Redes Social

domingo, 18 de dezembro de 2005

Assuntos pendentes

Deixo aqui ficar alguns pensamentos que me ocorreram nos últimos dias, todos eles relacionados com o circo futebolístico nacional.

Nada como começar com os jogadores emprestados. Apreciei a imaginação dos cronistas de OJOGO para tentarem, a todo o custo, ajudarem a defesa moral do FCP. Nem no Natal despem a camisola os rapazes, fazem eles muito bem. Até da recordação de um Jorge Costa equipado à Marítimo se recordaram, apenas e só para dizerem que não é conveniente que os emprestados joguem contra o clube empregador. Porque nesse caso o Jorge Costa fez auto-golo. Sorte do Porto. Já os emprestados do Sporting, como foi o caso do Silva na época passada, marcam golos! E logo dois! Mas Jorge Costa é portista desde pequenino, e com muita honra como se sabe. Ou seja, para os prezados jornalistas desse jornal não importa que um clube como o Porto, com mais de 60 jogadores sob contrato, cometa a heresia de colocar os que bem entender na Superliga, impedindo-os de defrontar o clube de origem, mas sendo mais valias para defrontar Sporting e Benfica! Isso já não é incorrecto. Mais valia formarem um Porto B na Superliga e pronto, sempre havia mais honra e honestidade. A solução é muito simples. Os jogadores que são emprestados não podem jogar num mesmo campeonato que o clube de onde são provenientes! Os jogadores do Porto jogam emprestados na Segunda Liga. Ou no Porto B. Ou vão fazer companhia ao Pitbull lá para as Arábias! Ponto final! Assim já não haveria tantos casos e, sobretudo, tanto jogador contratado com segundas e terceiras intenções. E só não alinham nesta solução quem de facto tem interesses para não o fazer.

Outro assunto interessante. Luís Filipe Vieira. Ou será Madre Teresa da Luz? Onde anda o LFV que, nas vésperas da deslocação do Setúbal às Antas, se disponibilizou para ajudar, de modo a evitar uma greve dos jogadores setubalenses? Ou será que foi só conversa para que os jogadores jogassem e pontuassem, como até se verificou? Na altura disse-o, e agora confirmo! LFV e Veiga foram vigaros. E dos grandes. Não tinham nenhumas intenções a não ser a garantia que o Setúbal jogaria no terreno do adversário, e na máxima força. E agora? Porque não ajuda LFV? Será porque agora é a vez do Benfica jogar com o Setúbal? Porque não adianta um dinheirinho para a ceia de Natal? Pudera, o Pai Natal é encarnado mas não usa bigode ciganês. Como ninguém se recordou de mencionar este facto, quer aqui, quer nos jornais e tv´s, achei por bem não o esquecer. Só falta, para ajudar à missa, vir o Pinto da Costa doar as receitas do Pérola Negra para as famílias dos jogadores sadinos. É Natal, nunca se sabe…

Mais assuntos. O Mundial de Clubes. Acabou há momentos e com a vitoria do São Paulo. Vi o jogo pelo canto do olho porque abomino este tipo de competições, feitas para sacar ienes e encher os bolos da fifa. E, este ano, mais uma vez tenho motivos para sorrir. A final, supostamente entre os dois melhores do mundo, foi uma anedota. Não tão grande como a do ano passado, porque o São Paulo sempre tem algum nível. Mas não deixou de ser ridículo ver o Liverpool alugar o seu meio campo para pratica de campismo e assistir a um jogo onde 20 homens se acumulavam em 40 metros! E isto foi assim, pelo menos, toda a segunda parte! Inacreditável! Nem a Grécia meus senhores. Mas que merdas de finais são estas? Andamos a brincar? Se têm de ser jogadas com 2 clubes europeus… então força! Se querem intitular o troféu como melhor equipa do mundo não enganem os Zés dos bonés que andam por aí feitos tontos agarrados ao garrafão a gritarem que são Campeões do Mundo!

Agora um momento que tem tanto de humorístico como de alarmante: o rei dos Super Macacos escreveu um livro. Por si só isto é de levar ás lágrimas qualquer um! Só eu sei as cambalhotas que dei ao ver a noticia. Eu nem fazia ideia que a macacada sabia escrever! Esta foi a parte humorística. A parte alarmante é saber que… foi publicado! Muito mal anda uma editora quando se deixa prostituir a este nível. Quando era mais novo aprendi o seguinte: para um homem se sentir completo tem de plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro. Tirando o facto de estarmos a falar de um macaco, fica clara a noção que este provérbio está completamente ultrapassado. O que eu não dava para ver a cara do Saramago quando souber que o livro dele está na mesma prateleira que o livro do Macaco. Como diz o anúncio do Express Card… priceless!

Entretanto ficamos a saber qual a próxima vitima do serial killer Benfica. É o Liverpool. Segundo LFV quem viesse a seguir... morreria! Estamos perante um caso de polícia. Ou então perante um numero de circo. Vou mais por esta hipotese. Nos outros jogos o destaque vai obviamente para o reencontro do Chelsea com o Barcelona. Desta vez a primeira mão será em Londres. Interessante no minimo. O que não posso deixar de criticar é o facto de toda a gente considerar que estamos perante as duas melhores equipas europeias. Tal consideração é sempre muito subjectiva mas deixar de lado uma Juventus que soma 14 vitórias em 15 jogos da Serie A italiana é, o minimo, injusto. Para não dizer pateta.
.
Para acabar não posso deixar passar em claro o que o arguido do processo Apito Dourado, António Costa tem feito nas últimas semanas. Ninguém se esqueceu certamente do penalti cometido por César Peixoto em Barcelos. E que dizer da ridícula expulsão do melhor jogador penafidelense, N’Doye, na preterida semana? Agora adivinhem o nome do árbitro dos dois acontecimentos. O Porto pode ir a caminho do titulo, mas podem ter a certeza que, neste blog, nada será deixado ao acaso. Porque a festa far-se-á mas com estes registros bem gravados. Essa história de virgens ofendidas, de campeões do bem, do um contra todos, não pega. O Porto tem a obrigação de ser campeão. Por ter os melhores jogadores e o maior orçamento. Pena é esse orçamento não ser gasto somente a pagar os jagunços da sad, os jogadores e as indemnizações aos treinadores. Pelos vistos o dinheiro é tanto que dá para mais.

10 comentários:

El Pirata disse...

Entretanto Jorge Jesus, o tal que deu o dito por nao dito no caso Maciel (ai emprego a que obrigas... ainda para mais indemnizações à la Porto nao é para todos...) veio dizer, apos vitoria na Reboleira, que é mais importante vencer o Estrela Amadora que o Porto.


Bem, por um lado nao estou de acordo. POrque o Porto é do campeonato do Leiria, mesmo que um lute pelo titulo e o outro pela permanência. É assim em todos os campeonatos em todo o mundo. E, alias, eu bem vi o parolo do Bartolomeu armado em carapau de corrida em Alvalade, no tal lance que era fora de jog e nao golo invalidado ao Leiria. Parece-me que frente ao Sporting jogam no mesmo campeonato e conta o Porto não. São opiniões. Eles lá saberão a quem têm de beijar a mão...


Por outro lado, compreendo o alcance das palavras de Jorge Jesus. Afinal de contas ganhar ao Porto, Sporting e Benfica nao equivale apenas a 3 pontos? Nem mais. De que vale ao Amadora armar-se em campeão em Alvalade para depois apanhar do Leira... em casa? E a seguir ir perder fora? E depois estar mais 3 meses à epera de duas vitorias? nao vale de nada. Quer dizer, vale sim para Porto e Benfica, que se ficam a rir. Para o Estrela da Amadora valeria bem mais preocupar-se em atacar e sobretudo defender como fizeram em Alvalade... frente às equipas da sua igualha. Só assim evitam descer de divisão. Não esquecer que, na epoca passada, Beira Mar venceu na Luz e nas Antas e... desceu de divisao! Em ultimo e destacado!


PS:

Ja atitudes como a Academica e Paços frente ao Sporting e a atitudes totalmente opostas frente ao Porto denotam interesses escondidos. Mas é para isso que há PJ e Apito Dourado. Ou assim quero eu pensar...

El Pirata disse...

Ver o Inter de Milão é, para mim, imprescindivel. A carreira de Luis Figo, que sigo desde 1991, caminha a passos largos para o seu final. Não me posso dar ao luxo de prescindir destes jogos. Na actualidade apenas Sporting e Selecção Nacional (e nem sempre) me prendem 100% à tv. Raramente falho. Os jogos do Inter não são obrigatórios, até porque não disponho de muitos fins de semana em casa, mas os resumos vejo-os sempre. Hoje tive o prazer de ver a deslocação do Inter ao terreno do Reginna. Teoricamente acessivel, veio de facto a provar-se uma vitoria categórica dos milaneses.

O que quero aqui partilhar, sobretudo porque este é um blog anti figo, ou quase, é mais uma exibição categórica de um homem que, apesar dos seus 33 anos, tende a mostrar a todos que velhos são os trapos. Exibição sem as correrias loucas de outrora e sem os dribles estonteantes. Isso, naturalmente, é cada vez mais raro.

O que é de destacar, e isso parece obvio, é a grande capacidade de passes em desmarcação e sobretudo a categoria de cruzamentos. Aí, nessa vertente fundamental do futebol de ataque, Figo Rei e ainda pertence à monarquia! Deixo aqui o registro: 3 assistencias para 3 dos 4 golos do Inter. Juntem-lhe mais cruzamentos de regua e esquadro, uma bola na barra e muita entrega e luta... e temos o jogador de 33 anos mais perfeito do planeta bola. Ou ha alguem como ele? Digam-me que estou com curiosidade. Os que me recordo andam a gozar belissimas reformas douradas, ou na grecia (rivaldo) ou nas arabias... ou pura e simplesmente sao suplentes de luxo. O unico que o pôs no banco foi um tal de Wanderley LIXOmburgo. Que é feito dele?....

Mitico disse...

Quanto ao post:

Mais umas tentativas de denegrir a imagem dos mafiosos do Norte, portanto, nada de novo!

Quanto à jornada duas palavras para o jogo do FC PORTO:

Raça e acreditar! Grande Ricardo Quaresma, Grande Paulo Assunção, Grande Lisandro, Grande Diego :)

Quanto ao jogo do Sporting:
Já perguntei a vários entendidos das artes marciais mas nenhum é capaz de me explicar o movimento de Liedson no lance do 2º golo! Parabens "Levezinho" pelo novo Kick :)

Quanto ao jogo da luz:

Ao senhor árbitro Jorge Sousa só lhe faltou o gorro de Pai Natal para a festa ser completa!!!!

Abraço a todos

El Pirata disse...

Mitico, lá estás tu com os teus fantasmas...


Onde estao os homens do norte? Falo em Pinto da Costa, LFV, Veiga, os batatinhas de OJOGO, o Super Macaco e em Antonio Costa. Lá no fundo estão todos relacionados com o FCP... é um facto... mas que culpa tenho eu disso?


Relembro o titulo... assuntos pendentes ;)

Picareto disse...

E para desmistificar as palavras so Pirata aki tou eu!

Aki ficam 3 jogadores que com a idade, ou proximo, de figo (33 anos) conseguem jogar a um nivel muito mais elevado que ele:

Pavel Nedved - 33 anos
Paolo Maldini - 37 anos
Claude Makelele - 32 anos
Lilian Thuram - 33 anos
Vitor Baía - 36 anos
Christian Vieri - 32 anos
Roberto Fabian Ayala - 32 anos
Jaap Stam - 33 anos
Cafu - 35 anos
Roberto Carlos - 32 anos
Alan Shearer - 34 anos

entre outros...

Fica a "pequena" correcção...!

El Pirata disse...

E aqui estou eu a corrigir o picareto ;)

Em primeiro lugar a função de gr nao é comparavel. E isso ualquer um estará de acordo comigo. Os 36 anos de Baia, a jogar na liga portuguesa ainda para mais, terá de ser comparavel com os 40 anos de Zoff, Shilton, Preud´Homme entre outros.

Em segundo lugar vir falar em Vieri é comico oh picareto. Que é feito dele? Alias, que é feito dele nos ultimos 3 anos! Anda a ganhar como se fizesse muito, lá isso é verdade, mas dentro de campo ninguem lhe poe os olhos ha que tempos.

Ayala, Thuram, Stam, Cafu e Maldini sao defesas. A posição que, a seguir a gr, mais dura em longevidade. Sobretudo se forem low profile no que a cometerem deslizes diz respeito. Inseridos em grandes defesas, em conjuntos compactos, passam despercebidos. Ja nao sao o que foram mas disfarçam bem. Afinal de contas nao é o mesmo que pegar na bola, com a equipa a perder, e assumir o risco de a levar para a frente. Ou será que é? Ja agora picareto, aos nomes acima mencionados nao te fica bem o esquecimento de Fernando Couto, com 36 anos. Vai jogando pouco, na tal posição de defesa, mas ainda está em Italia. Sempre é melhor que andar pelo campeonato português...


Adiante. Roberto Carlos. Este tambem é defesa. Mesmo? Não, este senhor calvo é mas é um grande enganador. Desde o inicio do milénio, e ja lá vao uns anos, que este senhor se mantem agarrado, qual lapa, ao estatuto de grande. Mas só se for a receber dinheiro. Porque a jogar há muito qque é um barrete. Fala-se muito da defesa fraca do Real Madrid e este tipo, que nunca foi muito bom a defender mas sobretudo bom numa tactica 3-5-2, mais colocado a meio campo onde lhe protegessem as costas, é um dos culpados da derrocada defensiva do Real. A isto ninguem me tira da cabeça. Já é altura do pontapé canhao de Roberto Carlos, o mitico pontapé que precisa de 20 remates para marcar um golo, deixar o mitico clube de Madrid. E sairá certamente em Maio...

Sobram ainda Nedved, Makelele e Shearer. Qanto ao ingles, que joga num clube e num futebol onde mais importante que os titulos é o espectaculo oferecido a uns adeptos devotos, vive sem pressao. Alias, ele se gostasse de pressao nao teria abdicado da selecção inglesa apos 2002. Muitos o chamaram em 2004 mas ele preferiu ficar sossegadinho e tranquilo em Newcastle. Vida santa a de Shearer, que é um rato de area e vai marcando golos. Quaem sabe nao esquece. Como Teddy Sheringham, ja com 39 anos. E ainda para mais Shearer tem o rato atomico Owen ao seu lado. Agora já nem precisa de correr, corre Owen pelos dois. E volto a repetir, o pubvlico ingles nao é como o nosso, que assobia os antigos craques. Shearer por lá é uma peça de museu, que pagam nem que seja para o ver estacionado no meio campo à espera da bola nos pés. Mas a este ainda reconheço mais valia, apesar de jogar num clube sem pretensões por ir além...


Makelele e Nedved sao de facto dois bons exemplos para comparar com Figo. Também mal era se nao os houvesse. Figo nao tem 37 anos. Com 33 anos, ha 50 anos, ainda se jogava à bola. Ja pouco, mas ainda se jogava. Ora é curioso falar em Makelele e Nedved. Já que, tal como Figo, tambem abdicaram da sua selecção para se concentrarem nos clubes que lhes pagam! Só que, ao contrario dos invejosos portugueses, esses dois foram aclamados quando regressaram à dita cuja. Nedved até se deu ao luxo de regressar a apenas dois jogos do Mundial! Critica Picareto, estou ansioso para te ouvir falar disso. Sao ou nao sao tambem famosos peseteros? Grandes jogadores sao sem duvida, aí concordo contigo.

Mitico disse...

Então meu amigos :)

Não se fala do fim de semana desportivo?

Anda tudo tão calmo... PORQUÊ?

Ninguem viu?

O Natal é so no sabado... até la ainda se podem discutir o que esses pai natais andam para aí a fazer nos relvados portugueses!!!!

Abraço a todos

Anónimo disse...

Tens razão mitico...

O Pai Natal foi generoso para o lado da Av. Fernão Magalhães!!!

Isso não comentam vocês...

André Kaustico disse...

O pirata ja nao falava ha mto, teve k falar tudo de uma vez

O FC Porto tem imensos jogadores emprestados, tal como os outros dois grandes. Sou da opinião que não se deviam poder emprestar jogadores a equipas da mesma divisão tal comoem inglaterra. Mas recordo aqui a vitoria do FC Porto sobre o estrela, arrancada a ferros, devido a uma grande exibição d e um jovem guarda-redes de nome Bruno Vale. Como vez amigo pirata,nem sempre a coisa dá para o mesmo lado.

As jogada de LFV e JV ja todos nós sabemos. Não tivesse eu assistido atentamente ao campeonato do ano passado. O jogo na luz foi pior que roubo de igreja. Foi incrivel. Mas que grande cotovlada. Se tivesse sido o McCarthy Tinha sido anulado o golo, e teria havido razao pra uns quantos jogos de castigo. A slbtv mostrou repetidamente um lance em que o avançado sul-africano, ensanduichado por dois jogadore tenta abrir caminho com os braços. Não estava aouvir o que diziam, pois estava num café,mas imagino. Eu digo:sumarissimo para luisão, é no minimo justo, tendo em conta, por exemplok, o que fizeram a McCarthy no jogo com o sporting, em que beto, estando encavalitado no numero 77, qual criança a brincar com o pai ou irmao mais velho, recebeu o respectivo "saí daqui"

O Macaco escreveu um livro. Tenho vergonha uqe a maior parte dessa claque represente o meu clube. Apenas dou o braço a torcer pelo facto de estarem em todos os jogos fora

Figo: Sim, eu nunca disse que ele era mau. Sói não entendo é porque ele raramente é bom pela selecção. Volto a dizer e desafio quem me diga quando mais ele foi importante. APenas apuramento para o 2000, durante o 2000 e no apuramento para o 2002. De resto sempre esteve à espera do aplausos sem se esforçar muito. em 96 foi graçasa rui costa. em 2002 e em 2004 foi uma vergonha. Depois vem o xokolario dizer k ele tava agarrado à nossa senhora. UMA VERGONHA

megazo disse...

So' falta dizer nesse artigo que o Setubal não aceitou a ajuda do Benfica, logo não tinham nenhuma moral acrescida quando foram jogar com o Porto. (detalhes)

Na minha opinião, o Benfica não tem nada que ajudar. Se o Setubal não tem meios para se aguentar no escalão máximo do nosso futebol, existem várias ligas abaixo. Não vão agora os grandes estender a mão a toda a gente, ate' porque os ditos grandes também têm problemas financeiros.