Redes Social

quinta-feira, 20 de abril de 2006

Arsenal: o fim de uma Era



O jogo de ontem, a contar para a 1ª mão das meias finais da Liga dos Campeões, entra para a história dos "Gunners" por duas importantes razões: foi a primeira vez que o clube atingiu esta fase da mais importante prova de clubes a nível mundial e foi também o último jogo que a equipa realizou no velhinho Highbury Park, estádio que datava do inicío do século passado, mais precisamente de 6 de Setembro de 1913, curiosamente inaugurado no ano em que o clube tinha acabado de descer de divisão e, igualmente importante para os londrinos, que vivem a sua cidade como se ela fosse um pequeno País, tinha acabado de abandonar o seu território para se mudar para norte do Rio Tamisa.

Se na altura essa mudança possa ter provocado algum mal estar entre os mais aficionados adeptos é de crer que, após 93 anos, a nova mudança para um recinto de jogo ultra-moderno, vá mexer com os mais sentimentais dos adeptos, habituados a ver a sua equipa jogar num recinto tradicionalmente britânico, quase secular, o qual, reconheçamos, projectava uma confortável sensação de os Gunners continuarem a ser somente um clube de futebol.

Mas a força do tempo é imparável. E a verdade é que o clube, cotado em bolsa, com um enorme mercado de adeptos sequiosos para ver o seu clube jogar, não se podia compadecer com um estádio que não tinha mais por onde crescer. Se é verdade que ver jogos da Liga dos Campeões naquele estádio nos transmitia uma sensação que o futebol continuava puro, ligado às suas raízes, a mudança para o novo estádio, com capacidade para 60 mil espectadores e com todo o conforto e funcionalidade associados a uma grande obra, era tão inevitável como um passo certo para o futuro do clube.




Mas sobretudo, mais do que a mudança de estádio, o que poderá sensibilizar os adeptos é a mudança do nome, de Highbury Park para Emirates Stadium, o nome de uma companhia aerea saudita. Os famosos naming rights, que em Portugal já levantaram as vozes dos mais apegados às tradições. Na minha opinião não creio existir algum problema no facto de uma marca decidir patrocinar um estádio de um clube, a troco de uma compensação monetária. Os adeptos mais fieis não se esquecem do real nome do seu estádio, para eles o seu ponto de encontro será sempre mencionado como o Highbury Park, e a questão financeira, nos dias de hoje, nunca poderá ser tratada levianamente. Após o Allianz Arena do Bayern Munique e este Emirate Stadium do Arsenal, entre outros, a "moda" chegará a Portugal. E só por leviandade é que poderá ser negado tão importante capital nas paupérrimas tesourarias dos clubes portugueses. Mais importante que qualquer totonegócio fraudulento, que é igualmente um insulto a todo o cidadão cumpridor com a lei, é importante saber interpretar as mudanças e aceita-las como um mal necessário. Existe por acaso algum sportinguista que deixará de dizer "Vou a Alvalade", algum benfiquista que deixará de dizer "Amanhã o jogo é na Luz" e algum portista que deixará de dizer "Encontramo-nos nas Antas"?

6 comentários:

Picareto disse...

O que este Pirata faz para desviar as atenções do post anterior...!

El Pirata disse...

o post anterior ja foi comentado por mim e duvido que tenha algum interesse futeboleiro.

Tambem ja tive em meu poder imagens da ex Puta da Costa e nao foi por isso que as inseri aqui no blog pois nao?

Mitico disse...

Pirata poe-nas que eu gostava de a ver :)

Afinal essa loira nao passa disso mesmo!!!

Maria Elisa uma senhora séria e honesta e que namora com Pinto da Costa por Amor :)

El Pirata disse...

Os meus ultimos 2 posts foram sobre os clubes candidatos à descida (e uma proposta de prognostico de cada um, de preferencia fundamentada) e sobre o caso dos naming rights. Em nenhum dos casos existiu um unico comentario sobre o assunto!


Pelo que vi deduzo que por aqui pretende-se cada vez mais falar em disparates do que em assuntos com algum interesse. E depois acusem-me de fanatismo e outras coisas...

Mitico disse...

Tens razao pirata! Desculpa! Vou dar a minha opiniao.

Descida de divisão:
Penafiel, Naval, Rio Ave e Vitoria de Guimaraes! O Gil Vicente consegue manter-se na 1a liga.

O futuro dirá...

Mitico disse...

Eu ja nao tenho a pratica comum de dizer que vou às "antas"! Digo:
"vou ao Dragao ver o jogo"!

Sao ciclos e tudo isto é historia!

Que saudades do estadio das Antas
POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO