Redes Social

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Auf Wiedersehen kastriert Kätzchen


Meus caros amigos, estou desiludido. Mas convém esclarecer algumas coisas. Em primeiro lugar, ao contrário de muitos frustadões que escrevem e opinam nas tvs, radios e jornais, jamais ousaria colocar o meu Sporting na pole position da eliminatória frente ao Bayern Munique. Por vários motivos, da mais valia individual dos craques de Munique (e esta afirmação só serve para os entendidos em futebol internacional, os outros, paciência), à supremacia física por demais evidente e à (muito) superior experiência internacional de craques do nível de Lucio, Lahm, Ribery, Klose e Toni, só para citar nomes que estão sempre presentes na lista do ano da FIFA para os 50 candidatos à Bola d’Ouro! Realmente só quem for uma besta quadrada poderia dar favoritismo aos leões, ou melhor, só uma besta quadrada e frustada pela banhada do último fim de semana é que poderia colocar a pressão sobre os jogadores leoninos, de forma a tentar retirar dividendos do que pudesse surgir. Querem um exemplo: 1997, Man.United 4 - FCPorto 0, quem tiver boa memória também recordará que grande parte da imprensa também dava o favoritismo ao clube português, com claras segundas intenções. Colocaram o Sporting nos píncaros, agora vão humilhá-lo até Sábado, de forma a retirarem daí proveitos para os rivais. É o jornalismo que temos, de baixo nível e totalmente controlado por dois figurões, que escusam ser citados.

Não quero com isso afirmar que os jogadores do Sporting não tinham responsabilidades, bem como hipóteses na eliminatória. Responsabilidade na forma como envergam um símbolo centenário, respeitado por esse Mundo fora, que não pode estar sujeito a exibições a roçar o ridículo. Se o primeiro golo surge completamente contra a corrente de jogo, devido a tremendo erro individual de Derlei (embora os dois morcões do Tonel e Polga não estejam isentos de responsabilidades!), e se o segundo é fora de jogo descarado (nem vale a pena perder tempo a falar deste lance, bem como da expulsão perdoada a Van Bommel aos 53 minutos… nada que não estivesse à espera), nada disso implica a total falta de atitude e de garra demonstradas daí para a frente! Uma noite má todos podem ter, não coloco isso em causa, não posso admitir é o relaxamento e o total descrédito que assisti após o 0-2. Se não acreditam na vitória no jogo, se não acreditam na passagem na eliminatória, sobra ainda o mais importante: preservar, a todo o custo, o orgulho dos adeptos, a devoção de quem ama o clube, o respeito por quem os eleva a uma categoria que, decididamente, não possuem.

Estava consciente que as hipóteses leoninas nesta eliminatória seriam inferiores às dos alemães; inclusivé “comprava” o 0-0 para ir discutir a eliminatória a Munique. O Sporting deu uma banhada no último fim de semana e, sinceramente, acredito num bom resultado no próximo sábado nas Antas. Não consigo é entender Paulo Bento e as suas teimosias. Respeito-o, tenho admiração pela sua coragem para lançar jovens e para discursar sem medo das represálias, mas tudo tem um tempo e o de Bento no Sporting, por mim, chegou ao fim. Podem faltar ovos para as omoletes, mas insistir em Abel é de quem não enxerga bem a falta de nível do indivíduo para jogar na Liga Vitalis, quanto mais no Sporting. Insistir em Rochemback não dando o braço a torcer quanto ao Veloso ou, pelo menos, abrindo as portas ao Adrien Silva que tem respondido sempre positivamente quando chamado para a posição de trinco, é de burro! Queimar Pereirinha, depois do jogão do fim de semana, na posição de defesa direito, apanhando pela frente uma das melhores alas esquerdas do futebol mundial (Ribery & Lahm) é de asno! Insistir em Caneira, quando já se percebeu que ele borra os calções sempre que joga contra equipas de nível superior, é de jumento! Colocar Romagnoli, simplesmente o jogador do plantel leonino com a maior falta de atitude que jamais vi (a seu lado o Pedro Barbosa era um hiperactivo!) num jogo de grande entrega física, é de Jesualdo Ferreira (depois de burro, asno e jumento só sobrava este sinónimo…). Enfim, muitos erros na constituição da equipa, sobretudo quando até um míudo de dez anos faria o 11 para o jogo: o mesmo do fim de semana passado, trocando Postiga por Derlei! Mexer na fórmula que estava a resultar não lembra ao diabo! É fácil criticar no fim? Não, fácil era prever o desastre com as presenças simultâneas de Abel, Caneira e Romagnoli no onze titular. Eu não sou daqueles fanáticos que acham que todos os que vestem a camisola do meu clube são fantásticos, bem pelo contrário, sou bastante crítico! Tal como sou de opiniões firmes, Pereirinha sempre foi uma aposta minha e agora começa a provar que tinha razão! E para acabar este capítulo: porque carga de água saiu da equipa Daniel Carriço? Anderson Polga está a fazer uma época fraca, sobretudo quando a responsabilidade de se assumir líder é posta à prova. Foi dos piores frente ao Barcelona, foi responsável pela ressurreição do benfica no passado fim de semana e, no entanto, é vaca sagrada! Hoje, para não variar, esteve em quase todos os lances de golo dos alemães, sem controlar a sua área e sem ser a voz de comando que a equipa tanto precisava.

Não consigo entender como uma equipa, com o mesmo treinador, consegue aguentar-se perante o Manchester United (0-1, 1-2), na época passada, com os ingleses a sagrarem-se campeões europeus e, de repente, desatar a apanhar 5 de cada colosso (Real Madrid, Barcelona, Bayern) que lhe surja à frente! É certo que o mal não é só do Sporting mas sim do futebol português; o Porto esta época não saiu com 8 de Londres por mero acaso (ou milagre, para os mais religiosos), ainda assim, como adepto, custa-me ver a forma como o Sporting consegue 42 minutos de bom nível, colocando o Bayern em sentido e, de repente, por se ver em desvantagem, atirar tudo a perder, como se fossem crianças no recreio da escola e desistissem de jogar, só porque os outros meninos meteram um golo. Onde está a raça? A devoção? A dedicação? O esforço? Já se sabe que os brasileiros da selecção portuguesa não sabem o hino nacional, mas será que do mesmo mal sofrem os estrangeiros do Sporting? Esforço, Dedicação, Devoção, Glória! Se soubessem, se respeitassem, se honrassem, nunca teriam saído vergados a uma goleada histórica! A cair, é de pé, como Homens! O próximo filho da puta que disser que quer sair tem mesmo de sair, seja Veloso, Vukcevic ou Moutinho! Se há um projecto de aposta nos jovens, então que se assuma a formação e a mentalização dos miúdos, não só nos aspectos técnicos mas também na capacidade de sofrimento e de respeito pela camisola que envergam. Enquanto os miudos e respectiva família pensarem que o Sporting serve apenas para mostrar habilidades para uma transferência milionária, algo de mal estará a ser feito. Ninguém duvida que Bruno Alves queira ir para o Barcelona, mas ninguém o verá a chorar baba e ranho para sair. É essa atitude, comparada com as dos craques verdes, que faz a diferença na criação da famosa mística. Afinal que mística trasmitem o Moutinho, o Veloso e o Djaló, sempre a pedirem para sair?

Este é um post feito de cabeça quente mas duvido que a minha opinião se modifique nos próximos dias, mesmo que o Sporting vença nas Antas. Há certas situações em Alvalade que me incomodam, e eu nunca fui um yes man para calar a minha opinião. Se não há dinheiro para craques concordo com a aposta na formação. Se o clube assume a luta pelo título porque é seu dever histórico, mesmo que parta em clara desvantagem para os seus rivais, assumo igualmente esse objectivo perante adeptos rivais. Agora não posso pactuar com branqueamentos de meninos mimados que têm ordenados principescos quando comparados com a realidade nacional, pagos a tempo e horas, e que simulam lesões, são capas de revistas, são fotografados nos treinos sempre com sorrisos quando deveriam aparentar cansaço e exaustão no rosto (relembro um treino de pré-época do Peseiro que mais parecia uma brincadeira de escola primária…)! Perante este cenário não me admira a falta de adeptos no Alvalade XXI. E, depois do que sucedeu hoje, não me admiraria igualmente com a diminuição dessa já baixa média de afluência. Quem semeia ventos…

21 comentários:

cesarlopes21 disse...

Eh pah vou ser o primeiro a comentar este teu post.

Olha diz-me lá uma cena: A culpa dos 0-5 foi de quem? Dos arbitros? do PC? Ou já sei, foi da forma violenta como o Bruno Alves joga? Esta é a forma de toda a lampionaem ver o que vale os clubes de Lisboa. Aprende a ver futebol de qualidade.

Mitico disse...

Boa tarde a todos

Pirata

O resultado foi gravissimo e o sorriso do Klindsman foi de badalhoco!!

O sporting perde por 0-5 por ser anjinho!

Paulo Bento estudou muito mal o Bayern muito mal mesmo. Ja disseste tudo no post. Com Ribery & Lahm para pereirinha e ....abel?????

Apenas uma pergunta:

Porque nao jogou o Pedro Silva e o Grimmi?

Dopin... dop... dop ... dep... depois diz a tua teoria!

(esta é uma piada do amigo mouro)

Abraço a todos

Mitico disse...

"Colocaram o Sporting nos píncaros, agora vão humilhá-lo até Sábado, de forma a retirarem daí proveitos para os rivais. É o jornalismo que temos, de baixo nível e totalmente controlado por dois figurões, que escusam ser citados"

Luis Filipe Vieira e Rui Costa?

OAutor disse...

Pip pip pip pip piiiiiiiiipppp, está quase!!!!!!!! :)

André Kaustico disse...

Pirata:
Este jogo assemelhou-se e muito a outros jogos em que equipas portuguesas foram humilhadas e que referiste, mas que podia ter sido bem diferente
Man Utd 4-0 FC Porto
O FC Porto entra a controlar o jogo e tem uma oportunidade de golo flagrante por Artur de Edmilson. Ai se ela entra

Arsenal 4-0 FC Porto
Poderia estar 0-3 antes do 1-0. O Porto dominou o primeiro quarto de hora. Depois perdeu tudo. Rigor táctico, coragem, moral, concentração e por fim...fé. Fé de que o arsenal era perfeitamente acessivel a um porto na maxima força. Felizmente frente ao atletico o Porto soube posicionar-se, entregar-se e fazer o seu jogo, sabendo que se jogarem no seu melhor tem equipa para qualquer um



Agora dizeres-me que o Sporting foi intencionalmente prejudicado? Isso aí é de um ressabiamento irracional enorme.

Mitico disse...

Alguem viu o Picareto??????

Estará estendido pelas ruas de Madrid apos duas noites de farra a festejar os golos do Lisandro????? :)

artic disse...

q palhaçada vem a ser esta aki no blog!!!

q aliança é esta com o sr pirata??? :P
td a limpar lhe as lagrimas, fazendo lhe festinhas na cabecinha... :P ja para nem falar nessa azia q deve andar ai nesse estomago...

isto pk sr pirata, lembras te do jogo arsenal porto???

nao digo mais nada!!!

5 ainda sao poucos, ide treinar para o pes na playsattion, ainda vos falta mts patamares...

pi............ :P

artic disse...

oh mitico

sabes o q é q eu hoje ouvi no tasco sobre este jogo??? e de uma pessoa q kuando se fala do sporting é 100% certezas mas nao deixa de ser ridiculo o q ouvi...

aki vai: o objectivo do sporting ja tinha sido alcançado q era os 8 finais da liga dos campeoes...
e q a dor de cabeça do sporting nao era como ganhar o jogo ao bayern mas sim como conseguir poupar os jogos do sporting para o jogo do fim de semana...

hwheheheheheheheh

mas alguem sabe kuanto é q vale uma vitoria de um jogo na liga dos campeoes???

ou nao me digam q o euro milhoes saiu para o lado da 2 circular e a lagosta passou de ementa de jantares para pratos dos dia??!!! :P

BRINCADEIRA!!

El Pirata disse...

Oh Cesar, és o primeiro a ficar excitado por comentar algo que escrevo :)

Quanto ao teu comentario, acho que nao leste bem o que escrevi. Eu culpo os jogadores leoninos e Paulo Bento, nao acuso o PC nem nada do genero. Quando o faço é pra ser levado a serio, ontem só se fosse tolo. E sou muitas coisas, mas tolo ainda nao ;)

El Pirata disse...

Mitico, nao levo a mal os sorrisos do Klinsmann. Alias, tambem entendi perfeitamente os sorrisos do Wenger na goleada ao Porto. Entao quando um treinador vê desenrolar dentro de campo tudo na perfeição vai fazer o quê? Quando vê o adversário desnorteado, quando percebe que cada remate de golo... dá golo, não é para rir?

Klinsmann foi muito correcto antes do jogo e nas declarações pós jogo. Foi um dos meus avançados preferidos e portou-se com muita dignidade, soube vencer e honrar os derrotados. Quando assim é não vou ficar aborrecido por um sorriso. Alias, quando constataste, até eu sorri hoje! Pudera, ou enfiava um sapato pelo televisor adentro ou sorria da desgraça!

El Pirata disse...

Doping do Pedro Silva? mas doping de quê? Por acaso corre muito? O unico doping que ele pode estar a usar é colocaração bronzeada, e se for o caso quero tambem para ir preparando o bronze pro verao!

Vocês têm cada teoria! Entao e o Carriço? Nao jogou porque tb estava dopado? O cavalo de corrida de nome Hulk é que só bebe sumos de fruta naturais nao? De certeza que é só pra me irritar...

El Pirata disse...

Kaustico, concordo a 100% contigo. E ate te digo mais: o Benfica, em Vigo, teve oportunidades de golo que, a terem a mesma percentagem de sucesso dos espanhois, teria dado num 7-4 ou 7-5! Sim, os espanhois marcaram 7 em 8 ocasioes de golo!

O que está mal é a mentalidade do futebol portugues, que muitas das vezes vai abaixo sem expicações. É um facto que o Sporting fez uma boa primeira parte ontem. E que se fosse 1-0 e nao 0-1 pro intervalo era justo, sem grande imaginação.

Agora o que nao falei foi em teoria de conspiração Kaustico. Só disse que, se Van Bommel fosse expulso aos 53 min e o 0-2 nao valesse por fora de jogo aos 56 min.... nao sei como teria sido o resto do jogo. Mas nao me agarro a isso para justificar a total falência da equipa na segunda parte. Seria mais que óbvio que o Sporting teria de esperar beneficios arbitrais para o Bayern. Tal como o Porto teve de suportar os beneficios para o Atletico. Só que uns souberam contraria-los e o Sporting nao. Nao me desculpo com os erros, apenas os mencionei porque nao os podia ignorar. Certamente que, se no proximo sabado o Sporting for beneficiado em dois lances semelhantes, isso pesará na tua opiniao final do jogo. Ou nao?

El Pirata disse...

O artic está todo animado, nao o levo a mal, tambem sou dos que dá baile nas horas más dos adversários.

Nao digo que uma mao lava a outra mas confesso que uma vitoria nas Antas vinha mesmo a calhar para reerguer o meu ego. Podia fazer como o Picareto e dizer desde ja "Eu Acredito" mas acredito mais no joelho do Mantorras que no sucesso leonino no sabado. Never the less... se o Sporting ganha desaparecam do blog durante uma semana porque rebentarei com tudo isto :P

El Pirata disse...

Quantos à mediação dos comentários, é uma chatice para quem aqui escreve mas hoje de manhã tive a doce satisfação de ver no meu mail um UNICO comentario do lampiao arreburro! O arreburro já vinha para aqui encher a nossa casa de esterco, pensado certamente que estaria no estadio da luz. Temos pena oh arreburro, lamento que tenhas enviado apenas um mail, podes mandar às dezenas porque o meu caixote de lixo do gmail nao tem fundo! Acabei por nem ler, mas realmente que pode um lampiao ter a dizer de uma equipa que foi goleada em casa... mas que por sua vez tinha dado uma banhada de bola ao SL Couratos?

De facto arreburro, de que te ris tu?

Peyroteo disse...

Pirata, eistem coisas incríveis.
Eu escrevi sobre o jogo muito antes de ler o que tu escreveste aqui; e como tal lê de seguida a minha crónica e verás como pensamos de forma muito parecida.

LOL

Se assim é é porque temos razão em muitas coisas que estão erradas.

Peyroteo disse...

A noite mais negra da história do futebol do Sporting

Em “30 anos” de futebol nunca tinha visto uma coisa assim.
Quando se assiste a um jogo em que uma equipa dá 5 a outra, normalmente é um jogo de ataque continuado de uma das equipas.
Como exemplo recuo este ano a um jogo em que o Sporting deu 5-1 ao Paços de Ferreira. Quantos e tantos tantos ataques, remates e oportunidades para se conseguirem 5 golos.
Recuo ainda a 1964, talvez no melhor jogo de sempre do Sporting, a vitória 5-0 em Alvalade sobre o Manchester United de Charlton e Best, que trazia um claro 4-1 de Inglaterra. Um jogo de ataque demolidor por parte do Sporting, que não se contentou com o 3-0 que o apurava.
Já este ano vimos um jogo do FCP em Londres em que apanhou 4-0, mas onde o resultado poderia ter sido 8 ou mais, tais as chances desperdiçadas pelo Arsenal.
Pois ontem como dizia, nunca tinha visto uma coisa assim. De cada vez que o Bayern foi à baliza do Sporting marcou… e jogando sempre pausadamente e com o relógio.
Uns anos atrás o Benfica apanhou o Bayern, e só o jogador Klinsmann meteu 7 golos em 2 jogos; mas lá está, o Bayern jogou em força e ao ataque, não da forma que goleou um irreconhecível Sporting!
Não se admite que jogadores profissionais tenham tido uma mentalidade de meninos da escola primária, pois na altura em que perceberam que não teriam hipóteses na eliminatória (0-2) a apatia e o desnorte foram tais que meteu dó.
Não tenho memória de um jogo que termina com 50/50 em posse de bola, acabe com um desnível de 5-0! Já para não falar que ironicamente a equipa que perdeu teve mais remates, cantos, etc.
Tanta sorte para uns e tanto azar para outros.
Correu tudo bem ao Bayern e tudo mal ao Sporting.
Não se entende como um Sporting que se bateu como bateu o ano passado em 2 jogos com o Manchester United, tenha tido uma prestação tão desastrada.


Convocatória:
Quando se soube a constituição das equipas, todos ficaram de boca aberta por Paulo Bento mudar 5 jogadores em relação ao último jogo; uma excelente e concludente vitória sobre o rival Benfica.
Isto também deve ser inédito; até porque alterou 3 dos 4 defesas.
Onde estava Paulo Bento com a cabeça? Endoideceu?
Abel e Romagnoli titulares? Vuk no banco? Estaria Paulo Bento convencido que jogava contra o Arentela para a Taça?
Quis fazer o mesmo que Jesualdo no jogo da Taça da Liga em Alvalade?

Conjuntura:
Um Bayern ultimamente com maus resultados na Alemanha, apesar de estar a 4 pontos do 1º a meio do campeonato, encontrava aqui o momento ideal para “limpar a cara”.
Um Sporting com um calendário que entalou este jogo com o Bayern numa só semana na sequência: Benfica – Bayern – Porto não augurava nada de bom; pelo menos para um dos jogos.
Posso confessar que estive na véspera no site do Bayern e todas as análises e declarações dos joadores e treinadores apontavam para o encarar da partida com grande seriedade, muito a sério, lebvando o Sporting muito em conta e considerando que um empate seria um bom resultado.
Ou seja, os Alemães respeitaram o Sporting.
O Sporting… desorganizou-se completamente.

Cansaço:
Pelo que se viu no jogo, e comparando a 1ª com a 2ª parte, parece evidente que a grande vitória sobre o Benfica “rebentou” fisicamente muitos jogadores.

Individualidades:
Nomes como Ribery ou Toni fazem de facto a diferença. Tal como "Abel", o nosso "Secretário".

O jogo:
Numa 1ª parte onde o Sporting foi mais mandão e poderia ter marcado por 3 vezes, a sensação com que chegamos aos 43 minutos de jogo é que o Sporting até estava por cima. O jogo cheirava claramente a empate ou a uma vitória magra do Sporting.
Mas um erro de Derlei aos 43’ a meio campo dá a bola a Ribery que não perdoou.
Fomos para o intervalo feridos, e regressamos não muito despertos, mas ai por volta dos 10’ da 2ª parte criamos 3 jogadas quase seguidas sempre pelo çlado direito, criando bastante perigo… mas não marcamos e num contra-ataque, o Bayern faz o 0-2 (em FJ).
Este golo rebentou os miolos aos Leões, que daqui para a frente permitiram que em 3 vezes que os Alemães foram à área, marcassem 3 golos.

Arbitragem:
Quando se perde 5-0 nem se equaciona falar de arbitragem, mas até por isso, porque o culpado da derrota é o Sporting convém dizer que o 0-2 (o golo que matou o jogo) foi em FJ e que no 0-4 Toni faz falta sobre Caneira.
De resto Van Bommel devia ter visto o 2º amarelo e foram permitidas aos Alemães entradas duras sem castigo.
O Francês de apito na boca irritou com 2 cenas de avisar veemente os Alemães para não demorarem, tendo até parado o jogo para correr meio campo até ao GR, mas nunca mostrou cartão.
O cumulo aconteceu quando 2 Alemães chocaram na sua área e ficaram estendidos, o Bayern contra atacou com perigo podendo marcar e quando o Sporting recupera a bola e se lança em ataque perigoso, o artista interrompe então a partida para depois dar bola ao solo. Simplesmente nojento qual Batta!

Futuro:
Este desastre táctico e de gestão Sportinguista poderá ter graves consequências no futuro.
A ver vamos…
E vamos ver também se o Sporting não ganhar ao FCP em casa deste (raramente acontece) a quem vamos tirar satisfações no Sporting pelo facto do Sporting ter concordado que o jogo seja no Sábado em vez de ser no Domingo ás 16:00 como deveria ser; tendo assim menos de 72 horas de descanso que bem precisava.
Não ganhar no Dragão significa a perda do campeonato e se calhar de mais coisas.
Caso isso não aconteça e fique claro que a derrota ou o empate aconteça por cansaço mental e se observem lances estúpidos não habituais; será de pedir a cabeça dos dirigentes e técnicos por esta péssima gestão.
Caso o Sporting venha com a vitória do Dragão, então temos que admitir que Paulo Bento é mesmo uma besta e desprezou a Liga dos Campeões… como o objectivo de passar a fase de grupos foi cumprido, ás tantas foi isso que lhe passou pela cabeça.
Vamos ver é se não perde os 2 jogos; e a minha ideia para o FCP – Sporting é só uma: o jogo até pode correr bem aos Leões, mas temo que se sofremos um golo, fiquemos perdidos em campo e ás tantas saímos de lá com outra goleada.


Nota: apesar desta má noite Leonina, a pior de sempre na Europa, exige-se respeito pelo Sporting Clube de Portugal.
Pois todas as equipas Portuguesas já apanharam grandes abadas.
O Sporting venceu apenas uma vez uma competição Europeia, mas é um clube respeitado na Europa, nomeadamente porque deu a maior goleada da história da UEFA (16-1), porque teve o jogador que marcou mais golos num só jogo Europeu, porque é a única equipa Portuguesa que desde que existem competições da UEFA apurou-se sempre a até porque ainda é a melhor equipa Portuguesa em Ranking (pontos) da UEFA.

Peyroteo disse...

Abel de facto é um autêntico "Secretário".

O pior não é a técnica da besta, mas sim a burrice da mesma.
Simplesmente não percebe o jogo.

Puta que o foda a ele mais as noitadas que fazia num apartamento em Guimarães.
Eu tinha lá uma amiga no Prédio e sei do que falo.

Diz o Abel que desde que casou e foi Pai acalmou.
Acalmou mas ão aprendeu patavina.
É ele e o Treinador, que não evolui de ano para ano

Peyroteo disse...

Paulo Bento parece precisar de estar zangado com pelo menos um jogador; parece que precisa disso para mostrar ao grupo que quem manda é ele.
Depois parece fazer alianças para ter aliados no balneário. Foi com Derlei, agora parece ser com Rochemback.

Um triste, uma besta que só nos prejudica.

Quantos pontos nos custou Vuk não ter jogado meia época?

E Veloso?

El Pirata disse...

Cronica PPA do jogo de Alvalade:


"A noite mais negra da história do futebol do Sporting

Em “30 anos” de futebol nunca tinha visto uma coisa assim.
Quando se assiste a um jogo em que uma equipa dá 5 a outra, normalmente é um jogo de ataque continuado de uma das equipas.
Como exemplo recuo este ano a um jogo em que o Sporting deu 5-1 ao Paços de Ferreira. Quantos e tantos tantos ataques, remates e oportunidades para se conseguirem 5 golos.
Recuo ainda a 1964, talvez no melhor jogo de sempre do Sporting, a vitória 5-0 em Alvalade sobre o Manchester United de Charlton e Best, que trazia um claro 4-1 de Inglaterra. Um jogo de ataque demolidor por parte do Sporting, que não se contentou com o 3-0 que o apurava.
Já este ano vimos um jogo do FCP em Londres em que apanhou 4-0, mas onde o resultado poderia ter sido 8 ou mais, tais as chances desperdiçadas pelo Arsenal.
Pois ontem como dizia, nunca tinha visto uma coisa assim. De cada vez que o Bayern foi à baliza do Sporting marcou… e jogando sempre pausadamente e com o relógio.
Uns anos atrás o Benfica apanhou o Bayern, e só o jogador Klinsmann meteu 7 golos em 2 jogos; mas lá está, o Bayern jogou em força e ao ataque, não da forma que goleou um irreconhecível Sporting!
Não se admite que jogadores profissionais tenham tido uma mentalidade de meninos da escola primária, pois na altura em que perceberam que não teriam hipóteses na eliminatória (0-2) a apatia e o desnorte foram tais que meteu dó.
Não tenho memória de um jogo que termina com 50/50 em posse de bola, acabe com um desnível de 5-0! Já para não falar que ironicamente a equipa que perdeu teve mais remates, cantos, etc.
Tanta sorte para uns e tanto azar para outros.
Correu tudo bem ao Bayern e tudo mal ao Sporting.
Não se entende como um Sporting que se bateu como bateu o ano passado em 2 jogos com o Manchester United, tenha tido uma prestação tão desastrada.


Convocatória:
Quando se soube a constituição das equipas, todos ficaram de boca aberta por Paulo Bento mudar 5 jogadores em relação ao último jogo; uma excelente e concludente vitória sobre o rival Benfica.
Isto também deve ser inédito; até porque alterou 3 dos 4 defesas.
Onde estava Paulo Bento com a cabeça? Endoideceu?
Abel e Romagnoli titulares? Vuk no banco? Estaria Paulo Bento convencido que jogava contra o Arentela para a Taça?
Quis fazer o mesmo que Jesualdo no jogo da Taça da Liga em Alvalade?

Conjuntura:
Um Bayern ultimamente com maus resultados na Alemanha, apesar de estar a 4 pontos do 1º a meio do campeonato, encontrava aqui o momento ideal para “limpar a cara”.
Um Sporting com um calendário que entalou este jogo com o Bayern numa só semana na sequência: Benfica – Bayern – Porto não augurava nada de bom; pelo menos para um dos jogos.
Posso confessar que estive na véspera no site do Bayern e todas as análises e declarações dos joadores e treinadores apontavam para o encarar da partida com grande seriedade, muito a sério, lebvando o Sporting muito em conta e considerando que um empate seria um bom resultado.
Ou seja, os Alemães respeitaram o Sporting.
O Sporting… desorganizou-se completamente.

Cansaço:
Pelo que se viu no jogo, e comparando a 1ª com a 2ª parte, parece evidente que a grande vitória sobre o Benfica “rebentou” fisicamente muitos jogadores.

Individualidades:
Nomes como Ribery ou Toni fazem de facto a diferença. Tal como "Abel", o nosso "Secretário".

O jogo:
Numa 1ª parte onde o Sporting foi mais mandão e poderia ter marcado por 3 vezes, a sensação com que chegamos aos 43 minutos de jogo é que o Sporting até estava por cima. O jogo cheirava claramente a empate ou a uma vitória magra do Sporting.
Mas um erro de Derlei aos 43’ a meio campo dá a bola a Ribery que não perdoou.
Fomos para o intervalo feridos, e regressamos não muito despertos, mas ai por volta dos 10’ da 2ª parte criamos 3 jogadas quase seguidas sempre pelo çlado direito, criando bastante perigo… mas não marcamos e num contra-ataque, o Bayern faz o 0-2 (em FJ).
Este golo rebentou os miolos aos Leões, que daqui para a frente permitiram que em 3 vezes que os Alemães foram à área, marcassem 3 golos.

Arbitragem:
Quando se perde 5-0 nem se equaciona falar de arbitragem, mas até por isso, porque o culpado da derrota é o Sporting convém dizer que o 0-2 (o golo que matou o jogo) foi em FJ e que no 0-4 Toni faz falta sobre Caneira.
De resto Van Bommel devia ter visto o 2º amarelo e foram permitidas aos Alemães entradas duras sem castigo.
O Francês de apito na boca irritou com 2 cenas de avisar veemente os Alemães para não demorarem, tendo até parado o jogo para correr meio campo até ao GR, mas nunca mostrou cartão.
O cumulo aconteceu quando 2 Alemães chocaram na sua área e ficaram estendidos, o Bayern contra atacou com perigo podendo marcar e quando o Sporting recupera a bola e se lança em ataque perigoso, o artista interrompe então a partida para depois dar bola ao solo. Simplesmente nojento qual Batta!

Futuro:
Este desastre táctico e de gestão Sportinguista poderá ter graves consequências no futuro.
A ver vamos…
E vamos ver também se o Sporting não ganhar ao FCP em casa deste (raramente acontece) a quem vamos tirar satisfações no Sporting pelo facto do Sporting ter concordado que o jogo seja no Sábado em vez de ser no Domingo ás 16:00 como deveria ser; tendo assim menos de 72 horas de descanso que bem precisava.
Não ganhar no Dragão significa a perda do campeonato e se calhar de mais coisas.
Caso isso não aconteça e fique claro que a derrota ou o empate aconteça por cansaço mental e se observem lances estúpidos não habituais; será de pedir a cabeça dos dirigentes e técnicos por esta péssima gestão.
Caso o Sporting venha com a vitória do Dragão, então temos que admitir que Paulo Bento é mesmo uma besta e desprezou a Liga dos Campeões… como o objectivo de passar a fase de grupos foi cumprido, ás tantas foi isso que lhe passou pela cabeça.
Vamos ver é se não perde os 2 jogos; e a minha ideia para o FCP – Sporting é só uma: o jogo até pode correr bem aos Leões, mas temo que se sofremos um golo, fiquemos perdidos em campo e ás tantas saímos de lá com outra goleada.


Nota: apesar desta má noite Leonina, a pior de sempre na Europa, exige-se respeito pelo Sporting Clube de Portugal.
Pois todas as equipas Portuguesas já apanharam grandes abadas.
O Sporting venceu apenas uma vez uma competição Europeia, mas é um clube respeitado na Europa, nomeadamente porque deu a maior goleada da história da UEFA (16-1), porque teve o jogador que marcou mais golos num só jogo Europeu, porque é a única equipa Portuguesa que desde que existem competições da UEFA apurou-se sempre a até porque ainda é a melhor equipa Portuguesa em Ranking (pontos) da UEFA."

El Pirata disse...

Transcrevi as palavras do PPA e assino por baixo tudo. Realmente compreendo que alguns elementos do blog pensem que o Pirata e o PPA sejam a mesma pessoa...

Segredo a desvendar por volta das 20.30h de hoje!

tic tac tic tac :)

Peyroteo disse...

Eh Eh...

Surpresa das surpresas.