Redes Social

sexta-feira, 1 de abril de 2005

Oh Suprema Ironia

Pois é, a vida tem coisas que nos deixam espantados.
A IFFHS, ou seja, a Federação Internacional de História e Estatistica de Futebol, publica mensalmente uma lista que, segundo eles, classifica os clubes quanto á sua qualidade (presumo eu...).
Isto não é novidade para os portistas. Há um ano atrás eles ansiavam pela chegada do final de cada mês para poderem ler na sua Bíblia jornalística a posição que o seu clube ocupava. E sobretudo rirem-se com a posição que Sporting e Benfica ocupavam...
Como Sportinguista recordo-me de ter tido o prazer de ver o Sporting ter sido eleito o clube do mês em Janeiro de 2002, em plena época Boloniana, e de ter então ter tomado conhecimento da existência de tal federação. Claro que na altura tal feito foi menosprezado pelos rivais, tal como eu menosprezei as classificações portistas da época passada.
Na minha opinião o trabalho e resultados apresentados por esta federação são muito subjectivos e não podem ser encarados como provas irrefutáveis do valor de equipas, selecções, jogadores e campeonatos. E basta referir que para estes senhores o campeonato argentino é o 4º melhor do mundo, á frente do italiano! E que o 2º melhor campeonato a nível mundial é o francês!?!?
Posto isto, venho aqui anunciar a posição que cada clube português ocupa na lista oficial do mês de Março de 2005. Aqui vai:

22. Sport Lisboa e Benfica Portugal 190,0
29.Sporting Clube de Portugal Portugal 179,5
47.FC do Porto Portugal 162,5
Surpresos? Pois! Mas é o que os homens da IFFHS decretaram. E sobretudo para os portistas que na epoca passada me mostravam a tabela, não deixa de ser uma grande ironia :)
Só por curiosidade, e especialmente para os anti-sporting do blog: o Newcastle, a tal equipa do 11º lugar da Premier League, é a líder da tabela!... E esta hein?
PS:
Eu pensava que os índios de uma qualquer selva colombiana que defrontaram o Porto eram uma das equipas mais ridiculas que alguma vez tinha visto... mas vejam só em que lugar se encontram:

38.CD Once Caldas Colombia 169,0
Porto, Porto... andas mesmo pelas ruas da amargura :)
PS2:
Tenho a certeza que a maioria pensou que era piada de 1 de Abril não? Era uma boa piada não era? Pois, mas não, é verdade mesmo... a única piada era se o Porto jogasse hoje e o estádio estivesse cheio... essa é que era hilariante :) No entanto, e segundo me consta, são para cima de 30 mil os crentes que lá vão há 3 meses e meio ver a sua equipa ser constantemente humilhada... e ainda dizem que a esperança é verde...
Agora numa toada mais diplomática. Eu sou totalmente contra a IFFHS e os seus rankings de treta. Os critérios (quais?...) são irrealistas e tentam comparar coisas que não têm comparação. Comparar equipas que jogam em competições africanas ou centro americanas com equipas que jogam nas ligas europeias é um insulto a qualquer fã do futebol... isto é apenas uma tentativa de americanizar o futebol, de criar estatisticas para tudo como aqueles cabeças de vento da terra do Tio Sam tanto apreciam. Pois para mim o único futebol que interessa é o jogado com os pés e cabeça! Soccer... qué isso???

Aqui fica uma tirada do site da IFFHS

The World Club Ranking is a precise classification showing the real level of the clubs free of any subjective influence. It is the result of a profound analysis that allows us to fairly report the level of international performance for each country.
Em bom inglês... Bull Shit!
Cá fica o site: http://www.iffhs.de/

12 comentários:

El Pirata disse...

Segundo o mesma IFFHS, o Newcastle foi a melhor equipa mundial dos meses de Fevereiro e Março!

Pois é, na próxima quinta feira o Sporting vai ter um belo osso de roer... nada que eu já não soubesse... mas para os outros 8 mlihões de portugueses distraidos esta evidência poderá ser um choque :)

PS:

Para os interessados, a minha opinião sobre Baia já se encontra publicada no referido post do Mitico.

El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jamiroo disse...

hehehe

eu que até sou benfiquista, sempre que vejo esse ranking (nomeadamente agora) fico incrédulo...

El Pirata disse...

Como são diferentes as leis dentro da União Europeia...

Tomei conhecimento hoje que Atouba, o camaronês que actua na Premier League, mais precisamente no Manchester City, foi suspenso por 3 jogos 3, por ter agredido à cotovelada um adversário.


Por cá, no País das Maravilhas, o street fighter McCarthy, só há 15ª cotovelada é que vê o castigo atingir os 3 jogos de suspensão.

Não há dúvida que somos um País de brandos costumes...

El Pirata disse...

Uma questão assola a minha mente e certamente a mente de todos os que seguem a liga portuguesa...

"Mas como é que é possível o Sporting não liderar, com grande avanço, a Superliga??"


Pois... essa questão deixa-me sem palavras, e no meu caso até é dificil ficar sem palavras :)

Deixo o meu comentário para o post de segunda feira, mas foi evidente na goleada ao Boavista que este Sporting, não o que se passeia por vezes na Superliga, mas este Sporting que na primeira meia hora desfaz o Boavista, é uma grande equipa. Mas uma grande equipa na verdadeira acepção da palavra. Como gostaria de dizer Trapattoni do seu Benfica...

belissima, belissima!


Uma palavra para os 3 veteranos do Sporting: Pedro Barbosa, Sa Pinto e Rui Jorge. Juntos já levam mais de 20 epocas no clube, são os gardiões da mistica, da dignificação da camisola, da alma leonina. E se de facto sentem o clube compreenderão que para ficarem mais uma epoca no clube têm de reduzir os salarios.

Mas são necessários, porque não só de jovens de valor vive um plantel. São precisos lideres, e estes 3 são um exemplo para a miudagem brilhante que nascem como cogumelos em Alvalade.

Mitico disse...

Boas noites a todos...ainda nao vi o roubo no bessa mas já me contaram e foram benfiquistas por isso ainda nao vou dar a minha opiniao...

Gostava de vos relembrar uma coisa...o Senhor Capristano (lembram-se dele???) foi ouvido esta semana no ambito do processo "apito dourado"...porque nao veio isso nos telejornais? porque nao veio em primeira pagina dos jornais desportivos?desta vez nao é FC PORTO logo nao pode existir a teoria de nao vender...Qual é desculpa desta vez?

El Pirata disse...

Mitico, nunca confies nas palavras dos benfiquistas :)

Agora se eles te disseram isso, é bom sinal... é prova que ficaram preocupados, e têm reais motivos para isso!

Roubo? Ah, se calhar queriam que Pedro Barbosa, num lance em que não toca no adversáro, visse o segundo amarelo. E mesmo que tocasse, era a primeira falta que tinha feito desde o primeiro amarelo, e cometida no meio campo!

Ou então queriam penalti num lance entre Ze Manel e Rogerio, em que o pequenito do Bessa salta o mais que pode e a bola passa-lhe por cima da nuca... que culpa tem o Rogerio disso?? E nem vi o Ze Manel a queixar-se...


Como se pode ser tão faccioso quando se assiste a um jogo que termina com 0-4, e em que Liedson desperdiça uma clarissima situação de golo e Sa Pinto, só à sua conta, desperdiça QUATRO (4) ocasiões de golo flagrantes, e mesmo assim se considera que se assistiu a um roubo!

O unico roubo é o Sporting não liderar a Superliga... e os benfiquistas saberão o porquê disso não acontecer certamente... a ver vamos se o arbitro que vai hoje à Luz tem os cojones no sitio para não se deixar influenciar por uma multidão que vai estar muito nervosa seguramente...

Picareto disse...

Já dizia rima....

O Porto desta vez
venceu e até convenceu
é campeão Português
e campeão europeu

...!

FORÇA PORTO! COM A TUA JOVEM EKIPA SERÀS TRI-CAMPEAO NACIONAL! EU ACREDITO!

Mitico disse...

Ola amigos...

Após um fim de semana sem net I'M BACK!!! Antonio Ramos este tal IFFHS nao é a tal empresa de estatistica que colocou o scp como melhor clube do mundo duas vezes? lembro-me perfeitamente de ver em capa do jornal OJOGO isso mesmo e nessa altura ninguem criticava isso...tal como tu dizes..."OH SUPREMA IRONIA..."!! :)

ps: ate estou curioso para ver o teu post e o que vais dizer sobre o FCP e o slb-maritimo

El Pirata disse...

É melhor nem falarmos de mística ou então temos de nos recordar que os dois treinadores que deram alguma notoriedade internacional ao FCP de portuenses e portistas não têm nem o dedo mindinho:

Artur Jorge foi um brilhante avançado com as cores do Benfica e o Ze Mourinho só tem no coração as cores do seu V.Setubal e de mais nenhum. E, por muito que possa parecer estranho, está mais mortinho em regressar ao benfica do que ao fcp... porque será :)

Quanto a jogadores nem vale a pena falar, desde o sulista Paulo Futre, das escolas de Alvalade, passando pelos grandes sportinguistas Nuno Valente (criado em Alvalade), Maniche e Costinha, sportinguistas de roer as unhas até à ponta do sabugo... é fácil concluir que alguns telhados de vidro vão partir :)



PS:
E para acabar...

Eu falei do ranking porque o ano passado enjoei de o ver...

Mil vezes ver um jogo italiano que ver o PSG-Marselha... mas gostos não se discutem.

O Jorge Coroado, no meio daquela pandilha de ex ladroes de gado e arbitragens que é o tribunal de OJOGO, é o único a merecer algum crédito.

E para acabar... eu gosto de chocolate :)


PS:

devido a problemas na net não me foi possivel publicar o post da jornada... mas segue dentro de momentos... espero que o Mitico não se importe da minha intromissão na terça feira ;)

El Pirata disse...

Mas Ivo, assim vieste dar-me razão:

Se o Aloisio, que está nas Antas há 14 anos, mas não é produto das escolas fcp, tem mistica para dar e vender, porque razão Pedro Barbosa (10 epocas em Alvalade), Sa Pinto (8 epocas em Alvalade) e Rui Jorge (7 epocas em Alvalade) não a possuem igualmente?


Alias, tirando o Rui Jorge, os outros 2 foram despachados pelos brilhantes treinadores das camadas jovens do fcp... é só competência por aqueles lados, tá à vista :)

O Pedro Barbosa e o Sá Pinto não beberam certamente da mistica portista nos poucos anos de camadas jovens que frequentaram, tanto mais que ambos jogaram ainda como juniores no Freamunde e Salgueiros, respectivamente. O facto de vestir a camisola nos escalões jovens de 15 anos não faz de ninguém um transportador de mistica, pelo menos na minha humilde maneira de pensar:)