções jovens. Na altura Scolari, treinador da selecção canarinha, ficou extremamente curioso pelas prestações do jovem. Jogava no eixo da defesa, e mostrava aptidão para se tornar num central de grande qualidade. Será que Peseiro não entendeu ainda que Miguel Garcia é um péssimo lateral direito, e que poderá estar a arruinar qualquer hipótese do jovem ainda se evidenciar como central de raiz?

- Peseiro decide prescindir de Tinga, o único trinco capaz de rivalizar com Custodio. E pior ainda, nestes últimos jogos em que não pode contar com Custodio optou sempre, mas sempre, por colocar Rogério no lugar do miúdo, tendo o Sporting averbado 3 derrotas e um empate. Será que o cabeça dura não consegue modificar as suas teorias? Será que tentar uma alternativa, como colocar Rochemback no lugar que seria de Custodio, manter Rogerio como lateral direito e lançar João Moutinho ou Sá Pinto para o lugar de Roca uma brilhante ideia minha?

É por estas e muitas mais teimosias de José Peseiro que digo que Pinto da Costa tem toda a razão: é despedimento e avançar para outro treinador. Ninguém tem a formula mágica, nem avanço aqui um nome que gostaria que treinasse a equipa, mas é um facto que Peseiro só será campeão se Porto e Benfica conseguirem fazer pior do que têm feito até aqui. Ou então, e porque o Sporting tem de facto um bom lote de jogadores, esses mesmos jogadores consigam fazer das tripas coração e por linhas tortas (entenda-se tácticas tortas e idioticas) encontrar o rumo certo para a vitória. Mas é evidente, e ontem na Madeira toda a gente viu, a equipa começa a sentir falta de comando. Um conselho para o Zé Peseiro: aproveita que estamos no Carnaval, veste uma fatiota de rato de porão, e faz-te à vida que o barco já mete água.

E pode ser que assim se salve barco, tripulação e Leonardo di Caprio :)

Quanto ao resto da jornada vou ser breve para não aumentar em demasia o post. Apenas quero deixar bem claro que do Porto de Couceiro ainda não vi melhorias. Marcou 2 golos muito cedo e depois vi um campeão europeu a defender a vantagem na última meia hora de jogo. E o cúmulo chegou quando o receio era tanto que se deu ao luxo de desperdiçar um minuto dos três de compensação para queimar uma substituição. E que melhor imagem que ver Pinto da Costa de bengala (guarda chuva?), com os óculos a cair pelo rosto abaixo a olhar com grande apreensão para o relógio. É evidente que o mais importante era conseguir a vitoria mas o campeão passa por evidente crise. E não basta mudar de treinador…. Embora ajude sr Dias da Cunha!


Quanto ao Benfica, conseguiu uma vitoria tranquila e sem grande historia. A Académica caminha a passos largos para a segunda liga, para grande desgosto meu. Já agora, só uma pergunta: que anda a tomar Geovanni para andar com tanta pujança física? Esperemos que sejam só umas bicas…

Quanto ao resto, destaque evidente para o Marítimo que fez um grande jogo, destaque igualmente para o melhor ponta de lança do campeonato, Liedson, que volta a sofrer um penalti não assinalado, tal como sofreu em casa frente ao Setúbal mas o arbitro deu a lei da vantagem e deixou-o rematar em desequilíbrio. Para quem tanto o critica, é bom que se recorde desse lance frente ao Setúbal em que tenta marcar em vez de se deixar cair perante falta evidente.

Bom Carnaval para todos

5 comentários:

El Pirata disse...

Entretanto já há duas grandes novidades:

Em primeiro lugar Ribeiro Teles, vice do Sporting demitiu-se do cargo. Tudo leva a crer que tal demissão se deveu à proximidade de relações institucionais entre Sporting e Benfica. E concordo em pleno com Ribeiro Teles, pessoa aliás por quem tenho elevada consideração pela postura e elevado nível que sempre patenteou.

Só espero que Dias da Cunha abra os olhos e perceba de uma vez por todas que fazer amizades com pessoas como Pinto "Al Capone" da Costa ou Luis Filipe "rei dos pneus" Vieira não é motivo de orgulho nem benvisto por nenhum sportinguista. Acredite sr Dias da Cunha que começamos a ficar cheiinhos até à ponta dos cabelos pelas suas escolhas em nome do Sporting, quer em termos de amizades quer em termos de escolhas para treinador. Vedja lá se começa a ganhar juizinho.

A segunda novidade tem a ver com o castigo imposto a Benny - 3 jogos.

Ora cá está uma medida profiláctica. Muitas vezes para desencorajar certos individuos não basta passar a mão pelo pêlo e mandá-los amansar, visto que só entendem uma linguagem: a linguagem da força e da autoridade. E como Benny já é tri-incidente (não, nem sequer é reincidente...) leva agora um castiguito apropriado para ver se ganha juizinho na mioleira. Já Maniche teve a "sorte" de ter encostado a cabeça a um arbitro peça primeira vez, apanhando somente dois jogos. Mas isto ainda é capaz de espantar muito portista mal habituado, afinal ainda não vão muito longe os tempos do penta, em que imagens de porrada à Paulinho Santos eram impunes e melhor ainda, cenas hilariantes em que os ex arbitros Antonio Rola ou Jose Pratas fugiam com os cartoes na mao de uma manada de jogadores portistas em furia a persegui-los eram o pão nosso de cada dia.

É o que eu vos digo.... bendito apito dourado!

Ramos disse...

Será que estou a sonhar!!!!!!!!!!!!!!Antonio Ramos a concordar com o Pinto da Costa!!!!!!!!!!!!!!

Mitico disse...

Antonio Ramos ao lado de Pinto da Costa?????????????????????? :) TÁ PARA CAIR O MUNDO!!! e mais nao digo :)

Picareto disse...

Por favor sejam condescentes com o nosso colega bloguista António Ramos pois ele viu a razão e a sapiência!

Só uma nota em relação ao comentário...Benni McCarthy além de "tri-incidente" também é jogador do clube que será no fim da época TRI-Campeão Nacional. Isto mesmo que se continuem a acelerar e abrandar processos sumarissimos conforme as conveniencias dos adversários abaixo do paralelo 40º do hemisfério NORTE!

Picareto disse...

uma pergunta que deixo no ar..

Porque é que continua esquecido um dos melhores extremos a jogar (ou a não jogar) em Portugal de nome RODRIGO TELLO ???