Redes Social

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Antigamente era assim....

O golo que mudou 44 anos depois.

O golo da vitória da Espanha na final do Euro-64 continha um erro histórico que foi agora finalmente corrigido pela TVE, 44 anos depois. O autor da assistência para o golo decisivo foi deturpado pelo montador, pelo que as imagens transmitidas pelo NO-DO, um noticiário documental do regime que era projectado no cinema antes do filme em si, foram manipuladas.

As imagens do golo de Marcelino, que valeu o título europeu à selecção espanhola, eram precedidas de uma assistência de Amancio, quando foi Chus Pereda a fazer o passe decisivo. Assim, e depois de o Canal + e a Tele 5 terem levantado a questão, a TVE admitiu o erro e acabou por revelar outras imagens da altura, em que é possível confirmar, de outro ângulo, que a assistência é de Pereda.

Antonio Garcia Valcárcel, o próprio montador do vídeo, prestou-se a explicar o que realmente se passou: «O golo de Marcelino tinha falhas. O operador que filmou o jogo não podia gravar todas as jogadas porque era impossível na altura. E o que se passou? Escolhemos uma jogada em que não se tinha passado nada de especial e colámos a imagem ao plano onde Marcelino marcava o golo.»

Um dado que pressupõe ainda a existência de um dedo do regime na história do golo mais importante de sempre do futebol espanhol é o facto de Amancio ser jogador do Real Madrid e de Pereda defender as cores do rival Barcelona. O jogador do Barça teria sido, desta forma, o grande herói da final, uma vez que fez o primeiro golo da Espanha e, afinal, assistiu Marcelino para o segundo golo.



Fonte: maisfutebol

Sem comentários: