Redes Social

domingo, 22 de janeiro de 2006

Liga BetandWin - 19ª Jornada


O que esta jornada teve de especial? É a pergunta que faço a mim mesmo, quando tento escrever, 24 horas após o jogo do Sporting. Para mim foi mais do mesmo. O Sporting não tem estofo de campeão. Mas que fique aqui bem claro que, pelo que tenho observado, em Portugal não há equipa com estofo para ostentar, com honestidade e justiça, o titulo de campeão. Eu, pela minha parte, só reconheço que a minha equipa não tem valor suficiente para lá chegar. Não esta epoca.

Mas o futebol português, pelo menos aquele que eu vejo com os meus olhos há varios anos, não se compadece com modelos de justiça. Se assim fosse, se vencessem os melhores, não teria aguardado 18 anos pelo titulo. E, quem sabe, (e porque não?...) não estaria neste momento o escudo de campeão nas camisola do SC Braga! Se só contasse o futebol praticado e não o peso das camisolas e todos os arranjinhos do mundo da bola, o escudo de campeão poderia perfeitamente estar no Minho, isto apesar de reconhecer que se estivesse nas mangas leoninas tambem não seria nenhum crime. Foram as duas melhores equipas do campeonato passado.

No entanto, e depois de uma reflexão dominical, feita a caminho da mesa de voto, dei por mim a pensar: num mundo em que o dinheiro é rei e que faz cada vez mais falta no futebol, onde as receitas da Liga dos Campeões são fundamentais para melhor se estruturarem os planteis, o campeonato português conhece uma nova realidade. Actualmente tão importante como lutar pelo titulo é garantir, o mais cedo possível, a certeza, minima, do segundo posto da classificação, que dá acesso aos milhões europeus. E como fazer isso? Fácil digo eu, observem a anulação do golo limpo do Braga em Penafiel (embora tenha tido um penalti, desperdiçado, a seu favor…) mas, sobretudo, o escandalo que se verificou em Alvalade, onde um aprendiz de arbitro, com nome de salvador da pátrias lampiã, Rui Costa de seu nome, humilhou e gozou, descaradamente, com a boa vontade e seriedade de 40 mil almas, no estadio, e com muitas dezenas de milhar que assistiam pela televisão. Foi sem sombras de duvidas uma das arbitragens mais manhosas e sem vergonha que presenciei. Nem a famosa arbitragem de Carlos Valente nas Antas em 94, nem a famosissima azia de Coroado em Chaves em 99, se comparam com a pouca vergonhice de insultar, no seu proprio estádio, uma instituição centenária. O meu pai, que é um digno portista, relembrou-me que, na decada de 70, no estádio do Mar, campo do Leixões, os arbitros tinham de fugir dos adeptos, e alguns acabavam mesmo no hospital. Confesso que preferia ter o estádio suspenso dutrante um ano mas o prazer de saber que o arbitro, durante esse ano, não andaria sobre as duas patas. Sim à violência quando ela é justificada. Basta de gozo. Basta de provocação! O Sporting vai à Luz, antro para onde o sistema parece querer instalar-se, lutar não pelos três pontos mas pela dignificação do futebol português. E vai ganhar, contra tudo e contra todos.

Quanto aos jogos de Benfica e Porto. Não me vou alongar, tem-se assistido ao triste espectaculo do jogo das insinuações de baixo nivel, quando toda a gente tem consciencia que ambas as instituições são dirigidas por bandidos da pior especie que indiciam bem o nivel do País, onde tudo é permitido. Por muitas unhadas que espetem um no outro, foi evidente no penalti a favor do Benfica e nas não expulsões de Bosingwa e, sobretudo, Quaresma, por agressões, que os serviços minimos, ou seja, o segundo lugar, está desde já garantido. Entre ladrões que ganhe o que calhar. Estou-me marimbando. Eu e todos que andam enojados com o sistema podre do futebol português. Que venha depressa o Mundial de Futebol para ver futebol de nivel decente. Viva Portugal, Viva a Selecção, Viva Scolari, Viva o capitão Luis Figo, autor de mais uma grande jogatana em Itália. Isso é o futebol que gosto, o futebol que interessa, o futebol bem jogado dentro das quatro linhas.

Para acabar uma palavra para o exterminador Co Adriaanse. Depois de ter extreminado o grande capitão portista Jorge Costa, o maior simbolo da era pós João “o Trolha” Pinto, Adriaanse começa a cavar a sepultura de Vitor Baia. Sem desprimor por Helton, que é um guarda redes de grande categoria, Vitor Baia tem o mesmo estatuto no Porto que Schmeichel tinha no Sporting: a baliza é dele até ele dizer que já não a quer. Mas isso é um assunto que merece uma maior discussão, sobretudo por parte dos portistas. Que comece o debate.

17 comentários:

Mitico disse...

Gil Vicente vs benfica

Ulisses Morais não gostou do trabalho de Paulo Pereira e fez questão de o vincar no final do desafio. "Não vejo o penálti assinalado a favor do benfica como discutível, mas aceito que haja dúvidas numa falta sobre o Coentrão - e esta não foi assinalada." Além disso, acrescentou o treinador da formação de Barcelos, "houve mais lances em que o árbitro decidiu com critério diferente e aí ficou sentenciada grande parte do que foi o desenrolar do jogo"...

Sporting vs Maritimo

O leoninos só perderam 3 pontos por culpa própria... quem falha golos assim...só se pode queixar de si mesmo!

FC PORTO vs Naval

Mau! Muito mau! Péssima exibição do Porto, mau jogo, com uma equipa completamente partida! 3pontos e 1º lugar de novo...

Quanto a Vitor Baía... foi mais uma opção do treinador. Vitor Baía quando abandonar o futebol vai ter um post neste blog à sua altura, mas como ainda falta muito para isso deixemos a coisa andar.

Duvida: Será que Baía ainda quer ir ao mundial e pediu a Co Adriense para o colocar no banco?

Mitico disse...

El Pirata:

"...Basta de gozo. Basta de provocação! O Sporting vai à Luz, antro para onde o sistema parece querer instalar-se, lutar não pelos três pontos mas pela dignificação do futebol português. E vai ganhar, contra tudo e contra todos..."

Estarei a alucinar????? :)

Anónimo disse...

Gil vicente - Benfica!!

Um jogo pretencente a jornada que foi antecipada devido ao acto eleitoral, um acto democratico e de liberdade civica!! Tudo isto é bonito na nossa sociedade, o que não é bonito é massacrar a classe baixa da sociedade futebolistica com actos anti democraticos em forma de apito!!...assim eu considero a antecipação deste jogo uma antitese!! Ora vejamos, uma equipa do regime antecipar o seu jogo para dar lugar a um acto democratico!!!

Sporting - Maritimo

O sportig pode-se queixar de si e simplesmente de si por não ter ganho este jogo...quanto ao resto, estou à espera de ver o castigo ao paulo bento!!!!

FCPorto - Naval

Um péssimo jogo do porto!! quanto ás opções do treinador dos dragoes, penso que não foi culpa dele o lucho jogar tão mal, o lisandro idem e por ai fora!!! Adriano quase não teve jogo e para tocar na bola teve de recuar muito o que indica uma falta muito grande de profundidade no ataque da equipa!!
Uma palavra para a naval...desçam de divisão porque merecem...o vosso futebol começa na defesa e acaba na defesa!!!!

El Pirata disse...

Anda por aí uma infestação de casos de mão na bola e bola na mão, e ao que parece os beneficiados sao sempre os mesmos.

O arbitro Paulo Pereira desconhece a interpretação correcta da lei, ainda para mais quando um carrinho de Luisao sobre Coentrao, dentro da area e junto à linha final, tem de ser falta e como tal penalti. Aquele lance se ocorresse no meio campo era logo falta, mas na area, e ainda para mais na area vermelha, e ainda para mais sendo o segundo penalti da noite contra o benfica...

El Pirata disse...

Quanto ao que aqui leio sobre a arbitragem de Rui Costa em Alvalade, acabo por compreender. Com o mal dos outros podemos nós bem não é? E depois esperam entendimento e compreensao para os vossos devaneios mentais, sobre Veigas Vieiras e jantares no Sapo ou na mula da cooperativa.

Ja aqui li, sobretudo na epoca passada, sobre as tais arbitragens manhosas...

- as tais que marcam falta e nao dao lei da vantagem,

- as tais que assinalam logo falta atacante quando é marcado um canto ou livre lateral,

- as tais que nao mostram cartoes a nao ser na parte final do encontro, para se perder mais tempo,

- as tais onde se marcam penaltis por encosto de braço com braço mas onde, momentos após, num lance ainda mais vistoso, se manda seguir a jogada,

- as tais que permitem entradas às margens das leis, a cortar lances perígosos de ataque, e se mandam seguir as jogadas,

Não meus amigos, Rui Costa, o palhaço, não deixou de assinalar 5 penaltis a favor do Sporting. A questao não é essa. Rui Costa foi covocado para provocar os nervos a uma equipa que está longe de estar estabilizada, psicologicamente, quer devido a todas as convulsões que a epoca tem conhecido, quer devido aos pontos em atraso para a liderança.

No entanto o Sporting fez uma primeira parte de nivel elevado (e nao 15 minutos como os chupistas da TVI afirmaram, os mesmos travestis intelectuais que berraram penalti, quer no marcado quer num outro onde a bola vai bater no braço de Polga... mas sobre a TVI e os seus animais amestrados que latem durante 90 minutos lá chegaremos, ainda esta semana...) e teria ganho o encontro, mesmo com toda a palhaçada. nao o fez porque os jogadores sao humanos e porque o azar só conhece a porta 10A de ALvalade. Enquanto outos, sem jogar patavina, ganharam com autogolos e frangos, o Sporting nao ganhou por cupa propria e devido a uma arbitragem que vinha com o intuito de afastar o Sporting dois DOIS PRIMEIROS LUGARES, e quiçá, a cereja em cima do bolo, expulsar alguem para o derby da Luz. Nao tenho duvidas que esse era tambem um objectivo de Rui Costa.


PS:

Oh Autor, o Paulo Bento nao foi castigado porque tu sabes, tao bem quanto eu de certeza, que castigos daqueles só surgem em jogos da Federação. E porque, como se irá ver no proximo sabado, onde se aguarda por uma arbitragem do mesmo nivel, dará jeito ter Paulo Bento no banco... para o expulsar! para irritar e acirrar ainda mais os nervos dos jogadores leoninos. E ninguém é de ferro.

Picareto disse...

El Pirata:

"...Basta de gozo. Basta de provocação! O Sporting vai à Luz, antro para onde o sistema parece querer instalar-se, lutar não pelos três pontos mas pela dignificação do futebol português. E vai ganhar, contra tudo e contra todos..."

Homem, decide-te de vez...afinal qual é o teu clube?!Um sportinguista tem de se comportar como membro da "realeza" e não entrar nessas picardias do povinho!

Estou confuso...ou estarei a alucinar??!

Picareto disse...

Sporting vs Maritimo:

Jogo banal com dois candidatos à UEFA.

FC Porto vs Naval:

Jogo banal, resultado normal com um candidato ao titulo e um candidato à descida. FC Porto jogou a meio gás com uma equipa alternativa para fazer descansar jogadores essenciais como Paulo "Makelele" Assunção, Vitor "Baía" Baía e Pedro Emanuel.

Gil Vicente vs benfica:

APAF tratou de emendar o erro do jogo da primeira volta. Jogo e arbitragem normal em jogos do benfica. Luisão está autorizado a utilizar os braços para cortar lances desde à muito tempo, não percebo as queixas que voces apresentam. O benfica é grande!

Mouzinho de Albuquerque FC - E. Amadora:

Procuro cingir os meus comentários a equipas que lutam pelo titulo e pela luta pelas competicoes europeias. Acho que costumam parar umas gajas boas lá pelo bingo.

Picareto disse...

Marco Ferreira foi ontem acusado de agressão por André Padrão.

O indivíduo, de 21 anos, já conhecia o jogador encarnado, pois são ambos naturais da vila de Vimioso. "Há cerca de dois meses", uma desentendimento por causa do estacionamento dos carros à porta da discoteca "Mercado" "azedou" a relação entre ambos. Na madrugada de ontem, pelas 4h30, acusa André Padrão, foi agredido. "Pedi-lhe para falarmos e o Marco disse-me que não queria falar comigo e agrediu-me na testa", afirmou André Padrão.

André Padrão deu entrada nas urgências do Hospital de Bragança às 5h32, com escoriações no lábio e ferimentos ligeiros no nariz, tendo recebido alta poucos minutos depois. Pelas 10h00 de ontem, a GNR de Vimioso recebeu igualmente uma queixa por agressão contra Marco Ferreira, igualmente confirmada a O JOGO pela esquadra de Miranda do Douro.

Agora percebi porque foi contratado Marco Ferreira. Miccoli, Anderson, Luisão, Karagounis, João Pereira...faltava mais um para fazerem Wrestling 3 vs 3 Tag Team Raw !!!

Picareto disse...

E como hoje tou inspirado e virado para o ataque aqui fica mais uma pérola:

No próximo dia 31 de Janeiro completar-se-ão 5 anos sobre as declarações abaixo reproduzidas e que foram, na altura, publicadas no jornal O Jogo.

"O Jesualdo Ferreira é o meu treinador. Fui eu que o escolhi e ele será treinador do Alverca nos próximos quatro anos. Dou a minha palavra de honra que ele fará parte do nosso projecto durante esse tempo, pois nós pensamos em termos de futuro e não de presente."

"Se o panorama do futebol português se mantiver, o Alverca será uma grande equipa nos próximos 3 ou 4 anos. O Jesualdo Ferreira será o responsável por esse trabalho e foi nessa base que a SAD o escolheu."

Ora adivinhem lá quem as proferiu estas palavras...

Picareto disse...

"Estou a ser vítima de uma campanha orquestrada pelo roupeiro do clube e por defender o grupo de trabalho. Engoli muitos sapos porque quem manda no clube é o roupeiro. O presidente nunca viu um treino da equipa... O roupeiro disse que ia embora e o presidente respondeu que não e que ía fazer a cama ao treinador. Ele só ia para o estágio para comer e beber"
Joaquim Teixeira, (ainda) treinador dos Dragões Sandinenses, citado pelo 'O Gaiense"

El Pirata disse...

essa historia de realeza é mais um conto de fadas. Ou o FCPorto, criado em 1893 por um burgues, que andou 13 anos sem eventos desportivos apenas e só poque a madame de tal burgues achava mal a pratica desportiva, que nao ficava bem a alguem da sua estatura, e que ainda se podia magoar!

Picareto, conheço eu melhor a historia e origem do teu clube que muitos portistas. Ou será que te esqueces que até 1990 o Porto era dado como formado em 1906? Foi atraves da descoberta de certos escritos (verdadeiros???) sobre a postura de tal condessa ou duquesa (que vergonha para a actual primeira dama...) que proibiu a pratica desportiva do clube fundado por um ilustre senhor, que se origina o clube mais popular do porto.

Nao tem nenhuma raíz popular. Por muitas voltas que dê o teu estomago comuno-socialista :)



Por sua vez o meu Sporting foi fundado no tempo da monarquia sim senhor, e por sinal por gente, à data, ilustre. nao vejo nenhum crime nisso. Pior me sentiria se fosse adepto de um clube fundado por violador de ovelhas, ou coisa parecida. Mas nao deixaria de ser adepto desse clube por causa disso. Adiante, como o Sporting tem associado a si a má sorte, o triste fado, tão comum à arraia miuda luisitana, na me parece que haja clube mais sincero com o povo portugues que o meu Sporting. E infelizmente digo eu, até nem me importava que o Sporting fosse de facto o clube dos favores em cadeia, da massa a reluzir nos cofres, e por aí fora. Mas nao é verdade pois nao picareto ;)

El Pirata disse...

Joaquim Teixeira. Deixa cá ver no meu arquivo se sei algo do gajo. Ah, nao era ele o responsavel pelas Paulas nos estagios da selecção? Pois, nem mais. Grande homem. Mas ele também é treinador?

Mitico disse...

Isso das Paulas foram so jogadores do Porto!?!

Só os do Porto é que são uns diabos, uns vandalos, etc etc

Podera!!! A mafia está no norte nao é verdade????? ou estarei enganado??? Tanta VEIGArice se conta por aí!!!!??!!

Picareto disse...

Meio da tarde de sabado assisti a algo que me fez repensar o meu conceito de adepto de futebol. Depois de uns barulhos estranhos no meu carro fui ao mecanico acompanhado do senhor meu pai. Ao que pareçe o mecanico por sinal amigo do meu pai é benfiquista e leva um 8 na escala de barbas. Confrontado com piadas do tipo "já mudaste o numero da porta para 21??" - referindo se ao jogo E.amadora-FCP , meu pai retorquiu com uma afirmação que me ficará na memoria:

"voces são todos benfiquistas porque são do tempo em que só havia a televisão de lisboa e comiam tudo o que vos diziam!"

De facto o poder da televisao é imenso e consegue mover massas e faze-los acreditar em tudo. Já o fazia Hitler...!

El Pirata disse...

Nao me parece que no tempo do Hitler houvesse tv's, mas posso averigurar...

Mitico disse...

Oh Picareto

Diz a esse mecânico que o benfica é grande!?!

Vais ver que nem te leva nada pela reparação do carro :)

Mitico disse...

Casa em Macau
O FC Porto, associado a um grupo de 17 simpatizantes portistas, criou hoje Casa do FC Porto em Macau, uma associação que visa divulgar o nome e as actividades dos "dragões" na Ásia.

Em declarações à agência "Lusa", António Aguiar, um dos elementos da Comissão Instaladora da Casa do FC Porto de Macau - China, explicou que a ideia de criar a associação surgiu com uma proposta do próprio clube, que pretendia ter na região asiática uma representação de índole cultural, desportiva e recreativa.

"Obviamente que Macau surgiu como a primeira escolha não só pelas ligações históricas entre Portugal e a actual Região Administrativa Especial chinesa, como também pela presença ainda muito significativa de portugueses no território", disse.

António Aguiar revelou também que os estatutos estão aprovados e serão enviados ao clube para ratificação e só depois de recebida "luz verde" será criada a associação em Macau e dado início ao processo que conduzirá às primeiras eleições.