Redes Social

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O Porto na Champions League!

O FC Porto-Fenerbahçe foi um daqueles jogos com uma curva apertada que podia ter dado em desastre, porque ninguém teria dado por ela. Nos primeiros 25 minutos, Jesualdo pavoneou - com razão - a equipa que andou a treinar nestas últimas três semanas e parecia que estava numa recta. Os dois golos aos 13 minutos nem sequer eram os únicos sinais disso. Mas depois os turcos marcaram, o treino esgotou-se e as dores de crescimento voltaram em força.
A primeira nota da noite: Jesualdo voltou a preferir Fernando para as traseiras do meio-campo. Mandaria o preconceito que se visse nessa escolha a opção pela segurança, mas o jogo mostraria que nem a segurança era descabida nem Fernando contrastava, pelo contrário. Foi a melhor porta dos fundos ou escada de incêndio possível para a bela movimentação de bola e jogadores que o FC Porto aguentou durante 25 minutos.
De Fernando em diante, as posições foram, nesse período, apenas um ponto de partida para as trocas ininterruptas que funcionaram quase instantaneamente. O propósito era deslocar o meio-campo mais denso dos turcos e a verdade é que nem chegou a dar-se pela densidade. Lisandro marcou o oitavo golo na Liga dos Campeões; Lucho, que ficava atrás com apenas sete, deixou-o sentir-se importante durante 120 segundos e fez o oitavo dele também.
O romance acabou aqui. Para não ser desagradável com o “irmão”, Lisandro não quis marcar outro logo a seguir. Não tinha importância. O Fenerbahçe talvez tivesse ficado em Istambul, perdido nas discussões sobre o estado clínico de Luis Aragonés, porque no campo não estava. Até que passou a estar, de repente: num momento, os turcos estavam abúlicos; no outro, marcavam um golo daqueles que destroçam. Sapunaru repete o fracasso diante de um extremo - reconfirmando que, enquanto toda a gente olha para Benítez, tem sido ele o lateral mais frágil do FC Porto -; depois, Bruno Alves (aparentemente, ele) aceita o cabeceamento de Alex; a seguir, Benítez esquece Guiza e, por último, Helton defende mal o poste. Demasiados erros, verdadeiros ou potenciais, em simultâneo.
Tanto o FC Porto como o Fenerbahçe são equipas prematuras, ainda com muito que aprender, principalmente sobre si próprias. Enquanto os turcos percebiam que eram capazes de mais qualquer coisa no ataque, o tricampeão português assustava-se com as fraquezas que descobria. Não recuperou os movimentos trabalhados daquele primeiro terço do jogo, nem sequer a energia para os tentar. Os jogadores foram-se fixando, preocupados com outros dramas - como o de Sapunaru, sempre aflito - e os turcos crescendo. Por coincidência (pois...), Roberto Carlos, que antes só se vira quando fintado por Rodríguez, caiu de rompante no jogo, multiplicando cruzamentos. Que o FC Porto nem resolvia bem, nem conseguia controlar à partida, secando o brasileiro. Uma pista para o futuro, entre outras: há equipas pela frente bem melhores nessa matéria do que o Fenerbahçe.
POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRTOOO
Fonte: Ojogo

11 comentários:

Mitico disse...

E pronto... Mais uns pontecos para Portugal na Europa do Futebol.

Nao falei do Sporting nem de outros clubes que vao participar hoje em jogos da Uefa porque mais tarde será feito um post resumo sobre esta jornada europeia.

Fiz post ao Porto porque com tanta gente nova, vencer os turcos em casa numa competição como esta ...

SO DA PARA GRITAR MUITO ALTO:

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

Mitico disse...

MAIS ALTO AINDA:

Autor força :)

Mitico disse...

Aquele golo do Lininho... :)

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTTO

Anónimo disse...

POOOOOOOORTOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anónimo disse...

Como eu tinha dito no post anterior....
3-1

Anónimo disse...

http://4.bp.blogspot.com/_ruMl7qqaMUk/SNEQf4cVEgI/AAAAAAAABN0/hwN8_78_XR0/s1600-h/IMAGENS_111287.jpg

Comentem esta foto!!!!

Mitico disse...

Mikel diz que Deco é o "maestro"

Mitico disse...

Autor

Quanto à tua foto...

Nao era so o bruno alves?????

Por falar nisso... eu acho que o vi algures numa equipita da Uefa Fantasy!?! :)

Mitico disse...

Mikel diz que Deco é o "maestro"

El Pirata disse...

querem ver que agora ha cotovelos nas palmas da mao?

El Pirata disse...

vitoria justa do porto mas bem cagadinha!

Afinal 2 golos nas 2 primeiras oportunidades, sobretudo o do lucho, que ja o vi tentar umas 50 vezes, alguma vez teria de entrar nao era?

O que eu sei é que se um turco nao tirava o golo da cabeça de outro turco... teriamos repetiçao do portugal vs dinamarca. Safou-se a troca de um extremo por um defesa esquerdo, para trancar as portas, o eurocagoes saiu ao mouro cor de tijolo.


PS:

Este Fenerbache nada tem a ver com o do Zico. Estes turcos, com o avô cantigas no banco, a fazer a siesta e a contar o milho para dar aos pombos, vai ficar em ultimo lugar do grupo. Vai uma aposta?