Redes Social

terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Liga BetAndWin - 20ª Jornada



Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. O lema leonino fez todo o sentido na estrondosa exibição de sábado à noite. Uma jogatana de fazer orgulho a todos os sportinguistas e que só não entra para a galeria de mitos do futebol português porque o resultado final não fez jus à enorme diferença do futebol praticado pelas duas equipas. E arrisco-me a dizer, sem ponta de dúvidas, que a exibição e o número de oportunidades de golo que o Sporting dispôs foi superior à goleada de 7-0 do Celta de Vigo ao Benfica! Se o Sporting dispusesse da mesma eficácia dos galegos, ou seja, a rondar os 90%, o resultado final seria seguramente de 7-1 ou 8-1. Quem assistiu ao jogo e não a alguns resumos manhosos pode testemunhar a veracidade da minha conclusão.

Mas o futebol é mesmo assim, feito de justiças e injustiças, e que grande injustiça era o resultado ao intervalo! E convém não esquecer que o jogo era de campeonato, que uma das equipas corria o sério risco de ficar a 12 pontos da liderança! Que a outra equipa estava na mó de cima, com 9 vitórias consecutivas, apesar de algumas terem tombado do céu! Como se mantém motivada uma equipa que está a fazer um campeonato fraquinho, que raramente tem a sorte do seu lado e é composta, maioritariamente por jovens inexperientes? Que disse Paulo Bento ao intervalo? Esse é o mistério da noite, porque a segunda parte leonina foi ainda melhor que a primeira e os golos surgiram com toda a naturalidade. E quantos mais minutos se jogassem mais golos iriam surgir. Só lamento a oportunidade perdida pelos jogadores para fazerem historia e entrarem, em época de centenário (autentico!) nos livros leoninos. Mas mais oportunidades irão surgir seguramente, e quem viu o jogo tão cedo não se esquecerá de tamanha lição de bola.


Quanto ao jogo há que destacar dois jogadores. Sá Pinto que foi o prolongamento do símbolo do leão em campo, foi a raça leonina que os adeptos exigem, foi a mística de quem já leva nove anos com a camisola ao peito, foi o exemplo de como se pode exigir o prolongamento do contrato, mostrando valor e não mostrando que faz parte da mobília. E este comentário deveria ser traduzido em francês para certa pessoa o entender. Adiante. Sa Pinto foi nitidamente o prolongamento do treinador dentro de campo, o mentor de toda a atitude da equipa, ele que tem sempre uma atitude de antes quebrar que torcer, o que lhe valeu muitas inimizades por todo o lado. Mas descansa amigo Sá, que não há um adepto sportinguista que não adore a tua raça e que não tenha vibrado com a tua saída triunfal do relvado! Ficaram ofendidas as papoilas saltitantes? Deixem-se lá de fitas, assobiaram, provocaram, injuriaram, tiveram a mesma atitude que levou Cristiano Ronaldo a ceder à tentação de responder. Mas Sá Pinto fê-lo, primeiro dentro de campo, e depois erguendo bem alto o punho e com uma rica beijoca no símbolo do clube. Ofendeu tanto ou mais que qualquer simples manguito. Obrigado Sá Pinto! Já quanto a Liedson, que ridicularizou 3 centrais, cada um com mais 20 cm que ele, provou, a quem ainda duvidava, que é um goleador de nível mundial. Fabulosa exibição, com uma raça pela disputa da posse de bola que não está ao alcance de muitos médios defensivos, quanto mais avançados como ele! É um jogador completo a quem lhe falta apenas e só ter começado mais cedo a carreira. Não vai brilhar por essa Europa dos milhões fora, mas aos 28 anos, e se assim o desejar, ainda tem muitos e bons anos ao serviço de um clube onde é tratado como um ídolo. E os seus festejos valeram, para mim, mais um golo! Não se espera, em Portugal, o comportamento digno dos adeptos ingleses que, após perderam para uma equipa nitidamente superior, se rendem às evidências, e tributam-lhes uma justa ovação. Lá gosta-se de futebol, por cá apenas e só do clube. Mas pelo menos há que dar o mínimo de valor a quem o tem. E por tudo que foi dito e escrito durante a semana, todos os gestos dos jogadores leoninos se justificam, que foram feridos na sua dignidade. E, para fim de festa, que dizer das palavras de Ricardo, um dos mais gozados devido ao lance da época passada? Ricardo, essas tuas palavras, sem vacilares, no final do jogo, levaram-me a perdoar-te a hesitação da época passada. Aqui fica para a posterioridade:

“Massacramos totalmente o Benfica e se eles ganhassem seria uma tremenda injustiça. Benfica pode mesmo dar graças a Deus por não ter sofrido uma goleada”.

A epoca começou com a noticia do surgimento de uns sujeitos que se auto-intitulavam de Os Indomáves. Acredito que 6 milhões já provaram a veracidade de tamanha autoconfiança. Quanto aos restantes, aguardem pela vossa vez!

Quanto ao restantes jogos da jornada. Sou sincero, não vi nenhum, a não ser os resumos que, na grande maioria das vezes (como até foi o caso do jogo da Luz), não fazem justiça ao que se passou nas 4 linhas. Por exemplo, pelo resumo do jogo de Braga, concluo que o Braga dominou o Guimarães por completo, mas pela crónica que li num jornal o jogo foi equilibrado, o Braga teve, novamente, a deusa da fortuna de seu lado, e Saganowski até enviou uma bola ao poste! Do qual não há imagens! Pelo menos não nos quatro canais abertos. O Belenenses parece que desistiu da ideia das competições europeias e começou a tratar de se pôr a salvo da descida de divisão e o Penafiel já tem as malas feitas para a Liga de Honra. Que se prepare a tempo para tal e a sua estadia por lá será menor, seguramente. Referência ainda para o Setubal que vai andar em passeio até Maio, uma vez que precisa apenas de 6 pontos e tem 14 jogos para o conseguir, Helio pode ser muito bom rapaz mas não tem a qualidade que Norton de Matos, surpreeendentemente, demonstrou possuir. É uma questão de tempo ver o Setubal deslizar até à segunda metade da tabela.

Para o final deixo o jogo de Vila do Conde. Perante um Rio Ave defensivo, preparado para lutar apenas e só pelo empate, mas à espreita de um qualquer deslize, o Porto mostra a todos que as férias de Natal de 20 dias concedidas por Adriaanse foram um grave erro, como na altura mencionei. Quaresma está a apagar-se gradualmente, Lisandro perdeu a boa forma e Paulo Assunção, sem Lucho, começa a tornar-se banal. É claríssimo para todos que o Porto precisa de um jogador que finalize as jogadas, um matador. Hugo Almeida dificilmente o será e Adriano parece um actor de comédia colocado num melodrama, é um "pequeno actor" para tão grande trabalho. Posso estar enganado mas Adriano nunca seria o craque que marcou dois à pior defesa do campeonato russo, e provavelmente tambem não será o tosco dos ultimos dois jogos. Mas aqui fica o meu presságio para os portistas: ou recuperam a veia goleadora de McCarthy, o único craque goleador da equipa, ou vão sofrer consequências, bem mais graves que aquelas que Adriaanse sofreu na noite de domingo.

E quanto a isso não posso deixar de fazer uma referência à imagem do final do jogo Rio Ave-FC Porto, quando Adriaanse abandonava as bancadas e foi abordado por um adepto que lhe disse algo do género: "És uma merda! Volta para casa!". Até aqui nada de mais, não fosse o Srº Nuno sair-se com um duplo "Vai para a puta que te pariu!". Seguem-se as cenas dos próximos capitulos, mas parece-me que estar na liderança e ter 4 pontos de vantagem não é o suficiente para a exigente massa adepta portista. A ver vamos para onde irá enviar o presidente os seus adeptos, na próxima jornada, quando o Braga os for visitar.

22 comentários:

Mitico disse...

Bom dia a todos os que gostam do FC PORTO e também a todos os que não gostam!

Vou começar pelo autentico vendaval verde e branco com um Liedson a dar-me uma boa alegria! Sim fiquei muito contente com a vitória do sporting! Motivo? Ver o meu concorrente directo a perder pontos em casa nao é todos os dias! Assim o meu Porto tinha uma oportunidade de OURO para liderar com mais calma... a alegria durou pouco tempo e tornou-se num pesadelo quando a caminho de casa ouço na radio a equipa titular do Porto! Pensei para mim: "este treinador ta a destruir o meu clube...mas pode ser que resulta a tactica dele"!!! Tive esperança! Tive! Mas ver aquele jogo do FC PORTO fez-me pensar em muita coisa. Paulo Assunção a capitão????? ( Diego, Quaresma, Bosingwa não têm mais tempo de PORTO do que ele??? ) ...

Tactica dos 3defesas:
É de facto uma boa tactica mas é preciso ter dois bons laterais e o FC PORTO nao os tem! Senhor Adriense aqui em Portugal existe um proverbio que diz o seguinte: "Equipa que ganha nao se mexe"!!!!!!
É triste ver o meu clube assim mas continuo na esperança que tudo isto melhore já no proximo jogo!
JÁ!!!

Derby Minhoto

Braga - Vitória

Um bom jogo, com as duas equipas a praticar um bom futebol... nem 10 000 pessoas na bancada! Pobre de mais para quem quer chegar ao titulo!
Inquisição eu acho que desta vez ouvi muita gente do Braga a berrar mas também muita de Guimaraes ... ou estarei enganado?

Abraço a todos

Mitico disse...

Mourinho sobre Adriense:

"Não o conheço e não tenho uma relação de amizade com ele, mas, sinceramente, se tivesse o telefone dele, dava-lhe uma telefonadela".

Oh "Special One"! Mete-te na tua vida!!!
És o que és à custa de um so clube e de um presidente...FC PORTO e PINTO DA COSTA!

Sim, sao reprovaveis os actos que Adriense sofreu! CONCORDO! Mas este Ze de Inglaterra que costuma mandar abraços a toda gente atraves da revista record (aos sabados) devia pensar ja na proxima tactica do seu Chelsea. Ze foste o melhor, tiveste no topo do futebol, mas agora... deixa o FC PORTO em paz! Boa sorte para ti e para a tua carreira.

Abraço a todos

Picareto disse...

Inquisição porque estava o teu estádio cheio no jogo contra o benfica(cheio de adeptos do braga dizes tu) e contra o Vitoria de Guimarães tinham a bancadas de cima vazias??

upsss....já me esquecia que ouvi a claque do Vitoria cantar..."e quem nao salta é lampião olé"

Picareto disse...

Inkisicao:

os outros lambem-te as botas...mas comigo não tens descanso.

Picareto disse...

"A Quadrilha" não dá tréguas!!!

Para os que chamam multimilionário plantel do FCP...

Manduca + Laurent Robert = 3 milhões de euros

Lucho + Lisandro = 3 milhões de euros

Quais escolheriam?

Picareto disse...

E só pa chatear o Pirata:

Wender + João Alves = 2 milhões de euros

ou seja...

= Lucho Gonzaléz = 2 milhões de euros

Anónimo disse...

Para ti inquisição: "E quando foi preciso ir a Braga defender a honra, muitos elementos de Velha Guarda dos WA disseram presente, ajudando a preencher os 10 autocarros disponibilizados para a deslocação dos Adeptos vitorianos."

Nem nos teus sonhos o braga levava 10 autocarros a guimaraes!!!!!

fonte: Megafone!!!!

Mitico disse...

Colega Inquisição

"...porque em Braga estavam 0 (zero) graus centigrados e o jogo disputou-se a um domingo às 21:15h do mês de Janeiro, porque o Rio Ave-Porto acabava a essa hora e a transmissão televisiva não podia sobrepor!..."

Já vi no Estadio da Antas dezenas de jogos à chuva, de pé e ao frio e nem por isso o estádio deixou de encher!
Venha outra desculpa...

Quanto aos canticos, claques etc nao preciso de ir a blogues! O vitória para a crise que tanto falas preencheu na integra o seu sector. O resto do estádio parecia um deserto...
Uma palavra para os red boys e bracara, excelente apoio. Resta saber, se quando o braga voltar à sua posição normal (meio da tabela) se vao la estar em peso a apoiar a equipa.

Todos os jornais desportivos falam nos numeros de espectadores...
Então as imagens... oh inquisição por muito que tentes nao consegues!
Até comentei isso com o nosso presente mas "ausente" Amigo Figueiredo! Nem 10 000 pessoas?

Muito pouco para quem quer ser campeão!

Nervoso? EU??? :)
Primeiro lugar a 4 pontos do 2º classificado. Mesmo que perca contra o "glorioso braga" continuarei em 1º lugar.

Nervoso nao...apenas muito preocupado com o futuro do meu clube!

Abraço a todos

El Pirata disse...

Quaralho!

Mas que vem a ser isto hein? E palavras ao jogo do Sporting? Mau!

Eu só lamberia era as botas do Liedson e somente a seguir a exibições como as de sabado!


Picareto:

O Lucho se valeu somente 2 milhoes de euros (o que duvido e desejaria ver a factura... será que pros lados das Antas sabem o que significa factura?) foi por somente uma perna e um braço desse bom jogador, que dentro de breves meses partirá para um clube onde não corra a risco de ver o seu carro incendiado por very lights...

El Pirata disse...

Agora um momento de humor


Sabiam que nevou no domingo em lisboa?

Pois, foi puro engano, afinal eram os restos da penas da aguia devorada pelo leão que estavanm a cair...

El Pirata disse...

Mais uma, só pra relaxar...


Afinal SLB tem um significado tremendamente logico:

Só Liedson Basta!


A vida é bela :)

Mitico disse...

Pirata :)

Quanto ao jogo do teu sporting no dia seguinte 13h lá estava em frente ao ecra para ver os golos de novo... e qual é o meu espanto?????? a noticia do dia foi a queda de neve!?!?!! no país!!

Mudei então para a tvi e ... neve... sic ... la estava a neve... upss nao era neve eram as penas...

Sim! A unica tv que abriu os noticiarios, com o grande derby foi a SIC!

Parabens por isso ex inimigos da Sic!

Abraço a todos

El Pirata disse...

tens toda a razão mitico! Alias, eu como adepto da tradição, era uma da tarde de domingo, e mantenho-me fiel ao canal 1 da rtp, aquele em que acredito quando quero ver informação. Dou um rapido olhar pela SIC e TVI mas mantenho-me mesmo assim preso no canal 1, até porque os resumos da tvi nao interessam nem ao menino Jesus e a SIC, como muito bem disseste, tinha aberto o noticiario com o derby.

Passam 5 minutos, passam 10 minutos, passam 15 minutos, e nada! Só neve! Ou penas de aguia...

Era 13.20h quando decido ir, a correr, arrear o calhau! E mesmo assim dando ordens para me chamarem se a RTP se decidisse! Um minuto antes das 13.30h, finalmente, as imagens do derby! É verdadade sim senhor, um canal que tem por habito iniciar noticiarios com futebol (o que até nem concordo!) esquece-se do jogo da noite anterior, que até nem teve imagens da rtp, nem resumo! mas que grande azia...

El Pirata disse...

Nao posso deixar ainda escapar a repulsa pela atitude raivosa de Petit, que foi humilhantemente manietado pelo meio campo leonino e que tentou a todo o custo agredir e lesionar Liedson! Uma atitude muito feia de um jogador que tem atitudes muito despropositadas, fazendo jus ao seu cognome!

Um bom jogador nao deve limitar-se a ser bom a dar pontapés na bola! Petit ja em Vila do Conde, na epoca passada, foi um autentico bronco, com insinuações indignas. Ao tentar agredir Liedson a pontapé e, mais tarde, a murro, agarrando inclusivé o pescoço do avançado leonino, revelou-se mesquinho e com falta de fair-play e desportivismo, uma vez que os incidentes reportam-se aos instantes finais da partida, quando ja tudo se encontrava decidido. Será que Petit estaria indignado com o facto do adversário ter corrido mais do que o esperado? O que motivou os jogadores leoninos? Misterios nao é Petit?

Mitico disse...

Esse Petit nao é o mesmo que nao viu nenhum vermelho na epoca passada?

Anónimo disse...

MEGAFONE: 10 autocarros da CLAQUE de guimaraes!!!!!! É o teu site preferido e já falas-te nele muitas vezes neste blog, portanto ou é credivel para todos, ou é só credivel para o braga????!!
ps: Voçes lutam pela liga dos campeões, o guimaraes luta pela permanência!!!!
Não falo mais sobre este assunto...

Mitico disse...

Autocarro para aqui, autocarro para ali... e nem 10 000 pessoas no estadio!

Bancadas vazias no estadio da pedreira!

So queria saber o numero de adeptos vitorianos que estiveram em braga: claques+socios+simpatizantes e queria-me rir fazendo uma conta de subtrair muito simples!!

Muito pouco para quem diz lutar pelo titulo!

Picareto disse...

são tantos bracarenses que daki a pouco sao 6 milhões...!ou será que 6 milhões sao tantos que daki a pouco sao bracarenses tambem??

Que confusão!!

El Pirata disse...

Quanto a assistencias e claques nao me vou pronunciar pq nem reparo nisso. Contudo nao é dificil ver, para além destes ultimos dois anos, que uma das equipas com maior assistencia fora de portas, é o Guimaraes. E o Leixoes, ja agora!


Ja o caso do Boavista é de entristecer, que nem com bilhetes de borla conseguem encher meio estadio, e que fora de portas tem mais assistencia no banco de suplentes que na bancada. Como haveria do Loureirinho Jr querer tratamento "de grande" por parte da comunicação social quando eles nao passam de um clube de bairro, mas literalmente? A grandeza e importancia de um clube mede-se pelo numero de adeptos. Não só, mas tambem! E nesse aspecto, apesar de Guimaraes ser uma cidade mais pequena que Braga, capital de distrito, rivaliza com os seus vizinhos quanto a fidelização ao clube de futebol de cada um. O que é saudavel, tomara que existissem mais adeptos assim!

Eu nao vou andar a apoiar um clube do Porto mas se fosse habitante e natural de uma cidade (ou vila, ou aldeia) periférica teria uma forte dedicação ao clube da minha terra. Sportinguista e adepto do Olhanenses, por exemplo. O que Braga tem de fazer é conseguir mudar a mentalidade da maioria dos seus adeptos, e isso só se consegue se a mensagem a passar for que o clube local tem capacidade para ser uma força nacional, que lute pelos titulos. Assim acredito que, aos poucos, os bracarenses se limitem a ser adeptos do Braga. Até lá não o conseguirão, pelo menos nao numa escala tão elevada como seria a desejada, inclusivé pelo Inquisição.

E quem diz Braga diz os restantes. Todos, sem excepção, querem ser identificados com um clube vencedor, ou com tradição vencedora, daí a necessidade de 95% da população que aprecie futebol apoiar, com maior ou menor dedicação, um dos tres grandes.

Picareto disse...

É com espanto que vejo hoje mais uma noticia que me deixa perplexo.
Depois de ter criticado Co Adriaanse desde o primeiro minuto que ele chegou ao FCP, e depois de ter dado o beneficio da duvida, chegou a hora de exigir mais uma vez a demissão dele. Baseio esta ideia não so nas péssimas exibições do FCP desde o natal para cá, mas também na noticia que surge hoje dando conta que Co Adriaanse ontem cancelou o treino da tarde e deu mais uma folga para o dia de hoje...! Isto depois dos 12 dias de férias mais os 8 que tinham tido uma semana antes do natal torna-se excessivo e intolerante. Os jogadores do FCP andam constantemente em pré-epoca, combinando jogos com descansos prolongados e isto num plantel jovem que precisa de treino em conjunto e de aprimorar conceitos tacticos não augura nada de bom.

E se dessemos nós uma folga de uns anos ao Sr. Adriaanse?

Os portistas andam atentos, e se bem que não concorde com violencia...até nem me importei mto que lhe tivessem pregado um susto.

Adeus Adriaanse!

El Pirata disse...

Picareto, estamos ambos de acordo quanto a Adriaanse, e em relação às folgas e aos 20 dias de ferias de natal. Como podes ver, tinha razao, afectou claramente o rendimento dos jogadores, em especial o de Quaresma.

Mas com o mal dos outros posso eu bem :)

Anónimo disse...

Até podias ganhar 15-0 ao vitoria que a minha opiniao não mudava... voçes são e serão sempre um clube de segundos adeptos!!!! E nunca serão nem sequer como o vitoria, que é um clube do vosso real campeonato, o campeonato do meio da tabela!!!!