Redes Social

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Asno d'Ouro 2008

A tradição é recente mas não a poderia deixar definhar; seguem em seguida os meus candidatos a asnos d'ouro de 2008. Haveriam mais, no futebol português o que não falta mesmo são asnos, mas estes 5 são a nata que merece destaque.

1. Bruto Alves



Bruno Alves é um defesa central. Como qualquer central que equipa de azul e branco em Portugal, encontra-se sobrevalorizado. É um hábito nacional, ao que consta extremos só os de Alvalade e centrais só os do Porto. Conceito sem base de sustentação, como é óbvio. Comparar Futre, Figo, Simão, Quaresma, CR7 aos centrais portistas, quer em sucesso quer em afirmação mundial, só de quem não jogue com o baralho completo. Infelizmente não faltam por aí tontos e tolos, mas eu sou mais defensor das causas como os animais abandonados do que defensor da protecção dos tolos encartados. Adiante, regresse-se ao Alves, o Bruto.


Alves tem um certo jeito, não se lhe negue isso ao rapazote. Provavelmente se emigrasse pros States e tentasse carreira no WWF teria o consenso e admiração de todos os tugas. E para nicknames não faltam ideias nem imaginação: Alves, the Nutcraker, Bruit Alves ou, por exemplo, vestindo a pele do novo Undertaker, é só comprar gabardine à medida! Seja como fôr enviem-no para bem longe do futebol português. Eu agradeço, e seguramente o Moutinho, Mbamba e o Sougou, só para enumerar os infelizes das fotos, agradecem igualmente. Até a Amélia, presenteado com um coice e uma cabeçada, agradecerá igualmente.



Jogadores viris e que passam das marcas não são raros, todos os clubes já tiveram no seu plantel um ou mais exemplares. Não é isso que se encontra em julgamento. A vergonha, a pouca vergonha, é o branqueamento que é feito, às claras, da brutalidade e desrespeito por toda e qualquer regra com que o Alves nos brinda, todas as semanas! Os seus desejos sanguinários, qual vampiro, são satisfeitos nos corpos indefesos dos adversários, com a complacência dos quartetos de arbitragens (sim, o quatro árbitro está láa fazer o quê, também não vê?!?) e das comissões disciplinares que, mesmo com as repetições das tvs, o mantêm longe, bem longe, de todo e qualquer processo sumaríssimo! Pergunto eu: até quando? Será preciso partir quantas pernas? Cabeças? Costelas? Vertebras? Canelas? Pés? Sim, porque ele bate em qualquer lado, nesse aspecto é tremendamente democrático.



O video apresentado não deixa dúvidas: essas tretas da campanha anti Bruto Alves são desculpas para manter à solta um bárbaro sem respeito pelos adversários. Até quando continuará a impunidade? E, para cúmulo dos cúmulos, este animal ainda só viu um cartão esta época! Portugal no seu melhor…

2. PC



O ano de 2008 trouxe-o, finalmente, às instalações da PJ, às salas dos tribunais e à condenação por actos de corrupção. Apenas a ponta do icebergue, num País civilizado os casos que se conhecem, inclusivé os extra-futebol, há muito que o teriam colocado atrás das grades, mas ainda assim foi um marco para todos os portugueses com sentido de justiça e fartos das finas ironias dos vigaristas que se julgam superiores a tudo e todos. A forma desesperada como apela ao divino para condenar os que o tentam levar perante a justiça é o desespero de um condenado. No entanto não faltaram pareceres jurídicos dos seus amiguinhos e companheiros de alterne, tentando a todo o custo anular as escutas telefónicas, esquecendo que a opinião pública não se interessa pela validade jurídica das mesmas mas sim pelo seu conteúdo! Dois mil e oito confirma aquilo que muitos milhões davam como certo: PC é corrupto, PC é vigarista, PC é um rato nojento que deveria ser abatido para bem da saúde pública! E fico-me por aqui para não me irritar.


3. Amélia Gomes

A bandolette girl aproxima-se do final de uma carreira que, tenho de reconhecer, teve um marketing fantástico. Autêntico kunami futebolístico, um jogador que manteve sempre a aura de solução quando a realidade, nua e crua, mostra que falhou por completo enquanto ponta de lança efectivo, dos que marcam e decidem jogos, não dos que marcam e mantêm uma bela estatística à conta de golos em jogos que nada decidem e marcações de ponto em goleadas, ao estilo dos 6-0 na Madeira, mais dois para a conta pessoal. Foi assim a Amélia em toda a sua carreira, descontando as excepções raríssimas que apenas serviriam para validar esta regra dourada!

Mas nem é por isso que o nomeio como candidato a asno do ano. Sim pelo seu oportunismo, pela falta de carácter e pela constante preocupação pelo seu umbigo. É de estranhar o facto de, sempre que o Benfica joga mal, e em 2008 isso correspondeu a mais de 75% dos jogos efectuados, a Amélia dar sempre a cara em defesa dessas mesmas críticas, reconhecendo que a equipa esteve mal e que tinha de melhorar? Nunca, logicamente, falando em nome pessoal, isso seria preciso ter cojones! Não, é a equipa, no sentido lato, são todos e não é ninguém. Sempre prestável, como escudeiro do Rui Costa, sempre a tentar acalmar os otários adeptos, que vêem nele um exemplo. Pois aqui ficam os números deste exemplo que, inteligentemente, se está já a fazer ao lugar de coadjuvante de Rui Costa, de fato e gravata, para amealhar mais uns milhões a fazer que faz.

Em 2008 a Amélia facturou, na Luz, 2 milhões de euros em salários, fora outros rendimentos que apenas dizem respeito aos dirigentes lampiões. Rendimento como ponta de lança nos 365 dias do ano: 8 golos! Meus caros, a menina faz-se cara, é de luxo segundo o critério de alguns, por golo cobrou 250 mil euros, 50 mil contos! Preços destes nem a Soraia do Call Girl, mas gostos não se discutem, afinal a Amélia é adorada e glorificada pela massa anónima de adeptos lampiões, vá-se lá perceber os fetiches de cada um…


4. Professor Donuts

Carlos Queirós tinha um futuro brilhante e promissor em 1991. Em 1993, após a desilusão da qualificação falhada para o Mundial dos States, a sua aura diminuiu mas não se apagou, afinal tinha jogado a qualificação com o final de uma geração que vivia dos lampejos de talento e vedetismo de Futre e Rui Barros. No entanto a forma arrogante como não soube digerir a derrota frente à Itália custou-lhe a continuação no cargo, já com os seus meninos em crescendo, com o apuramento para o Euro’96 como objectivo. Como se provou com o seu sucessor, o inenarrável Oliveirinha, a papinha estava feita e era só colher os frutos do seu trabalho. Queirós preferiu seguir os cantos de sereia lançados por Sousa Cintra, presidente do Sporting à altura, e aceitou treinar uma equipa leonina recheada de jovens talentos que o professor tinha lançado. Nada mais natural que treinar Figo, Peixe, Paulo Torres, Paulo Sousa, entre outros, que o treinador conhecia profundamente. Assim pensaram os sportinguistas, crentes que o professor para além de um excelente formador também possuia qualidades a nível técnico, e sobretudo a “ler” um jogo sentado no banco. Foi o início de uma bela ilusão que culminou nos ridículos 3-6 que custou um título que demoraria mais 6 anos a chegar. A forma infantil e nojenta como, mais uma vez, o professor sacudiu as culpas da gabardine, acusando todos os outros pelos seus falhanços, queimando inclusivé a carreira do melhor defesa esquerdo nacional que vi actuar até aos dias de hoje (Paulo Torres!) foi a prova que sobrava para o caracterizar como treinador: uma bosta! E assim foi, saiu a pontapé do meu Sporting, já tarde e a más horas, foi corrido por todos os clubes por onde passou, sempre com a aúrea dos dois títulos mundiais de juniores, e acabou por encontrar o refúgio dourado como adjunto de um, este sim, excelente treinador. Alex Ferguson, que tinha iniciado a carreira de sucesso lançando os Ferguson Babies pouco após de Queiros ter alcançado o sucesso em Lisboa’91, precisava de lançar uma nova geração de babies e lembrou-se de Queiros. Por muito que os queirosianos dourem a pilula, nunca em tempo algum Queiros foi escolhido para substituir Ferguson no ManUnited, nem sequer para ser opinion maker do escocês durante os jogos. Queiros foi fazer aquilo que de facto sabe fazer e bem: treinar, somente treinar, sem pressão dos jogos e muito menos a pressão de decidir durante os mesmos! Fui um dos iludidos em 94 mas não precisei de mais 15 anos para entender o que vale Queiros; infelizmente os nossos dirigentes federativos, quais Jorge Valdano’s e Florentino Perez’s, caíram no conto do vigário e escolheram-no para enterrar uma década de sucesso da selecção das quinas!

Obviamente que Queiros continua igual a si próprio, já culpou Scolari por todos os defeitos e mais algum, desde o facto de não o contactar para falar da selecção (say what?) até ao facto de não ter renovado a mesma! Ao menos o professor é fiel a si próprio, rídiculo como sempre mas fiel a si mesmo. Então a selecção que em Junho de 2008 tinha a obrigação de ser campeã europeia… passados 3 meses era velha e devia ter sido renovada? A selecção é precisamente a mesma, com a excepção de Petit, os resultados é que começaram a recordar-nos maus velhos tempos e a calculadora lá teve de sair do baú. Lamento mas não vejo a selecção treinada por Queiros conseguir os mínimos, ou seja, a qualificação para o Mundial. É que, ao contrário do que era exigido ao Scolari, a Queiros os padrões de exigência desceram ao nível mais baixo, apenas e só a qualificação. Alguém acredita que ele a consiga?

5. LF Cocas


O último candidato a asno d’ouro 2008 é uma ave rara do futebol português, o único sócio dos 3 grandes de que há conhecimento, obviamente o famoso cocas. A saúde tramou-o, agora já nem pode ver jogos ao vivo nem pela tv, mas essa não é uma grande preocupação para um dirigente, se fosse treinador o caso mudava de figura mas a um dirigente só se pede que dirija um clube correctamente ao longo de cada semana… durante os 90 minutos de cada jogo é apenas mais um adepto. Sendo assim nem a desculpa da saúde, ou falta dela, o pode desculpabilizar. O que trama o Cocas é, nem mais nem menos, os 50 milhões de euros investidos nos últimos 2 anos para um total de zero títulos! De Agosto 2007 até ao momento nem a Taça Guadiana entrou no museu do clube! É certo que andou a passear as medalhas olímpicas pelo estádio, mas isso interessa tanto aos lampiões quanto cremes de bronzear na Finlândia! No entanto, pese embora esta sucessão de fracassos, a sua entourage mantém-no extremamente bem cotado entre os adeptos, que em vez de procurarem saber quem pagará tais compras e salários... preocupa-se isso sim em lançar campanhas de vitimização, como se o facto do Di Maria não passar a bola aos colegas, o Aimar passar o tempo lesionado e o Suazo marcar metade dos golos do Cardozo e jogar o dobro do tempo do paraguaio não fossem, esses sim, motivos mais que suficientes para as exibições franciscanas! Assim não admira o Cocas fazer o que bem entende e ninguém lhe pedir resultados... a nação lampiã está cega pelo sucesso que, qual D.Sebastião, tarda em aparecer.

20 comentários:

El Pirata disse...

Após boa meditação o meu voto vai pro Bruto Alves, conseguir safar-se apenas com 1 amarelo com tanta sacanagem é de asno!

Fala-se no Barcelona como interessado, estou mortinho para ver concretizada a transferencia! Primeiro porque o burrico nem no banco de suplentes se sentaria passados 3 meses, e segundo porque, ainda assim, veria mais cartoes nesses 3 meses do que em Portugal nestes 3 anos. Vai uma aposta?

Mitico disse...

Eu voto em branco! É este o meu protesto sobre este post!

Mas nao tardará um post meu independentemente dos resultados de logo à noite!

Pirata

"Vai comprar televisoes para ajudar os teus"!

Sabes do que estou a falar?

OAutor disse...

O pirata, só não te vou agredir verbalmente porque ao contrario de ti eu tenho educação!!! Se andas chateado com o previsível fim do zportem, os outros não têm culpa!!!

Deixo-te aqui algumas perguntas...o bruno alves quantos jogos tem na champions???? e quantos vermelhos???

o Pinto da costa foi condenado pelos tribunais (os verdadeiros) do teu país?? ou foi condenado por encomenda???

mas se o objectivo era enervar-me, parabéns conseguíste!!!!

El Pirata disse...

Autor, conseguir enervar-te ja nao é grande objectivo :)

Agora quero é enervar TODOS, de portistas a lampioes :)


Mas tambem nao vejo qual é o grande problema, opiniões são somente isso, opinioes, eu escolhi 5 asnos, apresentem-me outros asnos e justificações para tal e eu contestarei, ou nao, tais nomeações.


Um tipo é criativo e ainda é crticado (eheh)

E viva o Postiga, que ja foi mais asno num passado recente :P

André Kaustico disse...

Mas que votação é esta
Eu não voto em branco. Para esta nem tiro o cartão de eleitor

Ainda dizes que és o menos doente

Vai uma lagostinha?

André Kaustico disse...

É uma vergonha que digam que o FC Porto foi beneficiado

Penalti do primeiro golo é penalti
Eu vi. Sem repetições nem comentarios da radio nem nada. Eu vi um grande abraço na area. Penalti clarissimo
Não tenho qualquer tipo de duvidas

Golo mal anulado ao FC Porto. Não há fora do jogo


João Vieira Pinto no domingo desportivo
"muita experiencia de farias que salta antes do defesa, ganhando assim a posição, pois quando este salta farias está já inclinado sobre o defesa"
Ou este também esta comprado pelo pinto da costa?


Ainda há um lance em que a bola não se sabe se entra. Enquanto não houver um chip que indique se a bola esta dentro ou fora, não é possivel saber s estes lances são golo. Mas isto sou eu que sou portista. Se fosse benfiquista eu ia jurar a pés jutos que tinha sido golo, e que o arbitro estava compradissimo. Mas pronto, como sei que é muito dificil ver, senão mesmo impossivel, há que dar o beneficio da duvida

El Pirata disse...

Kaustico, tens de começar a trazer uma máscara de oxigénio sempre que aqui vens, tu eras um jovem tão saudável e agora pareces-me contaminado com a mesma doença que atacou o autor, mitico, picareto!

Entao é penalty? Mesmo? Das duas uma: ou é penalty e o segundo golo do porto é falta, ou nao ha penaty e o segundo golo do porto é valido! Querer sol na eira e chuva no nabal só é proprio de quem está tao habituado a ter tudo quando e como quer! Agradece isso sim o facto da justiça portuguesa andar a nanar e o teu presidente já ter o titulo bem encomendado! É que a tua equipa, que nao consegue vencer em casa sem umas valentes ajudas, vai dar um campeao tao anedotico como o campeao de 2005!

É que sempre me vês aqui a protestar contra o poder do sistema, mas tambem ja me viste dar merito ao fcp. Este ano nao meu amigo, da forma como voces se mostram incapazes de vencer jogos no proprio estado, da forma como os arbitros vos têm amparado, nao ha merito algum da vossa parte. E tu, como tricampeao, devias ter um pouco mais de pose de vencedor, assim pareces um lampiao, agarrado á tal vaca de que falava queiroz, a vaca ditatorial que foi tao sugada que nem tetas têm, quanto mais leite.

Juizo meus caros, eu seja ceguinho se nao vos via aqui, mesmo apos 30 titulos consecutivos, chorar baba e ranho porque no 31ª... estavam a ser roubados! Um bocado triste, mas isso sou eu, concerteza...

El Pirata disse...

Quanto ao merdas do lampiao que nos visita à noitinha.

Nao queria mas la teve de ser, afinal a culpa inicial foi minha, pisei o fdp (sem querer ofender a maezinha dele, coitadinha, se na epoca os abortos fossem legais a criatura nao andava por aqui seguramente...) e trouxe-o para cá. Mas ao contrario de outros lampioes que nos visitam, e que participam de forma honesta e civilizada, o joaozinho apesar de caminhar pros 40 anos nao tem juizo. E comigo, lampioes sem juizo só têm um caminho a seguir:

Directamente pro meu mail, parando apenas na lixeira, lugar proprio de um lampiao frustado que vai começar a ver como elas doêm ja no proximo fim de semana.


Como tal joaozinho, faz o favor de escrever á vontade, nao fiques timido a partir de agora, fica tudo na mesma só com uma diferença: em vez de admirarmos todos as tuas obras de arte como lampiao diminuido... sou o unico a admira-as! Sim, sou um tipo egoista, mas prometo que dedicarei 100% da minha atençao, adoro dedicar tempo a causas perdidas, é um fetiche. Escreve joaozinho, escreve que existe alguem neste mundo cruel que te compreende.


PS:

Obviamente que os admnistradores do blog poderão escrever sem problemas, os restantes terão os comentarios moderados por mim, mas ja sabem que os meus padroezinhos sao minimos: podem escrever todas as besteiras habituais que as mesmas serao sempre publicadas. Até se podem dar ao luxo de afirmar que o benfica ja vai em 8 jogos prejudicado e que deveria liderar a prova com 11 pontos de avanço que o meu sentido cómico publica até em duplicado todas os vossos delirios e ilusoes.

Um bom dia para todos!

El Pirata disse...

Quanto ao jantar do blog, está pre marcado para sexta, dia 20. Quero aqui comunicar que sabado me é impossivel comparecer. E, claro, ja perceberam que na sexta joga o porto em paços de ferreira. Se o cubano fosse um bacano comprava uma duzia de bilhetes pro jogo e iamos todos ver a bola e comer cachorros quentes pras roulottes a seguir :)

Ou seja, ha jogo do porto. nao sei se isso mexe com os plenos originais, quero é feedback quanto ao dia e hora do jantar. Ate agora so sei a minha opiniao, do autor e do mitico. E nao pensem que vou jantar sozinho com 2 doentes :)

Mitico disse...

Boa tarde a todos

Sobre a jornada...

Pensei que ia aparecer um post agora de manha senao tinha-o feito ontem ah noite. Nao acho que faz sentido aparecer a meio da tarde ou ah noite porque as noticias querem-se como as sardinhas: FRESQUINHAS!

Falando entao da jornada

O FC PORTO mais uma vez a ser esfaqueado em casa. Aos 3min de jogo fica por assinalar uma grande penalidade contra o Rio Ave. Mao na bola do defesa verde e branco. Faltas inacreditaveis sobre Hulk e Lucho que passaram impunes. O penalty e o "golo fantasma" nao existem imagens concretas para avaliar os lances. Os golos do Farias sao legais como tal nada tenho mais a acrestar...

AH já me esquecia:

Ao senhor drogado de cabelo amarelo apenas uma pergunta...

"Ainda te doi a sentar???????"

OAutor disse...

Oh pirata o bruno alves é asno e o pedro silva e o rechemback eram expulsos com vermelho directo!!!!!!!

os penaltys de alvalade são penaltys então o lisandro também é!!!

gostava que fosses coerente também!!!!

André Kaustico disse...

Amigo Pirata
Eu estou a falar do que vi com os meus olhos. O meu lugar, escolhido por mim, é atrás daquela baliza, a meio da bancada. Um luxo para ver aquele lance e digo. Farias é abraçado na área e impedido de saltar. Chegava à bola? Provavelmente não, mas havia possibilidades de que sim.
O segundo golo, como deves saber, foi na outra baliza. Ou seja, muito longe para ver o que se passou. Pela televisão parece-me limpo. O defesa perde tempo de salto e parece que quando salta encontra os braços de faria, e farias não se apoiou neste. No primeiro lance o defesa nem salta. Muito distintos os lances

Esta é a minha interpretação.

Quanto ao sol na eira e chuva no nabal é que te devia dar que pensar.
Ora se os penaltis para a taça da liga são penaltis, há também penalti sobre lisandro

Quem aplica dualidade de critérios afinal?

E que historia é essa do joãozinho? Se preferires privacidade relativamente aos pormenores dos tema sabes o meu mail

Mitico disse...

Foi Luisao minha ... perdao ... ilusao minha ou o central encarnado deu mao na bola?????

El Pirata disse...

kaustico, essa do joaozinho nao precisa de privacidade, trata-se de um lampiao merdoso que vem praki chatear a malta e entupir a caixa de comentarios com idiotices. Como a paciencia tem limites (e se é verdade que fui eu que começou por ir ao blog dele deixar UM COMENTÀRIO!, um unico comentario nao dá direito a andar a chatear meio ano!!) a partir de agora quem nao for admnistrador tem os seus comentarios moderados por mim, só depois é que aparecem no blog! Claro que eu deixo passar tudo, mas mesmo tudo, menos idiotices como as que o joaozinho escreve. Como vês nao é nada que tenha interesse :)

El Pirata disse...

Quanto ao teu comentario do lance do primeiro golo do porto, kaustico, tenho que confessar que ate posso imaginar um encosto nas costas mas abraço do defesa ao avançado confesso que nao vi nada! Mas vou rever logo os lances no trio de ataque e se houve abraço retiro o que disse!

Quanto aos penalties que o Sporting favoreceu frente ao Porto. Opah, é a prova que doi a quem os sofre mas que sabe a lagosta a quem deles beneficia :)

Mas atençao, para mim penalties como o que o lucho sofreu do reyes é comparavel ao penalti do moutinho/tomas costa e do postiga/sapunaru. Toques ligeiros que provocam quedas forçadas. Mas como na area no ha lei da vantagem como voces agora se aperceberam (eheheh) ja entendem o meu ponto de vista.

Quanto ao penalty sobre o polga/p.emanuel e lisandro/yebda, a conversa é outra! Ha farsolice pura e simples. No entanto o Polga ainda detem o beneficio da duvida: o pedro emanuel fica ao pe coxinho, sinal que acertou em algo! O Lisandro quanto muito acertou em alguma mosca!


Resumindo e concluindo, em Portugal cai-se com muita facilidade! Seja qual for a cor da camisola!

André Kaustico disse...

Obvio que sim
Até o quique já veio dizer melgulhou imensas vezes.

Mas parece que agora o Lisandro havia de ser irradiado

Sem repetições. Com os meus olhinhos mesmo directos no local do crime
É Penalty

El Pirata disse...

oh kaustico, pra mim, sem repetiçoes, todos os jogadores do sporting que caem na area é penalty! E o mesmo se passa com os que caem à entrada da area :)


Quanto ao post da jornada, oh mitico, eu nao fiz porque nao quero ser monopolista, mesmo este post do asno só coloquei um dia apos o do autor pq ja o tinha pronto à uns tempos e daqui a nada estamos em Março! Atençao que eu adoro fazer posts mas nao pretendo açambarcar o espaço só pra mim!

... E, ja agora, ter visto o porto aos pedaços e nao ter visto o benfica nao dava jeito pra botar discurso :)

OAutor disse...

«Não é especial, é especialíssimo. Nasci no Porto, vivo no Porto e amo a minha cidade. Todo o trabalho do F.C. Porto é um trabalho que me toca sempre o fundo do coração».

Muito bem Senhor Manuel!!!!

El Pirata disse...

este apesar dos 100 anos ainda gosta de fruta :)

It's the Power of Viagra...

cesarlopes21 disse...

oh pirata esqueceste-te de dois asnos: o O rochemback e o Derlei. saíram fodidos com o Bento. E o próprio Paulo Bento? Não o pões na lista para votações? É que o teu Anti-Porto já é enjoativo. Ainda é pior que os lampiões. E olha uma coisa, de tanto desdenhares o Bruno Alves, queres que o gajo vá para o sportíngue? E outra coisa, que ex-jogadores do porto é que foram para o barcelona para ficarem no banco e nem sequer jogarem? Eu dou-te dois que eram do Sportíngue: Simão Simulão, e o proprio quaresma. Que depois até foram o SLBosta e o FCP que os foram lá buscar. Com o Suinão até choraram.... Mas enfim, vocês lá vão andando. Podem não ganhar campeonatos mas ao menos fazem com que o record ou a Bola vendam jornais. Agora até têm o Jogo... Se essa merda vos fizesse ser campeões até aceitava mas das duas uma, ou continuam a acreditar que a arbitragem é a culpada de tudo, inclusivé dos 20 pontos da epoca passada, ou então mudam de tática e arranjam uma equipa de defrontar em todas as frentes.

E outra coisa. li de um coment teu que o postiga já não é asno. Eu acho que ele agora dedicou-se á natação e foi parar a uma boa pescina, numa banheira de uma casa de banho situada em alvalade.E por lá já passaram bons alunos, em que se destacam, Suinão e Motinhas. Eu lembro-me que no porto o gajo nem uma simulação fazia, senão nem jogava mais. Agora essa besta parece que foi para a natação.

Mas como tu és tão previsivel, pelo coments que já vi teus,vais falar do Bruno Alves e do lizandro. Não vale a pena esforçares-te a escreveres para me responderes. Eu já sei a resposta.