Redes Social

domingo, 23 de setembro de 2012

Revendo a Jornada Europeia




Iniciaram-se as competições europeias relativas à temporada 2012/13, com um recorde de participação lusitana, com 6 equipas, distribuídas equitativamente entre Champions League e Liga Europa.

Começando pela Champions, aqui ficam os resultados:


É indiscutível que o FC Porto conseguiu o melhor resultado de entre as equipas lusas. Aliás, foi o único que conseguiu a vitória. Por outro lado, convém não esquecer que pertencia ao pote 1 no sorteio e que se deslocou ao terreno de uma equipa que na temporada passada conseguiu a proeza de somar por derrotas todos os seus jogos, inclusive uma humilhante e não totalmente explicada derrota por 6-1 contra o Lyon no seu terreno! Mas aparte esse pormenor, a equipa portista preparou-se correctamente para o encontro, não o desvalorizando como tinha feito na época passada com o APOEL, somando uma vitória justa mas por números excessivos, os croatas (sim, neste caso pode-se falar em croatas não só porque a equipa é croata mas sobretudo porque o plantel é 90% constituído por croatas... e depois admirem-se da troika andar por cá e não pela Croácia...) esforçaram-se para parecer uma equipa de Champions mas estão claramente a mais nesta competição, já são 7 as derrotas consecutivas e muito admirado ficaria se somassem qualquer ponto que seja!

Em Braga aconteceu uma das surpresas da jornada, com a derrota dos bracarenses perante um Cluj recheado da classe média do futebol português, que tal qual a classe média dos portugueses também teve de emigrar para conseguir melhores condições. E, igualmente, reconhecimento! Aqueles tugas, juntamente com outros estrangeiros que por cá não tiveram uma verdadeira oportunidade, mostraram em Braga ter valor, valor esse que lhes foi sonegado inclusive no sorteio, quando muito expert olhou para o grupo do Braga e acreditou piamente que o Braga lutaria pelo segundo lugar, sem se darem ao trabalho de investigar a valia de Cluj e Galatasaray. Se calhar, e espero estar enganado, ainda vamos ver o Braga acabar o grupo no último lugar, talvez então os entendidos percebam que há mais futebol para além do que a Sport tv lhes mostra todos os fins de semana...

Na Escócia parece que o Benfica fez história. Deu-me vontade de rir ao ler isso, um branqueamento a uma exibição falhada de um Benfica que deveria ter chegado a Glasgow e imposto a derrota à equipa da casa, tão simples quanto isto! Este Celtic é de longe o mais fraco que alguma vez me lembro de ter visto, e quando um grego chamado Samaras é a estrela da companhia, num campeonato sem o rival Rangers e que ainda assim tem sido disputado como se tivesse 2 ou 3 Rangers, revela as enormes fragilidades deste Celtic, indiscutivelmente candidato assumidissimo ao ultimo lugar do grupo, tendo amealhado, por certo, o unico ponto que irá ter em toda a prova. Veremos se não foi na primeira jornada que o Benfica claudicou o seu futuro na prova, eu digo que sim, sem nenhum receio de me ter enganado!


Quanto aos restantes jogos, destaque para o Real Madrid vs Manchester City, o prato forte da jornada e que se recelou impróprio para cardiacos, pese embora uma primeira parte onde a equipa inglesa pura e simplesmente abdicou de jogar futebol! Se foi bom, em Inglaterra ainda será melhor seguramente. Por outro lado o AC Milan continua a mostrar nesse inicio de epoca uma fragilidade notável, o PSG parece começar a carburar, o Zenit levou uma banhada em Malaga que deve ter doido e o Chelsea revelou ao mundo um novo craque, de seu nome Oscar, creio que vai dar que falar!


Os resultados da Liga Europa foram os seguintes:


Dentro destes destacam-se os obtidos pelas equipas portuguesas: 2 empates e 1 derrota. Balanço mediano, sem no entanto ser demasiado penalizante. O Sporting, por exemplo, defrontando o campeão suiço e que fez um brilharete na ultima edição da Champions, dominou o encontro e esteve sempre perto do golo até ao momento da estúpida expulsão de Xandão, logo aos 50 minutos, tornando deste modo o empate final num resultado aceitável, sobretudo porque conseguido com o grande adversário do grupo. Por seu lado o Maritimo efectuou uma exibição de grande nível frente aos ingleses do Newcastle, surpreendendo ingleses e todos aqueles que fizeram crer que o empate do Sporting na Madeira, dias antes, tinha sido um resultado horrivel. Este Maritimo, comandado por um Pedro Martins que não para de surpreender, merece o respeito dos adversários. Sobra a Académica, a única derrotada, no terreno do campeão checo, e com o dedo da arbitragem, após uma primeira metade de encontro muito bem conseguida. Foi pena, esteve ao alcance um resultado positivo, que seja alcançado na próxima jornada é o que se deseja.

Nos restantes encontros há a destacar a fase horrível que atravessa o Athletic Bilbao, fase essa que coincide com a vitória in extremis sobre o Sporting no já longinquo mês de Abril! De lá para cá os bascos têm perdido todas as finais onde estiveram e no campeonato pouco têm mostrado. Não surpreende portanto um escandoloso empate cedido em casa perante os israelitas do Shmona (Sh... quê?!?). E por falar em escandalos, que dizer da tareia apanhada pelo Jesualdo e o seu Panathinaikos na Eslovénia, perante o Maribor? Não sei que contrato conseguiu o Burrualdo mas deve ter um grande padrinho para ninguém o despedir, têm sido cagadas atrás de cagadas no colosso grego, o Leonardo Jardim vai ganhar o campeonato com as duas pernas às costas!

1 comentário:

Mitico disse...

E um post sobre o discurso que humilhou o sporting?