Redes Social

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Na jornada da Champions...


O bi-campeão nacional FC Porto perdeu com o Schalke 04, por 1-0, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, disputado esta noite em Gelsenkirchen, na Alemanha. Não fez uma grande exibição a equipa portista, nomeadamente nos primeiros dez a 15 minutos, em que a rapidez dos avançados do conjunto alemão causou grandes embaraços a João Paulo, Fucile, Pedro Emanuel e companheiros. Foi exactamente nesse período que o Schalke 04 marcou o seu golo por intermédio do brasileiro naturalizado alemão Kuranyi... A partir daí, o FC Porto rectificou o posicionamento de Lucho Gonzalez, o meio campo ganhou em solidez e as operações ofensivas das duas equipas ainda que mais recorrentes para o lado do Schalke 04 foram-se equilibrando...

17 comentários:

Mitico disse...

Boa noite a todos

Penso que o FC PORTO fez os trabalhos de casa em "cima do joelho" para este jogo.

A velocidade super sónica dos jogadores da frente de ataque da equipa alemã, deviam ter sido bem estudados e bem travados!

Penso que Jesualdo não foi feliz na troca de Meireles - Lucho Gonzalez e perde aí meia batalha de meio campo da qual resultaram contra ataques muito perigosos.
Aquela substituição aos 85m nao concordo com ela uma vez que ainda existe uma 2a mão para disputar e nao valia a pena arriscar tanto.

Um BRAVO muito grande ao Pedro e ao Paulo!

Até à 2a mao no estádio do Dragão!

Picareto disse...

Saliento também a excelente exibição de João Paulo, a mediocre exibição de Quaresma (mais uma) e a boa entrada de Tarik e Mariano que justificam uma chamada à equipa principal.

Jesualdo: Comes merda? Nunca tinha visto um treinador a trocar os laterais de lado a meio da primeira parte. Não foi surpresa Kuranyi encostar-se à direita e Asmoah à esquerda para permitir a entrada de Rakitic pelo centro...o Schalke joga sempre assim!!! Q raio inventaste tu Jesualdo???

Culpa desta derrota: Fraco nível da Liga Portuguesa q n permite ao FCP jogar sempre nos limites!

Anónimo disse...

O meu FCPorto perdeu, e pode-se dizer que perdeu bem...
O Jesualdo, quis inventar a meio campo, trocando lucho e meireles de posição (encostou lucho a esquerda e meireles a direita)o que originou no meu entender uma descompensação na dinamica da equipa. Paulo assunção nessa altura carregou a equipa as costas a nivel defensivo, com uma exibição fantastica, aliás ele e o pedro emanuel foram os melhores em campo e isso diz muito daquilo que foi o FCP ontem!!
A eliminatória está em aberto, e acho que temos todas as condiçoes para rectificar o mau resultado da alemanha, para isso basta um FCPorto normal e sem invenções!!!

Concordo contigo picareto, quando dizes que a competitividade da nossa liga pode influenciar nas pretações europeias, até porque o ritmo de jogo cá é bastante baixo comparado com outros palcos por essa europa fora!!

Bem...hoje há mais futebol!!!

Anónimo disse...

Mitico, Não concordo que o trabalho de casa fosse mal feito...o que acho é que ele quis confundir tanto o adversario que acabou por confundir a propria equipa!!! Não sei se partilhas da mesma opinião?

Mitico disse...

Boa tarde

Prezado autor

Jesaldo a tentar confundir o adversário devia ter dado instruções claras aos nossos jogadores e prepara-los muito bem tacticamente para as subidas rapidissimas dos laterais da equipa alemã. Não foi uma nem duas vezes que eles entraram por ali a dentro sem oposição. Só vi Quaresma descer 2vezes.

Penso que a equipa inicial nao foi bem estruturada no ataque porque Farias ainda não é jogador de Champions Legue. Se o nosso mister Jesualdo não tinha laterais para desiquilibrar e sabendo que o Schalke ia pelas linhas a toda a força... porque não utilizou um 4-4-2?

Autor aguardo a tua opinião.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Não foi pelos laterais, mas sim pelo lateral (rafinha). Eles, penso eu atacaram mais pela direita, provavelmente foi por ai a troca de laterais no porto, colocar o lateral que provavelmente nao sobe (joao paulo) do lado do rafinha, para ai defender melhor essas investidas e o menor apoio do meio campo (quaresma e lucho), o fucile foi para a direita e conseguiu subir mais vezes, apoiado pelo raul meireles. Isto é a minha opinião!

Anónimo disse...

Mas o grande problema do porto era a transição para o ataque, a equipa tava trocada a meio campo e os mecanismos não funcionavam, isto tudo aleado a um meio campo fortissimo deles fez com que o FCP nao conseguisse sair a jogar no primeiro tempo!

Mitico disse...

Amigo autor

O Kobiashvili e o Asamoah apareceram também pela esquerda a trocar as voltas à nossa defesa.
Eles é que baralharam as posições ao FC PORTO. Lembro-me na 1a parte de um lance em que é Joao Paulo a vir ao lado esquerdo cortar uma bola perigosa que podia ter dado golo aos alemaes.

Estamos em plena sintonia na medida em que dizes que "o grande problema do porto era a transição para o ataque".

Sim, o Lucho teve uma marcação impressionante e o Raul que só se libertou na 2a parte fruto do apoio do Fucile pela lateral direita. Mas até aí o Schalke estudou bem este Porto sempre com dois jogadores para o homem da bola.

Só com uma transição rápida e eficaz é que se conseguia ultrapassar essas marcações.

El Pirata disse...

Só boas maneiras, quem viu e quem vê este blog :)


O Porto perdeu. E perdeu bem. Aqui estão duas frases que nenhum portista utitiliza para analisar uma derrota em Portugal! Mas, tal como os caceteiros Bruno Alves, Fucile, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Quaresma e Lisandro não usam de violência nos jogos europeus, também os portistas ficam com melhores capacidades para analisar a valia (ou falta dela) das exibições da sua equipa.

Verdade seja dita que nada está perdido, até porque ficou evidente que os alemães são limitados e que dificilmente aguentarão um ataque continuado e em pressao dos portistas. E, como se sabe pelas suas anteriores performances na CL, o mais natural é encaixarem golos no Dragao. Essa treta que sao bons defesas só cola a quem gosta de ser enganado, o que os beneficiou, e muito!, foi o facto do porto despejar constantemente bolas na area!

Contas feitas e tirando a azelhice de Lisandro que tentam branquear de azar (azar era se fosse eu a chutar aquilo, nao um profissional, ainda para mais com tanta inspiração nos ultimos meses) o Porto de JESUALDO voltou a anichar-se e a dar a barriguinha para lhe fazerem festas! Mais uma vez um central a lateral? Mas o vosso treinador nao aprende com os erros crassos? Para que servem Marek Ceh e Lino? E parabens ao Helton, eu se fosse ao Nuno Espirito Santo andaria com um melao descomunal, há que tempos merece uma oportunidade!


PS:

Claro que, se o Porto tivesse os beneficios do Barcelona, que marca golos com o auxilio da maozinha e penalties fantasma, como no ultimo fim de semana ( os nuestros hermanos querem um campeonato competitivo a todo o custo...) e provavelmente teriam saído de Gelserkichen com uma vitoria. Os tentaculos do sistema pintodacostiano nao chegam tao longe, temos pena :)

OAutor disse...

"Mas até aí o Schalke estudou bem este Porto sempre com dois jogadores para o homem da bola."

Mitico a equipa que consiga fazer isso, não importa contra quem, tem sempre mais hipoteses de ganhar!! Eu não sei como joga o shalke para o campeonato deles, mas neste jogo jogaram de uma forma que pediria ao FCP um 4-4-2 ou um 4-4-1-1 para conseguir ganhar alguma supremacia a meio campo...
Concordo com o Pirata quando fala do marek cech ou lino...é evidente que o joao paulo nao é lateral, e parece-me invulgar fazer adaptaçoes nunca antes feitas (pelo menos em jogos oficiais) num jogo decisivo da champions!!!

Benfas disse...

Rafinha ganhou o confronto directo com quaresma 15 - 0...!!!

Quaresma jogou em função da provocação de rafinha...e foi o que foi...e o treinador mão de ferro e inteligentíssimo do porto não viu...lolololol

Quanto ao jogo vi pouco da 1ª parte, mas disseram que o Shalk 04 jogou bem. Na segunda recuaram no sentido de defender o resultado e tentar marcar de contra ataque, e o que se pode ver é que sabem defender bem...pois o calor da noite só teve uma única oportunidade de golo...mas se tentarem jogar tão recuado aqui no calor da noite estádio sofreram um golo, mas uma coisa é verdade vai ser difícil...mas a mim não me aquece nem arrefece...lololol
A culpa é do campeonato…e a culpa do campeonato ser tão fraco é de quem….? O que vos custa é saber que têm uma equipa que não é tão forte como vós apregoais…até dais mérito ao adversário…é sinal de reconhecimento de supremacia do adversário…!!!

Benfas disse...

No meu entender o problema do porto teve nas laterais, principalmente na segunda parte, que foi quando eu vi e quando atacou mais, porque por um lado faltaram as subidas do Zé, por outro o quaresma mesmo jogando mal, nunca teve apoio de ninguém, como está habituado a ter do fucile, que também não teve muito bem no capitulo ofensivo no lado direito. Com isso o calor da noite atacava com pouca gente e com um futebol muito desapoiado ( por varias vezes foram obrigados a ter que resolver sozinhos), com isso o jogo concentrou-se muito a meio campo, zona onde o Shalk tinha muita gente , pois já não estava muito interessado em atacar(rafinha não atacou na segunda parte) e nunca se abria muito…(lisandro veio muitas vezes buscar jogo a meio campo)!!!

Mitico disse...

Amigo autor

O 4-4-2 de que falo passa por colocar Kazmierczak ou Tarik no meio campo com Lucho, Meireles e Paulo saindo Farias do 11 titular.

Percebes onde quero chegar?
Sem laterais para subir e com 4 no meio campo a probabilidade de bloquear os ataques rapidissimos dos alemaes era muito maior.

Mitico disse...

Nao acho que Lino fosse capaz de aguentar a pressão de jogar na liga dos campeões... Quanto a Cech penso que foi bem jogado por Jesualdo mante-lo no banco porque como se sabe este jogador é mais forte a atacar do que a defender e isso causaria ainda mais desiquilibrio defensivo no FC PORTO.

Picareto disse...

Mitico descordo contigo.

Cech tinha de jogar este jogo. É certo que ataca melhor do que defende mas com um meio campo reforçado com Kaz (troca com Farias) os laterais teriam mais liberdade para subir e apoiar Quaresma, podendo Lisandro descair para os flancos tb permitindo as entradas de Lucho e Raul Meireles.

Um pequeno senão...falta ao FCP um médio ofensivo ao estilo de Diego, Carlos Alberto ou Jorginho para poder jogar neste esquema tactico. Lucho não tem o perfil de nº10.

Uma sugestão para Jesualdo...porque não adaptar Helder Barbosa a essa posição?

Outra sugestão: Aquisição do passe de Hugo Viana, o que nos levaria finalmente a ver este génio do futebol na sua posição natural.

Mitico disse...

Boa tarde

Picareto

Quanto a Marek Cech não concordo contigo porque acho que este jogador não está ao nivel desta competição.

Gostei quando disseste que:

"Um pequeno senão...falta ao FCP um médio ofensivo ao estilo de Diego, Carlos Alberto ou Jorginho para poder jogar neste esquema tactico. Lucho não tem o perfil de nº10."

Estamos em acordo total!

Bom, quanto ao Hugo Viana...
Já sabes a minha opinião.

Mitico disse...

Picareto

Até me admira não teres falado na nossa eterna aposta:

RODRIGO "DRAGÃO" TELLO!