Redes Social

terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Sergio Conceição:O Melhor da Belgica



























Aos 32 anos Sergio Conceição recebe o premio de melhor jogador da Bélgica. Apesar de ser um campeonato menor, é uma tarfefa dificil para um jogador da sua idade, e após ter passado 6 anos em Italia a levar nas pernas, onde foi titular de clubes como Lazio, Parma e Inter, conseguir vencer contra jogadores jovens, alguns de bastante qualidade, que teriam lugar nos grandes portugueses.
Jogador que esteve ao nivel de Figo e Rui Costa, fou suplente de luxo no Euro 2000, e melhor jogador da selecção no mundial de 2002, onde foi dos poucos a mostrar verdadeiro amor à camisola, não deixando o seu estatuto de estrela levar a melhor de si. Um lutador, e um dos melhores extremos que ja passaram pelo nosso futebol.
A hora não é de lamúrias, mas o melhor jogador do campeonato belga de 2005 deixa cair um desabafo: «A mim não me perdoaram um ano mau». É uma frase de Sérgio Conceição, referindo-se à última época em que esteve no FC Porto, então com José Mourinho no comando. O capitão da equipa onde joga agora Jorge Costa é um homem orgulhoso.O último futebolista do Standard que o conquistou foi o Gerets, e já lá vão 23 anos. Por isso, os adeptos ficaram eufóricos, porque é tremenda a importância que se dá aqui a este prémio. A zona francófona, a que pertence o Standard, é muito menos protegida que a zona flamenga, onde estão o Anderlecht e o Club Brugge. Há uma rivalidade enorme e é muito mais difícil a um jogador do Standard arrancar este prémio. É outra razão que me fez ficar muito feliz»(...) «Normalmente, estão três jornalistas nos nossos treinos. Hoje estavam 30»! E Sérgio embala para dizer que «a Bota de Ouro é para partilhar com todos os meus companheiros, mas dedico-a, especialmente, aos meus pais, os meus grandes ídolos, e a toda a minha família que tem sido excepcional no apoio. São excelentes nos momentos maus, por isso merecem esta felicidade que partilho com quem realmente me ama».
Sérgio Conceição, aos 31 anos, salta para as primeiras páginas dos jornais, mas não esquece algumas injustiças. «Senti algumas, mas, como disse, não vou guardar rancor. Talvez não tivesse passado por algumas se, como alguns fazem, me tivesse calado, mas isso não está no meu espírito. Respondo quando devo e sou feliz assim, porque fico sempre de consciência tranquila». O capitão do Standard não vê esta conquista como uma bofetada a alguém. «Não entendo assim. Estou tão feliz que nem dá para pensar em quem eventualmente foi incorrecto comigo. Este prémio é uma satisfação pessoal». Não dá para adormecer à sombra disso... «Não vou perder o norte... Importante, agora, é ajudar o Standard no jogo de sábado, com o Waregem, que é uma das revelações do campeonato. Quero ajudar a equipa a conquistar o título, o que não acontece há 22 anos. Seria fantástico que isso acontecesse». Um jogo que tem um motivo mais de alegria para Sérgio: «Vai ser a estreia do Jorge Costa, um amigo, um grande homem, um profissional que admiro há muito. Estou feliz por ele estar connosco. Vai com certeza ajudar-nos muito».
Resumindo, sergio conceição vence o premio de melhor jogador sem ser campeão, e num clube menosprezado pela maioria flamenga(não vos faz lembrar um pais qualquer), e consegue trazer atenção a um clube que raramente se lha dá, apenas pelos jornais locais. Sergio Conceição mostrou mais raça na sua carreira que um figo, que vai para o balneario quando está a perder 1-0, num jogo a eliminar. Sergio nunca atirou com a toalha para o chão, e deu sempre o maximo. Teve um desgaste mais rapido devido aos anos jogados em Italia,mas ainda está em boa forma, e tem pelo menos mais uma ou duas epocas à sua frente. Um grande jogador. Grande Sergio, os meus parabens e bem hajas

4 comentários:

El Pirata disse...

Impressionante a tua cegueira Andre. E digo-te isto do fundo do coração :)


Falas de Sergio Conceição, que tem o seu merito, mas atacas Figo! (e sempre com a mesma situação da substituição mal aceite... olha que o Conceição ja fez cada tromba, uma delas pro Mourinho quando este o tirou num jogo... nao entres por aí...)

Sergio Conceição foi grande na Lazio, a tal que foi campeã, mas fica por aí. E até que me apresentem numeros, eu afirmo, categoricamente, que Sergio foi maioritariamente suplente quer na Lazio, por duas vezes, quer Inter quer Parma. Alias, em Parma, e a memoria nesta nao me falha, criou problemas com o treinador!

parabens ao Sergio Conceição. Foi um bom jogador, merecedor de destaque, parvo seria se dissesse o contrario. Mas incomparavel a Figo. Não nos podemos dar ao luxo de entrar sequer por aí.

Figo foi titular, de caras, no Barcelona, onde envergou a braçadeira de capitão, no Real Madrid, onde tambem chegou a jogar com a braçadeira de capitão, e agora, aos 33 anos, com mazelas nas pernas em numero muito superior ao Conceição, é figura de destaque de um Inter de Milão que só não é lider porque nao se pode comparar uma equipa liderada por Capello e outra por Mancini.

Olha, é como comparar a Figo. Um é bom, o outro é o melhor.

Repito, parabens ao Sergio Conceição que, num campeonato consideravelmente inferior ao portugues, foi eleito o melhor. Aguardo igualmente que Kennedy ou Ricardo Fernandes, um deles, seja eleito o melhor do Chipre. É sempre motivo de orgulho para os portugueses

Picareto disse...

Sérgio, o melhor extremo direito da português da actualidade. Ficarás sempre no coração dos portistas pelo teu amor ao clube. Profissional como mais nenhum extremo direito portugues a jogar no estrangeiro, Sérgio sempre defendeu as cores do clube que representa com afinco e determinação. Sérgio sempre deu o litro quer no clube quer na selecção. Sérgio nunca apos uma substituição saiu para os balneários directamente, pois Sérgio fica a apoiar os companheiros pois deseja arduamente a vitoria da sua equipa. Sérgio ao contrário de muitos põe a equipa à frente dos interesses pessoais.

Resumindo, Sérgio Conceição é Dragão

Mitico disse...

Sergio palavras para quê...

Quando te vi ao vivo, a beijar o simbolo que tinhas vestido disse para mim mesmo: É O MELHOR PORQUE JOGA NO MELHOR :)

ÉS UM DRAGÃO RAPAZ!!

OBRIGADO!

PS: Penso que Fernando Couto também merece um post neste blog.
Candidato-me a faze-lo.

Abraço a todos

El Pirata disse...

E permitam-me ainda a seguinte observação:

Sergio Conceição diz que teve um ano mau. Na minha opinião dese 2002 que ele teve anos maus. Tirando a ida pro retiro paradísiaco belga, ha muito que Conceição não carburava decentemente.

Falhou no Porto por lesao? Já vi desculpas melhores. O que sei é que no Porto de Mourinho ninguém, com competencia e vontade de trabalhar... falhou! Só os que de facto nao tinham qualidade para jogar a um nível elevado, ou por falta de motivação (que me parece ter sido o caso de Conceição, fiadinho que em Portugal não teria de se esforçar muito...) ou por falta de estaleca para jogar sempre para os titulos (ex de Maciel e Marco Ferreira, dois barretes do Mourinho).


Conceição falhou com Mourinho. O que isso quer dizer? Tirem as vossas ilações...