Redes Social

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Recordar Thomas Hassler


Thomas Hassler (Thomas Häßler no original, nunca entendi essa mania de traduzir nomes, mas foi como Hassler que me recordo dele…) foi um dos médios centro criativos da década de 90 do século XX. Excelente capacidade técnica, exímio marcador de livres directos, driblador desconcertante nas alas, assistindo e finalizando com a mesma facilidade. Quem se recorda dele dificilmente o associaria à camisola germânica mas é uma realidade, a par dos compatriotas Pierre Littbarski, Andreas Moller, Stefen Effenberg e Mario Basler foi um dos expoentes de uma era onde a selecção alemã era temida e admirada, grande favorita à vitória nas competições mundiais. As vitórias em 1990 e 1996, as finais de 1986 e 1992 e as meias finais de 1988 confirmam esse estatuto.





Thomas Hassler iniciou a carreira no modesto Colónia, alcançando ainda assim dois vices-campeonatos em 1989 e 1990. Um prenúncio do que seria a sua carreira, uma vez que nunca conseguiu alcançar um título colectivo com uma equipa, somando aos vices campeonatos alemães uma final da Taça Uefa em 1986, uma final da Copa de Itália em 1993 pela AS Roma e uma final da Taça da Alemanha em 1996 pelo Karlsruher. Já ao serviço da selecção da RFA e mais tarde da Alemanha reunificada o caso muda de figura: campeão mundial em Itália (1990) e campeão europeu em Inglaterra (1996). Mas a sua carreira teria inevitavelmente de ficar marcada pelos vices lugares, a melhor campanha da sua carreira foi conseguida no Europeu da Suécia em 1992, onde protagonizou alguns dos melhores momentos da sua carreira e onde efectuou exibições que lhe valeriam, no final desse ano, o 3º lugar do FIFA World Player of The Year. O que falhou para alcançar o topo? Não ter surgido pela frente uma surpreendente Dinamarca e um soberbo Peter Schmeichel, obstáculos à consagração de Thomas Hassler como melhor jogador do planeta do já distante ano de 1992. Ficou no entanto na memória dos adeptos do bom futebol, esses não esquecem jamais aqueles que os encantaram com jogadas dignas de perdurarem no tempo. E a prova (mais uma) de que o tamanho de um atleta não é, definitivamente, um obstáculo à sua elevação ao top mundial.





20 comentários:

Mitico disse...

Foi de facto um pequeno grande jogador!

El Pirata disse...

bonito sim senhor...

quando o assunto é o secretario surgem logo os portistas a defenderem a sua dama

se o assunto é a capacidade de levitaçao do lfv devido à ssua sorelhas, aqui d'el rey surgem logo os lampioes...


quando o assunto é futebol... isto parece um cemitério durante a noite...


E depois admirem-se quando digo, e reafirmo, que sou o unico que gosta, percebe e é isento a ver e falar de futebol :)

OAutor disse...

Por acaso tive o previlégio de ter visto jogar este grande jogador e a grande selecção da alemanha!! No saudoso estádio das antas num portugal - alemanha passearam jogadores como Thomas Hassler, Andreas Brehme, Stefan Effenberg, Jürgen Klinsmann, Karl-Heinz Riedle e Lothar Matthäus!

Mitico disse...

Pirata disse...

"E depois admirem-se quando digo, e reafirmo, que sou o unico que gosta, percebe e é isento a ver e falar de futebol :)"

desculpa la lagartixa mas eu também gosto de futebol,sou serio, honesto e imparcial, tal como o presidente e a mentalidade do meu clube... O MEU FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

Mitico disse...

Entretanto...

É oficial. Andrés Madrid já assinou com o FC Porto – a SAD bracarense acaba de assumir o acordo no seu site - podendo ainda esta sexta-feira ser inscrito na Liga. Bollati acaba por ficar de fora do acordo por ter recusado o empréstimo aos arsenalistas!

Mitico disse...

Uma coisa é certa... Muitos adeptos anti barcelona admiram este jogador.... quanto mais nao seja pelo seu nome ... nao é pirata???? :)

Mitico disse...

Dona formiga

Té té té teu té té té teu ...

Sempre a mandar bitaites a tudo e a todos... e porque é que nao ataca o Pirata?

BA(Hassler) perceber isto!??!!!!!!

Abraço a todos

PS: Sabem qual é o cantor favorito da Dona Formiga???????????

O "TONY" ..... "CARREIRA"!!!!!! :)

Picareto disse...

Já dizia o Zeca Afonso,

" A formiga no carreiro ia em sentido contrário..."

Pirata,

Antes ter dois titulos conquistados contra equipas fracas do que não ter nenhum. Não vencer nem contra equipas "fracas" é um verdadeiro atestado de incompetencia.

Perder uma final europeia em casa contra uma equipa do meio da tabela russa é no minimo ridiculo. Eu sei que tens inveja das nossas conquistas Europeias e prometo que não toco mais no assunto para que possas dormir descansado. Ai esses ataques de ansiedade!! Tem calma caro amigo Pirata, ainda tens a Taça da Liga para poder vencer. Parecendo que não, ainda dá um cachet jeitoso, suficiente para comprar picanha suficiente para alimentar o Rochamback durante 4 dias!!

El Pirata disse...

O CSKA Moscovo foi campeao russo desse ano. E posteriormente se-lo-ia novamente. Se de momento atravessa uma crise de resultados, paciencia... por acaso sabes quantas vezes foram monaco e corunha à europa do futebol apos 2004?

Uma dica: tantas vezes quantas o secretario comeu a paula :)


PS:

E o monaco, meus caros, esse entao até luta constantemente para nao ser relegado de divisao... pelo menos ate 4 jornadas do fim do campeonato frances!


E é este o adversario para o titulo de melhor da europa! Oh Picareto, sabes o que isso me faz lembrar? Aqueles combates de boxe arranjados para o titulo de pesos pesados! O Tyson contra um tipo que ninguem conhece. Ou o Holyfield com quase 50 anos contra um ogre russo!

Mas andamos a brincar?

El Pirata disse...

Entretanto o Mitico, que é esperto, tratou logo de tocar no assunto Andres Madrid antes que eu aparecesse por aqui.


Esperto mas nao o suficiente para mim. Era esperado por muito boa gente uma negociata dos dirigentes portistas, para mais uma comissaozita de meia estaçao, afinal os bolides gastam muita gasolia e as putas so bebem champagne... a vida está dificil para todos!

Que fazer á equipa portista para lhe dar maior competitividade? Que tal um lateral esquerdo decente? Nao, vai-se buscar um preto aos amigos do setubal, aproveita-se e até lhe damos uns ossos para rilhar e manter o negocios dos resultdos 3-0 afinadinhos. Que fazer a seguir? Que tal um substituto pro Lucho? Ou um extremo que pense colectivamente? Ou entao um ponta de lança nao vá o lisandro lesionar-se?

Nao, nao, que isso nao dava comissao.

Que tal despachar uma jovem promessa como o Pele (avaliado em 6 milhoes de euros em Agosto passado, muito embora como o cigano nao saia nem um euro abaixo dos 40 milhoes de euros... e saiu a 18 milhoes... contas feitas o pele vale 22 milhoes e só foi contabilizado a 6, uma pechincha...) e ir buscar um... trinco? Que tal o Andres madrid que nos ultimos 3 anos parece o mantorras branco?

Sim, tem logica, manda-se embora um jovem como pele e vai-se buscar um velho aleijado.

Brilhante! Mas o Mitico, esperto, nao mencionou nada disto. O que vale para este blog é que eu, pirata de almeida e burnay, nao dorme :)

Mouro disse...

Pena k num blog em k parece k sao todos espertos ninguem tenha comentado o castigo do katsouranis..........já pra nao falar da nomeaçao do irmao do Paulo Bosta......estes corruptos perderam a vergonha de vez.

-O Braga e ROUBADO indecentemente e na mesma semana pra calar o cabrao do salvador e o boi do meskita...vai se lá buscar um jogador k esta parado há kuase dois anos......coincidencia ou nao esse jogador começou a ter mts lesoes a partir do momento em k nao o deixaram sair para os corruptos.

-Castiga-se o Katsouranis por dizer k o àrbitro ROUBOU 2 pontos ao Benfica.....outros dizem k os arbitros metem nojo,k temos máfia....agride-se semanalmente adversarios..e por ai fora.........mas so um desgraçado dum grego k mal fala portugues e k merece castigo.

-Sao lesoes douradas de jogadores importantes.

-Jogadores emprestados c diarreia de 90m.

-Penaltys absurdos no final do jogo.

Será k com esta merda toda ainda há kem acredite no futebol Portugues????

formiguinha disse...

Mouro, peço desculpa por todos os bloguistas k escreveram comentários sem falar do castigo do katsouranis... Grande falha destes senhores...

Eu comento por eles:

katsouranis foi mt mal castigado!!!
Devia ter levado um castio 1500 vezes pior!!!
Por todas as trafulhices k os lamps têm feito e k são postas de baixo do tapete...


Picareto, com que então a formiga no carreiro ia em sentido contrário... Ai ai ainda apareço no vosso jantar sem ser convidada só pra vos estragar a farra...

Entretanto Mitico, eu vou-te fazer a vontade e meter-me com o pirata, é que ainda me doi a barriga de tanto rir por ler

" E depois admirem-se quando digo, e reafirmo, que sou o unico que gosta, percebe e é isento a ver e falar de futebol :)"

Que ele gosta e percebe, toda a gente sabe, mas isento?!

Ninguém é isento pirata!!!

Mitico, eu não sou apreciadora do Tony Carreira, é pouco pimba pro meu gosto...

Esta é pra ti (Mitico):

"E toda a malta gritou
Até o padre ajudou
Aperta aperta com ela!!!"


SPORTING
SPORTING
SPORTING

formiguinha disse...

Mouro, peço desculpa por todos os bloguistas k escreveram comentários sem falar do castigo do katsouranis... Grande falha destes senhores...

Eu comento por eles:

katsouranis foi mt mal castigado!!!
Devia ter levado um castio 1500 vezes pior!!!
Por todas as trafulhices k os lamps têm feito e k são postas de baixo do tapete...


Picareto, com que então a formiga no carreiro ia em sentido contrário... Ai ai ainda apareço no vosso jantar sem ser convidada só pra vos estragar a farra...

Entretanto Mitico, eu vou-te fazer a vontade e meter-me com o pirata, é que ainda me doi a barriga de tanto rir por ler

" E depois admirem-se quando digo, e reafirmo, que sou o unico que gosta, percebe e é isento a ver e falar de futebol :)"

Que ele gosta e percebe, toda a gente sabe, mas isento?!

Ninguém é isento pirata!!!

Mitico, eu não sou apreciadora do Tony Carreira, é pouco pimba pro meu gosto...

Esta é pra ti (Mitico):

"E toda a malta gritou
Até o padre ajudou
Aperta aperta com ela!!!"


SPORTING
SPORTING
SPORTING

formiguinha disse...

Sorry... publiquei o mesmo comentario duas vezes...

El Pirata disse...

nao te preocupes formiga, aquando do ultimo titulo dos corruptos o mitico publicou o mesmo comentario dele umas 300 vezes!


E sempre que um portista faz um post o mitico publica o mesmo comentario (estou esclarecido" 30 vezes

Daqui podes retirar que o que nao faltam sao comentarios repetidos... a choradeira do mouro tambem é repetida, nao o vi com tanto sentido de justiça aquando do castigo ridiculo ao liedson que lhe valeu a ausencia do jogo do titulo em 2005 na luz, a bola chutada para fora do campo frente ao guimaraes... ja estava fora!!! E nos tempos que correm ja nao é uma unica bola de jogo, mas sempre uma diferente quando ela sai do campo!

Castigo do Katsouranis? Paciencia, o maior castigo das ultimas semanas foi pro Braga, e por tabela pro Sporting, que lideraria o campeonato isolado!

Mitico disse...

Pirata

Qual preferes? um jogador trabalhador ou um jogador preguiças?

(madrid e pelé)

Ola mouro

Uma semana a pao e agua para curar a azia.

Acho piada que agora o mesquita é isto e aquilo... o salvador é isto e aquilo...

Mas quando o Tiago, o guarda redes Rocha... perdao...o central Rocha e o Quim saíram para o benfica quase "oferecidos" ...era tudo uma festa e tudo tava bem!

Enfim...drogaditos! Antes atura-los do que ser como eles!

Formiga

"Tony" de migalhas... "carreira" de formiga :)

Mitico disse...

Ja me esquecia...

Quanto ao caso Katsouranis

É pena que nao tenha apanhado 3 jogos... Assim a probabilidade de aparecer ao 1º poste em fora de jogo era nula.
Tenho ca algo que me diz que ja nao era a 1a vez... mas devo tar a imaginar concerteza!

Quanto ao castigo em si é ridiculo! Isso nem se devia discutir. Faz-me lembrar o do CO Adrianse que apanhou 15 dias por menos...

E que dizer do recurso do Benny Macarthy que passou de 2 jogos para 3?

Mitico disse...

E que dizer do "jogo de Bridge" que deixou Quaresma à espera uns tempinhos?????

Abraço a todos

formiguinha disse...

Mitico espera aí que vou só ali apanhar ar pq não aguento de tanto rir com a tua piadinha:
"Formiga

"Tony" de migalhas... "carreira" de formiga :)"

Como é que tu consegues?!
Devias mudar de profissão...

"Meu querido mês de Agosto
Que levo o ano inteiro a sonhar..."

Anda lá dança lá um bocadinho, eu sei que tu adoras estas musiquinhas :)

El Pirata disse...

atao? Ando eu a falar sobre a minha flora intestinal e por aqui fala-se em agostos? Vamos lá pessoal, concentrem-se no que é importante :)