Redes Social

terça-feira, 14 de junho de 2005

O pintor de automóveis Dragão de Ouro


Drag�o de Ouro

Mas o que faz este pintor de automóveis de gravata azul com um Dragão de Ouro nas mãos?

Em 1987 era presidente, no Luxemburgo, da casa do... FC Porto. Pela sua dedicação ao clube, por o promover além-fronteiras ganhou... o Dragão de Ouro. Prémio pelos serviços ao FC Porto!!! Um dia José Veiga regressa a Portugal. Estamos a meio dos anos 90. O futebol começava a ser uma indústria com cada vez mais dinheiro em jogo. Os empresários começaram a ser negociadores inatos. Pinto da Costa, atento a essa mudança, decidiu criar empresários para o clube. E pegou no seu filho e em... José Veiga. Para verem o respeito que o presidente do Porto tinha por ele. Porém, Veiga começou a prejudicar os interesses do clube em nome dos seus próprios interesses. Caso Doriva primeiro. Caso Zahovic depois. O esloveno era um jogador dedicado e correcto. Porém, a meio da época 98/99 (PENTA) começou a prejudicar a equipa. Num jogo foi expulso por encostar a cara a José Pratas, em sinal de protesto (contra o Guimarães). Contra o Rio Ave, foi substituído e insultou Fernando Santos. Alguém estava por trás dele, para o vender ao Valência. Era Veiga, como se soube no fim da época. Estava declarada guerra.

O emigrante pintor de automóveis agora empresário dedica-se, então, ao seu negócio de vender e trocar jogadores. É um jogador à sua maneira. Hábil, mas com técnicas duvidosas. Consegue feitos nos negócios, como levar Jardel para Alvalade. As relações com o Porto estavam cortadas. O negócio que deu o matador a Alvalade foi um golpe para o Porto. Os azuis-e-brancos debatiam-se com problemas internos, chegando a liderança de Pinto da Costa a ser posta em causa pela primeira vez. E Veiga aproveitou-se começando a recolher apoios para ser presidente do... FC Porto. Era, e talvez ainda seja, o seu grande sonho. É este senhor que o Benfica tem como director técnico. Como segundo, ou já primeiro, chefe dos encarnados. Quando ouço ou leio o que J. Veiga diz contra Pinto da Costa não o vejo como um “palhaço”. Antes como um ressabiado, que gostaria de ocupar um lugar na tribuna do Dragão e não da Luz. Mas por mim, continuem sempre com Veiga. Pinto da Costa é líder incontestado do Campeão Mundial. Será sempre - e para sempre – O PRESIDENTE.

25 comentários:

Mitico disse...

Este post é sem dúvida novidade para muitos dos que só agora resolveram ser adeptos de futebol !?! Perceberam nao perceberam? :)

Esta imagem só vem sublinhar aquilo que tenho dito à muito muito tempo...
Para os que nao sabem aqui fica um pouco mais sobre esse senhor:
José Veiga esteve também em Sevilha juntamente com Fernando Gomes e Alexandre Pinto da Costa a apoiar o FC PORTO! Fernando Gomes esteve até com a camisola azul e branca vestida. Estes senhores serão candidatos à presidencia do FCP após a saída de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Só tenho pena é que Jose Veiga tenha dito um dia que " NAO ANDAVA A OFERECER CHAMPAGNE A NINGUEM..." e por ironia do destino passado uns meses lá andava ele no bessa de garrafa na mao a oferecer aquele liquido espumante a tudo o que mexia :)

Abraço a todos

PS: Este senhor trata Pinto da Costa por senhor Jorge Nuno...nao é para todos!?!

Gil disse...

enfim...a lampionada anda cegueta e depois quer chamar cegueta aos outros LOLOOLOLLOLOL em terra de cegos quem tem um olho é rei... e o Beiga até tem 2 ou 3!!! LOLOLOL

Mitico disse...

Senhor Jose Veiga:

O futebol é uma arte e você de artista não tem nada!!!!

André Kaustico disse...

Porque não surgiu este post na semana do mofo,nafalina e pó?(Semana que decorreu entre a ultima jornada e a final da taça)Se calhar não tinha sido uma semana!

Picareto disse...

Fica desde já prometido para breve o verdadeiro romance do futebol português, ao nível do Golpe de Estádio de Marinho Neves mas com personagens e histórias novas. Mantenham-se atentos ao Tribunal do Futebol

El Pirata disse...

quero la eu saber do veiga...


o meu problema de momento é ver o meu sporting desmoronar-se, a troco de tostoes...

é o Liedson que só vale 6 milhoes,

é o Enak que só vale 6 milhoes,

é o Hugo Viana que só custaria 5 milhoes e no entanto vai para o porto ou benfica,

é o douala que foi vendido sabe-se lá a quem e só por 5 milhoes


E que fazem aqueles camelos? Compram Maneis e mandam regressar Silvas!!!

Uma coisa é nao haver dinheiro. Pronto, eu sou um tipo razoavel, acabo por perceber, tem-se de vender os melhores. E, como me contou um dia o meu avô, quando precisamos de vender por necessidade, os amigos, mesmo os amigos, aproveitam-se das nossas fraquezas e tentam explora-las ao maximo! Só assim se compreende como Liedson, Douala e Enak tenham tão baixas propostas.

Clubite à parte, todos sabem que, se o sporting nadasse em dinheiro (como o porto), já apareceriam propostas de 15 milhoes por liedson, enak e 10 milhoes por douala. E seriam propostas justas e sérias. Mas como esses abutres sabem que o sporting precisa de dinheiro como de pão para a boca, aproveitam-se! Ok, é assim que funciona a economia golbal.

O que nao consigo perceber é que, sendo o sporting um clube de tesos, porque não deixam de apostar em cavalos de raça estrangeira (e no caso do silva e do manoel, camelos de raça estrangeira), e não façam o plantel com base nas camadas jovens. Para quê emprestar Edgar Marcelino, Paito, Paulo Sergio, Yannick Djaló, Miguel Veloso, Santamaria, Nuno Santos, Valdir, Hugo Machado? Todos eles deveriam fazer parte do plantel do sporting. Somos tesos nao somos? Entao façam como o Ajax e tentem sobreviver sem comprar brasileirada nem chilenada!

E Dias da Cunha, livra-te de inventar um cartão que dê descontos! Grande desconto ja andamos todos a dar-te...

El Pirata disse...

Eu sabia que tinha veia poetica :)


Jorge Nuno viu o pintor
E disse pros seus botões
Este sujeito será um bom sucessor
Preciso é de lhe ensinar a gamar uns milhões

O Pintor aprendeu com o vigario
E até ganhou apelido
Veiga virou empresário
Milionário ficou sem fazer alarido

No entanto a amizade não durou
Jose Veiga quis ser papista
Jorge Nuno não gostou
Afinal no porto só cabe um chupista

Agora veste Armani
Traiu a sua azul paixão
Com Veiga e Trapattoni
O Glorioso voltou a campeão



Que tal? A proxima será dedicada á loucura portista em contratar brasileiros, sobretudo menores de idade, que a nivel senior tem menos de 20 jogos e que venham jogar em posições já ocupadas por outros brasileiros!

naturalmente que me refiro ao novo Pele, o miudo Andreson. Estou realmente curioso para ver onde encaixam o Diego (o tal que era melhor que o deco...), o lenadro do bonfim (o tal que nas selecções jovens tinha o diego como seu suplente) e o Jorginho (o mais velhinho, e teoricamente o mais capaz de jogar futebol vertical e sem a classica voltinha tao apreciada pela comunidade gay)!

E viva a pre-temporada!

Mitico disse...

Poesia:

El Pirata sem Formiguinha
Em verso não escrevia
Sportinguista matreirinha
Ataca o FC PORTO em poesia

Abraço a todos

Picareto disse...

Benvindo Hugo Viana!!

Mitico disse...

EL Pirata

Jorginho nao foi mais uma contratação falhada do sporting?

Abraço :)

Picareto disse...

O capitão saiu zangado
Em Alvalade não querem pasteleiros
Dias da cunha esclerosado
Ainda não despediu o do pull-over azeiteiro

Que saudades devem ter
De Santana a presidente
Parece que não querem ver
Que o velhote é demente

Lá se fazem jogadores natos
A treinar no duro todo o dia
No dragão ganham campeonatos
Obrigado Academia!

Á custa de vitórias mama o presidente
Pinto da Costa é homem activo
Em Alvalade o velho demente
Só faz crescer o passivo

Picareto disse...

O que eu não dava para ser uma mosquinha para poder assistir à assembleia-geral do SCP de aprovação do relatório e contas. Aquilo deve ser tudo menos falar de contas e despesas. Começa-se com um "Viva el Rei", outro insulto à Republica, um ámen aos Reis e Viscondes já falecidos (D. João V, etc. e tal), olha-se pró relógio e aprova-se as contas depressinha que já é meia-noite e o velhote tem de ir pa casa tomar as pastilhas.

Anónimo disse...

Olá outra vez. Ó Pirata: agora tens a mania k sabes escrever?! A mim não me declamas poemas...

Obrigada ao Ivo pelas boas vindas.
Obrigada ao Mítico pela rimazita, tás a ver Tone, põe os olhos nele!

Beijinhos e passem uma boa tarde. Vou bazar, k a minha vida não é isto, com pena minha, mas tenho de ir trabalhar.


Toninho: CHUACK *******

Gil disse...

bem gente:

6 milhoes por Liedson ou Enaka é bem vendido, eles nao custaram metade disso ao Sporting!!! e o Sporting q segundo as ultimas noticias tinha um passivo de 80 milhoes de contos nao se pode dar ao luxo de "negociar"!!!!!!

Diego tem 19 anos, Deco tem 27...comparar os dois é uma burrice do tamanho do mundo, o Diego tem uma enorme margem de progressao o Deco é umjogador ja feito!!!! falar do LEandro do Bonfim é pura dor de cotovel, nao fez um jogo do principio ao fim, ng pode afirmar se é ou nao bom jogador!!!!

Anderson: lembro-me de elr n'A Bola q o jovem dizia "prefiro o Benfica" (LOLOLOLOLOLOL), mas é claro q nao acreditei, primeiro pq so os lampioes acreditam no q vem na bola, segundo pq o empresario é o jorge mendes e o Veiga nao ia deixar!!!!!! eheheeeheh... azias!!!! a estrategia do FCP, nas contrataçoes, é a de dar a Adriaanse um bom leque de escolhas, metade deles vao ser emprestados/dispensados...ou vendidos aos Russos (LOLOLOOLOLOLOL)...certo é q o FCP tera um plantel, no maxio de 30 jogadores (nao precisa de mais)!!!!
agora: ainda nao ouvi nada sobre contrataçoes dos "futuros campeoes europeus" ou dos "vencidos da fácil-de-ganhar taça UEFA" ... essa é q é essa..quem pode, pode, quem nao pode nao poe!!!!

Anónimo disse...

Ó Gil! Eu digo-te se são "os vencidos da fácil de ganhar taça uefa"!!!! Tás a pedi-las, tás tás!

El Pirata disse...

O Gil é o tipico portista, provavelmente até prefere perder nos 1/8 final do que chegar à final. Mas cada um é feliz como pode nao é :)


Adoro a teoria que diz que as finais sao para ganhar. Ou seja, tudo o que se fez de bom para tras nao conta, o chegas a uma final, dsputada em 90 minutos, e ganhas, ou entao mais vale perderes logo na 1ª ronda! Sim senhor, isto é que é desportivismo, fair play e espirito olimpico. E depois admiram-se por serem tao poucos... se é esse o espirito portista e a mentalidade portista, entao eu sou ,declaradamente, anti-portista! Digam-me, por favor, que esse nao é o pensar da maioria! Da minha familia portista sei que nao pensam assim, mas aqui, neste blog, da-me ideia que pensam dessa forma.

Gil disse...

é isso pirata, destila o teu anti-portismo q eu nao me importo!!! o meu "finalsitas-vencidos-da-taça-uefa-facil-de-ganhar" não é exclusivo para o Sporting "equipa" é mais para o "sporting adeptos" !!! essa merda do fair-play e etecetera e tal é uma faca de 2 gumes (ou legumes como eu costumo dizer)... diz-me lá uma coisa: pulaste de alegria qdo o FCP ganhou a UEFA e a UCL??? ou fizeste como muitos outros q dedicaram tarjas e cartazes a desejar boa sorte ao Celtic e ao Monaco???? esse discurso de coitadinho e de "tipico portista" nao me impressiona puto...nao me impressiona mesmo nada!!! ok???? nunca te esqueças q qdo o FCP a ganhou (a UEFA) era a "segunda divisao europeia" "teve sorte e apanhou equipas fracas" e etecetera e tal, mas qdo o Sporting andou la ate a final ja era tratada com mais relevo do q a propria UCL ... (como se Lazios e Celtics fossem do mesmo nivel q CSKA's e Alkmaar's ... baaahhh!!!)

nota: por acaso, até fiu dos poucos "nao-lagartixos" q torceu pelo sporting na taça uefa, e garanto-te q me entristeceu a derrota na final, mas nao aconteceu nada q eu nao esperasse, há mto q o digo: "sporting e selecçao, com ricardo na baliza, nunca sentira o gosto de ser campeao". é triste mas é verdade!!! mai'nada!!!

Anónimo disse...

Vocês são todos muito chatos!

Estão sempre aos ataques uns aos outros. São piores k as putas andam sempre à porra e à massa, mas depois não passam umas sem as poutras!

Agora não deviam descansar a cabeça de futebol e ocupá-la com outras coisas? Qualquer dia têm um esgotamento nervoso com isto!

Ai ai! Homens...

Anónimo disse...

Olha gil, tá mas é caladinho pq kem andou a festejar segundos lugares não fomos nós!!!

E não me venhas dizer k não foi nada foi para comemorar o fim do campeonato e blá blá blá a treta do costume!

O benfica não mereceu de forma alguma ser campeão, mas esta temporada estavamos todos na mesma situação.

A poucas jornadas do fim nada estava decidido e todos tinhamos uma miséria de pontuação.

Afinal onde esteve o porto arrebatador k ganha a tudo e a todos e k ninguém os papa?!

Este ano com tanto dinheiro nem o campeonato ganharam e só tinham o campeonato, pq as competições europeias e a taça de portugal à muito k já eram...

Coitadinhos, têm o rei na barriga e qd as coisas correm mal nunca são capazes de admitir os próprios erros...

Como não têm faixas de campeão deste ano vão andando entretidos a mandar bocas aos outros...

É a vida...

El Pirata disse...

Gil, o que recordo da final de Sevilla foi ver uma equipa escocesa mediocre, com apenas um talentoso jogador, Larsson, que sozinho conseguiu empatar o jogo por duas vezes!

E o que me recordo igualmente é que, ja no prolongamento, e com os escoceses reduzidos a dez elementos, ver o Celtic em cima do porto! E essa imagem, por muito que a branqueies, foi realidade! O Porto marca o 3º golo, em contra ataque puro, com toda a sua equipa enfiada na retaguarda menos marco ferreira e derlei! E mesmo assim só devido a um frango do GR escocês que larga uma bola que nem ricardo largaria!


Espero que nao tenhas a falta de lucidez e inteligencia para comparar celtic a CSKA. O Porto venceu, como poderia ter perdido. Sporting perdeu, como poderia ter vencido! Porque lances como o possivel 2-2 virado em 1-3 decidem jogos... PUTO!

Picareto disse...

O FCP não ganhou ao CSKA?
O FCP não venceu a supertaça de Portugal e a Taça Intercontinental?
Ajudem me pk parece k só eu é vi isso...!

El Pirata disse...

Picareto, viste tu e vimos todos nós.

So falta dizer 3 coisas:

- na supertaça portuguesa, a minutos do fim, numa bola cruzada para a area, luisao antecipa-se a baia e cabeceia por cima. Tal e qual o lance do benfica vs sporting! Sorte é sempre uma boa parceira...

- na taça toyota o once caldas (hoje apetece-me dizer o nome dos indios...) estiveram a 2 cm de ganhar o trofeu... quando falharam o penalti da vitoria! Lady Luck is a great partner...

- para finalizar, em moscovo, num jogo dominado pelos russos, assistiu-se a um penalti falhado pelo CSKA que dava o empate! La diz o diabo, nao ha duas sem três...


Como vês Picareto, eu recordo-me bem desses 3 jogos. E não quero com isto retirar merito ao porto, nao senhor! Senao ainda veem praí chamarem-me de puto outra vez :)

O que eu quero dizer, e tu como portista desiludido tambem saberás reconhecer, é que, apesar desses 2 titulos, e da vitoria em moscovo, a epoca portista foi desoladora. Se eu consegui resumir esses 3 momentos de forma tao simples, so vem provar que a diferença entre o triunfo e a derrota, nesta epoca sem mourinho, foi muito tenue!

Porque razao trocou Pinto da Costa de treinador por 3 vezes? Ou 4, para ser mais correcto? Porque a equipa jogou brilhantemente? Porque os jogos em casa foram espectaculares? Porque a equipa marcava golos atras de golos?

Agora pergunto-te eu: será que fui só eu que vi isto? nao me digas que a epoca que acabou te deixou satisfeito! Claro que, para apaziguar a alma dorida (afinal de contas, em agosto de 2004, o ego dos portistas estava bem inchado...) nada como relembrar os trofeus conquistados.

Voces estao tao habituados a comer caviar e lagosta que este ano comeram os restos, de 3 dias, e colados à panela, e ficam mesmo assim contentes :)

Ah, e nao esquecer, festejar o 2º lugar foi um gesto sublime :)

Gil disse...

bem, parece q isto já mexe, ehehehe, etao é assim:

- quem festejou 2os lugares???? o Porto??? não, quem arranjou esse pretexto para desancar na lampionada q teve a lata de ir para os Aliados festejar foram os super-cagoes, corja q se diz portista e com a qual nao tenho, e nunca hei-de ter algo a ver com!!! Os verdadeiros portistas e adeptos de futebol nao fizeram festejos (ja agora, tb nao festejamos vitorias como se ja fossemos campeoes, como fizeram uns lampioezitos qdo ganharam ao sporteeem)

- o "porto avassalador" e campeoníssimo dos ultimos 2 anos desfez-se com as saidas de Mourinho, Silvino, Baltemar Brito, Deco, Ricardo Carvalho, Pedro Mendes, Alenitchev, Derlei, Carlos Alberto, Paulo Ferreira ... qq um o vê, e mesmo "fraquinho" e "coxo" ficou em 2º lugar a morder os calcanhares aos 1os;

- a final da taça UEFA podia ter caído para o FCP como para o Celtic, e tens razao, ganhamos em contra-ataque puro sim senhor... agora "frango"??? "frangos" foram os do Ricardo que deram a UEFA ao CSKA, e já agora, 3 golos em "contra-ataque puro"...ou não?

- e da Liga dos Campeões não falam??? pois, 3-0 não dá para levantar mtas duvidas pois não??? azar!!!!

- quanto à "taça toyota" aquela q deixou de ser importante depois de se tentar 2 vezes ganha-la e nao se conseguir, o FCP só não a conqusitou nos 90 minutos pela cegueira de um fiscal-de-linha zarolho q anulou 2 golos limpinhos ao Benny, e isso toda a gente viu, portista ou nao!!!!

Anónimo disse...

A lata de ir para os aliados??!! Não sabia k a avenida dos aliados era propriedade do fcp!!! Qdo muito é dos portuenses k podem vestir a camisola da cor que quiserem!!!

O que vocês têm é muito mau feitio e não sabem assumir as derrotas, justas ou não!!!

Coitados dos tripeiros qd quiserem comemorar noutras zonas do país!!!

A vossa sorte é k fora da cidade do porto vivem pessoas civilizadas e é por isso k a nossa capital é Lisboa e não o bairro do porto...

Hasta la vista!!!

Anónimo disse...

Ups! Pela boca morre o peixe! Tenho a pedir desculpas pelo comentário que deixei em cima. Aliás este comentário serviria então para os super morcoes k foram para a avenida dos aliados destabilizar. Só tiha lido "a lata de irem para a av. dos aliados" e pensei logo k era para os lampioes...

Aqui fica o meu pedido de desculpas


Afinal para bom entendedor não basta meia palavra!


Qto às vitorias do porto, não lhes tirei o mérito, mas há também k reconhecer qdo se é inferior!!!