Redes Social

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

21ª Jornada em revisão - Quem assume o comando?

Mais uma jornada decorrida e mais uma vez quem lidera deixa-se apanhar pelo grupo perseguidor. Se fosse a volta à França em bicicleta e estivesse a assistir á mítica etapa do Alpe D'Huez estaria deliciado. Assim, só posso estar espantado e francamente desiludido com o que tenho assistido.
Vamos por partes. Benfica e FC Porto, anteriores lideres do pelotão, foram apanhados por Sporting e Boavista, ficando o Braga na cauda da liderança. E verdade seja dita, neste fim de semana estas 5 formações, talvez com a excepção chamada Porto, praticaram bom futebol e deram uma imagem de liderança... mas, e há sempre um mas... e na próxima jornada?
Mourinho já o disse e eu assino por baixo: o vencedor da Superliga este ano será o menos fraco dos pretendentes e não o mais forte... pura e simplesmente porque não há um mais forte! Pegue-se no exemplo Sporting: deu uma banhada a um Rio Ave que tinha dado "show di bola" na Luz e que tinha dominado o Porto nas Antas. Mas convém não esquecer que isto ocorreu uma semana após a tareia apanhada na Madeira frente a um Maritimo que até nem fez um jogo extraordinário e, para grande tristeza minha, provavelmente o leão perderá pontos na próxima deslocação a Leiria. E isto não é aceitável a um candidato a campeão, muito menos quando faltam apenas 13 jogos.
Voltando à jornada. O grande jogo foi em Braga e a verdade é que o jogo foi interessante, faltando os golos e sobretudo a inspiração que João Tomás tende a perder quando defronta o clube do seu coração. Quanto a um possível penalti cometido por Manuel Fernandes sobre João Alves fico com a ideia que existe, tanto mais que a bola nem sai do local onde ocorre o contacto. Gostei das palavras do mago Trapattoni, quando afirma que no futebol, tal como no boxe, ganham-se titulos com pontos. E tem toda a razão. A verdade é que o velhote italiano, apercebendo-se que dificilmente derrotaria o Braga, optou por segurar o empate. E um ponto é um ponto.... vê se aprendes oh Peseiro, seu morcão! (perder na Choupana, com 10, aos 94 minutos só mesmo de um menino de coro...)
Destaque igualmente para o Guimarães que está há 5 jogos sem sofrer golos. Agora verdade seja dita que aquele Manuel Machado é um grande postal... aquelas declarações é mesmo de quem ainda não percebeu que a era dos treinadores de bigode já lá vai. Confesso que é dos treinadores que mais comichão e irritação me provocam. Quanto ao Porto, apenas referência para a evidência que Quaresma é o único com capacidade de desequilibrar a qualquer momento, desde que assim o queira, e que Fabiano deveria ver uns videos do Jardel, sobre a arte de cabeçear bolas de golo para dentro daquele buraquinho de quase 8 metros. Referência ainda para o facto de meia equipa inicial ter sotaque :)
Para acabar as referências à jornada, queria apenas elogiar a exibição categórica de Penafiel e Belenenses, tendo este último contado com a preponderância de dois jovens leões, Lourenço e Paulo Sérgio.
PS:
Os portistas têm-se queixado muito dos processos sumaríssimos e dos castigos a adversários do Benfica, como o que foi aplicado a Nem que o impediu de defrontar o Benfica no fim de semana, mas gostava de saber o que pensam do castigo de 2 jogos aplicado a Antchouet do Belenenses, após expulsão injusta em Leiria, que o impedirá de defrontar o Porto na próxima jornada. Pior que os sumaríssimos, são os cartões que os arbitros mostram em campo e que não podem ser sujeitos a recursos. Basta ver o que sucedeu a Hugo Viana. Os sumaríssimos só surgem quando o cegueta do arbitro e restante equipa de circo que o acompanha com as bandeirinhas não vêem nada, ou fazem que não vêem. E é verdade que podem achar estranho que em 9 sumaríssimos, 4 sejam a jogadores do Porto, mas também é verdade que, tirando o aplicado a Seitaridis, todos os outros são justos. E o de Maniche poderia ter sido o dobro sem qualquer tipo de dificuldades. Quanto à história do recurso, eu estou de acordo que, quando insistimos com a justiça, temos de estar preparados para a mesma justiça ser mais branda ou mais severa. Porque senão era uma autêntica bandalheira, andavamos todos a recorrer por dá cá aquela palha.
PS2:
Fiz uma pequena pesquisa superficial sobre o que falta jogar, e aqui deixo umas curiosidades:
- boavista e sporting ainda têm 7 jogos em casa, contra apenas 6 de benfica e porto
- boavista vai receber ainda porto, benfica, sporting e braga
- sporting ainda vai deslocar-se a leiria, bessa, luz, restelo
- benfica vai iniciar ciclo decisivo: CSKA fora, Guimarães casa, FCP fora, CSKA casa e Nacional fora, onde não ganham desde 91! Já para não dizer que acabam o campeonato no Bessa, onde não vencem há quase uma decada. Vamos lá a ver se têm estofo de campeão.
- Porto defende o titulo europeu, com deslocação ao Belenenses e recepção a um Benfica que perde consecutivamente nas Antas há 10 anos! Pressão imensa para um Porto que já perdeu mais pontos em casa do que aqueles que ganhou!
Como podem ver, os próximos 15 dias serão extremamente emocionantes. Que role a bola!

3 comentários:

El Pirata disse...

A analise à jornada, como é natural, tem sempre muito por onde pegar e dura sempre, pelo menos, até ao inicio da próxima.

Venho aqui denunciar mais uma sátira humoristica desse grande contador de anedotas, um pouco desconhecido do grande publico, de seu nome Jose Manuel Ribeiro, cronista do pasquim OJOGO.

Ora, este sujeito foi o responsável pela cronica do jogo Porto vs Guimarães, e diz ele a finalizar:

"A angustia terminou como de costume: uma equipa agarrando o empate com mãos, pés, orelhas e outros apêndices; a outra desperdiçando as últimas balas com Helder Postiga, ele próprio preso num drama pessoal que se traduz em exibições desastradas e contraproducentes"


Já escrevi atrás num outro post que não vi o jogo, mas vi já resumos suficientes para saber que o Porto não massacrou ninguém! A única verdade é que Manuel Machado mostrou-se um cobarde igual a Peseiro e foi jogar para o empate a zero. E ao contrário de Peseiro, conseguiu-o porque o Porto não jogou 1/10 do que jogou frente ao Sporting! Essa é a verdade; escrever baboseiras é atirar areia para os olhos de quem prefere andar enganado do que ver a realidade: este porto não massacra ninguém, a não ser alguém masoquista que deseje ardentemente ser massacrado... alguém como Peseiro!

Eu adoraria saber o que José Manuel Ribeiro escreveria após assistir ao último Sporting vs Setubal, jogo no qual o Sporting criou, sem qualquer exagero, 6/7 ocasiões de golo flagrante.

E mais, afirmar que Postiga, a receber um salário principesco, e seguramente mais do dobro que recebe Liedson, não marca porque passa por dramas pessoais, é mais uma vez ridiculo! Toda a gente passa por dramas pessoais e não é por isso que deixa de trabalhar ou de se aguentar à vida. O drama de Postiga é andar de Porsche e receber umas 100.000 notinhas de euros todos os meses. Se fosse o gaiato de há 2 anos que não tinha dinheiro nem para o passe dos STCP de certeza que se esforçava um pouco mais. Que ponha os olhos no "etiope" do Liedson, que vê nascer o filho no outro lado do Atlântico, está com ele 1 dia e tem de vir justificar o dinheiro que ganha. Mais profissionalismo senhor Postiga, e deixe-se de dramas!

Quanto ao Ribeiro, continue a alegrar o meu dia que eu bem agradeço :)

Ramos disse...

O Antonio Ramos é melhor veres o jogo...E de pois sim comentar...

El Pirata disse...

Oh meu amigo Rui,

Eu não vi o jogo mas prometo que o de sexta feira não perco por nada deste mundo :)

Mas, e em relação ao jogo do passado domingo, li a crónica em 2 jornais desportivos, vi resumos do jogo em 3 canais diferentes e vi o forum que a SportTv dedica à jornada...

E garanto-te que em nenhum lado a não ser na crónica do mister Ribeiro li ou ouvi algo como um dominio avassalador do Porto e sobretudo esbanjamento de inúmeras situações de golo!

Aliás, o sujeito Ribeiro, já na cronica de hoje se retrata um pouco e vem lá a dizer que nem o melhor ponta de lança do mundo marcaria muitos golos no Porto simplesmente porque não teria alguém a criar jogo para ele o fazer... afinal em que é que ficamos?!

PS:

Na minha modesta opinião acho que deveria haver controlo anti-doping e teste do balão nas redacções dos jornais desportivos... algum dos tipos quando escrevem dão mesma a ideia que não estão em condições de pegar na caneta ;)