Redes Social

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Mundial 2006 - Analise do Grupo D

Agora que já passou o primeiro mês desde o sorteio da fase de grupos do Mundial 2006 e que já todos ficamos a saber que Portugal é super-hiper favorito num grupo onde jogará contra equipas básicas como Angola, que se sabe jogará de pés descalços e sem a mínima noção do que é uma bola de futebol moderna (quinje a zero como diz o outro, vão ser seguramente quinje a zero!...), contra uns muçulmanos do Irão, que estão habituados a jogar no deserto, com toalhas de mesa na cabeça, num campo de areia e com dois camelos a servir de postes de baliza, e contra a selecção do México, famosos por dormir a siesta, precisamente no horário em que defrontam a selecção de Portugal. Como se vê é tudo canja carago, só mesmo se o ignóbil do Scolari e o frangueiro do Ricardo errarem é que está o caldo entornado. E depois é seguir até ao título mundial que, mesmo conquistado, será sempre fruto da sorte do brasileiro e da raça dos dois portistas convocados! Sim, porque se o Baia, famoso pelos seus inúmeros golos de pontapé de baliza fosse convocado, nem valeria a pena ir ao Mundial, era mandar entregar a taça Jules Rimet pela DHL. Ah, e nada como arranjar já uma conspiração sob uma não possível convocação do Quaresma para criar desde já atritos com o seleccionador, e para retirar louros das possíveis exibições do jogador caso seja convocado. Nada como mandar prender por ter cão ou por não o ter. Importante é uivar alto e bom som.

Bem, este parágrafo, por muito cómico que possa parece é, em primeiro lugar, fruto de ignorância de muitos opinadores (não confundir com pinadores, casos de Sérgio Conceição e Secretário), alguns deles encartados e, em segundo lugar, lamentável. Após um mês de reflexão aqui fica uma análise mais séria sobre os adversários portugueses no próximo mundial de futebol. Uma visão racional, sem patriotismo mas sobretudo sem anti-patriotismo.

Comecemos por Angola. Se estivéssemos a falar do Mundial de 1962, por exemplo, e Angola fosse à época uma nação independente, não faltaria motivos para receios bem fundados quanto ao confronto luso-angolano. Muitos jogadores brilhantes, como José Aguas e Peyroteu, entre tantos outros, teriam brilhado pela selecção dos Palancas Negras. Nos tempos que correm a história é outra, tanto mais que tantos anos de guerra colonial e civil não deram oportunidades e muitos jovens talentos para se desenvolverem adequadamente. Quantos não terão sido mutilados enquanto jogavam descalços? Uma verdadeira tragédia o que se passou e ainda se passa em Angola. O futuro do futebol, como muitos proclamam, inclusive Mourinho, passa por África. E certamente por Angola, assim que estejam reunidas todas as condições necessárias à sobrevivência.
.

Nos dias de hoje Angola, pese embora a fantástica campanha de apuramento, em que eliminou a poderosíssima Nigéria, inegavelmente superior aos angolanos em todos os aspectos do jogo, terá sido o ponto alto angolano. Ninguém espera deles mais do que uma singela e honrosa participação. Alcançar um ponto já será motivo de regozijo para todos. Angola é sem duvida a equipa mais fraca do grupo D de Portugal, bem como uma das mais fracas em prova. Mas conseguiu lá chegar. Essa foi a grande vitória. Agora é tempo de festa e aprendizagem. O que todos esperamos é que não aprendam à nossa custa. Porque eles podem ser inferiores aos portugueses em tudo, mas a vontade e desejo de vingança por séculos de escravatura e exploração estará sempre presente na memória de alguns angolanos. Ninguém se esquece da ultra agressividade do embate entre Portugal e Angola em 2002. Cinco expulsões e varias tentativas de agressão a jogadores nacionais revelou e bem a raiva incontida dos angolanos. E contra atitudes como essa os jogadores nacionais terão de ter muita calma e paciência, deixando a arbitragem resolver os conflitos. Já bem basta a imagem de arruaceiros que temos por esse mundo fora, espero que Scolari prepare bem os jogadores para não reagirem a provocações. De resto, dentro de campo, se tudo correr naturalmente, Portugal não terá dificuldades para somar os três pontos. Desde que não inicie com uma táctica suicida “à la Oliveira”, como aquela que levou os EUA aos 3-0 com 30 minutos de jogo, no ultimo mundial…

Seguinte… Irão. As equipas asiáticas foram sempre vistas como as mais fracas a nível mundial. A emancipação do Japão e especialmente da Coreia do Sul no último mundial, curiosamente realizado nesses dois países (e daí alguma desconfiança de proteccionismo arbitral… que a meu ver até existiu…) alterou um pouco a visão dos adeptos, mas a grande novidade asiática será exibida no próximo mundial através do Irão. Se há selecção que partirá como underdog e que não pode de forma alguma ser desvalorizada, correndo o risco de se repetir o USA’02 – parte II para Portugal, é precisamente esta.
.
.
Ali Daei continua a ser o grande goleador da equipa, ele que já passou por grandes clubes alemães inclusive sendo titular no fortíssimo Bayern Munique, mas outros nomes começam a surgir e os especialistas não têm dúvidas em apelidar este grupo como o melhor Irão de sempre. O jovem Ali Karimi, jovem estrela bávara, foi eleito melhor jogador asiático do ano.
O Irão internacionalizou-se, abriu-se ao mundo, e permitiu a saída para o estrangeiro das principais estrelas. Ali Daei continua a ser um dos nomes mais sonantes, mas agora surge acompanhado de Mahdavikia, Karimi, Zandi, Navidkia e Hashemian, que jogam todos na Alemanha (Hamburgo, Bayern Munique, Kaiserslautern, Bochum, e Hannover, respectivamente). O central Rahman Rezaei joga no Messina, de Itália. Pode-se concluir facilmente que mais de meia equipa titular tem experiência em campeonatos competitivos europeus, habituados à pressão de jogo à europeia e, tendo ainda como vantagem, a enorme colónia de emigrantes residentes na Alemanha, que os farão sentir em casa.

Para fim de festa… o México. Na última Taça das Confederações, realizada precisamente em solo alemão no passado verão, venceu o respectivo grupo inicial, onde se encontrava o Brasil (os mexicanos venceram por 1-0!). Logo a seguir, nas meias-finais, foi afastada pela Argentina, mas apenas através da marcação de grandes penalidades, num jogo dominado pelos mexicanos. No jogo pelo 3º lugar empatou a 3 com o anfitrião, caindo apenas no prolongamento. Com tudo isto o México acaba o ano no 5º lugar do ranking da FIFA, cinco lugares acima de Portugal.
.

Se o México pratica um futebol virtuoso muito se deve às ideias tácticas do seu seleccionador, o argentino Ricardo La Volpe, 53 anos. La Volpe é capaz de surpreender os adversários pela sua capacidade de improvisação táctica. Na última Taça das Confederações, por exemplo, jogou com dois avançados frente ao Japão e diante da Argentina utilizou seis médios. Os amigos dizem que ele é um apaixonado pela táctica e nas conversas informais, de vez enquanto, lá desenha um esquema com o objecto que tem mais à mão para provar que a sua teoria é a mais correcta.

Quanto ao modelo de jogo, possuem grande dinâmica de jogo, praticando um futebol em pressão asfixiante, com grande polivalência entre os jogadores. O guarda-redes, Oswaldo Sanchez é uma referência, os defesas têm classe (Rafael Marquez, bem como Salcido e Pineda) e no ataque Borguetti (melhor marcador de todos os grupos de apuramento com 14 golos, somando já 67 golos ao serviço do seu país), um temível cabeceador, ao jeito de Charisteas, que não precisa de mais do que uma oportunidade para decidir um jogo.

O México vai estar pela 12ª vez na sua história num Campeonato Mundo e seu melhor registou aconteceu quando organizou o torneio, precisamente em 1970 e 1986, alturas em que chegou aos quartos-de-final. Para todos os que seguem o futebol na última dúzia de anos, não é difícil relembrar que tanto nos EUA’94, como no França’98 e na Coreia/Japao’02, o México esteve presente e apurou-se, sempre, para a segunda fase da competição. E tudo leva a crer que 2006 não será um ano de excepção à regra.

Considerando o Brasil num patamar aparte, o México está seguramente num segundo patamar. E se duvidas houvessem relativamente à qualidade do futebol asteca, a recente vitoria no Mundial sub-17 contra as estrelinhas brasileiras mostra que não só o México tem uma selecção competitiva no presente como aspira a um futuro radioso.


Em conclusão: definitivamente este não é o grupo fácil que todos pensam. Facilidades só esperam quem não tem conhecimento do que aqui escrevi. Como desta vez não conduzirá a nau o Oliveirinha estou muito mais tranquilo.
Não somos, definitivamente, os melhores do Mundo. E para sermos os melhores do grupo será preciso lutar muito. O que não quer dizer que lhes sejamos inferiores e que não os consigamos vencer. Mas fica desde já o aviso do que espera os portugueses desatentos do futebol mundial. A bola não rola apenas no bairro do clube local.

13 comentários:

Anónimo disse...

Aposto que vem ja ai uns juizes a dizer que estavamos muito melhor com o oliveirinha "da serra"...

Anónimo disse...

Acima de tudo, sou português!!!

Vamos ser campeões!!!

Mitico disse...

Quando a verdade vem ao de cima... nada melhor do que mudar rapidamente o post :)

Sou por Portugal!

Mas não me esqueço que antes do mundial temos um Campeonato e uma Taça de Portugal... para nao falar da taça Candido de Oliveira, que foi roubada ao Setubal da forma como todos viram... OU JÁ ESTÃO ESQUECIDOS?

Abraço a todos

André Kaustico disse...

Pois caro pirata, então ainda não montas-te a tua historia recambolesca para desacreditar Pinto da Costa. Não te vejo a falar assim de LFV, esse um grande vigaro, que ainda obriga os jogadores a dizer coisas absurdas para os rapazes assinarem contracto

Nevi'im:
Foda-se,mas quem é que quer saber do oliveira. Desde que vejo futebol que não me lembro de nenhum treinador decente. Artur Jorge fraquissimo, Carlos Queiroz sem estaleca,Oliveira fraco,volta artur jorge,ainda pior,humberto medroso, viu-se à rasca par apassar,mas tinha uma grande equipa,e só acertou com os jogadores no Euro, Oliveira de novo, viu-se o aconteceu, e agora scolari. A federação, e os seus interesses envolvidos não está isenta de culpas,mas penso que isto apenas pode desculpar carlos queiroz.

Quanto ao pensamento que tu poens aos portistas, eu respondo com a principal razão de nós irmos perder, apesar de estares já a sobrevalorizar o irão, e a subvalorizar Angola.
Esta é a melhor equipa de portugal:
GR- Vitor Baia

DE-Paulo Ferreira (se nuno vallente lesionado)
DD-Miguel(paulo ferreira se nuno valente em condições fisicas e com ritmos de jogo)
DC-Ricardo Carvalho
DC-Pedro Emanuel(podem acusar-m d portismo,mas é pra mim o melhor, e nunca gostei do jorge andrade,mesmo quando no Porto)

MDC-Petit
MC-Maniche

AMC-Deco
ED-Quaresma
EE-Ronaldo ou Figo(consoante se precise de energia ou maturidade)

PLC- Nuno Gomes

Equipa de Scolari
GR-Ricardo

DE-Caneira
DD- Miguel
DC-Ricardo Carvalho
DC-Jorge Andrade

MDC-Costinha
MAC-Maniche

ED-Ronaldo
EE-Figo

PLC-Pauleta

A jogar coma segunda equipa, perdemos certamente. Principalmente quando temos como extremo suplente o simão.

Se eu fosse seleccionador tambem não chamava ao figo. Tambem por causa de "agora vou meter ferias da selecção,mas quando me encostarem no Madrid volto", mas principalmente pela situação do Portugal vs Inglaterra no Euro. Que bonita atitude foi.

Para todoa queles que dizem que não apoiamos a selecção. Claro que apoiamos,sem patriotismo nenhum, porque sou anti-patria e anti-nação),mas apenas no sentido futebolistico.Sempre torcemos por portugal,mas claro qtreinadores e presidentes destes, o fulgor perde-se. Espero estar enganado

LFV:"o que interessa é ganhar lugares na Liga"

Picareto disse...

ainda não ouvi os dois senhores da Santa Aliança (pirata & nevi'im) a comentar esta frase de LFV: "o que interessa é ganhar lugares na Liga"

Deixo vos o desafio de o fazer...ai Pirata essa tua costela lisbonense...!

Esta análise que o Pirata faz é correcta, e eu acrescento ainda que o Irão é um dos favoritos a vencer não só o grupo D mas sim o Mundial!!! Vai uma aposta??

Angola muito fraca e México lutará com Portugal para segundo lugar no grupo!

Mitico disse...

Eu e o amigo Figueiredo temos uma opinião bem diferente da vossa...

Se Portugal não fica em 1º do grupo é uma vergonha!

Abraço a todos

Anónimo disse...

Prezado André Kaustico (deixa os vernaculos...):

Gostei pricipalmente da equipa que fizeste...

Concordo com quase tudo; excepto com o Pedro Emanuel... Prefiro o Ricardo Rocha... É mais regular... Mas eu colocaria o Jorge Andrade a jogar... E sem qualquer sombra de duvidas tiro o Maniche e coloco o Manuel Fernandes ou o Tiago, Tiro o Petit e coloco o Moutinho! E, para mim, na selecção, o Quaresma punha a suplente, colocando no seu lugar o Simão...

Já agora, eu não sub-valorizo as outras equipas; mas acredito que Portugal tem equipa para ser melhor e superar as outras! Portismos à parte...

Anónimo disse...

Caro Picareto Kid...

Como estás enganado...

"ainda não ouvi os dois senhores da Santa Aliança (pirata & nevi'im)"

Da minha parte não existe aliança nenhuma, pois lagarto é lagarto!!! Mas, em relação aos comentários do meu amigo El Pirata, muitas vezes concordo com eles...

Já agora, no dia em que responderes em relação ao apito dourado e a questão do presidente do teu clube estar la com os coitos, eu, ai sim, talvez, te responderei acerca disso...

Ramos disse...

Sou Português!!!!!!!!!

Se, sou Português! Então, porque raio, a selecção, de todos nós, não tem os melhores jogadores Portuguêses?

Háaaaaa, já sei, se calhar estão magoados, castigados????

Caros bloguistas, eu no proximo mundial, vou apoiar a selecção que apresentar o melhor futebol. Não vou , apoiar uma selecção, a Portuguesa, que não irá jogar com os melhores....


P.S. Essa do Patriotismo, dá-me vontade de rir, até não poder mais!!!!
Aonde esteve o vosso patriotismo no mundial de 2002?
Ou, aí já se podia criticar a "torto e a direito"?

Ramos disse...

Concordo com as palavras do Inquisição.

Um belo jogo do Braga, num jogo com bilhetes caros, horario desajustado.

Futebol ao sabado e ao domingo de tarde e preços iguais ou mais baixos que no cinema. O publico agradeçe, os jogadores tb e os clubes ficam a ganhar mais. Porque, em vez de 13 mil em braga tinha-mos 30 mil, e no fim as receitas seriam superiores...

André Kaustico disse...

Amigo Inquisição. Não julgues o blog pelo que faz e pelo que não faz.
Primeiro somos apenas um blog, não temos nada a ver coma Imprensa, e estamos aqui para passar ot tempo. Depois, foste tu proprio a dizê-lo, que a imprensa não deu qualquer importancia ao caso, e eu não fazia a minima ideia que tal acção estava a decorrer. Contudo já diversas vezes comentamos aqui o que está muito mal no futebol, e olha que muitos de nés eram adeptos do jogo de domingo à tarde, e que pagavam 150 paus pra entrar nas antas.Por isso os teus julgamentos, apesar de compreensiveis, não são coerentes.
Para finalizar, soube desta acção aqui, e associei ao mensagem dos SD que apoiavam um futebol que não dê importancia ao dinheiro, o que eu comentei na altura"olha quem fala, a claque que tem gajos a enriquecer à custa dela". Para mim os Ultras não são donos do futebol, nem representam ninguem, são apenas um grupo de adeptos que gosta de cantar para apoiar o seu clube. Quando passa para alem disso, está errado

Mitico disse...

Esses protestos Ultras já acontecem aos anos...

E post sobre a jornada?

Ainda falta muito para o mundial...

Mitico disse...

Colega Inquisição

"...Esses protestos Ultras já acontecem aos anos..."

Tradução = Já não é de agora essa revolta!

Eu não vou ah bola desde 92...! Vou à muito mais tempo.

Quanto ao Vitória e o Braga a nivel de deslocações continuo atento! Se tiver que pagar um fino pago na boa :)
Até ao momento ides em primeiro com alguma vantagem.

Abraço a todos

E post sobre a jornada?