Redes Social

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Manuel Barbosa em entrevista ao DN!!!

Manuel Barbosa. De volta ao activo, relembra um passado rico em negócios e histórias. Como quando Rui Costa lhe lançou o apelo no Verão Quente de 93:
"Manuel, tire-me daqui de Portugal para o benfica não ficar prejudicado"
O que o fez regressar ao futebol, depois de tantos anos de afastamento?
O bichinho e a ideia de que não serei mais um. Se me considerasse mais um, não voltava!
Está a valer a pena?
Vamos ver. Sou director-geral de uma empresa que adquire os direitos desportivos de alguns atletas e que os representa. Trabalham comigo três agentes FIFA.
Volta o Manuel Barbosa de sempre, exuberante, ou está mais discreto e moderado?Não vou com certeza passar a ser hipócrita, cobarde ou bajulador como é corrente na maioria da mentalidade portuguesa.
O que fez durante o tempo de ausência?
Dediquei-me a um lindo projecto, destruído por um jornal.
A que projecto se refere?
Um projecto turístico-desportivo único, pioneiro, que seria construído em Braga. Foi imaginado por mim e pelo xeque Fhaed, que acabou assassinado.
Onde conheceu esse homem?
Nos anos 80. Era presidente da Associação de Futebol do Koweit, presidente da Federação Asiática de Futebol e presidente do Comité Olímpico asiático.
Foi o primeiro Jorge Mendes português. Concorda?
Fui um empresário que construiu relações de estima e amizade com altos dirigentes e ex-dirigentes do futebol, amizades que ainda hoje mantenho.
Com quem, por exemplo?
Não exibo os meus amigos. Quando vem a propósito não lhes escondo o nome, mas também não gosto de os divulgar.
Quando é que começou o seu declínio como empresário?
Não houve declínio, houve perda de entusiasmo por várias razões.
Perdeu o entusiasmo porquê?
Porque as regras mudaram.
O que mudou dos seus tempos para hoje?
É visível. Mudou o moral, o respeito pela palavra dada, etc.
É por isso que os empresários de futebol são malvistos?
Uma coisa não tem a ver com outra. O que se passa é que há quem goste de criar na opinião pública uma imagem negativa dos agentes desportivos. Esses comentadores melhor fariam se estivessem calados até porque não acredito que sejam levados muito a sério. Não lhes ficaria mal algum respeito quer por empresários que foram de top quer por profissionais como Jorge Mendes. Quem trouxe milhões de euros para Portugal através da cedência de direitos desportivos de atletas como Mozer, Valdo, Ricardo, Aldair, Anderson, Deco, Pepe Derlei, e outros, atletas que nem portugueses eram? Isto para não falar já do Paulo Ferreira, Dani, Ricardo Carvalho, Simão Sabrosa, Hugo Viana, Rui Costa, Paulo Sousa, Miguel, Bosingwa, Quaresma, Maniche, Tiago, Beto, Nani, Nuno Gomes, Figo, Cristiano Ronaldo, Sérgio Conceição, Secretário, Domingos, Vítor Baía, Peixe, Ricardo Rocha ou dos treinadores Mourinho, Fernando Santos, Carlos Queiroz. Sabe, o mal é a inveja da incompetência, porque o ciúme do homem é pior do que o da mulher!
Considera-se o empresário que melhores jogadores brasileiros trouxe para Portugal, sobretudo para o benfica?
Talvez... Porque antes de os contratar ia conhecer as famílias, as virtudes e os defeitos, e explicava-lhes, sem rodeios, a mentalidade, a forma de ser dos portugueses e os possíveis sacrifícios que os esperavam. Só assim dá resultado!
Qual foi a melhor "contratação" que fez?
Todas foram boas e todas me deram gozo. Mas uma especial...A do Valdo e não vou contar porquê.
E a mais difícil?
Raí, do São Paulo para o Paris Saint-Germain, porque lutei contra grandes tubarões a representar grandes clubes.
Para além de Mozer - que roubou ao FC Porto -, quantos jogadores roubou ao FC Porto e ao Sporting?
Ao Sporting, o Ricardo Gomes.
E qual foi a transferência mais rocambolesca?
Valdo para o benfica e a saída do Agostinho do Vitória de Guimarães.
Porquê?
Porque estive seis meses a lutar contra tudo e todos. Chegaram a dizer-me para abandonar essa operação, mas eu não desisti.
Ainda hoje se dá com alguns desse jogadores?
Todas as pessoas de bem e com memória não se podem zangar comigo.
Os jogadores brasileiros que vêm agora para Portugal têm menos qualidade?Alguns, sobretudo porque são contratados por "dicas" de influência, por interesses, com total desconhecimento do que se está a fazer. Basta aparecer um "nome" que é logo inflacionado nas páginas dos jornais.
Está arrependido de ter trabalhado sobretudo com o benfica?
Nunca, mas merecia mais respeito! A partir daí, do meu tempo, os resultados desportivos e económicos viram-se... Mas é "o tratamento moderno".
Porque é que nunca trabalhou com o FC Porto ou com o Sporting?
O Sporting nunca quis trabalhar comigo... e com o FC Porto já trabalhei.
Em que casos?
Vários.
Esperava mais do benfica relativamente a si?
Os homens são diferentes, uns gratos, outros ingratos, infelizmente as instituições não falam nem decidem, têm de ser os homens a decidir por elas.
Ainda é benfiquista?
Serei sempre!
Como está a sua relação com o Rui Costa?
Muito boa. Ele emigrou para salvar o benfica da "falência" e eu, como sempre, fui o culpado!Conhece o Rui Costa muito bem.
Foi empresário dele durante muitos anos. Pode contar um episódio dos tempos em que ele ainda era miúdo?
Olhe... um de honra. Não aceitou ser corrompido pelos mesmos que desviaram Paulo Sousa e tentaram desviar o João Pinto no Verão de 1993. Um certo dia, disse-me isto: "Manuel, tire-me daqui de Portugal para o benfica não ficar prejudicado, porque os valores que eles me oferecem são agitantes."
O Sporting tentou roubar Rui Costa ao benfica?
O Sporting e José Veiga.
Quanto ofereceram ao jogador?
Sei que foi muito. Nem quis saber quanto.
Acha que ele vai mudar o benfica?
Só o seu puro benfiquismo é meio caminho andado, mas a prática e os conhecimentos que adquiriu em grandes clubes vão ajudar muito.
O que acha da actual situação do benfica?
De agora para a frente só posso pensar o melhor. O Rui está a fazer uma revisão geral e a mudar o óleo ao potente motor que se chama benfica.
Esta equipa tem qualidade para se bater com o FC Porto e o Sporting?
Julgo que sim.
É melhor ou pior do que a do ano passado?
Está mais equilibrada... mas cuidado com a política dos jogadores emprestados, senão, dentro de dois anos, terá de voltar a fazer recrutamentos de alto gabarito. Como se costuma dizer, não é bom fazer filhos na mulher dos outros.
Como avalia a qualidade das equipas do benfica nos últimos anos?
É como na Bolsa, se não se perceber do assunto, pode comprar-se gato por lebre.
Que jogador aconselharia ao benfica?
Seria vaidade e presunção.
Luís Filipe Vieira é um bom presidente?
Herdou uma péssima situação, é um presidente corajoso, mas teve e tem demasiados ex- -portistas (frustrados, ressabiados, oportunistas e expulsos) ao lado dele e não precisava e nem precisa disso. O passado recente assim o confirma, espero que não venha a ter mais desilusões.
Nos anos 80 e 90 tratava vários presidentes de grandes clubes europeus por tu. Lembra-se de alguma história desse tempo?
Muitas que não vou citar. Posso dizer que todos ficaram meus grandes amigos, com quem continuo a ter relações de amizade extrafutebol.
Como é que está o caso Tapie, no que lhe diz respeito?
Tudo bem. Tive dignidade, não enterrei os amigos, fui o único a ser absolvido, coisa que a comunicação social portuguesa não divulgou, à excepção de um jornalista que reproduziu a notícia do L'Équipe. Mais grave: no dia em que fui totalmente absolvido, a RTP suspendeu oito vezes a emissão da noite do Telejornal para dizer que fui preso à saída do tribunal. No dia seguinte, fui à 5 de Outubro, mas não me deixaram desmentir em directo. Só a SIC, na mesma noite da falsa notícia, o permitiu no programa de David Borges.
Lidou de perto com Berlusconi. Pode confiar-se nele?
À palavra nunca faltou.
Já falou com ele depois de ele ter ido para a política?
Não, mas leio todos os artigos dos comentadores e analistas portugueses que estão sistematicamente a chamar estúpido ao povo italiano, cada vez que ele ganha eleições.
Conviveu com muitos dirigentes. Em qual deles viu maior capacidade de liderança?
No grande Borges Coutinho. Por tudo, foi um senhor, um diplomata; em Michel Denisot, pela inteligência com que administrou o clube (PSG); Louis Nicollin (Montpellier), o mais antigo presidente do futebol francês, muito respeitado e estimado por todos, amigo dos homens do futebol em dificuldades, o que lhe dá uma imagem invulgar neste meio. Foi amigo de Jorge Brito...Grande benfiquista. Enquanto mecenas foi bajulado e enquanto presidente foi traído porque não tinha lugar para todos. Foi terrível para ele aguentar certas coisas e estou bem colocado para dar esta opinião.
Por exemplo?
Fico por aqui.
E Manuel Damásio?
Passagem curta no benfica, fiz-lhe o grande negócio - o melhor - ao vender o Rui Costa, pagou as aflições e não continuou.
O que pensa de Jorge Nuno Pinto da Costa?
Seria injusto não admirar a obra do general De Gaulle em França e o mesmo digo no caso de Jorge Nuno Pinto da Costa. Só um ditador liberal pode fazer o que ele fez naquele clube e ninguém me impede de o reconhecer como um estratega supercompetente. Quero também dizer que nunca me faltou a nenhum acordo, incluindo os que não estavam escritos.
Carolina Salgado destruiu Pinto da Costa?
A Pinto da Costa nem as máquinas políticas todas juntas o conseguiram destruir.
Conhece-a?
Não.
O que acha do processo do "Apito Dourado"?
Há um homem que foi condenado e não merecia porque é bom, é humano, é sério, é correcto. Chama-se José António Pinto de Sousa.
Surpreendeu-o a condenação, em primeira instância, de Valentim Loureiro?
Não surpreendeu, nem deixou de surpreender. Os carros dele são todos potentes e todos têm marcha-atrás.
Continua a ser um homem vaidoso?
Só pode ser vaidoso quem tem orgulho na obra que constrói. Mas em Portugal chama-se vaidade à personalidade.
Ainda manda fazer fatos à medida?
O meu físico dá para adaptar aos "pronto-a-vestir".
Qual foi a grande lição que apreendeu no futebol?
Salvei, ajudei, dei a cara, promovi e, hoje, muitos não me conhecem.Um desses muitos, por exemplo...Não dou exemplos, porque senão esta entrevista seria interpretada como num hino à má-língua ou à inveja, como alguns "livros" da nossa praça...

13 comentários:

Mitico disse...

Carolina Salgado destruiu Pinto da Costa?
A Pinto da Costa nem as máquinas políticas todas juntas o conseguiram destruir.

Quero também dizer que nunca me faltou a nenhum acordo, incluindo os que não estavam escritos.

SERIO E HONESTO!!!!

Mitico disse...

Luís Filipe Vieira é um bom presidente?
H
erdou uma péssima situação, é um presidente corajoso, mas teve e tem demasiados ex- -portistas (frustrados, ressabiados, oportunistas e expulsos)

lololol

Mitico disse...

Surpreendeu-o a condenação, em primeira instância, de Valentim Loureiro?
Não surpreendeu, nem deixou de surpreender. Os carros dele são todos potentes e todos têm marcha-atrás.

Esta foi fenomenal :)

Mitico disse...

Falando de empresários

Pessoalmente acho que o futebol perde a identidade e a mistica com estes senhores. Em suma sou contra eles! Mas reconheço que é um trabalho como todos os outros onde só triunfam os melhores!


Falando no Manuel

Andava eu no 9º ano quando comecei a perceber o que era ser empresário de jogadores de futebol. Um negócio espectacular, dinheiro fácil, com muita muita muita marosca. Manuel Barbosa era o nome do momento. Ainda me lembro do que dizia um colega de turma: "eu quero é ser empresario de futebol"!

Ehehe

E que dizer de Jorge Mendes actualmente?

BRAVO!

E Veiga?
Ainda anda por Inglaterra?

Ah! Pois! Esse já nao é empresário!

eheh

Veigarices!!!

Anónimo disse...

interessante saber por algum que é dos vermelhos, que as maquinas politicas tentaram destruir o pinto da costa...na minha opinião ainda tentam!!

Interessante saber que o veiga ia tramar o benfas tirando de lá o rui costa (que foi um grande homem ao contrário do figo)!!!!

Mouro disse...

O Rui Costa nao Foi.....o Rui É um grande homem...um grande MOURO!!

Obrigado Rui.....

Mouro disse...

"Manuel, tire-me daqui de Portugal para o benfica não ficar prejudicado"........kem fala assim so pode ser um grande MOURO!!

Anónimo disse...

"Carolina Salgado destruiu Pinto da Costa?
A Pinto da Costa nem as máquinas políticas todas juntas o conseguiram destruir."

Isto intriga-me muito..."nem as máquinas politicas todas juntas..."

Se calhar não somos assim tão doentes e com espírito de perseguição...

"nem as máquinas politicas todas juntas..."

O que é que este homem quis dizer com...essa frase!!!!???

André Kaustico disse...

É preciso ser cego para não ver as maquinas politicas.
Ora vejamos, burlas e crime violento no grande Porto e norte em estado generalizado. Que grande decisão tomou o poder central para lidar com isto? Manda-se uma procuradora super especial para resolver um assunto de bola e putas.
O interesse nacional é: destruir o FC Porto
A procuradoria geral da republica é simples simples

El Pirata disse...

Desculpa Mitico, mas desde quando cumprir acordos que nao estavam escritos é ser-se serio e honesto? Tu devias era querer saber que acordos eram esses! Dos sacos azuis?

Enfim, este merdas foi o primeiro cancro do futebol moderno, o primeiro chulo encartado! Ainda me lembro bem da figurinha na tv a ameaçar o grande Paulo Sousa, "aconselhando-o" a nao assinar pelo Sporting uma vez que nao voltaria a jogar futebol na vida! Um idiota que foi dizimado pelo Jose Veiga que, por sua vez, foi trucidado pelo Jorge Mendes... que terá os dias contados, afinal ha sempre um chulo à espera de substituir o chulo velho.

El Pirata disse...

Dei-me ao trabalho de ler a entrevista toda e nao se aproveita nada. Um verdadeiro zero este individuo, que chega ao ponto de criticar quem publica livros por nao ter nada pra dizer... e isto é o quê? Todas as perguntas incomodas ficaram sem resposta, só banalidades à Cinha Jardim.

Da-me tremenda satisfaçao ter a confirmaçao que o Sporting nada quis com este reptil, bem pelo contrario. E afirmar que o Sporting quis o Ricardo Gomes, bem o Sporting querer querer... queria era o Romario e o Bebeto seu lampiao idiota comedor de couratos!

E, que fique bem claro, o Sporting nao roubou nada a ninguem! Paulo Sousa assinou porque quis, tal como o Pacheco! O JVP fez jogo duplo e assim mamou na teta lampiã à grande e à francesa por mais 6 anos (eheheheh) e o ruizinho teve de fugir para Florença pelo seu grande amor á causa lampiã. Este foi o unico que se aguentou mas, seguramente, com a promessa de ser vendido sem grandes exigencias. Mas como o malandro do Barbosa viu comissoes pelo canudo vem agora apregoar mentiras! E o negocio Futre? Que tinha tudo acertado com o Sporting e parou no Benfica? Um ano antes desse Verao quente de 93? Pois, olho por olho, dente por dente!


GRANDE SOUSA CINTRA! PUSESTE-OS DE JOELHOS! ES GRANDE CINTRA!

El Pirata disse...

"Luís Filipe Vieira é um bom presidente?
Herdou uma péssima situação, é um presidente corajoso, mas teve e tem demasiados ex- -portistas (frustrados, ressabiados, oportunistas e expulsos) ao lado dele e não precisava e nem precisa disso. "


Por aqui se vê a angustia deste animal. Jose Veiga nao só o colocou fora de negocio como ainda conseguiu o que ele desejava a todo custo, ser dirigente do seu benfiquinha! Esquece-se é que o orelhas, a quem ele tece imensos elogios, como bom lambe botins, é que é precisamente um, e passo a citar, "ex- -portista frustrado, ressabiado, oportunista e expulso".

Dedica-te à suinicultura Manel, ou entao à criaçao de galinhas para as colocar a esvoaçar no chiqueiro da luz. Faça o que fizeres, fa-lo na sombra, estava tao contente por pensar que estarias numa qualquer prisao tailandesa ou algo do genero!

Unknown disse...

para o pirata filho da puta!!!!!
tá visto que deves levar no cu todos dias!!!
destilas veneno pelo cu de tanto que foste e és enrabado!!!
há uma diferença entre pessoas que se vendem e que não se vendem!!!
E tu pirata certamente fazes parte da tropa que se vende!!! dos veigas e companhia...

e ve se comes menos merda por essa boca..badameco!!!!