Redes Social

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

Futebol, etc e tal!

Estão jogados 7 dos 9 jogos que compõem a jornada 23 da Superliga, mas não me sinto tentado a comentar a jornada. É claro como água que, embora o campeonato tenha mais 15 equipas, se Sporting, Porto e Benfica não fizessem parte da Superliga não haveria, por parte dos portugueses em geral, grande demonstração de júbilo e alegria. E eu sinto-me tentado em ir pelo mesmo caminho, querendo realçar apenas a grande época que o Sporting de Braga continua a fazer. Ninguém no seu perfeito juízo lhe pode pedir o título, mas a equipa mantém-se muito bem colocada quando são cumpridos já 2/3 do campeonato, e tem claras aspirações a conquistar a taça de Portugal. É o destaque entre o Portugal dos pequeninos :)

Sendo assim, vamos conversar sobre outros assuntos. E eu até faço já aqui um pequeno índice sobre os mesmos:

- Preparação do derby Porto vs Benfica

- Pinto da Costa e o clima de guerrilha

- Xistra a apitar o Sporting

- João Moutinho

- Fifa e as novas tecnologias

- Mourinho

- Tiago Monteiro


Comecemos pelo grande derby de logo ao fim da tarde. Parece certo que o Benfica tem mais a perder com este encontro que o Porto, quanto mais não seja pelo estigma de jogar nas Antas. E se o Benfica pretende de fact ser campeão este ano tem de superar os seus mais profundos receios e mostrar-se à altura do desafio. Porque vendo bem, o Benfica ainda não foi capaz de ganhar a um dos primeiros 5 classificados, se excluirmos o jogo atípico frente ao Boavista, na Luz. Curioso é verificar que os adeptos são os primeiros a desestabilizar a sua equipa, ora assobiando um Trapattoni que faz o que pode (manter o Benfica ainda em primeiro lugar ex-aqueo não é para qualquer um…) ora perturbando Quim com o fantasma de um Moreira em nada superior a ele. E depois admiram-se da seca de 11 anos. E prefiro nem abordar seriamente o facto de Sokota, o concretizador mais eficaz do Benfica, se encontrar a treinar na equipa B. Será que Sokota já tem pré-acordo com o Porto? Mas será isso assim tão preocupante? Não seria melhor para a equipa que Sokota jogasse e marcasse, dando quiçá o titulo? Mas não, o exemplo Deco e Maniche não foram suficientes para a direcção benfiquista.

Quanto ao Porto, Couceiro parece começar a apostar na língua portuguesa sem sotaque. Só no fim se saberá se foi o melhor caminho, mas na minha opinião, acho que é de facto o mais correcto. Interessante verificar como funciona o estado de espírito dos brasileiros. Fabiano, sabendo que McCarthy poderia defrontar o Benfica, afirma que não vai jogar o jogo! Pois, se a mentalidade deste jogador é logo derrotista à partida, e se treina tal como joga, é evidente que Couceiro irá preferir o Benny. E, no que pude observar até ao momento, Fabiano só consegue igualar McCarthy na categoria e potência das cotoveladas :)

Passando para o lado marginal do encontro, Pinto da Costa apostou tudo para tornar o ambiente pré-jogo num ambiente conflituoso e de guerrilha. Neste aspecto Luís Filipe Vieira e José Veiga mostraram um pouco mais de nível que o eterno presidente draconiano e deixaram-no a falar sozinho! Não quer dizer que, caso o Benfica consiga um resultado positivo, que os dois co-presidentes barmelhos, não provoquem o ambiente, mas para já não se pode acusa-los de nada. Quanto ao avô cantigas do FCP, veio declamar que Alex do Guimarães deveria ser castigado porque afirma que Simão não o agrediu! Mas que desfaçatez de Pinto da Costa. É certo que o senhor já não é muito novo mas não consta que sofra de Alzheimer. Será que ele já se esqueceu que Litos, treinador do Estoril, defendeu publicamente Seitaridis? É minha convicção que tanto Seitaridis como Simão não agrediram os seus adversários, tal como tenho perfeita convicção que Pedro Emanuel foi bem castigado tal como Petit já deveria tê-lo sido. Mas afirmações como as de Pinto da Costa não o prestigiam em nada, dando a clara ideia que para ele justo são os sumaríssimos dos outros… mais juízo é que é preciso!



Vamos agora para o Sporting. Frente a um Estoril frágil fora do seu reduto, tudo leva a crer que a grande dificuldade leonina virá de um só homem: Carlos Xistra. Sim, esse mesmo, o que expulsou o Liedson aos 47 minutos do jogo frente ao Marítimo em Alvalade (derrota por 1-0 do Sporting), expulsão essa derivada de um claro erro de avaliação: falta à entrada da área, frontal, e cartão amarelo para o prevaricador), o mesmo Xistra que não viu o golo legal de Hugo Viana frente ao Braga (empate a zero) em Alvalade, Viana que se encontrava mais de 2 metros em jogo, e o mesmo Xistra que não viu o penalti abusivo de Ricardo Costa sobre Lourenço na pretérita jornada. É caso para dizer:

Caros Sportinguistas, tranquem as mulheres, as donzelas e as meninas em casa, que Carlos Xistra, o violador da verdade desportiva, encontra-se na cidade!

Quanto ao jogo, Hugo manter-se-á a titular e, sem menosprezo pelo Polga ou Beto, ambos lesionados, fico satisfeito que tal se verifique. Hugo, tal com oescfrevi neste blog há uns meses atrás, não é um fantástico jogador, mas é daqueles jogadores que não falham por excesso de confiança ou por soberba. É limitado mas dá tudo o que tem e merece bem um lugar no plantel. De referir ainda que a Academia do Sporting vai de vento em popa, tendo já 1/3 do plantel principal proveniência das camadas jovens.

Ainda sobre o Sporting quero deixar aqui um sincero elogio a um miúdo que promete e muito: João Moutinho. A exibição na Holanda foi divinal, ainda para mais numa estreia europeia e com poucos minutos jogados na Superiga. Espero que mantenha a humildade e o carácter e que retribua ao Sporting tudo o que o clube tem feito por ele desde os 11 anos. Ingratidão é um dos sentimentos mais desprezáveis num ser humano e, numa altura em que os abutres dos empresários se acercam dele com o intuito de o levar para o paraíso estrangeiro, espero que a família o saiba aconselhar devidamente.

Quanto à próxima eliminatória europeia do Sporting frente a Middlesbrough, acredito na passagem aos ¼ de final desde que a postura seja a mesma que a de Roterdão. Mas ainda falta muito tempo para o jogo e certamente ainda terei tempo de escrevinhar mais a fundo.


Mudando de assunto. A Fifa parece que vai finalmente inovar. Na Alemanha estão a desenvolver um programa denominado CAIROS que tem como potencialidades: capaz de detectar num só segundo a posição exacta da bola por 2000 vezes; detecta se a bola transpôs a linha de golo, se houve fora de jogo, define a velocidade da bola, a potência de um remate e as posições dos jogadores em campo. É sem dúvida o passo na direcção certa.

Chegou a vez do assunto picante da semana: Mourinho!

Vejam o que dele dizem os jornais estrangeiros:

Sport

“escondeu-se e, fazendo uso de soberba e de uma vaidade sem limites, colocou de parte qualquer declaração aos jornalistas… o Barcelona reagiu e tapou a boca ao prepotente treinador do Chelsea, acabando de uma só vez com duas das suas pretenciosas reclamações: de não perder dois jogos seguidos e de nunca ter menos posse de bola de que o adversário… é assim o treinador mais bem pago da Europa: arrogante, prepotente e desafiante e mau perdedor depois do jogo”;

El Mundo Deportivo

“é o responsável pela decisão de não falar aos jornalistas… parece claro que decidiu começar a aquecer o ambiente para o desafio de Londres… o mister português dizia que, em 3 anos logrou os mesmos títulos europeus do barca em 100. é verdade. Mas os catalães nunca jogarão como as suas equipas porque os nossos adeptos não suportam um futebol tão aborrecido… Abramovich gastou 300 milhões de euros em 2 anos! É muito triste gastar-se esse dinheiro para jogar como o Numancia” ;

La Vanguardia

“o chelsea é uma cópia do FCPorto , uma mistura de futebol português e inglês, que só actua à defesa”; Marca – “Mourinho converteu-se no mensageiro do medo para o futebol, mestre da lavagem cerebral, rei da guerra fria. Mas o ridículo aconteceu por culpa da sua soberba”

As

“O Barça puxou das nuvens a um Mourinho que foi, primeiro mentiroso (não cumpriu com o onze que apresentou na véspera), depois um aluno aplicado (desde o primeiro minuto que começou a tomar apontamentos num caderno, como aprendeu com outro petulante chamado Van Gaal) e, por fim, mau perdedor (não quis atender aos jornalistas e escondeu-se num suposto incidente durante o descanso)”;

The Gardian

“O Chelsea não se pode queixar de nada, porque foi literalmente engolido pelo Barcelona”;

The Sun

“Mourinho levou um pontapé no traseiro numa confusão no balneário e vê o Chelsea perder a guerra”;


Como se pode verificar, não são só os jornais lisboetas que perseguem e criticam Mourinho. Como técnico é inegável o seu valor mas como cidadão é evidente que não sabe conviver com as críticas. E escolheu mal a profissão para tal. No futebol, como se sabe, a distância entre bestial e besta é pequena, e apenas no final de um carreira se pode fazer um balanço e elogiar definitivamente um treinador. Veja-se o caso de Trapattoni, um treinador com um currículo notável, mas que se sujeita a ouvir palermices de todos os lados. Se já se tivesse reformado estaria a viver sobre a aura de treinador com mais títulos conquistados a nível europeu. Mourinho ainda tem 20 anos de carreira pela frente e, se continua a comprar guerras em todo o lado (e já tem inimigos em Portugal, Espanha e Inglaterra…), corre sério risco de nunca atingir o consenso quanto ao seu valor. Este tema tem muito que se lhe diga e espero voltar a tocar neste assunto, mas verdade seja dita que é agradável ver que os que adoram Mourinho e detestam o Figo estão numa encruzilhada: como defender a imprensa catalã no caso Figo e agora atacá-la? A vida é mesmo uma faca de dois gumes :)

Para acabar quero referir-me ao piloto português da F1, Tiago Monteiro. É um motivo suplementar para ver a Fórmula 1 para muitos portugueses e espero sinceramente que tenha sucesso na Jordan (futura Midland F1). E o sucesso passa claramente por bater o seu companheiro de equipa, o indiano Narain Karthikeyan e os dois Minardi. Menos que isso será um fracasso, e convém não esquecer que existem muitos pilotos, com muito mais capital a apoia-los que o capital que o português possui, desejosos de agarrar o seu lugar. Confesso que sei pouco sobre o real valor de Tiago Monteiro, e os testes que tem feito não auguram nada de bom, uma vez que é constantemente batido pelo indiano. Mas como português acredito que vai triunfar. Força Tiago!
PS:
Só para acabar quero manifestar a minha alegria pela vitória, nos Oscares de Clint Eastwood (melhor realizador), Million Dolar Baby (Melhor Filme), Jamie Foxx (melhor actor) e Hillary Swank (melhor actriz). Acreditem que pela primeira vez acertei em cheio nas categorias principais. Apenas no melhor filme animado, em que apostei no Shrek 2, falhei. Para quem segue com grande interesse esta cerimónia há cerca de 10 anos, estou todo satisfeito :) Ainda para mais sabendo que o The Aviator ficou a ver navios... excesso de propaganda e publicidade não fizeram efeito desta vez, valha-nos Nossa Senhora do Caravaggio!

4 comentários:

El Pirata disse...

Uma parte do jogo Porto vs Benfica já findou e que análise se pode fazer? Aqui ficam umas notas no bloco de notas do blog :)

- McCarthy sujeita-se a novo sumaríssimo após entrada à kick-boxing sobre Petit... uma curiosidade: será que Benny desconta do salário o tempo que fica de fora em castigo? Porque dá toda a ideia que ele tass marinbando para o clube, tal a falta de sensatez demonstrada... será que a famosa disciplina interna funciona? Ou os meninos são perdoados e as culpas vão todas para o bixo papão?

- Espero de Pinto da Costa uma observação à sacudidela dada por Nuno Valente em Petit. Pelos critérios do velho lobo, Valente merece sem duvida o sumaríssimo... mas coerência nunca foi o forte do Jorge Nuno

- Primeira parte com muito espaço a meio campo para jogar... finalmente um aspecto positivo a realçar do jogo.

- Karadas como ponta de lança num jogo de contra ataque parece-me desajustado... e depois vê-lo a ir aos flancos criar jogo é suficiente para me provocar pesadelos esta noite.

- Postiga está completamente desfigurado em relação a um outro Postiga, o de 2002/03. Será que, aquando da passagem por Inglaterra, esse jovem acutilante e com faro de golo foi clonado? Acho que Pinto da Costa comprou gato por lebre... este não é o Postiga que tanto prometia. E que faz falta ao futebol português.


Espero que a segunda parte traga golos. Mas não posso deixar de afirmar que o jogo está a merecer a minha total atenção... sinal que está interessante.

El Pirata disse...

Espero que o Mitico apresente o seu post e que seja dedicado ao jogo grande da jornada. Mas quero deixar já aqui um breve comentário.

O resultado final é justo. Não quanto ao número de golos marcados mas sim quanto à divisão de pontos. Um golo para cada lado, uma situação de golo escandalosamente falhada para cada lado (Geovanni e Benny) e uma bola à barra para cada lado. Como se vê por aqui o empate final é aceitáve. Maior posse de bola para o FCPorto e maior número de remates não é só por si motivo para se poder afirmar categoricamente que o Porto justificava a vitória.

Este ano (não esta epoca...) é o ano dos grandes jogos entre os grandes; depois do fantástico jogo da taça de portugal entre sporting e benfica, mais um bom jogo (não do mesmo nível mas também era pedir demasiado...)! Aguardo ansiosamente pela jornada de 20 de Março entre Sporting e Porto na Alvaláxia (vejam lá se decoram o nome... não é tão piroso como Dragão).

Só para acabar quero dar o meu beneficio da duvida ao Couceiro. Ainda não ouvi o Trapattoni a comentar o jogo mas as palavras de Couceiro são inacreditáveis. Diz ele que o Benfica marcou num lance que se inicia numa agressão de Karadas a Ricardo Costa.

Eu quero acreditar que Couceiro não viu ainda as imagens e que vai retratar-se em público, tanto mais que tenho dele uma imagem de homem de caracter e com personalidade. Espero que o convivio com o demente Pinto da Costa não lhe tenha danificado as celulas cerebrais! O jogo foi correcto e o unico lance que mais perto andou da expulsão foi logo no inicio do jogo na entrada agressiva de McCarthy a Petit.

Couceiro, um conselho: para seres um homem do norte não precisas estupidificar! Isso é proprio apenas de mentes menores que vivem apenas com os males dos outros e que vão para a Avenida dos Aliados festejar a vitoria do Milan na final da taça dos Clubes Campeões Europeus em 1990.

El Pirata disse...

E a jornada acaba em beleza, com a vitoria categórica do Sporting por 4-0 sobre o Estoril. Jogo normal, vitoria normal, 50 golos marcados em apenas 23 jornadas. Futebol virado para o ataque, boa construcção de jogo, defesa permeavel, talvez devido ao facto do balanceamento atacante dos médios. Mas não é assim que deveria ser o futebol? Virado para o ataque? Para mim o mais importante é a vitória do Sporting, mesmo que ganhe por apenas 1-0 nas 34 jornadas... mas convenhamos que assim é mais saboroso.

Viva o futebol de ataque!

El Pirata disse...

tens razão Ivo, o estádio é o Alvalade XXI e só espero que na final da Taça Uefa não anunciem no estrangeiro a final sendo jogada em Lisbon Alvaláxia :)

Mas já em posts anteriores, em que chamam ao estádio + complexo comercial de Multicolor e WC (ou outros nomes), eu corrigi e aludi a esse facto, é só uma questão de recuar um pouco no blog.

Mas reconheço que, no desejo de querer corrigir a matilha de jovens lobos que por aqui aparece a chamar-lhe tudo menos o nome correcto ao estádio do Sporting, acabei por me precipitar e errar. Mas olha que prefiro que se refiram ao estádio como Alvaláxia do que todos os outros nomes, incluindo aqueles que tu lhe dedicas :)

Mal por mal eu apenas chamo ao novo estádio do Porto estádio das Antas e não estádio do dragão... e isto apenas porque dragão rima com morcão :)