Redes Social

quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Uma noite de Glória

E ao fim de 15 meses de existência deste blog, contra o que muitos esperariam, surge o primeiro post elogioso para o SL Benfica. Verdade seja dita que este é também o primeiro momento digno para se fazer uma elogio sincero e justo. Mas, e à falta de um moderador encarnado, cabe-me a mim a responsabilidade de não deixar passar a oportunidade de elogiar quem merece ser elogiado!



Recuemos no tempo. Às 19.45h de quarta feira são muito poucos os que têm fé, verdadeira, na possibilidade um Benfica desfalcado fazer frente e vencer o grande Manchester United. E, os poucos crentes, certamente criticaram o seu Deus pagão quando, 7 minutos após o inicio da partida, já os de Manchester festejavam o primeiro golo. Primeiro de muitos, pensaram certamente. Eu incluido, confesso! O que se sucederia surpreendeu-me. Verdadeiramente. Uns podem dizer que aconteceu futebol. Eu prefiro dizer que acabei de assistir ao fim de um ciclo de vida. Acabou, oficialmente, o grande ManUnited de Sir Alex Ferguson. É por demais evidente que a voz de comando do irascível escocês já não se ouve em campo. Só assim se compreende que Van Nistelroij jogue para um lado, Ronaldo se entretenha a fintar os 6 anões do Benfica (faltou o anão principal...), Wayne Rooney se arraste, ele e os seus 10 kg em excesso (e ainda diziam que o Rochemback era gordo!...), and so on, and so on...

Permitam-me este paragrafo porque eu vivi o período aureo de Ferguson e os seus bebés. Relembro-me bem da sua primeira Premier League em 1992, com um conjunto de jogadores britânicos de grande qualidade, de Brian Robson, a Palliester, passando por Brian McClair e acabando num jovem imberbe galês de nome... Ryan Giggs. Vi o grande Manchester do Rei Cantona e vi nascer a geração dos Fergie's babies, dos irmãos Neville, a Keane, Scholes, Butt e a estrela David Beckham. Vi duplas atacantes mortiferas como Andy Cole e Dwight Yorke e vi um homem com cara de bebé, Ole Gunnar Solskjaer, fazer as delicias das multidões, quando apontou o golo vitorioso na mitica final da Champions de 1999 frente ao Bayern. Eu vivi 13 anos de ManUnited sob o comando de Alex Ferguson. Há quem tenha vivido 22 anos! Não há reinado que não tenha fim. E o de Sir Alex terminou esta noite. Aqui fica a minha homenagem a um homem do futebol que me proporcionou grandes espectáculos de futebol. Obrigado Ferguson.


Quanto ao jogo quero destacar a coragem, o brio, a dedicação dos jogadores encarnados. Desfalcados da sua maior estrela, Simão Sabrosa, e ainda com a ausencia de jogadores preponderantes como Manuel Fernandes, Miccoli e Karagounis, o Benfica de Koeman (grande táctica oh mister, passaste de besta a bestial novamente, e por mérito próprio!) assentou a sua estratégia na entrega ao trabalho! Foi impressionante a forma como não desistiram de nenhum lance, a forma como reagiram ao balde de água fria que representou o golo inglês. Uma atitude de campeões que em muito honraram o nome de Portugal. Numa semana que se preconizava o afastamento precoce de Portugal das competições europeias, este Benfica, inferior galacticamente ao seu adversário, foi um grande vencedor dentro do campo. E é aí que se devem ganhar os jogos. Uma lição para todas as vedetas de Manchester, incluindo o nosso português. Cristiano Ronaldo tem de aprender, bem como os comentadores encartados portugueses, que não passa de um inexperiente. Nos JO de Atenas, onde era líder, não liderou coisa nenhuma! É altura dele, e de todos os otários que o bajulam (a maior parte só para ver Figo ser corrido da selecção... como se viu hoje, antes um Figo manco que um Ronaldo vedeta!) abrirem os olhos! Cristiano Ronaldo é um fenomeno mas não é o melhor do mundo nem anda sequer lá perto! Atenção à bajulação fácil, ainda vamos perder o talento por excesso de mimo. Fica o aviso. Quanto ao gesto que ele fez, que deveria ter evitado uma vez que ele, como profissional, deveria controlar as emoções, não o condeno. Critico todo e qualquer idiota que assobie um jogador português, seja Figo ou Ronaldo. A assobiar que assobiem os pseudo naturalizados...


Para finalizar quero deixar como nota de maior destaque a exibição fabulosa de Petit. Não foi o único, mas merece o meu maior elogio. Petit é um Gigante, um monstro em qualquer meio campo. Scolari abre os olhos! O meio campo Maniche-Costinha já foi espremido. Não dá mais! Petit deveria desde já ser titular do meio campo nacional. É um portento, antes quebrar que torcer é o seu lema! É o Makelele branco. É bronco? Deixa-lo! Não lhe pagam para falar, mas sim para jogar! E a melhor biografia ou sessão de autografos que um jogador pode fazer é dentro de campo e não numa qualquer FNAC nacional.

Em nome do blog dou os meus parabens ao SL Benfica pela grande exibição e pela digna passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. Sorteados no Penico 4 conseguiram um feito digno de registro.


PS:

Dispensava bem este post, mas se não o fizesse perder-se-ia uma boa oportunidade para falar do Benfica, por bons motivosm, neste blog. Que avance depressa alguem para moderador encarnado. Para o bem do blog. Porque sempre do mesmo acaba por cansar...

20 comentários:

Mitico disse...

Um grande benfica esta noite.
Uma grande lição de humildade.
Um grande jogo.

Eu apostei que o benfica ia ganhar com um golo de Beto.
Beto faz-me lembrar um jogador que actuava a defesa direito no FC PORTO, que era criticado por todos os socios e simpatizantes que iam ao estádio. O homem pode não saber dar uns toques na bola como os grandes astros mas tem duas coisas chaves que nem todos os jogadores tem: dedicação e empenho!
Quanto ao resto do post - lá vem a critica indirecta a Vitor Baía e em consequencia ao FC PORTO. Nada que não estivesse já à espera.

Abraço a todos.

PS: Gostei de ver todo o Estádio da Luz de pé a dar uma enorme salva de palmas à saída do jogador Cristiano Ronaldo!!!
Aposto que a culpa é dos mafiosos das Antas correcto?

El Pirata disse...

Mitico, nao dei destaque a Beto porque ele acaba por er um jogador marcado. Olha por exemplo o Luis Filipe que agora está no Braga. Foi o autor do primeiro golo no belissimo jogo de inauguração do Alvalade XXI frente ao ManUnited e na altura só meu saiu um valente palavrao pela boca fora! Aquele traste ia ficar na historia do Sporting?!!

Lá está, alguns nao têm direito a tanta tolerância como damos a outros. É inexplicável. É um pouco o que sinto em relação a Tello. Ou a Custodio, mas este no sentido inverso. Tem feito tanta asneirinha naquele meio campo e eu vou tolerando as criticas. Ou cai no goto ou entao anda sempre a sr criticado. É assim no Sporting, no Porto (quantos portistas insultavam quaresma a epoca passada? Ele nao defendia diziam, quando foi o segundo melhor marcador do campeonato e deu uma supertaça nacional de borla ao clube!...), no Benfica com Beto e noutros locais com outros.

El Pirata disse...

Nao quer dizer que Beto nao tenha feito um jogo esforçado e de grande entrega. Mas troco-o por Manuel Fernandes, em qualquer dia, em qualquer jogo!

O golo de Beto foi um momento feliz mas quem o conhece dos ultimos 3/4 anos sabe muitissimo bem que ele tem um pontapé canhao! Surpresa é ele ainda nao ter acertado bem na bola com a camisola do Benfica. Beto pode ser limitado e tudo mais, mas quanto a remates, em força, seja de bola parada ou em andamento, é um dos melhores a actuar em Portugal. E foi certamente um dos motivos que levou o Benfica a contrata-lo.

El Pirata disse...

Mitico, meu caro mitico...

Entao onde é que está a critica ao Baia hein?.... tu devias era chamar os ghostbusters para te livrarem dos fantasmas que andam a assombrar :)

Mitico disse...

"... Não lhe pagam para falar, mas sim para jogar! E a melhor biografia ou sessão de autografos que um jogador pode fazer é dentro de campo e não numa qualquer FNAC nacional...."

Piratinha se eu nao te conhecesse... :)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Bem-haja Pirata! Demonstras-te que gostas de futebol e quando os outros merecem, também sabes dar valor!

Por isso, o nosso obrigado. No meio de tantos portistas, por vezes, deve ser sufocante…

Relativamente ao jogo, o BENFICA pareceu o clube de outras épocas passadas. O Grande ManUtd, saiu de cabeça baixa, encolhida entre os ombros, com o “show de bola” que levou no INFERNO DA LUZ!!!

Para mim, os melhores foram:
- Petit, uma exibição a fazer lembrar a época que precedeu a ida para o BENFICA;
- Geovani, pelo excelente golo, e por ter tornado pequenos os grandes defesas do ManUtd;
- Beto, pelo golo marcado e por uma exibição consistente;
- Luisão, o gigante do BENFICA, com uma exibição sempre consistente.

O BENFICA foi grande ontem, e representou bem o nome de PORTUGAL!

Uma palavra a todos aqueles que queriam que o BENFICA perdesse… Demo-vos uma lição de como se joga futebol! Num grupo difícil, no final conseguimos dar a volta, e envergonhar equipas com mais suporte financeiro que nós.

Caro Mítico…

“Aposto que a culpa é dos mafiosos das Antas correcto?”

Mas que mania da perseguição!!! Será que o centro do universo é no Dragão?! Parece, com todas as afirmações insistentes… Mas meus prezado, olha que não é…

BENFICA for ever!

Mitico disse...

Colega encarnado

Queres falas de futebol e do jogo de ontem. Insultos = delete

Abraço a todos

Picareto disse...

Este post é da unica responsabilidade do seu autor e não representa a opinião dos restantes elementos do blog.

Mitico disse...

Colega encarnado

Fim de discussão!

Futebol e nada mais!

Abraço a todos os que gostam do Porto e também ... aos que não gostam.

Mitico disse...

Amigo Figueiredo

Ganhaste na madeira e o teu clube apareceu no post da jornada.

André Kaustico disse...

Primeiro que tudo, parabens ao benfica.
Queria dizerumas palavras às criticas dos benfiquistas aos portistas. Ser anti-benfiquista faz parte de ser portista. É algo que nos é interinseco. Por isso é errado dizer "não és portista,és anti-benfiquista" deveria dizer-se "És portista, LOGO és anti-benfiquista"

Admito que queria muito ver o benfica goleado, mas os homens correram que se fartaram. Nunca tal tinha visto. Gajos que costumam ficar paradinhos como o geovanni a correr feitos loucos. Nem parecia o benfica,mas foi muito bom futebol sim senhor. Alta qualidade há que admitilo.

O Manchester united anda muito por baixo tambem. Fergunson não segura mais as estrelas. Não se compara esta equipa à que jogou contra o FC Porto na epoca em que fomos campeões europeus. Esse aí não foi fim de ciclo nenhum. E nesses jogos o Porto foi superior em casa e não foi inferior fora. O manchester de ontem foi uma sombra o de anos anteriores

Uma nota para algo que acho inadmissivel, mas que já me habituei. Foi dada mais cobertura a este jogo, pela televisão publica, do que qualquer eliminatoria do ano de gelsenkirchen ou de Sevilha. Depois somos nós que temos a mania da perseguição ou que oensamos "que o mundo gira à volta do dragão". Não, é só porque temos conseguido coisas muito maior que estas em anos anteriores e destaque zero. Foi mais publicitada a vitoria na taça do benfica contra o porto do que a final de gelsenkirchen, na imprensa geral e desportiva, à excepção da tv publica que transmitia o jogo. Portanto, nós só nos revoltamos contra claras descriminações.

Espero que a lampionagem seja eliminada na rpoxima eliminatoria, e por muitos.

Para finalizar concordo que o נביאים seja promvido a contributor.

Ramos disse...

Como portista "pseudo-doente" quero dar os parabens ao benfica pela grande vitoria frente ao Manchester. O Benfica de quarta, fez lembrar o Porto de alguns anos atraz. Que não virava a cara à luta, mesmo sabendo que eles eram, e são, melhores.

Portanto parabens benfica.

Acerco do FCPorto, tenho uma coisa a dizer:

Ou mudam a maneira de gerir o clube ou entrego o cartão de sócio. Não me importo de ser campeão, não me importe de perder os jogos todos, mas aquilo que não posso permitir são os negócios milionários da SAD do FCP e a maneira de se treinar uma equipa.

Portanto SR. Pinto da Costa, ou começa a ouvir os sócios (como fazia antes de ser campeão europeu) ou entrego o cartão.

Ramos disse...

É lindo ver o EL PIrata a mudar de clube....Pois é El Pirata é lixado quando o nosso é arrumado por uma equipa que não sei o nome......

Picareto disse...

Mas o que é isto? o benfica faz um bom jogo e de repente já é comparado ao FCP que venceu a Liga dos Campeões e a Taça UEFA. Tenham mas é juizo e peço-vos que retirem essas palavras quando o benfica manchar o nome de portugal ao ser goleado na proxima eliminatoria.

Esqueceram-se de Vigo??

O FCP também fez um excelente jogo contra o Inter de Milão que é bem mais forte que este Man Utd a quem venceu por 2-0 e ninguém veio para aki dizer que fazia lembrar os campeões da EUROPA ou da UEFA...!

Portistas de festa? não obrigado!

PORTISTA TODO O ANO! E NUNCA ENTREGAREI O MEU CARTAO DE SOCIO!
Se formos contra o que está mal no nosso clube, como socios temos o direito e o dever de nos fazer ouvir e de emitir as nossas opiniões!

Uma mensagem aos portistas: ao contrário do que todos os nossos adversarios vos querem fazer crêr, o FCP há uma democracia!

Mitico disse...

Bom dia a todos os que gostam do FC PORTO e também aos que nao gostam!

Nunca estive tão de acordo com o amigo Figueiredo. A vitória é do benfica e da sua familia benfiquista e não de Portugal. Assim, as vitórias que o meu clube venceu, num passado bem recente, tem assim um maior sabor.
Bravo amigo Figueiredo! Gostei :)
Quanto ao comentário do amigo Rui Ramos, sei que não concordas com a politica do FC PORTO mas tens que ser UM GRANDE PORTISTA quer na hora da vitória, quer na hora da derrota.

Abraço a todos

PS: Rui Ramos, apesar da grande vitória contra o United, benfica continua a escrever-se com letra pequena!

Anónimo disse...

A paixão clubista levada ao seu máximo!!!

Tanto lamentos… Olhem ai uma Frize, pois “tou que nem posso”!!!

Não interessa se o ManUtd é mais forte agora ou menos... É indiferente... O ManUtd, é o ManUtd... Um dos clubes mais ricos do mundo!

Para mim alguns dos juízes deste blog estão a tornar-se naquilo que eram os benfiquistas no "jejum" que tivemos à pouco tempo... só vivem do passado!

"No passado ganhamos isto... Ganhamos aquilo... No Passado… Somos os maiores pelo passado!"

Só vejo portistas (juízes incluídos...): "Ganhamos a taça UEFA... Ganhamos a liga dos Campeões..." Etc...

Verdade, não vós tiro o mérito... Ganharam… MAS É PASSADO!!!

Agora tão a tornar-se saudosistas... Já estão de jejum...

E espero que continuem por mais algum tempo no passado, com o BENFICA sempre a comer-vos as "papas" na cabeça!

Acredito que este ano o BENFICA vai ser campeão!!!

E não venham para cá com a "ajuda dos árbitros ao BENFICA!"; essa não cola! São vocês, portistas, que têm um presidente réu num processo de tribunal onde a arbitragem está em foco!!! Afinal quem é que é levado ao colo e “pontapeado para ganhar”?!

Fica a questão… Será que o porto só ganhou durante estes anos todos por o Pinto da Costa dar prendas aos árbitros?! É o que me está a parecer!

Se à alguém pontapeado são vocês!

BENFICA bicampeão e na Final da Liga dos Campeões este ano!!!

André Kaustico disse...

Nem na 2ª divisão entregaria o meu cartão de socio. O meu portismo é mais forte que o proprio Pinto da Costa.

Não somos saudosistas. Fomos campeões europeus há menos de dois anos, e não há mais de 40. Por isso não é viver no passado. Nós queremos é de volta a mistica. A mistica do estadio cheio todas as semanas, fizesse chuva ou sol, e eu e os "advogados" portistas(e não "juizes") deste tribunal já apanhamos muita molhinha no nosso velhinho estadio. Quantas vezes os sportinguistas e benfiquistas daqui apanharam molha a ver o seu clube ao vivo? Acho que só mesmo o nosso amigo inquisição, no 1º de maio. Nós queremos essa mistica de volta. Aquela altura em que vir às antas era perder quase de certeza, a não ser que fosse um salgueiros a precisar de pontos.

Nós não vivemos no passado, apenas o queremos tornar de novo presente.

Quanto à questão dos arbitros e do apito dourado, não se esqueçam de quem os dois manda-chuvas do benfica já foram braços direitos. Se Pinto da Costa é culpado, muito mais são estes dois, pois não tinham que dar a cara. É duro ouvir estas verdades, de ter dois portistas (um pelo menos é de certeza) à frente do clube. Continuo a dizer que quando as coisas derem para o torto, vai ser um caso pior que o Vale e Azevedo.

NUM BOM OU NUM MAU MOMENTO PORTISTA A 100%.

El Pirata disse...

Picareto, eu acredito que aqui ninguem se esqueceu de Vigo. Tal como nenhum sportinguista com memoria se esqueceu de uns 0-5 em Glasgow frente ao Celtic na decada de 80, nem os portistas deveriam esquecer um 0-6 (seis!) em Atenas frente ao AEK, em finais da decada de 70. Isto lá porque Vigo tem somente 6 anos nao implica que nao se apaguem outras goleadas...

El Pirata disse...

rui ramos, e restante quadrilha...

eu dou merito ao benfica. ponto. nao o dei na epoca passada. ponto. o vosso problema é mental. ponto.


paragrafo!