Redes Social

quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

A memória de um sorriso


Dia: 25 de Janeiro de 2004
Hora: 21.30

Já no período de descontos do jogo V. Guimarães-Benfica, Miklos Fehér vê o cartão amarelo e sorri...

Os segundos seguintes dificilmente serão esquecidos por todos nós, que vimos o avançado húngaro apoiar as mãos nos joelhos e cair desamparado no chão.

O resto toda a gente sabe, toda a gente recorda… Mas que fique na memória o sorriso, o ultimo sorriso, a melhor forma de nos despedirmos desta vida. Descansa em paz Miki

6 comentários:

El Pirata disse...

A morte de Feher teve como condão o despertar para a realidade das falhas nos exames médicos que muitos clubes fazem aos seus jogadores (embora neste caso fosse altamente improvavel a descoberta de tal problema, muitos outros foram descobertos e levaram a tratamento ou ao abandono da pratica desportiva, salvando-se a vida).

Sim, porque o futebol nao é nem deve ser um caso de vida ou de morte. Com 25 anos Miki tinha uma vida pela frente. Ao menos que sirva de exemplo para o futuro. Será o melhor legado que poderá deixar.

Deixo aqui as palavras da mãe de Feher, palavras emocionadas de quem perdeu um filho mas que, na tragedia, soube realçar as qualidades e meritos do filho. Um exemplo para todos, especialmente os que, usando a morte de uma pessoa, se aproveitaram dela para se promoverem. E mais nao digo porque essas personagens não merecem que se estrague este momento de singela homenagem.



« Pois, meu querido filho. Nós, a tua família, a mãe, o pai, a tua irmã Orsika, o avô, a avó, o Jancsi, a Ildikó, a Dalma e a tua noiva Adrienn, de quem gostavas tanto, nós vimos cá, não para dizer adeus, mas sim para conversar contigo.

Esta família é pequena. Estás a ver como a lista é curta? Agora ficou ainda mais curta. Agora, a mãe vai contar-te uma história e vamos lembrar os momentos felizes da nossa vida. Não precisava de dizer, mas desde o momento em que nasceste que gostámos muito de ti, adorámos-te. Eras uma criança bem educada e simpática.

Gostavas muito de brincar e principalmente de jogar futebol. Lembras-te? Lembras-te meu filho? Como gostavas de jogar futebol com o teu paizinho perto do lago e depois com os amigos? Adoravas jogar com a bola... Já naquela altura gostavas de dizer a todos que um dia ias ser um futebolista muito famoso. Nós sorrimos quando tu disseste isso a um jornal, com dez anos.

Lembras-te quando recebeste uma camisola especial de um jogador famoso, tinhas nove anos e jogavas na equipa... como eras feliz. A felicidade era tanta que começaste a correr à volta da casa. Nós apoiámos-te em tudo, pois queríamos, como todos os pais, que fosses feliz. Sucederam-se então os anos contigo a jogar na equipa Eto, com muito sucesso. E tu eras ainda um jovem. Lembras-te das horas a fio que passaste com o pai a falar de futebol, quando falavas sobre o jogo, em todo o lado, até na cozinha?

Os conselhos, aceitaste apenas os do teu pai e eu e a tua irmã estávamos sentadas, sem dizer uma única palavra, pois o futebol é coisa de homens e as mulheres não percebem nada disso, diziam vocês. Nos outros aspectos da vida, tu aceitaste sempre a palavra da tua mãe e eu tentei ensinar-te os princípios da bondade, amor, respeito e honestidade. Espero ter conseguido. Estou muito feliz... muito feliz por seres meu filho.

Sabes... dissemos sempre que a família está em primeiro lugar. E tu colocaste sempre a família em primeiro lugar. Gostaste sempre muito dos passeios que fizemos em família, dos bolos da tua mãe, das longas conversas com o Jancsi, das noites de Natal, gostavas muito de jogar às cartas. Como te preocupaste com a tua irmã e cuidaste dela. Tinhas tanto orgulho em ter uma irmã tão bonita e inteligente e ela também admirava muito, mesmo muito, a força do irmão.

E, além da família, a outra coisa mais importante para ti era o futebol. Chegou então o momento da tua vida em que o sonho se tornou realidade. Lembras-te do dia em que nos estávamos a preparar com muita ansiedade a ida para Portugal e quando te tornaste jogador profissional? Tu estavas com medo e ansioso. O que iria acontecer contigo num país estrangeiro? Para aliviar esse medo e ansiedade cantávamos uma canção dos Bikini «Em sítios próximos». Também agora, no fim, vais poder ouvir esta canção.

Um dos nossos olhos está a chorar, mas o outro a sorrir. O nosso coração está a doer. Ninguém percebeu o que se passou. Mesmo sabendo que estiveste num sítio seguro, mesmo assim, estávamos sempre preocupados contigo. Toda a família gostava de te visitar em Portugal para te levar um pouco de calor das tuas raízes. Mas tu, mesmo num país estrangeiro, conseguiste dar o teu melhor. As pessoas começaram a conhecer-te e depois começaram a gostar de ti. Seguiram-se anos de muito sucesso. Mas tu nunca mais esqueceste as tuas origens. Mãezinha, disseste tu: Eu nunca vou esquecer que comecei aqui em Szabadhegy, perto do lago, e agora estou a jogar com futebolistas que antes só via jogar na televisão. Disseste isso muitas vezes. Gostaste tanto de futebol que até deste a tua vida por ele. Orgulhavas-te muito das tuas raízes em Gyor.

A tua vida começou a ter contornos muito bonitos. Para completar a tua felicidade, acabaste por conhecer o amor da tua vida e nós, a tua família, acompanhámos tudo com grande felicidade pois parecia que Deus os tinha criado um para o outro. Vocês estavam a planear um futuro em conjunto e nós, a família, estávamos muito felizes com o vosso amor. Estávamos a preparar o casamento para o Verão. Lembras-te, meu querido filho? E agora... temos a ansiedade de volta, a dor, a angústia. Só que agora a canção não ajuda. Vamos contar-te histórias sempre, meu querido filho. Eu prometo-te que continuarás a viver nos nossos corações. Para sempre! »

Mitico disse...

Oh Feher...

Esta vai ter que ser...


O PRIMO - Chama-se José Fernando, é portista e segurança dos encarnados. O laço familiar com José Veiga foi descoberto pelo jornal "24 Horas", depois do estalo que deu a um cidadão acabado de aterrar em Portugal e acusado pelo Benfica de tentar desviar Moretto para o FC Porto. As televisões registaram a proeza, mas as autoridades não o incomodaram, até hoje.

Anónimo disse...

Feher...

A melhor homenagem que eu te posso fazer é...não dizer nada!! Não quero ser hipocrita como aqueles que choraram o teu "sorriso" sem saber quem eras, assim descansa em paz!!

Picareto disse...

Pirata porque so puseste imagens de Feher com a camisola do benfica? Este fim de semana esse coração vai estar dividido...!

Mitico disse...

Assino por baixo!!!

El Pirata disse...

O meu coração só está dividido entre apoiar o sporting e apoiar a selecção dos jogadores portugueses de berço. Ou seja, a selecção portuguesa s/ deco.

Didividos devem estar os corações daqueles que torcem para que a selecção prtuguesa perca só para poderem levar a taça "percebo mais de futebol que o scolari"! Nao suporto ver o deco na selecção mas desejo a vitória nacional a 100%. Mesmo com o brasuca interesseiro a fazer de 10.


Agora Benfica? Nao me insultem por favor. Se é provocação é muito fraquinha. O unico prazer que o Benfica me dá é ver que, com dois portistas ao leme, conseguem irritar o papa portista. Aí sim, sou apoiante, tudo contra a força do mal, o srº Nuno... eheheheh!