Redes Social

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Eles são tão grandes....

Segundo uma sondagem da SPORT+MARKT feita entre 9.600 adeptos de futebol de 16 países Europeus, o FC Barcelona é o clube com maior número de adeptos, com cerca de 50,3 milhões, seguido pelo Real Madrid com 45,9 milhões, o Manchester United com 32,8 milhões e o Arsenal com 22,9 milhões de adeptos.

A sondagem revelou ainda que os clubes Espanhóis são seguidos por 103,5 milhões de adeptos, enquanto os clubes Ingleses por 99,2 milhões. Ficou registado também que o clube que tem vindo a perder mais adeptos é o Real Madrid, que nas últimas 5 épocas perdeu cerca de 11% dos seus seguidores, enquanto o Chelsea aumentou cinco vezes o número dos seus fans nas últimas épocas.

Ainda segundo o estudo da SPORT+MARKT, o mercado Europeu da industria do futebol, ainda terá uma margem de crescimento de quatro a cinco vezes mais durante os próximos 20 anos, com cerca de 225 milhões de novos potenciais adeptos de futebol.

TOP 20 DOS CLUBES MAIS POPULARES DA EUROPA (SPORT+MARKT):

1 – FC Barcelona
2 – Real Madrid
3 – Manchester United
4 – Arsenal FC
5 – AC Milan
6 – Bayern Munique
7 – Chelsea FC
8 – Liverpool FC
9 – Juventus
10 – Zenith St. Petersburg
11 – Spartak Moscovo
12 – Internazionale
13 – Olympique Lyon
14 – Olympique Marselha
15 – CSKA Moscovo
16 – Wisla Cracóvia
17 – Ajax Amesterdão
18 – Galatasaray
19 – AS Roma
20 – Werder Bremen
Fonte: FutebolFinance

Antigamente era assim....

O golo que mudou 44 anos depois.

O golo da vitória da Espanha na final do Euro-64 continha um erro histórico que foi agora finalmente corrigido pela TVE, 44 anos depois. O autor da assistência para o golo decisivo foi deturpado pelo montador, pelo que as imagens transmitidas pelo NO-DO, um noticiário documental do regime que era projectado no cinema antes do filme em si, foram manipuladas.

As imagens do golo de Marcelino, que valeu o título europeu à selecção espanhola, eram precedidas de uma assistência de Amancio, quando foi Chus Pereda a fazer o passe decisivo. Assim, e depois de o Canal + e a Tele 5 terem levantado a questão, a TVE admitiu o erro e acabou por revelar outras imagens da altura, em que é possível confirmar, de outro ângulo, que a assistência é de Pereda.

Antonio Garcia Valcárcel, o próprio montador do vídeo, prestou-se a explicar o que realmente se passou: «O golo de Marcelino tinha falhas. O operador que filmou o jogo não podia gravar todas as jogadas porque era impossível na altura. E o que se passou? Escolhemos uma jogada em que não se tinha passado nada de especial e colámos a imagem ao plano onde Marcelino marcava o golo.»

Um dado que pressupõe ainda a existência de um dedo do regime na história do golo mais importante de sempre do futebol espanhol é o facto de Amancio ser jogador do Real Madrid e de Pereda defender as cores do rival Barcelona. O jogador do Barça teria sido, desta forma, o grande herói da final, uma vez que fez o primeiro golo da Espanha e, afinal, assistiu Marcelino para o segundo golo.



Fonte: maisfutebol

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Calma puto!


Pois é Patrício, vida de GR não é fácil, embora fique a ideia que uns (Ricardo) são sempre frangueiros e outros (Baía) são magos das balizas. Mas, já que a memória é curta, nada como o Youtube para nos avivar alegrias passadas. Sossega puto, não é por dois ou três frangos que serás cruxificado, mas por mim ias pro banquinho acalmar os nervos e entrava o Stoijkovic para justificar o motivo da sua contratação. Se Ronny, Farnerud e Purovic têm direito a errar 50 vezes, não entendo os critérios do Bento. A teimosia pode ser uma virtude se se obterem resultados positivos dessa atitude.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Recordar é Viver? (Dezembro 2005 @ www.tribunaldofutebol.blogspot.com)

LFV-Rui Santos Posted by Picasa


A profissão de vendedor de kits é tão digna como a de ‘opinador’...
  • 1. O sr. presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira (LFV), anda nervoso e disso deu prova na entrevista que concedeu esta semana à RTPi. Antes, já se tinha encarregado de anunciar, em Toronto, que ia “denunciar os jagunços”, pelo que a sua prestação televisiva contava com essa promoção-extra. No Canadá disse, então, LFV que “há gente nos jornais que devia ser banida”.

  • Na entrevista à RTPi quis visar-me, alegadamente porque o ofendi (e com ele, que presunção!, todos os benfiquistas) no meu último artigo ‘Chuchas e kits’, cujo título tem, como é de elementar compreensão, um enquadramento específico. Basta ler. E, lendo, não deixo de concordar com aquilo que LFV afirmou na citada entrevista: “o ‘chucha--kit’ não existe”. Não existe mesmo.

  • Para além de muitas coisas que não lhe ensinaram quando era tempo disso é que ofensa e crítica não são a mesma coisa. Aliás, LFV pode chamar lixo às pessoas, pode levantar suspeitas não fundamentadas, pode afirmar que há jornalistas a querer fazer negócios com os jogadores, pode dizer, também, que alguns jornalistas escrevem aquilo que lhes mandam escrever, e em relação a estas duas acusações a única coisa que o desafio a afirmar, preto no branco, é que diga claramente quem anda a beber, a comer e a fumar à conta dele e de outros dirigentes; quem anda a tentar fazer negócios com transacções de jogadores. QUEM PAGA A QUEM?O discurso não é novo e postura sobejamente conhecida. Já todos sabíamos que LFV sempre conviveu muito mal com a crítica (não é o único, mas é um dos casos mais assanhados) e parece claro que se julga com poder para banir. Deve ter lido mal os estatutos. Aliás, esse é um dos problemas do sr. Filipe Vieira. Tem muita dificuldade em ler e mais ainda, como é óbvio, em interpretar o que se escreve. Acha-se muito competente a juntar números e cifrões mas é manifestamente incompetente a juntar letras. Não vou aconselhá-lo a regressar à escola, porque isso poderia ser considerado uma ofensa e seria tempo perdido; de resto, o ensino já tem problemas suficientes a afectá-lo. Mas aconselho-o pelo menos que arranje alguém mais competente, não apenas para lhe escrever os discursos mas sobretudo para lhe traduzir os artigos. Aliás, mesmo com a assessoria que lhe é prestada, LFV tinha a obrigação de recolher melhor informação porque, ao contrário do que julga, há ‘opinadores’ que também são jornalistas. É o meu caso. Possuo a carteira profissional n.º 1199, completo em Janeiro 30 anos a escrever para os jornais, no final da década de setenta já opinava sobre questões relacionadas com o futebol juvenil e o futebol português e, ao longo deste tempo, nunca me detectaram qualquer problema do foro psicológico.

  • Acompanho o futebol, profissionalmente, há três decénios (entende?), promovi a modalidade pela base, investi tudo na minha profissão e, durante este longo tempo, não me recordo de o ter visto. Não sei o que ele fez no futebol nem o que contribuiu para o seu desenvolvimento. LFV não sabe nem procura saber. O que o irrita, solenemente, é que não me controla. Nem com charutos, nem com almoços, nem com jantares, nem com cães, nem com cadelas, nem com encontros privados para discutir estratégias editoriais. LFV é o presidente do Benfica e o Benfica precisa de se reerguer. Apesar do rol de promessas não cumpridas; apesar de mandar calar os seus próprios jogadores e multá-los; apesar das mentiras que diz (a propósito, saí de ‘A Bola’ por vontade própria e não estou minimamente convencido daquilo que afirma, era o que faltava!), desejo-lhe as maiores felicidades no seu trabalho. Vou continuar a fazer o meu. Não sonhe comigo que não vale a pena. O Benfica precisa da sua atenção para outros assuntos (nomeadamente para esclarecer o ‘caso Mantorras’) e não para andar à caça às bruxas. Essa mania da perseguição também concorre para ler mal e interpretar pior. O Benfica é demasiado grande para ter de suportar discursos sem nível. Só tem classe quem pode e não quem quer. Tenho pena! Muita pena mesmo! A profissão de vendedor de kits é tão digna como a de ‘opinador’. Com uma grande diferença: os ‘opinadores’, que eu saiba, não compram passes de jogadores. Os vendedores de kits compram – e são capazes de ser adeptos de diversos clubes ao mesmo tempo, deixando para trás um rasto de falência.

  • Os verdadeiros campeões não são aqueles que ganham títulos e fortunas na bola. Não são aqueles que passam a vida a dizer que não se servem do futebol. Os verdadeiros campeões são aqueles que são capazes de fazer bem. Genericamente, na vida. Nela há os equilibrados e os equilibristas. É um facto incontornável. A diferença, às vezes, esbate-se. E o inferno está cheio de presunçosos.

  • Há palavras ocas e feias que representam muito pouco na boca de certas pessoas, mesmo quando elas se acham donas de tudo. Apesar das dúvidas lançadas a este respeito na sociedade portuguesa, ainda penso que vale a pena recorrer aos tribunais para que não se crie a sensação de que o poder de certos cargos pode concorrer para a destruição de direitos inalienáveis consagrados na Constituição. O sr. presidente do Benfica talvez pense que também pode controlar a Justiça e os Tribunais do mesmo modo como pensa que é capaz de controlar a Liga, a Federação, a Arbitragem, a UEFA, a FIFA, os Partidos Políticos, as Forças Armadas, a Assembleia da República e o Papa. Ele parece não perceber o que é viver em democracia mas nós, que aprendemos todos os dias, temos a obrigação de transmitir os ensinamentos que a vida nos proporciona. Esse é o meu modesto contributo porque, também perante a ignorância, devemos mostrar magnanimidade.

  • 2. Considerando o que aconteceu em Braga, o Benfica tem, entre muitos outros, um problema para resolver. Que vai fazer com Simão? A melhor proposta que se conhece, do Liverpool, situa-se nos 15 milhões de euros e data de fim de Agosto. Os ingleses não parecem dispostos a dar muito mais e têm alternativas a Simão. Significa que, se não houver propostas atractivas de maneira a satisfazer o clube da Luz e o jogador, os responsáveis têm sempre o argumento de que o Benfica precisa de conservar os seus melhores atletas. A verdade é que, nessas circunstâncias e numa situação desportiva mais difícil, vão ter de compensar Simão, que viu em Agosto goradas as hipóteses de ver engordada a sua conta bancária.Por outro lado, é tempo de se perceber o que está a acontecer no Departamento Médico dos ‘encarnados’. Esticar até estourar?

O valor das camisolas

A camisola de um clube é no fundo a sua imagem em campo, e é comum a todos os jogadores, no futuro talvez a camisola das vedetas poderá ter um patrocinio diferente da camisola de um outro jogador mais vulgar do plantel, já tivemos uma amostra disso com o "s" ao contrario na camisola do Liedson. Neste momento as grandes marcas ainda não exploraram esse factor, por exemplo no FCPorto o Quaresma tem muito mais tempo de imagem do que o Helton! Provavelmente alguem gostaria de colocar o seu patrocinio na camisola do quaresma...
Hoje em dia as camisolas são uniformizadas e os contratos de publicidade são uma boa receita para o clube, até porque mexem na identidade deste em campo, quem não se lembra da "fnac" no benfica, "revigres" no Porto e mais recentemente no Barcelona que nunca teve publicidade, "UNICEF" embora neste caso seja o Barcelona que "paga" para usar!! No caso dos clubes portugueses, os três grandes recebem 3.5milhões de euros por ano para usarem "PT" nas camisolas. Agora comparem com o que recebem os clubes Alemães...

Bundesliga – Patrocínio nas camisolas 07/08 (valores anuais):

FC Bayern Munique.............T-Com.......................20 milhões de euros
FC Schalke 04.......................Gazprom...................20 milhões de euros
VfL Wolfsburgo.....................VW.............................20 milhões de euros
Borussia Dortmund.............Evonik........................12 milhões de euros
Werder Bremen...................Citibank......................9,5 milhões de euros
Hertha Berlim......................Deutsche Bahn...........8 milhões de euros
VfB Estugarda ......................EnBW ........................6,5 milhões de euros
Bayer 04 Leverkusen...........TelDaFax .................6 milhões de euros
Hamburguer SV ..................Flying Emirates.........5 milhões de euros
Eintracht Frankfurt.............Fraport.......................4 milhões de euros
1.FC Nuremberga................Miste+Lady Jeans....3 milhões de euros
MSV Duisburgo....................Xella ..........................3 milhões de euros
Hannover 96 .......................TUI............................2,5 milhões de euros
VfL Bochum..........................KiK.............................2,5 milhões de euros
Arminia Bielefeld ...............Krombacher..............2 milhões de euros
Hansa Rostock....................KiK..............................2 milhões de euros
Karlsruher SC.....................EnBW.........................1,5 milhões de euros
FC Energie Cottbus............Envia M......................1,2 milhões de euros
Espero que a culpa disto não seja do mesmo do costume....
fonte:futebolfinance

domingo, 24 de fevereiro de 2008

E porque hoje é Domingo...

Passei os últimos dias a assistir a diversos acontecimentos que mereceriam a atenção do blog e, embora possam já não ser novidades, como hoje é Domingo, não faz mal a ninguém recordá-los. Aqui vamos nós.

1. Fintas de Nani

Vi o jogo e nem prestei muita importância ao lance. Mas com a polémica surgida ao longo da semana, não posso deixar de estar ao lado de Nani e contra os jogadores do Arsenal, Gallas e Flamini especialmente, e contra Wenger e Ferguson. Condenar o espectáculo dado por Nani e absolver os cretinos que, perante a humilhação, decidiram fazer justiça nas pernas de Nani, é uma estupidez. A essência do jogo é o espectáculo. A clubite é que faz desejar a vitória acima de qualquer coisa, mas o futebol não é uma guerra, bairro contra bairro, cidade contra cidade, País contra País. Tem de existir fair-play, mas Nani não simulou um penalti, não seguiu uma jogada com um adversário prostado no chão lesionado, Nani fez o que fazia Garrincha, o rei da finta, o ídolo do povo brasileiro que rivalizava com Pelé em popularidade! Coitado do Garrincha em Inglaterra, teria as pernas amputadas! E Garrincha, ao contrário de Nani, era um craque na finta, um driblador por excelência, que fazia questão de voltar atrás e fintar o mesmo jogador apenas porque não gostou da primeira finta! Que falta fazem Garrinchas no futebol actual, estou farto do ponta de lança que também defende, dos extremos assobiados por não ajudarem na defesa, dos três trincos a meio campo, enfim, dos sistemas que a Itália, limitada tecnicamente na imaginação do individual, impôs ao Mundo!


2. Ronaldo Nazário de Lima

Ronaldo, eleito aos 20 anos pelos habitualmente palermas meios de comunicação da Catalunha, como o novo Pelé, voltou a tombar. Falta saber se o jogador que mais vezes viajou entre o Olimpo e o Inferno, terá forças para regressar. Verdade seja dita que Ronaldo é culpado de grande parte do que sucedeu na sua carreira. O seu afamado gosto pelas noitadas, pela borga, pelos prazeres da vida, cedo o impossibilitaram de alcançar tudo o que estaria ao seu alcance. Junte-se a isso a traição ao Inter de Milão, que durante mais de dois anos pagou salários principescos a um jogador que se encontrava lesionado, e que o viu sair após o fantástico Mundial de 2002 para os galáctivos de Madrid, e não há muita vontade de sentir amizade e carinho pelo brasileiro. Aliás, Ronaldo conseguiu esse feito, de ser amado e idolatrado por milhões e acabar por ser alvo de chacota pelo seu peso, penteados e maus hábitos. Mas, os números não mentem, os golos que marcou no Mundial 2006, mesmo sendo “El Gordo” envergonham as estrelas de então, Ronaldinho, Kaká e Robinho, que juntos não marcaram tantos! E, mesmo assim, foi criticado e apontado como um dos culpados! Enfim, Ronaldo semeou o que colheu, fama não lhe faltou, dinheiro muito menos, mas ver o seu esgar de dor após nova lesão grave, não pude evitar pensar no menino que acompanhava Luis Figo e Bobby Robson, na grande equipa de Barcelona em 1997! O novo Pelé será sempre um dos símbolos do atravessar do milénio, mas nunca estará num top ten de todos os tempos. A culpa? Mesmo com as lesões, a culpa será sempre de Ronaldo que desperdiçou o talento que Deus lhe deu. Agora, aos 31 anos, mesmo que recupere, nunca mais será o Ronaldo do imaginário dos adeptos de futebol, um jogador explosivo, inteligente, vibrante, criativo e goleador. Mas, mais que as palavras, as imagens video falam por si.

3. Taça das Nações Africanas


A CAN acabou com um vencedor surpresa, apesar de ser somente o País com mais vitórias na prova, a selecção egipcia. Mas sem qualquer craque a nível mundial (o único, Mido, é um vagabundo que anda pelas noites de Vigo, as mesmas que apaixonaram Benny) não era crível que superasse a super favorita Costa de Marfim, ou mesmo os anfitriões Gana ou os Camarões. Ter Drogba, Etoo, Essien não é o mesmo que ter Aboutrika. Abouquê? Mas a força do colectiva prevaleceu sobre as individualidades, disseram os experts. Bem, eu não sou expert, mas não vejo como o colectivo do Egipto é superior ao colectivo da Costa de Marfim. Nunca, em algum momento. A Costa do Marfim está longe de ser Didier Drogba e mais 10. Agora há que ter em atenção um factor importante. Talvez dois. O primeiro é a forma como o Egipto encara a prova. Para eles é melhor vencê-la do que apurar-se para o Mundial. E tanto assim é que viu-se em 2006! E os jogadores, melhor que ninguém, sabem-no bem. O segundo factor, decisivo talvez, reside no facto dos marfinenses, assim como ganeses, camaroneses e nigerianos, por exemplo, terem a esmagadora maioria dos seus jogadores envolvidos nas ligas europeias. Ora, se no Egipto tiveram o campeonato parado por 2 meses para preparar a prova e dar descanso aos jogadores, o mesmo não sucedeu aos outros. E, sejamos sérios, se para o Aboutrika e o Akhmed vencer a CAN é o ponto alto da época, para Etoo, Drogba e Essien, os líderes de Camarões, Costa do Marfim e Gana, o ponto alto passa por vencer a Champions League, a Liga Espanhola ou a Inglesa. Contas feitas, falar em jogo colectivo dos egipcios para justificar a sua supremacia é bastante limitado. Ou alguém acredita que um jogador africano de topo se aplicou ao máximo na prova, correndo o risco de se lesionar e perder os jogos realmente importantes na Europa? Talvez os ganeses, porque jogavam em casa. E nem por esses coloco a mão no fogo…


4. Homenagem a Di Stefano


Alfredo di Stefano, que entra em qualquer lista de jogadores top ten de todos os tempos, completou 81 anos e foi homenageado pelo clube que ele fez com que fosse eleito o melhor do século passado. Sim, sem a sua contribuição, muito dificilmente o Real Madrid teria conquistado 5 Taças dos Campeões Europeus consecutivas e chegado, justamente, ao topo dos clubes do século XX. Como tal foi justissima a homenagem prestada pelo clube. A essa homenagem compareceram grandes nomes do futebol mundial, a título individual ou em representação clubistica, como foi o caso dos representantes de Benfica e Sporting, no caso através de Miguel Salema Garção. A minha pergunta fica: onde estava Baía? A dar entrevistas sobre Gelserkichen? Ou a cuspir veneno sobre a selecção? Não é ele o representante portista nesta àrea? Ou só serve para falar de sorteios da Taça? É por estas e por outras que o epíteto “clube de bairro” não descola, nem com tantos títulos com sabor a rebuçados de fruta. Olha que se fosse para homenagear algum ex-arbitro as altas patentes portistas até se acotevelavam…


5. World Press Photo


Um português conseguiu um prémio nesta arte que tanto aprecio, a fotografia. E não foi um prémio qualquer, ao estilo dragão de ouro (fatela), mas sim na Categoria Desporto da prestigiada World Press Photo. O premiado, com o 3º lugar, foi o fotojornalista do jornal Record, Miguel Barreira. Os meus parabéns, a foto vale mais que mil palavras, resta-me situá-la: o pobre coitado que deve ter suspirado por um par de asas chama-se Jaime Jesus, é um bodyboarder de 20 anos, da Figueira da Foz e, no momento eternizado, encontra-se a cair de uma onda de quatro metros na Praia do Norte, na Nazaré. Este, ao contrário de outros, sobretudo pescadores, tem uma foto para provar a sua história!


6. Tomas Kona e Milton Caraglio


E agora, especialmente para o Autor, sobretudo porque é um apaixonado pelas capas dos jornais, não desperdiçando uma oportunidade para lhes dar destaque no blog, aqui fica um passatempo: imagina tu que o glorioso contrata para a próxima época a dupla de médios Tomas Kona, eslovaco que alinha no Sparta de Praga e Milton Caraglio, argentino e ex-colega de Di Maria no Rosario Central! Diz-me tu Autor, que diriam os jornais sobre um meio campo com Kona e Caraglio?
.
.
PS:
.
E, para fim de festa, até porque hoje não é um Domingo qualquer, mas sim um Domingo de Oscares, aqui ficam os meus palpites para as categorias principais:
.
Melhor Filme: Este País não é Para Velhos
Melhor Realizador: Irmãos Cohen (Este País não é para Velhos)
Melhor Actor: Daniel Day-Lewis (Haverá Sangue), muito embora Depp já mereça um Oscar!
Melhor Actriz: Cate Blanchett (Elizabeth: A Idade de Ouro)

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Uma prenda para todos...

Caros amigos de blog,

Vou-me ausentar durante uns tempos deste espaço cibernautico e por isso ontem coloquei aquela brincadeira sobre o novo símbolo da águia, fazendo reviver um pouco os nossos tempos iniciais aqui no blog. Espero que não tenham levado a mal... :)

Olhando um pouco para trás, gostaria de dizer a todos que é um prazer ver este blog a crescer de uma forma inteligente, capaz e com muito humor à mistura. Faço votos para que continuem, na minha ausência, a mantê-lo vivo e a rejubilar futebol.

Um grande abraço a todos os que aqui escrevem e até um dia destes.

PS: Como não podia deixar de ser, aqui fica uma prenda para os meus amigos portistas!


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Será verdade????

Será verdade que o clube dos 6milhões vai mesmo mudar de simbolo depois do sucesso europeu de ontem?

ASS: A QUADRILHA!
(Kaustico, Mitico, Oautor, PicaretoKid)

Jornada da Uefa!


Nuremberga 2 benfica 2


O benfica passou aos oitavos-de-final da Taça UEFA ao empatar esta noite em Nuremberga, a dois golos, num jogo estranho, com os encarnados a dominarem nos primeiros quinze minutos para depois permitirem que os alemães controlassem de tal forma que conseguiram dar à volta à eliminatória, acabando Camacho por mexer na equipa com substituições que resultaram, tendo Cardozo e Di Maria, saídos do banco, obtido os tentos do empate...


Basileia 0 Sporting 3


O Sporting garantiu hoje a presença nos oitavos-de-final da Taça UEFA, ao vencer em Basileia, por 3-0, eliminando pela primeira vez uma equipa suíça na competição. Em quatro eliminatórias com equipas helvéticas, o Sporting apenas tinha conseguido eliminar o FC Zurique, em 1973/74, mas na extinta Taça das Taças, sendo afastado nas três rondas na Taça UEFA. Na próxima ronda defrontará os ingleses do Bolton, que eliminaram o Atlético de Madrid...


Braga 0 Werder Bremen 1


O Braga despediu-se hoje, como anunciado, da Taça UEFA, ao perder por 1-0 na recepção ao Werder Bremen, depois do desaire na Alemanha por 3-0, em encontro da segunda mão dos 16 avos-de-final. A formação “arsenalista”, que comprometeu tudo na primeira mão ao desperdiçar duas grandes penalidades, entrou bem e tentou tudo para ganhar, mas não conseguiu disfarçar a crise, perante um conjunto germânico que controlou por completo as operações...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Na eterna questão ...



Numa altura em que a nossa Selecção vai disputar em breve um campeonato de europa, muitos são os adeptos que pedem e desejam o regresso de Luis Figo e Rui Costa às cores de todos nós.


A pergunta deste post é simples...


Sim ou não???

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Na jornada da Champions...


O bi-campeão nacional FC Porto perdeu com o Schalke 04, por 1-0, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, disputado esta noite em Gelsenkirchen, na Alemanha. Não fez uma grande exibição a equipa portista, nomeadamente nos primeiros dez a 15 minutos, em que a rapidez dos avançados do conjunto alemão causou grandes embaraços a João Paulo, Fucile, Pedro Emanuel e companheiros. Foi exactamente nesse período que o Schalke 04 marcou o seu golo por intermédio do brasileiro naturalizado alemão Kuranyi... A partir daí, o FC Porto rectificou o posicionamento de Lucho Gonzalez, o meio campo ganhou em solidez e as operações ofensivas das duas equipas ainda que mais recorrentes para o lado do Schalke 04 foram-se equilibrando...

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Mais uma jornada...




Maritimo 0 FC PORTO 3


Há ilusões que se desfazem depressa. A ilusão de que o Marítimo dominava o FC Porto, por exemplo desapareceu num instantinho. Chegou a parecer real, ao ponto de desenhar-se a certeza: só uma distracção ou um golpe muito inspirado seriam capazes de desatar o nó que amarrava os portistas. Acabou por ser uma combinação das duas coisas. O Marítimo relaxou na vigilância, num momento particularmente inoportuno, e Lisandro fez o golo que rebentou, de vez, com a malha apertada costurada por Lazaroni, esfumando-se uma resistência que era mais ilusória do que real. Uma exibição categórica na segunda parte por parte dos bi campeões nacionais a não dar qualquer hipótese ao adversário.


Naval 0 benfica 2


Ulisses Morais: «Parece-me importante dar os parabéns aos meus jogadores, foram inexcedíveis na atitude. Em termos da qualidade de jogo, fomos claramente superiores. O lançamento de Binya? Ele, sempre que faz um lançamento, está com os pés no ar. Isso dá-lhe sempre uma vantagem. O árbitro estava atento. Não é esta derrota que prejudica o nosso objectivo. Temos é de perceber que não fomos inferiores ao benfica em nada e não merecíamos sair derrotados desta forma. Antes do 2-0, houve um lance claro de grande penalidade que o árbitro não quis ver.»


Sporting 2 Estrela da Amadora 0


Apesar na vitória magra, apenas por 2-0, o Sporting não teve qualquer dificuldade para dominar o Estrela da Amadora esta noite em Alvalade, triunfo que lhe valeu a subida ao terceiro lugar, isto porque de tarde o Guimarães perdeu na Madeira com o Nacional.


Facto mais que negativo da jornada:



Os acontecimentos da Choupana...

Quem anda à chuva molha-se!


Este é um dos provérbios que mais gosto. Por alguma razão se diz que o futebol não é para meninas, e por alguma razão eu não critico, em qualquer momento, o ordenado que Cristiano Ronaldo ganha! Porque o futebol movimenta milhões, porque como se vê no fcp, é tanto que até dá para alimentar uma dúzia de chupistas vices presidentes! Como tal, se existe, é por direito dos jogadores. Dos que se dedicam, de corpo e alma. De Cristiano Ronaldo, que desde muito novo vive para o futebol, trabalha e aperfeiçoa o seu jogo e modela o seu corpo com centenas de horas no ginásio! Uns, como Ronaldinho Gaucho, dão show durante 5 anos e têm esse direito de usufruir dos milhões, outros como Luis Figo e actualmente Cristiano Ronaldo, talvez pela sua formação e raízes verdes e brancas, são alvo de desdém e mal dizer. A um há muito já lhe fizeram o funeral mas ele continua vivo, regressou de uma lesão por agressão (teve sorte, é verdade mas a sorte protege os audazes!) e vai provar, novamente, porque motivo foi eleito o melhor médio da Serie A, aos 34 anos! O outro, ainda jovem, esteve com o funeral feito, agora que um tal de Andersson "melhor do mundo sub-17" se cruzava no seu caminho! Violas ao saco meus amigos, comeram e calaram tais desaforos!

Mas é triste, se aos cataursos se desculpam as palermices, afinal vivem e viverão sempre na sombra do grande Real Madrid, já em Portugal é ridiculo assistir ao constante bota-abaixo dos seus reais craques, não os da colónia de naturalizados do seu clube, mas sim os que chegam ao topo e são premiados pela FIFA! Luis Figo teve uma entrada faltosa grave, como muitas às quais se esquivou nestes brilhantes 19 anos de carreira, e teve ainda o azar da sua acção gravosa ter provocado o fim prematuro da carreira do jogador espanhol. Agora, falta saber, onde começa e acaba a incompetência médica no caso. Porque, se vamos postar aqui, por duas vezes, uma situação casual, então sejamos sérios e mencionemos Mantorras! Esse não está acabado? Por quem? Quem fez a falta? Não há culpados?

Mas, como acima afirmei, quem anda à chuva molha-se! Pode é ter a felicidade de ter um abrigo por perto, e não se molhar em demasia. É o caso do Miguel Veloso, que poderia ainda estar a recuperar de uma perna partida após agressão de Quaresma em finais de Agosto último, um lance que valeu da corja portista que estava no estádio um coro de impropérios ao árbitro e jogador leonino, acusado de simulação!

E que dizer do video abaixo? Ora vejam lá como Fernando Couto não acaba com a carreira de um jogador benfiquista (Veloso?) por mero acaso? Deixem-se de tretas, este lance não é em nada, bem pelo contrário, inferior ao do Figo! Este lance de Couto é com o unico proposito de agredir o adversario! Felizmente, porque há horas felizes, o desgraçado safou-se! Apreciem o video e vejam mais entradas de amor e amizade! E mais, agradeço que se faça um 3º post sobre a lesão do tal espanhol que nem sei o nome, com o video, se o houver. Porque, para agressões barbaras em futebol, façam uma pesquisa no Youtube e encontram dezenas que, graças ao divino, não resultaram em finais de carreira!




Pode-se gostar ou não do Figo. E, consoante o nivel de paneleirismo de cada um, pode-se até nem gostar da mulher do Figo. Mas há concerteza muito por onde escrever quando se fala em agressões. E garanto a todos que lerem este post, Luis Figo não ficará na história do jogo por um incidente fortuito e casual. Nem por ter conquistado 15 supertaças de cortiça e como tal ter mais titulos que um qualquer egipcio ou saudita! E agora para acabar, para não ficar a ideia que eu sou um cabrão rancoroso e que não escrevo na gozação (nem sempre mas também...), fica aqui um conselho: se por acaso forem em passeio pro Iraque e forem raptados, se querem manter a cabecinha acima do pescoço gritem Figo, Cristiano Ronaldo ou Eusebio! Agora se tiverem uns big balls como o Michael Thomas, estejam à vontade para iniciar um discurso ao estilo "Baia o jogador com mais titulos no Planeta"!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O mito da MSL

Na MLS (Major Soccer League)os salários dos jogadores são repartidos em dois itens; (1.) o salário base anual do jogador, (2.) o salário anual garantido.
O salário anual garantido incluí o salário base do jogador, mais todos os bónus previstos na assinatura do seu contrato, e durante a duração do mesmo.

Por exemplo se um jogador tem um salário base de 50,000€ por 2 anos de contrato e mais 2 de opção com um prémio de assinatura de 10,000€, o seu salário anual garantido será de 52,500€, a soma do seu salário base mais o prémio de assinatura dividido pelos 4 anos previsto no contrato. Isto caso seja activada a opção dos 2 anos, caso esta não seja activada os 10,000€ serão acertados consoante os anos que o jogador actuou.

O salário anual garantido inclui também qualquer bónus anual de marketing ou publicidade previamente acordado entre a equipa e o jogador, tal como um valor ou percentagem anual previamente acordada entre o empresário do jogador e o jogador, como forma de pagamento dos serviços do primeiro. O salário garantido do jogador não inclui os prémios de jogo da equipa, uma vez que não são possíveis de prever nem garantir a quando da assinatura do contrato.



De notar que o Português Abel Xavier tem um salário base anual de 105,000€ e um salário garantido igual, e Fredy Addu ganhava um salário base anual de 203,000€ e um salário garantido anual de 256,000€ o mesmo que ganha de momento no Benfica 21.300€.

É estranho como jogadores com bastante potencial escolhem esta liga, visto que o dinheiro que ganham directamente com o futebol não é muito comparativamente até com a liga bwin...que o diga o sr.da silva ferreira (eusébio para os amigos)


Pimenta Machado...


O antigo presidente do Vitória de Guimarães estava acusado de quatro crimes de peculato e dois de falsificação de documentos mas o tribunal das Varas Mistas de Guimarães apenas deu como provados dois crimes de peculato e um de falsificação de documentos. Pimenta Machado foi condenado a 4 anos e 3 meses de prisão, com pena suspensa. O tribunal condenou ainda o antigo dirigente ao pagamento, no prazo de um ano, de 210 mil euros de indemnização ao Vitória de Guimarães. O valor em causa, corresponde, segundo o acórdão lido esta manhã, à verba apropriada por Pimenta Machado, mais os respectivos juros.
Vale e Azevedo, ex-presidente do benfica, que estava acusado de dois crimes de falsificação de documentos, foi absolvido.

Jornada Europeia!


Werder Bremen 3 SC Braga 0

Por mais criativo e audaz que seja um treinador, não há equipa que resista a tanto azar e aselhice. Um golo a frio do Werder Bremen, logo aos 3', dois penáltis falhados e descoordenação total nas manobras defensivas deitaram por terra as esperanças dos minhotos na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, em casa do Werder Bremen. Nada está perdido em termos matemáticos, mas nada se poderá repetir em Braga para o apuramento acontecer.

Sporting 2 Basileia 0

O Sporting deu ontem um passo importante rumo aos oitavos-de-final da Taça UEFA ao bater o Basileia, por duas bolas a zero, no Estádio José Alvalade. A margem poderia ser ainda mais confortável, tal foi o caudal ofensivo garantido pelo futebol leonino, mas o triunfo precioso, aliado à boa exibição, pode conceder, à equipa de Paulo Bento, maior confiança para este ciclo, crucial no que às aspirações do emblema verde e branco nesta segunda metade da temporada diz respeito

benfica 1 Nuremberga 0

O benfica ganhou e foi Makukula a fazer a diferença, através de um pontapé forte desferido de fora da área e que contou com a gentil colaboração de Blazek, guarda-redes do Nuremberga, para chegar ao golo.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Na linha de Gondomar!


O queixoso sportinguista Bexiga, advogado, injustiçado, no Prós, contra a Justiça, afirmou sem grande rebuço que no seu caso pessoal, em processo arquivado por falta de provas válidas, houve "manipulação política". A acusação, dirigida a magistrados em funções, é grave. Mas de alguma forma, entende-se. A lógica, neste caso, pode muito bem ser interpretada desta forma:


Nos termos do artigo 10.º dos Estatutos da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E. P., aprovados pelo Decreto-Lei n.º 109/77, de 25 de Março, conjugado com o n.º 4 do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 558/99, 17 de Dezembro, os membros do respectivo conselho de gerência são nomeados e exonerados por resolução do conselho de ministros, sob proposta do membro do Governo responsável pela área dos transportes. Considerando que os actuais membros do conselho de gerência foram nomeados nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2004 (2.ª Série), de 27 de Outubro, da Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/2005 (2.ª Série), de 9 de Dezembro, e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 75/2006, de 4 de Agosto, terminaram o seu mandato em 23 de Setembro de 2007, torna-se necessários proceder à nomeação de um novo conselho de gerência. Foi ouvida a comissão de trabalhadores da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E. P. Assim:


Ao abrigo do disposto no n.º 4 do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 558/99, 17 de Dezembro, conjugado com o artigo 10.º dos Estatutos da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E. P., e nos termos das alíneas d) e g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:


1 - Nomear, sob proposta do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o licenciado Francisco José Cardoso dos Reis, o Mestre José Salomão Coelho Benoliel, o licenciado Paulo José da Silva Magina, o Prof. Doutor Nuno Alexandre Baltazar de Sousa Moreira e o licenciado Ricardo Manuel da Silva Monteiro Bexiga, respectivamente para os cargos de presidente e vogais do conselho de gerência da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E. P.


2 - Estabelecer que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação. 10 de Janeiro de 2008. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.


As remunerações atribuídas ao Conselho de gerência, em 2005 ( último resultado publicado) aproximam-se do meio milhão de euros... sem falar no passivo...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Paulo no Paquistao???



Acabou a carreira em 2002, aos 33 anos. Depois de "pendurar as botas" num comunicado emotivo, tornou-se treinador da equipa Junior do Sporting. Nessa mesma época conquistou o Campeonato Nacional de Juniores, trabalhando com uma equipa com grande potencial. Depois do despedimento de José Peseiro foi chamado a treinar a equipa sénior do Sporting. Paulo Bento é hoje visto como um dos mais promissores treinadores portugueses...

A sua cultura de disciplina e rigor, fazem com que alguns compararem o seu estilo ao de José Mourinho.

Será que está perto?

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os direitos televisivos....

A Ekstraklasa, a Primeira Liga Polaca vendeu os seus direitos televisivos para os próximos três anos, por um valor que na totalidade deverá atingir os 101,5 milhões de euros. O Canal Plus e Telekomunikacja Polska foram os compradores dos direitos, com um contrato que entra em vigor a partir da época de 2008/2009.

Pelo contrato anterior e ainda em vigor as mesmas duas entidades haviam pago entre 2005 e 2008, 35,8 milhões de euros no total, cerca de 11,9 milhões de euros por ano. No novo contrato a Liga Polaca irá arrecadar cerca de 33,8 milhões de euros por época, o triplo do valor pago anteriormente.

É bom recordar que em Portugal os três maiores clubes ganham em conjunto um total de cerca de 24 milhões de euros por ano em transmissões televisivas sendo que os restantes 13 clubes da Bwin Liga em conjunto ganham um valor equivalente!!


Se calhar está na hora de fazerem alguma coisa pelo nosso futebol, e não é com organizações de mundiais que lá vamos!!!! Eu bem digo que o nosso país é o que é...


PS: O rui costa corre mesmo muito, se calhar deveria ir aos jogos olimpicos, assim tinhamos um velocista portugues...


Como hoje é terça...


Até pensei que fosse hoje o jogo do monstro da segunda circular, ou será segundo lugar??? Bem, não interessa, o importante é aparecer nas primeiras paginas dos jornais e nesse campeonato nem os outros clubes todos juntos têm hipoteses...é assim o nosso portugal dos pequeninos de consciencia....



PS:O sporting e o braga tambem vão jogar, certo???
PS2: O rui costa é que corre!!!!!!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A taça de Portugal!


Sertanense 0 FC PORTO 4

Um golo madrugador, mais dois ainda na primeira parte e o assunto só não ficou arrumado porque ainda restavam mais 45 minutos para a história poder ser finalizada. Mas nem isso foi suficiente para alterar o tom geral do argumento, até porque, se era credível que o Sertanense nunca deixasse de ter vontade de fazer bem, era certo como o destino que os músculos se encarregariam de estragar os planos a quem queria - e conseguiu - fazer boa figura numa despedida perfeita - diante de um "grande" - para uma equipa da III Divisão que foi além das expectativas. O FC Porto também não abdicou um minuto do tal profissionalismo, nem mesmo quando o quarto golo apareceu ainda no início da segunda parte. Continuou vigilante, apenas menos eficiente, quebra ditada por substituições das melhores unidades - Raul Meireles e Farías - e até pela mudança de sistema, que começou por ser o 4x3x3 e haveria de acabar com mais um elemento no meio-campo. Pormenores de um quadro geral que levaram, em absoluta tranquilidade, o FC Porto para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Sporting 2 Maritimo 1

O 2-1 final é um resultado normal, embora a segunda parte tenha sido do domínio do Marítimo, que chegou a encostar o Sporting no seu meio-campo defensivo e a deixá-lo transparecer alguma ansiedade no momento de defender uma vantagem preciosa. A lucidez, a par da consciência das próprias limitações, sobretudo anímicas, sobrepôs-se, porém, aos nervos, e os leões, com uma capacidade de sofrimento souberam resgatar um triunfo que mantém a equipa na defesa do título conquistado na época passada - e a vitória ainda poderia ter sido dilatada, até final, por Moutinho ou Romagnoli.

benfica 4 Paços de Ferreira 1

José Mota queixou-se amargamente da arbitragem do trio conduzido pelo bracarense Augusto Duarte. “A arbitragem foi tendenciosa e é pena que o benfica tenha ganho desta forma, porque se calhar até ganharia de outra”, disse o treinador do Paços de Ferreira. “Posicionámo-nos bem durante toda a primeira parte. As transições saíram-nos bem e pusemos o benfica em respeito. Só que o árbitro resolveu marcar uma grande penalidade a terminar o primeiro período quando o jogador do benfica [Rodriguez] chutou na relva. Houve um fora-de-jogo mal assinalado ao Wesley que poderia ter-nos garantido o segundo golo e se calhar resolvido o encontro. Na segunda parte, o mesmo árbitro-assistente que marcou o fora-de-jogo ao Wesley viu o segundo penálti, que acredito tenha existido. A partir daí tudo ficou decidido. É pena trabalharmos toda a semana para depois nos fazerem isto. É pena que o benfica tenha ganho desta forma, porque se calhar até ganharia de outra”, observou.


Mota quem fala assim merece uma salva de palmas...

CLACK CLACK CLACK CLACK CLACK

sábado, 9 de fevereiro de 2008

O melhor portugues de todos os tempos??


Sim Luis Figo, para mim terá sido o melhor jogador portugues de sempre, mas mesmo os melhores têm dias maus. O jogador César Jimenez foi vitima de um dia mau do melhor de todos os tempos, e acabou a carreira mais cedo do que estava a prever devido a uma entrada assasina por parte do melhor de todos os tempos!!!

Deixo aqui um artigo do jornal "ÁS" de 16 de Março 2007...






Carregar nas fotos para aumentar...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

ah ha ha ha ha ha ah aha ha aha habha


Não vou fazer muitos comentarios até porque ainda não parei de rir...eheheheheheh

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A imagem de um país...



Scolari considerou no final do jogo esta noite com a Itália que “a Selecção Nacional tem que ser mais cínica nos jogos contra equipas como a Itália”. O seleccionador até elogiou o trabalho da sua equipa – “estivemos bem na marcação, na pressão e nas saídas com bola” –, mas sublinhou “a falta de experiência dos jogadores em comparação com os italianos, que jogam em equipas muito mais competitivas”. “Infelizmente voltámos a perder com a Itália, que era algo que queríamos evitar aqui na Suíça esta noite. O resultado é justo pelo que se passou ao longo dos noventa minutos. A Itália criou mais e melhores situações de golo e além do mais aproveitou-se dos nossos erros. Já disse que a equipa precisa de mais experiência e de abrir bem os olhos quando defronta selecções com o nível da Itália”. Sobre o futuro: “Tenho que preparar um grupo de 23 atletas que ainda não está definitivamente constituído, mas em breve o estará, porque não é em dois dias que se prepara um Europeu”, concluiu Scolari.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Voltando a normalidade...



Então o camacho não era o salvador??? eheh





Quanto ao FCPorto, mais do mesmo...um novo massacre!!!! Quem viu como eu vi os dois jogos seguidos reparou que existe uma diferença enorme entre o Porto e o segundo classificado da Liga, e depois queixam-se que o campeonato nao presta!!!! que joguem mais!!! Porque se nao presta, a culpa nao é nossa!!!!



Em Guimarães a sonho ainda comanda a vida, o sonho e uma alma imensa que já anda perto de incomodar a outra "margem" da segunda circular...vamos aguardar para ver!!!!

Bem... e foi este o fim de semana dos TRES primeiros do Campeonato!!!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Sorte? Sorte teve o Sarkozy!


Jogo incaracterístico, inédito, estranho. Numa das raríssimas ocasiões, daquelas que valem a pena ser registadas e anunciadas aos 4 cantos, uma vitória moral, num jogo em que o Sporting é interveniente, não é atribuída aos de Alvalade! Tirando a selecção portuguesa da década de 90, não há equipa com mais vitórias morais que o Sporting. Não conheço, dificilmente alguém conhece. Aliás, alguém acredita que outra equipa, com um ponta de lança que tinha acabado de marcar 55 golos numa época, e com extremos como Quaresma e Cristiano Ronaldo a servi-lo… acabe a época a 25 pontos do campeão? Sim, aconteceu, mesmo descontando o facto de me estar a referir ao campeonato dos supermercados (Thanks Sir Ferguson, nice remark, the best i’ve ever seen about the definition of Sistema!).

Pois bem, o bizarro aconteceu em Alvalade! Para espanto de todos o Sporting fez metade dos remates, cantos, cruzamentos, ataques e ganhou por 2-0! Obviamente que o mais certo é pairar no ar o espectro de uma arbitragem caseirolas, assim ao estilo “Martins dos Santos nas Antas do século passado”! Não, mais um bizarrismo, não só o árbitro não teve mais erros que o cabeça de alfinete que arranjou um atraso de bola para o GR na 2ª jornada da prova, como inclusivé perdoou uma expulsão barbara a Bruno Alves e permitiu que Pedro Emanuel o insultasse nas barbas com todos os nomes e, para fim de festa, fez de conta que não viu o pontapé de Farias na cabeça de Rui Patrício! Contas feitas fica metade do corpo de Vukcevic em fora de jogo no lance do segundo golo, a bóia de salvação a que se agarrarão todos os portistas que, sendo incapazes de vislumbrar o rasto de corrupção que tresanda a podre e dura há 3 décadas do seu presidente, conseguem ter olho de falcão quando lhes interessa. Criaturas divinais estes portistas, a merecer um estudo aprofundado. Já a criatura Jesualdo não merece tanto, é um bicho que morde a mão a quem já o alimentou, não reconhece o dono, não dá mérito a ninguém e, no fim, mesmo tendo 10 vezes mais dinheiro para construir um plantel… agarra-se à sorte e ao árbitro. Por alguma razão o cigano o ignora, mas igualmente por alguma razão vai embora o cigano e permanece o incompetente. Um rebuçadinho para quem souber a resposta…

Contas feitas venceu quem acertou na baliza. E é bom que fique claro que a baliza não tinha rodinhas ou que andava alguém a empurrá-la! Lucho Gonzalez falhou porque a sorte e o azar fazem parte do jogo. A sorte que permitiu ao Porto sair de Braga com os 3 pontos, num jogo em que o empate já era lisongeiro, num jogo em que o Quaresma marca dois golos de livre, por sinal os únicos até ao momento e, por sinal, mais depressa volta Plutão a ser planeta que o cigano repete a gracinha, nem no mesmo mês quanto mais no mesmo jogo. E que dizer da forma como decorreu o clássico da primeira volta? Eu estive lá, não esqueço o contentamento de ver os últimos quinze minutos do jogo, em que o fair play portista consistiu em queimar tempo com supostas lesões e perdas de tempo na marcação de faltas e pontapés de baliza, perante a alegria de uns adeptos que estão viciados em vitórias a qualquer custo! Agora saboreiam uma derrota que, de facto, deve saber a chocolate. Porque jogaram bem, muito bem, porque foi perante um adversário histórico, que ainda por cima não fez do fair-play uma treta! Saboreiem lá a vitória moral que, para variar, também não vos faz mal.

PS:

Muita gente se divertiu com o corte de cabelo do Paulo Bento, e outros, já sem piada alguma, quiseram prolongar o humor para as suas pausas no dialogo. Agora vai arrancar a campanha "olha pro tique do Izmailov". Sim, é evidente que o tem, mas é também evidente o que ele significa: aquele arrastar de cabeça pra frente é linguagem gestual tremendamente simples: TOMA, VAI BUSCAR! Força russo, continua a castigá-los que, parece-me, há ainda quem duvide do teu valor. Pode ser que haja reencontro na Taça de Portugal para tirar dúvidas...