Redes Social

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Rumo a 2010!!!

Scolari foi-se, e chegou Queiroz, contratado ao Manchester United depois de um duro e demorado processo negocial, em que ficou patente a vontade da cúpula federativa de o ver como seleccionador - em particular do presidente Gilberto Madail, como de resto aconteceu com o então campeão mundial pelo Brasil. A estreia de Carlos Queiroz, a feijões, deu-se a 20 de Agosto último. O primeiro jogo oficial é já no sábado, em Malta, seguindo-se na quarta-feira a Dinamarca, um dos principais adversários na luta pela vitória no Grupo 1 de apuramento para o Mundial'2010.
A contratação de Carlos Queiroz implicou naturais mudanças no trabalho diário dos jogadores, e não apenas as que se esperam entre indivíduos de personalidades vincadas, mas bem diferentes. Um dos dados mais evidentes é o trabalho táctico nos treinos, aspecto a que o professor dá particular importância, indo ao detalhe de, por exemplo, nos lances de bola parada, trabalhar primeiro as situações defensivas e só depois as ofensivas. A maioria dos treinadores, Scolari incluído, privilegia apenas este último aspecto.
A observação de jogos em vídeo é, desde há muito, um reconhecido recurso das equipas técnicas. Queiroz utiliza-o, à semelhança de Felipão, para estudar os adversários, mas vai mais longe. Pára frequentemente a imagem para explicar que situações podem ser exploradas no ataque, mas também alerta para os cuidados defensivos a ter, como, por exemplo, se determinado adversário surge com frequência nas costas da defesa ou se recebe a bola de costas para a baliza, de frente, etc. A grande novidade está, contudo, no facto de também analisar os jogos de Portugal através do vídeo - destaca o que esteve bem e o que pode ser corrigido, também parando a imagem para analisar tanto as situações atacantes como defensivas.
Nem tudo, porém, opõe os dois treinadores. Em comum têm o facto de serem ambos bastante interventivos nos treinos. Falam muito, embora um com sotaque, e o outro não…
A nível pessoal é onde os jogadores notarão, possivelmente, maior contraste. Onde Scolari era paternalista, Queiroz mantém a atitude profissional, até por se tratar de alguém mais reservado do ponto de vista dos relacionamentos. O brasileiro, quando se cruzava com algum jogador fora do relvado, não perdia a oportunidade para dar dois dedos de conversa, preocupando-se com questões familiares e pessoais; Queiroz, por seu lado, aproveita cada momento para falar sobre técnica e táctica, algo que o "Pai" Scolari guardava para a palestra anterior a cada treino.


Entretanto...


Vítor Baía ao ataque. O antigo guarda-redes, actualmente a desempenhar funções no departamento de Relações Externas do F.C. Porto, falou abertamente sobre o afastamento da selecção nacional, reagindo às revelações de Luiz Felipe Scolari num livro publicado recentemente. "Sinceramente, entristece-me a cobardia das pessoas, nomeadamente a do antigo seleccionador nacional. Nunca teve a coragem de explicar os motivos do meu afastamento e, agora, mandou um amigo jornalista escrever umas justificações estranhas num livro", desabafou, em declarações à Rádio Renascença. No início de um novo ciclo da selecção nacional, Vítor Baía aplaudia a escolha de Carlos Queiroz: "Queiroz pode trazer maior equilíbrio à selecção nacional, levar para a selecção os jogadores pelo mérito, pelo trabalho e pelos jogos que fazem nos clubes."
Boa sorte às duas selecções!
Força rapaziada!

20 comentários:

Mitico disse...

Boa noite a todos

Eu pessoalmente sempre fui da opiniao de "quem está melhor" deve ser convocado para integrar o grupo da Selecção Nacional. O 11 titular depende do "mister" e daquilo que ele pretende fazer no jogo.

Quem estará correcto? Queiroz a convocar os jogadores em melhor forma?

Ou Felipão? A jogar quase sempre com os mesmos jogadores?

Ficam as questões no ar!

Abraço a todos

Mitico disse...

Obrigado Vitor mais uma vez por tudo o que fizeste pela nossa selecção até hoje.

Muitos só te recordam por 2002 (em que todos estiveram mal) mas outros que gostam de futebol e de Portugal lembram-se perfeitamente das defesas incriveis que fizeste e dos momentos dificeis que nos ajudaste a resolver!

POR TUDO ISSO MAIS UMA VEZ...

MUITO OBRIGADO!

Ps: Gostava que Queiroz falasse um pouco sobre a questão da saída do Ricardo. Se até hoje quis saber porque Scolari afastou o grande Vitor também gostaria de perceber o porquê da saída do lagarto/lampiao Ricardo...

El Pirata disse...

Mitico, eu dos seleccionadores só pretendo apuramentos para as grandes provas e boa figura nas mesmas! Scolari tinha defeitos, alguns deles partilho da vossa opiniao, mas os resultados finais de 2 europeus e 1 mundial. assim como uma renovaçao de geração, são os conhecidos? Bons? Maus? Depende dos critérios de cada um de nós, para mim, conhecedor do background histórico das selecçoes nacionais, tenho de reconhecer que o consulado de Scolari foi positivo! Se fosse italiano, alemao, argentino ou brasileiro, talvez nao tivesse essa opiniao. Mas, pelo menos, deixamos de ver as imagens a preto e branco de 1966 como as unicas de sucesso, só por isso já valeu a pena!


Quanto a Queiroz, para já sao so elogios! É natural, sobretudo porque a maioria deles vêem de quadrantes anti scolari. Para eles até um tijolo seria melhor! Nao me admira nada ouvir até que o Queiroz chamou o Danny russo, enquanto o "burro" do Scolari nao! pois, mas alguem de juizo chamava o russo? Sejam lá sinceros, já para nao falar de um Pedro Mendes que é dispensado de clube em clube, factos sao factos meus caros! Agora porque triunfa na Escócia (e eu sempre admirei o seu talento) nao implica que seja uma melhor escolha que maniche, raul meireles, moutinho, tiago, deco, o antigo costinha ou o futuro Pelé!

Quando se tem um numero limitado de lugares e o leque de escolhas é alargado compreendo que nao se consiga agradar a todos. Mas quando se critica e nao se escolhe quem ficaria de fora para entrar A ou B tambem nao se está a ser intelectualmente honesto. Scolari tinha as suas escolhas, Queiroz tem outras, muito bem, nada contra.


O que exijo, tal como exiji a Scolari, é o apuramento! Sem desculpas esfarrapadas, sem falar em porcarias, sem tretas! Bem como, depois, na fase final, o apuramento em qualquer grupo que seja inserido! Depois, nos 1/8F, quando se atinge o famoso "mata-mata", já ha demasiados condicionantes para se exigir qualquer coisa, quanto mais a 2 anos de distancia!


Que fique bem claro aos agora bajuladores e outrora criticos do seleccionador: ha metas a atingir, sejam lá quais forem as escolhas e a quem se tente agradar. O povo portugues nao é estupido nem se deixa enganar! Está na hora Queiroz, de menos conversa e de mais trabalho. Veremos já no sabado e na proxima quarta, mesmo sem o cristiano, se a caminhada começa sem sobressaltos!

El Pirata disse...

Quanto a escolher os "em melhor momento" ou formar um nucleo duro. Obviamente que escolher "os em melhor forma" nao serve, é um mito, é uma utopia!

Peguemos num exemplo. Os tipos do Cluj, uns badamecos sem expressao por cá, têm no Cadu um idolo! Entao porque nao colocar a dupla de centrais da selecçao R.Carvalho e Cadu? Seguindo o criterio do Mitico era mesmo assim! E porque nao a extremo direito, em vez de cr7, cigano, simulao ou nani o carlitos do basileia?


Ja para nao dizer que, agora que temos 2 jornadas de campeonato disputadas, poderíamos ter um qualquer quim roscas do leixoes, trofense ou naval a fazer 2 grandes jogos. E, depois, como era? Deco ou Ricardo Nascimento? Bosingwa ou a abafa palhinhas do Joao Pereira?


Impossivel Mitico, mete la essa teoria no mesmo buraco onde enfias a honestidade do teu presidente! Tem de existir claramente um nucleo duro da selecçao, até para que se criem rotinas de jogo, podendo sim haver 2 ou 3 vagas livres para novidades pontuais. E ninguem duvide que é isso que Queiroz fará! Falemos de novo do tema dentro de 12 meses, e veremos se nao sabemos todos de cor o nome de 20 dos 23 seleccionáveis.

Mitico disse...

Pirata

"...Entao porque nao colocar a dupla de centrais da selecçao R.Carvalho e Cadu? Seguindo o criterio do Mitico era mesmo assim..."

ERRADISSIMO!!

Atenção que nao estou a dizer isso... Devem jogar os que estao em melhor forma dentro de um patamar lógico.

Paramar lógico = os melhores!

Percebes? Agora? Fiz-me entender?

Mitico disse...

E o nucleo duro claro que tem que existir e Queiroz nao o deixou de fora!

Pirata

Nao atires a mim a tua azia de ver Queiroz à frente da nossa selecção. :)

Eu acho que foi ele que há uns tempitos...!?! :)

eheh

Mas isso nao é para aqui chamado!

Mouro disse...

Mitico:

Mudaste de assunto mas eu nao me eskeci k ainda nao respondeste a minha pergunta:...Nos ultimas 3 anos estes conselho de disciplina instaurou 3!!? sumarissimos...so 3......a kem foram instaurados estes tres sumarissimos.?....Tu es capaz Mitico

Mouro disse...

agora sobre o post......concordo plenamente em alguns pontos nakilo k diz o Pirata.....neste momento a ala tripeira anti-Scolari esta a colocar o Keiros nos picos e tds nos sabemos pk...a azia do afastamento do Baia ainda e mt grande.

Confesso k pessoalmente e como adepto da selecçao tb gostava duma vez por todas de saber esses motivos.....o k se fala nos bastidores e k como o Baia era testemunha do Oliveirinha no processo contra a federaçao......a federaçao impos ao Scolari k nao convocasse o Baia.......teoria sinceramente custa me a crer...pela personalidade do scolari e tb pk a ser verdade o proprio Baia ja teria dado c a lingua nos dentes.

Pessoalmente sempre admirei o Scolari como um grande condutor de homens,uma pessoa capaz de unir um povo em volta duma causa embora mt limitado no aspecto tactico..a prova disso e k durante 6 anos nunca tivemos akilo k se xama de plano B.....ja todos nos eramos capazes de adivinhar as substituiçoes....talvez por isso agradeça mais a Nossa senhora do Caravagio os ultimos sucessos da nossa selecçao k ao proprio scolari.


Kuanto ao Keiros.....meus amigos a maior alegria k me deu foi nao ter aceite o convite do meu clube....por vezes um sargento nunca xego a capitao.
E a minha modesta opiniao sobre o keiros,um excelente sargento.....nunca um capitao.......a prova disso foi a sua passagem pelo sporting k ainda hoje agradeço o titulo de 93/94....nao foi graças ao grande jogo do Joao Pinto...foi sim graças a grande borrada do Keiros...Obrigado por isso.

Mouro disse...

Sobre as escolhas......meus amigos vamo-nos deixar de hipocrisias......foram as escolhas possiveis...
Dany???Se o Kuaresma nao estivesse em greve de fome, o Ronaldo lesionado sera k ele era xamado?

Pedro Mendes......meus caros mas alguem tem duvidas k se nao houvesse um jogo importancimo hoje dos sub 21 o xamado seria Manuel Fernandes..ou mesmo Miguel Veloso???mas k fike ja bem claro k ate sou um admirador de Pedro Mendes.

Antunes?.....Kuando o Paulo ferreira e 4ª escolha no seu clube e os adversarios se xamam ilhas faroe ou malta...axo bem tentar encontrar alguem k preencha uma lacuna k desde a celebre noitada do Nuno Valente existe na nossa selecçao......mas nao tenho duvidas k kuando aparecer um adversario a serio kem vai pra la sera o Caneira ou o Paulo Ferreira.

Meus amigos nem 8 nem 80.....nem era tudo mau e agora e td bom nem vice versa....vamos aguardar pelos resultados k e o k kuase todos keremos e so depois fazer juizos de valor.

Kuanto ti Mitico podes tirar a camisola da gaveta e continuar a apoiar a selecçao so senhor Scolari.

Mitico disse...

Caro mouro

A resposta é muito simples e vou escreve-la de novo:

"Quando o primeiro sumaríssimo, sem qualquer aviso ou tomada de posição prévia da Comissão Disciplinar pune um jogador do FC Porto está tudo dito!!!!

Nao preciso que venhas com essa teoria que eu já vi em Portugal mais concretamente um jogador do Porto a recorrer e a pena ser-lhe agravada!?!!!!

Outros a jogar "Brigde" e o dragão Quaresma à espera da sentença!?!"

Mitico disse...

Quanto a essa boquita foleira da selecção nao vou responder porque nao me aptece entrar em picardias.
Amanha lá estarei no sitio do costume a apoiar Portugal.

Anónimo disse...

"nao falar de um Pedro Mendes que é dispensado de clube em clube????"

Senhor pirata, dev ter um tasco muito bom perto de tua casa!!!!

Mas no fundo tambem concordo contigo...o importante são os resultados!! e nisso o scolari foi o melhor de sempre por portugal!!

Existe tambem no meio desses resultados bons algumas coisas a explicar...ninguem no seu prefeito juizo deixa de fora de um europeu o guarda redes titular da equipa que vence a champions, sendo que esse guarda redes é até considerado o melhor da europa!!!!
Quem nao critica o scolari por esse caso só pode ser considerado de anti-selecção, ou nao entende nada de futebol, ou é anti-portista!!!!

E é nesta ultima classificação que quero falar...eu como portista, sinto-me mal tratado pelo meu pais, sempre que alguem do porto está na selecção é criticado (cuspido, agredido etc etc...) mas os portistas nunca criticaram o humber coelho!! E dizem voçes "nao criticavam porque portugal ganhava". eu respondo - nao criticavamos porque ele levava os melhores!!! o Scolari não!!!!!!

Anónimo disse...

As criticas que os portistas fazem, ou fizeram à selecção foram sempre para bem desta!!! Quem quer o melhor guarda redes da europa na selecção de certeza absoluta que é para bem desta!!!!!!! quem não o quer é porque tem que consultar um médico!!! Não sei se existe tratamento para o ódio, mas para a raiva existe de certeza!!!!!

Anónimo disse...

Quanto ao queirós...ainda estámos no inicio e continuamos com sérias dificuldades para ocupar as posiçoes de defesa esquerdo e ponta de lança!!! Só vi jogar o antunes uma vez ao vivo e foi pela selecção de sub-21, tive vergonha alheia!! é muito, mesmo muito mau!!!! na frente de ataque só temos 1 jogador que é o nuno gomes, o resto nem no clube deles jogam...aliás nenhum ponte de lença da selecção é titular, incluindo o nuno gomes, embora neste não o é por burrice de benfiquistas!!!

Portanto desejo muito boa sorte ao carlos queirós...vai precisar dela!!

Mitico disse...

"Quem nao critica o scolari por esse caso só pode ser considerado de anti-selecção, ou nao entende nada de futebol, ou é anti-portista!!!!"

Ponto final!
Boa frase!

Mitico disse...

E porque representar Portugal é bonito:

José Mourinho, Jesualdo Ferreira e Paulo Bento foram alguns dos principais treinadores da Europa que aceitaram o convite da UEFA para marcarem presença em Nyon, na Suíça, em mais uma oportunidade única para trocar ideias sobre o estado actual do futebol.

Lista de convidados e nao foi para um casamento: Dick Advocaat (FC Zenit St. Petersburg), Javier Aguirre (Club Atlético de Madrid), Paulo Bento (Sporting), Laurent Blanc (FC Girondins de Bordeaux), Sir Alex Ferguson (Manchester United FC), Jesualdo Ferreira (FC Porto), Valeri Gazzaev (PFC CSKA Moskva), Erik Gerets (Olympique de Marseille), Christian Gross (FC Basel 1893), Manuel Jiménez (Sevilla FC), Marius Lăcătuş (FC Steaua Bucureşti), Panagiotis Lemonis (ex-Olympiacos CFP), José Mourinho (FC Internazionale Milano), Manuel Pellegrini (Villarreal CF), Claude Puel (Olympique Lyonnais), Claudio Ranieri (Juventus), Thomas Schaaf (Werder Bremen), Luiz Felipe Scolari (Chelsea FC), Mirko Slomka (ex-FC Schalke 04), Luciano Spalletti (AS Roma), Gordon Strachan (Celtic FC) e Arsène Wenger (Arsenal FC). Também marcaram presença Gérard Houllier, o director técnico da Federação Francesa de Futebol, e Paulo Sousa, antigo internacional português que é detentor de uma licença de treinador UEFA Pro.

Upsss... Esqueci-me de alguem?

Picareto disse...

hmmm.....

não percebo porque convidaram o treinador adjunto do sporting!

falta aí o Rui Bento mas se calhar eles só convidaram treinadores de clubes que existem mesmo

Anónimo disse...

Picareto:

"falta aí o Rui Bento mas se calhar eles só convidaram treinadores de clubes que existem mesmo"


Cuidado petiz!!!!!

Mitico disse...

Shhhhhhiiiiiiii

Como isto anda :)

Anónimo disse...

Na semana passada andaram frases por aqui e por jornais portugueses a quererem denegrir a imagem do porto...agora espero que tambem falem destas frases como falaram das outras....

Arsène Wenger sente que o Arsenal terá de discutir o triunfo do Grupo G da Liga dos Campeões com o FC Porto e não o escondeu à margem do Fórum de Treinadores de Elite promovido pela UEFA.

“Conheço o FC Porto muito bem e é sempre uma equipa muito forte. Não conto nunca com as suas fraquezas. Espero apenas que o Arsenal seja mais forte. Sabemos que teremos pela frente um adversário muito experiente mas, neste grupo, todos sabem o que é estar na Liga dos Campeões. Não há novatos”,

comentou o técnico francês, englobando Fenerbahçe e Dínamo Kiev na sua análise.

De resto, nem a saída de Ricardo Quaresma para o Inter permite aos gunners antecipar um cenário mais doce para o embate de 30 de Setembro, no Emirates Stadium.

“É um facto que perderam o Quaresma, mas o FC Porto tem sempre os melhores de Portugal, por isso de certeza que vão encontrar rapidamente um novo Quaresma”,


Destaco mais uma vez esta frase e recomendo-a a certos jornais de merda para frase da semana!!!!!

“É um facto que perderam o Quaresma, mas o FC Porto tem sempre os melhores de Portugal, por isso de certeza que vão encontrar rapidamente um novo Quaresma”

“É um facto que perderam o Quaresma, mas o FC Porto tem sempre os melhores de Portugal, por isso de certeza que vão encontrar rapidamente um novo Quaresma”

“É um facto que perderam o Quaresma, mas o FC Porto tem sempre os melhores de Portugal, por isso de certeza que vão encontrar rapidamente um novo Quaresma”