O F.C. Porto entrou para a partida com um objectivo único: vencer para ficar isolado na liderança da SuperLiga. O Campeão do Mundo é assim. Assume a sua responsabilidade, sabe exactamente aquilo que esperam de si, não se esconde em subterfúgios ou desculpas que até podem ser razoáveis. José Couceiro concebeu uma estratégia com dois pontas de lança e um meio-campo muito criativo e versátil. O desígnio era claro: ganhar vantagem no miolo e criar caudal ofensivo com movimentações repetidas e circulação diversificada da bola.
A predominância azul e branca acentuou-se depois do descanso. McCarthy, após um volteio perfeito, um desenho que justificava destino adequado, rematou cruzado com imenso perigo. Pressentia-se o golo do sul africano, a festa no Estádio do Dragão, a conquista do destino mais desejado. Aos 59 minutos, McCarthy voltou a ter tudo para abrir o marcador. Em pleno coração da área do Benfica, dominou como quis, mirou a baliza, mas dirigiu o couro com altura exagerada.
Nessa fase, o Benfica era cada vez mais uma equipa de contra-ataque, um onze encolhido e pouco temerário. Sentia-se, por entre o frio, que o F.C. Porto estava perto. E o golo surgiu! Desejado por 50 mil almas, sonhado por todos, num elo de crença impressionante. Lance absolutamente fabuloso, abertura de Costinha, fuga e cruzamento de Nuno Valente, desvio imparável de McCarthy. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO :)
Já depois de ter consumido as suas melhores tentativas, o Benfica logrou empatar num instante estranho. Canto da direita, apito no fim do Mundo, compasso de espera. Geovanni marca de cabeça. Sozinho. O bizarro também queria comparecer no Estádio do Dragão, na casa do Campeão do Mundo.
Com o fim pertíssimo, Maniche podia ter chamado a si a pele de justiceiro. Surgiu como quis na carreira de tiro, tentou colocar o remate no poste mais distante, Quim voou para desviar a obra prima. Mais uma oportunidade, apenas mais uma para garantir que o F.C. Porto tivera muitas mais e merecera mais do que empatar.
Abraço a todos
PS: Será que vamos ter um sumaríssimo lá para os lados do "SIMULAO"?
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005
Futebol, etc e tal!
Estão jogados 7 dos 9 jogos que compõem a jornada 23 da Superliga, mas não me sinto tentado a comentar a jornada. É claro como água que, embora o campeonato tenha mais 15 equipas, se Sporting, Porto e Benfica não fizessem parte da Superliga não haveria, por parte dos portugueses em geral, grande demonstração de júbilo e alegria. E eu sinto-me tentado em ir pelo mesmo caminho, querendo realçar apenas a grande época que o Sporting de Braga continua a fazer. Ninguém no seu perfeito juízo lhe pode pedir o título, mas a equipa mantém-se muito bem colocada quando são cumpridos já 2/3 do campeonato, e tem claras aspirações a conquistar a taça de Portugal. É o destaque entre o Portugal dos pequeninos :)
Sendo assim, vamos conversar sobre outros assuntos. E eu até faço já aqui um pequeno índice sobre os mesmos:
- Preparação do derby Porto vs Benfica
- Pinto da Costa e o clima de guerrilha
- Xistra a apitar o Sporting
- João Moutinho
- Fifa e as novas tecnologias
- Mourinho
- Tiago Monteiro
Sendo assim, vamos conversar sobre outros assuntos. E eu até faço já aqui um pequeno índice sobre os mesmos:
- Preparação do derby Porto vs Benfica
- Pinto da Costa e o clima de guerrilha
- Xistra a apitar o Sporting
- João Moutinho
- Fifa e as novas tecnologias
- Mourinho
- Tiago Monteiro
Comecemos pelo grande derby de logo ao fim da tarde. Parece certo que o Benfica tem mais a perder com este encontro que o Porto, quanto mais não seja pelo estigma de jogar nas Antas. E se o Benfica pretende de fact ser campeão este ano tem de superar os seus mais profundos receios e mostrar-se à altura do desafio. Porque vendo bem, o Benfica ainda não foi capaz de ganhar a um dos primeiros 5 classificados, se excluirmos o jogo atípico frente ao Boavista, na Luz. Curioso é verificar que os adeptos são os primeiros a desestabilizar a sua equipa, ora assobiando um Trapattoni que faz o que pode (manter o Benfica ainda em primeiro lugar ex-aqueo não é para qualquer um…) ora perturbando Quim com o fantasma de um Moreira em nada superior a ele. E depois admiram-se da seca de 11 anos. E prefiro nem abordar seriamente o facto de Sokota, o concretizador mais eficaz do Benfica, se encontrar a treinar na equipa B. Será que Sokota já tem pré-acordo com o Porto? Mas será isso assim tão preocupante? Não seria melhor para a equipa que Sokota jogasse e marcasse, dando quiçá o titulo? Mas não, o exemplo Deco e Maniche não foram suficientes para a direcção benfiquista.
Quanto ao Porto, Couceiro parece começar a apostar na língua portuguesa sem sotaque. Só no fim se saberá se foi o melhor caminho, mas na minha opinião, acho que é de facto o mais correcto. Interessante verificar como funciona o estado de espírito dos brasileiros. Fabiano, sabendo que McCarthy poderia defrontar o Benfica, afirma que não vai jogar o jogo! Pois, se a mentalidade deste jogador é logo derrotista à partida, e se treina tal como joga, é evidente que Couceiro irá preferir o Benny. E, no que pude observar até ao momento, Fabiano só consegue igualar McCarthy na categoria e potência das cotoveladas :)
Passando para o lado marginal do encontro, Pinto da Costa apostou tudo para tornar o ambiente pré-jogo num ambiente conflituoso e de guerrilha. Neste aspecto Luís Filipe Vieira e José Veiga mostraram um pouco mais de nível que o eterno presidente draconiano e deixaram-no a falar sozinho! Não quer dizer que, caso o Benfica consiga um resultado positivo, que os dois co-presidentes barmelhos, não provoquem o ambiente, mas para já não se pode acusa-los de nada. Quanto ao avô cantigas do FCP, veio declamar que Alex do Guimarães deveria ser castigado porque afirma que Simão não o agrediu! Mas que desfaçatez de Pinto da Costa. É certo que o senhor já não é muito novo mas não consta que sofra de Alzheimer. Será que ele já se esqueceu que Litos, treinador do Estoril, defendeu publicamente Seitaridis? É minha convicção que tanto Seitaridis como Simão não agrediram os seus adversários, tal como tenho perfeita convicção que Pedro Emanuel foi bem castigado tal como Petit já deveria tê-lo sido. Mas afirmações como as de Pinto da Costa não o prestigiam em nada, dando a clara ideia que para ele justo são os sumaríssimos dos outros… mais juízo é que é preciso!
Vamos agora para o Sporting. Frente a um Estoril frágil fora do seu reduto, tudo leva a crer que a grande dificuldade leonina virá de um só homem: Carlos Xistra. Sim, esse mesmo, o que expulsou o Liedson aos 47 minutos do jogo frente ao Marítimo em Alvalade (derrota por 1-0 do Sporting), expulsão essa derivada de um claro erro de avaliação: falta à entrada da área, frontal, e cartão amarelo para o prevaricador), o mesmo Xistra que não viu o golo legal de Hugo Viana frente ao Braga (empate a zero) em Alvalade, Viana que se encontrava mais de 2 metros em jogo, e o mesmo Xistra que não viu o penalti abusivo de Ricardo Costa sobre Lourenço na pretérita jornada. É caso para dizer:
Caros Sportinguistas, tranquem as mulheres, as donzelas e as meninas em casa, que Carlos Xistra, o violador da verdade desportiva, encontra-se na cidade!
Quanto ao jogo, Hugo manter-se-á a titular e, sem menosprezo pelo Polga ou Beto, ambos lesionados, fico satisfeito que tal se verifique. Hugo, tal com oescfrevi neste blog há uns meses atrás, não é um fantástico jogador, mas é daqueles jogadores que não falham por excesso de confiança ou por soberba. É limitado mas dá tudo o que tem e merece bem um lugar no plantel. De referir ainda que a Academia do Sporting vai de vento em popa, tendo já 1/3 do plantel principal proveniência das camadas jovens.
Ainda sobre o Sporting quero deixar aqui um sincero elogio a um miúdo que promete e muito: João Moutinho. A exibição na Holanda foi divinal, ainda para mais numa estreia europeia e com poucos minutos jogados na Superiga. Espero que mantenha a humildade e o carácter e que retribua ao Sporting tudo o que o clube tem feito por ele desde os 11 anos. Ingratidão é um dos sentimentos mais desprezáveis num ser humano e, numa altura em que os abutres dos empresários se acercam dele com o intuito de o levar para o paraíso estrangeiro, espero que a família o saiba aconselhar devidamente.
Quanto à próxima eliminatória europeia do Sporting frente a Middlesbrough, acredito na passagem aos ¼ de final desde que a postura seja a mesma que a de Roterdão. Mas ainda falta muito tempo para o jogo e certamente ainda terei tempo de escrevinhar mais a fundo.
Mudando de assunto. A Fifa parece que vai finalmente inovar. Na Alemanha estão a desenvolver um programa denominado CAIROS que tem como potencialidades: capaz de detectar num só segundo a posição exacta da bola por 2000 vezes; detecta se a bola transpôs a linha de golo, se houve fora de jogo, define a velocidade da bola, a potência de um remate e as posições dos jogadores em campo. É sem dúvida o passo na direcção certa.
Chegou a vez do assunto picante da semana: Mourinho!
Vejam o que dele dizem os jornais estrangeiros:
Sport
“escondeu-se e, fazendo uso de soberba e de uma vaidade sem limites, colocou de parte qualquer declaração aos jornalistas… o Barcelona reagiu e tapou a boca ao prepotente treinador do Chelsea, acabando de uma só vez com duas das suas pretenciosas reclamações: de não perder dois jogos seguidos e de nunca ter menos posse de bola de que o adversário… é assim o treinador mais bem pago da Europa: arrogante, prepotente e desafiante e mau perdedor depois do jogo”;
El Mundo Deportivo
“é o responsável pela decisão de não falar aos jornalistas… parece claro que decidiu começar a aquecer o ambiente para o desafio de Londres… o mister português dizia que, em 3 anos logrou os mesmos títulos europeus do barca em 100. é verdade. Mas os catalães nunca jogarão como as suas equipas porque os nossos adeptos não suportam um futebol tão aborrecido… Abramovich gastou 300 milhões de euros em 2 anos! É muito triste gastar-se esse dinheiro para jogar como o Numancia” ;
La Vanguardia
“o chelsea é uma cópia do FCPorto , uma mistura de futebol português e inglês, que só actua à defesa”; Marca – “Mourinho converteu-se no mensageiro do medo para o futebol, mestre da lavagem cerebral, rei da guerra fria. Mas o ridículo aconteceu por culpa da sua soberba”
As
“O Barça puxou das nuvens a um Mourinho que foi, primeiro mentiroso (não cumpriu com o onze que apresentou na véspera), depois um aluno aplicado (desde o primeiro minuto que começou a tomar apontamentos num caderno, como aprendeu com outro petulante chamado Van Gaal) e, por fim, mau perdedor (não quis atender aos jornalistas e escondeu-se num suposto incidente durante o descanso)”;
The Gardian
“O Chelsea não se pode queixar de nada, porque foi literalmente engolido pelo Barcelona”;
The Sun
“Mourinho levou um pontapé no traseiro numa confusão no balneário e vê o Chelsea perder a guerra”;
Como se pode verificar, não são só os jornais lisboetas que perseguem e criticam Mourinho. Como técnico é inegável o seu valor mas como cidadão é evidente que não sabe conviver com as críticas. E escolheu mal a profissão para tal. No futebol, como se sabe, a distância entre bestial e besta é pequena, e apenas no final de um carreira se pode fazer um balanço e elogiar definitivamente um treinador. Veja-se o caso de Trapattoni, um treinador com um currículo notável, mas que se sujeita a ouvir palermices de todos os lados. Se já se tivesse reformado estaria a viver sobre a aura de treinador com mais títulos conquistados a nível europeu. Mourinho ainda tem 20 anos de carreira pela frente e, se continua a comprar guerras em todo o lado (e já tem inimigos em Portugal, Espanha e Inglaterra…), corre sério risco de nunca atingir o consenso quanto ao seu valor. Este tema tem muito que se lhe diga e espero voltar a tocar neste assunto, mas verdade seja dita que é agradável ver que os que adoram Mourinho e detestam o Figo estão numa encruzilhada: como defender a imprensa catalã no caso Figo e agora atacá-la? A vida é mesmo uma faca de dois gumes :)
Para acabar quero referir-me ao piloto português da F1, Tiago Monteiro. É um motivo suplementar para ver a Fórmula 1 para muitos portugueses e espero sinceramente que tenha sucesso na Jordan (futura Midland F1). E o sucesso passa claramente por bater o seu companheiro de equipa, o indiano Narain Karthikeyan e os dois Minardi. Menos que isso será um fracasso, e convém não esquecer que existem muitos pilotos, com muito mais capital a apoia-los que o capital que o português possui, desejosos de agarrar o seu lugar. Confesso que sei pouco sobre o real valor de Tiago Monteiro, e os testes que tem feito não auguram nada de bom, uma vez que é constantemente batido pelo indiano. Mas como português acredito que vai triunfar. Força Tiago!
PS:
Só para acabar quero manifestar a minha alegria pela vitória, nos Oscares de Clint Eastwood (melhor realizador), Million Dolar Baby (Melhor Filme), Jamie Foxx (melhor actor) e Hillary Swank (melhor actriz). Acreditem que pela primeira vez acertei em cheio nas categorias principais. Apenas no melhor filme animado, em que apostei no Shrek 2, falhei. Para quem segue com grande interesse esta cerimónia há cerca de 10 anos, estou todo satisfeito :) Ainda para mais sabendo que o The Aviator ficou a ver navios... excesso de propaganda e publicidade não fizeram efeito desta vez, valha-nos Nossa Senhora do Caravaggio!
domingo, 27 de fevereiro de 2005
sábado, 26 de fevereiro de 2005
A Verdade
A Verdadeira Historia do Futebol Portugues
1º Período até ao 25 de Abril de 1974, onde o Salazar amigo separava Lisboa do resto do país,
concedendo aos clubes da capital do império: SCP e sobretudo, SLB - o clube da águia
imperial fascista (e nazi!), todas as condições materiais e humanas com o sacrifício e
prejuízo dos restantes clubes, especialmente o FCP, que era o único que, com muito menos
meios, fazia alguma frente aos senhores de barriga cheia, favorecidos pelas benesses do Ditador.
Por isso dizia o Pedroto que um título do FCP valia por dois ou mais do que o de um clube
de Lisboa, uma vez que não era uma competição em igualdade de circunstâncias
- sabias que, entre outras regalias, os árbitros da FPF eram todos da região
de Lisboa?... quando não chegassem os jogadores, lá estavam eles para garantir os
"serviços mínimos" para as "suas cores", e nem era preciso pagar-lhes viagens ao Brasil, pois
corriam o risco de perderem os seus empregos , uma vez que eram funcionários públicos!....
Sabias também que a federação mandou adiar um jogo Porto-scp devido a um atraso num voo de um jogador do sporting?
Sabias que um árbitro no dia seguinte a um polémico jogo entre Porto e lagartos, em que o FCP foi prejudicado, viajou a convite do presidente dos lagartos a uma deslocação da equipa ao estrangeiro?
Quanto ao célebre CALABOTE não é preciso dizer nada quanto ao tempo de desconto, ou a substituição do guarda redes ou os penalties inventados. Só gostaria de perguntar se têm consciência da quantidade de Calabotes que existiam na época para beneficiar lagartos e vermelhos??
Sabias que a federação, já na década de 80, quis adiar uma final da taça, anteriormente marcada para as Antas só porque os clubes finalistas eram o Porto e os vermelhos?
Sabias que o Humberto Coelho tinha a alcunha de fiscal de linha? Sabes porquê? Quando levantava o braço a bandeira do fiscal de linha também se levantava !
A imprensa era, como sabem, manipulada pelo regime, e por isso completamente centralizadora. Todos estes escândalos passavam completamente ao lado dos senhores da bola, record, RTP, TSF, renascença, etc....
Curioso é verificar que alguns deles continuam a trabalhar como se nada fosse, mas continuando a mostrar que a isenção não é o seu forte !
Penso que é suficiente ..!!!
Deste modo as "mãos-cheias" de títulos desse período dos clubes da capital, mais concedidos
pelo "Sistema Político Fascista e Centralista-Salazarista", do que verdadeiramente conquistados
por mérito ou real capacidade dos clubes de Lisboa, tem pouco mais que mero valor estatístico
2º Período - Pós 25 de Abril, acabou e o Regime Salazarista acabou-se a mama, cada um por si
e foi o que se viu!: Não são precisos 100 anos para o FCP chegar aos calcanhares de
um clube de freguesia (Benfica) SLB.
FCPorto é um clube conhecido, admirado e temido de norte a sul do País e nos 4 cantos do Mundo, com adeptos em todos os continentes - só é reconhecido lá fora quem ganha, não quem nem sequer aparece, ou quando aparece se cobre de ridículo nas competições europeias (SCP /SLB), com prestações miseráveis.
De 1974 a 2004:
FCP- 15 títulos de Campeão Nacional (tantos como todos os outros juntos!), 8 Taças de Portugal (em casa do adversário), 12 Supertaças de Portugal. Somos ainda o unico clube Penta Campeão Nacional !
A nível internacional temos 2 Taças dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais (Campeão do Mundo de Clubes).
O FCPORTO tem 9 finais internacionais e ganhou 6 ! Os lagartos têm uma taça das taças e os vermelhos ganharam 2 taças dos campeões europeus - todos juntos têm metade dos nossos títulos internacionais.
Somos ainda os únicos que têm as 3 principais modalidades na primeira divisão (Basquet, Hóquei e Andebol).
Penso que estes números dizem tudo ...
Já agora, somos e seremos orgulhosamente Portistas antes de qualquer orgulho parolo numa equipa treinada por um brasileiro que não convoca os melhores jogadores, porque ............. ??????? (nunca justificou porquê e em Portugal a imprensa dos vermelhos prefere não falar do assunto)
Quanto ao nº de adeptos não temos pretensões em ganhar esse campeonato, mas gostava que reflectissem mais um pouco:
- Somos a equipa que mais adeptos LEVA aos jogos com os nosso inimigos (disse bem, inimigos) da 2ª circular. Conclusão: somos menos mas somos melhores (os meninos têm medo de vir à casa do Dragão).
- Somos a equipa com melhor média de adeptos nos jogos em casa.
- Somos o Clube com mais lugares anuais vendidos (e não são os mais baratos).
Como diria o outro, Porque será ?
1º Período até ao 25 de Abril de 1974, onde o Salazar amigo separava Lisboa do resto do país,
concedendo aos clubes da capital do império: SCP e sobretudo, SLB - o clube da águia
imperial fascista (e nazi!), todas as condições materiais e humanas com o sacrifício e
prejuízo dos restantes clubes, especialmente o FCP, que era o único que, com muito menos
meios, fazia alguma frente aos senhores de barriga cheia, favorecidos pelas benesses do Ditador.
Por isso dizia o Pedroto que um título do FCP valia por dois ou mais do que o de um clube
de Lisboa, uma vez que não era uma competição em igualdade de circunstâncias
- sabias que, entre outras regalias, os árbitros da FPF eram todos da região
de Lisboa?... quando não chegassem os jogadores, lá estavam eles para garantir os
"serviços mínimos" para as "suas cores", e nem era preciso pagar-lhes viagens ao Brasil, pois
corriam o risco de perderem os seus empregos , uma vez que eram funcionários públicos!....
Sabias também que a federação mandou adiar um jogo Porto-scp devido a um atraso num voo de um jogador do sporting?
Sabias que um árbitro no dia seguinte a um polémico jogo entre Porto e lagartos, em que o FCP foi prejudicado, viajou a convite do presidente dos lagartos a uma deslocação da equipa ao estrangeiro?
Quanto ao célebre CALABOTE não é preciso dizer nada quanto ao tempo de desconto, ou a substituição do guarda redes ou os penalties inventados. Só gostaria de perguntar se têm consciência da quantidade de Calabotes que existiam na época para beneficiar lagartos e vermelhos??
Sabias que a federação, já na década de 80, quis adiar uma final da taça, anteriormente marcada para as Antas só porque os clubes finalistas eram o Porto e os vermelhos?
Sabias que o Humberto Coelho tinha a alcunha de fiscal de linha? Sabes porquê? Quando levantava o braço a bandeira do fiscal de linha também se levantava !
A imprensa era, como sabem, manipulada pelo regime, e por isso completamente centralizadora. Todos estes escândalos passavam completamente ao lado dos senhores da bola, record, RTP, TSF, renascença, etc....
Curioso é verificar que alguns deles continuam a trabalhar como se nada fosse, mas continuando a mostrar que a isenção não é o seu forte !
Penso que é suficiente ..!!!
Deste modo as "mãos-cheias" de títulos desse período dos clubes da capital, mais concedidos
pelo "Sistema Político Fascista e Centralista-Salazarista", do que verdadeiramente conquistados
por mérito ou real capacidade dos clubes de Lisboa, tem pouco mais que mero valor estatístico
2º Período - Pós 25 de Abril, acabou e o Regime Salazarista acabou-se a mama, cada um por si
e foi o que se viu!: Não são precisos 100 anos para o FCP chegar aos calcanhares de
um clube de freguesia (Benfica) SLB.
FCPorto é um clube conhecido, admirado e temido de norte a sul do País e nos 4 cantos do Mundo, com adeptos em todos os continentes - só é reconhecido lá fora quem ganha, não quem nem sequer aparece, ou quando aparece se cobre de ridículo nas competições europeias (SCP /SLB), com prestações miseráveis.
De 1974 a 2004:
FCP- 15 títulos de Campeão Nacional (tantos como todos os outros juntos!), 8 Taças de Portugal (em casa do adversário), 12 Supertaças de Portugal. Somos ainda o unico clube Penta Campeão Nacional !
A nível internacional temos 2 Taças dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais (Campeão do Mundo de Clubes).
O FCPORTO tem 9 finais internacionais e ganhou 6 ! Os lagartos têm uma taça das taças e os vermelhos ganharam 2 taças dos campeões europeus - todos juntos têm metade dos nossos títulos internacionais.
Somos ainda os únicos que têm as 3 principais modalidades na primeira divisão (Basquet, Hóquei e Andebol).
Penso que estes números dizem tudo ...
Já agora, somos e seremos orgulhosamente Portistas antes de qualquer orgulho parolo numa equipa treinada por um brasileiro que não convoca os melhores jogadores, porque ............. ??????? (nunca justificou porquê e em Portugal a imprensa dos vermelhos prefere não falar do assunto)
Quanto ao nº de adeptos não temos pretensões em ganhar esse campeonato, mas gostava que reflectissem mais um pouco:
- Somos a equipa que mais adeptos LEVA aos jogos com os nosso inimigos (disse bem, inimigos) da 2ª circular. Conclusão: somos menos mas somos melhores (os meninos têm medo de vir à casa do Dragão).
- Somos a equipa com melhor média de adeptos nos jogos em casa.
- Somos o Clube com mais lugares anuais vendidos (e não são os mais baratos).
Como diria o outro, Porque será ?
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005
As Finanças......
Caros bloguistas
As finanças dos clubes portugueses é muito má, algo mesmo preocupante....
Vejamos o caso do felgueiras, os jogadores não treinam, não recebem à 5 meses, alguns passam dificuldades. Este clube no inicio da epoca teve dificuldades pra inscrever a equipa na liga, mas como consegui apresentar garantias bancarias, la se pode inscrever. Para quê? Para agora dever dinheiro a toda agente!!!!!!
Mas vejamos o caso de clubes da primeira liga:
O caso do benfica, que tem uma SAD, n cotada na bolsa. Umas acções (dessa mesma SAD) dadas como garantia bancaria porcausa das dividas ao fisco. Mas quanto é q valem essas acções?
Como se pode ver a SAD do benfica tem umas contas mesmo transparentes....
O caso do moreirense, gil vicente, nacional, estoril, como é que estes clubes conseguem militar na primeira liga???? Das duas uma, ou devem dinheiro a toda a gente (o mais certo) ou alguma camara anda a injectar o dinheiro dos contribuintes. Clubes que tem uma media de espectadores de 1000 por jogo, poucos associados, pouca publicidade estatica......
Por aquilo que tenho lido e ouvido, existem varios mecanismos para penalizar quem n tem a sua contabilidade correcta, quem n cumpre e então, porque q nada se faz?????
Pois é caros bloguistas, gostaria de ver os vossos comentarios acerca deste tema.....
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005
Stand Up Comedy, Tese Provincianismo vs Bairrismo
Chegou a quarta-feira e a ansiedade pelo encontro de hoje a noite é muita. Peço a todos os colegas de blog não-portistas que tentem imaginar a ansiedade que nós portistas sofremos nestes dias, já que vocês a sentem apenas uma ou duas vezes por ano e em competições menores.
Como não podia deixar de ser vim aqui dissertar acerca de provincianismo e bairrismo. Antes disso deixo aqui no blog alguns excertos de uma entrevista do vice-presidente da casa do benfica de Famalicão que achei deveras divertida. Em certo ponto da entrevista este “iluminado” adepto afirma: “ Famalicão é uma terra de benfiquistas pelo que os 800 filiados locais apenas pecam por escassos”. Empolgado este visionário afirma ainda: “Não estávamos habituados a tanto tempo sem ganhar, quando o benfica voltar aos títulos este número vai aumentar”. Até aqui nada de estranho, estamos habituados e este delírio e colocação em bicos dos pés dos adeptos do bairro de benfica, mas a um certo ponto este senhor afirma: “O Minho é vermelho e branco!”. Concordo, aliás, lendo tudo o que este senhor afirmou só estranho o facto de o S.C. Braga ter tantos adeptos na região do Minho pois pensava que em Guimarães existiam muito mais adeptos Vitorianos. Vermelho e branco, benfica?? Não, nada disso, eu acredito no senhor vice-presidente!! A entrevista já tinha ganho contornos anedóticos até que ao bom jeito da Stand-Up comedy este mesmo senhor remata com a ultima piada que tem o objectivo de deixar a plateia a rir uns bons minutos: “um dos grandes momentos que aqui vivemos foi a Taça de Portugal da época passada, porque tenho orgulho de o Jorge Nuno Pinto da Costa nunca ter ganho essa competição ao benfica”. Brilhante!! Nos anos em que o FCP venceu a Taça de Portugal o benfica não participou. E se 5 999 992 adeptos o afirmarem pelo menos 7 (sete) vigos, desculpem vezes, então passará a ser verdade! Agora percebo porque é que o benfica perdeu propositadamente com o Super Anderlecht e o ano passado com a Lazio. Assim o FCP não conquista a Liga dos Campeões ao benfica. Porque é que não desistem da Superliga?
Falando de um modo mais sério aqui fica a prometida consideração acerca das classificações de bairrismo e provincianismo.
Como tantas vezes tenho visto suceder com os portuenses que descem a Lisboa, a sua ânsia de parecerem mais lisboetas que os próprios lisboetas leva-os a virarem-se contra as origens, convencidos que assim facilitam a sua integração social na capital. Coitados, não entendem a distinção essencial entre o bairrismo e o provincianismo! Pinto da Costa, por exemplo, é um bairrista, este senhor vice-presidente da casa do benfica de Famalicão jamais deixará de ser um provinciano. O bairrista é fiel à sua terra mas parte à descoberta e à conquista do mundo, sem jamais esquecer ou atraiçoar as suas raízes. Um provinciano imagina-se mundano e por isso trata de esconder a sua terra de origem, se ela não lhe parece suficientemente cosmopolita. O bairrista pode ser temido ou respeitado, o provinciano será sempre desprezado, mesmo quando se imagina integrado. Assim se justifica a existência de anti-portistas, benfiquistas e sportinguistas na região do grande Porto.
Lançada a bomba assim termina mais um post de mais uma quarta-feira que como todas possui a assinatura R.Gil
Falando de um modo mais sério aqui fica a prometida consideração acerca das classificações de bairrismo e provincianismo.
Como tantas vezes tenho visto suceder com os portuenses que descem a Lisboa, a sua ânsia de parecerem mais lisboetas que os próprios lisboetas leva-os a virarem-se contra as origens, convencidos que assim facilitam a sua integração social na capital. Coitados, não entendem a distinção essencial entre o bairrismo e o provincianismo! Pinto da Costa, por exemplo, é um bairrista, este senhor vice-presidente da casa do benfica de Famalicão jamais deixará de ser um provinciano. O bairrista é fiel à sua terra mas parte à descoberta e à conquista do mundo, sem jamais esquecer ou atraiçoar as suas raízes. Um provinciano imagina-se mundano e por isso trata de esconder a sua terra de origem, se ela não lhe parece suficientemente cosmopolita. O bairrista pode ser temido ou respeitado, o provinciano será sempre desprezado, mesmo quando se imagina integrado. Assim se justifica a existência de anti-portistas, benfiquistas e sportinguistas na região do grande Porto.
Lançada a bomba assim termina mais um post de mais uma quarta-feira que como todas possui a assinatura R.Gil
terça-feira, 22 de fevereiro de 2005
PINTO DA COSTA TINHA RAZAO
Sinal vermelho
Hélio Santos foi muito pressionado, desde o início, pelos jogadores vimaranenses e, no cômputo geral, estes até podem apontar o dedo ao árbitro em algumas situações, algo que não justifica. porém, os excessos nos protestos. Nuno Assis deveria ter visto amarelo (45') por falta sobre Moreno, o que o impediria de jogar no Dragão; Petit parece ter entrado de forma dura sobre Targino (55') sem ter sido punido; e um fora-de-jogo foi mal assinalado a Targino (61'). Contudo, o vermelho a Silva só pode ser sido aplicado por palavras, justificando-se - depois do apito final - a expulsão de Rafael, por agressão bárbara a João Pereira.
Manuel Machado fala de condicionalismos à sua equipa:
"...Não consigo entender que, num momento em que se tenta credibilizar a arbitragem, seja nomeado um trio de árbitros de Lisboa. Aconteceram três golos perfeitamente legais, o que só por si é um factor positivo no que diz respeito ao que determina o resultado, mas na gestão de jogo, nomeadamente no capítulo disciplinar, penso que a minha equipa foi prejudicada, pois não é normal que uma equipa receba cinco ou seis cartões amarelos mais um vermelho e a outra fique a zero», disse Manuel Machado, que reiterou, assim, a pouca vontade que tinha de deslocar-se a Lisboa para disputar este jogo..."
Onde é o próximo jogo deste clube encarnado? Estranho heim?
FC PORTO É AMÁ-LO OU ODIA-LO! :)
PS: FC PORTO = BI-CAMPEAO NACIONAL, CAMPEAO EUROPEU E CAMPEAO MUNDIAL DE CLUBES. Para amanha espero um campeao forte, batalhador perante um inter que vem jogar para o 0-0 para decidir o jogo na 2ª mao em terras transalpinas. Força FC PORTO EU ACREDITO!
Hélio Santos foi muito pressionado, desde o início, pelos jogadores vimaranenses e, no cômputo geral, estes até podem apontar o dedo ao árbitro em algumas situações, algo que não justifica. porém, os excessos nos protestos. Nuno Assis deveria ter visto amarelo (45') por falta sobre Moreno, o que o impediria de jogar no Dragão; Petit parece ter entrado de forma dura sobre Targino (55') sem ter sido punido; e um fora-de-jogo foi mal assinalado a Targino (61'). Contudo, o vermelho a Silva só pode ser sido aplicado por palavras, justificando-se - depois do apito final - a expulsão de Rafael, por agressão bárbara a João Pereira.
Manuel Machado fala de condicionalismos à sua equipa:
"...Não consigo entender que, num momento em que se tenta credibilizar a arbitragem, seja nomeado um trio de árbitros de Lisboa. Aconteceram três golos perfeitamente legais, o que só por si é um factor positivo no que diz respeito ao que determina o resultado, mas na gestão de jogo, nomeadamente no capítulo disciplinar, penso que a minha equipa foi prejudicada, pois não é normal que uma equipa receba cinco ou seis cartões amarelos mais um vermelho e a outra fique a zero», disse Manuel Machado, que reiterou, assim, a pouca vontade que tinha de deslocar-se a Lisboa para disputar este jogo..."
Onde é o próximo jogo deste clube encarnado? Estranho heim?
FC PORTO É AMÁ-LO OU ODIA-LO! :)
PS: FC PORTO = BI-CAMPEAO NACIONAL, CAMPEAO EUROPEU E CAMPEAO MUNDIAL DE CLUBES. Para amanha espero um campeao forte, batalhador perante um inter que vem jogar para o 0-0 para decidir o jogo na 2ª mao em terras transalpinas. Força FC PORTO EU ACREDITO!
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005
Vigésima Segunda jornada da Superliga... Já?!?!
Pois é verdade meus amigos, o que é bom por norma dura pouco! E esta Superliga que vai entrar para a história (porque daqui a 20 anos ninguém vai querer saber se uns estavam em melhor forma ou não, a verdade dos números é que se irá eternizar)! Que se mantenha assim até final, pois seria extraordinário chegarmos à última jornada e assistirmos a jogos como um Boavista vs Benfica (luta pelo título), um Porto vs Académica (luta pelo titulo e manutenção) e um Sporting vs Nacional. Seria interessante o título ser disputado nestes 3 campos, isto apesar dos portistas neste momento estarem fiadinhos que já ninguém os apanha :)
Vamos então para a jornada 22. Uma jornada que começa por ser marcada por um feito estranho. Afinal de contas, a Académica de Coimbra, com 2 vitórias consecutivas, é a equipa com melhor sequência de vitórias consecutivas em curso. E mantém-se em último lugar. Estranho? Sim, um pouco. Mas eu sei de algo ainda mais estranho! Ainda mais estranho é o penalti que a facção radicalista portista conseguiu (e a falta de visão parece que se mantém ausente passadas 48h) não ver no Restelo. De facto, pior cego é mesmo aquele que não quer ver.
A Superliga pode ser comparada, e espero que os circenses profissionais não fiquem ofendidos, a um espectáculo de circo. E isto porque até ao momento temos assistido a bons espectáculos, muito malabarismo e parece que chegou, ao fim de 22 jornadas, a altura da entrada dos palhaços em cena. E eles vieram em força, vestidos a rigor. A dupla batatinha Carlos Xistra, o batanete Bruno Paixão foram a alegria do povo. O batatinha Xistra começou por fazer de ceguinho e não ver o penalti sobre Lourenço, mas o batanete paixão, não querendo ficar atrás do seu colega palhaço, anula um golo limpo a Niculae e não assinala penalti por falta sobre Hugo... mas que ricas palhaçadas! Eu ainda sou do tempo em que existia a rábula palhaço pobre e palhaço rico mas a mim parece-me que estes dois palhaços devem estar bem mais ricos.
Agora deixando o circo (pelo menos até à próxima jornada... que estes palhaços não percebem quando têm de ir embora...), vamos à análise da jornada.
O Porto é o novo líder isolado, e consegue-o ganhando num terreno difícil e perante um adversário incomodo. Mérito para os jogadores que se esforçaram para conquistar a vitória. Pena que a mesma fique manchada pelos acontecimentos atrás referidos. Mas disso eles não têm culpa. O grupo perseguidor foi incapaz de vencer. Braga perdeu na Madeira com inteira justiça, enquanto o Boavista mostrou ser uma equipa com grande coração e Pacheco revelou mais uma vez que é um dos melhores técnicos em Portugal. O Sporting pagou a factura de dar 45 minutos à União de Leiria. O empate ajusta-se perfeitamente, lamentando-se apenas o facto da estrelinha de campeão que o Sporting teve (golo a 5 minutos do fim e pénalti no último minuto) tenha sido arrancada das mãos da equipa! A estrelinha de campeão é uma expressão utilizada quando uma equipa vence o seu adversário com uma dose de felicidade. Engraçado como as coisas andam nos últimos tempos... antigamente a estrelinha de campeão era algo fortuito, nos tempos que correm essa estrelinha viaja no apito do arbitro... nostalgia, nostalgia...
O Benfica joga dentro de momentos um encontro muito interessante. Partindo do princípio que a Taça Uefa faz parte do passado, o Benfica tem apenas e só que gastar todas as suas forças para chegar à vitória frente ao Guimarães e depois descansar até ao jogo mais importante nos últimos 10 anos da sua história. Desde o título de 1994, que o Benfica perde nas Antas. São 10 derrotas consecutivas e, se o Benfica não conseguir pontuar num terreno onde o Porto treme como varas verdes, então bem pode abdicar do título nacional e colocar os seus jogadores na 3ª divisão para tentar que a equipa B seja campeã dessa categoria... sempre era um título :)
PS:
Vamos então para a jornada 22. Uma jornada que começa por ser marcada por um feito estranho. Afinal de contas, a Académica de Coimbra, com 2 vitórias consecutivas, é a equipa com melhor sequência de vitórias consecutivas em curso. E mantém-se em último lugar. Estranho? Sim, um pouco. Mas eu sei de algo ainda mais estranho! Ainda mais estranho é o penalti que a facção radicalista portista conseguiu (e a falta de visão parece que se mantém ausente passadas 48h) não ver no Restelo. De facto, pior cego é mesmo aquele que não quer ver.
A Superliga pode ser comparada, e espero que os circenses profissionais não fiquem ofendidos, a um espectáculo de circo. E isto porque até ao momento temos assistido a bons espectáculos, muito malabarismo e parece que chegou, ao fim de 22 jornadas, a altura da entrada dos palhaços em cena. E eles vieram em força, vestidos a rigor. A dupla batatinha Carlos Xistra, o batanete Bruno Paixão foram a alegria do povo. O batatinha Xistra começou por fazer de ceguinho e não ver o penalti sobre Lourenço, mas o batanete paixão, não querendo ficar atrás do seu colega palhaço, anula um golo limpo a Niculae e não assinala penalti por falta sobre Hugo... mas que ricas palhaçadas! Eu ainda sou do tempo em que existia a rábula palhaço pobre e palhaço rico mas a mim parece-me que estes dois palhaços devem estar bem mais ricos.
Agora deixando o circo (pelo menos até à próxima jornada... que estes palhaços não percebem quando têm de ir embora...), vamos à análise da jornada.
O Porto é o novo líder isolado, e consegue-o ganhando num terreno difícil e perante um adversário incomodo. Mérito para os jogadores que se esforçaram para conquistar a vitória. Pena que a mesma fique manchada pelos acontecimentos atrás referidos. Mas disso eles não têm culpa. O grupo perseguidor foi incapaz de vencer. Braga perdeu na Madeira com inteira justiça, enquanto o Boavista mostrou ser uma equipa com grande coração e Pacheco revelou mais uma vez que é um dos melhores técnicos em Portugal. O Sporting pagou a factura de dar 45 minutos à União de Leiria. O empate ajusta-se perfeitamente, lamentando-se apenas o facto da estrelinha de campeão que o Sporting teve (golo a 5 minutos do fim e pénalti no último minuto) tenha sido arrancada das mãos da equipa! A estrelinha de campeão é uma expressão utilizada quando uma equipa vence o seu adversário com uma dose de felicidade. Engraçado como as coisas andam nos últimos tempos... antigamente a estrelinha de campeão era algo fortuito, nos tempos que correm essa estrelinha viaja no apito do arbitro... nostalgia, nostalgia...
O Benfica joga dentro de momentos um encontro muito interessante. Partindo do princípio que a Taça Uefa faz parte do passado, o Benfica tem apenas e só que gastar todas as suas forças para chegar à vitória frente ao Guimarães e depois descansar até ao jogo mais importante nos últimos 10 anos da sua história. Desde o título de 1994, que o Benfica perde nas Antas. São 10 derrotas consecutivas e, se o Benfica não conseguir pontuar num terreno onde o Porto treme como varas verdes, então bem pode abdicar do título nacional e colocar os seus jogadores na 3ª divisão para tentar que a equipa B seja campeã dessa categoria... sempre era um título :)
PS:
Para finalizar quero aqui deixar os meus sinceros agradecimentos aos juizes que aplicaram os sumaríssimos. Foi uma jornada santa, sem qualquer cotovelada ou cabeçada! Para meninos travessos, que não vão lá com reprimendas, nada como castigá-los para começarem a ter juízo! Vamos a ver como se comportam para a semana :)
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005
QUADRATURA DO CÍRCULO
Resolvi hoje falar-vos de geometria para melhor analisarmos a jornada europeia desta semana.
Antes demais, queria saudar o facto das nossas televisões terem recuperado financeiramente e já terem condições para adquirir jogos das competições europeias. Como estamos em período eleitoral, este até pode ser um bom argumento para quem se quer manter no governo: "Portugueses a retoma está aí, as nossas TV já têm capacidade para adiquiir jogos das competições europeias".
O problema é se algum iluminado descobre a verdade: "Qual retoma qual carapuça, estes jogos foram oferecidos pois ninguém acredita nesses clubes e por isso os jogos ficam de graça".
É uma questão que deixo no ar a ver se alguém a apanha!
Voltando aos jogos das competições europeias. Infelizmente (ou felizmente!) não pude ver nenhum na totalidade dos 90 minutos mas deixarei aqui uma análise para os 10 minutos que vi de cada um. Assim:
Clube do multiculor vs Feyernord (70 - 80 minutos)
Liedson passa 8 minutos no chão sempre a reclamar com o árbitro.
CSKA Vs Clube do cesto do pão (45 - 55)
Adormeci ao segundo minuto de visionamento!
Apenas e só analisando os resultados, tenho a constatar que o FCP irá ser o último clube português a ser eliminado das competições europeias novamente (nem que seja uma semana mais tarde).
Deixo aqui uma nota para quem pensa ter sido prejudicado pela arbitragem na UEFA. COm efeito os clubes portugueses sempre foram prejudicados nas competições europeias mesmo que fosse contra o cucujaes do lichenstein pois não têm peso europeu. A excepção neste momento é o FCP pois no último ano tem tido arbitragens quase limpas na Europa. Mas isso deve-se ao mérito europeu e ao facto de na Europa toda a gente conhecer o FCP ao contrário de certos clubes, que como pude verificar recentemente quando estive na alemanha, nem sequer são tratdos pelo próprio nome (SCP = Sporting Lissabon ??? e SLB= Lissabon???).
Deixo aqui esta reflexão Europeia e regresso à nossa SUUUUUUUUUUUUPERLIGA (género super tia - ai se o blog tivesse som). Somos a única liga da europa com 4 clubes empatados em primeiro lugar, com o segundo a 1 ponto e os restantes a pouco mais de 5 pontos :) Finalmente podemo-nos orgulhar do nosso futebol.
Tirando toda a ironia deste último paragrafo queria aqui apenas dizer que o FCP joga fora, logo é provável que ganhe. O SCP joga fora, provavelmente vai perder, o SLB joga em casa provavelmente vai empatar. O BFC independentemente de onde jogue irá ganhar para lá dos 90 minutos com um qualquer penalti que cairá do céu. O Braga provavelmente irá ganhar.
Superliga - provavelmente a melhor liga do mundo.
Outro tema muito discutido nesta semana foram os jornais. Independentemente "das ofensas" aqui produzidas por todos, devemos concordar que os jornais têm as orientações clubisticas que têm e como tal escrevem para agradar a essa cor. Todos possuem colunistas de cores diferentes para dar aquela ideia de democracia mas é só isso. Mais nada! Também podemos concordar que quem vende mais jornasi tenha direito a mais títulos (ok, isso é comercial, não há dúvidas). Agora o que eu acho inaceitável é que não seja dado o destaque necessário a vitórias internacionais dos clubes portugueses (caso do FCP na intercontinental) quando é dado destaque a vitória de taças de pré-época que nada valem. É nestas alturas de despir a camisola que se vê a falta de profissionalismo da maior parte da nossa imprensa.
Para terminar quero aqui deixar um páragrado para os VERDADEIROS PORTISTAS. Quem leu o jornal "O Jogo" ontem veria uma notícia sobre os SD sobre um comunicado que reproduzo aqui a seguir:
"Os Super Dragões vêm por este meio mostrar a sua indignação com o facto do FC Porto ter enviado mais de mil bilhetes para o slb, tendo em conta o que se passou na primeira volta:1. Recorde-se que os Super Dragões tiveram de montar uma autêntica operação logistica por todo o país, em especial em lisboa, para adquirir bilhetes que eram devidos pela lei aos portistas e estavam a ser sonegados por quem queria a todo o custo evitar o nosso apoio e a nossa vitória. Esta operação teve uma dimensão que envolveu muitas dezenas de elementos, que tiveram em alguns casos de ficar em Lisboa dias seguidos a descobrir formas novas de actuar para ter aquilo que é nosso por direito, e pagando o valor respectivo. Recorde-se ainda o comportamento prepositadamente irresponsável dos dirigentes do clube lisboeta, que colocaram 3000 elementos no lugar de 1000. 2. Na sequência desse jogo, em que o apoio dos Super Dragões ajudou a equipa a vencer, como é hábito, o sl benfica, solicitaram os Super Dragões que no estádio do Dragão se fizesse o mesmo que nos foi feito no Bairro da Luz: não fosse cedido qualquer bilhete. 3. Decidiu a SAD do FC Porto em contrário, (cedendo até mais bilhetes do que o necessário a adeptos que viajam sempre em número reduzido), por interesses que desconhecemos, numa atitude que criticamos abertamente, e que está muito longe daquilo que é a nossa forma de estar : olho por olho, dente por dente. 4. Mais estranham os Super Dragões que a SAD do FCP venha agora tomar atitudes que desmistificam a nossa postura e identidade, que são um passo atrás em matéria de posicionamento, uma atitude contraditória à nossa forma de ser, de estar, de viver, de ganhar, de ser quem somos. Não podemos aceitar - e não aceitamos mesmo - tais atitudes, vindas de quem vierem. Pior ainda quando tais atitudes não são isoladas, e parecem querer mostrar um caminho por onde não permitiremos que o nosso clube vá – e não vai mesmo. 5. Os Super Dragões mantêm a sua total confiança e solidariedade para com o presidente Pinto da Costa.Direcção dos Super Dragões"
VERDADEIROS PORTISTAS - está na altura de começarmos a tratar estes animais como eles merecem. COm trela muito curta. Não nos queremos tornar numa Lázio II. Leiam com muita aternção eproponho aqui que caso alguém tenha ideias de ajudar estas bestas que se deixe disso. Não comprem os produtos deles e digam aos vossos amigos para fazerem o mesmo.
Abaixo os SD. Caso queiram juntar-se a uma claque façam-no ao Colectivo que ao menos apoiam o clube em 90 minutos de jogo e não fazem como os SD que só abrem a boca para criticar.
Antes demais, queria saudar o facto das nossas televisões terem recuperado financeiramente e já terem condições para adquirir jogos das competições europeias. Como estamos em período eleitoral, este até pode ser um bom argumento para quem se quer manter no governo: "Portugueses a retoma está aí, as nossas TV já têm capacidade para adiquiir jogos das competições europeias".
O problema é se algum iluminado descobre a verdade: "Qual retoma qual carapuça, estes jogos foram oferecidos pois ninguém acredita nesses clubes e por isso os jogos ficam de graça".
É uma questão que deixo no ar a ver se alguém a apanha!
Voltando aos jogos das competições europeias. Infelizmente (ou felizmente!) não pude ver nenhum na totalidade dos 90 minutos mas deixarei aqui uma análise para os 10 minutos que vi de cada um. Assim:
Clube do multiculor vs Feyernord (70 - 80 minutos)
Liedson passa 8 minutos no chão sempre a reclamar com o árbitro.
CSKA Vs Clube do cesto do pão (45 - 55)
Adormeci ao segundo minuto de visionamento!
Apenas e só analisando os resultados, tenho a constatar que o FCP irá ser o último clube português a ser eliminado das competições europeias novamente (nem que seja uma semana mais tarde).
Deixo aqui uma nota para quem pensa ter sido prejudicado pela arbitragem na UEFA. COm efeito os clubes portugueses sempre foram prejudicados nas competições europeias mesmo que fosse contra o cucujaes do lichenstein pois não têm peso europeu. A excepção neste momento é o FCP pois no último ano tem tido arbitragens quase limpas na Europa. Mas isso deve-se ao mérito europeu e ao facto de na Europa toda a gente conhecer o FCP ao contrário de certos clubes, que como pude verificar recentemente quando estive na alemanha, nem sequer são tratdos pelo próprio nome (SCP = Sporting Lissabon ??? e SLB= Lissabon???).
Deixo aqui esta reflexão Europeia e regresso à nossa SUUUUUUUUUUUUPERLIGA (género super tia - ai se o blog tivesse som). Somos a única liga da europa com 4 clubes empatados em primeiro lugar, com o segundo a 1 ponto e os restantes a pouco mais de 5 pontos :) Finalmente podemo-nos orgulhar do nosso futebol.
Tirando toda a ironia deste último paragrafo queria aqui apenas dizer que o FCP joga fora, logo é provável que ganhe. O SCP joga fora, provavelmente vai perder, o SLB joga em casa provavelmente vai empatar. O BFC independentemente de onde jogue irá ganhar para lá dos 90 minutos com um qualquer penalti que cairá do céu. O Braga provavelmente irá ganhar.
Superliga - provavelmente a melhor liga do mundo.
Outro tema muito discutido nesta semana foram os jornais. Independentemente "das ofensas" aqui produzidas por todos, devemos concordar que os jornais têm as orientações clubisticas que têm e como tal escrevem para agradar a essa cor. Todos possuem colunistas de cores diferentes para dar aquela ideia de democracia mas é só isso. Mais nada! Também podemos concordar que quem vende mais jornasi tenha direito a mais títulos (ok, isso é comercial, não há dúvidas). Agora o que eu acho inaceitável é que não seja dado o destaque necessário a vitórias internacionais dos clubes portugueses (caso do FCP na intercontinental) quando é dado destaque a vitória de taças de pré-época que nada valem. É nestas alturas de despir a camisola que se vê a falta de profissionalismo da maior parte da nossa imprensa.
Para terminar quero aqui deixar um páragrado para os VERDADEIROS PORTISTAS. Quem leu o jornal "O Jogo" ontem veria uma notícia sobre os SD sobre um comunicado que reproduzo aqui a seguir:
"Os Super Dragões vêm por este meio mostrar a sua indignação com o facto do FC Porto ter enviado mais de mil bilhetes para o slb, tendo em conta o que se passou na primeira volta:1. Recorde-se que os Super Dragões tiveram de montar uma autêntica operação logistica por todo o país, em especial em lisboa, para adquirir bilhetes que eram devidos pela lei aos portistas e estavam a ser sonegados por quem queria a todo o custo evitar o nosso apoio e a nossa vitória. Esta operação teve uma dimensão que envolveu muitas dezenas de elementos, que tiveram em alguns casos de ficar em Lisboa dias seguidos a descobrir formas novas de actuar para ter aquilo que é nosso por direito, e pagando o valor respectivo. Recorde-se ainda o comportamento prepositadamente irresponsável dos dirigentes do clube lisboeta, que colocaram 3000 elementos no lugar de 1000. 2. Na sequência desse jogo, em que o apoio dos Super Dragões ajudou a equipa a vencer, como é hábito, o sl benfica, solicitaram os Super Dragões que no estádio do Dragão se fizesse o mesmo que nos foi feito no Bairro da Luz: não fosse cedido qualquer bilhete. 3. Decidiu a SAD do FC Porto em contrário, (cedendo até mais bilhetes do que o necessário a adeptos que viajam sempre em número reduzido), por interesses que desconhecemos, numa atitude que criticamos abertamente, e que está muito longe daquilo que é a nossa forma de estar : olho por olho, dente por dente. 4. Mais estranham os Super Dragões que a SAD do FCP venha agora tomar atitudes que desmistificam a nossa postura e identidade, que são um passo atrás em matéria de posicionamento, uma atitude contraditória à nossa forma de ser, de estar, de viver, de ganhar, de ser quem somos. Não podemos aceitar - e não aceitamos mesmo - tais atitudes, vindas de quem vierem. Pior ainda quando tais atitudes não são isoladas, e parecem querer mostrar um caminho por onde não permitiremos que o nosso clube vá – e não vai mesmo. 5. Os Super Dragões mantêm a sua total confiança e solidariedade para com o presidente Pinto da Costa.Direcção dos Super Dragões"
VERDADEIROS PORTISTAS - está na altura de começarmos a tratar estes animais como eles merecem. COm trela muito curta. Não nos queremos tornar numa Lázio II. Leiam com muita aternção eproponho aqui que caso alguém tenha ideias de ajudar estas bestas que se deixe disso. Não comprem os produtos deles e digam aos vossos amigos para fazerem o mesmo.
Abaixo os SD. Caso queiram juntar-se a uma claque façam-no ao Colectivo que ao menos apoiam o clube em 90 minutos de jogo e não fazem como os SD que só abrem a boca para criticar.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2005
Globalização pouco global
John Marc Bosman abriu uma nova era no futebol. A liberalização do mercado e abertura de portas a jogadores comunitários pareceu na altura da aprovação da Lei Bosman uma democratização do futebol. Hoje, caindo na realidade, assistimos a um jogo do (espectacular?) campeonato inglês entre o Arsenal e o Crystal Palace, em bom portuense Palácio de Cristal! Um bom jogo, em que o Arsenal levou o adversário verdadeiramente “ao palácio” e venceu por 5-1. De estranho nisto tudo apenas o facto de contemplar no mesmo texto espaços temporais tão distintos sem ligação aparente. Assim seria, não fosse o Arsenal ter nos convocados para esse jogo 0 (zero) jogadores de nacionalidade inglesa. A Lei Bosman funcionou como um apoio legal aos clubes mais poderosos de poderem comprar jogadores estrangeiros em série, po-los à experiência na equipa b e logo se via se são bons ou não para o clube. Os prejudicados são os clubes menos poderosos financeiramente que ficam deste modo impotentes a ver os seus jogadores sair do clube onde foram formados sem qualquer beneficio ou apenas recebendo a ridícula “indemnização de formação” que é aproximadamente 1% do valor do passe do jogador. Nada tenho contra a vinda de estrangeiros para o futebol português mas pergunto-vos caros colegas de blog se gostariam de ver os vossos clubes jogar sem qualquer jogador português?? Seria uma distorção e um desvirtuar da essência do futebol. Cada vez menos conseguimos diferenciar tipos de futebol. À cerca de 10 anos atrás tínhamos claramente escolas de futebol definidas e bem vincadas como a inglesa (futebol directo), alemã (futebol em força), italiana (futebol defensivo), etc. No canto oposto encontramos os brasileiros cujo tipo de futebol evoluiu sem sofrer distorções da sua essência. Os frutos estão à vista, o brasil é campeão do mundo e se calhar pela primeira vez (ou não) devemos olhar para os brasileiros como um bom exemplo.
Existe a boa globalização e a má globalização, neste caso estamos perante a má globalização. Seria de todo pertinente colocar a questão: Será que devemos voltar a impor um limite de estrangeiros, sejam eles comunitários, brasileiros ou chineses no futebol? Se sim, um limite de quantos? Não gostaria de ver o meu FCP a perder a sua essência e o seu carisma, muito menos de ver a equipa a entrar em campo sem jogadores Portugueses. José Couceiro parece decidido em apostar na “cantera” azul e branca. Vieirinha, Paulo Machado, Ivanildo e Bruno Gama já treinam com a equipa principal. Que seja mais que isso, pelo bem do FCP e do futebol português!!
Existe a boa globalização e a má globalização, neste caso estamos perante a má globalização. Seria de todo pertinente colocar a questão: Será que devemos voltar a impor um limite de estrangeiros, sejam eles comunitários, brasileiros ou chineses no futebol? Se sim, um limite de quantos? Não gostaria de ver o meu FCP a perder a sua essência e o seu carisma, muito menos de ver a equipa a entrar em campo sem jogadores Portugueses. José Couceiro parece decidido em apostar na “cantera” azul e branca. Vieirinha, Paulo Machado, Ivanildo e Bruno Gama já treinam com a equipa principal. Que seja mais que isso, pelo bem do FCP e do futebol português!!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005
O CUPIDO FEZ DAS SUAS...
21ª Jornada em revisão - Quem assume o comando?
Mais uma jornada decorrida e mais uma vez quem lidera deixa-se apanhar pelo grupo perseguidor. Se fosse a volta à França em bicicleta e estivesse a assistir á mítica etapa do Alpe D'Huez estaria deliciado. Assim, só posso estar espantado e francamente desiludido com o que tenho assistido.
Vamos por partes. Benfica e FC Porto, anteriores lideres do pelotão, foram apanhados por Sporting e Boavista, ficando o Braga na cauda da liderança. E verdade seja dita, neste fim de semana estas 5 formações, talvez com a excepção chamada Porto, praticaram bom futebol e deram uma imagem de liderança... mas, e há sempre um mas... e na próxima jornada?
Mourinho já o disse e eu assino por baixo: o vencedor da Superliga este ano será o menos fraco dos pretendentes e não o mais forte... pura e simplesmente porque não há um mais forte! Pegue-se no exemplo Sporting: deu uma banhada a um Rio Ave que tinha dado "show di bola" na Luz e que tinha dominado o Porto nas Antas. Mas convém não esquecer que isto ocorreu uma semana após a tareia apanhada na Madeira frente a um Maritimo que até nem fez um jogo extraordinário e, para grande tristeza minha, provavelmente o leão perderá pontos na próxima deslocação a Leiria. E isto não é aceitável a um candidato a campeão, muito menos quando faltam apenas 13 jogos.
Voltando à jornada. O grande jogo foi em Braga e a verdade é que o jogo foi interessante, faltando os golos e sobretudo a inspiração que João Tomás tende a perder quando defronta o clube do seu coração. Quanto a um possível penalti cometido por Manuel Fernandes sobre João Alves fico com a ideia que existe, tanto mais que a bola nem sai do local onde ocorre o contacto. Gostei das palavras do mago Trapattoni, quando afirma que no futebol, tal como no boxe, ganham-se titulos com pontos. E tem toda a razão. A verdade é que o velhote italiano, apercebendo-se que dificilmente derrotaria o Braga, optou por segurar o empate. E um ponto é um ponto.... vê se aprendes oh Peseiro, seu morcão! (perder na Choupana, com 10, aos 94 minutos só mesmo de um menino de coro...)
Destaque igualmente para o Guimarães que está há 5 jogos sem sofrer golos. Agora verdade seja dita que aquele Manuel Machado é um grande postal... aquelas declarações é mesmo de quem ainda não percebeu que a era dos treinadores de bigode já lá vai. Confesso que é dos treinadores que mais comichão e irritação me provocam. Quanto ao Porto, apenas referência para a evidência que Quaresma é o único com capacidade de desequilibrar a qualquer momento, desde que assim o queira, e que Fabiano deveria ver uns videos do Jardel, sobre a arte de cabeçear bolas de golo para dentro daquele buraquinho de quase 8 metros. Referência ainda para o facto de meia equipa inicial ter sotaque :)
Para acabar as referências à jornada, queria apenas elogiar a exibição categórica de Penafiel e Belenenses, tendo este último contado com a preponderância de dois jovens leões, Lourenço e Paulo Sérgio.
PS:
Os portistas têm-se queixado muito dos processos sumaríssimos e dos castigos a adversários do Benfica, como o que foi aplicado a Nem que o impediu de defrontar o Benfica no fim de semana, mas gostava de saber o que pensam do castigo de 2 jogos aplicado a Antchouet do Belenenses, após expulsão injusta em Leiria, que o impedirá de defrontar o Porto na próxima jornada. Pior que os sumaríssimos, são os cartões que os arbitros mostram em campo e que não podem ser sujeitos a recursos. Basta ver o que sucedeu a Hugo Viana. Os sumaríssimos só surgem quando o cegueta do arbitro e restante equipa de circo que o acompanha com as bandeirinhas não vêem nada, ou fazem que não vêem. E é verdade que podem achar estranho que em 9 sumaríssimos, 4 sejam a jogadores do Porto, mas também é verdade que, tirando o aplicado a Seitaridis, todos os outros são justos. E o de Maniche poderia ter sido o dobro sem qualquer tipo de dificuldades. Quanto à história do recurso, eu estou de acordo que, quando insistimos com a justiça, temos de estar preparados para a mesma justiça ser mais branda ou mais severa. Porque senão era uma autêntica bandalheira, andavamos todos a recorrer por dá cá aquela palha.
PS2:
Fiz uma pequena pesquisa superficial sobre o que falta jogar, e aqui deixo umas curiosidades:
- boavista e sporting ainda têm 7 jogos em casa, contra apenas 6 de benfica e porto
- boavista vai receber ainda porto, benfica, sporting e braga
- sporting ainda vai deslocar-se a leiria, bessa, luz, restelo
- benfica vai iniciar ciclo decisivo: CSKA fora, Guimarães casa, FCP fora, CSKA casa e Nacional fora, onde não ganham desde 91! Já para não dizer que acabam o campeonato no Bessa, onde não vencem há quase uma decada. Vamos lá a ver se têm estofo de campeão.
- Porto defende o titulo europeu, com deslocação ao Belenenses e recepção a um Benfica que perde consecutivamente nas Antas há 10 anos! Pressão imensa para um Porto que já perdeu mais pontos em casa do que aqueles que ganhou!
Como podem ver, os próximos 15 dias serão extremamente emocionantes. Que role a bola!
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005
De que cor é o apito???
Saudações a todos os bloggers
O tema desta semana é sem dúvida, para mim, os processos sumaríssimos. Serão os mesmos justos? Na minha opinião eu acho que não pois os clubes não estão em igualdade de circunstâncias. Com efeito o número de câmaras existentes num jogo dos 3 grandes é sempre spuerior à dos restantes clubes por isso nunca poderão ser justos.
É necessário regulamentar este assunto com extrema atenção para que haja justiça. Afinal, se na Liga cada clube vale um voto, para questões disciplinares deveriam ter todos o mesmo peso.
Eu acho que apesar de injustos pelos motivos que apresentei os mesmos são necessários mas é preciso saber aplicar os mesmos critérios.
Nem sequer vou falar aqui da perseguição que é feita ao FCP pelos juízes pois disso acho que nínguem tem dúvidas.
Entretanto muito de relance noticiaram que esta semana foram roubados uns bilhetes ao Braga. Vamos a ver se não vai dar confusão no dia do jogo...
O tema desta semana é sem dúvida, para mim, os processos sumaríssimos. Serão os mesmos justos? Na minha opinião eu acho que não pois os clubes não estão em igualdade de circunstâncias. Com efeito o número de câmaras existentes num jogo dos 3 grandes é sempre spuerior à dos restantes clubes por isso nunca poderão ser justos.
É necessário regulamentar este assunto com extrema atenção para que haja justiça. Afinal, se na Liga cada clube vale um voto, para questões disciplinares deveriam ter todos o mesmo peso.
Eu acho que apesar de injustos pelos motivos que apresentei os mesmos são necessários mas é preciso saber aplicar os mesmos critérios.
Nem sequer vou falar aqui da perseguição que é feita ao FCP pelos juízes pois disso acho que nínguem tem dúvidas.
Entretanto muito de relance noticiaram que esta semana foram roubados uns bilhetes ao Braga. Vamos a ver se não vai dar confusão no dia do jogo...
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005
O "SISTEMA" DE SER O MELHOR
O TRIBUNAL DO FUTEBOL APÓS VÁRIAS HORAS DE CONVERSAÇÃO ORGULHA-SE DE APRESENTAR UM DOCUMENTO DE VALOR INESTIMÁVEL QUE FICARÁ PARA A ETERNIDADE COMO PATRIMÓNIO OFICIAL DO NOSSO BLOG! A TODOS OS QUE LUTARAM POR ESTE DOCUMENTO AQUI FICA O NOSSO MUITO OBRIGADO!
(clicar sobre a imagem para ler e saborear o seu contexto)
Tribunal em 6º lugar !
O nosso Blog está em 6º nos blogs mais visitados sobre futebol,e em segundo nos blogs amadores multiclubisticos,sendo apenas ultrapassado pelo blog "Livre Indirecto".
A todos os que contribuiram com a sua visita um muito obrigado
A todos os que contribuiram com a sua visita um muito obrigado
Top 10 | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 |
| (1) | terceiro anel | 1244 | ||
| 2 |
| (2) | Super Dragões | 978 | (+220) | |
| 3 |
| (3) | Livre Indirecto | 551 | (+59) | |
| 4 |
| (4) | Dia Seguinte | 242 | (+24) | |
| 5 |
| (5) | Contadores de www.panterasnegras.pt | 219 | (+20) | |
| 6 | (10) | O Tribunal do Futebol | 123 | (+86) | ||
| 7 |
| (7) | A Giria do Futebol | 74 | (+15) | |
| 8 |
| (8) | briosa soccer | 65 | (+10) | |
| 9 | (6) | Benfica Online | 59 | (-6) | ||
| 10 | (9) | A Chama do Dragão | 49 | (+8) |
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005
O volte-face sistema(tico)
Jesualdo Ferreira assistiu ao encontro do Benfica contra a Académica em pleno Estádio da EDP...Pedro Proença prejudica intensamente o Braga em Guimarães. No Estoril-FCP é assinalda uma grande penalidade contra o FCP que tem tanto de incrivel como de ridicula. Na TVI passam imagens repetidamente do lance que Seitaridis coloca a mão involuntariamente na cara do jogador do Estoril. Já diz o povo..."uma mentira contada mil vezes torna-se verdade"!Neste caso, lance repetido 100 vezes e comentado 100 vezes facciosamente torna-se verdade. A aproximação do Sporting ao benfica cobre de ridiculo os dirigentes sportinguistas que desse acordo (de cavalheiros?) em que tornam oficial o arranjinho 2ªCircular United contra aqueles tipos do norte que desafiaram o poder centralista!! O vassalo verde e branco tornou-se afinal bobo da corte do Rei avermelhado. Rei? Se o rei é 2º então que titulo tem o 1º??
E fica a pergunta...quem é o 1º? Será aquele clube em crise profunda com um presidente caduco que deve milhões ao fisco? Então e os outros estão pior? Vou me continuar a acreditar na comunicação social lisboeta para meu bem .
DÁ GOZO SER PORTISTA!
terça-feira, 8 de fevereiro de 2005
Terça Feira de Carnaval
Ola amigos :) Terça Feira de Carnaval...e cá está mais uma demonstração da "mascarada" que é o SISTEMA do futebol Portugês. Quando todos tentam puxar o sistema para os homens fortes do Norte...os factos aparecem vindo das terras abaixo do Rio Mondego... Gostaria de deixar alguns pensamentos no ar: Porque só agora Benny 77 foi castigado? Porque demorou o recurso tanto tempo? Porque é que o de Pedro Emanuel já saiu? Como diria o Nosso Grande Poncio Monteiro: " Sao apenas coincidencias!!!!??!!!". Comente as seguintes frases dos adeptos do monstro adormecido: " O nosso mágico é portugues - Nuno Assis" e " Nuno Assis és o nosso orgulho" :))))) uma palavra aos adeptos benfiquistas...porquê aquela corografia da Coca-Cola? Porque continuam a mascarar-se de cadeiras vermelhas? Uma palavra também para os "bons" vizinhos de Alvalade... Onde foi criado o novo magico do futebol portugues???? Porque está Ribeiro Telles de saída? Que esta amizade dure muitos e muitos anos :) Abraço a todos.
Posted by Hello
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2005
Comentário à 20ª jornada da Superliga - Quo Vadis Peseiro?
Pinto da Costa tem toda a razão!
Nunca pensei vir a dizer tal coisa muito menos escrevê-la. Mas é um facto. Mas antes de Pinto da Costa ter razão já Sousa Cintra tinha, e muita, razão. Confusos? Passo a explicar.
Em qualquer actividade profissional, a competência e profissionalismo de cada um é um factor ou O factor mais relevante para quem emprega, ou seja, para o patrão. E todos temos direito a um período de experiência e adaptação às novas funções e competências. Obviamente que, esse mesmo período varia de local para local, de profissão para profissão, de patrão para patrão. Mas que a paciência tem limites disso ninguém tem duvidas. E quando se é incompetente na execução do trabalho para que formos propostos o mais certo é o despedimento com justa causa. E isto funciona desde que Judas perdeu as botas.
O Sporting tem uma fama que o precede: é uma máquina devoradora de treinadores. Têm razão os que criticam tamanha gula, apesar de muitas vezes ser um mal necessário, mas é evidente que, desde o “crime” do despedimento de Inácio, o tal do título ao fim de 18 anos, os dirigentes sportinguistas ganharam uma enorme aversão a rescisões contratuais. Não que Inácio não estivesse mesmo a pedi-las nessa segunda época, mas por tudo que tinha feito na época anterior mereceria sem duvida ter cumprido o contrato até final da época. Tal como mereceu Boloni cumprir o segundo ano do contrato até final. E digo isto porque qualquer um destes fez uma primeira época de grande nível, culminando na obtenção do título nacional. E qualquer um deles criou um estilo/padrão de jogo perfeitamente identificável.
Agora pergunto eu que anda a fazer o Peseiro? A brincar aos treinadores provavelmente seria a resposta mais popular. Numa época em que é evidente que o campeão nacional não será o mais forte mas sim o menos fraco, Peseiro mostra-se incapaz de perceber o seguinte:
- Rui Jorge já não consegue reunir os mínimos necessários para ser o titular da lateral esquerda da defesa. Seria difícil ter conseguido o Jorge Ribeiro? Provavelmente Peseiro nem se lembrou de tal coisa,
- Miguel Garcia, tinha então 17 anos, foi observado pelo seleccionador brasileiro num torneio de selecções jovens. Na altura Scolari, treinador da selecção canarinha, ficou extremamente curioso pelas prestações do jovem. Jogava no eixo da defesa, e mostrava aptidão para se tornar num central de grande qualidade. Será que Peseiro não entendeu ainda que Miguel Garcia é um péssimo lateral direito, e que poderá estar a arruinar qualquer hipótese do jovem ainda se evidenciar como central de raiz?
- Peseiro decide prescindir de Tinga, o único trinco capaz de rivalizar com Custodio. E pior ainda, nestes últimos jogos em que não pode contar com Custodio optou sempre, mas sempre, por colocar Rogério no lugar do miúdo, tendo o Sporting averbado 3 derrotas e um empate. Será que o cabeça dura não consegue modificar as suas teorias? Será que tentar uma alternativa, como colocar Rochemback no lugar que seria de Custodio, manter Rogerio como lateral direito e lançar João Moutinho ou Sá Pinto para o lugar de Roca uma brilhante ideia minha?
É por estas e muitas mais teimosias de José Peseiro que digo que Pinto da Costa tem toda a razão: é despedimento e avançar para outro treinador. Ninguém tem a formula mágica, nem avanço aqui um nome que gostaria que treinasse a equipa, mas é um facto que Peseiro só será campeão se Porto e Benfica conseguirem fazer pior do que têm feito até aqui. Ou então, e porque o Sporting tem de facto um bom lote de jogadores, esses mesmos jogadores consigam fazer das tripas coração e por linhas tortas (entenda-se tácticas tortas e idioticas) encontrar o rumo certo para a vitória. Mas é evidente, e ontem na Madeira toda a gente viu, a equipa começa a sentir falta de comando. Um conselho para o Zé Peseiro: aproveita que estamos no Carnaval, veste uma fatiota de rato de porão, e faz-te à vida que o barco já mete água.
E pode ser que assim se salve barco, tripulação e Leonardo di Caprio :)
Quanto ao resto da jornada vou ser breve para não aumentar em demasia o post. Apenas quero deixar bem claro que do Porto de Couceiro ainda não vi melhorias. Marcou 2 golos muito cedo e depois vi um campeão europeu a defender a vantagem na última meia hora de jogo. E o cúmulo chegou quando o receio era tanto que se deu ao luxo de desperdiçar um minuto dos três de compensação para queimar uma substituição. E que melhor imagem que ver Pinto da Costa de bengala (guarda chuva?), com os óculos a cair pelo rosto abaixo a olhar com grande apreensão para o relógio. É evidente que o mais importante era conseguir a vitoria mas o campeão passa por evidente crise. E não basta mudar de treinador…. Embora ajude sr Dias da Cunha!
Quanto ao Benfica, conseguiu uma vitoria tranquila e sem grande historia. A Académica caminha a passos largos para a segunda liga, para grande desgosto meu. Já agora, só uma pergunta: que anda a tomar Geovanni para andar com tanta pujança física? Esperemos que sejam só umas bicas…
Quanto ao resto, destaque evidente para o Marítimo que fez um grande jogo, destaque igualmente para o melhor ponta de lança do campeonato, Liedson, que volta a sofrer um penalti não assinalado, tal como sofreu em casa frente ao Setúbal mas o arbitro deu a lei da vantagem e deixou-o rematar em desequilíbrio. Para quem tanto o critica, é bom que se recorde desse lance frente ao Setúbal em que tenta marcar em vez de se deixar cair perante falta evidente.
Bom Carnaval para todos
Nunca pensei vir a dizer tal coisa muito menos escrevê-la. Mas é um facto. Mas antes de Pinto da Costa ter razão já Sousa Cintra tinha, e muita, razão. Confusos? Passo a explicar.
Em qualquer actividade profissional, a competência e profissionalismo de cada um é um factor ou O factor mais relevante para quem emprega, ou seja, para o patrão. E todos temos direito a um período de experiência e adaptação às novas funções e competências. Obviamente que, esse mesmo período varia de local para local, de profissão para profissão, de patrão para patrão. Mas que a paciência tem limites disso ninguém tem duvidas. E quando se é incompetente na execução do trabalho para que formos propostos o mais certo é o despedimento com justa causa. E isto funciona desde que Judas perdeu as botas.
O Sporting tem uma fama que o precede: é uma máquina devoradora de treinadores. Têm razão os que criticam tamanha gula, apesar de muitas vezes ser um mal necessário, mas é evidente que, desde o “crime” do despedimento de Inácio, o tal do título ao fim de 18 anos, os dirigentes sportinguistas ganharam uma enorme aversão a rescisões contratuais. Não que Inácio não estivesse mesmo a pedi-las nessa segunda época, mas por tudo que tinha feito na época anterior mereceria sem duvida ter cumprido o contrato até final da época. Tal como mereceu Boloni cumprir o segundo ano do contrato até final. E digo isto porque qualquer um destes fez uma primeira época de grande nível, culminando na obtenção do título nacional. E qualquer um deles criou um estilo/padrão de jogo perfeitamente identificável.
Agora pergunto eu que anda a fazer o Peseiro? A brincar aos treinadores provavelmente seria a resposta mais popular. Numa época em que é evidente que o campeão nacional não será o mais forte mas sim o menos fraco, Peseiro mostra-se incapaz de perceber o seguinte:
- Rui Jorge já não consegue reunir os mínimos necessários para ser o titular da lateral esquerda da defesa. Seria difícil ter conseguido o Jorge Ribeiro? Provavelmente Peseiro nem se lembrou de tal coisa,
- Miguel Garcia, tinha então 17 anos, foi observado pelo seleccionador brasileiro num torneio de selecções jovens. Na altura Scolari, treinador da selecção canarinha, ficou extremamente curioso pelas prestações do jovem. Jogava no eixo da defesa, e mostrava aptidão para se tornar num central de grande qualidade. Será que Peseiro não entendeu ainda que Miguel Garcia é um péssimo lateral direito, e que poderá estar a arruinar qualquer hipótese do jovem ainda se evidenciar como central de raiz?
- Peseiro decide prescindir de Tinga, o único trinco capaz de rivalizar com Custodio. E pior ainda, nestes últimos jogos em que não pode contar com Custodio optou sempre, mas sempre, por colocar Rogério no lugar do miúdo, tendo o Sporting averbado 3 derrotas e um empate. Será que o cabeça dura não consegue modificar as suas teorias? Será que tentar uma alternativa, como colocar Rochemback no lugar que seria de Custodio, manter Rogerio como lateral direito e lançar João Moutinho ou Sá Pinto para o lugar de Roca uma brilhante ideia minha?
É por estas e muitas mais teimosias de José Peseiro que digo que Pinto da Costa tem toda a razão: é despedimento e avançar para outro treinador. Ninguém tem a formula mágica, nem avanço aqui um nome que gostaria que treinasse a equipa, mas é um facto que Peseiro só será campeão se Porto e Benfica conseguirem fazer pior do que têm feito até aqui. Ou então, e porque o Sporting tem de facto um bom lote de jogadores, esses mesmos jogadores consigam fazer das tripas coração e por linhas tortas (entenda-se tácticas tortas e idioticas) encontrar o rumo certo para a vitória. Mas é evidente, e ontem na Madeira toda a gente viu, a equipa começa a sentir falta de comando. Um conselho para o Zé Peseiro: aproveita que estamos no Carnaval, veste uma fatiota de rato de porão, e faz-te à vida que o barco já mete água.
E pode ser que assim se salve barco, tripulação e Leonardo di Caprio :)
Quanto ao resto da jornada vou ser breve para não aumentar em demasia o post. Apenas quero deixar bem claro que do Porto de Couceiro ainda não vi melhorias. Marcou 2 golos muito cedo e depois vi um campeão europeu a defender a vantagem na última meia hora de jogo. E o cúmulo chegou quando o receio era tanto que se deu ao luxo de desperdiçar um minuto dos três de compensação para queimar uma substituição. E que melhor imagem que ver Pinto da Costa de bengala (guarda chuva?), com os óculos a cair pelo rosto abaixo a olhar com grande apreensão para o relógio. É evidente que o mais importante era conseguir a vitoria mas o campeão passa por evidente crise. E não basta mudar de treinador…. Embora ajude sr Dias da Cunha!
Quanto ao Benfica, conseguiu uma vitoria tranquila e sem grande historia. A Académica caminha a passos largos para a segunda liga, para grande desgosto meu. Já agora, só uma pergunta: que anda a tomar Geovanni para andar com tanta pujança física? Esperemos que sejam só umas bicas…
Quanto ao resto, destaque evidente para o Marítimo que fez um grande jogo, destaque igualmente para o melhor ponta de lança do campeonato, Liedson, que volta a sofrer um penalti não assinalado, tal como sofreu em casa frente ao Setúbal mas o arbitro deu a lei da vantagem e deixou-o rematar em desequilíbrio. Para quem tanto o critica, é bom que se recorde desse lance frente ao Setúbal em que tenta marcar em vez de se deixar cair perante falta evidente.
Bom Carnaval para todos
sábado, 5 de fevereiro de 2005
Ainda o sistema do sumarissimo
Quando foi imposto Benny Mcarthy um processo sumarissimo por agressão a um jogador da Académica,num lance que escapou ao arbitro mas não às camaras de TV,eu,com os meus companheiros portistas do blog advogamos que não era justa tal decisão,pois em muitas outras situações,que eu proprio indiquei,nada foi feito em casos identicos.Sustentado neste e noutros pontos está em curso a defesa do Jogador,para que a penalização não lhe seja imposta.Um outro processo sumarissimo foi imposto a Pedro Emanuel,que está também na mesma situação do ponta de lança Sul-Africano.
E agora meus amigos vem um caso,que possivelmente resultou daquela confratenização de amigos ente os Presidentes desse grande clube,o 2ª Circular United,formado na noite dessa mesma confratenização.É incrivel como casos em que foi deliberada a sentença em dias,tenha recursos tão morosos,quando temos um FC Porto vs Benfica no dia 27!!!Não é estranho?Não soa a um movimento de interesses,que há quem possa chamar sistema?Sendo o FC Porto quem comanda o sistema como é isto possivél?Porque é que as sentenças dos processos sumarissimos são sabidos em 2/3 dias,e os recursos porlongam-se indefinidamente?O que andam a fazer os senhores que tomam estas decisões?Estará o 2ª Circular United por trás disto?
Tantas perguntas para tão poucas respostas....
E agora meus amigos vem um caso,que possivelmente resultou daquela confratenização de amigos ente os Presidentes desse grande clube,o 2ª Circular United,formado na noite dessa mesma confratenização.É incrivel como casos em que foi deliberada a sentença em dias,tenha recursos tão morosos,quando temos um FC Porto vs Benfica no dia 27!!!Não é estranho?Não soa a um movimento de interesses,que há quem possa chamar sistema?Sendo o FC Porto quem comanda o sistema como é isto possivél?Porque é que as sentenças dos processos sumarissimos são sabidos em 2/3 dias,e os recursos porlongam-se indefinidamente?O que andam a fazer os senhores que tomam estas decisões?Estará o 2ª Circular United por trás disto?
Tantas perguntas para tão poucas respostas....
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005
negócio do novo século
Chegados a mais uam véspera de jornada da nossa liga deixo aqui a verdadeira questão do momento.
Mas afinal quem é que manda?
Mas, perguntam-me vocês, manda em quê?
Pois é, isso é que é masi díficil pois pelos vistos ninguém sabe quem é que manda no país, no nosso futebol, na nossa liga, nos nossos clubes.
Reportando-nos agora aos clubes, a questão de ouro é a seguinte:
Os três grandes têm um passivo (só das SAD) acumulado de 74 milhões de contos. Porque é que não fecham? Quem é responsável por esta gestão ruinosa? Como é que se mantém um negócio a funcionar desta maneira?
Outra questão é a seguinte: Porque é que o FCP optou por não pagar uma grande parte do seu passivo com as receitas deste ano?
O que eu gostava de saber era se algum dos amigos do blog está interessado em criar uma SAD. Pelos vistos não é preciso dinheiro e não nos fecham as portas. (não são só as SAD dos grandes que têm prejuízo, todos os outras também - pode haver uma excepção).
Portanto, se alguém me quiser contactar faça o favor que eu estou disponível para ir "trabalhar" (ah, ah, ah) a ganhar uma pipa de massa e pura e simplesmente não fazer nada.
Mas afinal quem é que manda?
Mas, perguntam-me vocês, manda em quê?
Pois é, isso é que é masi díficil pois pelos vistos ninguém sabe quem é que manda no país, no nosso futebol, na nossa liga, nos nossos clubes.
Reportando-nos agora aos clubes, a questão de ouro é a seguinte:
Os três grandes têm um passivo (só das SAD) acumulado de 74 milhões de contos. Porque é que não fecham? Quem é responsável por esta gestão ruinosa? Como é que se mantém um negócio a funcionar desta maneira?
Outra questão é a seguinte: Porque é que o FCP optou por não pagar uma grande parte do seu passivo com as receitas deste ano?
O que eu gostava de saber era se algum dos amigos do blog está interessado em criar uma SAD. Pelos vistos não é preciso dinheiro e não nos fecham as portas. (não são só as SAD dos grandes que têm prejuízo, todos os outras também - pode haver uma excepção).
Portanto, se alguém me quiser contactar faça o favor que eu estou disponível para ir "trabalhar" (ah, ah, ah) a ganhar uma pipa de massa e pura e simplesmente não fazer nada.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005
Hipermercado Dragão
Victor Fernandez
Só quem não via os jogos do FCP ao vivo ou com mais atenção é que partilha a opinião de que a culpa é dos jogadores e que qualquer treinador que lá estaria faria o mesmo que Fernandez. Cheguei a levantar a questão “será que os jogadores treinam durante a semana?” tal era a incapacidade de funcionarem como equipa. A demissão é mais que ajustada, não havia condições para continuar.
Só quem não via os jogos do FCP ao vivo ou com mais atenção é que partilha a opinião de que a culpa é dos jogadores e que qualquer treinador que lá estaria faria o mesmo que Fernandez. Cheguei a levantar a questão “será que os jogadores treinam durante a semana?” tal era a incapacidade de funcionarem como equipa. A demissão é mais que ajustada, não havia condições para continuar.
José Couceiro
Ao contrário da maioria dos portistas não vou entrar em euforias com este novo técnico. Parece-me sinceramente que José Couceiro é de facto um bom gestor contudo como treinador principal apenas se estreou em 2002/2003 tendo descido de divisão com o Alverca. O facto de ter feito uma boa época este ano com o Setúbal é manifestamente currículo insuficiente para treinar o FCP. Contudo agrada-me o seu discurso a fazer lembrar Mourinho que tanto enerva a comunicação social de lisboa. Dou-lhe o beneficio da duvida e cá estarei para aplaudir a conquista do campeonato nacional e da liga dos campeões. Mais uma vez friso que a minha escolha recairia em Vítor Pontes ou Carlos Carvalhal.
Ao contrário da maioria dos portistas não vou entrar em euforias com este novo técnico. Parece-me sinceramente que José Couceiro é de facto um bom gestor contudo como treinador principal apenas se estreou em 2002/2003 tendo descido de divisão com o Alverca. O facto de ter feito uma boa época este ano com o Setúbal é manifestamente currículo insuficiente para treinar o FCP. Contudo agrada-me o seu discurso a fazer lembrar Mourinho que tanto enerva a comunicação social de lisboa. Dou-lhe o beneficio da duvida e cá estarei para aplaudir a conquista do campeonato nacional e da liga dos campeões. Mais uma vez friso que a minha escolha recairia em Vítor Pontes ou Carlos Carvalhal.
Contratações
Preocupa-me ver esta constante chegada de brasileiros ao meu clube. Preocupa-me ainda mais a aproximação de Jorge Mendes ao benfica. Talvez José Couceiro como bom gestor desportivo se insurja contra esta política de contratações. Para quê gastar dinheiro em jogadores brasileiros (desconheço ainda o valor de alguns, tenho esperança que sejam bons jogadores, há que dar tempo de adaptação) quando temos jogadores jovens talentosos como Hugo Almeida, Raul Meireles, Evanildo, Vieirinha, Marcio Abreu, Paulo Machado, etc...! Será que os dois primeiros já não voltam e o ultimo vai voltar definitivamente para a equipa B só para dar lugar a brasileiros de valor desconhecido? Espero que os dirigentes do FCP se lembrem que alguns dos melhores jogadores da história do FCP nasceram da “cantera” azul-e-branca.
PS – Parece que o Delibasic já marcou 4 golos nos treinos...a luta pelo titulo de melhor marcador nos treinos continua acesa mas o César Peixoto ainda vai em 1º !!
Preocupa-me ver esta constante chegada de brasileiros ao meu clube. Preocupa-me ainda mais a aproximação de Jorge Mendes ao benfica. Talvez José Couceiro como bom gestor desportivo se insurja contra esta política de contratações. Para quê gastar dinheiro em jogadores brasileiros (desconheço ainda o valor de alguns, tenho esperança que sejam bons jogadores, há que dar tempo de adaptação) quando temos jogadores jovens talentosos como Hugo Almeida, Raul Meireles, Evanildo, Vieirinha, Marcio Abreu, Paulo Machado, etc...! Será que os dois primeiros já não voltam e o ultimo vai voltar definitivamente para a equipa B só para dar lugar a brasileiros de valor desconhecido? Espero que os dirigentes do FCP se lembrem que alguns dos melhores jogadores da história do FCP nasceram da “cantera” azul-e-branca.
PS – Parece que o Delibasic já marcou 4 golos nos treinos...a luta pelo titulo de melhor marcador nos treinos continua acesa mas o César Peixoto ainda vai em 1º !!
Subscrever:
Mensagens (Atom)