Redes Social

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

Hipermercado Dragão

Victor Fernandez

Só quem não via os jogos do FCP ao vivo ou com mais atenção é que partilha a opinião de que a culpa é dos jogadores e que qualquer treinador que lá estaria faria o mesmo que Fernandez. Cheguei a levantar a questão “será que os jogadores treinam durante a semana?” tal era a incapacidade de funcionarem como equipa. A demissão é mais que ajustada, não havia condições para continuar.

José Couceiro

Ao contrário da maioria dos portistas não vou entrar em euforias com este novo técnico. Parece-me sinceramente que José Couceiro é de facto um bom gestor contudo como treinador principal apenas se estreou em 2002/2003 tendo descido de divisão com o Alverca. O facto de ter feito uma boa época este ano com o Setúbal é manifestamente currículo insuficiente para treinar o FCP. Contudo agrada-me o seu discurso a fazer lembrar Mourinho que tanto enerva a comunicação social de lisboa. Dou-lhe o beneficio da duvida e cá estarei para aplaudir a conquista do campeonato nacional e da liga dos campeões. Mais uma vez friso que a minha escolha recairia em Vítor Pontes ou Carlos Carvalhal.

Contratações

Preocupa-me ver esta constante chegada de brasileiros ao meu clube. Preocupa-me ainda mais a aproximação de Jorge Mendes ao benfica. Talvez José Couceiro como bom gestor desportivo se insurja contra esta política de contratações. Para quê gastar dinheiro em jogadores brasileiros (desconheço ainda o valor de alguns, tenho esperança que sejam bons jogadores, há que dar tempo de adaptação) quando temos jogadores jovens talentosos como Hugo Almeida, Raul Meireles, Evanildo, Vieirinha, Marcio Abreu, Paulo Machado, etc...! Será que os dois primeiros já não voltam e o ultimo vai voltar definitivamente para a equipa B só para dar lugar a brasileiros de valor desconhecido? Espero que os dirigentes do FCP se lembrem que alguns dos melhores jogadores da história do FCP nasceram da “cantera” azul-e-branca.

PS – Parece que o Delibasic já marcou 4 golos nos treinos...a luta pelo titulo de melhor marcador nos treinos continua acesa mas o César Peixoto ainda vai em 1º !!

5 comentários:

Mitico disse...

Boa noite amigos...

Tal como Rui Gil afirmou, nao entro em euforias porque eu até simpatizava com Victor Fernandez :) quem nao se lembra daquele Celta de Vigo no ano de 1999/2000 a trocar a bolinha? quem nao se lembra daquela equipa de Vigo a dar festivais de bola aos grandes de espanha? Pois é...Jose Couceiro nada provou no futebol assim como Jose Mourinho( hoje amado por um país inteiro...estranho nao??? ) nada tinha provado quando chegou ao FC PORTO. Só o tempo dirá...

A minha escolha como toda a gente sabe recaía em Carlos Brito, actual treinador do Rio Ave. Carlos Brito, um portuense PORTISTA, com um enorme amor à cidade do Porto. Quanto ao seu trabalho no Rio Ave penso que dispensa qualquer comentário. Quem perde Vandinho e Jaime para o Braga e continua na epoca seguinte a jogar um futebol espectacular e neste momento a par do Vitoria de Setubal na classificação...so pode ser obra de um grande treinador. E nao me vou alongar mais, pois confio plenamente no meu presidente pois tal como Chumbita Nunes disse " Trata-se de gente seria ". A aproximação de Jorge Mendes ao clube do monstro...os empresarios gostam de quem tem dinheiro...é so uma questao de tempo...e quando ele se cruzar com Jose Veiga, vai-se estalar o verniz no slb...tou aqui para ver e para me rir!!! Lembram-se do celebre episodio em que os dois no aeroporto se pegaram aos empurroes? :) NAO? Entao esperem pelo proximo capitulo :)

Abraço a todos

PS: Jose Couceiro treina o Bi-Campeao Nacional, Campeao Europeu e Campeao do Mundo de CLubes :)

El Pirata disse...

Estes são os meus post's preferidos para comentar... os dedicados ao mitico (sem ofensa ao verdadeiro Mitico) FCP :)

Vou começar pelo fim, comentando as palavras do amigo Ivo: na verdade o Sporting não está a fazer uma epoca normal, basta recordar a epoca passada com o xatarroide do Fernando Santos que nesta altura levava mais 9 pontos no campeonato do que o Peseiro... 9 pontos mais 1 que leva sobre Porto e Benfica davam 10 pontos de avanço... ja dava para fazer o que o Jorge "o Bixo" Costa fez em janeiro de 2000: encomendar as faixas! Na altura era pelo bi-tri mas depois o jovem bixo teve de encomendar uma xupeta, para não ficar a xuxar no dedo ;)

Viva o Inacio pela grande alegria que me deste!


Siga... vamos falar do sobrinho neto do maior goleador portugues de todos os tempos : PEYROTEU!

Pois é meus amigos portistas, espero que não acusem o José Couceiro de sportinguista (e provavelmente até o é...) quando as coisas começarem a correr para o torto. Para cenas tristes já bastarão concerteza as passadas no tempo do Fernando Santos que era logo acusado de MOURO quando o FCP não vencia. A competência de um treinador não está no amor que sente ao clube... caso contrário ponham lá o Paulinho Santos (eheheh... não resisti)

Quanto ao valor real/actual de Couceiro. Para já acho imensa piada aos "putos novos" que treinam, terem todos uma atitude "à la Mourinho". E o Peseiro é a prova disso mesmo quando afirmava em Agosto que ia ganhar tudo! Mourinho felizmente só há um. Espero que o Couceiro seja inteligente para perceber isso. Mas basta ver o que ele vai fazer nos proximos 30 dias para saber se estamos na presença de um treinador ou na presença de mais uma fotocópia a preto e branco do Mourinho.

Podemos é olhar para o curriculo do homem (Couceiro) e chegar a uma conclusão: Pinto da Costa aposta totalmente no escuro na esperança de achar mais um Mourinho que o salve da queda da cadeira. Senão vejamos:

Couceiro tem pouco mais de 2 anos de treinador. Conseguiu colocar o Alverca na Segunda Liga (atenção que o Alverca nao estava na 2ªIIB mas na Superliga) e esta epoca, apos 19 jornadas, estava em 8º lugar. Boa epoca? Sim, mas só fim é que se tiram conclusões. Quem não se lembra à uns anos atrás do Felgueiras e do Sp Espinho descerem de divisão após terem acabado a 1ª volta nos lugares europeus? Do trabalho de Couceiro tenho a retirar as seguintes ideias, quanto aos jogos disputados frente aos 3 grandes:

- na 2ª jornada em Setubal quando recebe o Sporting monta uma excelente estrategia e vence com merito o Sporting, isto apesar do primeiro golo ter sido de penalti, num lance que desafia as leis da fisica, uma vez que se Hugo puxa o jogador sadino ele só tinha que cair para trás e não atirar-se para a frente... mas pronto, o merito de Couceiro é evidente.

- frente ao Benfica na luz leva uma cabazada: 4-0! Ninguem estava á espera e a verdade é que Couceiro foi totalmente impotente e não conseguiu mudar fosse o que fosse ao longo do jogo.

- quando recebe o FCP é totalmente manipulado pela tactica de Fernandez e o seu Setubal parece um cordeirinho, isto perante um dragão que começava a dar claros sinais de fraqueza. Mesmo assim Couceiro não conseguiu arquitectar uma tactica que lhe desse vantagem. E, apesar da nulidade de futebol praticado pela sua equipa, ainda teve a coragem de vir dizer que ficou um penalti por marcar a favor da sua equipa. Relembrar que o FCP apenas venceu por 1-0. Estaria Couceiro a querer dizer que com o penalti a ser marcado o resultado seria 1-1? Seria pedir demasiado, uma vez que o seu Setubal só mereceu a derrota, e por mais que um.

- para finalizar na passada segunda feira, o Setubal vai a Alvalade levar com um tsunami de futebol ofensivo. Só nao foi repetido o resultado de 4-0 que o Benfica brindou o Setubal devido à ineficacia/azar dos atacantes leoninos. Couceiro assistiu impavido e sereno, deixando a equipa entregue à sua sorte e à magia de um Jorginho que inventou um golo. A tactica de Couceiro era claramente perder por poucos. E mesmo usando uma tactica defensiva, que dizer de um treinador que monta um esquema defensivo e que mesmo assim vê a sua equipa sofrer 13 cantos e 26 remates?

Ainda é cedo para avaliar o valor de Couceiro, mas ou ele é tipo uma borboleta e ainda está na fase de lagarta e não tarda revela-se o grande treinador que ainda não é... ou então é mais um barrete à Pinto da Costa!

André Kaustico disse...

Cá estou eu de volta depois de uma ausencia mais ou menos porlongada,por mea culpa confesso!

Victor Fernandez
Nunca achei que fosse uma aposta que ia ser ganha.Para aqueles que dizem que o homem que um dia irá dar o seu nome ao actual Estadio do Dragão não costuma despedir treinadores com esta ligeireza,pois VF Venceu a Supertaça,Taça Intercontinental e está um ponto do lider,está errado,pois Pinto da Costa não gosta de ver jogadores que não se entregam de alma e coração.Isso Aconteceu exactamente 4 vezes na presidencia de Pinto da Costa:com Quinito,Ivic em 93/94,Octávio Machado e Victor Fernandez,sendo este ultimo o mais claro,tendo perdido pontos no campeonato,como o actual campeão europeu e mundial já não perdia desde a decada de 70.Dos mais de 20 Jogos que o FC Porto jogou esta época,houve menos de meia duzia que me convenceram..FC Porto v sporting;CSKA v FC Porto;FC Porto v Belenenses; FC Porto v Chelsea;FC Porto v Once Caldas.Todos eles,à excepção do jogo frente ao Belenenses eram jogos em que os jogadores não precisavam quem os motivasse,pois a motivação é automatica nestas situações.O que vem revelar uma coisa:Victor Fernandez não sabe motivar jogadores.Um episodio de "Bradar ao Ceus" foi no jogo com o beira-mar,em que os suplentes,já esgotadas as substituições,"aqueceram" até aos 91 minutos.Isto leva qualquer jogador a perguntar "o que é aquele gajo anda a fazer?A gozar comigo?"Victor Fernandez,como homem,pareceu-me ser uma pessoa seria,de valores,que se preocupa com o aspecto humano,mas não era treinador para o campeão da europa e do mundo.Dar 7 ao benfica em casa é tão bom como 5 na luz,e Oliveira fê-lo.

José Couceiro
Não era de maneira nenhuma o nome que gostaria de ter ouvido!Fiquei bastante irritado quando soube.Para mim treinador para o FC Porto é o Camacho.O homem pos o Benfica a Jogar futebol,coisa que não acontecia há anos,e de muito dificil concretização.Tem carreira como jogador e treinador,e não se ensaia nada para dizer que não gosta da atitude dos jogadores,e para se vir embora quando vê que não tem condições.Não é homem de se agarrar ao lugar e estar ali a ganhar o seu.
Para aqueles que querem comparar Couceiro a Mourinho,não deve pois engana-se.José Mourinho antes de entrar para o FC Porto tinha,como treinadaor principal,feito excelente figura pelo Benfica,Ganhando ao Sporting por 3-0,e sendo despedido por questões eleitorais apenas,e quando ingressou no FC Porto deixou o Leiria melhor classificado que o clube com que veio a conquistar tudo.Como adjunto já tinha sido aprendiz de dois grandes nome:Bobby Robson(Mais um que adoraria que tivesse voltado neste momento) e Van Gall.Penso que a virtude de Mourinho está na junção de tudo que aprendeu com estes dois.Couceiro,como Peseiro tirou o curso com Mourinho,e daí se entende porque têm estes treinadores a mesma postura.O discurso de José Couceiro pos-me um sorriso nos labios,pois é a atitude a tomar quando se quer treinar um clube com a grandiosidade do Campeão Europeu.Muito diferente da de Fernandez,que não era de todo um Dicurso Ganahador

El Pirata disse...

É impressão minha ou o Porto, por intermédio do seu presidente, não renovou por mais 2 anos o contrato de Fernandez em Setembro, aquando dos primeiros assobios? Lá diz o provérbio... escuta o povo, ele é que sabe :)

Só espero que não digam agora que o pobre do Fernandez tenha estado à experiência por 5 meses e vai-se embora de mãos a abanar como ptretendiam fazer com o Gigi... não vale a pena borrar as cores do clube por tão pouco pois não?...

Por falar em dinheiro alguém é capaz de me explicar quanto dinheiro já gastou o Porto? E estou a referir-me ao dinheiro arduamente conquistado pelo Mourinho, quer em trofeus quer em vendas alucinantes para o Chelsea... pelas minhas contas o pequeno mouro injectou no clube para cima de 80 milhões de euros... por quanto é que ficou a escola de samba?

Como tenho o "previlégio" de ler o pasquim OJOGO todos os dias, consegui deleitar-me com uma tirada brilhante do comediante de serviço, Jose Manuel Ribeiro de seu nome. Diz ele:

"...o que o fc porto quis fazer foi renovar vencendo o campeonato, coisa nem por isso dificil."

Pois claro que não é dificil. Alias, com os mais de 40 milhoes de euros em capital para investir em reforços, com mais de metade de uma equipa campeã europeia... onde é que estaria a dificuldade em renovar o titulo de um campeonato da segunda divisão europeia?!!? Assim pensavam os portistas de barriga cheia em Agosto... e ainda pensam alguns certamente, os mais jovens e fogosos, habituados a comer apenas caviar e sem nunca terem lambido uma lata de sardinhas vazia... metaforicamente falando é claro, estou a referir-me naturalmente aos portistas com 10/15 anos de "filiação à causa", só com habitos de vitoria e com pensamentos angelicais perante a figura do grande papa nortenho.

A verdade é que o Sporting, sem dinheiro para comprar nem o tísico do Paulo Assunção que o FCP comprou apenas para fazer figura triste de novo-rico, montou uma equipa competitiva à base da prata da casa e de alguns emprestimos de grande qualidade. E, faço questão de o referir sempre, deu 8 e 6 pontos de avanço para Benfica e Porto, respectivamente, no inicio do campeonato.

Agora virem senhores "jornalistas" pregar na biblia dos portistas disparates pela boca fora é de enfurecer o mais pacifico dos discipulos do Dalai-Lama. O Porto tem TODA a obrigação de vencer este campeonato e se não o conseguir a culpa é inteira de Pinto da Costa e de todos os abutres de fato e gravata que gravitam à sua volta na famosa Torre das Antas.

PS:

O que eu não dava para ser uma mosquinha para poder assistir à assembleia geral do FCP de aprovação do relatório e contas. Aquilo deve ser tudo menos falar de contas e despesas.

Começa-se com um insulto a lisboa, outro insulto ao scolari, um amen aos martires já falecidos (pedroto, etc e tal), olha-se pro relogio e aprova-se as contas depressinha que já é meia noite e amanhã trabalha-se ao contrario de lisboa

Eu só tenho pena da pessoa séria que um dia assumir a presidência do porto. Quer dizer, pena não é bem a palavra... mas lá que vai ter uma grande desilusão quando pensar que vai encontrar um clube a nadar em dinheiro... lá isso vai :)

Ramos disse...

Para o Antonio Ramos


Quanto dinheiro O Porto ganhou em janeiro com as vendas de alguns jogadores?


Houve no mundo algum clube que em janeiro (deste ano) fez mais dinheiro que o Porto?