Redes Social

sexta-feira, 14 de abril de 2006

A minha visão do Clássico de Alvalade



Já vai tarde mas não poderia de deixar a minha opinião sobre o clássico de Alvalade. Vou dividir o meu texto em 4 partes,

- Jogo
- Co Adriaanse
- Paulo Bento
- Arbitragem


Começando pelo jogo em si, foi um pobre espectáculo. Afinal de contas era considerado o jogo da epoca e acabou com um golo, com somente mais 2 ocasiões de golo (talvez nem isso!), com cerca de 50 faltas e com um total de 17 remates (8-9) e 11 cantos (6-5). Ou seja, o numero de faltas é quase o dobro do numero de remates e pontapes de canto somados! Quem não assistiu ao jogo pode ficar com uma clara ideia do que se passou. Os jogadores tidos como nucleares e dos quais poderia sair um rasgo de genio, casos de Liedson e Quaresma, foram completamente anulados, se bem que os mesmos pouco fizeram para se destacarem. O único que saiu de Alvalade com o ego inchado e com luvas suficientes para esbofetear a nação portista foi Jorginho, o mal amado. Se é verdade que a sua utilidade esta epoca se resumiu no pontapé “pras couves” nas Antas frente ao Sporting, que valeu um pseudo autogolo de Polga, e neste remate à kamikaze (que, perante a probabilidade de golo eminente, a bola só não parou no segundo anel de Alvalade… porque não calhou!), não deixa de ser verdade que essas duas patadas (digamos assim…) deram o titulo ao Porto.

Quanto a Adriaanse. Se o holandês se cortasse às postas e colocasse cada pedaçinho cotado na bolsa… estava rico! Nunca vi nada que passasse tão rapidamente de burro raçado de urso a génio clone de Mourinho! Ironia à parte, o holandês esteve de facto brilhante. E quando digo brilhante, não é ao mesmo nível de Mourinho, quando ganhou em Alvalade na epoca de 2002/03. Aí sim, para além de manietar por completo o seu adversario, ainda teve tempo de jogar de forma categórica! Reconheço que nunca vi uma equipa adversária em Alvalade jogar tao bem. Adriaanse foi genial na forma como soube amarrar os jogadores leoninos na sua teia. Não era dificil prever a tactica leonina, é um facto. Se Paulo Bento tem jogado com Nani de inicio e sem Liedson e Deivid fixos na frente, poderia ter estragado os planos a Co. Mas não o fez, e mesmo que o fizesse não significaria que vencesse! Mas relembro aqui o jogo da camisola rasgada a Rui Jorge (basta dizer isso que toda a gente se recorda do mesmo…), quando Mourinho teve o desplante de enunciar a equipa leonina e respectivas substituições. Fernando Santos tramou a arrogancia de Mourinho, trocando 3 titulares e a tactica habitual. E a verdade é que o Sporting fez um grande jogo e só não ganhou porque Niculae acertou no poste… com a baliza á sua mercê! Mourinho revelou mau perder porque aproveitou a ocasião da humilhação tactica para preparar a sua saida do clube (ninguem se esquece das palavras “deixe-me sair presidente”… que grande paródia!). Onde quero chegar com tudo isto? Ao simples facto de Adriaanse ter estudado muito bem o Sporting, ter acreditado que Paulo Bento nada mudaria e ter montado a estratégia correcta para anular o adversario. Se Adriaanse foi culpado em muitos jogos esta epoca, em especial na CL, não deixa de ser verdade que foi ele o vencedor do jogo de sabado passado. Até na forma como retira Quaresma de campo foi uma opção acertada, com total noção do perigo que representava um jogador emocionalmente desequilibrado numa estrategia que apostava na anulação das peças adversarias. Como garantir isso com 10 contra 11? Jogou pelo seguro Adriaanse e aproveitou o brinde para ganhar um jogo que foi preparado para acabar com qualquer resultado que não a derrota. É aqui que o mérito de Adriaanse pode ser questionado: mas ele não deu espectaculo nem jogou para ganhar! Pois não, foi pragmatico. O empate dava-lhe a liderança a 4 jogos do fim. E apesar de não ter jogado para o empate, jogou para que o jogo não pudesse ser decidido em detalhes de genio. O Sporting só marcaria de bola parada. Alguem duvida que naquele sabado o Sporting marcaria de outra forma?

Quanto a Paulo Bento. Seria provavelmente o mais tranquilo no estadio! Apostando na equipa que venceu em Guimarães, mantendo a estratégia de substituições que tem dado resultado e, sabendo que será sempre o “lider do campeonato que se iniciou à 8º jornada”, que mais se lhe pode pedir? Mas não estarei enganado se disser que ele tentou tudo para ganhar e que foi um dos mais amargurados no estádio no final do jogo. Não sou um especialista em tácticas mas como adepto não concordei com a atitude hara-kiri cometida por Paulo Bento, quando retirou Abel (grande jogo!) para meter Koke. Se fosse a ultima jornada, se a equipa estivesse a perder, era totalmente compreensivel. Naturalmente que se tem dado resultado, era o primeiro a felicitar a estrategia. Mas tenho de ser coerente comigo mesmo; aquando da substituição não fiquei nada agradado. Pelo forma como o jogo estava a decorrer dificilmente o Sporting marcaria. Há que dar mérito ao Porto e a Adriaanse por isso. Mas como não era uma final e como não era o Benquerença a apitar, o melhor mesmo era salvaguardar o nulo (que até proporcionava vantagem directa em caso de igualdade pontual) e colocar pressão sobre os jogos seguintes. Mas quem é pago para tomar decisões, boas ou más, é o treinador. Paulo Bento tem o mesmo direito a errar como os demais treinadores. Espero é que não volte a cair no mesmo erro.

Para acabar falta Duarte Gomes, o arbitro. Ninguém ficou satisfeito com o trabalho dele. Se é verdade que não houve casos técnicos para resolver (era dificil que os houvesse, com tão pouca vontade atacante de parte a parte), quanto à disciplina deixou imenso a desejar. Quando se mostra um cartão amarelo a Pedro Emanuel aos 5 minutos de jogo esta-se a correr um grande risco. Porque a partir desse momento já não pode haver contemplações. Não quero com isto dizer que deve haver 20 minutos em que vale tudo! Mas pegar nos cartões tão cedo no jogo pode ser um pau de dois bicos. E foi o que se passou! Com 6 cartões na primeira parte, todos eles com a mesma coerência do primeiro exibido, a nodoa começa quando Bosingwa, perto do intervalo, comete falta sobre Liedson, por detrás! Se havia até ao momento um lance evidente para cartão… era aquele! E aqui começa o calvário de Duarte Gomes, ao permitir a impunidade de Bosingwa! Depois muitos vieram afirmar que o segundo amarelo a Bosingwa foi mal exibido! Errado! Quando viu o segundo já Bosingwa não estaria em campo! Mas o lance escandaloso da partida foi mesmo a agressão de Quaresma a Caneira. Com um cartão amarelo já exibido… perdoar o segundo foi incitar á violência! O mal de Sa Pinto foi ter feito o carrinho a Paulo Assunção nas barbas do arbitro. Porque a falta cometida não foi pior que a de Quaresma. A expulsão de Bosingwa, minutos após a de Sa Pinto, não foi uma compensação! A lei é para cumprir e ninguém me garante que Sa Pinto teria feito aquela falta se Quaresma já não estivesse em campo! Teve influência no resultado final Duarte Gomes? Não é isso que está em questão, o que realmente interessa realçar é a maneira habilidosa como Benquerença coloca o Sporting em desvantagem nas Antas para a Taça e a falta de coragem de Duarte Gomes em dar vantagem numérica ao Sporting, sem necessidade de nenhuma habilidade mas cumprindo com as leis.

Para acabar... duas palavras. Uma para as declarações de Paulo Bento no final do jogo. Que passem a constar do manual de boas maneiras e fair play é o que desejo! Se Paulo Bento barafustou nas Antas, no jogo da Taça, que muitos pretendiam ver transformado em castigo federativo, fê-lo com toda a razão do seu lado. Em Alvalade, mesmo tendo motivos de queixa, optou por reconhecer a superioridade táctica de Adriaanse. Na minha opinião fez muito bem, até porque foi responsável pela errada opção táctica que dá a vitória ao adversário. A outra palavra vai para o casalinho Soares Franco e Pinto da Costa. Eu como sportinguista sou totalmente contra amizades deste genero! Tal como fui contra a amizade entre Dias da Cunha e LF Vieira. O que ganhou o Sporting dessas relações, nos ultimos dois anos? Foi escandalosamente escorraçado da Taça de Portugal, sempre pelos amigalhaços e ainda os vê a festejar o campeonato! E depois, se querem fazer amizades, ao menos escolham pessoas sem processos crime ou ligadas ao trafico de droga em pneus! São uns autênticos anjinhos os dirigentes do meu clube, que tristeza!

6 comentários:

Ramos disse...

Foi preciso 5 dias para que, EL Pirata, comenta-se o jogo de alvalada.
O post fala muitas verdades e muitas mentiras. Penso que é um post demasiado grande, e que metade do post chegava para expor as ideias discutidas.
Concordo com o comentario acerca do Paulo Bento. Do treinador do FCP não sou da mesma opinião. Mas, a parte relacionada com os treinadoras e o jogo aceito, o comentario acerca da arbitragem não me parece o mais acertado.
A parte ligada à arbitragem faz-me lembrar alguns comentarios ouvidos ao longo desta semana, da parte de benfiquistas, que tentaram e tentam tudo para associar a vitória, do FCP, a algo ligado aos arbitros...
Mas o FCP ganhou com ajuda da arbitragem? A arbitragem foi tendiciosa? Na minha opinião, não. Foi uma arbitragem normal.
Acerca do lance do Quaresma, deixo a seguinte pergunta:
- Ele (quaresma) fez de propósito?
Gostaria de saber as opiniões dos nossos comentadores.

El Pirata disse...

Ramos, eu nao ponho em causa o triunfo do porto por causa da arbitragem! Se releres, vez que dou a responsabilidade, em primeiro lugar a Adriaanse e em segundo lugar ao Paulo Bento, que trocou Abel por Koke!

O que acho mal é Duarte Gomes nao ter sequer exibido o segundo amarelo no lance com Quaresma! Pode-se discutir se era merecedor de vermelho ou nao, mas ninguem tem duvidas que era lance para amarelo! O que lancei em discussao foi um cenário em que o Porto se encontraria em inferioridade numerica, antes de Sa Pinto ser expulso! Nao se sabe o que teria sucedido, se Sa Pinto seria expulso ou não, que mexidas provocaria Adriaanse no conjunto portista, que mudanças faria Paulo Bento.


O que realço é a total incoerencia de Duarte Gomes. Mais nada. Querias que branqueasse o lance? Por muito menos hoje, nas Antas, muito camelo passou o jogo a assobiar o arbitro! Onde esteve a influencia dele no resultado final, pergunto eu? Pimenta no cu dos outros é refresco, cá está um proverbio que os 6 jogadores brasileiros portistas devem conhecer e bem!...

El Pirata disse...

quando digo 6 jogadores brasileiros portistas, refiro-me obviamente aos 6 dos 11 titulares. Ja nem conto com os suplentes e co o filhinho do papá (diego)

Ramos disse...

O Sporting prepara-se, mais uma vez, para perder tudo.
Ontem o Sporting fez um jogo fraquinho, jogadores sem motivação e sem raça. O estrela por seu lado fez um jogo normal, tranquilo para o potencial do seu plantel.
O empate do SCP relança, ainda mais, a luta pela segunda posição, e pelo andar da carruagem o benfica vai mesmo ficar em 2 lugar do campeonato. E porquê? Porque uma vez mais, no jogo de ontem, o benfica é ajudado pela arbitragem, ou melhor empurrado pelos arbitragem para se manter nos lugares cimeiros. O penalty a favor do Boavista é um escandalo. Nelson, jogador de milhões, esqueceu a bola e foi directo ao adversário. Todo o estádio viu, até a TVI, menos o bruno Paixão.

É o futebol que temos....

P.S. Colocar pessoas da nossa confiança nos sitios certos, é meio caminho andado......

El Pirata disse...

ramos, eu dou-te um exemplo de jogadores sem motivação e raça:

Porto em Bratislava, quando bastava ganhar o jogo para passar à fase seguinte da CL ou, na pior das hipoteses, seguir para a fase final da Taça Uefa! lembraste do jogo ou queres que te ajude? Os amadores só nao ganharam devido a Baia e ao terreno de jogo! Que fez o Porto nesse jogo que precisava de vencer a todo o custo? Nada!


Agora eu pergunto-te que faria o Porto na Amadora se tivesse ficado a 5 pontos do lider na semana anterior e se visse o mesmo lider ganhar ao leiria no dia anterior ao seu confronto com o estrela. Queres ver que iam entrar super motivados! Mais lembranças? Eu dou-tas: em maio de 2000, quando o sporting começou a cilindrar o salgueiros para o titulo... o porto começou a ser derrotado em barcelos!

Após 10 meses a correr atras da liderança, ainda para mais no País em que tudo está feito para ganharem os tripas mafiosos ou os lampioes dos 6 milhoes, é natural e compreensivel o pouco acerto leonino. O que é de lamentar é a forma mediocre em que se encontram Boavista e Nacional, os supostos bem intencionados que querem ir fazer figuras tristes para a Europa. O Boavistinha do secundario Carlos Brito continua a desiludir e o Nacional só tem tesao para jogar frente ao Sporting.

PS:

ramos, nao estejas preocupado que o sporting, mesmo contra todas as Cunhas, leais ou nao, nao perderá o segundo posto! Tivesse eu tantas certezas na vida como tenho disso e de que o Olegario Benquerença é portista desde pequenino!

Mitico disse...

Se Olegário fosse Portista nao oferecia uma super taça candido de oliveira ao glorioso como o fez no inicio deste ano! Nao me esqueci!

A desculpa do jogo da luz do ano passado nao serve...porque o "golo" fantasma nasce do fora de jogo do super Karadas!

Abraço