Redes Social

sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Campeonato Português de Futebol - Primeira Volta

Agora que a primeira volta se apresta a finalizar, aqui ficam as minhas escolhas para candidatos ao melhor onze, melhor treinador, revelação e decepção.

Durante os próximos dias, na barra lateral do blog, estarão abertas as urnas para a votação, secreta, dos participantes.

Será escolhido o vencedor de cada poule, exceptuando na categoria defesa central, onde, obviamente, serão escolhidos os dois mais votados.

A categoria decepção diz respeito a jogadores que foram opção para os respectivos treinadores mas que não vingaram, ou tardam em fazê-lo. Por tal facto é que não escolhi Pinilla, uma vez que ninguém pdoe ser decepção se se é constantemente posto de parte pelos treinadores. Caso contrário Jorge Costa também seria candidato...

Boas votações. E para os portistas, em especial dois metralhas, votem em consciência. Não estamos a eleger os dragões de ouro.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Resultado da Sondagem

A sondagem (Quem vencerá a primeira volta?) iniciada ha um mês atrás chega ao fim com os seguintes resultados:


A maioria acertou em cheio, apesar de tal não me surpreender. Afinal este é um blog portista. Maioritariamente. E os vencedores vão todos receber uma meia de leite e um rebuçadinho prá tosse. E não digam que não ficam satisfeitos!

A próxima inciativa segue dentro de momentos.

JUSTIÇA!!!!!!!



Sérgio Conceição questiona Scolari e os dirigentes da Federação Sérgio Conceição, jogador português que actua no Standard Liége, da Bélgica, foi especialmente contundente para o seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari e para os dirigentes federativos, numa entrevista concedida hoje à Rádio Renascença. “Scolari passa e a Selecção ficará. Por isso, penso que os responsáveis da Federação deveriam assumir outro papel sobre este tipo de actuação. Os jogadores que representaram as selecções durante tantos anos deveriam ser mais respeitados. Não somos nenhuns palhaços! Estamos a falar de jogadores que representaram as selecções desde as camadas jovens até aos 30 anos, por isso não podem ser tratados como lixo só porque isso interessa a determinadas pessoas” referiu Sérgio Conceição que depois questionou directamente Scolari pelo seu afastamento da selecção: “A seguir ao jogo com a Espanha foram três jogadores afastados, Fernando Meira, Maniche e eu próprio, e depois disseram-me que o seleccionador tinha tomado essa opção devido ao meu feitio e ao meu carácter. Por isso, deixo a pergunta: será do meu carácter de querer ganhar?”.

domingo, 25 de dezembro de 2005

Prendas para alguns!!!



Setubal vs benfica

Nuno Gomes:

Foi mais uma vez, o autor de um golo que valeu a vitória ao Benfica. Em declarações prestadas à TVI no final do jogo, o camisola 21 realçou a justiça da vitória dos encarnados. "...Este jogo teve duas partes distintas. Na primeira, não estivemos tão bem, mas, pelo que fizemos na segunda, merecemos a vitória. É verdade que o golo surgiu perto do fim, numa altura em que já começava a haver algum desespero da nossa parte, mas poderia ter aparecido antes, já que perdemos algumas boas oportunidades para marcar..."

Ditado popular: Um gesto vale mais que mil palavras!!!

Fiquemos agora à espera das contratações de Inverno!! O mercado promete!

O tribunal estará atento...!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

BOM NATAL


Aproveito a todos para desejar um Bom Natal e umas boas entradas. Desejo também que este blog possa caminhar para ser cada vez melhor e peço desculpa a todos por qualquer coiosa que tenha escrito que tenha "ferido" susceptibilidades mais sensíveis.

Espero que as polémicas continuem senão estavamos todos calados sem "teclar".

É evidente que desejo ao meu clube que seja CAMPEÃO em todas as modalidades que tem e para os outros desejo o melhor desde que atrás do FCP

quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Na falta de flores... ARBITROS!!!?!!!!!



V.Setubal vs benfica

Helio:
O novo treinador do Vitória de Setúbal não ficou desiludido com a exibição dos seus pupilos na derrota desta noite ante o benfica, num jogo em que Hélio considera que o campeão nacional acabou por ser «mais feliz» ao marcar no derradeiro minuto...

Komen:
«Não foi fácil de marcar frente ao Vitória de Setúbal. Tem boa defesa e organização, mas creio que a vitória é muito merecida. Na segunda parte jogamos muito bem e criamos cinco oportunidades claras», explicou Koeman, em declarações à Sporttv.

Nota para Carlos Xistra? Fica ao critério dos juizes deste tribunal!!!!!!

Gil Vicente vs SC Braga

A formação "arsenalista" chegou ao intervalo na frente, com um tento de João Tomás (28’), mas, com alguma infelicidade, não conseguiu segurar o resultado na segunda parte, sofrendo o quarto desaire fora seguido.
O conjunto de Ulisses Morais empatou com um golo de Gouveia (48’), em que bola não entrou na baliza, mas o auxiliar do árbitro validou o tento, e chegou ao triunfo por intermédio de Nandinho (86’), num livre em que a bola desviou na barreira e traiu Paulo Santos.
O Sp. Braga pode queixar-se do golo do empate e da lesão sofrida por Andrés Madrid!

Sporting vs Rio Ave

O Sporting bateu confortavelmente o Rio Ave na derradeira partida do ano, colhendo pontos e motivação essenciais às suas aspirações na mais importante competição do futebol luso. Numa quadra que, em tempos, chegou a ser traumática para os de Alvalade, o leão fez de uma ave bem tenrinha - mas sem recheio - o ponto alto da ceia natalícia.

Jorge Nuno Pinto da Costa:
Pinto da Costa teceu hoje duras criticas ao seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, a propósito da polémica em torno de Vítor Baia e João Pinto. Durante a apresentação de um novo balcão de seguros no Estádio do Dragão o presidente do FC Porto mostrou-se contra o "diz que não diz" de Scolari.

"...Não há seguro [para as polémicas de Scolari]. Não vou responder às últimas polémicas, porque por princípio não respondo a cobardes. Considero por cobarde todo aquele que lança suspeitas, diz coisas e depois diz que não diz. Com cobardes não lido, não quero, nem sei lidar..."

terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Ao Pirata nada escapa!

Já parece publicidade a um qualquer insecticida mas não, apesar de andar lá perto!


Meus amigos portistas, em especial, e benfiquistas, logo a seguir, e ao meu caro InquisiçãoEspanhola, Robin Hood de Braga...

É penalti ou não é Penalti?


.
.
Já lá vão quase 2 semanas mas isso não implica que as mentiras e falsidades aqui escritas não sejam corrigidas. João Alves é derrubado, efectivamente, dentro da área. E só sigo isto para que, caso do Sporting disponha de 18 penalties esta epoca, não vir a lengalenga e mais mitos sobre os mesmos...
.
5ª jornada: Sporting vs Setubal - Penalti correcto, falhado por Liedson
.
14ª jornada: Sporting vs Amadora - Penalti correcto, falhado por Liedson
.
15ª jornada: Naval vs Sporting - Penalti correcto, marcado por Moutinho
.
E assim vai a contabilidade leonina. Estou certo ou estou errado?...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Federação de Blogs de Futebol

Como já muitos deram conta, na secção lateral do blog, está o logotipo de uma associação, sem fins lucrativos, criada em nome dos imensos blogs de futebol que circulam pela internet.

O Tribunal do Futebol tem o prazer de aderir à causa criada pelos companheiros do Bola na Rede. Que seja duradoura esta associação são os votos do Tribunal. Longa vida para a irmandade futeboleira! Amen!
.
.

domingo, 18 de dezembro de 2005

Assuntos pendentes

Deixo aqui ficar alguns pensamentos que me ocorreram nos últimos dias, todos eles relacionados com o circo futebolístico nacional.

Nada como começar com os jogadores emprestados. Apreciei a imaginação dos cronistas de OJOGO para tentarem, a todo o custo, ajudarem a defesa moral do FCP. Nem no Natal despem a camisola os rapazes, fazem eles muito bem. Até da recordação de um Jorge Costa equipado à Marítimo se recordaram, apenas e só para dizerem que não é conveniente que os emprestados joguem contra o clube empregador. Porque nesse caso o Jorge Costa fez auto-golo. Sorte do Porto. Já os emprestados do Sporting, como foi o caso do Silva na época passada, marcam golos! E logo dois! Mas Jorge Costa é portista desde pequenino, e com muita honra como se sabe. Ou seja, para os prezados jornalistas desse jornal não importa que um clube como o Porto, com mais de 60 jogadores sob contrato, cometa a heresia de colocar os que bem entender na Superliga, impedindo-os de defrontar o clube de origem, mas sendo mais valias para defrontar Sporting e Benfica! Isso já não é incorrecto. Mais valia formarem um Porto B na Superliga e pronto, sempre havia mais honra e honestidade. A solução é muito simples. Os jogadores que são emprestados não podem jogar num mesmo campeonato que o clube de onde são provenientes! Os jogadores do Porto jogam emprestados na Segunda Liga. Ou no Porto B. Ou vão fazer companhia ao Pitbull lá para as Arábias! Ponto final! Assim já não haveria tantos casos e, sobretudo, tanto jogador contratado com segundas e terceiras intenções. E só não alinham nesta solução quem de facto tem interesses para não o fazer.

Outro assunto interessante. Luís Filipe Vieira. Ou será Madre Teresa da Luz? Onde anda o LFV que, nas vésperas da deslocação do Setúbal às Antas, se disponibilizou para ajudar, de modo a evitar uma greve dos jogadores setubalenses? Ou será que foi só conversa para que os jogadores jogassem e pontuassem, como até se verificou? Na altura disse-o, e agora confirmo! LFV e Veiga foram vigaros. E dos grandes. Não tinham nenhumas intenções a não ser a garantia que o Setúbal jogaria no terreno do adversário, e na máxima força. E agora? Porque não ajuda LFV? Será porque agora é a vez do Benfica jogar com o Setúbal? Porque não adianta um dinheirinho para a ceia de Natal? Pudera, o Pai Natal é encarnado mas não usa bigode ciganês. Como ninguém se recordou de mencionar este facto, quer aqui, quer nos jornais e tv´s, achei por bem não o esquecer. Só falta, para ajudar à missa, vir o Pinto da Costa doar as receitas do Pérola Negra para as famílias dos jogadores sadinos. É Natal, nunca se sabe…

Mais assuntos. O Mundial de Clubes. Acabou há momentos e com a vitoria do São Paulo. Vi o jogo pelo canto do olho porque abomino este tipo de competições, feitas para sacar ienes e encher os bolos da fifa. E, este ano, mais uma vez tenho motivos para sorrir. A final, supostamente entre os dois melhores do mundo, foi uma anedota. Não tão grande como a do ano passado, porque o São Paulo sempre tem algum nível. Mas não deixou de ser ridículo ver o Liverpool alugar o seu meio campo para pratica de campismo e assistir a um jogo onde 20 homens se acumulavam em 40 metros! E isto foi assim, pelo menos, toda a segunda parte! Inacreditável! Nem a Grécia meus senhores. Mas que merdas de finais são estas? Andamos a brincar? Se têm de ser jogadas com 2 clubes europeus… então força! Se querem intitular o troféu como melhor equipa do mundo não enganem os Zés dos bonés que andam por aí feitos tontos agarrados ao garrafão a gritarem que são Campeões do Mundo!

Agora um momento que tem tanto de humorístico como de alarmante: o rei dos Super Macacos escreveu um livro. Por si só isto é de levar ás lágrimas qualquer um! Só eu sei as cambalhotas que dei ao ver a noticia. Eu nem fazia ideia que a macacada sabia escrever! Esta foi a parte humorística. A parte alarmante é saber que… foi publicado! Muito mal anda uma editora quando se deixa prostituir a este nível. Quando era mais novo aprendi o seguinte: para um homem se sentir completo tem de plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro. Tirando o facto de estarmos a falar de um macaco, fica clara a noção que este provérbio está completamente ultrapassado. O que eu não dava para ver a cara do Saramago quando souber que o livro dele está na mesma prateleira que o livro do Macaco. Como diz o anúncio do Express Card… priceless!

Entretanto ficamos a saber qual a próxima vitima do serial killer Benfica. É o Liverpool. Segundo LFV quem viesse a seguir... morreria! Estamos perante um caso de polícia. Ou então perante um numero de circo. Vou mais por esta hipotese. Nos outros jogos o destaque vai obviamente para o reencontro do Chelsea com o Barcelona. Desta vez a primeira mão será em Londres. Interessante no minimo. O que não posso deixar de criticar é o facto de toda a gente considerar que estamos perante as duas melhores equipas europeias. Tal consideração é sempre muito subjectiva mas deixar de lado uma Juventus que soma 14 vitórias em 15 jogos da Serie A italiana é, o minimo, injusto. Para não dizer pateta.
.
Para acabar não posso deixar passar em claro o que o arguido do processo Apito Dourado, António Costa tem feito nas últimas semanas. Ninguém se esqueceu certamente do penalti cometido por César Peixoto em Barcelos. E que dizer da ridícula expulsão do melhor jogador penafidelense, N’Doye, na preterida semana? Agora adivinhem o nome do árbitro dos dois acontecimentos. O Porto pode ir a caminho do titulo, mas podem ter a certeza que, neste blog, nada será deixado ao acaso. Porque a festa far-se-á mas com estes registros bem gravados. Essa história de virgens ofendidas, de campeões do bem, do um contra todos, não pega. O Porto tem a obrigação de ser campeão. Por ter os melhores jogadores e o maior orçamento. Pena é esse orçamento não ser gasto somente a pagar os jagunços da sad, os jogadores e as indemnizações aos treinadores. Pelos vistos o dinheiro é tanto que dá para mais.

sábado, 17 de dezembro de 2005

AS PRENDAS DO TRIBUNAL DO FUTEBOL





O TRIBUNAL DO FUTEBOL comemora o seu segundo natal.

Por tradição, o TRIBUNAL DO FUTEBOL, vai distribuir os seus presentes.






Caros Bloguista

Como estamos na época natalícia, época de prendas, de amizade, o nosso blog multiclubista e multiracial, vai distribuir os seus presentes.





O que eu pretendo é que os bloguista imaginem que presentes gostariam de oferecer aos bloguistas, aos dirigentes, aos futebolistas, aos arbitros, etc. Mas, tem que haver educação e principios.

Quero ver a imaginação de cada um.





O TRIBUNAL DO FUTEBOL DESEJA A TODOS OS BLOGUISTAS UM
BOM NATAL




quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

A resposta de Rui Santos a LFV

LFV-Rui Santos Posted by Picasa


A profissão de vendedor de kits é tão digna como a de ‘opinador’...
  • 1. O sr. presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira (LFV), anda nervoso e disso deu prova na entrevista que concedeu esta semana à RTPi. Antes, já se tinha encarregado de anunciar, em Toronto, que ia “denunciar os jagunços”, pelo que a sua prestação televisiva contava com essa promoção-extra. No Canadá disse, então, LFV que “há gente nos jornais que devia ser banida”.

  • Na entrevista à RTPi quis visar-me, alegadamente porque o ofendi (e com ele, que presunção!, todos os benfiquistas) no meu último artigo ‘Chuchas e kits’, cujo título tem, como é de elementar compreensão, um enquadramento específico. Basta ler. E, lendo, não deixo de concordar com aquilo que LFV afirmou na citada entrevista: “o ‘chucha--kit’ não existe”. Não existe mesmo.

  • Para além de muitas coisas que não lhe ensinaram quando era tempo disso é que ofensa e crítica não são a mesma coisa. Aliás, LFV pode chamar lixo às pessoas, pode levantar suspeitas não fundamentadas, pode afirmar que há jornalistas a querer fazer negócios com os jogadores, pode dizer, também, que alguns jornalistas escrevem aquilo que lhes mandam escrever, e em relação a estas duas acusações a única coisa que o desafio a afirmar, preto no branco, é que diga claramente quem anda a beber, a comer e a fumar à conta dele e de outros dirigentes; quem anda a tentar fazer negócios com transacções de jogadores. QUEM PAGA A QUEM?O discurso não é novo e postura sobejamente conhecida. Já todos sabíamos que LFV sempre conviveu muito mal com a crítica (não é o único, mas é um dos casos mais assanhados) e parece claro que se julga com poder para banir. Deve ter lido mal os estatutos. Aliás, esse é um dos problemas do sr. Filipe Vieira. Tem muita dificuldade em ler e mais ainda, como é óbvio, em interpretar o que se escreve. Acha-se muito competente a juntar números e cifrões mas é manifestamente incompetente a juntar letras. Não vou aconselhá-lo a regressar à escola, porque isso poderia ser considerado uma ofensa e seria tempo perdido; de resto, o ensino já tem problemas suficientes a afectá-lo. Mas aconselho-o pelo menos que arranje alguém mais competente, não apenas para lhe escrever os discursos mas sobretudo para lhe traduzir os artigos. Aliás, mesmo com a assessoria que lhe é prestada, LFV tinha a obrigação de recolher melhor informação porque, ao contrário do que julga, há ‘opinadores’ que também são jornalistas. É o meu caso. Possuo a carteira profissional n.º 1199, completo em Janeiro 30 anos a escrever para os jornais, no final da década de setenta já opinava sobre questões relacionadas com o futebol juvenil e o futebol português e, ao longo deste tempo, nunca me detectaram qualquer problema do foro psicológico.

  • Acompanho o futebol, profissionalmente, há três decénios (entende?), promovi a modalidade pela base, investi tudo na minha profissão e, durante este longo tempo, não me recordo de o ter visto. Não sei o que ele fez no futebol nem o que contribuiu para o seu desenvolvimento. LFV não sabe nem procura saber. O que o irrita, solenemente, é que não me controla. Nem com charutos, nem com almoços, nem com jantares, nem com cães, nem com cadelas, nem com encontros privados para discutir estratégias editoriais. LFV é o presidente do Benfica e o Benfica precisa de se reerguer. Apesar do rol de promessas não cumpridas; apesar de mandar calar os seus próprios jogadores e multá-los; apesar das mentiras que diz (a propósito, saí de ‘A Bola’ por vontade própria e não estou minimamente convencido daquilo que afirma, era o que faltava!), desejo-lhe as maiores felicidades no seu trabalho. Vou continuar a fazer o meu. Não sonhe comigo que não vale a pena. O Benfica precisa da sua atenção para outros assuntos (nomeadamente para esclarecer o ‘caso Mantorras’) e não para andar à caça às bruxas. Essa mania da perseguição também concorre para ler mal e interpretar pior. O Benfica é demasiado grande para ter de suportar discursos sem nível. Só tem classe quem pode e não quem quer. Tenho pena! Muita pena mesmo! A profissão de vendedor de kits é tão digna como a de ‘opinador’. Com uma grande diferença: os ‘opinadores’, que eu saiba, não compram passes de jogadores. Os vendedores de kits compram – e são capazes de ser adeptos de diversos clubes ao mesmo tempo, deixando para trás um rasto de falência.

  • Os verdadeiros campeões não são aqueles que ganham títulos e fortunas na bola. Não são aqueles que passam a vida a dizer que não se servem do futebol. Os verdadeiros campeões são aqueles que são capazes de fazer bem. Genericamente, na vida. Nela há os equilibrados e os equilibristas. É um facto incontornável. A diferença, às vezes, esbate-se. E o inferno está cheio de presunçosos.

  • Há palavras ocas e feias que representam muito pouco na boca de certas pessoas, mesmo quando elas se acham donas de tudo. Apesar das dúvidas lançadas a este respeito na sociedade portuguesa, ainda penso que vale a pena recorrer aos tribunais para que não se crie a sensação de que o poder de certos cargos pode concorrer para a destruição de direitos inalienáveis consagrados na Constituição. O sr. presidente do Benfica talvez pense que também pode controlar a Justiça e os Tribunais do mesmo modo como pensa que é capaz de controlar a Liga, a Federação, a Arbitragem, a UEFA, a FIFA, os Partidos Políticos, as Forças Armadas, a Assembleia da República e o Papa. Ele parece não perceber o que é viver em democracia mas nós, que aprendemos todos os dias, temos a obrigação de transmitir os ensinamentos que a vida nos proporciona. Esse é o meu modesto contributo porque, também perante a ignorância, devemos mostrar magnanimidade.

  • 2. Considerando o que aconteceu em Braga, o Benfica tem, entre muitos outros, um problema para resolver. Que vai fazer com Simão? A melhor proposta que se conhece, do Liverpool, situa-se nos 15 milhões de euros e data de fim de Agosto. Os ingleses não parecem dispostos a dar muito mais e têm alternativas a Simão. Significa que, se não houver propostas atractivas de maneira a satisfazer o clube da Luz e o jogador, os responsáveis têm sempre o argumento de que o Benfica precisa de conservar os seus melhores atletas. A verdade é que, nessas circunstâncias e numa situação desportiva mais difícil, vão ter de compensar Simão, que viu em Agosto goradas as hipóteses de ver engordada a sua conta bancária.Por outro lado, é tempo de se perceber o que está a acontecer no Departamento Médico dos ‘encarnados’. Esticar até estourar?

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

20 mil visitas!!

Atingimos as 20 mil visitas apos um ano e três meses de existência!

Continuem a participar

WWW.TRIBUNALDOFUTEBOL.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Central de Apostas

apostas Posted by Picasa


Segundo o site da Betandwin.com é nesta situação que se encontram as apostas para VENCEDOR DO GRUPO.
Ou seja, se apostassemos 10 euros em que Portugal vence o seu grupo teriamos um ganho de 17 euros (factor 1 para 1,7). Curioso é o facto de o factor de aposta para o Irão ser de 1 para 34, sendo que eu próprio apostaria no Irão como vencedor do grupo e como sensação do Mundial! Se apostassemos 10 euros no Irão teriamos um ganho de 340 (!!) euros!
Por aqui podemos ver que as principais favoritas a vencer os respectivo grupos segundo os apostadores são o Brasil ( 1 para 1.18), França e Alemanha (1 para 1.2), enquanto que no extremo oposto temos Trinidad e Tobago com 1 para 61 e Arábia Saudita com 1 para 51!
Ficarei a espera dos vossos prognosticos para vencedores dos grupos...no fim o vencedor tem direito a uma francesinha à pala no jantar do blog!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

As Estrelas da Amadora


Estrela da Amadora


Isto de fazer rescaldos aos jogos do Sporting não é exclusivamente do El Pirata. Hoje deu-me um gosto especial fazer esta análise ao jogo Sporting Lisboa – E. Amadora.

90 minutos de futebol aos repelões por parte do Sporting que apenas contava com os fantásticos cruzamentos de Rodrigo Tello, o eterno injustiçado por todos os treinadores que passam pelo Sporting. Liedson esteve desastrado o jogo todo, até na marcação do penalty, completamente denunciado! Quem também está de saída é Rogério que juntamente com Tello cotou-se como o melhor em campo por parte do Sporting.
João Moutinho completamente em baixo de forma. Será que acabou o estado de graça? Que saudades devem ter os Sportinguistas do cerebral Hugo Viana…!

Minuto 48: jogador do Estrela (Emerson) caído na grande área a pedir assistência…jogadores do Sporting seguem com o jogo, fazendo mesmo um cruzamento para a área!! Tantas vezes criticaram o FCP de falta de fair-play, gostava agora de ouvir comentários sobre este lance. A desculpa de o jogador estar a simular lesão, segundo os que criticaram o FCP não serve…!

Mas dos fracos não reza a história e fica a imagem de um E. Amadora aguerrido e organizado que manipulou um Sporting que leva assim dois banhos de bola seguidos. Realço 4 jogadores, o guarda-redes Bruno Vale, o defesa-central Maurício, o defesa-direito Tony (atenção olheiros do FCP!) e Manu.

Como é possível que o Benfica se dê ao luxo de deixar de fora do plantel este Manu, sabendo que estão com défice de extremos?!?! Mais um brilhante trabalho do chapeiro Veiga!

Como é possível também um jogador como Paulo Machado estar no banco do E. Amadora sendo que se tem cotado esta época constantemente como melhor elemento da equipa?!

Parabéns às estrelas da Amadora que contra um arbitro esverdeado e com uma grande-área maior que a do adversário conseguiram justamente vencer!!

SORTEIO DO MUNDIAL

Minutos antes do sorteio do Mundial, ponho aki o meu prognostico para o grupo k nos sairá, e quem passa

Grupo de Portugal
Passam:
Brasil e Angola
Ficam
Portugal e Ucrania

quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Uma noite de Glória

E ao fim de 15 meses de existência deste blog, contra o que muitos esperariam, surge o primeiro post elogioso para o SL Benfica. Verdade seja dita que este é também o primeiro momento digno para se fazer uma elogio sincero e justo. Mas, e à falta de um moderador encarnado, cabe-me a mim a responsabilidade de não deixar passar a oportunidade de elogiar quem merece ser elogiado!



Recuemos no tempo. Às 19.45h de quarta feira são muito poucos os que têm fé, verdadeira, na possibilidade um Benfica desfalcado fazer frente e vencer o grande Manchester United. E, os poucos crentes, certamente criticaram o seu Deus pagão quando, 7 minutos após o inicio da partida, já os de Manchester festejavam o primeiro golo. Primeiro de muitos, pensaram certamente. Eu incluido, confesso! O que se sucederia surpreendeu-me. Verdadeiramente. Uns podem dizer que aconteceu futebol. Eu prefiro dizer que acabei de assistir ao fim de um ciclo de vida. Acabou, oficialmente, o grande ManUnited de Sir Alex Ferguson. É por demais evidente que a voz de comando do irascível escocês já não se ouve em campo. Só assim se compreende que Van Nistelroij jogue para um lado, Ronaldo se entretenha a fintar os 6 anões do Benfica (faltou o anão principal...), Wayne Rooney se arraste, ele e os seus 10 kg em excesso (e ainda diziam que o Rochemback era gordo!...), and so on, and so on...

Permitam-me este paragrafo porque eu vivi o período aureo de Ferguson e os seus bebés. Relembro-me bem da sua primeira Premier League em 1992, com um conjunto de jogadores britânicos de grande qualidade, de Brian Robson, a Palliester, passando por Brian McClair e acabando num jovem imberbe galês de nome... Ryan Giggs. Vi o grande Manchester do Rei Cantona e vi nascer a geração dos Fergie's babies, dos irmãos Neville, a Keane, Scholes, Butt e a estrela David Beckham. Vi duplas atacantes mortiferas como Andy Cole e Dwight Yorke e vi um homem com cara de bebé, Ole Gunnar Solskjaer, fazer as delicias das multidões, quando apontou o golo vitorioso na mitica final da Champions de 1999 frente ao Bayern. Eu vivi 13 anos de ManUnited sob o comando de Alex Ferguson. Há quem tenha vivido 22 anos! Não há reinado que não tenha fim. E o de Sir Alex terminou esta noite. Aqui fica a minha homenagem a um homem do futebol que me proporcionou grandes espectáculos de futebol. Obrigado Ferguson.


Quanto ao jogo quero destacar a coragem, o brio, a dedicação dos jogadores encarnados. Desfalcados da sua maior estrela, Simão Sabrosa, e ainda com a ausencia de jogadores preponderantes como Manuel Fernandes, Miccoli e Karagounis, o Benfica de Koeman (grande táctica oh mister, passaste de besta a bestial novamente, e por mérito próprio!) assentou a sua estratégia na entrega ao trabalho! Foi impressionante a forma como não desistiram de nenhum lance, a forma como reagiram ao balde de água fria que representou o golo inglês. Uma atitude de campeões que em muito honraram o nome de Portugal. Numa semana que se preconizava o afastamento precoce de Portugal das competições europeias, este Benfica, inferior galacticamente ao seu adversário, foi um grande vencedor dentro do campo. E é aí que se devem ganhar os jogos. Uma lição para todas as vedetas de Manchester, incluindo o nosso português. Cristiano Ronaldo tem de aprender, bem como os comentadores encartados portugueses, que não passa de um inexperiente. Nos JO de Atenas, onde era líder, não liderou coisa nenhuma! É altura dele, e de todos os otários que o bajulam (a maior parte só para ver Figo ser corrido da selecção... como se viu hoje, antes um Figo manco que um Ronaldo vedeta!) abrirem os olhos! Cristiano Ronaldo é um fenomeno mas não é o melhor do mundo nem anda sequer lá perto! Atenção à bajulação fácil, ainda vamos perder o talento por excesso de mimo. Fica o aviso. Quanto ao gesto que ele fez, que deveria ter evitado uma vez que ele, como profissional, deveria controlar as emoções, não o condeno. Critico todo e qualquer idiota que assobie um jogador português, seja Figo ou Ronaldo. A assobiar que assobiem os pseudo naturalizados...


Para finalizar quero deixar como nota de maior destaque a exibição fabulosa de Petit. Não foi o único, mas merece o meu maior elogio. Petit é um Gigante, um monstro em qualquer meio campo. Scolari abre os olhos! O meio campo Maniche-Costinha já foi espremido. Não dá mais! Petit deveria desde já ser titular do meio campo nacional. É um portento, antes quebrar que torcer é o seu lema! É o Makelele branco. É bronco? Deixa-lo! Não lhe pagam para falar, mas sim para jogar! E a melhor biografia ou sessão de autografos que um jogador pode fazer é dentro de campo e não numa qualquer FNAC nacional.

Em nome do blog dou os meus parabens ao SL Benfica pela grande exibição e pela digna passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. Sorteados no Penico 4 conseguiram um feito digno de registro.


PS:

Dispensava bem este post, mas se não o fizesse perder-se-ia uma boa oportunidade para falar do Benfica, por bons motivosm, neste blog. Que avance depressa alguem para moderador encarnado. Para o bem do blog. Porque sempre do mesmo acaba por cansar...

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Luta na Lama

E pronto, o FC Porto está fora das competições europeias. Os portistas não estão habituados a ser eliminados. Foi algo que nunca nos aconteceu no periodo de Março de 2002, quando da eliminação na 2ª fase de grupos, já com mourinho ao leme, até Março deste ano quando fomos eliminados pelo inter nos 1/8 de final da Liga dos Campeões. E agora, apenas alguns meses depois acontece de novo, desta vez num dos grupos mais faceis que o FC Porto já encontrou

Quanto ao jogo em si, o resultado é justo, e não estou insatisfeito com a exibição. Era um terreno em que era impossivel jogar futebol. O desporto que ali se praticou não foi futebol concerteza. Mas este resultado não seria mau se estivessemos, por exemplo, na primeira ou 2ª jornada. Onde o FC Porto foi realmente eliminado foi na derrota com o artmedia em casa e no empate com o rangers tambem no dragão. Perdeu pontos estupidamente em Milão e em Glasgow, quando podia ter feito muito melhor, mas os jogos em casa na Liga dos Campeões são para se ganhar. Co Adriansse, Bosingwa, Ricardo Costa e Pepe foram os principais responsaveis. O treinador não percebeu que não se pode desguarnecer desta maneira a defesa na competição mais importante do mundo a nivel de clubes. E esta defesa estava fraca tacticamente e pessoalmente. Estes três jogadores foram os grandes culpados dos maus resultados em casa na Champions. A sua pemeabilidade é inadmissivel. Não compreendo porque é que, com uma defesa destas, Jorge Costa já tem um Pre-acordo com o standard de Liege. São um monte de coisas para explicar que muitas pessoas têm que ser responsabilizadas. Ser eliminado nesta altura do campeonato é tão vergonhoso como não ir às competiçoes europeias. Um clube como o Porto tem responsabilidades europeias. Não somos como outros que só cá vêm de vez em quando.

Para todos os portistas reflectirem

CL - Grupo H - Artmedia (Slv) vs Porto (Pt)

Conclui-se esta semana a fase de grupos da Liga dos Campeões. Logo à noite, o FC Porto tem a última oportunidade para conseguir o apuramento para os 1/8 final da prova. Algo que, aquando do sorteio, era um dado adquirido para a grande maioria dos portistas.

Aqui fica a minha visão, qual Maya, do futuro.


Hipotese 1



O Porto assume o seu favoritismo e vence o encontro. É o mais provável que suceda, tanto mais que estamos perante uma equipa da Eslováquia, o mesmo País cuja selecção defrontou Portugal no apuramento para o Mundial'06 e cuja selecção, segundo a maioria portista, não valia dois tostões! Sendo assim, e seguindo a mesma lógica, o Porto já está apurado... desde que, não esquecer, o Rangers perca!

Ironia à parte, creio que de facto o Porto vai, com maior ou menor dificuldade, triunfar em Bratislava. A tradição não o favorece mas se aplicar a mesma determinação da passada sexta feira não terá dificuldade em triunfar. Bem sei que a motivação não é a mesma mas a ideia de passar à fase seguinte, mesmo derrotando um adversário claríssimamente inferior, terá de ser motivante per si! Defrontar o Sporting só calha duas vezes ao ano, para infelicidade de Adriaanse que adoraria voltar a ver tal motivação nos seus jogadores. Que tal combinar uns treinos amigáveis?...


Hipotese 2


Esta hipotese, segundo os meus calculos em cima do joelho, só sucederá se o Rangers pontuar com o Inter e o Porto vencer o seu jogo. Apesar do jogo ser em Glasgow, nada me leva a crer que os italianos, mesmo desfalcados dos seus principais jogadores, não consigam a vitória. O Porto colocou-se nesta situação ao deixar-se empatar em casa com o Rangers, quando estava em vantagem e perante uma equipa desfalcada dos seus principais jogadores, ao ponto do golo do empate surgir através de uma jogada de dois jogadores... da equipa B escocesa! Desta vez nem a desculpa do arbitro serviu para atenuar tamanho lapso portista....


Hipotese 3


É aquilo que ninguém deseja, mas para que tal suceda basta que o Porto não consiga vencer o seu jogo. Um empate, que nas competições europeias é sempre um resultado a ter em conta quando se joga no terreno adversário, está fora de questão.



Por volta das 21.30h já saberemos qual das hipoteses levou a sua avante. Ao Porto não basta vencer... mas é fundamental vencer.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

O artilheiro..... Romário!!!




Poucos jogadores de futebol no mundo tiveram um relacionamento tão íntimo com o golo como Romário. Se no decorrer do jogo ele parece apagado, inofensivo, e não se esforça para alcançar as bolas mais difíceis, é com a bola dominada dentro da área que o Baixinho mostra sua genialidade, marcando golos decisivos. Até hoje, aos 39 anos, Romário de Souza Farias marcou mais de 800.

É por isso que é considerado um dos maiores jogadores da história recente do futebol brasileiro. Mas sua carreira não é marcada apenas pelos seus golos e títulos. Possui uma fama de malandro e polémico. Diz sempre o que pensa e, por isso, já ganhou muitos inimigos, como Pelé, Zagallo e Edmundo. Também detesta treinar. O avançado trocou um dia de trabalho por uma partida de futevólei...
Mas isto é compensado nos momentos mais decisivos dentro de campo, pois como dizem os admiradores, "é só jogar a bola para o Baixinho que ele resolve".

OBRIGADO ROMÁRIO!

Rescaldo do Porto - Sporting visto por um Portista sentado atrás de uma das balizas:

Comecei o jogo apreensivo devido às declarações do treinador do Porto que nem sequer me merecem mais comentários. Mais apreensivo fiquei quando vi Benny "preso ao chão" Maccarthy na equipa inicial.

Durante a primeira parte foi nítido de ver a superioridade do FCP na criação de lances perigosos, era por demais evidente a facilidade com que o FCP chegava à linha e criava perigo, que infelizmente para mim, nunca foi aproveitado como deve de ser. Ainda por cima com o agarrado ao chão, a tarefa dos centrais do SCP tornou-se mais fácil pois rapidamente viram que não se precisavam de preocupar por aí com o Benny.

A segunda parte começa com um brinde do Pepe que o Carlos Martins soubre transformar num belo passe e prontos - já começa a ser costume no Dragão este ano – golo para o adversário, um falhanço um golo sofrido.

A partir daí o SCP continuou com o jogo que veio fazer ao Dragão, e que maior parte das equipas já viram que têm de fazer, isto é, defendeu, defendeu, destruiu, defendeu e defendeu. O Porto empata e o jogo segue a mesma toada até ao fim. Uma equipa a tentar e a outra a evitar o golo.

Passando agora a outros aspectos do jogo:

Tácticas :

FCP não apresentou nada de novo, para além da estúpida substituição do Hugo Almeida pelo Benny. Acho que o Porto começou aqui a mostrar que o jogo não era para ganhar mas sim para empatar. Independentemente de tudo isto, a táctica, com mais acerto na hora do remate teria resultado sem problemas.

SCP – apesar de ter andado a apregoar que não assinava o papel para o empate e que vinha para jogar de igual para igual, o que é certo é que o medíocre jogador Paulo Bento passou para a equipa do SCP a sua mediocridade agora como treinador. Assim veja-se que o SCP tinha dois jogadores para atacar (Nanny, Deivid) e os outros para defender. Moutinho encostado a Rogério para tapar Quaresma, Carlos Martins encostado a Tello para tapar Lucho e Jorginho e os restantes empenhados a defender. Rapidamente o Paulo Bento transforma este SCP num BFC “à la Jaime Pacheco” em que o fundamental é tentar por todos os modos não deixar o adversário jogar e rezar para que, com a ajuda do árbitro, a bola vá entradndo de vez em quando.

Arbitragem

Mais uma vez se prova que este Sr. Baptista, de bom só tem o nome pois como árbitro a incompetência, nestes jogos em que intervêm o Porto e o Sporting, é muita.

Vejamos alguns exemplos:

Sá Pinto – protestos em todas as decisões de forma veemente e apenas um amarelo (seria o segundo).
Rogério – perdoada a expulsão directa por entrada sobre o Quaresma.
Tello – reincidência em faltas já com um amarelo.

Golo mal anulado ao FCP por pretensa falta de Lisandro. É verdade que existem câmaras atrás das balizas e só não à repetição pois alguém não quer que se saiba a verdade (tal como no celebre benfica – Porto da época passada em que à uma câmara que mostra que a bola não entrou).

Penalties perdoados ao SCP por falta sobre Lisandro e Mão de Polga na área – eu aqui até admito que o árbitro não tenha visto, mas o fiscal de linha – que anulou bem o golo ao SCP – deveria ter marcado.

O lance do César Peixoto, mesmo em frente aos meus olhos e citando o Pirata “bla bla bla terra bla bla bla) não me pareceu falta, mas até admito que poderia ter sido marcado.

Enfim, mais um desastre do Sr. Lúcilo em que o FCP é sem sombra de dúvida muito mais prejudicado.

Ficam aqui as ideias a reter:

Mais 2 pontos perdidos pelo Porto devido ao seu treinador.

SCP a continuar com este tipo de futebol terá muitas dificuldades contra equipas que usam as mesmas tácticas. Realço a alegria sentida pelos jogadores, treinadores e outros elementos do Spoting por um empate caído no céu. Os pequenos festejam sempre assim contra os que lhes são superiores.

A jornada e a chicotada!!!



Manuel Cajuda:

Manuel Cajuda deixou hoje o comando da equipa da Naval 1.º Maio, equipa que treinava desde o início da época. "Acabou o meu trabalho. Já não sou treinador da Naval", confirmou hoje Cajuda à agência Lusa.
Apesar de ter confirmado a continuação à frente da equipa da Figueira da Foz no domingo após a derrota com a Académica, Manuel Cajuda já não treinou hoje a Naval, tendo a sessão sido conduzida pelos adjuntos José Carlos e Mira.

Será que agora vai ter mais tempo para fazer festinhas ao seu cão lampião?

Luiz Felipe Scolari:

"Se mudasse antes da Grécia nem ia para o segundo jogo"
Abala a nossa confiança no proverbial acolhimento português ao garantir que se sente descriminado por ser brasileiro e vítima de comentários preconceituosos e ofensivos que passam por cima do bom trabalho, como se ser estrangeiro fosse óbice à competência. A duas vitórias de igualar o recorde ganhador de António Oliveira à frente da Selecção, Scolari explica, pela primeira vez, porque mudou Portugal tão radicalmente após a derrota na partida inaugural do Euro'2004 e diz claramente que corria o risco de não chegar ao segundo jogo se tivesse mudado antes, como muitos exigiam...

Senhor brasileiro Scolari, com que então a cidade do Porto é muito longe...!

Maritimo vs benfica:

Para resumir este jogo ficam as palavras do treinador e de alguns jogadores do Maritimo:
- Bonamigo: "Benfica ganhou muito bem"
- Wênio: "Campeão nacional está de parabéns"
- Mancuso: "Parabéns ao Benfica"

Tirem as vossas conclusões.

FC PORTO vs Sporting + Lucilio:

Já avaliado em post's anteriores.

Braga vs Setubal:

Se há que registar o mérito do Setúbal no aspecto defensivo, no sentido inverso a equipa sadina quase não existiu, conforme se pode verificar pelas estatísticas: apenas um remate para fora na primeira metade, e um à baliza (o do golo) e um para fora na segunda. Muito pouco, mas o suficiente para ganhar o confronto. Ao invés, o Braga teve 3+5 remates à baliza e 1+9 para fora em todo o jogo e perdeu...

Facto a ter em conta: A humildade de Norton de Matos.
"... se viesse jogar aberto a Braga perdia o jogo. Pagam-me para manter o Vitória na primeira..."

E agora? Qual o futuro do futebol?

domingo, 4 de dezembro de 2005

Arte em movimento

Nem merece palavras. A imagem vale por 1000 palavras. É um artista, concerteza.


Liedson resolve. Armar-se em parvo. Entretanto outro resolve. Como diz o slogan...

Gostamos da vida como ela é. De preferência... com o mítico Baia de cocoras!

sábado, 3 de dezembro de 2005

A Táctica de Paulo Bento

Ainda dizem que ele é inexperiente e não tem o curso de 4º nível! Olhem só a táctica que o Mister Bento utilizou:

Manter um olho no burro e outro no cigano.



Um doce para quem adivinhar quem fez de burro na noite de ontem...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

Quem "fez aquilo"...



Como tudo aconteceu:

1m41s Canto não assinalado a beneficiar o FC PORTO...

18min Anulado um golo ao Sporting, na sequência de um contra ataque, por fora de jogo de Deivid...

32min Quaresma centra e o juiz auxiliar marca canto quando devia ter sido assinalado pontapé de baliza...

34min Falta de Joao Moutinho para cartão amarelo e o senhor arbitro nada mostrou...

36min corte limpo de Pepe e falta assinalada a beneficar o Sporting...

47min Mão de Custodio e nada...

48min Golo do Sporting. Erro de Pepe e contra-ataque rápido da equipa leonina com Deivid a aparecer sozinho perante Vítor Baía e faz o 0-1.

51min Golo mal anulado ao FC Porto, por suposta "falta" de Lisandro que empurrou Rogério...!?!

60min BENNY É EMPURRADO DENTRO DA GRANDE AREA E IMPEDIDO DE JOGAR A BOLA... NO SEGUIMENTO DO LANCE...Polga desvia um cruzamento do FC Porto com o braço, dentro da grande área do Sporting, mas o árbitro e o árbitro-assistente não entendem assinalar a grande penalidade favorável ao FC Porto. Um erro crasso, porque efectivamente deveria ter sido assinalado o castigo máximo contra o Sporting!!!! É O NOVO DOIS EM UM DO CALABOTE BATISTA!!!!

66MIN Golo do FC Porto. Toque de calcanhar de Jorginho na sequência de um cruzamento do lado esquerdo do ataque do FC Porto, com a bola a bater ainda no calcanhar de Polga, a enganar Ricardo e a entrar na baliza do Sporting, para o 1-1

75min Remate de Sá Pinto, interceptado por César Peixoto com a mão, dentro da grande área do FC Porto. O árbitro não entendeu assinalar grande penalidade...!!!!!!

84min LISANDRO AGARRADO DENTRO DA AREA...!!!!!!!!!!!!!!!!!!

92min falta junto à grande area sobre Quaresma não assinalada!!!!!!!!!!!!!

BAAAAAAAASTA!!!!!!

Antevisão do Clássico

Liga BetandWin - 13ª Jornada



Sexta Feira - 2 Dezembro 2005: 21.00h / Estádio do Dragão - Cidade do Porto


Arbitro: Lucilio Baptista



Equipas Iniciais e Esquema Táctico Previsto



Os dados estão lançados. Que seja um grande espectáculo de futebol. Vou pro estádio :)

O Diabo e a Sondagem

Portistas, aqui fica a noticia do dia:



O Diabo vai estar presente nas Antas!

Segundo o site Mais Futebol, o Olegário está lesionado e escolheram o Baptista. Carago, depois da discussão de ontem nada como ver em acção o verdadeiro Satanás da Biblia Portista. Vamos a ver se eles têm assim tantos motivos para receio.

A seguir segue a sondagem do clássico. Votem em consciência :)


Quem será o primeiro expulso no clássico de logo?
Custódio
Carlos Martins
Sá Pinto
Pepe
Bosingwa
Co Adriaanse
Paulo Bento
Outro
Free polls from Pollhost.com

quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

O Clássico - Parte I

Parece ser moda entre portistas, os sérios, os brincalhões e os parvalhões, criar um mito que lhes é extremamente agradável e útil. Já não basta pressionarem e ameaçarem os arbitros, pagarem-lhes meias de leite e darem-lhes rebuçadinhos, quinhentinhos e viagens ao Brasil, juntando a tudo isso os clássicos e tristes black-outs, como ainda, para compôr a festa, inventam fantasias sobre arbitros. Já muitos casos existiram, desde Carlos Valente passando por outros mais fracos psicologicamente como Antonio Rola e José Pratas, que até fugiam à frente dos jogadores portistas, mas os casos mais recenters são sem duvida Bruno Paixão, que apenas prejudicou o Porto uma vez, e toda a gente sabe onde foi, partindo desse fatidico ano de 1999 para 6 anos sem voltar a prejudicar esse clube, apesar do ferrete com que foi marcado e, mais recentemente, temos Lucilio Baptista que, por obra da mirabolante imaginação e senilidade de Pinto da Costa, "já perdoou 20 penaltis ao Sporting", e isto só nos clássicos com o Porto! Sempre que se imagina um clássico e vem à baila o nome desse arbitro é o Aqui D'el Rei que o Porto vai ser prejudicado.


Isto seria apenas um bom motivo para abanarmos a cabeça em condescendência para com o velho senhor que não tem culpa que a velhice lhe comece a afectar o juizo, mas o que é lamentável é que a crentice de Pinto da Costa entranhou-se de tal forma na mente dos portistas que agora é uma autêntica pandemia ouvi-los falar. Se Pavlov visse esta reacção livrava-se do seu famoso cão e estudaria este grave fenomeno da psiquiatria.

Mas para não me acusarem de não ter factos para provar esta minha teoria, ao contrário dos portistas que falam do que não sabem e do que não viram, aqui fica a crónica do jornalista João Sanches, escrita no jornal OJOGO, em meados de Dezembro de 2004. Guardei-a porque sabia que esta gripe das aves azulada regressaria, mais cedo ou mais tarde. Consolai-vos meus irmãos portistas. Estão abertas as hostilidades para o clássico de sexta feira.
.
"
(A)normalidades

O senhor que nunca se pronuncia sobre arbitragens lançou anteontem nova ofensiva sobre os históricos rivais do FC Porto no futebol nacional. E o mote para o “tiroteio” foi nem mais nem menos do que a actuação do… árbitro Lucilio Baptista e dos seus auxiliares no dérbi que os “dragões” perderam no sábado passado e que, entre outros factos, ficou indelevelmente marcado pelo decisivo golo (obtido em posição irregular) do boavisteiro Cafú. À laia de argumentação para fundar a tese de combate ao que considera serem equívocos sistemáticos sempre em prejuízo da equipa portista, Pinto da Costa só precisou de “trinta segundos” para fazer uma resenha dos jogos apitados por Lucilio Baptista em que encontrou matéria abundante para lavrar protestos, mas sem pedidos de audiências governamentais. Destacando os casos e as circunstancias que mais lhe convieram das ultimas três visitas a Alvalade – duas ao velho recinto e uma ao novo -, o presidente do FC Porto – ele que “nunca” fala sobre árbitros – quis penalizar publicamente o juiz setubalense, para fazer pressão sobre o sector, naturalmente – porque há muito tempo que anda nisto - , e também para desviar a atenção de situações de “pormenor” menos agradáveis ou simpáticas, como, por exemplo, a estúpida expulsão de McCarthy ou o facto da equipa ter “patinado” outra vez na noite em que Victor Fernandez voltou a ter uma perspectiva horizontal do tabuleiro de jogo. Por lapso – só pode –, esqueceu-se, entre outros detalhes, de fazer referência a um penalti que o mesmo Lucilio Baptista perdoou ao FC Porto – por carga de Mário Silva sobre Niculae – no clássico que abriu o Campeonato de 2001/02. Também por omissão involuntária, não lhe veio à memória o fora de jogo sancionado a Acosta (era o 0-2) na meia-final da Taça de Portugal disputada por FC Porto e Sporting no velho estádio das Antas, em 2000/01, curiosamente dirigida por… Lucilio Baptista, nessa noite exemplarmente acompanhado pelos auxiliares. Mercê do acerto do trio de arbitragem e da competência dos jogadores então liderados por Fernando Santos, o FC Porto deu a volta ao resultado e qualificou-se para o Jamor. Aí, o trabalho de Lucilio Baptista foi normal, como normais foram as suas actuações no Sporting – FC Porto da 8ª ronda da edição 2000/01 da Superliga – antes de sofrerem o golo de Pena, os da casa sofreram penalti de Cândido Costa sobre Rodrigo Fabri – ou no duelo entre as mesmas cores na finalíssima da Taça de Portugal, em 1999/2000. Neste ultimo caso, Augusto Inácio – à data treinador campeão pelos leões – é que não achou muita piada à… normalidade: “Grande arbitragem. Nunca vi uma coisa destas. É um árbitro de elite. Perdemos porque não nos deixaram fazer mais. Não foram marcadas faltas perto da grande área do FC Porto, porque o André Cruz é preponderante nesse tipo de lances.” Caso se compilassem os vídeos destes e doutros jogos – incluindo-se aqui os lances dos foras-de-jogo mal assinalados ao Boavista na recente passagem pelo Dragão -, haveria decerto substancia para pelo menos um mês de audiências com os Srs. ministros… "


Já era altura de alguém calar as mentiras do velho xoné! Basta!