Redes Social

segunda-feira, 18 de abril de 2005

A corrida mais louca

Esta Superliga parece um GP de F1. Senão vejam: a Ferrari (apesar de equipar de azul) é o FCP, e começou a época como um pavão, muito orgulhoso de si mesmo e sem grande respeito pelos outros concorrentes, convencido da sua superioridade. Só que a Renault (Sporting) e a Toyota (Benfica) prepararam bem a época e mostraram-se adversários à altura de uma Ferrari em decadência, talvez aburguesada em demasia, qual nobre falido convencido que o seu brasão ainda o sustenta! Pelo meio temos uma renascida Williams (Sp Braga) e uma lutadora McLaren (Boavista). Tudo somado deu no que deu: a mais competitiva época de sempre!

Só que, a 5 voltas (jornadas) do final, a Toyota apresenta-se com os pneus completamente desgastados e, como se sabe, esta época na F1 não se pode ir à boxe mudar os mesmos. Ou seja, a Toyota, apesar de bem classificada, demonstra que facilmente será ultrapassada nas últimas voltas, isto se os comissionários de pista (árbitros) não dificultarem as ultrapassagens…

Já a Renault é, reconhecidamente, a equipa que melhor espectáculo tem dado dentro de pista. No entanto, devido a alguma fiabilidade do seu Eng.º Chefe (Peseiro) nas tácticas de corrida, o carro vacilou e teve até ligeiras saídas de pista. Mas, à entrada das últimas 5 voltas, apresenta-se logo atrás da Toyota, forçando desde já uma ultrapassagem.

Por sua vez a Ferrari mantém-se muito aquém das expectativas, mantendo-se no entanto perto do 1º lugar devido sobretudo à pressão que Schumacher (Pinto da Costa) fez aos seus mecânicos, ameaçando-os de despedimento caso não melhorassem a performance do veiculo.

Williams é a grande surpresa da prova. Pilotada por um veterano (Jesualdo Ferreira) quase sem currículo, depende cada vez mais apenas de si própria para vencer o GP. E a luta entre Toyota e Renault pode ser muito benéfica para a Williams.

Por ultimo a McLaren, guiada por um maluco das pistas (Jaime Pacheco), possui o F1 menos competitivo das mencionadas, mas devido a uma condução agressiva, sem remorsos de consciência nas manobras perigosas e sem grande respeito pela segurança dos restantes adversários, mantém-se na expectativa. Ninguém duvida que a McLaren, se entrar na última volta colada aos da frente, forçará a saída de pista dos seus adversários para conseguir a vitória!


Deixando a F1 por momentos, de volta à 29ª jornada da Superliga. Até ao momento nenhum resultado pode ser considerado surpreendente. O Beira-Mar, após boa exibição em Alvalade, derrota o Boavista, mantendo-se assim na luta pela manutenção. O Boavista, mais longe do título (que nunca assumiu…), vê-se apertado por um V.Guimarães em crescendo, que dificilmente não conseguirá um lugar europeu. O Rio Ave retomou a normalidade, com o 16º empate em 29 jornadas (fantástico…), a Académica somou o 9º jogo a pontuar, somando 32 pontos, estando a 5 pontos da manutenção, quando ainda dispõe de 5 jornadas para o conseguir! Grande mérito para Nelo Vingada, que conseguiu o que muita gente julgava impossível. Referência especial para o Estoril, que com a derrota em Guimarães, vê a ida ao Algarve para defrontar o Benfica, como essencial para a manutenção! Espero que os senhores da linha de Cascais não culpem os árbitros quando descerem, quando eles próprios demonstram um total desinteresse na defesa dos interesses do seu clube… mas cada um tem o que merece.

Para o fim guardo o comentário para os jogos dos 3 grandes: o Sporting que só hoje defronta o Moreirense (com a corda na garganta) tem uma excelente oportunidade para se aproximar do 1º lugar. E, apesar das ausências de centrais, acredito que Miguel Garcia vai estar à altura do momento. Afinal ele é produto da Academia de Alvalade, certificado de qualidade como bem sabem :)

O Benfica conquistou um ponto na recepção ao Leiria. E digo conquistou um ponto e não que perdeu dois porque o empate surge através da execução de um livre de uma falta que pura e simplesmente não existiu. E quanto às grandes defesas de Costinha, apesar de grande categoria, não foram assim tantas. Contei não mais que três já que, ao contrário dos comentadores de TV, eu não considero grandes defesas aquelas que são feitas à figura ou que são defendidas devido a cabeceamentos defeituosos, como o caso do Geovanni que cabeceia, completamente solto na pequena área, sem força para defesa de Costinha. O Benfica demonstrou novamente grandes fragilidades, agora que Simão (o oitavo anão da Branca de Neve) se encontra em claras dificuldades físicas. Mas disso não têm culpa os adversários, e os campeonatos não se conquistam com apenas um jogador. Uma palavra ainda para o rei dos pneus, LFV. Como se esperava, o “rei” já contava com o ovo no cu da galinha, mas parece que as t-shirts, cachecóis e bandeiras alusivas ao título vão ter de servir como panos para limpar o pó…

Por fim o Porto. Em primeiro lugar quero congratular a equipa por dois feitos:

- pela primeira vez esta época consegue vencer, consecutivamente, dois jogos em casa,

- pela primeira vez esta época, na Superliga, consegue transformar uma derrota em vitoria.

São dois feitos dignos de registro. Outro feito digno de registro é a exibição de Postiga. Não espero dos portistas reconhecimento pelo mérito de Scolari em tal facto, mas lá no fundo eles sabem que é verdade o que eu digo. A exibição da equipa foi agradável, a tal ponto deste jogo figurar certamente entre os tais 3 melhores jogos da época portista na Superliga. Mas, e permitam-me perturbar a vossa felicidade, tenho um comentário a fazer:


Este V. Setúbal travestiu-se por completo nas Antas. Onde anda o V.Setubal da 2º jornada, o tal que fez uma exibição categórica frente ao Sporting? Onde anda o V.Setubal que na 19ª jornada vai a Alvalade, e com 10 unidades defensivas, impede a vitória leonina? E onde está aquele que para muitos é um dos mágicos da Superliga: Jorginho? Onde esteve ele? E Paulo Ribeiro porque não jogou na baliza? E Sandro? E Manuel José? E porque saiu Ricardo Chaves ao intervalo? E porque saiu Meyong? São muitos porquês para um jogo só, têm de concordar comigo. Mas não fica por aqui… porque marcou o árbitro falta no lance que deu o empate ao Porto? Porque saiu Moretto da baliza, ficando feito espantalho quieto, permitindo a Quaresma empurrar a bola para aquele buraco de 8 metros?

Eu não sou a Maya (para tal tinha que ser totalmente cara de pau, não ter um pingo de vergonha na cara e armar-me em tia bem vestida), mas até sou capaz de adivinhar: será que é devido aos negócios florescentes entre a SAD portista e o V.Setubal ávido por dinheiro? Será que as transferências de Paulo Ribeiro, Sandro e Jorginho não têm nada a ver? Eu, como adepto de futebol, fico muito desiludido quando vejo estes atentados à verdade desportiva. O V.Setubal que, por duas vezes, defrontou o Sporting e lhes “roubou” 5 pontos, não é o mesmo V.Setubal que defrontou o Porto. Eu deixo ficar este desabafo aqui para que não andem sempre a dizer mal do Boavista, que supostamente facilitou ao Sporting e persegue arduamente o Porto. Isso é um disparate pegado sobretudo para alguém como eu que sabe que o Sporting nos últimos 30 anos só venceu por 4 vezes no Bessa! Cai por terra essa teoria! E o conceito de derby é entre clubes da mesma terra. Não existe derby Sporting vs Porto, mas sim Porto vs Boavista e Sporting vs Benfica. E o Boavista, como representante de uma minoria de portuenses oprimida, faz do jogo frente ao FCP o jogo do título. E pode ser criticado por isso? O que pode ser criticado é a atitude de um Setúbal que não se deve ter apercebido ainda da operação Apito Dourado



4 comentários:

Mitico disse...

Desculpem mais ainda nao estou bem depois do que vi sabado à noite por volta das 23h!!!!! Talvez logo à noite consiga falar sobre qualquer coisa relacionada com a super liga...

Mitico disse...

Ainda continuo chocado com o que vi no sabado à noite por volta das 23h na slb ... perdao... SportTv!!!
Até mais logo

Ramos disse...

Amanha no jantar irem quebrar o meu BLACKOUT - à antonio Ramos........Espero que a menina ANA DIAS apareça ao jantar...n tenha medo.....

El Pirata disse...

Só para que fique bem claro, eu sou um Schumarista desde sempre e desejo ardentemente que o alemão se mantenha campeão!

Forzza Schummy!


Quanto à Ferrari acabo por gostar dela devido ao seu piloto nº1. Mas é sem duvida a equipa mais mitica e emblemática, isto apesar de ser ditadora e de desejar que as receitas sejam 50% para ela e 50% para os restantes... esse tipo de atitudes vai fazer com que em 2007 as outras "scuderias" façam um campeonato à parte... quem tudo quer, tudo perde. Espero que tal não suceda mas se vier a acontecer a Ferrari perde e muito!


Quanto à colagem que fiz do Porto à Ferrari foi feita apenas e só devido à facil comparação: ambos detêm os titulos e começaram mal esta epoca. Porque para mim Ferrari e Sporting até soa muito melhor :)

... e que melhor Schummy que o Liedson? vrumm vrumm...