Redes Social

sexta-feira, 15 de abril de 2005

Quanto vale um adepto do futebol?

Quanto vale um adepto de futebol?

Ia começar o tema do meu dia de hoje pelo jogo de ontem dos quartos de final da taça Uefa. Mas, antes de ir a esse campo, dei por mim a pensar que ontem, o estádio de Alvalade não encheu! Estariam cerca de 40000 espectadores nas bancadas para um estádio com capacidade para 50000!

Pus-me a pensar porque seria? Não vou falar de fervor clubistico pois acredito que todos os sportinguistas queriam ver este jogo ao vivo (acho que têm adeptos que cheguem para encher o estádio!!!) pois para além de dar a possibilidade do clube chegar a uma meia final ao fim de 14 anos, as hipóteses de sucesso, infelizmente para mim, eram bastantes altas, por isso, e sem saber, atribui essa razão ao preço dos bilhetes.

Ao atribuir essa razão ao preço dos bilhetes, pus-me a pensar quanto vale um adepto de futebol. Como o caso que eu conheço melhor é do FCP resolvi fazer aqui umas contas. Assim, se considerarmos que o FCP tem +/- de 100000 sócios, e não vou excluir daqui quem tem cotas em atraso e considerando a cota mais cara (9 euros) vejamos:

9 x 12 = 108 euros

108 x 100000 = 10800000 – considerando que estas são cotas do clube e não da SAD vou retirar 800000 para as amadoras (não sei se são mais ou não, mas vamos a ver)

O estádio do Dragão tem cerca de 32000 lugares anuais vendidos e como os preços diferem (e os locais mais caros são em maior número) digamos que cada um paga para os jogos todos (europeias incluídas) cerca de 150 euros.

Assim:

150 x 32000 = 4800000 euros

Somando temos 14800000 euros., ou seja cerca de 14800000 / 100000 = 148 euros por sócio.

Acrescentemos aqui proveniente de merchandising entre outras receitas como camarotes, etc. cerca de mais 10000000.

Ou seja ficamos com 24800000 milhões de euros, isto é cerca de 5 milhões de contos em moeda antiga.

O FCP tem um orçamento de cerca de 12 milhões de contos para este ano, o que quer dizer que os sócios valem cerca de 41% das receitas do clube.

Se valemos cerca de 41% das receitas de um clube, e com os custos a aumentar e com as sad a acumular prejuízos, o que é que valemos para os dirigentes? Qual o valor que eles nos atribuem? Qual a influência que poderemos ter?

Veja-se o caso do Manchester United cujas receitas assentam sobre a massa adepta que possuem, o certo é que quando o americano chegar ao valor que os dirigentes querem pelas acções, o clube passará a ser privado por muito que os adeptos se manifestem.

Penso que já entro no campo da fantasia quando digo que os adeptos representam cerca de 40% do dinheiro gerado para o clube, é certo que o clube só consegue outras receitas pelo número de adeptos ou então por performances espectaculares em competições com $$$$ a distribuir.

Como é que nós adeptos, seres irracionais, que queremos é o jogador com mais nome para o nosso clube mesmo que custe milhões, que queremos é que o clube ganhe a qualquer preço, vamos depois exigir os nossos direitos a clubes que pouco a pouco deixam de nos pertencer para se tornarem em sociedades comandadas pelo dinheiro e não pelo amor ao clube.

Mas como diz o povão, o que importante é a performancezão (rima à Estebes).

E ao falar de performance passo para o jogo de ontem da taça uefa, em que, como todos já sabem, eu torcia pelo NUFC. Por isso estou com uma grande cabeça (mas ainda entro nas portas) pois o clube que eu queria que passasse fica em terra. Já que deixei isto bem claro, volto ao jogo.

Em relação ao jogo tenho de dar os parabéns ao SCP por ter acreditado sempre que poderia virar a eliminatória mesmo depois de ter sofrido o golo. Dito isto, também afirmo que o resultado ontem, foi melhor que a exibição produzida pois depois do primeiro minuto e até ao 42º o SCP estava eliminado, foi num lance com alguma sorte (que o SCP procurou) que o mesmo reentrou na eliminatória. Caso o futebol do kick and rush tivesse resultado entre esse período, penso que com maior eficácia io jogo teria acabado com um resultado dilatado para o NUFC. Com verdade, Dyer, pra gáudio dos sportinguistas este em noite não e acabou mesmo com o rush do NUFC ao sair lesionado. Só depois deste veloz jogador ter saído é que o SCP consegue partir com maior acutilância para cima do adversário e virar o jogo a seu favor. Parabéns por esse mérito.

Chegamos às meias finais da competição com uma equipa russa, uma equipa italiana e uma equipa holandesa (penso eu). É a ocasião para o SCP conseguir chegar a 2ª final da sua história (se estiver enganado peço desculpas e correcção) caso continue a ter o coração que teve ontem. Caso contrário, os adeptos do Sporting habituados a eliminações precoces das competições europeias, já terão algo para abrir as garrafas de champanhe guardadas frigorifico.


AS COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Meias finais:

Inglaterra – 2
Itália - 2
Holanda – 2
Rússia – 1
Portugal – 1

Vemos o ressurgimento, em grande do futebol inglês, e a confirmação do italiano, o desaparecimento do campeonato espanhol, a aletoriedade da Holanda e da rússia e uma equipa de Portugal novamente nas meias finais de uma coompetição europeia.

Nos últimos três anos tivemos três equipas em meias finais europeias. Três anos de meias finais são 12 jogos (a duas mãos) em que colocamos equipas nossas lá. Será que isto é fruto da aleatoriedade ou de um trabalho de mentalização iniciado com Mourinho. Penso que só o tempo o dirá, mas talvez seja altura de todos os clubes começarem a reconhecer que quem tem mérito de vencer na Europa (e eu digo vencer e não alcançar para isolar bem o clube de que estou a falar) também tem mério de vencer no próprio paios mesmo que isso custe a alguns.

Como já me alonguei, acabo por aqui. Para a semana, começarei a preparar a campanha que todos os sócios Portistas devem começar a fazer para homenagear o melhor presidente de todos os tempos que já existiu em Portugal e para começar a preparar a sua saída em grande e não a sua saída pela porta pequena como estou a ver que irá acontecer caso o clube continue a seguir o mesmo rumo que leva agora.

Bom fim de semana, boa jornada, cheia de casos com vitória do FCP e derrotas do SLB, SCP, BFC, SCB.

11 comentários:

El Pirata disse...

Acredito que em clubes menores, o peso dos associados cheguem aos 40% das receitas, mas em clubes como o fcp, em que o orçamento era de 12 milhões de contos (algo nunca visto em Portugal), o peso dos socios pagantes não alcançaria, porventura, nem metade desse valor. Este orçamento do fcp foi baseado nas receitas extraordinárias da liga dos campeões e das vendas ao mafioso russo. Para a próxima epoca o orçamento portista será sem qualquer duvida bem inferior (e isto a bem da sua saude financeira...) e aí sim, a cota parte dos adeptos poderá rondar os 40% das receitas.

Quanto ao jogo de ontem tenho de reconhecer que Kieron Dyer é, como ja sabia, um excelente executante, ao nivel dos melhores do mundo. Quem não deveria saber bem o que ele valia seria certamente Polga, que andou sempre a facilitar-lhe a vida, como por exemlo no lance do golo.

Verdade seja dita que o Newcastle, se tem feito o segundo golo ainda antes do intervalo, teria arrumado a questão, mas vejamos as coisas por outro prisma:

- em primeiro lugar os ingleses, tal como fizeram em sua casa, marcaram na primeira real ocasião de golo que tiveram... nada mal para começar,

- em segundo lugar, e tal como em Newcastle, o golo deles nasce de um enorme erro defensivo bem aproveitado, mas antes do mérito de Dyer e de Shearer, existe o enorme demerito de Polga (ontem) e de Beto (semana passada)

- em terceiro lugar ninguem pode jamais esquecer que a eliminatoria comecou com a não expulsão de Ameobi aos 5 minutos do 1º jogo. Provavelmente dessa forma o Sporting não teria perdido o jogo em Inglaterra e escusaria de deixar avenidas para contra-ataques mortiferos em Alvalade

- em quarto lugar, nenhum dos golos do Sporting é precedido de falta ou "assistência" do arbitro, tudo por merito proprio, ao contrario por exemplo do manUnited vs FCP da epoca passada em que foi anulado o 2-0 limpo a Paul Scholes (e o Ivo que tanto aprecia futebol ingles não estará esquecido desse lance de certeza...)


- em quinto lugar e para acabar quero recordar a ausencia de 3 dos melhores jogadores do Sporting: Liedson, Hugo Viana e Enakharire. Se Dyer saiu lesionado aos 60 minutos convem nao esquecer as limitações leoninas que nao foram assim tão poucas


Sou o primeiro a reconhecer que a eliminatoria esteve perdida, mas não seria pela derrota que retiraria uma palavrea do que aqui escrevi em relação aos jogadores leoninos que honraram a camisola que envergam.

Em qualquer competição, só uma equipa poderá sair vencedora. É ponto assente logo à partida. O que eu desejo do meu Sporting e dos jogadores que o representam é que honrem e dignifiquem a camisola e o simbolo do clube. Nada mais. Não sou louco para andar a exigir titulos. O que não implica que não os deseje e não exija ambição. E ontem, mesmo que saissem derrotados, teriam deixado todos os sportinguistas muito felizes. Andei muitos mas muitos anos a sofrer por uma equipa que nada ganhava e não seria agora, por soberba, que passaria a exigir tudo e mais alguma coisa. Só exijo sangue, suor e lagrimas :)

Picareto disse...

Porque será que esse golo anulado a Scholes ainda corre tanto na goela de benfiquistas e sportinguistas....será que é assim tao dificil de engolir o facto de o FCO ter sido o melhor em campo nos dois jogos e ter sido CAMPEÃO EUROPEU justamente?!? Como disse Almeida Santos a Pinto da Costa..."Portugal é um país de invejosos" FORÇA PRESIDENTE PINTO DA COSTA

El Pirata disse...

Oh Gil, não está em causa o titulo europeu do Porto, tanto mais que a final foi superiormente ganha!

O que se passa é que houve um erro, que foi a favor do Porto. Eu ainda hoje vos ouço a queixar sobre o Hugh Dallas e o famoso Bayern de Munique vs FCP, de Abril de 2000 se não me engano.


Ora, se errar é humano, então devem saber reconhecer os erros a vosso favor e não fazer referências constantes dos erros contra vós, nao é? E quando leio o que o Ivo escreveu sobre a arbitragem em Newcastle em que ele acredita piamente que o Newcastle é que foi o grande prejudicado... então que mais hei-de fazer? A referência ao manUnited foi para se perceber que, não basta fazer 2 grandes jogos (apesar do Porto em Manchester ter jogado muito encolhido...) também é necessário ter os erros arbitrais (caso existam) a nosso favor! Assim é mais facil chegar aos titulos, como espero que o Sporting consiga.

Mitico disse...

Antonio Ramos... o golo do Manchester United nasce dum canto mal assinalado contra o FC PORTO...se quiseres mostro-te o video e a polemica deixa de existir.

Agora sim boas noites a todos :)
Pensei em fazer um post sobre umas coisas que andei a investigar mas penso que aqui também se resolvem as coisas. Ora vejamos:

Vamos começar com uma noticia que me chocou:

- O possivel regresso de Luis Figo à selecção nacional. O jogador que falou espanhol na entrega da bola de ouro parece estar de volta. VERGONHA!!!

- Estoril benfica no algarve!!!??!!! Os socios do estoril nao pagam entrada!!!!!!! O QUE É ISTO??? FC PORTO jogou em guimaraes contra o gil vicente na epoca passada mas barcelos nao fica a 200Km de guimaraes certo? PARABENS SAD B do benfica que boa estrategia...ora vejamos as palavras do benfiquista Antonio Figueiredo (presidente do Estoril) "Quem pretende rasgar os cartões de sócio não é estorilista e provavelmente só tem o cartão para assistir ao jogo a um preço muito baixo..." VERGONHA!!!!

- O TELEFONE DE VALENTIM LOUREIRO
Parece que o arbitro Martins dos Santos seria o nome mais indicado para apitar a final entre benfica e FC PORTO no Jamor do ano passado mas segundo fontes da PJ no ambito do processo "apito dourado", Luis Filipe Vieira terá telefonado ao Major a demonstrar o seu desagrado...e o arbitro da final foi Lucilio "Calabote" Batista...recordam-se daquela arbitragem????
vencedor: benfica!! (e ricardo rocha mal inscrito, nunca se esqueçam disto!!!)

Bom e por agora é tudo...como diria Poncio Monteiro: " isso sao apenas coincidencias!!??!!!"
Abraço a todos

El Pirata disse...

oh mitico, eu faço questão de ver esse video :)

quanto ao jogo em Newcastle, e partindo do principio que a agressão do Ameobi é "apagada", entao sim, posso concordar que o arbitro nao prejudicou o sporting, bem pelo contrario (apesar do livre que originou o golo foi, em minha opiniao, mal assinalado).


Quanto ao regresso do Figo á selecção será tudo menos escandaloso quando se sabe que o nome d Derlei, esse sim escandaloso, anda na boca de toda a gente...

A final da Taça se fosse arbitrada pelo Martins dos Santos era uma gamadela a favor do Porto. Mitico, se querias um arbitro honesto na final não podias passar do 8% (em termos de roubalheira) para o 800% (em termos de roubalheira)!

Quanto ao jogo do Algarve ainda tenho a secreta esperança que o tiro vai sair pela culatra aos 2: o estoril não perde o jogo mas por sua vez dsce de divisão :)

era um justo castigo a tanta vigarice pegada!

Picareto disse...

Estou enojado com esta negociata estoril-desportivo da freguesia de benfica! Acho que isto seria motivo de investigação por parte da PJ pois em causa encontra-se demasiadas situações de beneficios e favorecimentos ilícitos...!parafraseando "petit" : investiguem!!

Picareto disse...

Agora que a casa da musica da rotunda de Mouzinhho de Albuquerque foi inaugurada não restam muitas duvidas. Festa no Algarva e na rotunda...o país está em festa...viva o cozinhado da década!!

Picareto disse...

Manuel Fernandes e João Moutinho e Ivanildo. o que têm estes jogadores em comum? A idade e a inegável qualidade futebolistica. Diferenças entre eles...uns são dispensados da selecção sub-19 para poderem jogar nos seus clubes e outros não...! Agora adivinhem a quem saiu a fava! VERGONHA NACIONAL!! mais uma vez a selecção nacional aplica criterios diferentes na dispensa de jogadores. Que raio faz um jogador como Ivanildo no meio dos outros putos quando poderia estar a evoluir muito mais ao jogar na superliga pelo FCP ??!!! TENHAM VERGONHA!

Ramos disse...

O Antonio Ramos estou em blackout.....Porque senão, ias ter muito pra ler

Mitico disse...

FC PORTO - Setubal... um FC PORTO menos mau...e 3pontos para equipa das Antas.

benfica - Leiria

Alguem viu este jogo? prefiro nem sequer comentar os lances, nem golos, nem arbitragens... até um senhor anti-portista benfiquista, que estava ao meu lado, admitiu!!!!!! GRAVISSIMO!!!!!!

E mais nao digo...

El Pirata disse...

oh Gil, não esperava que fosses tu a tocar nesse assunto, mas mesmo assim cá fica a justificação obvia:

- Manuel Fernandes joga na equipa principal do Benfica desde Março de 2004, e é este ano um dos imprescindiveis e é já interncional A! Jogar na selecção de sub 19 era absolutamente ridiculo, como tu proprio mencionaste...

- João Moutinho é desde Janeiro uma peça da principal equipa leonina, tendo subido a pulso dentro do plantel e efectuado exibições de enorme qualidade na taça uefa (em roterdão e frente ao newcastle foi inclusivé o melhor em campo...)! Como poderia ele perder o jogo frente ao Newcastle para jogar um apuramento para o Europeu de sub-19?!? Podia sim senhor, se o patético Antonio Violante, suposto treinador (?!) da selecção sub-19 mandasse alguma coisa...

Graças a Deus que a bandalheira, desde a chegada de Scolari, acalmou! E como bem sabes, Scolari mandou dispensar Moutinho da chamada à selecção porque disse, e muito bem, que ele já era jogador de outro nível! Mais uma vez tiro o chapeu a este brasileiro.

Quanto a Ivanildo, que desde Out passado é uma referência nos meus post's sempre que meciono a qualidade dos jovens portistas, não foi desconvocado pelo simples motivo de só ter 2, dois, II, jogos efectuados pela principal equipa portista! Era motivo para dispensa? Será que um plantel que conta com dezenas de milhões de euros gastos não tem alguém que substitua um pobre desgraçado que deve ganhar uns 150 euros mensais, mais umas sandes ao lanche? Muito mal vai o FCP se tal for o caso :)