Redes Social

segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Liga BetandWin - Os melhores da Primeira Volta

Após um mês de votações, o blog apresenta a equipa ideal da primeira vola do campeonato português, bem como a revelação da prova, a maior decepção e o melhor treinador.

Numa táctica universal de 4*4*2, aqui fica a equipa eleita:

Vitor Baia - Nelson, Luisao, Pedro Emanuel, Miguelito - Petit, Lucho, Quaresma, Simão - João Moutinho e Liedson.

Suplentes: Moretto, Rogerio, Anderson, Paulo Assunção, Manu, Benachour, Nuno Gomes.

Revelação: Nani
Decepção: Benny McCarthy
Treinador: Manuel Machado











Aqui fica, ao promenor, a eleição de cada jogador.


1. Guarda Redes


Como se pode verificar Vitor Baia foi eleito com 51% dos votos. Moretto, o segundo melhor, acabou com 47% dos votos. Não há duvida que foram os dois melhores e que, entre eles, a diferença foi minima.

2. Lateral Direito


Nelson venceu sem grande concorrencia com 47% dos votos. Apesar de não ter obtido maioria absoluta não ficaram grandes duvidas quanto à justiça do resultado. Rogério, já de malas aviadas para o Brasil, conseguiu ainda assim, fruto de grande dedicação e entrega ao jogo, um justo segundo lugar.

3. Lateral Esquerdo


Uma categoria, rara, ganha por um jogador que não pertence a um dos 3 grandes. Miguelito, com 41% dos votos, foi considerado como o melhor lateral esquerdo do campeonato. A disputa pelo segundo lugar foi equilibrada entre 2 brasileiros, o seguro Leo do Benfica e o estonteante Jorge Luiz do Braga.

4. Defesas Centrais


Sendo esta a categoria com maior leque de escolha e onde se iriam eleger dois jogadores para o 11 ideal, não é de estranhar a elevada concorrência. No entanto 3 nomes destacam-se dos demais: Luisao (com 30% dos votos), seguido por Pedro Emanuel e Anderson. Não haverá muitas duvidas quanto à mais valia que estes três jogadores representam para as suas equipas e para o campeonato. Foram os melhores desta primeira volta.

5. Medio Defensivo


Petit, com 49% dos votos, foi o eleito para esta posição, apesar da apertada concorrencia de um Paulo Assunção, que terá tido contra si o facto de ter conseguido agarrar o lugar de titular apenas com o campeonato já a decorrer. Mas sem, sem qualquer margem de duvida, os dois maiores tanques de defesa do meio campo da primeira volta.

6. Medio Centro


Com 60% dos votos reunidos, não restam duvidas quanto á justiça da escolha de Lucho Gonzalez, uma clara mais valia deste campeonato, só possivel devido ao extravagante orçamento que o FC Porto possui. Ficam a ganhar os adeptos portistas, em particular, e todos os que gostam de ver jogadores com classe. Andres Madrid, curiosamente outro argentino, fica com o segundo posto, com cerca de 20% dos votos.

7. Extremo Direito



Curiosamente, ou talvez nao, Quaresma ganha com a mesma vantagem que o seu colega Lucho, com 60% dos votos. Mais uma maioria absoluta, que nao deixa ninguem admirado nem surpreendido. Manu, um talento em bruto, confirma um segundo lugar, com 25% dos votos, à frente do bem mais cotado Douala.

8. Extremo Esquerdo


Uma das mais renhidas categorias, a escolha do extremo esquerdo. Entre Simão Sabrosa venha o diabo e escolha, e acabou por ser Simao, com 44% dos votos totais, o eleito. Lisandro arrecadaou, somente, 39% dos votos. Uma luta que se manterá até final da prova, seguramente.

9. Numero Dez


Com 48% dos votos, João Moutinho é o escolhido. Apesar de lhe faltar a "muleta" Rochemback, ao lado do qual conseguia expressar todo o seu talento com maior brilhantismo, e desterrado muitas vezes para um dos flancos do jogo, Moutinho confirmou que é um anti-vedeta, pau para toda a obra, um jovem humilde com carradas de talento nos pés. Falta-lhe a estabilidade da equipa para poder expressar na plenitude todo o seu precoce talento. Mas a escolha não deixa duvidas quanto ao seu valor. Benachour, o talentoso tunisino do mediocre Guimarães, com 27% dos votos, consegue um lugar no banco de suplentes da equipa ideal da prova, o que nao deixa de ser um certificado do valor do jogador.

10. Ponta de Lança


A mais renhida de todas as lutas. Liedson, ao sprint, bateu os seus adversários, tendo no entanto amealhado somente 33% dos votos, o que diz bem da dispersão de opinião dos votantes. Marcel acabou por perder na recta final da votação, certamente devido ao folhetim que o envolveu. Nuno Gomes, com 27% dos votos, consegue o ultimo lugar no banco de suplentes da equipa ideal do campeonato.

11. Treinador



Manuel Machado, com 42% dos votos, foi eleito o melhor treinador. A luta que se adivinhava renhida com Norton de Matos, esmoreceu a partir do momento em que o ex-treinador setubalense se demitiu, o que pode ser encarada como uma reprovação do acto por parte dos bloguistas. Koeman, devido à excelente ponta final da primeira volta e à vitória nas Antas, conseguiu 28% dos votos. Mas se há treinador que balançou entre bestial e besta foi o holandês de vermelho. A ver vamos o que nos reserva a segunda volta.


12. Revelação


Com 55% dos votos Nani foi, sem surpresas de maior, eleito a revelação da prova até ao momento. Produto da escola de Alvalade, Nani, sobretudo para quem nao o conhecia, foi uma agradavel surpresa, ao jeito dos ultimos talentos criados pelo clube de Alvalade, desde Simão, passando por Quaresma e Ronaldo. Tudo jogadores imparaveis no 1 contra 1, habilidosos e com tecnica acima da media. Saganowski, um polaco com killer instinct, arrecadou o segundo lugar.

13. Decepção


Benny McCarthy, sem supresa, foi a grande decepção do campeonato. A unica surpresa é só ter arrecadado 45% dos votos. Esperava-se muito mais de um jogador que sabe jogar, que tem todas as qualidades de um bom ponta de lança, a quem só falta mais espirito de sacrificio e respeito por quem lhe dá a possibilidade de ter uma boa vida. Karagounis, o grego turista do Benfica e Postiga, lutaram bravamente pelo segundo lugar de um trofeu indesejavel para qualquer um. O grego, que tem sido de uma inutilidade total, lesões ou não, confirma que é um bom aquecedor de bancos, depois de o fazer tres anos a fio no Inter de Milão.


E ponto meus amigos, ficou aqui mais uma iniciativa do Tribunal do Futebol. Resta-me concluir que, já em nome pessoal, mas certamente com a concordãncia da larga maioria dos bloguistas, que Ricardo Quaresma foi o melhor jogador da primeira volta da prova e Lucho Gonzalez, a par de Moretto, o jogador mais regular. Que a segunda volta nos traga mais revelações e confirmações de talentos e menos desilusões.

11 comentários:

Mitico disse...

Casa em Macau
O FC Porto, associado a um grupo de 17 simpatizantes portistas, criou hoje Casa do FC Porto em Macau, uma associação que visa divulgar o nome e as actividades dos "dragões" na Ásia.

Em declarações à agência "Lusa", António Aguiar, um dos elementos da Comissão Instaladora da Casa do FC Porto de Macau - China, explicou que a ideia de criar a associação surgiu com uma proposta do próprio clube, que pretendia ter na região asiática uma representação de índole cultural, desportiva e recreativa.

"Obviamente que Macau surgiu como a primeira escolha não só pelas ligações históricas entre Portugal e a actual Região Administrativa Especial chinesa, como também pela presença ainda muito significativa de portugueses no território", disse.

António Aguiar revelou também que os estatutos estão aprovados e serão enviados ao clube para ratificação e só depois de recebida "luz verde" será criada a associação em Macau e dado início ao processo que conduzirá às primeiras eleições.

Picareto disse...

Inquisição:

De facto esse comentario passou me ao lado mas aqui fica a minha resposta:

Tens razão quando dizes que o blog se fecha nos tres grandes. Mas...e há sempre um mas...apenas o faz por falta de comentadores habituais de outros clubes. Ninguem mais do que nos gostaria de ter aqui adeptos de outros clubes, contudo apenas tu marcas presença. Eu defendo o meu clube da minha terra e do meu coração assim como tu defendes o teu. É justo não achas?

O problema é do pais e nao culpes o blog por isso. Tem em atencao o facto de a maioria dos adeptos deo braga serem benfiquistas e so falarem do benfica, pondo o braga em segundo plano. E nao venhas com historinhas de que isso é mentira pois basta contares a populacao da regiao de braga e comparares com o numero de socios do braga...! gostava que me elucidasses nessa contabilidade.

Resumindo, a filosofia deste blog não é dissertar o futebol ao mais pequeno promenor (para isso tens um terceiro anel) mas sim falar de futebol como se uma conversa de tasco se tratasse.

Em relação as visitas serem poucas...de todos os blogs da FPBF somos o 6º mais visto.

Continua a participar e traz gente para plurificar este blog! Era engraçado ver aqui um Vimaranense também:) !

André Marques disse...

eu axo k os melhores centrais sao o anderson e o luisao
e o nº10 devia ser o nuno gomes

Mitico disse...

Inquisição...

"...O futebol, a paixão, o vicio...é muito mais que isto! São jogadores, são outros clubes, outros méritos, outras lutas que não as vossas, são golos, são claques, são viagens, são piadas, são tácticas, são manias e memórias...é mais do que aquilo que têm vindo a fazer!..."

Tudo isto é falado aqui

Abraço

El Pirata disse...

mitico, com que entao casa do porto em macau hein :)


humm, voces facilitam-me as piadas pah :)

Mas é de estranhar que em Macau, local mundialmente conhecido pelo jogo clandestino, pela mafia e triades chinesas, pelas apostas ilegais... o FCP construa uma casa lá?? Para mim nada tem de estranho... só estranho nao ter sido um edificio de 10 andares :D

El Pirata disse...

O Sporting só poe dois jogadores oh inquisição. Vou só falar no caso do sporting.


O unico que pode estar a mais é Rogerio, mas no entanto foi eleito como segundo melhor lateral direito. Em seguida tomei a liberdade de escolher 7 suplentes, e entre eles escolhi um GR (Moretto), 2 defesas, um lateral e um central (Rogerio e Anderson), 2 medios, um mais fixo e outro extremo (Assunção e Manu) e 2 avançados, um organizador e um ponta (Benachour e Nuno Gomes)


Mas esta lista de suplentes partiu de mim, apesar de só ter escolhido jogadores que ficaram em segundo lugar, ou seja, elegiveis para primeiros suplentes. Mas isso fica ao gosto de cada um...

Agora quanto a Nani, Moutinho e Liedson, os outros 3 sportinguistas, estes foram escolhidos pelos frequentadores do blog. E se formos a ver, Nani é a revelação até ao momento, não ha grandes duvidas, ha 6 meses jogava nos juniores e nao num qq campeonato estrangeiro, e Liedson, apesar de tudo, e nao restarão tambem grandes duvidas, é o melhor avançado em Portugal. Tomaramos nós que ele fosse naturalizado. Mas isso ja sao outros assuntos.

El Pirata disse...

Quanto ao Nunes. Bem, estás no teu direito. Eu vou ver o que vale o Nunes agora em Espanha. O Wender tambem é craque mas somente em Braga, ou na Madeira, ou em Leiria. Nao vale a pena fazermos de conta que nao vemos as evidencias.

Dou-te um exemplo Inquisição. O ex bracarense Tiago. Foi de facto um grande produto do Braga e confirmou todo o talento que demonstrava em Braga. Este é um bom exemplo. Agora todos os outros que sao craques em Braga e nada jogam noutros locais mais exigentes, nao podem ser elevados ao estatuto de craque, de cromo valioso. É assim aqui no blog, é assim no futebol português, é assim no futebol mundial. É a lei da vida.

Nunes é bom? Sem duvida. Melhor que Luisao e Pedro Emanuel? Nao creio e os que votaram tambem nao. Luisao em Braga arriscava-se a ter uma estatua esculpida na pedreira. E, cabeçudo como ele é, era bem capaz de precisar da pedreira toda!

Conclusao:

O blog nao deixa de ter valor somente porque nao vota numa equipa de anonimos. Votamos e elegemos os melhores. E, como sportinguista, e como autor da pre-selecção de jogadores, como podes ver, nao escolhi 11 do sporting! Apenas aqueles que mereceram destaque, positivo e negativo (Wender).


PS:

nao me fales no incapaz do Luis Filipe como bom defesa direito. Aí nem discussao temos. O tipo é imprestavel como jogador de futebol. Mais depressa arranjava um macaco e lhe ensinava como cruzar uma bola, entre outras habilidades. Esse sujeito só vai entrar na historia porque foi capaz, sabe Deus como, de marcar o primeiro golo no novo estadio de Avalade. E, diga-se o unico que marcou com a camisola dos leoes. Uma verdadeira anedota. Entre Abel e Luis Filipe só mesmo o ceguinho Jeremias do Jesualdo é que poderia ter duvidas. Mas que dizer de um homem que treinou o Benfica e que só após a sua saída, e com o arrumador Chalana ao comando, se colocou o mediocre extremo Miguel a defesa direito? Jesualdo Ferreira é um treinador banalissimo que ao fim de 30 anos a estragar equipas aterra em Braga e, mesmo no pior campeonato da historia do futebol portugues, nao consegue melhor que 4º lugar.


Prefiro um Manuel Machado ceguinho de um olho e com uma lobotoma mal feita no banco do Sporting que o Jesualdo Ferreira. Manuel Machado tem tido sucesso por onde tem passado. É um arrogantezeco sem duvida, mas competente. Só espero que nao fique muito tempo no Nacional, estaria a perder valioso tempo no clube das peixeiras madeirenses.

El Pirata disse...

manocas37: o Nuno Gomes foi escolhido para a posição que desempenhou na primeira volta. Se ele agora se mantiver a Nº10 e permanecer com boas exibições (apesar da veia goleadora estar em queda), será certamente considerado noutra posição, nas votações de fim de epoca

El Pirata disse...

Inquisição, quanto ao teu comentario sobre o blog,


Tens muita razao mas nao toda. Isso tambem ninguem a tem e, quando leres o meu comentario sobre a nao inclusao de Nunes e o desprezo que tenho por Luis Filipe, entrarás por certo nos ataques que afinal tanto condenas no blog.

A finalidade deste blog. Bem, nao temos a pretensao de sermos um blog informativo. Para isso vou aos sites dos jornais desportivos ao ao MaisFutebol. Historias e Tácticas? nao era mal visto nao senhor, eu proprio ja lancei 3 ou 4 posts sobre coisas dentro desse genero. Eu sou o primeiro a reconhecer que o blog poderia evoluir para outro estado, sem tanta paixao clubistica mas para uma maior discussao em torno do futebol. O problema, a meu ver, rsideo seguinte:

1. A maioria dos escrivas trabalham. Têm horario à engenheiro, ou seja, só veem aqui escrever de fugida. E sendo assim, tirando o caso do Engº Ivo, que ainda escreve post's variados e sobre tematicas abrangentes, os demais veem atacar o Benfica ou falar de casos do dia. Eu compreedo-os porque nao têm muito tempo para divagar para outros assuntos. Tivesse o blog sido criado ha mais 2 ou 3 anos e tudo seria diferente. Assim é um pouco como mesa de café, mas sem café nem mesa :)

2. Ha pouca representatividade desportiva nos escrivas que compoem o painel do Tribunal. Só portistas e um recluso leonino. É pouco. Por mim tanto JC como o Inquisição, se assim o desejassem, teriam o direito e a obrigação de tornar mais pluralista este blog. Seria muito interessante essa experiencia, até para ver se é tao facil mandar... como fazer. Eu voto sim, e nao é de agora. Mas nao depende de mim.


Agrada-me o blog como ele é, mas observando outros blogs, para além de avançados conhecimentos informaticos que gostaria de possuir para melhorar o aspecto grafico, tenho que reconhecer que fazem falta certos apontamentos que o Inquisição descreve.

A decisao tem de ser colectiva, se o blog se deve manter como uma base "familiar", onde o objectivo é exorcizar fantasmas vermelhos e andar a medir os tamanhos de cada clube, o que também não está mal de todo, dá boas discussões, ou se vamos alargar essas mesmas discussoes a assuntos mais serios do futebol. Que respondam os outros administradores. A minha opiniao está dada.

Picareto disse...

Aproveito desde já para convocar um jantar ou café com os membros do blog para se redefinirem estratégias do blog. Por favor enviem me disponibilidades.

Picareto disse...

José Veiga sobre Pinto da Costa:

"Sei perfeitamente como é que ele funciona. É o desespero total de quem sente que vai ser ultrapassado muito em breve na classificação pelo Benfica e sabe que vai ter graves dificuldades em explicar como é que é possível com um orçamento de 70 milhões de euros, o dobro do Benfica, não conseguir os resultados que o Benfica está a conseguir neste momento"

O tribunal vai andar atento à futurologia ao estilo do professor Karamba.

FCP não consegue os resultados que o benfica consegue...realmente ainda não conseguimos andar em 2º lugar...!