Redes Social

segunda-feira, 25 de abril de 2005

Uma epoca em 360 minutos

A quatro jornadas do fim da prova, a cerca de 360 minutos do final da época futebolística mais atípica que alguma vez ocorreu em Portugal, tudo é possível. Quero começar por realçar um feito, alcançado pelo Gil Vicente: finalmente alguém consegue vencer em Vila do Conde, e com esta vitoria Ulisses Morais consegue praticamente a manutenção para o Gil. O facto da jornada é também algo inédito: quando faltam ainda 4 jogos por disputar, já são conhecidos os despromovidos: Moreirense, Estoril e Beira-Mar. Não me recordo ver decidido tão prematuramente uma das questões que são a alegria da ultima jornada, muitas das vezes dos últimos minutos de cada campeonato. E é uma pena realmente. E mais estranho ainda é o facto de se saber já quem são os clubes que estarão na Superliga na temporada 2005/06: Paços de Ferreira, Estrela Amadora e Naval 1º Maio. Para os fanáticos adeptos dos 3 grandes isto pode não ter grande interesse, mas confesso que tenho pena de não poder reviver as tardes de domingo, de relato na TSF, a ouvir tudo que se passava em 10 campos de futebol simultaneamente. Uma experiência que espero reviver dentro de um ano, já que é algo que, para quem realmente gosta de futebol, única!

Avancemos agora para o comentário aos jogos de Sporting, Porto e Benfica, por esta ordem.

O Sporting, com o empate frente à Académica, e apesar de depender única e exclusivamente dele próprio, encontra-se entre a espada e a parede. E, para quem leu o 1º livro do Mourinho, sabe bem do que estou a falar! Senão vejamos o que José Mourinho escreveu sobre a ida à final da Taça Uefa: A aposta na Taça Uefa só foi possível devido ao facto de termos uma vantagem considerável no campeonato, caso contrário a aposta no campeonato seria a primeira prioridade. Se não foram estas palavras foram muito parecidas.

O Sporting neste momento, na minha opinião, deveria apostar a 100% na Taça Uefa. Não quer dizer que deveria perder propositadamente a Superliga, mas, como se viu perante a Académica, os adversário estão motivadissimos, ao contrário de certos Setubeis que oferecem vitorias lá prós lados das Antas...

O Sporting tem de viver com a realidade, e esta é muito simples: tem mais 3 candidatos a lutar pelo titulo, todos eles com jogos mais acessíveis, e como se viu este fim de semana,. Ainda lhe falta a ajuda dos MIB...

Quero recordar a todos os portistas o que escreveram os famosos árbitros do pasquim OJOGO: ficou um pénalti a favor do Sporting por assinalar sobre Liedson aos 10 minutos e Polga viu e bem o cartão amarelo e não o vermelho. Está lá escrito, na vossa bíblia. Como tal, mais uma vez o Sporting foi prejudicado! Nada que eu não esteja à espera, tem sido assim a época toda. Por isso a minha convicção quanto à Taça Uefa, trofeu que teria mais significado, para mim, que a Superliga.

Mas é pena, já que é evidente a SUPERIORIDADE leonina perante todo e qualquer adversário nesta Superliga. Nunca como este ano vou lamentar a perda do campeonato...


Quanto ao jogo do Porto. Foi um prazer ver aquele golaço do Quaresma. Sobretudo porque vi os portistas que assistiam ao jogo comigo a exaltarem o cigano, quando passaram o jogo todo a insulta-lo! E como eles certamente a maioria dos portistas... será que ainda não perceberam que Quaresma é o mais mágico jogador do vosso plantel e o que consegue realmente resolver um jogo? Precisa de ser mais acarinhado e reconhecido, e sobretudo precisa de ter a confiança do treinador nele, tal como Boloni lhe transmitia. Ele, ao contrário da outra mercadoria, não tem selo Made in Brasil, ele é obra de arte Made in Alvalade. É usa-lo e não estraga-lo meus amigos. Os portistas que eu conheço parecem aqueles tipos que estão habituados a comer em “pocilgas” e dão-lhes a provar caviar: o sabor é estranho mas é o sabor da qualidade! Tratem de desfrutar a qualidade do cigano e deixem de assobiar o artista.

Quanto ao Diego, aquele que tem o cabelinho à beto de cascais, está na hora de ele aprender a deixar-se de simulações, afinal o simulador é o Liedson ou não?!... E os parabéns ao Beira-Mar que poderia igualmente ter ganho o jogo, faltou-lhe apenas frieza frente a Baia...


Deixo para o fim o escândalo da jornada: o Benfica nem mais! E isto só por si merecia um post.

Que dizer quando uma SAD adversária, á custa de receber 120 mil contos de receita, hipoteca a receita do ano seguinte... Sim, porque que interessa ganhar 120 mil contos quando se vai parar á Segunda Liga?? Não será a melhor receita jogar na Superliga?? Pelos vistos não, e foi interessante ver o António Figueiredo nervoso, quando o seu Estoril até estava a ganhar!...

Que dizer de um jogador, Rui Duarte, que há meses se diz que vai para o Benfica, forçar, com duas entradas estúpidas, a expulsão, aos 25 minutos?

Que dizer de um jogador, Pinheiro, que falha um contra-ataque infantilmente e que provoca o arbitro com faltas desnecessárias, quando já tinha um amarelo?

Que dizer de um jogador, João Paulo, que entra em campo e é expulso por palavras?

Que dizer do facto de somente 5/6 jogadores do Estoril, incluindo o GR Jorge Baptista, terem lutado até à exaustão pela manutenção da vitória?

Que dizer de um treinador, Litos, que tudo fez para manter a equipa coesa e viu-se forçado a efectuar substituições apenas pelo facto dos jogadores que foram substituídos estarem a forçar a sua expulsão?

Tudo isto indica marosca e da grande. Não tenho duvidas que a SAD estorilista desceu ao intervalo aos balneários. E não foi para vibrar com a equipa! Inacreditável como certos jogadores estorilistas fizeram faltas e perderam bolas infantilmente. Se isto não era fabricado não sei o que seria.

E para compor o ramalhete, nada como um arbitro a ajudar à festa: Hélio Santos, que assinalou falta todas as quedas junto à área e expulsou Rui Duarte à 2ª falta! Não está em causa a gravidade da falta, que até merecia um amarelo, mas sendo este o segundo e estando decorridos apenas 25 minutos de jogo, haveria necessidade? Tanto mais que minutos depois perdoou um claríssimo amarelo a um outro estorilista que fez falta mais que merecedora de amarelo! Onde está a coerência?

PS:
Já agora queria saber o que pensam do facto de Nuno Gomes ter dado uma cotovelada ao defesa estorilista, no lance em que Luisão aproveita para fazer o empate.

13 comentários:

Ramos disse...

A jornada deste fim de semana está a correr lindamente.

O benfica lá consegui ganhar o seu jogo, com a ajuda da SAD do Estoril (a cara do dirigente da sad do estoril - figueiredo - é muito suspenta) e de uma arbitragem muito escandalosa (gostaria de saber a opinião de ANA DIAS acerca daquilo que se passou no estadio do algarve).

O sporting empatou o jogo por mero azar ou por culpa de um jogador chamado PINILLA. Esse jogador falhou 3 golos feitos. Na primeira parte, Anderson Polga, deveria ter sido expulso, uma vez que, o jogador da académica, ficava isolado....

O Porto ganhou e ganhou bem, mesmo com 2 penalty a ficaram por marcar contra o beira mar....


P.S. - Antonio Ramos acho que deves assistir aos jogos de futebol a fazer o pino! Assim serás capaz de ver em todas as direcções....

P.S. - Menina Ana Dias, para o próximo jantar do blog, não tenha medo de comparecer e expor as suas ideias, para que se possa construir um blog liberal...Não tenha medo.

Picareto disse...

Oh António Ramos tu viste o mesmo lançe que eu no lançe do Diego...até os vermelhuscos da Sport TV a custo lá disseram ke afinal até era penalty...! Ajuda dos MIB?? Para os lados do dragão isso ainda não chegou...e pelo que se sabe o FCP so compra arbitros quando tem jogos fáceis em casa e com o campeonato garantido, o que não é o caso.
Quanto ao benfica...nem comento...é demasiado escandaloso para ser verdade...! Nuno Gomes agride um adversário no primeiro golo do benfica, Ricardo Rocha agarra, empurra, faz uma gravata mm nas barbas do arbitro e nada assinalado. É o que vos digo...eles não vao estragar a festa que tanto dinheiro custou à liga...! Uma pergunta...o que fazia Cunha Leal no estádio do Algarve...?? Parece-me que foi de arrasto com a "onda vermelha"

El Pirata disse...

Rui Ramos,

O que eu vi este fim de semana foi muito claro:

- vi um benfica que não mereckia ganhar o seu jogo

- vi um porto que, tal como o beira-mar, lutou pela vitoria até ao fim... e o resultado mais justo seria a divisão de pontos, uma vez que não é possivel atribuir a vitoria aos dois

- vi um sporting jogar pouco para quem tinha a obrigação de vencer, mas mesma assim a criar oportunidades suficientes para ganhar um jogo que a Academica transformou num campo de anti fair-play, tamanho o numero de simulações de lesões e o facto de apenas terem efectuado um remate em cada parte do jogo!

- vi, eu vi, que Polga deveria ter sido expulso! Não sou cego, mas os arbitros do painel de OJOGO que tu tanto admiras dizem que Polga não deveria ter visto o vermelho! Se quiseres eu levo o jornal para veres. Mas também vi um penalti sobre o Liedson aos 10 minutos de jogo, que seria suficiente para acabar com a estrategia ultra defensiva de Nelo Vingada.

Como podes ver Rui, eu não preciso fazer o pino para ver os jogos:

se houvesse justiça este fim de semana o porto tanto somava 3 pontos, como apenas um ou nenhum, o Sporting somava os três pontos e o Benfica, no maximo dos maximos, um ponto!


Agora chamem-me de fundamentalista!...

El Pirata disse...

Quero partilhar convosco o meu momento zen do dia.

Estava eu tranquilo e sossegado a ler o meu pasquim preferido quando chego à pagina 48 e dou de caras com a seguinte noticia:

Martins dos Santos agredido por causa do filho


Logicamente que a noticia despertou a minha curiosidade. Aqui fica um resumo do que se passou: ao que parece, o ex-arbitro foi agredido no jogo Agueda-Gafanha a contar para a 3ª Divisão Serie C, arbitrado nada menos do que por Daniel Santos.


Ao ler o apelido Santos senti dentro de mim uma terrivel sensação de impotência e de medo, muito medo... seria este Daniel Santos o filho do martins dos Santos? Oh meu Deus, o velho defensor do SISTEMA acaba de se reformar mas vem aí o filho dele?

Acreditem que por momentos pensei que me ia dar qualquer cosinha má! Li a noticia até ao fim e os meus receios concretizaram-se: Daniel Santos é arbitro e ontem teve a distinta lata de prejudicar até ao tutano o Agueda, a ponto de ter reiniciado a 2ª parte ainda com o GR do Agueda no balneario... e isto aguentou-se durante quase um minuto, meus senhores!!!

Para completar a obra assinalou mal um penalti contra o Agueda, expulsou um jogador do Agueda e conseguiu ainda inventar um livre aos 95 minutos que viria a dar o empate ao Gafanha!

Caso para dizer: Filho de Peixe ladrão... nadar, perdão, roubar sabe!

Será escusado dizer que Daniel Santos necessitou de protecção policial para abandonar o estadio.

Para terminar referir ainda que o pai babado, insurgindo-se contra os insultos que vinham da bancada, envolveu-se em confrontos fisicos com os adeptos! Só tenho pena das que não lhe acertaram...

Anónimo disse...

qualquer dia se calhar veremos o Rui Duarte a jogar na Liga dos Campeões...
sinceramente não me preocupa o facto de o Benfica ter ganho este jogo como ganhou. a jogar como jogaram nos últimos tempos, acho que não terão grandes hipóteses nos jogos com o Belenenses, Sporting, e Boavista...
e o campeonato pode mesmo ir para Braga e não me surpreenderia se Benfica e Sporting ficassem atrás do FcPorto...

El Pirata disse...

Um assunto que não foi ainda aqui abordado diz respeito aos disturbios no tunel do estadio algarvio, no final do jogo Estoril vs Benfica.


Ao que tudo indica ouve confusão entre tecnicos e jogadores e para cumulo, a TVI, com as câmaras a poucos metros de distância, a preparar o flash interview com alguns jogadores e os tecnicos, afirma que algo se passa, alguma confusão, mas que não consegue transmitir a situação!

Para concluir um escândalo nada como outro escândalo! Se fosse qualquer outra equipa não duvido que as imagens surgiriam. Assim fica tudo em banho maria, como se nada tivesse ocorrido.


Será que haverão relatorios dos incidentes? Será que vão haver jogadores suspensos? Quem acreditar ainda no Pai Natal que levante a mão...


A minha indignação é ainda maior por saber que Sa Pinto e Rui Jorge foram severamente punidos, um por não fazer nada e o outro por reagir a uma agressão! E ambos fizeram falta no jogo de sabado...

El Pirata disse...

Como vês Rui Ramos, eu é que tinha toda a razão:

O Porto é ainda grande candidato ao titulo. E com um calendário acessivel, só não vence os seus 4 jogos por azelhice...


Com a derrota de hoje do Sp. Braga, o grande prejudicado da jornada foi claramente o Sporting, que se vê obrigado a ganhar todas as 7 finais que lhe restam até final da epoca... só resta acreditar e não esquecer que a esperança é verde

El Pirata disse...

Meu caro gondo, meu caro amigo, mas queres ver que tu és um dos (raros, rarissimos) portistas que não lê aquele amontoado de papel usado pelas peixeiras para embrulhar o peixe e que dá pelo nome de OJOGO?


Como ja aqui referi todos os arbitros que lá escrevem consideram penalti o lance.

Mas eu nem precisava da opinião deles. O jogador academista agarra Liedson fora da area mas não o derruba. Liedson mantem-se em pé e mantem-se a ser agarrado! E isso é a grande diferença entre ser agarrado e cair na area.

Se ele fosse agarrado, largado e caisse na area era falta fora. Sendo ele agarrado e apenas largado quando já se encontra em queda e completamente dentro da area, só pode ser penalti.

Alias espanta-me ler isto porque foste a primeira pessoa a pôr em causa o penalti! E ja debati o jogo com muita gente, portistas sobretudo :)

Agora, se me dizes que o Polga deveria ser expulso, aí concordo contigo. No entanto no tal jornal vem escrito que não senhor, o Polga viu o amarelo muito bem! Como podes tu ver e todos os outros, eu não sou assim tão ceguinho :)

Quanto ao Diego, cabe-me a mim como não portista, observar os vossos simuladores, já que vocês têm grande prazer em observar os nossos. E Diego tem sido dos melhores a cair neste campeonato. Não ponho as mãos no fogo em como não foi penalti, mas também não as ponho a defender o penalti! Pelo que vi Diego tenta tirar partido da saida do GR, tanto mais que se observarem a bola ficou em completo controlo do defesa. Diego não tinha como chegar à bola, por isso nada melhor que forçar o contacto. Peço desculpa por ter interpretado assim mas é a minha visão.


PS:

Quanto á agressão do Polga nem vou comentar. Vou comentar isso sim o facto do arbitro ter dado 4 minutos de descontos, descontos esses perdidos em fitas dos adversarios com a complacência do arbitro e, para cumulo, o lance com o Polga ocorreu aos 4 minutos e meio de descontos! Para quê mais tempo? Só porque a bola estava na posse da Académica? Isto anda bonito anda...

El Pirata disse...

Tinha apontado num daqueles post it amarelos uma lembrança para debater aqui no blog. Apesar do papel ter andado perdido dei com ele e aqui fica o meu comentário a um assunto que merece reflexão.

1ª parte:

Não sei se viram, como eu vi, logo após o fim do jogo do Benfica no Algarve, o inicio do TVI Jornal. Pois bem, o apresentador passa a emissão em directo para o exterior do estadio para que o reporter de serviço tentasse falar com alguns adeptos.


Como seria de esperar nestas situações, mal a cameraman liga a câmara, é a loucura, é toda a gente a gritar e o entrevistado a ser empurrado sem conseguir dizer o que lhe vai na alma e o entrevistador a segurar o microfone com cara de parvo.


Até aqui tudo normal. O que, infelizmente, também é normal é ouvir-se em voz de fundo, por detrás das câmaras uma voz (ou vozes) a gritar:

Pinto da Costa filho da p*ta!
Pinto da Costa filho da p*ta!

Pergunto eu: mas que tem a ver o cu com as calças? Que faz o nome do presidente do Porto em pleno Algarve quando supostamente jogou o Benfica e esse mesmo Benfica tinha ganho e aumentado a diferença que o separa do 2º classificado. Que interesse move este tipo de adeptos?

2ª parte

Vamos agora até Aveiro, duas horas depois, e assistir ao golo (magnifico) de Quaresma. Exaltação das bancadas onde se encontram os adeptos portistas. Entoam-se cânticos e começa-se a ouvir:

SLB SLB SLB filhos da p*ta SLB
SLB SLB SLB filhos da p*ta SLB


Pergunto eu novamente: qual o interesse de mencionar o nome de um clube que se encontrava a 500 Km de distância? Será que gritar viva o porto, viva quaresma, viva nós, era simplesmente pouco?


Com este tipo de mentalidades e de mesquinhez não vamos longe não. Eu sou sportinguista com todo o prazer, vibro igualmente com os desaires dos meus adversários pelo simples facto de serem meus adversários mas não destilo ódio ao ponto de nem ter tempo para festejar as minhas vitorias só porque estou ocupado a insultar os derrotados.

Pior que sair derrotado é não ser digno na hora da vitória.

Não me recordo quem nos deixou este pensamento (deve ser da Antiga Grecia ou algo parecido) mas são sem duvida palavras sabias.

E um bom tema para debate.

El Pirata disse...

Meu amigo Helder, eu não acredito, tal como tu também não acreditarás, que no caso do FCP chegar à ultima jornada, em casa, frente à Académica, com a possibilidade de ser campeão, não consiga derrotar os "estudantes".


Convém recordar que o Porto tem, até final de campeonato, apenas um jogo por semana e aquando do jogo da ultima jornada já a Academica estará de malas feitas para as merecidas ferias, sem qualquer objectivo concreto para lutar. Já o FCP, tendo a hipotese de ser campeão no seu estadio, fará do jogo uma final da Liga dos Campeões e só por azelhice, como ja referi, não vencerá!


Já o Sporting jogou com a mente no jogo das meias finais da taça uefa e os coimbrões vieram com a intenção de conseguir o pontinho que quase os safa de descer... como é facil de perceber a Academica de sabado passado nao será a Académica da 34ª jornada...

Alias, mesmo a ida a Vila do Conde tornou-se para o FCP mais facilitada, pelo facto dos vilacondenses terem perdido a invencibilidade caseira. Não estando na luta por um lugar europeu e estando a salvo da descida, que motivação sobra para os jogadores do Rio Ave?...


Insisto em algo que me parece obvio: para o porto ser campeão basta-lhe ganhar os seus 4 jogos. Será capaz disso é a pergunta que os portistas têm de fazer a si proprios... antes mesmo de apontar o dedo acusador aos adversários!


PS:

Menina Dias o proximo jantar, a meu expresso pedido :) será na quarta feira dia 4 de Maio. E pode comparecer sem receios já que para a meia duzia de portistas que se esperam nós os dois chegamos e sobramos :)

Ramos disse...

É de uma mulher como a Ana Dias que o blog precisa...É assim mesmo....

Acerca das provocações infantis, não vou ligar, pois uma pessoa que afirma - "uma vitória sofrida do Benfica e uma explosão vermelha que mostra a dimensão imparável do glorioso" diz tudo. Acho que a ANA DIAS assistiu ao jogo pela TVI - Está tudo dito....

El Pirata disse...

Quanto ao suposto penalti cometido sobre o Diego, podemos pensar que se tratou de um penalti escandaloso que ficou por marcar, como podemos dizer que foi uma tentativa forçada de resolver um jogo complicado.

Na minha opinião Diego força o contacto mas caso tivesse sido assinalado não viria daí mal ao mundo, já vi piores serem marcados.

O que muitas das vezes conta é o timing para a queda, forçada ou não. Quero com isto dizer que seria, para mim, mais facil de aceitar aquele penalti se o Porto já estivesse em vantagem do que, como era o caso, o resultado se encontrar a zero. Decidir o jogo através de um lance duvidoso é que me custa mais a aceitar.


PS:

Ontem decorreu a vergonhosa conclusão de um acto ridiculo. Refiro-me naturalmente à entrega do dragão de ouro para o melhor treinador da epoca 2004 ao tecnico de basket Luis Magalhães!

Para quem tanto fala em ditadura cá fica um belo exemplo de democracia! Já que o outro desertou vamos negar-lhe o premio e apagar do feito historico o nome desse ingrato...

Já estou como o outro... não sei se rio , não sei se choro...

El Pirata disse...

Compreendo melhor e aceito com mais naturalidade a decisão do Penafiel, que já foi usada por muitas equipas em anos anteriores. Afinal de contas a equipa já tem a manutenção garantida e não luta pelo acesso ás competições europeias. Se eu fosse presidente do Penafiel não hesitaria jogar em Braga ou Guimarães, com a hipotese clara de conseguir uma receita tripla do que aquela prevista para o jogo em Penafiel. E, não tendo certeza quanto a distâncias, creio que de Penafiel a Braga ou Guimarães vão pouco mais de 50 km...


PS:

E neste caso os jogadores do penafiel não irão forçar expulsões nem jogarem para trás certamente... o Oliveira de lampião não tem nada! O Benfica vai sofrer, seja em Penafiel ou noutro sitio! E ainda vai contribuir monetariamente para a saude penafidelense (eheheh)