Redes Social

quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

A resposta de Rui Santos a LFV

LFV-Rui Santos Posted by Picasa


A profissão de vendedor de kits é tão digna como a de ‘opinador’...
  • 1. O sr. presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira (LFV), anda nervoso e disso deu prova na entrevista que concedeu esta semana à RTPi. Antes, já se tinha encarregado de anunciar, em Toronto, que ia “denunciar os jagunços”, pelo que a sua prestação televisiva contava com essa promoção-extra. No Canadá disse, então, LFV que “há gente nos jornais que devia ser banida”.

  • Na entrevista à RTPi quis visar-me, alegadamente porque o ofendi (e com ele, que presunção!, todos os benfiquistas) no meu último artigo ‘Chuchas e kits’, cujo título tem, como é de elementar compreensão, um enquadramento específico. Basta ler. E, lendo, não deixo de concordar com aquilo que LFV afirmou na citada entrevista: “o ‘chucha--kit’ não existe”. Não existe mesmo.

  • Para além de muitas coisas que não lhe ensinaram quando era tempo disso é que ofensa e crítica não são a mesma coisa. Aliás, LFV pode chamar lixo às pessoas, pode levantar suspeitas não fundamentadas, pode afirmar que há jornalistas a querer fazer negócios com os jogadores, pode dizer, também, que alguns jornalistas escrevem aquilo que lhes mandam escrever, e em relação a estas duas acusações a única coisa que o desafio a afirmar, preto no branco, é que diga claramente quem anda a beber, a comer e a fumar à conta dele e de outros dirigentes; quem anda a tentar fazer negócios com transacções de jogadores. QUEM PAGA A QUEM?O discurso não é novo e postura sobejamente conhecida. Já todos sabíamos que LFV sempre conviveu muito mal com a crítica (não é o único, mas é um dos casos mais assanhados) e parece claro que se julga com poder para banir. Deve ter lido mal os estatutos. Aliás, esse é um dos problemas do sr. Filipe Vieira. Tem muita dificuldade em ler e mais ainda, como é óbvio, em interpretar o que se escreve. Acha-se muito competente a juntar números e cifrões mas é manifestamente incompetente a juntar letras. Não vou aconselhá-lo a regressar à escola, porque isso poderia ser considerado uma ofensa e seria tempo perdido; de resto, o ensino já tem problemas suficientes a afectá-lo. Mas aconselho-o pelo menos que arranje alguém mais competente, não apenas para lhe escrever os discursos mas sobretudo para lhe traduzir os artigos. Aliás, mesmo com a assessoria que lhe é prestada, LFV tinha a obrigação de recolher melhor informação porque, ao contrário do que julga, há ‘opinadores’ que também são jornalistas. É o meu caso. Possuo a carteira profissional n.º 1199, completo em Janeiro 30 anos a escrever para os jornais, no final da década de setenta já opinava sobre questões relacionadas com o futebol juvenil e o futebol português e, ao longo deste tempo, nunca me detectaram qualquer problema do foro psicológico.

  • Acompanho o futebol, profissionalmente, há três decénios (entende?), promovi a modalidade pela base, investi tudo na minha profissão e, durante este longo tempo, não me recordo de o ter visto. Não sei o que ele fez no futebol nem o que contribuiu para o seu desenvolvimento. LFV não sabe nem procura saber. O que o irrita, solenemente, é que não me controla. Nem com charutos, nem com almoços, nem com jantares, nem com cães, nem com cadelas, nem com encontros privados para discutir estratégias editoriais. LFV é o presidente do Benfica e o Benfica precisa de se reerguer. Apesar do rol de promessas não cumpridas; apesar de mandar calar os seus próprios jogadores e multá-los; apesar das mentiras que diz (a propósito, saí de ‘A Bola’ por vontade própria e não estou minimamente convencido daquilo que afirma, era o que faltava!), desejo-lhe as maiores felicidades no seu trabalho. Vou continuar a fazer o meu. Não sonhe comigo que não vale a pena. O Benfica precisa da sua atenção para outros assuntos (nomeadamente para esclarecer o ‘caso Mantorras’) e não para andar à caça às bruxas. Essa mania da perseguição também concorre para ler mal e interpretar pior. O Benfica é demasiado grande para ter de suportar discursos sem nível. Só tem classe quem pode e não quem quer. Tenho pena! Muita pena mesmo! A profissão de vendedor de kits é tão digna como a de ‘opinador’. Com uma grande diferença: os ‘opinadores’, que eu saiba, não compram passes de jogadores. Os vendedores de kits compram – e são capazes de ser adeptos de diversos clubes ao mesmo tempo, deixando para trás um rasto de falência.

  • Os verdadeiros campeões não são aqueles que ganham títulos e fortunas na bola. Não são aqueles que passam a vida a dizer que não se servem do futebol. Os verdadeiros campeões são aqueles que são capazes de fazer bem. Genericamente, na vida. Nela há os equilibrados e os equilibristas. É um facto incontornável. A diferença, às vezes, esbate-se. E o inferno está cheio de presunçosos.

  • Há palavras ocas e feias que representam muito pouco na boca de certas pessoas, mesmo quando elas se acham donas de tudo. Apesar das dúvidas lançadas a este respeito na sociedade portuguesa, ainda penso que vale a pena recorrer aos tribunais para que não se crie a sensação de que o poder de certos cargos pode concorrer para a destruição de direitos inalienáveis consagrados na Constituição. O sr. presidente do Benfica talvez pense que também pode controlar a Justiça e os Tribunais do mesmo modo como pensa que é capaz de controlar a Liga, a Federação, a Arbitragem, a UEFA, a FIFA, os Partidos Políticos, as Forças Armadas, a Assembleia da República e o Papa. Ele parece não perceber o que é viver em democracia mas nós, que aprendemos todos os dias, temos a obrigação de transmitir os ensinamentos que a vida nos proporciona. Esse é o meu modesto contributo porque, também perante a ignorância, devemos mostrar magnanimidade.

  • 2. Considerando o que aconteceu em Braga, o Benfica tem, entre muitos outros, um problema para resolver. Que vai fazer com Simão? A melhor proposta que se conhece, do Liverpool, situa-se nos 15 milhões de euros e data de fim de Agosto. Os ingleses não parecem dispostos a dar muito mais e têm alternativas a Simão. Significa que, se não houver propostas atractivas de maneira a satisfazer o clube da Luz e o jogador, os responsáveis têm sempre o argumento de que o Benfica precisa de conservar os seus melhores atletas. A verdade é que, nessas circunstâncias e numa situação desportiva mais difícil, vão ter de compensar Simão, que viu em Agosto goradas as hipóteses de ver engordada a sua conta bancária.Por outro lado, é tempo de se perceber o que está a acontecer no Departamento Médico dos ‘encarnados’. Esticar até estourar?

10 comentários:

Anónimo disse...

Para quem não gosta do senhor em questão (Rui Santos…) até que usas-te bem o comentário…

Quanto ao conteúdo, parece-me que anda aí muita dor de cotovelo…

Pensava que V/ Exas. iam em primeiro lugar e que “quando se atinge um estado de normalidade, ou de equilíbrio como quiseres, é natural que as pessoas se resignem e percam o interesse.”

Parece-me que o primeiro lugar não está a gerar confiança suficiente… Que o dito “habitat natural”, está em risco…

No início da próxima semana, vemos… Eu acredito que o porto vai perder este fim-de-semana… E que o BENFICA vai GANHAR ao Nacional!!!

Pode ser que assim, o futebol volte a ter importância…

E talvez, já que é Natal, o pai Natal pode pôr-vos no sapatinho, uma nova experiência; uns óculos para verem as arbitragens, e começarem a comentar as ditas que vos têm beneficiado para estar em primeiro lugar!

Mitico disse...

Ora boas tardes a todos os que gostam do FC PORTO e também aos que não gostam :)

Por motivos de doença não me foi possivel escrever aqui neste tribunal durante esta semana.

Agora sobre o post...

E eu que pensava que só nas Antas é que existiam mafiosos que controlavam tudo...
Palavras como:
- "caes, cadelas"????

A que se referirá o senhor Rui Santos????

Será que em lisboa existe uma "mafia sulista" até hoje desconhecida por todos os Nortenhos????

Para terminar não posso deixar de referir o humor deste jornalista:
- "...Acompanho o futebol, profissionalmente, há três decénios (entende?)..."

Será que Luis Vieira sabe o que é um decénio????

Abraço a todos

PS: Este natal gostaria de oferecer:

Luis Scolari: O livro e o DVD de VITOR BAÍA!

Luis Vieira: Manual da 3ª classe para melhorar a sua leitura e depois oferecia como 2a prenda o livro de Jorge Nuno Pinto da Costa - "Largos Dias tem 100anos"!!!

Luis Franco: O livro de sua Santidade "Papa Joao Paulo II".

Gilberto Madaíl: Seleções do Ride’s Digest! Em cada volume lido, um bilhete gratil para o elefante branco!!

Luis Figo: Uma almofada bastante confortavel para se sentar no banco, nos jogos da selecção nacional, no mundial da Alemanha.

Jose Veiga: Livro "Não há coincidencias!?!" ou o manual da Faculdade de Economia: "O fisco e as suas consequencias"!

Ricardo: Um tubo de cola para lubrificar as luvas! FORÇA RAPAZ! Vais conseguir!

Desafio todos os leitores do tribunal a oferecerem também as suas prendas :)

André Kaustico disse...

Sim, aqui pouca gente não gosta do senhor Rui Santos. Mas é como comentador desportivo. Acho que é bastante parcial, e faz comentarios estupidos. Neste caso, não se tratava de nenhum comentario desportivo. Tratava-se de uma resposta de alguem que escreve há muitos anos, e que foi ferido na sua profissão. Nós, como adeptos do futebol anonimos podemos portestar, ao contrario de LFV, que representa o benfica e que fala como se este jornalista, adepto do benfica, tivesse um complot contra o seu clube

A minha opinião é que Rui Santos é o mais atento dos benfiquistas. LFV não é benfiquista, nem quer saber do benfica. A cor do LFV é verde, mas não do sporting, do dinheiro, que no caso dos euros é até tão multicolor como o estadio de Aveiro. Rui Santos sabe que este sonhar na primeira opurtunidade, vai ser um vale e azevedo, mas com um roubo maior e conseguindo fugir. Eu cá gosto muito dos comentarios do resto dos benfiquistas. Vou-me rir muito quando LFV e José "Portista" Veiga sepuserem a andar com o dinheiro. Vai ser de rir. Dão-vos um campeonatozinho arranjado pela liga, uns 300 000 kits k nunca la chegarao, e uma boa prestação na Liga dos Campeos, nada de especial, visto que o ano passado, o FC Porto, em ano não, tambem o conseguiu(ja sei k este ano não, por isso qualqer resposta visandoisso,m não será lá muito bem feita) e fez muito mais apenas nos ultimos 10 anos. Mas os benfiquistas, ceguinhos, no seu habitual "somos os melhores do mundo" só por ganharem um jogo nas antas, la vão acreditando.

Paabens Sr Rui Santos, como comentador desportivo é muito fraco, mas como escritor e dissetador é muito bom

Picareto disse...

Prendas:

Luis Scolari: um contrato de 20 anos como treinador do benfica.

Filipe S. Franco: um novo conjunto de tacos de golf para ir jogar para a sua villa na quinta da marinha.

Luis Filipe Vieira: O livro "como gerir com sucesso a sua empresa" e um conjunto de pneus Bridgestone (O FCP dos Pneus)

Rui Moreira (comentador FCP no Trio de Ataque) : uma visita á ribeira e uma injecção de portismo.

Doutor Pôncio Monteiro: uma garrafa de vinho do Porto e um bacalhauzinho para se deliciar neste natal.

José Veiga: duas caixas de calmantes e um sonho (o bolo,e não o ser presidente do FCP).

Chumbita Nunes: as pernas e os braços partidos

Petit: operação plástica e um DVD de um jogo do Paulo Assunção.

O autor: um computador ligado à net

Mitico: um cartão de socio do FCP

El Pirata: um bilhete para a 1ª eliminatória da Taça Intertoto 2006/2007 no estádio de alvalade XXI

André Kaustico: um poster do Fernando Santos.

jm2c: um kit benfica e a assinatura da SportTV2 e da RTP Memoria para poder ver o benfica nas competições europeias muitos anos seguidos.

Rui Ramos: um auricular com radio incorporado para poder ouvir a bancada central todos os dias.

Ivo Sá: depois de o ter levado para o meio de 200 mulheres no ultimo jantar...n tenho mais nada para lhe oferecer.

Inkisição Espanhola: kit de socio do benfica, para que não destoe dos restantes bracarenses.

Nitpicky: 10 euros para que possa vir ao proximo jantar. não tou a incluir o preço da gasolina pk o kit dá direito a desconto...filho de peixe sabe voar??!

Anónimo disse...

Obrigado pela prenda picareto...

Foste muito simpático...

Fico à espera...

A ti, se calhar, dava-te uns óculos com umas 15 diopetrias para deixares de ter uma vista tão quadrada e pequenina, sobre o panorama em geral e particular...

Mitico disse...

Agora as prendas para os restantes elementos com maior participação neste blog:

El Pirata: O livro "O Futebol no Porto" :) Porto Cidade Porto clube!! o DVD de Vitor Baía e uma caixa de chocolates :)

Picareto: Um tabuleiro de xadrez :) e o livro de Jorge Costa O CAPITÃO!!

Rui Ramos: O livro do Super Macaco!!

Ivo: O album dos Ban :) A paixão por Gondomar vem sempre ao de cima!

Ze Costa: A revista dragões deste mês :)

Kaustico: Baquetas do GRANDE PORTISTA KALU DOS XUTOS E PONTAPÉS :)

O autor: "Kit" Adsl :)

Nitpicky: entro na prenda com o Gil... 10€ para o proximo jantar :)

Inquisição: Varias fichas de inscrição de socios para ver se aquele estádio enche na totalidade de bracarenses :)

Amigo Figueiredo: Um poster de Beto!!!! Graças a ele agora já pode mandar as piadas que durante anos andou a ouvir :)

Inflamavel: Uma camisola do FC PORTO autografada por Jorge Nuno Pinto da Costa :)

Picareto disse...

"...encontros privados para discutir estratégias editoriais!"

Será esta uma referência ao jornal onde Rui Santos trabalhou durante cerca de 20 anos (2 decénios), leia-se "A Bola"??

Mitico disse...

Nao amigo Picareto...

Eu acho que essas coisas só existem no Norte do País!?!?!!!!!

Picareto disse...

OBRIGADO VIC!

Anónimo disse...

Obrigado Carlos Figueiredo!!!

Quero mesmo muito... Assim chateamos mais um bocadinho estes "juízes"!!! LOL