Redes Social

quarta-feira, 12 de abril de 2006

A Palhaçada

Até agora mantive o silencio quanto ao assunto "classico". Preferi degustar-me com o desespero do resto da população portuguesa com e eminencia de mais um campeonato para o FC Porto. Não liguei a certas pessoas, que amigavelmente chamarei de bestas, que têm vindo a publico denegrir, desvalorizar ou por em causa a vitoria justissima do FC Porto no passado sabado. Como a maioria dos portistas estou euforico, sabendo que a vitoria está perto, mas com a tranquilidade necessaria para não esquecer que estamos ainda a 7 pontos do 21º campeonato.

O campeonato do FC Porto tem sido recheado de casos de arbitragem prejudicando o ultimo clube portugues a ser campeão europeu, observando sempre o clube da luz a ser constantemente beneficiado como no ano anterior. Mas desta vez não perdemos 26 pontos em casa, e dificilmente isso vai acontecer. Este campeonato vi apenas 2(!) penaltis assinalados a favor do FC Porto, e muitos outros, até mais escandalosos, ficaram por marcar. Pelo caminho ficou um sem-numero de casos de foras-do-jogo mal assinalados, cartões mal mostrados, dualidade de criterios e quebras de ritmo de jogo por parte do arbitro. Até a um certo jogador de pequeno espirito e cultura, uma pessoa muito pequena com nome estrangeirado a condizer, foi temporariamente permitido jogar após agressão barbara, convenientemente defrontando o FC Porto, tendo sido peça fundamental para o seu clube derrotar os azuis e brancos. Assisti a tudo isto, e ainda ouvi imensas referencias a apitos dourados, e outras coisas do genero enquanto eramos constantemente prejudicados. Isto tudo com a conivencia da maioria da comunicação social, agradando assim à populaça portuguesa, maioritariamente lampiã, e na sua esmagadora maioria adepta de um clube de lisboa.

O FC Porto foi superior a tudo isso, e, apesar de muitos erros do treinador, conseguiu quase garantir o titulo de campeão nacional

No entanto o tão falado "sisitema" continua a fazer das suas. Quando estava sentado num café em castelo branco no passado sabado,estava rodeado de sportinguistas e benfiquistas. Quando do lance do quaresma todos concordaram que apesar da entrada ser dura, não houve intenção na calcadela. É obvio que, ou quaresma é um lutador contra a maquina do filme matrix, até pode mesmo o "chosen one", ou então é algo completamente involuntario. Tonel faz o carrinho com uma perna esticada, e com uma perna dobrada por baixo desta-repito-POR BAIXO. Quaresma levanta o pé e pousa-o depois da perna que ele conseguia ver, sendo impossivel ele fazer aquilo porpositadamente, pois não conseguia saber que o pé que ele acertou estaria naquele local,na fracção de segundo que o lance demorou. Aconselho a todos a verem bem o lance a velocidade normal, e a dizerem-me, com isenção, se é possivel fazer aquilo de porposito.

A comunicação social, a começar logo com a sporttv e a continuar nas restantes tv's e jornais trataram logo de linchar publicamente quaresma. As frases que eu ouvi eram de um facciosismo tal (tamanha era a azia) que nem mesmo eu, do alto do meu portistmo seria capaz de dizer tais barbaridades, e dizem-se estes tipos comentadores desportivos.

E o sumarissimo é de tal forma bem aplicado, que o FC Porto preferiu aceitar a injustiça do que arriscar-se a ter quaresma indisponivel para a final da taça. Assim fica todo o país contente com uma injustiça e com esperança que o FC Porto vacile nas ultimas jornadas. O que não conseguem observar é que o FC Porto não é, nem nunca foi, ao contrario do que toda a gente diz, Quaresmodependente. A boa fase dos azuis e brancos dos ultimos tempos foi feita com um quaresma desinspirado ou meio inspirado. O FC Porto é muito maior que isso e irá prevalecer...

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, SEREMOS CAMPEÕES

7 comentários:

El Pirata disse...

meu caro kaustico, entao explica-me porque Adriaanse tira o prodigioso jogador de campo, 2 minutos depois do lance, que ocorreu a 5 metros do nariz do holandes? Será que foi para equilibrar o jogo? Será que foi porquer o Quaresma estava a fazer um mau jogo? Ou terá sido porque Adriaanse se apercebeu, e muito bem (alias o holandes deve ter feito um dos jogos mais acertados da sua carreira... tudo, mas mesmo tudo que fez, antes e durante o jogo, foi bem feito! Tiro-lhe o chapeu, apesar de nao usar nenhum...) que o cigano estava a "pedir" para ser expulso? Eu nao sei se foi a costela verde dele que se tentava desculpar pela brilhante assistencia protagonizada no jogo da taça frente ao seu sporting mas é um facto que Quaresma nao estava emocionalmente bem, sobretudo nas entradas fora de tempo aos pés e pernas dos adversarios, Caneira que o diga, ainda na primeira parte!

Kaustico, tu e todo portista deseja ardentemente (e nao o neguem!) o reconhecimento geral! Aqui no blog só sobro eu, o nao portista. E ainda nao acabei a minha prosa sobre o jogo, mas adianto já que vos vai agradar. Mas pensem bem antes de andarem a falar "no um contra todos". Algum de vós dá merito ao Benfica por ter eliminado MAnUnited e Liverpool? E por ter mantido, durante 179 minutos, a discussao da eliminatoria com o Barça? E quantos de vós reconheceram a superioridade do Sporting de Super Mario Jardel (43 golos em 30 jogos de campeonato), JVP (eleito melhor jogador do campeonato) e do mustang Quaresma no titulo de 2002? Se dissesse que 1 e 1 só dos portistas deste blog deu merito aos seus rivais... já sou capaz de estar a exagerar! Aas rivalidades levam a isso, nao ha volta a dar. Como tal nao me critiquem por encontrar defeitos no vosso clube e por descobrir fendas nos vossos meritos. Somos todos feitos da mesma massa!

André Kaustico disse...

Amigo pirata, como eu disse, foi uma entrada dura, mas foi nitidamente sem querer, e é disso que eu tou a falar.

Eu dei aqui merito ao benfica pela eliminação do manchester e do liverpool. Quanto ao barcelona, só não estavam a peder por 3 ou 4 no intervalo da primeira mão porque não calhou, e no jogo do camp nou foi um barcelona muito fraquinho e mesmo assim o benfica praticamente nada fez. Eu já reconheci varias vezes o merito do sporting nesse campeonato, apesar de todos os penaltis manhosos. Fi-lo até para comparar com a injustiça da roubalheiro do ano passado, frisando a diferença entre os dois casos, e que jão vieira pinto é um jogador que não gosto mas que dou merito. Nunca jogou no Porto e ganhou 2 campeonatos, e sempre foi peça importante quando jogava. Já admiti isto tudo, quem sabe já te tirei o titulo de mais imparcial. Por isso não tens razões para falar

Somos superiores e querem-nos lixar. Estou indignado

Anónimo disse...

Concordo com o kaustico, mais uma vez contra tudo e contra todos!!!!

Já agora o paulo bento já foi castigado?????

El Pirata disse...

kaustico, ora cá estás tu a seres a excepçao que confirma a regra: és tu o unico portista que deu merito. Que se chegue á frente o proximo ;)


PS:

O Porto foi superior na epoca 2005/06? É assim: se acabasse com pelo menos 10 pontos de avanço nao restariam muitas duvidas. Assim é complicado ser tao linear. Teve o merito de manter o treinador em vez de optar pela via mais facil a seguir ao empate em Bratislava e teve a coragem de Adriaanse em revolucionar a equipa após a derrota da Amadora, que provavelmente seria o momento da queda portista! Aí não ha duvida alguma.


Mas mesmo assim um clube que fica sem presidente e treinador ao fim de 7 jogos, nos quais os 2 ultimos foram 2 derrotas humilhantes pelo ZERO futebol e esforço aplicado pelos jogadores, numa forma clara e evidente que pretendiam o afastamento do treinador (e aqui culpo muito mais Dias da Cunha que Peseiro), a substituição no cargo por um inexperiente treinador que, nos dois primeiros jogos realizados, em Barcelos e no Bessa, esteve a vencer mas nao conseguiu mais que dois empates (4 pontos voaram que dificilmente teriam voado se fossem disputados nesta fase) e que, para provar aos brasileiros que nao era outro Peseiro, jogou em Braga com 2 juniores e perdeu o jogo! Mesmo assim está somente a 5 pontos e, em parte, por culpa propria por ter arriscado em demasia na procura de uma vitoria no classico frente ao porto quando o empate era um resultado ao alcance e praticamente certo!


Kaustico, se fizeres um campeonato paralelo com somente os resultados obtidos apos as primeiras 7 jornadas verificarás que o Sporting lideraria. E, se fizeres um campeonato após os resultados obtidos nas primeiras 9 jornadas (dando a jornada 8 e 9 como uma especie de pre temporada para Paulo Bento), entao podes ter a certeza que o Sporting estaria a um passo de ser campeao!


Kaustico, que dizer do facto do Sporting acabar a primeira volta a 10 pontos do Porto? Achas que seria pior se Paulo Bento tem iniciado a epoca? Duvido! E tu tambem!


O campeonato nao é feito de ses, eu sei. Mas ponderando tudo isto que escrevi nao posso, com convicção, dar total merito ao Porto pelo titulo! Soube viver com os males dos outros e controlou os seus de forma brilhante e no fim soma mais pontos. E por isso os meus parabens! Foi o melhor? Em certas partes da epoca sim, mas nao com supremacia sobre os rivais. E isto é tanto mais evidente quando eu pego nos resultados dos confrontos directos entre os primeiros 4 classificados:

Benfica: 9 pontos
Braga: 8 pontos
Sporting: 7 pontos
Porto: 6 pontos

E falta ainda o Sporting vs Braga! Ou seja, o Porto é a equipa regular do campeonato, mas nao evidenciou superioridade nos confrontos entre os rivais, alias foi a pior equipa! E pode agradecer a Paulo Bento por ter tirado o Abel e estender a via verde pro Jorginho!


Mesmo nos jogos entre os eternos rivais, os famosos classicos, a tal superioridade portista nao existe:


Sporting: 7 pontos
Benfica: 6 pontos
Porto: 4 pontos


Como vês Kaustico, tenho argumentos para nao reconhecer a superioridade portista que apregoas. Consegue ser o campeao por nao perder em casa com o Amadora ou com o Gil Vicente. E por ter mantido o Adriaanse, contra a esmagadora vontade dos seus adeptos. Alias, e com toda a sinceridade, os portistas que conheço (ou a maioria deles) deveria ter o bom senso de nem festejar o titulo, para nao passarem por vira casacas! Afinal o holandes era assim tao mau que vos vai pôr a festejar?

Greenheart disse...

Com tudo e com todos. Ass Olegario Benquerença e amigos do apito

Picareto disse...

Muito bom este post do meu amigo Kaustico!

De facto somos os melhores contra tudo e contra todos e doi muito ver o FCP na frente.

Dar mérito aos adversários?
Dou-lhes o mérito de conseguirem ficar apenas a meia duzia de pontos do FCP.

Mérito dou ao Campeão Nacional 2005/2006!!!

PS - Eu acho que lá no intimo dele...o Pirata ainda acredita que vai ser campeão...!Foste o ano passado ...este ano nao vais ser!!!

El Pirata disse...

picareto, nao eras tu k querias dar uma tareia ao adriaanse... e nao eras um daqueles que tentou enfiar um very light pelo deposito de gasolina do carro do holandes?

Ja estou como o gr da selecção da hungria que disputou o mundial de 1938 em italia. Na finalissima, ganha pela Italia, o sujeito confessou à imprensa hungara qualquer coisa como:

"perdi o torneio mas hoje salvei a vida a 11 seres humanos"


E isto tudo porque Mussolini tinha feito ameaças de morte aos jogadores transalpinos. A historia é interessante e vale bem a pena ser pesquisada por quem se interesse pelo assunto.


O que quero dizer com isto tudo? Se a derrota do Sporting salvou a vida ao Adriaanse... entao bom proveito! A vida é muito mais importante que um jogo. E o prazer que tenho pelo Sporting nao se mede pelos titulos nem pelas vitorias. Está num patamar bem superior. Algo que o Picareto e restantes irmaos Dalton aqui do blog irão um dia perceber. Sim, porque a historia repete-se, e os maus dias regressarão um dia. Aí estarei cá para ver o vosso portismo. Enquanto é Verao nao me admira ver-vos cantar. Quando começar o Inverno quero ver quantos continuarão fieis e disponiveis para sofrer as amarguras.


Basta relembrar a quantidade de benfiquistas na casa dos 50 anos que se saem com frases tipicas nos jornais e tv's: "sou do benfica mas nao ligo muito ao futebol!". Era a frase que mais ouvia! Entretanto a musica é capaz de ter mudado um pouco nos ultimos 2 anos. Eu nao sou catavento! Gosto do Sporting e ponto final. E nao estou dependente da conquista de trofeus para levantar cabelo ou para me enfiar debaixo de um calhau!


PS:

Picareto, eu bem sei k tu preferias que eu fosse benfiquista. Mas paciencia, os poucos benfiquistas que por aqui andaram foram corridos! Talvez por teres um constela leonina nao te agrade andar a bater no Sporting. Eu compreendo, afinal quem é que nao tem na familia um elemento do Sporting? Picareto eu vou tentar arranjar um amiguinho vermelho para tu o xateares ;)