Redes Social

segunda-feira, 24 de abril de 2006

O FC Porto não foi campeão

O Kaustico está de volta, mais uma vez para corroer


Eu e o meu grande amigo pikareto sentamo-nos no restaurante já o jogo tinha começado há alguns minutos, euforicos com a possibilidade soberana de ver o nosso Porto a conquistar mais um campeonato. Vimos o jogo, sofremos, rimos, bebemos muito tambem, criticamos a invasão prematura do campo, mas passado 15 minutos já estava tudo bem outra vez. Apito final, titulo nacional nº 21. Todo o restaurante cantava, era alegria, um portista mais etilizado cantava sentidamente um fado, ao FC Porto e ao Pinto da Costa. Ficamos no convivio e era já tarde quando chegamos de metro à baixa. Mesmo assim estava muita gente. No dragão tinham já passado os jogadores da equipa, recebidos em apoteose pela a massa adepta que ocupava toda a alameda do Dragão. Até tarde ouviram-se as buzinas dos carros. Gritava-se, cantava-se, festejava-se. Tudo estava contente. A 2ª cidade do territorio demarcado pela nossa constituição estava completamente ao rubro. Nessa noite só me deitei eram 5, o que era bastante tarde visto que tinha começado os festejos às 19h15.
No dia seguinte acordei, e o meu primeiro pensamento foi ligar a televisão para ver os festejos da noite anterior: o resumo do jogo, as entrevistas, algo parecido com o que tinha visto no ano passado, mas já esperando algo um pouco mais refreado, pois sabia que as transmissões televisivas, à excepção da rtpn, e dos programas matinais dos dias uteis da rtp, sãoo feitas de lisboa, territorio parco em portistas. Liguei, mas nada. Espero pela proxima hora e vejo no jornal da sicnoticias. Noticia de abertura:Bin laden manda uma mensagem. Ok, pensei eu, este gajo é procurado em todo o mundo, seguem-se os confrontos no bangladesh, street racers em braga, confrontos no nepal, visita do presidente chinês aos eua, e ainda outro assunto nacional. 10 minutos depois do serviço noticioso de 15 minutos começar, lá aparece umas imagens da festa portista. Nem o resumo do jogo, 3 ou 4 minutos de imagens da festa do povo e dos jogadores. É como se tivesse sido um campeonato estrangeiro, o campeonato nacional deles já foi vencido pelo sporting na decisiva partida em que venceu o benfica por 3 bolas a uma.
Respirei, acalmei-me, desvalorizei por ser a sic, canal que inventou historias como paulas entre outros casos do arco-da-velha, e ainda acusou o actual presidente do penafiel, na altura seleccionador nacional, de chamar nazis ao xenofobo povo austriaco, apenas com o intuito obvio de moralizar o jogador que vai ser lançado na partida. Passei a tarde fora com camisola do porto vestida. Os sorrisos nas pessoas da cidade faziam-me acreditar não tinha sido um sonho, e que o FC Porto era mesmo campeão. voltei a casa, vi um filme que estava a dar na TV à espera das 20 horas. Telejornais...nada. Não aconteceu. Foi mentira. O mesmo bin laden, mais uns soldados portugueses feridos no afeganistão. Os mesmos street racers e os mesmos confrontos internacionais. A RTP é a televisão do estado, pertencente em igual parte a todos os portugueses. Era obrigatorio dar tanta importancia ao ultimo campeonato do benfica, como a este campeonato do FC Porto, pois ambos conquistaram o mesmo titulo, o maximo a nivel do pais cujo o povo é dono deste canal de televisão. No entanto a maior vergonha veio deste mesmo canal. A TVI deu mais importancia ao campeonato conquistado do que a "televisão de todos nós". Aquando da campanha do benfica na liga dos campeões parecia que mais nada importava. Já na altura foi dada mais importancia a isso do que à muito melhor e mais convincente campanha do FC Porto, em que se sagraria campeão europeu. Desta vez repetiu-se a vergonha. Até uma reportagem de 15 minutos, sobra o territorio do sahara ocidental era mais importante do que a conquista do campeonato. Para esses senhores, a cidade do Porto não existe! Tudo o que não seja lisboa, é provincia. Não vos faz lembrar nada??


A area metropolitana do porto tem cerca de 1,5 milhões de habitantes, representando cerca de 15% da população portuguesa. Desta massa de pessoas, podemos considerar que há entre 800 mil e 1 milhão de portistas. o que é quase 10% da população. Este pequeno pensamento é deixado aqui para todos refectirem, portistas ou não, sobre a ditadura de maiorias em que vivemos, e sobre a pseudo-democracia que está no nosso pais

Qualquer estrangeiro mais distraido, iria pensar que o FC Porto não foi campeão

8 comentários:

Picareto disse...

Mais uma vez a comunicação social portuguesa deu provas de total incompetencia e separatismo!

Queria dedicar este titulo a: TVI, RTP, SIC, ABola, Record, Boavista FC, SC Braga, Luis Filipe Vieira, José Veiga, APAF, LPF, FPF, Luis Felipe Scolari, Simão Sabrosa, Armando Teixeira, Dias da Cunha, CDS-PP, Filipe Soares Franco, Zé do Laço, Alvaro Magalhães, El Pirata António Ramos, InkisiçãoMinhota, Bruno Paixão, Lucilio Baptista, Rui Costa (arbitro), Rui Costa, Luis Fabiano, Ricardo e Joseph Blatter

Ana Ferreira disse...

O ano passado quando o Benfica foi campeão foi noticiado largamente em todas as televisões, com o Porto foi o que se viu, é sempre a mesma coisa... mas também compreende-se, nós já estamos tão habituados a ganhar que já nem é novidade, não é como os outros que ganharam a última Liga dos Campeões no século passado o mesmo sucedendo com o campeonato, enfim,.. habituais do Canal Memória, quando ganham, e ainda por cima da maneira como ganharam, não podem deixar de ser notícia.

El Pirata disse...

com doentes masculinos e clientes habituais ja estava o psicologo pirata habituado... mas femeas tambem?!?!' isto nao é gripe, é uma autentica pandemia de disparatados!


Eu compreendo que no coraçao das festividades nao estivessem em frente à tv. Como (e por motivos de saude) tive de me manter retido neste fim de semana, presenciei ao penalti ridiculo que deu a vitoria do porto sobre a equipa dos 15 pontos, e assisti das 21h em diante (e ha meia noite a rtpn ainda entrevistava muito alcoolico a mandar o slb pro caralho em plena avenida...) a um sem fim de entrevistas e reportagens e analises sobre o titulo!


Que vocês queiram apanhar com essas doses industriais durante 15 dias, é lá convosco! Sinceramente, e como é habito assistir a festas portistas, nao sei qual é o interesse! E digo isto com toda a honestidade. nunca se vê nem ouve nada de original! Sao sempre os mesmos cromos a botar palavra, os mesmos postais com os mesmos canticos, enfim, lá pelo meio acredito que hajam alguns picaretos e kausticos e rui ramos e miticos. Alguns adeptos que saibam festejar e, caso tivessem acesso a um microfone, nao diriam tantas barbaridades e idiotices. Mas que se ha-de fazer, eu quero crer que é um complot das tvs para mostrar à nação que o tipico adepto portista é um monga que só sabe dizer caralhadas da boca pra fora. Está nas vossas maos mudar essa imagem.

Por outro lado, e pelo zapping que fui fazendo, diverti-me e muito por ver que as carcaças entrevistadas fazerem-se de sabidolas! Entao nao é que todos os entrevistados juraram a pés juntos que nao assobiaram adriaanse e que estiveram sempre com ele a epoca toda! Mentiroso sou eu e nao minto tanto! Eu só quero ver na CL da proxima epoca...


Conclusao:

A festa portista teve até tempo de antena em excesso! ja se sabe que quando o campeonato acabar vai haver nova festa, como tal nao vejo a necessidade de estarem a mostrar imagens durante 10 telejornais seguidos. Todos os jornais de domingo fizeram capa com o porto, todos os noticiarios abriram com a festa. Queriam meia hora de festa? Nao queriam mais nada digo eu! Pusessem a gravar no sabado que tinham material pra encher dois dvds.


PS2:

Ana Ferreira, nao sei em que País habitas, mas ja devias saber que em portugal a maioria é do benfica. Se esse clube está 11 anos sem vencer o campeonato e tem uma representação de adeptos por todo o país e nao apenas em 2 distritos... nao achas natural uma cobertura maior? Claro que se fores comunista e defenderes que todos sao iguais, entao tambem acho que o Beira Mar foi prejudicado nas imagens da sua festa quando comparado com o tempo de antena do Porto.

Mitico disse...

CAAAAAAMMMPPPPPEEEEEOOOEEESSS AAAALLLLEEEZZZZZZZZ

CAAAAAAMMMPPPPPEEEEEOOOEEESSS AAAALLLLEEEZZZZZZZZ

CAAAAAAMMMPPPPPEEEEEOOOEEESSS AAAALLLLEEEZZZZZZZZ

CAAAAAAMMMPPPPPEEEEEOOOEEESSS AAAALLLLEEEZZZZZZZZ

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

Ninguem pára as minhas festividades... AINDA ONTEM à noite a festa não parou... 2 administradores deste blog fizeram a fessta pelas ruas da sua freguesia a cantar e a buzinar! Estamos em festa e adoramos festejar!

PIIINNTO DA COOOSTA OLLLÉ
PIIINNTO DA COOOSTA OLLLÉ
PIIINNTO DA COOOSTA OLLLÉ
PIIINNTO DA COOOSTA OLLLÉ


POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

SOMOS PORTISTAS ... NAO TEMOS CULPA!

Ramos disse...

Caros bloguistas

O FCP é um clube regional. Não tenho nenhum problema em fazer esta afirmação.
O FCP é um clube que representa uma região, um povo, uma cidade. Um clube que serve para o povo esquecer os problemas do dia-a-dia. Tais problemas, como desemprego (afecta mais o grande Porto que Portugal inteiro); o baixo nivel salarial comparativamente à capital; os indices de pequena corrupção que se verifica no grande Porto. Mas, tudo isto é combatido com as vitórias do FCP, quer a nivel internacional e nivel nacional, pela luta contra os interesses instalados da capital, contra a ditadura da sociedade lisboeta, etc...
Portanto, tenho muita honra em afirmar que o FCP é um clube regional.

P.S. Eu assisti ao canticos contra o slb no passodo sabado, no dragão. E agora? Vão prender a equipa e os adetpos?

André Kaustico disse...

Amigo pirata. O beira-mar subiu à 1ª, nem sequer é campeão da liga de honra. Eu apenas esperava ver na tv uma atenção a que se um benfiquista mais ferrenho pudesse dizer "mostraram tanta festa do porto como do benfica o ano passado". Mas ninguem no seu perfeito juizo o pode fazer, porque? porque nós não somos de lisboa, nós não interessamos. Para mal dos meus pecados,a TVI foi quem transmitiu mais festa

El Pirata disse...

naturalmente que nao fica bem os jogadores portistas insultarem um adversario. Especialmente Quaresma, que ja na eliminatoria frente ao Barcelona disse que apoiava o Barcelona, depois deu o dito por nao dito, provando ser ainda imaturo para assumir as suas convicções.


PS:

naturalmente que me dá um especial prazer ver o sportinguista quaresma mandar os lampioes para aquele sitio. Pelo menos fico com a certeza que depois de sair do porto nao vai parar na luz. Sempre é um consolo ;)

pumba no piu piu disse...

Se fosse o SLB a ganhar o campeonato tinhas os pássaros nas notícias até ao início do próximo campeonato...

http://passarinhos-fritos.blogspot.com/