sexta-feira, 29 de abril de 2005
A JORNADA
Começando pela UEFA gostaria de dizer que há momentos que valem uma epóca. Ontem, Pinilla conseguiu um golo que pode justificar a sua contratação (mesmo que seja dispensado). No entanto, logo de seguida falhou um logo que pode justificar o seu não esquecimento mas pelos piores motivos. É isto o futebol. Em relação ao jogo posso dizer que o resultado, para o SCP, foi melhor que a exibição, e que se livrou de ser humilhado no seu estádio devido a umas boas intervenções do franguinho da guia. Espero no entanto, e porque não sou hipócrita e sempre defendo o que me interessa, queo AZ onsiga dar a volta de ontem a cinco dias. Caso não consiga, terei de ter o prazer de ver o SCP perder a taça UEFA no seu estádio.
Ontem, houve já jogadores do SCP que se queixaram de problemas físicos, vai-se lá a ver que afinal epócas cumpridas como esta, para quem não está habituado (como é o caso do SCP) custam um bocado.
Voltando às competições portuguesas, o que esperar desta jornada? Começemos pelo jogo do FCP vs Maritimo. É um jogo para ganhar, frente a uma boa equipa. Esperam-se dificuldades como é óbvio mas uma vitória contra os 14 elementos do Marítimo que estarão em campo.
O jogo da Luz será de grande dificuldade apra o Belenenses pois terá de lutar contra 14 jogadores e contra um país!!!! Penso que não será neste jogo que o SLB irá perder pontos. Quanto mais não seja conseguirá o empate em cima dos 90 minutos através de um daqueles lances que todos conhecemos. O SCP frente ao SCB irá ter muitas dificuldades. Penso que neste jogo o ideal para o FCP será o empate, no entanto dou mais hipoteses ao Braga do que ao Sporting.
Este campeonato termina ao contrário de todos os outros, não à equipas aflitas para não descer e o título ainda não está decidido. É uma nuance diferente para quem normalmente está habituado a ver o título decidido e a ver na última jornada os estádios cheios dos clubes que lutam para não descer (aonde param essas pessoas durante a epóca? deviam apoiar sempre o clube da terra???)e as festas que acontecem, será estranho mas interessante.
Faço novamente votos de bom fim de semana para todos, que o FCP vença e todos os outros percam, ou então empatem!
quinta-feira, 28 de abril de 2005
A Anedota
não podia deixar passar em claro a verdadeira anedota nacional: Dias da Cunha. O homem que diz que está mal e depois almoça com os responsáveis por esse mal. Acho que não vale a pena expor muito mais o ridiculo deste senhor.
Gostaria de frisar que dois dos que pugnam pela limpeza do futebol não estão ligados directamente ao futebol. Portanto movimentam-se noutros meandros e podem atirar estes disparates para o ar pois não serão nunca castigados por continuamente manterem a suspeição no futebol.
Refiro também aqui que quem pede a intervençao do governo num meio que se deve auto-regular, e os clubes têm o poder para isso, só pode querer regressar a tempos que eu, pela minha juventude e felizmente, nunca os vivi. O tempo em que o governo por decreto decidia já acabou e numa sociedade democrática e tendo esse senhor o poder de mudar algo, a meu ver, não lhe resta poutra solução que seja a de convencer os seus pares de que a propaganda dele é que é a melhor.
Caso não consiga os seus intentos de um modo livre e democrático, então cale-se e desapareça do futebol e aproveite e leve também os clubes que se põem de luto e que em vez de trabalhar para a equipa de futebol trabalham para os jornais.
quarta-feira, 27 de abril de 2005
AL garve ou Al drabões?????
segunda-feira, 25 de abril de 2005
Uma epoca em 360 minutos
Avancemos agora para o comentário aos jogos de Sporting, Porto e Benfica, por esta ordem.
O Sporting, com o empate frente à Académica, e apesar de depender única e exclusivamente dele próprio, encontra-se entre a espada e a parede. E, para quem leu o 1º livro do Mourinho, sabe bem do que estou a falar! Senão vejamos o que José Mourinho escreveu sobre a ida à final da Taça Uefa: A aposta na Taça Uefa só foi possível devido ao facto de termos uma vantagem considerável no campeonato, caso contrário a aposta no campeonato seria a primeira prioridade. Se não foram estas palavras foram muito parecidas.
O Sporting neste momento, na minha opinião, deveria apostar a 100% na Taça Uefa. Não quer dizer que deveria perder propositadamente a Superliga, mas, como se viu perante a Académica, os adversário estão motivadissimos, ao contrário de certos Setubeis que oferecem vitorias lá prós lados das Antas...
O Sporting tem de viver com a realidade, e esta é muito simples: tem mais 3 candidatos a lutar pelo titulo, todos eles com jogos mais acessíveis, e como se viu este fim de semana,. Ainda lhe falta a ajuda dos MIB...
Quero recordar a todos os portistas o que escreveram os famosos árbitros do pasquim OJOGO: ficou um pénalti a favor do Sporting por assinalar sobre Liedson aos 10 minutos e Polga viu e bem o cartão amarelo e não o vermelho. Está lá escrito, na vossa bíblia. Como tal, mais uma vez o Sporting foi prejudicado! Nada que eu não esteja à espera, tem sido assim a época toda. Por isso a minha convicção quanto à Taça Uefa, trofeu que teria mais significado, para mim, que a Superliga.
Mas é pena, já que é evidente a SUPERIORIDADE leonina perante todo e qualquer adversário nesta Superliga. Nunca como este ano vou lamentar a perda do campeonato...
Quanto ao jogo do Porto. Foi um prazer ver aquele golaço do Quaresma. Sobretudo porque vi os portistas que assistiam ao jogo comigo a exaltarem o cigano, quando passaram o jogo todo a insulta-lo! E como eles certamente a maioria dos portistas... será que ainda não perceberam que Quaresma é o mais mágico jogador do vosso plantel e o que consegue realmente resolver um jogo? Precisa de ser mais acarinhado e reconhecido, e sobretudo precisa de ter a confiança do treinador nele, tal como Boloni lhe transmitia. Ele, ao contrário da outra mercadoria, não tem selo Made in Brasil, ele é obra de arte Made in Alvalade. É usa-lo e não estraga-lo meus amigos. Os portistas que eu conheço parecem aqueles tipos que estão habituados a comer em “pocilgas” e dão-lhes a provar caviar: o sabor é estranho mas é o sabor da qualidade! Tratem de desfrutar a qualidade do cigano e deixem de assobiar o artista.
Quanto ao Diego, aquele que tem o cabelinho à beto de cascais, está na hora de ele aprender a deixar-se de simulações, afinal o simulador é o Liedson ou não?!... E os parabéns ao Beira-Mar que poderia igualmente ter ganho o jogo, faltou-lhe apenas frieza frente a Baia...
Deixo para o fim o escândalo da jornada: o Benfica nem mais! E isto só por si merecia um post.
Que dizer quando uma SAD adversária, á custa de receber 120 mil contos de receita, hipoteca a receita do ano seguinte... Sim, porque que interessa ganhar 120 mil contos quando se vai parar á Segunda Liga?? Não será a melhor receita jogar na Superliga?? Pelos vistos não, e foi interessante ver o António Figueiredo nervoso, quando o seu Estoril até estava a ganhar!...
Que dizer de um jogador, Rui Duarte, que há meses se diz que vai para o Benfica, forçar, com duas entradas estúpidas, a expulsão, aos 25 minutos?
Que dizer de um jogador, Pinheiro, que falha um contra-ataque infantilmente e que provoca o arbitro com faltas desnecessárias, quando já tinha um amarelo?
Que dizer de um jogador, João Paulo, que entra em campo e é expulso por palavras?
Que dizer do facto de somente 5/6 jogadores do Estoril, incluindo o GR Jorge Baptista, terem lutado até à exaustão pela manutenção da vitória?
Que dizer de um treinador, Litos, que tudo fez para manter a equipa coesa e viu-se forçado a efectuar substituições apenas pelo facto dos jogadores que foram substituídos estarem a forçar a sua expulsão?
Tudo isto indica marosca e da grande. Não tenho duvidas que a SAD estorilista desceu ao intervalo aos balneários. E não foi para vibrar com a equipa! Inacreditável como certos jogadores estorilistas fizeram faltas e perderam bolas infantilmente. Se isto não era fabricado não sei o que seria.
E para compor o ramalhete, nada como um arbitro a ajudar à festa: Hélio Santos, que assinalou falta todas as quedas junto à área e expulsou Rui Duarte à 2ª falta! Não está em causa a gravidade da falta, que até merecia um amarelo, mas sendo este o segundo e estando decorridos apenas 25 minutos de jogo, haveria necessidade? Tanto mais que minutos depois perdoou um claríssimo amarelo a um outro estorilista que fez falta mais que merecedora de amarelo! Onde está a coerência?
PS:
Já agora queria saber o que pensam do facto de Nuno Gomes ter dado uma cotovelada ao defesa estorilista, no lance em que Luisão aproveita para fazer o empate.
domingo, 24 de abril de 2005
Eusébio, o impulsionador da economia!
Eusébio, D. Sebastião e a Taça da Fita Azul e Branca
sexta-feira, 22 de abril de 2005
I Jantar do Tribunal
Após 6 meses de existência e aproximadamente 6 mil visitantes, aqui fica para a posteridade a foto de 4 elementos do blog, da esquerda para a direita Ivo, Rui Ramos, Mitico e Gil. Esperemos que no próximo possam comparecer todos os colaboradores e participantes. Fica desde já disponivel uma nova reestruturação da interface do blog que em breve terá mais novidades. De modo a facilitar a participação de todos, a partir de hoje iniciamos um periodo experimental em que será possivel comentar posts sem ser necessário o registo no blog. Esperamos que se mantenha o respeito e o nível que este blog tem mantido ao longo dos tempos e que tem sido a fonte do sucesso que o número de visitantes nos indica. Pediamos que ao comentar sem registo que assinassem os comentários. Obrigado a todos!
PLURALISMO
No estado actual da situação a desportiva, penso que não vale a pena efectuar grandes previsões pois corre-se o risco das mesmas saírem furadas. Apenas posso desejar para este fim-de-semana o mesmo que desejei para o outro. Que o FCP vença e todos os mais próximos percam.
Relativamente ao nosso jantar, e descontando a falta de comunicação atempada para alguns membros do blog, aos quais apresentamos as nossas desculpas, gostaria de dizer que foi muito frutuoso e também monocromático.
Expresso aqui a minha desilusão pela não comparência do Sr. António Ramos pois contava trocar algumas ideias com ele acerca das nossas visões antagónicas. Penso, no entanto, que foi um pouco rude da parte dele faltar a um jantar ao qual foi alterada a data por causa do mesmo. Ficamos todos desiludidos, mas estou certo que motivos superiores a tal justificaram. Em relação às pessoas que foram avisadas em cima da hora, tenho boas notícias: mais jantares se seguirão.
Gostaria aqui também de esclarecer que foram dados alguns passos no sentido de tornar este tribunal mais colorido e não tão monocromático, o que espero seja do agrado de alguns dos bloggers. Também iremos realizar mais iniciativas de modo a que mais pessoas, sempre dentro do respeito, possam vir aqui deixar as suas ideias. Contamos por isso com o apoio de todos para “recrutar” opiniões válidas para este blog de modo a que o mesmo fique mais rico e com mais diversidade de cores. Volto a frisar que tudo isto será sempre feito à custa do respeito entre todos, sendo esse o crescimento que todos desejamos.
Mais novidades em relação a este assunto serão transmitidas com o desenrolar do tempo.
Para terminar pois não me quero alongar muito, estou a ler o meu livro favorito de anedotas, o jornal A Bola, e pela primeira vez concordo com a Sra. Leonor Pinhão pois a mesma escreve que o Benfica joga sempre em casa (excepção feita aos jogos no Dragão e em Alvalade) e como tal acha ridículo esta ideia de ir jogar ao Algarve para dar receitas, concluiu que o SLB não é o Pai Natal e eu concordando, acrescento que um clube que está a oferecer dinheiro a outro clube, mesmo que à custe do seu número elevado de adeptos, deveria no mínimo ser investigado por fraude. Quem nos garante que estas concordâncias em dar dinheiro aos outros à custa dos adeptos não têm umas clausulas secretas de benefícios futebolísticos. Investigue-se…
Acrescento também que houve condenações no caso do túnel do Bessa mesmo sem recorrer a vídeos, não sei se existiam ou não. Só posso acrescentar que mesmo que haja despenalizações, neste caso, ao contrário do de Mourinho, não houve inocentes. Para o Sporting, penso que a baixa do Sá Pinto, neste momento, é importante. A do Rui Jorge não o é, pois na minha opinião não passa de um jogador mediano que nunca desenvolveu o que poderia (e sempre o disse mesmo quando ele estava no meu clube).
Bom fim de semana.
quinta-feira, 21 de abril de 2005
A "festa particular" da taça
Já sabemos quais são as equipas que vão estar presentes no Oeiras Stadium:
benfica vs Setubal
A turma lampiã está já habituada a ser levada ao colo,desde que o futebol em portugal é o desporto que é.A coisa costuma acontecer mais no campeonato,deixando-se a taça um bocado prós pequenitos.Este ano pelo contrário,talvez devido à inconsistencia deste campeonato,os homens do apito quiseram assegurar pelo menos uma competição para o clube eternamente benificiado.Se tivesse acontecido com o ainda campeão europeu-mundial e bi-nacional,aquilo que aconteceu com o benfica esta epoca na taça,teriamos 60% do país a condenar o nosso grande papa(qual Bento XVI,pra nós só ha Pinto I) à cadeia. Mas como vivemos numa ditadura de massas,temos que nos sujeitar à logica de que,o benfica é beneficiado e pronto,os outros é que têm de ser julgados.As pessoas não se lembram que já vai fazer 31 anos sobre a revolução dos cravos,que no futebol portugues indicou o fim do calabotismo,filosofia aplicada pelos arbitros portugueses que se baseiam nos pensamentos futebolisticos de um Inocencio Calabote,corrente ainda hoje existente.
Não tiro merito à vitória vermelha sobre os 2º divisionarios E. Amadora,que com a subida praticamente garantida,não auguram nada d bom para a proxima época.
Resta-nos portanto esperar que na final em oeiras o benfica seja igual ao que foi este ano na prova,e o arbitro não
Pra finalizar
Junto-me aos poetas do futebol
Com o melhor futebol da europa
ganhamos tudo na europa e cá
nem com o apito vermelho
o benfica lá chegará
segunda-feira, 18 de abril de 2005
Sentido de orientação...
Para o senhor Joao Ferreira aqui fica um pequeno presente...uma imagem vale mais que 1000000000 apitos!!!!! senhor Joao a sua actuação foi no minimo ridicula!!!!!!! voce precisa de se orientar e bem no terreno de jogo...deve ter em atenção que as equipas mudam de campo na 2ª parte e que as faltas devem ser assinaladas como tal!!??!!! Quanto à entrada do Petit vale a pena falar????
A corrida mais louca
Só que, a 5 voltas (jornadas) do final, a Toyota apresenta-se com os pneus completamente desgastados e, como se sabe, esta época na F1 não se pode ir à boxe mudar os mesmos. Ou seja, a Toyota, apesar de bem classificada, demonstra que facilmente será ultrapassada nas últimas voltas, isto se os comissionários de pista (árbitros) não dificultarem as ultrapassagens…
Já a Renault é, reconhecidamente, a equipa que melhor espectáculo tem dado dentro de pista. No entanto, devido a alguma fiabilidade do seu Eng.º Chefe (Peseiro) nas tácticas de corrida, o carro vacilou e teve até ligeiras saídas de pista. Mas, à entrada das últimas 5 voltas, apresenta-se logo atrás da Toyota, forçando desde já uma ultrapassagem.
Por sua vez a Ferrari mantém-se muito aquém das expectativas, mantendo-se no entanto perto do 1º lugar devido sobretudo à pressão que Schumacher (Pinto da Costa) fez aos seus mecânicos, ameaçando-os de despedimento caso não melhorassem a performance do veiculo.
Williams é a grande surpresa da prova. Pilotada por um veterano (Jesualdo Ferreira) quase sem currículo, depende cada vez mais apenas de si própria para vencer o GP. E a luta entre Toyota e Renault pode ser muito benéfica para a Williams.
Por ultimo a McLaren, guiada por um maluco das pistas (Jaime Pacheco), possui o F1 menos competitivo das mencionadas, mas devido a uma condução agressiva, sem remorsos de consciência nas manobras perigosas e sem grande respeito pela segurança dos restantes adversários, mantém-se na expectativa. Ninguém duvida que a McLaren, se entrar na última volta colada aos da frente, forçará a saída de pista dos seus adversários para conseguir a vitória!
Deixando a F1 por momentos, de volta à 29ª jornada da Superliga. Até ao momento nenhum resultado pode ser considerado surpreendente. O Beira-Mar, após boa exibição em Alvalade, derrota o Boavista, mantendo-se assim na luta pela manutenção. O Boavista, mais longe do título (que nunca assumiu…), vê-se apertado por um V.Guimarães em crescendo, que dificilmente não conseguirá um lugar europeu. O Rio Ave retomou a normalidade, com o 16º empate em 29 jornadas (fantástico…), a Académica somou o 9º jogo a pontuar, somando 32 pontos, estando a 5 pontos da manutenção, quando ainda dispõe de 5 jornadas para o conseguir! Grande mérito para Nelo Vingada, que conseguiu o que muita gente julgava impossível. Referência especial para o Estoril, que com a derrota em Guimarães, vê a ida ao Algarve para defrontar o Benfica, como essencial para a manutenção! Espero que os senhores da linha de Cascais não culpem os árbitros quando descerem, quando eles próprios demonstram um total desinteresse na defesa dos interesses do seu clube… mas cada um tem o que merece.
Para o fim guardo o comentário para os jogos dos 3 grandes: o Sporting que só hoje defronta o Moreirense (com a corda na garganta) tem uma excelente oportunidade para se aproximar do 1º lugar. E, apesar das ausências de centrais, acredito que Miguel Garcia vai estar à altura do momento. Afinal ele é produto da Academia de Alvalade, certificado de qualidade como bem sabem :)
O Benfica conquistou um ponto na recepção ao Leiria. E digo conquistou um ponto e não que perdeu dois porque o empate surge através da execução de um livre de uma falta que pura e simplesmente não existiu. E quanto às grandes defesas de Costinha, apesar de grande categoria, não foram assim tantas. Contei não mais que três já que, ao contrário dos comentadores de TV, eu não considero grandes defesas aquelas que são feitas à figura ou que são defendidas devido a cabeceamentos defeituosos, como o caso do Geovanni que cabeceia, completamente solto na pequena área, sem força para defesa de Costinha. O Benfica demonstrou novamente grandes fragilidades, agora que Simão (o oitavo anão da Branca de Neve) se encontra em claras dificuldades físicas. Mas disso não têm culpa os adversários, e os campeonatos não se conquistam com apenas um jogador. Uma palavra ainda para o rei dos pneus, LFV. Como se esperava, o “rei” já contava com o ovo no cu da galinha, mas parece que as t-shirts, cachecóis e bandeiras alusivas ao título vão ter de servir como panos para limpar o pó…
Por fim o Porto. Em primeiro lugar quero congratular a equipa por dois feitos:
- pela primeira vez esta época consegue vencer, consecutivamente, dois jogos em casa,
- pela primeira vez esta época, na Superliga, consegue transformar uma derrota em vitoria.
São dois feitos dignos de registro. Outro feito digno de registro é a exibição de Postiga. Não espero dos portistas reconhecimento pelo mérito de Scolari em tal facto, mas lá no fundo eles sabem que é verdade o que eu digo. A exibição da equipa foi agradável, a tal ponto deste jogo figurar certamente entre os tais 3 melhores jogos da época portista na Superliga. Mas, e permitam-me perturbar a vossa felicidade, tenho um comentário a fazer:
Este V. Setúbal travestiu-se por completo nas Antas. Onde anda o V.Setubal da 2º jornada, o tal que fez uma exibição categórica frente ao Sporting? Onde anda o V.Setubal que na 19ª jornada vai a Alvalade, e com 10 unidades defensivas, impede a vitória leonina? E onde está aquele que para muitos é um dos mágicos da Superliga: Jorginho? Onde esteve ele? E Paulo Ribeiro porque não jogou na baliza? E Sandro? E Manuel José? E porque saiu Ricardo Chaves ao intervalo? E porque saiu Meyong? São muitos porquês para um jogo só, têm de concordar comigo. Mas não fica por aqui… porque marcou o árbitro falta no lance que deu o empate ao Porto? Porque saiu Moretto da baliza, ficando feito espantalho quieto, permitindo a Quaresma empurrar a bola para aquele buraco de 8 metros?
Eu não sou a Maya (para tal tinha que ser totalmente cara de pau, não ter um pingo de vergonha na cara e armar-me em tia bem vestida), mas até sou capaz de adivinhar: será que é devido aos negócios florescentes entre a SAD portista e o V.Setubal ávido por dinheiro? Será que as transferências de Paulo Ribeiro, Sandro e Jorginho não têm nada a ver? Eu, como adepto de futebol, fico muito desiludido quando vejo estes atentados à verdade desportiva. O V.Setubal que, por duas vezes, defrontou o Sporting e lhes “roubou” 5 pontos, não é o mesmo V.Setubal que defrontou o Porto. Eu deixo ficar este desabafo aqui para que não andem sempre a dizer mal do Boavista, que supostamente facilitou ao Sporting e persegue arduamente o Porto. Isso é um disparate pegado sobretudo para alguém como eu que sabe que o Sporting nos últimos 30 anos só venceu por 4 vezes no Bessa! Cai por terra essa teoria! E o conceito de derby é entre clubes da mesma terra. Não existe derby Sporting vs Porto, mas sim Porto vs Boavista e Sporting vs Benfica. E o Boavista, como representante de uma minoria de portuenses oprimida, faz do jogo frente ao FCP o jogo do título. E pode ser criticado por isso? O que pode ser criticado é a atitude de um Setúbal que não se deve ter apercebido ainda da operação Apito Dourado…
sexta-feira, 15 de abril de 2005
Quanto vale um adepto do futebol?
Ia começar o tema do meu dia de hoje pelo jogo de ontem dos quartos de final da taça Uefa. Mas, antes de ir a esse campo, dei por mim a pensar que ontem, o estádio de Alvalade não encheu! Estariam cerca de 40000 espectadores nas bancadas para um estádio com capacidade para 50000!
Pus-me a pensar porque seria? Não vou falar de fervor clubistico pois acredito que todos os sportinguistas queriam ver este jogo ao vivo (acho que têm adeptos que cheguem para encher o estádio!!!) pois para além de dar a possibilidade do clube chegar a uma meia final ao fim de 14 anos, as hipóteses de sucesso, infelizmente para mim, eram bastantes altas, por isso, e sem saber, atribui essa razão ao preço dos bilhetes.
Ao atribuir essa razão ao preço dos bilhetes, pus-me a pensar quanto vale um adepto de futebol. Como o caso que eu conheço melhor é do FCP resolvi fazer aqui umas contas. Assim, se considerarmos que o FCP tem +/- de 100000 sócios, e não vou excluir daqui quem tem cotas em atraso e considerando a cota mais cara (9 euros) vejamos:
9 x 12 = 108 euros
108 x 100000 = 10800000 – considerando que estas são cotas do clube e não da SAD vou retirar 800000 para as amadoras (não sei se são mais ou não, mas vamos a ver)
O estádio do Dragão tem cerca de 32000 lugares anuais vendidos e como os preços diferem (e os locais mais caros são em maior número) digamos que cada um paga para os jogos todos (europeias incluídas) cerca de 150 euros.
Assim:
150 x 32000 = 4800000 euros
Somando temos 14800000 euros., ou seja cerca de 14800000 / 100000 = 148 euros por sócio.
Acrescentemos aqui proveniente de merchandising entre outras receitas como camarotes, etc. cerca de mais 10000000.
Ou seja ficamos com 24800000 milhões de euros, isto é cerca de 5 milhões de contos em moeda antiga.
O FCP tem um orçamento de cerca de 12 milhões de contos para este ano, o que quer dizer que os sócios valem cerca de 41% das receitas do clube.
Se valemos cerca de 41% das receitas de um clube, e com os custos a aumentar e com as sad a acumular prejuízos, o que é que valemos para os dirigentes? Qual o valor que eles nos atribuem? Qual a influência que poderemos ter?
Veja-se o caso do Manchester United cujas receitas assentam sobre a massa adepta que possuem, o certo é que quando o americano chegar ao valor que os dirigentes querem pelas acções, o clube passará a ser privado por muito que os adeptos se manifestem.
Penso que já entro no campo da fantasia quando digo que os adeptos representam cerca de 40% do dinheiro gerado para o clube, é certo que o clube só consegue outras receitas pelo número de adeptos ou então por performances espectaculares em competições com $$$$ a distribuir.
Como é que nós adeptos, seres irracionais, que queremos é o jogador com mais nome para o nosso clube mesmo que custe milhões, que queremos é que o clube ganhe a qualquer preço, vamos depois exigir os nossos direitos a clubes que pouco a pouco deixam de nos pertencer para se tornarem em sociedades comandadas pelo dinheiro e não pelo amor ao clube.
Mas como diz o povão, o que importante é a performancezão (rima à Estebes).
E ao falar de performance passo para o jogo de ontem da taça uefa, em que, como todos já sabem, eu torcia pelo NUFC. Por isso estou com uma grande cabeça (mas ainda entro nas portas) pois o clube que eu queria que passasse fica em terra. Já que deixei isto bem claro, volto ao jogo.
Em relação ao jogo tenho de dar os parabéns ao SCP por ter acreditado sempre que poderia virar a eliminatória mesmo depois de ter sofrido o golo. Dito isto, também afirmo que o resultado ontem, foi melhor que a exibição produzida pois depois do primeiro minuto e até ao 42º o SCP estava eliminado, foi num lance com alguma sorte (que o SCP procurou) que o mesmo reentrou na eliminatória. Caso o futebol do kick and rush tivesse resultado entre esse período, penso que com maior eficácia io jogo teria acabado com um resultado dilatado para o NUFC. Com verdade, Dyer, pra gáudio dos sportinguistas este em noite não e acabou mesmo com o rush do NUFC ao sair lesionado. Só depois deste veloz jogador ter saído é que o SCP consegue partir com maior acutilância para cima do adversário e virar o jogo a seu favor. Parabéns por esse mérito.
Chegamos às meias finais da competição com uma equipa russa, uma equipa italiana e uma equipa holandesa (penso eu). É a ocasião para o SCP conseguir chegar a 2ª final da sua história (se estiver enganado peço desculpas e correcção) caso continue a ter o coração que teve ontem. Caso contrário, os adeptos do Sporting habituados a eliminações precoces das competições europeias, já terão algo para abrir as garrafas de champanhe guardadas frigorifico.
AS COMPETIÇÕES EUROPEIAS
Meias finais:
Inglaterra – 2
Itália - 2
Holanda – 2
Rússia – 1
Portugal – 1
Vemos o ressurgimento, em grande do futebol inglês, e a confirmação do italiano, o desaparecimento do campeonato espanhol, a aletoriedade da Holanda e da rússia e uma equipa de Portugal novamente nas meias finais de uma coompetição europeia.
Nos últimos três anos tivemos três equipas em meias finais europeias. Três anos de meias finais são 12 jogos (a duas mãos) em que colocamos equipas nossas lá. Será que isto é fruto da aleatoriedade ou de um trabalho de mentalização iniciado com Mourinho. Penso que só o tempo o dirá, mas talvez seja altura de todos os clubes começarem a reconhecer que quem tem mérito de vencer na Europa (e eu digo vencer e não alcançar para isolar bem o clube de que estou a falar) também tem mério de vencer no próprio paios mesmo que isso custe a alguns.
Como já me alonguei, acabo por aqui. Para a semana, começarei a preparar a campanha que todos os sócios Portistas devem começar a fazer para homenagear o melhor presidente de todos os tempos que já existiu em Portugal e para começar a preparar a sua saída em grande e não a sua saída pela porta pequena como estou a ver que irá acontecer caso o clube continue a seguir o mesmo rumo que leva agora.
Bom fim de semana, boa jornada, cheia de casos com vitória do FCP e derrotas do SLB, SCP, BFC, SCB.
quarta-feira, 13 de abril de 2005
Poesia salteada no Tribunal
Petit, és um pilar
No meio campo és imponente
Quando começas a falar
Vê-se que te falta um dente
Sistema no seu esplendor
A atacar o beira-mar
Mota és goleador
É pena o poste atrapalhar
Eles têm a festa montada
Na casa da Musica na Boavista
Vermelho da velha guarda
Cunha Leal é o artista
Os grandes protagonistas
São os vermelhos do apito
Com arbitragens malabaristas
Abundam livres pó simaozito
Boavista clube de renome
Mas a rotunda não se chama assim
Mouzinho de Albuquerque é o seu nome
E não rotunda de Almeirim
Contra os infiéis são andorinhas
Contra os Portistas viram lobos
Adeptos do xadrez e das sameirinhas
Sulistas são os rotundeiros todos
Jorge Mendes o empresário
Foste com o orelhas viajar
Não passas de um vigário
Ao Dragão hás-de vir pedinchar
Nunca viu nenhum jogo no Dragão
Mas até jogos ele já assistiu no Restelo
Sendo assim só há uma explicação
Para Scolari, FC Porto nem vê-lo!
....A coluna de Poesia voltará em breve....R.G.
segunda-feira, 11 de abril de 2005
Abram alas ao Leão
Em Vila do Conde assistiu-se a um jogo morno em que o Rio Ave, muito bem orientado, e sem já os seus 2 melhores jogadores devido a problemas financeiros (Ricardo Nascimento faz muita falta bem como Franco na defesa, ambos a jogar na distante Coreia actualmente), conseguiu controlar um Benfica que, apesar de ter disposto de 2 ou 3 oportunidades de golo, nunca conseguiu “domar” o adversário e controlar o ritmo de jogo. E foi bem notório o respeito que Trapattoni demonstrou pela equipa vila-condense, não estivesse ele recordado do contra-ataque da 1ª volta, contra-ataque esse que deu frutos já em tempo de compensação. Resultado justo? De facto não, o empate ou até a vitória benfiquista não seria desonesta. Mas, e comparando com a estrelinha de campeão que tem bafejado a equipa encarnada nas últimas semanas, é visível que sem essa estrelinha a funcionar a seu favor, a equipa não mostrou capacidade para ir além de um empate, que já parecia um dado certo, para quem olhava para o banco benfiquista. Para mim foi mais um dado claro que este campeonato ainda não está decidido e que o melhor mesmo é os comerciantes não começarem já a fazer cachecóis e bandeiras alusivas ao título do glorioso slb…
Quanto à famosa estrelinha, desta vez deu à costa em Alvalade. E já não era sem tempo digo eu! Não há um jogo em que possam afirmar que o Sporting venceu sem ter feito por o merecer. E este último frente ao Beira-Mar é mais um exemplo disso mesmo. De facto o Sporting não jogou bem, esteve muito desconcentrado, sem ideias, provavelmente com o pensamento já no jogo de quinta-feira e com a convicção que o Beira-Mar não daria resistência. É nestes momentos que cada vez tenho mais a certeza que Peseiro é incapaz de ter força nos jogadores, de os guiar. Mourinho há só um é um facto mas Peseiro, depois do desastre frente ao Penafiel, esteve ontem perto de repetir a dose por falta de capacidade de liderança. Quanto à arbitragem, o Beira-Mar pode-se queixar de um golo mal anulado. Sim, de facto McPhee não se encontrava deslocado, mas não é um fora de jogo claríssimo (tal como aquele de Hugo Viana frente ao Braga em Alvalade no passado mês de Dezembro, que valeu inclusive um processo ao arbitro e assistente, tamanho o disparate…), e convém igualmente recordar que a finalizar a primeira parte João Moutinho surge isolado perante Srnichek e é assinalado incorrectamente fora de jogo. Erros não compensam erros é evidente, mas não é por aí que podem afirmar que o Sporting venceu. Até porque duas bolas aos ferros também evidenciam alguma falta de felicidade, bem corrigida por aquele que é, sem dúvida, a mais valia do campeonato português: Liedson! Ele resolve, e o resto é conversa.
Quanto ao jogo do Bessa, não foi a batalha campal que aguardava. O Boavista até se portou muito bem, não utilizando Hugo Almeida, quando comparado com o Guimarães e o caso Silva. Pelo jogo jogado, o empate encaixava na perfeição, mas só contam as que entram, e aí conta o golo que Vítor Baia, na sua genialidade, deixa entrar na sua baliza. Naquele lance Baia fez-me lembrar aqueles policias sinaleiros, que mandam avançar depressa os condutores que ainda vão meios a dormir logo pela manhã… mas lá está, até nos frangos os génios são uma classe à parte :)
Uma palavra ainda para Pedro Emanuel e para o seu pontapé em JVP: eu até o desculpo o rapaz, afinal estava a jogar no Bessa e teve um ataque de saudosismo, quando foi campeão em 2001 pelo Boavista e, com o seu parceiro Litos, batia em tudo que mexia. No entanto, e apesar da beleza do lance, o morcão convidado a apitar o jogo (o grande Paulo Costa, da linhagem de grandes árbitros portuenses e afilhado de Martins dos Santos) deveria ter exibido o vermelho directo. Mas até fez bem, senão era mais um choradinho porque era mais um jogador que Couceiro não poderia utilizar, ele que tem somente um plantel de 25 jogadores, mas que sempre que falta um ou dois, é um ai Jesus!
Notas finais:
1. Pinto da Costa, na entrega dos dragões de ouro, atribui o respectivo dragão referente ao treinador do ano a Luís Magalhães, técnico da equipa de basket. Não está em causa o mérito deste fulano, mas corrigem-me se estiver enganado: o FCP venceu a Euroliga de Basket? Ou melhor: o FCP venceu a final da NBA frente aos Detroit Pistons? Porque aí sim, se tivesse alcançado tal feito, o troféu entregue ao Magalhães era justíssimo. Caso contrário, só quem tem graves deficiências psíquicas é que pode esquecer-se de José Mourinho…
2. Estamos em Abril. Ok, mas isso não implica que todos os dias sejam 1 de Abril, dia das mentiras. Essa de noticiarem que Derlei está pronto para vestir a camisola das quinas, para alem de ser uma piada sem graça, é um insulto a todos os jogadores portugueses de qualidade. Lá porque em Portugal existam cerca de 80 mil brasileiros ilegais e mais uns largos milhares com dupla nacionalidade, não implica que nos tenhamos de adaptar. A escolha de Deco já foi um precedente grave, não façamos disto uma república de bananas! Ainda para mais o único que realmente interessava (Liedson) não está para aí virado. E faz muito bem, é sinal evidente que não renega as origens e que ama a sua pátria. Fossem todos assim…
3. Petit teve ontem um desabafo que lhe fica mesmo muito mal. Insinuar que o Rio Ave estaria “sob contrato” para vencer o Benfica a todo o custo é próprio de alguém que julgava que o ultimo mês de Superliga iria ser um passeio. Pois é meu caro Petit, até nas novelas, e antes de se chegar a um final feliz, existem muitos contratempos e infelicidades… e convém não esquecer igualmente que Veríssimo’s, graças a Deus, existe só um e joga em Setúbal, não é Petit?...
4. O Chelsea, em duas épocas, gastou 275 milhões de euros em compra de jogadores. Cerca de 75 milhões de contos. A única diferença é que Mourinho comprou para os lugares que necessitava. Mas a única diferença destes para os galácticos, é que estes últimos nada têm a provar, chegaram ao título de galácticos por mérito próprio e por tudo que conquistaram. Os jogadores do Chelsea, tirando raras excepções, foram excessivamente caros e ainda nada venceram. Criticar a politica de Florentino Perez e elogiar o Chelsea é um paradoxo. Afinal são equipas que vivem à base dos milhões e do que os milhões podem comprar. Mourinho terá muito mais mérito pelo título de campeão europeu no Porto que pelos 30 titulos que possa conquistar no Chelsea. Só Pinto da Costa parece não ter reparado nisso. Entretanto Mourinho resolve apostar na miudagem, já a pensar numa possível “falência” do mafioso russo, e trata de convencer os pais (sedentos de dinheiro) de 3 jovens sportinguistas: Adrien, Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes, todos com 16 anos. Os progenitores, certamente aliciados pelo dinheiro que podem vir a ganhar com o suor dos filhos, trataram logo de desertar da melhor Academia Nacional. Que façam bom proveito, e cá estarei eu para os ver jogar, dentro de 5/6 anos, nas divisões secundárias nacionais, quais Zeferino, Tinaia, Edgar Caseiro, Paulo Costa, Vasco Faísca, entre tantos outros moleques, que pensando somente em dinheiro atraiçoam pelas costas em quem neles aposta e se dedica. Boa sorte putos!
5. Shola Ameobi, o arruaceiro de Newcastle, diz ao site do clube:
“O arbitro não foi com a minha cara. Há jogos assim.”
Até onde chega a pouca vergonha? Já imagino este pobre de Cristo, travestido de Adolf Hitler a dizer:
“A camâra de gás não era assim tão má, não imaginam o dinheiro que se poupou em balas, dinheiro esse enviado para construir centros de apoio a idosos”
Faz algum sentido? Evidentemente que não! Mas ao menos eu não enfiei uma chuteira com pitons na cabeça de um adversário e não demostro qualquer arrependimento por tal acto bárbaro. Ameobi vai ser insultado e vaiado em Alvalade sempre que tocar na bola. Espero depois que não venha com aquela velha treta:
“Ah, coitado de mim, sou preto e tal, e chamam-me de macaco e fazem barulhos, tadinho de mim”. Não mereces mais que isso, seu escumalha que não merece o ar que respira!
6. Para acabar, deixo as palavras de Miguel Muñoz, mítico treinador do Real Madrid da década de 60, quando lhe perguntaram se o facto de Eusébio se encontrar magoado era uma vantagem para o Real. Diz ele:
“Escuta amigo, se eu tivesse o Eusébio na minha equipa, ele alinhava mesmo que ficasse sentado numa cadeira dentro do relvado, porque o adversário, mesmo assim, colocava dois jogadores ao lado da cadeira, para o guardar”.
Reportando aos tempos de hoje, estas palavras encaixam na perfeição em Luís Figo. E, nem que seja somente por esse motivo, já era um motivo excelente para o regresso dele à Selecção Nacional. O outro motivo é a falta de liderança que existe, evidente para todos…
domingo, 10 de abril de 2005
O "sopro" do apito encarnado
A primeira foto,para quem nao sabe, trata-se da casa da musica na cidade do Porto - bem junto da rotunda da boavista - local onde se realizará a entrega do titulo ao campeão nacional de futebol da super liga. Estranho não é??? Finalmente alguma coisa veio para o norte do país...espera...quando a esmola é grande o pobre lá desconfia...vamos pensar melhor...huuummm ahhh!!! já sei!!! parece que o ultimo jogo do campeonato é o Boavista - benfica...assim já percebo e é caso para dizer "há luz ao fundo do famoso tunel"!!??!!! Bom, as outras imagens falam por si...abraço a todos
PS: Jose Manuel Capristano foi ouvido no ambito do processo Apito Dourado. Porque não veio isso em primeira pagina na comunicação social de lisboa?
sexta-feira, 8 de abril de 2005
Rescaldo e antevisão entre outros
Quanto ao árbitro, penso que até prejudicou mais o NUFC pois perdoou a expulsão ao Polga pelo corte ilegal sobre o Amoni mesmo no fim da primeira parte (aliás nem marcou falta), acabou por anular um lance que acabou por dar golo ao NUFC (noutras situações já vimos isto não aontecer) ainda na primeira parte a acabou por anular outro lance de golo ao NUFC por bola na mão na segunda parte (outro lance que em muitas freguesias não era assinalado), também teve correrias inexplicáveis apenas para dizer que não era falta???? Enfim...
Deixo aqui uma nota em relação ao jogo de pés dos guardas redes ingleses que está ao nível dos jogadores de campo.
Por pontos:
Primeiro, acho que comentários racistas são desnecessários por muito revoltado que se esteja. Está certo que é um lance que coloca em risco a integridade do jogador (tal como aconteceu ao Costinha em guimarães) mas se analisarmos bem: a bola está na grande área e não na pequena área, logo está fora da zona de protecção do guarda redes e como tal é jogável até ao último momento, como nenhum dos jogadores teria o lance perfeitamente controlado, jogaram-no até ao fim e deu no que deu. Mas acho puxado pedir cartão amarelo para uma disputa de bola. O jogador do NUFC tem culpa pois poderia ter retirado o pé, mas o Ricardo também deveria saber que ali nunca se vai buscar a bola com as mãos numa situação dessas.
Segundo, do ponto de vista de um portista o comentador da RTP pareceu-me ter a camisola do sporting vestida a fazer o comentário tal a intensidade com que vibrava com as pseudo oportunidades criadas pelo sporting. Foi total o apoio dado aos verdes.
Terceiro, o ano passado ninguem fez isso a Deus mas à dois anos nem sequer transmitiram o jogo do FCP contra o Pana. A falar de dinheiros públicos...
ANTEVISÃO
As atenções deveriam concentrar-se esta jornada no Bessa pois trata-se de um derby de homens de barba rija que, como é costume, é disputado nos limites mas, já sabemos, não terá qualquer interesse para a comunicação socia. Noutros anos, outros derbys, a feijões (talvez como este, mas tabém talvez não) têm sempre muito destaque.... enfim.... pasquins.
Em relação a este jogo, sei que no primeiro lance do jogo um dos jogadores do BFC vai partir a perna a um do jogador do campeão EUROPEU, arrancando metade da relva e isso vai valer um amarelo para o jogador do Porto por ter ossos fracos. Não tenho a minima dúvida que será um jogo controlado pelo árbitro do início ao fim. Mesmo contra tudo e contra todos, espero uma vitória do FCP.
O SLB desloca-se a Vila do Conde onde se espera uma enchente de deslocados do interior e demais aldeias deste país à bela cidade de Vila do Conde. O SLB a jogar em casa, com uma arbitragem caseira irá perder, o Rio Ave mesmo jogando contra 14, se jogar o que sabe irá vencer.
O Braga joga fora e terá um teste às suas aspirações neste fim de semana, se vencer temos equipa para disputar até ao fim, a ver vamos.
Sinceramente nem sei contra quem joga o SCP, por isso deixo esta parte para o António Ramos.
Entretanto deixo aqui um último apontamento para a campanha oficial da televisão independente do benfica que já comeou a campanha publicitaria para o titulo dos cesto do pão FC. Independencia...
JANTAR DO BLOG
P.S. - não estão autorizados simbolos clubisticos
terça-feira, 5 de abril de 2005
27ª Jornada em Análise e Prémio de Melhor Pensamento do Blog (1º trimestre 2005)
sexta-feira, 1 de abril de 2005
Oh Suprema Ironia
22. Sport Lisboa e Benfica Portugal 190,0
38.CD Once Caldas Colombia 169,0
Aqui fica uma tirada do site da IFFHS