Redes Social

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Rescaldo do Porto - Sporting visto por um Portista sentado atrás de uma das balizas:

Comecei o jogo apreensivo devido às declarações do treinador do Porto que nem sequer me merecem mais comentários. Mais apreensivo fiquei quando vi Benny "preso ao chão" Maccarthy na equipa inicial.

Durante a primeira parte foi nítido de ver a superioridade do FCP na criação de lances perigosos, era por demais evidente a facilidade com que o FCP chegava à linha e criava perigo, que infelizmente para mim, nunca foi aproveitado como deve de ser. Ainda por cima com o agarrado ao chão, a tarefa dos centrais do SCP tornou-se mais fácil pois rapidamente viram que não se precisavam de preocupar por aí com o Benny.

A segunda parte começa com um brinde do Pepe que o Carlos Martins soubre transformar num belo passe e prontos - já começa a ser costume no Dragão este ano – golo para o adversário, um falhanço um golo sofrido.

A partir daí o SCP continuou com o jogo que veio fazer ao Dragão, e que maior parte das equipas já viram que têm de fazer, isto é, defendeu, defendeu, destruiu, defendeu e defendeu. O Porto empata e o jogo segue a mesma toada até ao fim. Uma equipa a tentar e a outra a evitar o golo.

Passando agora a outros aspectos do jogo:

Tácticas :

FCP não apresentou nada de novo, para além da estúpida substituição do Hugo Almeida pelo Benny. Acho que o Porto começou aqui a mostrar que o jogo não era para ganhar mas sim para empatar. Independentemente de tudo isto, a táctica, com mais acerto na hora do remate teria resultado sem problemas.

SCP – apesar de ter andado a apregoar que não assinava o papel para o empate e que vinha para jogar de igual para igual, o que é certo é que o medíocre jogador Paulo Bento passou para a equipa do SCP a sua mediocridade agora como treinador. Assim veja-se que o SCP tinha dois jogadores para atacar (Nanny, Deivid) e os outros para defender. Moutinho encostado a Rogério para tapar Quaresma, Carlos Martins encostado a Tello para tapar Lucho e Jorginho e os restantes empenhados a defender. Rapidamente o Paulo Bento transforma este SCP num BFC “à la Jaime Pacheco” em que o fundamental é tentar por todos os modos não deixar o adversário jogar e rezar para que, com a ajuda do árbitro, a bola vá entradndo de vez em quando.

Arbitragem

Mais uma vez se prova que este Sr. Baptista, de bom só tem o nome pois como árbitro a incompetência, nestes jogos em que intervêm o Porto e o Sporting, é muita.

Vejamos alguns exemplos:

Sá Pinto – protestos em todas as decisões de forma veemente e apenas um amarelo (seria o segundo).
Rogério – perdoada a expulsão directa por entrada sobre o Quaresma.
Tello – reincidência em faltas já com um amarelo.

Golo mal anulado ao FCP por pretensa falta de Lisandro. É verdade que existem câmaras atrás das balizas e só não à repetição pois alguém não quer que se saiba a verdade (tal como no celebre benfica – Porto da época passada em que à uma câmara que mostra que a bola não entrou).

Penalties perdoados ao SCP por falta sobre Lisandro e Mão de Polga na área – eu aqui até admito que o árbitro não tenha visto, mas o fiscal de linha – que anulou bem o golo ao SCP – deveria ter marcado.

O lance do César Peixoto, mesmo em frente aos meus olhos e citando o Pirata “bla bla bla terra bla bla bla) não me pareceu falta, mas até admito que poderia ter sido marcado.

Enfim, mais um desastre do Sr. Lúcilo em que o FCP é sem sombra de dúvida muito mais prejudicado.

Ficam aqui as ideias a reter:

Mais 2 pontos perdidos pelo Porto devido ao seu treinador.

SCP a continuar com este tipo de futebol terá muitas dificuldades contra equipas que usam as mesmas tácticas. Realço a alegria sentida pelos jogadores, treinadores e outros elementos do Spoting por um empate caído no céu. Os pequenos festejam sempre assim contra os que lhes são superiores.

8 comentários:

El Pirata disse...

Quando o Gil vir isto até se vai espumar... sobe pra 7 o numero de posts dedicados ao classico :)


PS:

Oh Ivo, nao é nada contra ti atençao. É apenas uma brincadeira pro Gil que andou a Alka-Seltzer o fim de semana ;)

El Pirata disse...

quanto ao mediocre Paulo Bento, bem sei que era mais agradavel vir jogar às Antas com o grande Peseiro, que na epoca passada, contra um porto de segunda, levou 3! Mas os tempos mudaram...

Quanto ao papel do empate... que me relembre as duas unidades mais fortes do ataque do sporting estavam ausentes (liedson e douala). Se estivessem presentes, perante aquela defesa de manteiga, nao sei nao... ficam as suposições. E depois para que assinaria Paulo Bento o papel pro empate se só concedeu o empate num autogolo do octario do Polga?...

El Pirata disse...

Ivo, a jogo por detras da bancada nao foi o mesmo que vi pelo lado. O Sporting nunca fechou o flanco esquerdo, por onde deveriam atacar Lucho, Jorginho, r Costa. Bem pelo contrario, em toda a primeira parte o jogo estava todos descaído para o lado onde atacava o unico elemento capaz de criar perigo no um para um, ricardo quaresma, e, do outro lado, Tello, sozinho, apanhava com Jorginho e quem mais surgisse! Adriaanse se fosse esperto teria feito bem mais por aquele lado. A buraqueira era por demais evidente. Agora nao significa que, quando a jogada se iniciasse daquele lado, que nao haveria entre ajuda a Tello. Querem ver que o Chelsea nao defende com 10? Claro que defende! Só o Drogba os coça lá na frente.

Com um meio campo de 20 anos de media, com experiencia minima em grandes jogos, queriam que jogasse aberto e ao ataque? Pois queriam. Mas mister Bento nao anda a dormir. Na segunda volta veremos como vai o porto dos galacticos jogar a Alvalade. Veremos se vai jogar pra vitoria ou para o resultado que mais lhe convier.

Nas circunstancias actuais, correndo o risco de ficar a 7 pontos da liderança, Paulo Bento jogou pelo seguro. Como sportinguista aplaudo-o pela lucidez.

André Kaustico disse...

Concordo com o Pirata, Paulo Bento fez tudo muito bem. Pegou numa equipa em cacos e esta a traze-la por aía cima. Mccarthy nao fez nada, mas leveva consigo os centrias. Almeida foi o completo matacão

El Pirata disse...

Meio campo portista:


Ricardo Quaresma - 22 anos
Lucho Gonzalez - 24 anos
Paulo Assunção - 25 anos
Jorginho - 28 anos

Meio campo leonino:

Custodio - 22 anos
Carlos Martins - 23 anos
Nani - 18 anos
João Moutinho - 19 anos

media portista - 24,8 anos
media leonina - 20,5 anos


Como vês Ivo estás equivocado. E como qualquer adepto da bola sabe, é no meio campo que se ganham e perdem jogos. Nao condeno a escolha de Paulo Bento, provavelmente até foi excelente. Mas sao miudos quase sem experiencia. Com valor, como ficou provado mas sem calibre suficiente para pegar no jogo e segurar o ataque portista. Bem mais engenhosos foram Petit e Karagounis, o que fez toda a diferença. Sao melhores? Nao creio, têm é a sabedoria ganha pelos anos de curriculo. Acho que te equivocaste Ivo quando falaste em Baia. O Sporting nao teve o controlo do jogo porque o meio campo nao segurou a bola. Mérito por um lado do Porto, sem duvida! Nao o esto a tirar. Mas a falta de experiencia dos miudso tambem pesou. Sobretudo quando o Sporting se viu a ganhar e eles recuaram em bloco. Paciência, mas é por estas e por outras que fiquei satisfeito com o empate. Não o nego. Satisfeito e orgulhoso pelo brio e pela amostra de talento. Que fiquem muitos anos no Sporting é o que eu lhes desejo.

Mitico disse...

Amigo Pirata

A respeito das idades o jornal record vai receber uma cartinha, com selo de correio azul, a provar que eles são uns mentirosos e que tem que pedir desculpa aos portugueses!
Os dados que contradizem a 1ª pagina de sabado desse jornal são dados da.... revista record!!!!!!

Eu e o autor amanha mesmo colocaremos o envelope no correio!
Por falar nisso deixa cá por uns trocos de lado porque o selo é a meias............................................ já esta!

Abraço a todos

PS: ESTAMOS ATENTOS :)

El Pirata disse...

nao percebi mitico... o que tinha no record?


o que eu sei é que as idades que eu mencionei estao 100% correctas, as que tu referes nao sei quais sao.

Mitico disse...

As tuas idades estão correctas...

A capa do Record é que não :)